JOSÉ DOMINGOS BRITO - MEMORIAL

Angela Villela Olinto nasceu em 19/6/1961, em Boston, USA. Professora e cientista astrofísica, radicada nos EUA e uma das autoridades mundiais em física de astro-partículas. Recebeu o mesmo reconhecimento que Einstein e Darwin na área das ciências. É reitora da Divisão de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade de Chicago, onde também leciona.

Filha de brasileiros, nascida em Boston durante uma temporada de estudos de seu pai no MIT-Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Formou-se em 1981, em Física pela PUC-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e obteve o título de doutora em Física, em 1987, pelo MIT. Contribui expressivamente nos campos da estrutura das estrelas de nêutrons, teoria inflacionária, campos magnéticos cósmicos, matéria escura, raios cósmicos, raios gama e neutrinos.

É a pesquisadora principal dos projetos da NASA EUSO-SPB e responsável pela futura missão espacial POEMMA (Probe Of Extreme Multi-Messenger Astrophysics), projetada pela NASA, em conjunto com uma equipe de 73 profissionais para estudo de um detetor de partículas cósmicas ultra-energéticas. Suas pesquisas envolvem astrofísica teórica, astrofísica de partículas e nuclear e cosmologia. Seu trabalho se concentra nos raios cósmicos de mais alta energia, assinaturas indiretas de partículas de matéria escura, efeitos cosmológicos de campos magnéticos, inflação natural e estrutura interna de estrelas de nêutrons.

Mas, o que a física de astro-partículas estuda, basicamente? Segundo a cientista “minha área é interdisciplinar, em que se mistura aquilo que é mais microscópio, as partículas dento do átomo, as interações da natureza dos menores sistemas… quanto mais energia se coloca no sistema, menor o seu microscópio e mais profundo adentra-se a parte fundamental da natureza. Quando fui estudar no MIT, passei a me interessar pela astrofísica, pela ideia de colocar o que se observa com os telescópios, que são as ‘coisas maiores’ do Universo e o Universo como um todo, os sistemas maiores, e a teoria das ‘coisas menores’ do Universo, que são as partículas. É essa combinação das duas, que chamamos de física de astro-partículas”.

Em 2016 recebeu o título “Professor Albert A. Michelson” por Serviços Distinguidos no Departamento de Astronomia e Astrofísica e no College, pela Universidade de Chicago (UC) e em 2021 foi integrada como membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. É também membro da Academia de Arte e Ciências dos Estados Unidos, Sociedade Americana de Astronomia, Associação Americana para o Avanço da Ciência, além de membro de várias sociedades científicas internacionais. Criou os cursos de graduação e pós-graduação em Astronomia e Astrofísica na UC.

Também é membro do Conselho Superior da UC, do Programa de Revisão Acadêmica do Departamento de Astronomia da Universidade de Boston e do Conselho Consultivo do Laboratório de Ciência Nuclear do MIT. Já foi chefe do Comitê de Premiação dos prêmios Tinsley (Sociedade Americana de Astronomia) e Bethe (Sociedade Americana de Física), chefe do Conselho Consultivo de Astronomia e Astrofísica do consórcio NASA/NSF/DOE, membro da Astronomy and Astrophysics Decadal Survey e do conselho editorial da revista Annual Reviews of Nuclear and Particle Science.

Publicou mais de 250 artigos em revistas especializadas e recebeu diversos títulos e condecorações, dentre os quais: Cátedra de Excelência da Agência Nacional de Pesquisa, França (2006); Prêmio Llewellyn John and Harriet Manchester Quantrell por Excelência no Ensino de Sub-graduação, pela Universidade de Chicago (2011); Título de Palestrante Hess da 33ª Conferência Internacional sobre Raios Cósmicos (2013); Título de Professor Albert A. Michelson por Serviços Distinguidos no Departamento de Astronomia e Astrofísica e no College, pela Universidade de Chicago (2016) e Ordem de Rio Branco, grau Comendador (2022) ente outros.

4 pensou em “AS BRASILEIRAS: Angela Villela

    • Pois é Caro José Paulo
      Angela Villela é uma das raríssimas memoráveis que entrou no Memorial ainda viva, devido ao seu trabalho mesmo que nascida e atuando fora do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *