DEU NO X

Leandro Ruschel

Imagem

Algumas contribuições do atual ministro da Justiça ao país, Ricardo Lewandowski:

– Votou pela absolvição de vários petistas no julgamento do Mensalão, no qual foi ministro revisor, mais notadamente de Zé Dirceu e José Genoíno.

– Conduziu o impeachment de Dilma no Senado e admitiu a questão de ordem que resultou no fatiamento da pena, mantendo seus direitos políticos, ao arrepio da Constituição.

– Conduziu a implementação das audiências de custódia, a partir de resolução do CNJ, o que muitos juristas apontam como inconstitucional. Esse é o principal instrumento de soltura de criminosos nas ruas do país.

– Invalidou provas contra Lula obtidas no acordo de leniência da Odebrecht, o que foi essencial para ele pudesse se candidatar a presidência, com base em decisões posteriores referendadas pelo plenário, sempre contando com o voto favorável do ministro.

– Lewandowski suspendeu processo do TCU contra os irmãos Batista da JBS, enquanto era ministro do Supremo. Após anunciar sua aposentadoria da Corte, foi contratado pela JBS como consultor Sênior do Grupo.

– Um pouco antes de se aposentar, deu liminar suspendendo trechos da Lei das Estatais, permitindo assim a volta da prática de apontamento de políticos em posições chaves em empresas como Petrobrás e BNDES.

A lista é apenas uma amostra, mas permite concluir sobre o alinhamento moral do ministro com o governo do homem que ele ajudou a descondenar, e que agora o apontou para um dos cargos chave no sistema jurídico do país.

2 pensou em “ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *