Os primeiros dias de 2025 estão favorecendo a emersão de pitacos os mais diferenciados, oportunizando análises as mais diferenciadas entre gregos e troianos pensantes, distanciados dos ruminantes que, ruas em dias de jogo de futebol, xingam, agridem, esculhambam e denigrem, em grupelhos alucinados, todos sempre se imaginando tampas de foguete, quando mal passam de vira-latas desnutridos ideacionais de uma racionalidade mínima, sempre crentes de serem portadores de prognósticos heroicos. Ressalto abaixo, para o JBF muito lido, os que mais se destacaram nos primeiros 30 dias deste ano, nos diversos cantos do Brasil.
a. Necessidade de um Novo Código de Processo Penal, sem burocratismos e procrastinações estratégicas cretinas, punindo severamente os crimes que há dez anos eram plenamente ignorados pela humanidade. Com punições mais severas – perpetuidade e castração integral – para os condenados em última instância.
b. A saída elogiada do Datena do SBT, se a emissora assinar contrato milionária de novela com a aquela assassina que matou os pais que estavam dormindo, mancomunada com dois outros alucinados. Uma sinalização de boa compostura moral do apresentador.
c. A aprovação de projeto que tributa os ganhos financeiros das instituições religiosas.
d. A disseminação do livro AUTOCRACIA S.A.: OS DITADORES QUE QUEREM DOMINAR O MUNDO, ganhador do Prêmio Pulitzer, que magistralmente analisa a emersão, no atual século, de Estados Autocráticas diferenciados dos que existiam no século passado, inclusive o instalado militarmente, no Brasil, em 1964. Configurações que urgem ser bem compreendidas e divulgadas pelos defensores atuais dos regimes efetivamente democráticos.
e. A disseminação do conhecimento sobre as diferentes IAs – Inteligências Artificiais que estão se implantando nos quatro cantos do planeta, diferenciando as autênticas das IArtificiais, as IAlienadas, IAutoritárias, IAgressivas, IAmorais e as que atentam contra os bons costumes civilizatórios dos hohes e dos amanhãs.
f. Orientações comunitárias sobre as diferenças existentes entre euforia salutar e alucinatória, estas últimas sinais evidentes dos desequilíbrios mentais que estão se multiplicando nas grandes concentrações urbanas mundiais.
g. Início dos primeiros debates sobre a privatização da EBCT – Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos, causadora de um estúpido rombo nas contas públicas, diante dos novos procedimentos comunicacionais proporcionados pelos meios eletrônicos.
h. Que Neymar, o cracão de futebol que retorna aos gramados bramados brasileiros, após as fantásticas comemorações de seu retorno, saiba bem diferenciar uma entrada triunfal num Domingo de Ramos de uma trágica crucificação numa Sexta-feira Santa.
i. Tiroteios sucessivos em comunidades brasileiras deveriam ser sinais evidentes da existência de armas excessivas nas mãos de pessoas desqualificadas mentalmente. Cabendo, por isso, uma legislação mais rigorosa sobre o assunto, bem como uma maior vigilâncias da Polícia Rodoviária Federal nas fronteiras e outros espaços territoriais.
j. Que os novos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados consolidam a estabilidade política brasileira, hoje em níveis preocupantes pelas lideranças maiores do cenário pátrio, auxiliando uma equipe ministerial que necessita melhor dinamizar suas estratégias, muitas vezes se afastando dos populismos demagógicos e eleitoreiros dos que estão sendo possuidores de ilusões passadas.
No mais, saber bem politicamente agir, para não ver a Democracia ruir.