O governo federal reservou R$ 800 mil, só neste ano, para torrar com a Marcha das Margaridas.
O despejo do dinheiro no movimento foi via Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Caixa Econômica Federal.
A organização da marcha, que hoje (16) desfila em Brasília, ocupa enorme área de 225 mil m² no coração da capital federal.
A instalação conta com segurança particular, cercamento privado, área para acompanhamento, além de palco com som e iluminação para show.
O Ministério da Mulher também aparece como apoiador.
A Caixa liberou R$ 350 mil. Diz que o evento “é relevante por promover reflexões sobre vulnerabilidades sociais”.
O Serpro também aparece como patrocinador, mas diz que é só institucional. Vai fornecer wi-fi gratuito e divulgar o “Programa Agora”.
O governo federal ainda bancou hospedagem e alimentação de alunos. Há registros de cooptação de estudantes em Pernambuco e Alagoas.
* * *
Eu até havia redigido um comentário sobre essa notícia aí de cima.
Mas desisti após ler a notícia abaixo.
Ela diz tudo sobre este evento prexecal-margariteiro.
Vejam:
A primeira-dama Janja Lula da Silva convidou seus seguidores a participarem na 4ª feira (16.ago.2023) da Marcha Lilás, tradicional evento da Marcha das Margaridas, realizada em Brasília (DF).
“Amanhã, com milhares de pessoas, vou marchar por uma sociedade mais justa e igualitária, sem violência, misoginia e discriminação”, escreveu Janja ao compartilhar vídeo em seu perfil nas redes sociais.
A mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a caminhada é “um grande encontro de mulheres trabalhadoras que vivem nas cidades, nas periferias, nos campos e nas florestas” do Brasil e que “marcham rumo à construção de um projeto de sociedade sem violência” para as mulheres.
Achei que fosse um final de expediente de um puteiro em dia que o movimento foi fraco. Será mesmo? Tenho minhas dúvidas.
Não seria melhor a Marcha das MargaridEs?