ALEXANDRE GARCIA

agricultor preocupado

Agricultores estão sem compradores para sua produção

As pessoas que plantam para colher e ter algum resultado estão desesperadas. Vi vários depoimentos emocionados de plantadores jogando mamão já maduro no chão, mostrando as mangueiras cheias de mangas e sem comprador. Vi um sujeito jogando arroz na frente de uma agência do Banco do Brasil, no Paraná. Recebo as notícias tristes de 25 agricultores que estavam com contas a pagar no Rio Grande do Sul, e preferiram sair desta vida. Há um desespero na atividade mais importante desse país, que traz divisas e que nos permite importar. É muito séria a situação.

* * *

Por que tanta gente não quer enfrentar a CPMI do INSS?

A base governista está fazendo de tudo para bloquear a CPI mista que procura investigar o mais gigantesco e cruel crime contra idosos – e que também envolvia crianças, que foram usadas, criança que nem existia, gente que já havia morrido. E todos vão para a CPMI do INSS com um habeas corpus na mão. Que tipo de confissão é essa? Se a pessoa é inocente, vai lá para contar tudo o que sabe e, assim, ajudar a Justiça – ou, neste caso, a CPMI – a pegar os verdadeiros bandidos.

Onyx Lorenzoni, quando foi ministro da Previdência, criou barreiras. A cada três meses, a pessoa tinha de confirmar a permissão de recolhimento no seu contracheque de aposentadoria ou pensão. Entrou o governo Lula, e o controle desapareceu. Será que é isso que estão querendo blindar, esconder? Há coisas grandes aí, ou pessoas importantes que querem e precisam ser protegidas, e que não podem chegar à CPMI. Ninguém quer ajudar a CPMI, parece que todos têm medo de falar e de contar a verdade.

* * *

Uma heroína enfrentou o fogo para salvar parentes

Queria fazer um registro do que aconteceu em Cascavel (PR), onde houve um incêndio e uma advogada, Juliane Vieira, 28 anos, foi uma heroína, saindo no 13.º andar e ficando em pé sobre uma caixa de ar-condicionado para salvar a mãe e um primo de 4 anos, que estavam em um apartamento em chamas. Ela está com praticamente dois terços do corpo queimados, em estado gravíssimo, num hospital em Londrina (PR), assim como a mãe e a criança. São gestos que merecem o reconhecimento de todos nós. O parentesco, os laços de família, são fortes, mas também há essa doação em arriscar a própria vida para salvar outras pessoas. Um sargento do Corpo de Bombeiros também foi queimado, e outro bombeiro queimou as mãos.

* * *

Barroso gastou seu último dia de ministro do Supremo para promover o aborto

Luís Roberto Barroso passou seu último dia no STF, todos sabem, votando a favor do aborto. Mas ele também havia deixado uma liminar permitindo que enfermeiros fizessem aborto no caso de risco de vida para a mãe, no caso de anencefalia do feto, ou no caso de gravidez por violência sexual. Mas como entregar algo tão perigoso para a vida da gestante nas mãos de alguém que não fez Medicina? É maluquice, como também é maluquice, e vocês vão me desculpar, isso de chamar doula. E se houver uma emergência na casa da pessoa? Parto em casa, só se houver uma ambulância na porta, como já aconteceu de um artista que chamou uma doula, mas também colocou uma ambulância na frente de casa porque, se aparecer uma emergência como uma hemorragia, que exija sala de parto ou sala de cirurgia, resolve-se em questão de minutos.

* * *

Só o Louvre recebe mais turistas que o Brasil inteiro

Os bandidos do assalto ao Louvre mostraram, ao fugir, que não estavam assim tão organizados, porque deixaram cair uma coroa cravejada de brilhantes ao escapar de moto. Mas o que eu queria destacar é que o Museu do Louvre, sozinho, recebe por ano mais turistas que o Brasil inteiro, mesmo com todas as nossas belezas naturais. É preciso ter vergonha na cara e investir em turismo com segurança, orientação, limpeza; do contrário, o país não atrairá turistas com dinheiro. Eles irão no máximo para Foz do Iguaçu, para o Rio Negro, para o Pantanal, mas não vão arriscar muito no litoral.

2 pensou em “O SETOR AGRÍCOLA ESTÁ ENTRANDO EM DESESPERO

  1. Aqui em SP o preço da batata e da cebola já tem meses que anda na faixa dos 2 reais o kg.

    – Isso é bom para o consumidor; diriam alguns desavisados.

    Agora pensem, se chega a 2 reais na gôndola dos mercados, a quanto que sai dos produtores (lembrando que depois que é vendido na roça tem limpeza, embalagem, transporte e impostos)?

    Depois que o produtor quebra, não há mais produção e o preço dispara. Aguardem para ver a evolução destes dois alimentos importantes (são só 2 exemplos).

  2. Pingback: OS PREÇOS | JORNAL DA BESTA FUBANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *