XICO COM X, BIZERRA COM I

Meu amigo perdeu sua amiga Izolda, não sabe onde nem como, sabe apenas que a perdeu e pôs-se a procurá-la, no meio do mundo, nos confins do universo … como viver sem Izolda? Ela que abria suas janelas e deixava o cheiro da flor entrar … Que acendia a luz do terreiro e apagava a tristeza e a dor … Que dançava a bela dança com seus pés leves de cetim … Ela que usava a roupa que ele queria, quando roupa usava … Que lhe ensinava a dor do beijo e o tremor dos lábios na hora exata em que os lábios devem tremer … Ela que se plantava em seu jardim respirando o azul mais terno e expirando o cor-de-rosa .. que se deixava ser regada e, depois, colhida … Ela, assim mesmo tão doidinha, nunca precisou usar Diazapan…

– Onde estará Izolda? aflito, perguntou –me.

– Onde Izolda se esconde? Onde?

Respondi-lhe, olhos uma vez só a piscar:

– Você acha, meu amigo, que se de Izolda eu soubesse, ao menos desconfiasse do seu íntimo paradeiro, do secreto esconderijo dessa agulha num palheiro, se em Paris ou no Crato, Nova York ou Telaviv, se eu soubesse de fato o lugar onde ela vive, onde se esconde a bailarina, a pintora, a contista, eu diria para alguém? Daria seu endereço? Por maior que seja o apreço que lhe tenho seria eu tão burro assim? – Não me leve a mal, meu amigo, deixe guardado comigo o segredo que guardarei sem medo quando souber o lugar onde está Izolda; Mas, por favor, não insista, permita-me ser egoísta. Quando descobrir, apenas para mim revelarei o seu refúgio …

Em Tempo 1: a última notícia que dela tive foi que estava comendo pastel na praia de Gaibu. Antes, disseram-me tê-la vista comprando uma geladeira usada na feira de Gravatá. Se a avistarem por aí, mandem um ZAP para mim. Guardarei segredo. Só espero não ter confirmada a informação de que Izolda casou com um industrial nigeriano rico e mudou-se para a África.

Em Tempo 2: Assim agindo, estaria eu sendo amigo do meu amigo?, assaltou-me a dúvida. Creio que sim. É que ele, de tanto gostar, termina sendo por ela maltratado. Para o seu bem, melhor não encontrar Izolda.

3 pensou em “A AMIGA DO MEU AMIGO

  1. Deixar segredo com Xico Bizerra? Só se fosse doido. Que ele ia logo botar a boca no mundo, nesse jornal do Papa Berto, como está fazendo agora com a pobre da Izolda, que deve ter só corrido de algum amor impretérito.

  2. Jamais botaria a boca no mundo (muito menos na Besta kkk) para revelar o paradeiro de Izolda. Desfrutaria do privilégio a sós, por mais egoista que isso possa parecer. A justeza da causa e o amor próprio justificariam minha mesquinha atitude de calar, Dr. Zé Paulo. Abraço e obrigado pelo comentário. Favor avisar-me se Izolda lhe aparecer, com um Livro de Pessoa às mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *