PENINHA - DICA MUSICAL

Os vídeos desta semana são dedicados à colunista Violante Pimentel.

* * *

O gondoleiro do amor – (Castro Alves / Salvador Fábregas)

Um comentário em “TINOCO & MAZINHO QUEVEDO

  1. Obrigada, querido colunista Peninha, por esta linda postagem dedicada a mim!
    Adorei a dupla caipira Tinoco e Mazinho Quevedo, cantando o poema “O gondoleiro do amor – (Castro Alves/Salvador Fábregas).”

    O poema O gondoleiro do amor foi escrito pelo grande poeta Castro Alves, para o seu grande amor Eugênia Câmara, atriz portuguesa. Vale ressaltar a cor dos olhos da dama negra com a ideia de profundidade.
    O baiano Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), considerado um dos mais brilhantes poetas românticos brasileiros, foi chamado de cantor dos escravos, pelo seu entusiasmo diante das grandes causas da liberdade e da justiça:
    Defendeu a Independência na Bahia, a insurreição dos negros de Palmares, o papel da imprensa e acima de tudo isso a luta contra a escravidão.

    O poema “O gondoleiro do amor”, concentra toda a face lírica do poeta, porque descreve o trajeto de um amor de início inconstante, que vai se concretizando e superando os elementos predominantes, ao possuir uma mulher de carne e osso, afeita às sugestões de um cenário perfeito para a plenitude amorosa.

    Grande abraço! Muita saúde e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *