Adolfo Sachsida
Desde 2023, já foram 25 medidas de criação ou elevação de impostos
O governo anuncia a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, mas, na mesma medida, já prepara o aumento de outros tributos. A sanha arrecadatória não tem fim. Desde 2023, já foram 25 medidas de criação ou elevação de impostos. Agora, a mira está nos dividendos, nas isenções de LCI e LCA e, claro, em quem ousa ter salários mais altos.
Na Idade Média, o rei exigia apenas um dia de trabalho semanal gratuito de seus súditos. Tiradentes, um dos maiores heróis nacionais, morreu ao se opor a uma taxação de 20%. Hoje, no Brasil, a carga tributária já chega a 33% do PIB. Isso significa que, de cada três dias trabalhados, um é dedicado unicamente a sustentar a máquina pública. Em 2025, do dia 1º de janeiro até meados de maio, todo o esforço do trabalhador serviu apenas para pagar impostos.
Em silêncio, avança uma reforma tributária que promete o que parecia impossível: aumentar ainda mais os tributos e a complexidade do sistema. A criação da CBS e do IBS fará do Brasil o país com a maior alíquota sobre valor agregado do mundo. Ao contrário do que dizem governo, imprensa e especialistas, esses novos impostos não têm jurisprudência prévia. Foram criadas centenas de exceções, moldadas por lobbies e pressões políticas, e não por critérios técnicos. O setor de serviços será um dos mais prejudicados, com maior carga e mais burocracia. Empresas no regime de lucro presumido dificilmente sairão ganhando. A partir de 2026, a sociedade começará a sentir o tamanho do erro.
Mesmo com tantos aumentos, o governo segue acumulando déficits, fruto do crescimento ainda maior dos gastos públicos. A dívida dispara, alimentada pelo desequilíbrio fiscal e pela necessidade de pagar uma das maiores taxas de juros do planeta.
E o que nos espera em 2026, ano eleitoral? A farra do gasto público. Já se fala em um pacote de mais de R$ 200 bilhões para garantir a reeleição. Novas promessas surgem todos os dias, mas a conta inevitavelmente cairá no colo do trabalhador em 2027. E, quando isso acontecer, os mesmos especialistas estarão prontos para dizer que foi a “sociedade” quem escolheu pagar mais impostos.
Basta! Chega! Não podemos mais aceitar que um país de renda média como o Brasil conviva com uma carga tributária de nações ricas, sem receber, em troca, serviços de qualidade. É hora de nos indignarmos não apenas com o governo, mas também com os iluminados que acham normal sacrificar a prosperidade nacional em nome de um Estado cada vez maior e mais ineficiente.
SABEDORIA PARA VIVER -* 1 Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel, 2* PARA CONHECER A SABEDORIA E A DISCIPLINA; PARA ENTENDER AS SENTENÇAS PROFUNDAS; 3 PARA ADQUIRIR DISCIPLINA E SENSATEZ, JUSTIÇA, DIREITO E RETIDÃO; 4 para ensinar sagacidade aos ingênuos, conhecimento e reflexão aos jovens. 5 Que o sábio escute e assim aumentará o seu saber, e o homem prudente adquirirá habilidade 6 para entender provérbios e metáforas, as sentenças dos sábios e seus enigmas. 7 O TEMOR DE IAHWEH É O PRINCÍPIO DO SABER, PORÉM OS IDIOTAS DESPREZAM A SABEDORIA E A DISCIPLINA.
I. O SIGNIFICADO DA SABEDORIA
RESISTIR AOS INJUSTOS -* 8 MEU FILHO, ESCUTE A DISCIPLINA DE SEU PAI, E NÃO DESPREZE O ENSINAMENTO DE SUA MÃE, 9 PORQUE SERÃO PARA VOCÊ UMA COROA FORMOSA NA CABEÇA E UM COLAR NO PESCOÇO.
10 Meu filho, se os pecadores quiserem enganar você, não se deixe arrastar. 11 Eles costumam dizer: «Venha conosco, vamos fazer emboscadas para matar, vamos cercar impunemente o inocente; 12 nós os engoliremos vivos como faz a morte, inteiros, como aqueles que baixam à cova. 13 Conseguiremos todo tipo de riquezas e encheremos nossa casa com as coisas roubadas. 14 Participe do nosso grupo e faremos uma caixa comum». 15 MEU FILHO, NÃO ANDE COM GENTE DESSE TIPO, NEM PONHA OS PÉS NO CAMINHO DELES, 16 porque os pés deles correm para o mal, e eles se apressam para derramar sangue. 17 Não adianta armar o alçapão, quando o passarinho está olhando. 18 NO FUNDO, SUAS ARMADILHAS SERÃO MORTAIS PARA ELES PRÓPRIOS QUE ESTÃO ATENTANDO CONTRA SI MESMOS. 19 TAL É O DESTINO DO GANANCIOSO: A COBIÇA ACABA COM O COBIÇOSO.
Mudem, antes que seja tarde! -* 20 A SABEDORIA GRITA PELAS RUAS E LEVANTA A VOZ NAS PRAÇAS. 21 Ela grita no burburinho da cidade e anuncia nas praças públicas: 22 «ATÉ QUANDO, Ó INGÊNUOS, VOCÊS VÃO AMAR A INGENUIDADE? E VOCÊS, ZOMBADORES, ATÉ QUANDO SE EMPENHARÃO NA ZOMBARIA? E VOCÊS, INSENSATOS, ATÉ QUANDO ODIARÃO O CONHECIMENTO? 23 Voltem-se para ouvir o MEU AVISO: EU VOU DERRAMAR MEU ESPÍRITO SOBRE VOCÊS, e lhes comunicarei as minhas palavras. 24 Contudo, eu CHAMEI, E VOCÊS RECUSARAM; ESTENDI A MÃO, E NINGUÉM DEU ATENÇÃO. 25 VOCÊS RECUSARAM OS MEUS CONSELHOS E NÃO ACEITARAM O MEU AVISO. 26 Por isso, eu também vou rir da desgraça de vocês. Vou zombar, quando o terror os assaltar. 27 Quando o terror cair sobre vocês como tempestade, a desgraça chegar como furacão, e a angústia e aflição os alcançar, 28 então vocês vão me chamar, mas eu não responderei. Vocês vão me procurar, mas não me encontrarão. 29 VOCÊS RECUSARAM O CONHECIMENTO E NÃO ESCOLHERAM O TEMOR DE IAHWEH. 30 Não aceitaram o meu conselho e desprezaram o meu aviso. 31 Pois bem! Vocês comerão o fruto do seu comportamento e ficarão fartos de seus próprios conselhos. 32 SIM, A REVOLTA DOS INGÊNUOS ACABARÁ LEVANDO-OS À MORTE, E A DESPREOCUPAÇÃO ACABARÁ COM OS INSENSATOS. 33 Todavia, quem me obedece, viverá tranqüilo. ESTARÁ SEGURO, E NÃO TEMERÁ t NENHUM MAL ».
https://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PJZ.HTM
Admoestação da Sabedoria -* 1 Ouçam: a Sabedoria está chamando, o Entendimento faz ouvir sua voz? 2 Nas elevações, ao longo do caminho, nas encruzilhadas das estradas, 3 junto às portas na entrada da cidade e nos portões de saída, ela se apresenta, exclamando: 4 «Homens, eu me dirijo a vocês, eu me dirijo aos filhos de Adão, 5 para que os ingênuos aprendam a sagacidade, e os insensatos adquiram bom senso. 6 Escutem bem, porque vou dizer coisas importantes, e dos meus lábios vão sair palavras justas. 7 A MINHA BOCA VAI PROCLAMAR A VERDADE, E OS MEUS LÁBIOS ABORRECEM A INJUSTIÇA. 8 Todas as palavras da minha boca são justas. Nenhuma delas é enganadora ou falsa. 9 São verdadeiras para quem sabe discernir, e retas para quem possui o conhecimento. 10 ACEITEM A MINHA DISCIPLINA, E NÃO O DINHEIRO; PREFIRAM O CONHECIMENTO, EM LUGAR DO OURO, 11 PORQUE A SABEDORIA VALE MAIS DO QUE AS PÉROLAS, E NENHUMA JOIA SE COMPARA A ELA ».
A Sabedoria traz discernimento político -* 12 Eu, a Sabedoria, sou vizinha da sagacidade, e tenho o conhecimento e a reflexão. 13 TEMER A IAHWEH É ODIAR O MAL. POR ISSO, EU DETESTO O O ORGULHO E A SOBERBA, O MAU COMPORTAMENTO E A BOCA FALSA. 14 Eu POSSUO O CONSELHO E O BOM SENSO; A INTELIGÊNCIA E A FORTALEZA ME PERTENCEM. 15 É através de mim que os reis governam e os príncipes decretam leis justas. 16 Através de mim, os chefes governam e os nobres dão sentenças justas. 17 Eu amo os que me amam, e os que me procuram me encontrarão. 18 Comigo estão a riqueza e a honra, a prosperidade e a justiça. 19 O meu fruto vale mais do que ouro puro, e a minha renda vale mais do que prata de lei. 20 Eu caminho pela trilha da justiça, e ando pelas veredas do direito, 21 para levar riquezas aos que me amam e encher os seus cofres.
A Sabedoria é o sentido da criação -* 22 IAHWEH ME PRODUZIU COMO PRIMEIRO FRUTO DE SUA OBRA, no começo de seus feitos mais antigos. 23 FUI ESTABELECIDA DESDE A ETERNIDADE, DESDE O PRINCÍPIO, ANTES QUE A TERRA COMEÇASSE A EXISTIR. 24 Fui gerada quando o oceano ainda não existia, e antes que existissem as fontes de água. 25 Fui gerada antes que as montanhas e colinas fossem implantadas, 26 QUANDO IAHWEH AINDA NÃO TINHA FEITO A TERRA E A ERVA, NEM OS PRIMEIROS ELEMENTOS DO MUNDO. 27 Quando ele fixava o céu e traçava a abóbada sobre o oceano, eu aí estava. 28 Eu me achava presente quando ele condensava as nuvens no alto e fixava as fontes do oceano; 29 quando punha um limite para o mar, de modo que as águas não ultrapassassem a praia; e também quando assentava os fundamentos da terra. 30 EU ESTAVA JUNTO COM ELE, COMO MESTRE- DE – OBRAS. Eu era o seu encanto todos os dias, e brincava o tempo todo em sua presença; 31 brincava na superfície da terra, e me deliciava com a humanidade.
32 Portanto, meus filhos, me escutem: FELIZES OS QUE SEGUEM OS MEUS CAMINHOS. 33 Obedeçam à disciplina, e vocês se tornarão sábios. Não a desprezem. 34 Feliz o homem que me obedece, vigiando todos os dias em minha porta, esperando na entrada de minha casa. 35 QUEM ME ENCONTRA, ENCONTRA A VIDA, E GOZA DO FAVOR DE IAHWEH. 36 QUEM ME PERDE, SE ARRUÍNA A SI MESMO, POIS TODOS OS QUE ME ODEIAM AMAM A MORTE.
https://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PK6.HTM