ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

A amizade faz bem à saúde, produz prazer e felicidade. Os processos de funcionamento envolvidos começam pelos hormônios da amizade: a endorfina, que atua como um ópio sem o risco da dependência. Com a liberação da endorfina, existe a sensação de relaxamento e felicidade. Rir com um amigo, conversar ou ouvir suas histórias dispara gatilho para a liberação de endorfina. Junto à endorfina, no contato e cuidado com a amizade há liberação de outro hormônio muito importante para ser feliz: a ocitocina, hormônio calmante, que reduz os níveis de tensão.

É comprovado pela ciência, que a ocitocina, o hormônio do prazer, também está presente nos relacionamentos de amizade. O nível dessa substância aumenta quando encontramos pessoas confiáveis e isso nos predispõe a convivências. Seus efeitos chegam a propiciar confiança e fidelidade. A ocitocina age em oposição à adrenalina, que nos deixa ansiosos e estressados. Portanto, ao estarmos com amigos experienciando momentos de alegria e prazer, estamos liberando endorfina e ocitocina, que combatem o estresse, a ansiedade e a depressão.

Existe confirmação científica que uma amizade verdadeira promove os sentimentos de prazer e de bem-estar. Entretanto os benefícios das conexões sociais e das amizades vão muito além. Bons relacionamentos nos mantêm felizes, saudáveis, produtivos e ajudam na prevenção de várias doenças, como transtorno do humor, distúrbios cardiovasculares e psicossomáticos.

Finalizo o artigo utilizando um poema de Machado de Assis (1839-1908) que retrata de forma poética a beleza da amizade com estes versos caprichados e filosóficos:

BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos,
os que têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos,
os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos,
Os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que
acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão.

Benditos sejam todos os amigos de raiz, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade.

Há pessoas que choram por saber
que as rosas têm espinhos.
Há outras que sorriem por saber
que os espinhos têm rosas.

13 pensou em “A AMIZADE PROMOVE BEM-ESTAR

  1. Não poderia deixar passar esse texto sem uma homenagem aos meus amigos aqui do JBF e do Cabaré do Berto, com um belo texto do Poetinha Vagabundo, Vinicius de Moraes!!!

    Amigos
    (Vinicius de Moraes)

    Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
    Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
    A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
    E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
    Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências…
    A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
    Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles.
    Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
    Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
    E às vezes, quando os procuro, noto que eles não têm noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
    Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo!
    Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
    E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar.
    Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
    Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer…
    Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
    A gente não faz amigos, reconhece-os.

  2. maurinojunior,

    Grato pelo notável comentário homenageando seus amigos do Jornal da Besta Fubana e o cabaré do Berto, com um belo texto de Vinícius de Morais (1913-1980), que foi um poeta e um dos maiores compositores da música popular brasileira, além de ter sido um dos fundadores da Bossa Nova, um movimento musical surgido nos anos 50. Foi também dramaturgo e diplomata.
    Aproveito esse espaço democrático do JBF para compartilhar um poema de Cecília Meireles (1901-1964) sobre o tema amizade com o prezado amigo:

    Recado aos amigos distantes – Cecília Meireles

    Meus companheiros amados,
    não vos espero nem chamo:
    porque vou para outros lados.
    Mas é certo que vos amo.

    Nem sempre os que estão mais perto
    fazem melhor companhia.
    Mesmo com sol encoberto,
    todos sabem quando é dia.

    Pelo vosso campo imenso,
    vou cortando meus atalhos.
    Por vosso amor é que penso
    e me dou tantos trabalhos.

    Não condeneis, por enquanto,
    minha rebelde maneira.
    Para libertar-me tanto,
    fico vossa prisioneira.

    Por mais que longe pareça,
    ides na minha lembrança,
    ides na minha cabeça,
    valeis a minha Esperança.

    Saudações fraternas,

    Aristeu

  3. O artigo sobre amizade é assistencial, pois está comprovado pela ciência que melhora a nossa saúde. Vale salientar que uma verdadeira amizade tem muito valor, pois um amigo é capaz de largar a sua paz para enfrentar ao nosso lado cada dificuldade que nos surge pela frente. Na verdade, quem tem bons amigos nunca se sentirá sozinho e sempre receberá ajuda quando surgir problemas difíceis de solucionar. Desejo parabenizar a publicação do belo poema de de Machado de Assis (1839-1908) que ilustrou de forma bela o valor da amizade.

  4. Estimado Aristeu,

    A respeito do seu maravilhoso “A Amizade Promete Bem-Estar”, eu ouvi as seguintes palavras saída da boca de um sábio cortador de cana de Carpina (PE):

    “Meu filho, a maior felicidade do mundo é você ter dinheiro, infelizmente!” “Ele, na terra, é o Deus Supremo!” “Nenhum rico morre deprimido, porque, mesmo no leito da morte, ele tem o conforto ao seu redor e não percebe que a morte está chegando ou não!”

    “Pergunte a Edir Macedo por que ele é feliz.”

    Fiquei calado e dei um xêro na testa dele.

    • Ciço Tavares,

      Você me fez uma pergunta já sabendo a resposta de um sábio cortador de cana de cana da cidade de Carpina/PE, Eu sou simples pesquisador da cultura popular, e acho que o dinheiro tem o seu valor. Jamais esqueci uma filosofia de para-choque, que fazia referência ao evangélico por achar que o dinheiro era coisa do diabo, a filosofia dizia o seguinte:”Dizem que o dinheiro é o diaba. Você que vê o diabo: ande sem dinheiro. Vou apenas fazer um pequeno texto sobre doenças relacionadas com o dinheiro.

      Não é só a falta de atividades físicas, uma alimentação desbalanceada e a exposição a fatores de risco que prejudicam a saúde. Por mais que digam que dinheiro não traz felicidade, ele tem um impacto para a manutenção da saúde mental e física das pessoas. Em momentos de crise econômica como a vivida pelo Brasil, isso fica ainda mais evidente.

      O descontrole financeiro pode levar a uma série de distúrbios mentais, que geram reflexos na parte física. Os principais problemas decorrentes da falta de dinheiro são:

      1) Baixa autoestima: quando a pessoa não sente o suficiente para conseguir resolver os problemas financeiros, aumenta a dificuldade de concentração e cai a produtividade no trabalho, pois a cabeça está tomada por outras preocupações.

      2) Insônia como um sinal das dívidas. Isso deixa a pessoa cansada, indisposta, abatida e irritável no dia seguinte, mas também pode agravar doenças cardiovasculares e respiratórias e prejudicar a recuperação das células do corpo.

      3) Irritabilidade: falar sobre problemas financeiros ainda é um tabu e muitos preferem esconder os problemas e acabam descontando nas pessoas ao redor. De acordo com o SPC, o tema é motivo de brigas para quatro entre cada dez pessoas casadas. E isso tem reflexo também nas outras relações e prejudica o bom funcionamento do corpo.

      4) Distúrbios alimentares: perda ou ganho de peso, problemas digestivos, dores no estômago ou abdominais são alguns reflexos do corpo de que algo não está certo com o lado psicológico.

      5) Depressão: a falta de dinheiro priva as pessoas de muitas coisas e o endividamento só piora esse cenário. Com o aumento das cobranças o estresse aumenta e, se não cuidado, pode evoluir. “Muitas vezes, a pessoa não percebe isso e só nota quando começa a se isolar ou a não querer mais sair de casa. Cada organismo reage de um jeito diferente, mas uma pessoa endividada tem, sim, mais chances de ter depressão”, explica a psicóloga Denilse Cunha no blog da BcCredi.

      6) Ansiedade: esse já é um problema comum no mundo atual. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 9,3% dos brasileiros possuem algum transtorno de ansiedade. Em um cenário de incertezas, como o de conviver com dívidas financeiras, isso pode ser descontado em outros vícios – como comida, tabaco e álcool – ou até mesmo evoluir para um transtorno generalizado ou para depressão.

      Saudações fraternas,

      Aristeu

      • Obrigado, grande pesquisador da Cultura Popular.

        Suas explanações sensíveis com relação ao caso do cotador de cana de Carpina, ficaram lado a lado com o que sinto, por presenciar na minha líder diária essas assertivas.

        Essa resposta me foram dadas por um senhor, hoje simples, que possuía muitos bens materiais, tinha toda a família por perto, era um “deus”, mas quando ficou sem nada, vendendo tudo para se tratar da doença que o deixava imobilizado, a família e os “amigos” foram os primeiros a zarpar do barco e pegar o navio!

        A indignação e a descrença dele, por faltar o dinheiro, tem pertinência.

        Até o SUS despreza a “Geni”!

        Não creio na felicidade sem dinheiro!

  5. Fernando,

    Agradeço seu primoroso comentário. Concordo com todos os seus argumentos expostos de forma simples, objetiva e numa linguagem didática. A amizade é compreendida como uma importante fonte de felicidade e ajuda no desenvolvimento emocional. Principalmente porque os amigos acolhem, afastam a solidão, fazem rir e aconselham quando é necessário. Encontrar um amigo verdadeiro não é uma tarefa simples.
    Compartilho um poema do curitibano Paulo Leminski (1944-1989) com o prezado amigo:

    Amizade – Paulo Leminski

    Meus amigos
    quando me dão a mão
    sempre deixam
    outra coisa
    presença
    olhar
    lembrança, calor
    meus amigos
    quando me dão deixam na minha
    a sua mão.

    Saudações fraternas,

    Aristeu

  6. Aristeu,
    Maravilhosa explicação referente ao efeito de boas amizades.
    Somos criaturas para vivermos em sociedade, e assim vivermos melhores.
    Quem tem um amigo, tem um tesouro. E você não imagina até que ponto!
    Ao estudar as relações de amizade, cientistas descobriram coisas espantosas, como o fato de que compartilhamos mais genes com amigos que com desconhecidos, que somos mais atraentes quando estamos com um grupo de amigos e que com apenas 9 meses de idade já entendemos o conceito de amizade.

    Saudações Fraternas.
    Carmen.

    • Carnen,

      Agradeço ao seu interessante comentário. Concordo com seus argumentos, principalmente, que viver em sociedade nos tornam melhores seres humanos. O fato de compartilhamos mais genes com amigos do que com desconhecidos é um fato já descobertos por nossos cientistas.
      Acrescento que o fato de estabelecemos uma relação com um amigo, essa inter-relação contribui para nosso desenvolvimento intelectual e afetivo, trazendo benefícios à nossa auto-estima, melhorando nossa capacidade de solucionar problemas e podendo funcionar como fator de proteção para nossa saúde mental.

      Aproveito a oportunidade para compartilhar um poema de autoria desconhecida -encontrado na internet – com a prezada amiga:

      AMIZADE

      Muitas pessoas irão entrar e sair da sua vida
      mas somente verdadeiros amigos deixarão pegadas no seu
      coração.

      Para lidar consigo mesmo, use a cabeça,
      para lidar como os outros, use o coração,
      raiva é a única palavra de perigo.

      Se alguém te traiu uma vez, a culpa é dele;
      Se alguém te trai duas vezes, a culpa é sua.

      Quem perde dinheiro, perde muito,
      Quem perde um amigo, perde mais.
      Quem perde a fé, perde tudo.

      Jovens bonitos são acidentes da natureza:
      Velhos bonitos são obras de arte.

      Aprenda também com o erro dos outros,
      você não vive tempo suficiente para cometer
      todos os erros.

      Amigos você e eu…
      Você trouxe outro amigo…
      Agora somos três…
      Nós começamos um grupo…

      Nosso círculo de amigos…
      E como um círculo,
      não tem começo nem fim…

      Ontem é história:
      Amanhã é mistério,
      Hoje uma dádiva,

      É por isso que é chamado presente..

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  7. Parabéns, prezado Aristeu, pelo bonito e instrutivo texto, “A AMIZADE PROMOVE BEM-ESTAR”..

    A amizade é um bem valioso e os verdadeiros amigos são anjos que aparecem em nossas vidas e ficam para sempre. Não nos são impostos pelo sangue, como os parentes., . . .

    Conforme você disse:

    “É comprovado pela ciência, que a ocitocina, o hormônio do prazer, também está presente nos relacionamentos de amizade. O nível dessa substância aumenta quando encontramos pessoas confiáveis e isso nos predispõe a convivências. Seus efeitos chegam a propiciar confiança e fidelidade. A ocitocina age em oposição à adrenalina, que nos deixa ansiosos e estressados. Portanto, ao estarmos com amigos experienciando momentos de alegria e prazer, estamos liberando endorfina e ocitocina, que combatem o estresse, a ansiedade e a depressão.”

    A melhor terapia que existe acontece numa mesa onde estão sentados verdadeiros amigos. .Esse é o melhor remédio para combater o estresse e evitar a depressão.

    Como diz Milton Nascimento, na sua composição “Canção da América (1980):

    “Amigo é coisa pra se guardar
    Debaixo de sete chaves
    Dentro do coração…..
    ………………………………….

    Gostei imensamente do poema “BONS AMIGOS”, da autoria de Machado de Assis (1839-1908).

    Uma ótima semana, com muita saúde e Paz!

    • Violante,

      Grato pelo seu excelente comentário. Uma amizade nos torna pessoas melhores pelo simples fato de nos fazer mais conscientes com o outro. O amigo é aquele que vem espontaneamente estar ao seu lado, que lhe diz tudo aquilo que as outras pessoas não teriam coragem de dizer sempre pensando no seu melhor.

      A amizade é compreendida como uma importante fonte de felicidade e ajuda no desenvolvimento emocional. Principalmente porque os amigos acolhem, afastam a solidão, fazem rir e aconselham quando é necessário. Encontrar um amigo verdadeiro não é uma tarefa simples.

      Em busca de uma vida melhor, muitas pessoas gastam dinheiro com livros de autoajuda, horas em sessões de terapia e consultas médicas e até em remédios naturais. Mas existe uma poderosa – e gratuita! – arma secreta que pode ajudar a combater doenças como a depressão e ainda diminuir o envelhecimento precoce: os amigos!

      Compartilho um poema de Vinicius de Moraes (1913-1980) , poeta e um dos maiores compositores da MPB, e também de ter sido um dos fundadores da Bossa Nova, um movimento musical surgido nos anos 50. Exerceu o ofício de dramaturgo e foi diplomata. Espero que aprecie os versos do poetinha, prezada amiga:

      Soneto do amigo – Vinicius de Moraes

      Enfim, depois de tanto erro passado
      Tantas retaliações, tanto perigo
      Eis que ressurge noutro o velho amigo
      Nunca perdido, sempre reencontrado.

      É bom sentá-lo novamente ao lado
      Com olhos que contêm o olhar antigo
      Sempre comigo um pouco atribulado
      E como sempre singular comigo.

      Um bicho igual a mim, simples e humano
      Sabendo se mover e comover
      E a disfarçar com o meu próprio engano.

      O amigo: um ser que a vida não explica
      Que só se vai ao ver outro nascer
      E o espelho de minha alma multiplica…

      Desejo uma semana plena de paz, saúde e felicidade

      Aristeu

  8. Adorei o Soneto do Amigo, de Vinícios de Moraes, prezado Aristeu! O)brigada por compartilhar comigo!

    Amigos são essenciais à nossa vida!!! “”Nenhum homem é uma ilha” (Thomas Morus)”

    Uma semana plena de paz, saúde e felicidade para você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *