Ele era da Persia, era médico, astrônomo e havia marcado o encontro com os outros três Reis, para seguirem a Estrela Guia em busca do Menino Deus, que estava para nascer.
Mas, sua bondade e altruísmo o atrasaram demasiadamente e quando chegou ao local marcado para se juntar ao grupo, os três já haviam ido, julgando que ele tivesse desistido. A Estrela que os orientava não parava e eles poderiam perder o nascimento de Jesus.
Artabán seguiu sua jornada sozinho mas chegou muito tarde, até porque outros acontecimentos importantes o atrasaram ainda mais.
Assim, a história do maior evento da humanidade, o Natal de Jesus, é contada com a participação de três Reis do Oriente, que presentearam O Menino com ouro, incenso e mirra. Artabán, o atrasado, ficou fora dela. Ele levava jóias para ofertar, quando iniciou sua jornada.
Dos quatro monarcas, ele foi o mais humano e notável, mas a história o esqueceu.
Feliz Natal!
