As três maiores estatais brasileiras com ações negociadas na bolsa de valores (B3) perderam R$ 130,2 bilhões em valor de mercado desde a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.
Entre o último dia de campanha, em 28 de outubro, e esta terça-feira (20), as ações da Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Seguridade despencaram entre 11,96% e 26,86% no período, com destaque para as preferenciais da petrolífera, principalmente após rumores de que um político pode ser indicado para o comando da empresa.
A Petrobras entrou no foco do mercado quando, na última semana, nomes petistas como o ex-ministro Aloísio Mercadante e o senador Jean Paul Prates (RN) começaram a ser cotados para presidir a estatal.
Em apenas um dia, as ações da petrolífera despencaram 9,8%, com uma perda de R$ 30 bilhões. Depois, Mercadante acabou confirmado para presidir o BNDES, mas o estrago já estava feito.
A alteração da Lei das Estatais que abriria espaço para a nomeação de políticos para os mais altos cargos de direção chegou a ser aprovada pela Câmara dos Deputados, mas parou no Senado e foi adiada para 2023.
O atraso acalmou os ânimos dos investidores por enquanto, mas o risco de uma mudança ainda ronda o mercado e levanta dúvida sobre o tamanho da interferência do novo governo sobre essas companhias.
* * *
Uma queda da porra.
É pra arrombar a tabaca de Xolinha!!!
E nem botaram ainda as bundas nas cadeiras.
A partir de janeiro o desmantelo vai aumentar a cada dia.
Sinto, como todo brasileiro do bem, uma grande decepção. Acredito que as cores das roupas do papai noel irão prevalecer pelos próximos 50 anos, porque já não existem mais “sacos roxos” entre os verdes olivas. Uma pena.
Eu ainda acredito (acreditarei até que aconteça o contrário), que o Ladrão não subirá a rampa.
Depois verei o que dizer sobre as FFAA.
Inocente eu? Talvez, mas sempre acreditarei no meu país.
Ainda assim, tem especulador na B3 ganhando fortunas apostando na derrocada inevitável que o governo dilmo irá impor às ações negociadas na B3.
É só apostar no fracasso e faturar alto, será inevitável.
Isso se as FFAA não fizerem nada, caso contrário é bom apostar na alta, pois as ações da Petrobras estão uma pechincha.
Se eu tivesse dinheiro em apostaria nesta hipótese.
Mas para a currióla vermelha a perda de valor dessas empresas não é preocupante, eles não são acionistas delas. Para a currióla vermelha só interessa os pixulecos que elas vão pagar para os integrantes da currióla!
FAZUELLE.