Quando do seu lançamento, em outubro de 1984, este livro ganhou dois prêmios de Melhor Livro do Ano:
Prêmio Literário Nacional – Instituto Nacional do Livro/MEC
Prêmio Guararapes – União Brasileira de Escritores
Adquira a quarta edição da Editora Bagaço, com toda tranquilidade e segurança, e receba pelos correios.
Não apenas este, mas todos os outros título do autor.
Basta clicar aqui para acessar a página da editora.
Clique aqui e acesse o trabalho O realismo maravilhoso e a cultura popular em O Romance da Besta Fubana, da Professora Virgínia Celeste Carvalho da Silva, um dos vários estudos acadêmicos que foram feitos sobre o livro.


Morei em Palmares até os 15 anos e sempre vou em visita. Li os romances Da besta, a prisão de São Benedito e A guerrilha dos Palmares na última vez fiquei algumas horas na praça onde havia o mercado onde a besta fubana pousou.
Morou em Palmares até os 15 anos?
Fiquei curioso…
Você nasceu lá, é meu conterrâneo?
Moras aqui no Recife?
Como bom fuxiqueiro, gostaria que você me tirasse estas duvidas.
Fico feliz em saber que estou conversando com um leitor!
Abraço e um excelente feriadão.
Também li essa preciosa ficção histórica ainda nos originais Depois, sempre faço releituras, para maravilhar-me com as peripéciass imaginadas por Luiz Berto. Recomendo, atesto e dou fé!
Meu caro amigo-irmão Raimundo Floriano, meu colega de farda no Exército e meu Instrutor no Curso de Sargento, ganhei o dia com essa sua generosa apreciação.
E não custa nada ressaltar que, além de ter lido nos originais, você fez a revisão do texto, como grande conhecedor do nosso idioma que você é. O crédito está em todas as edições.
Gratíssimo do fundo do coração.
É isso aí! A generorisade de Luiz Berto se fez evidente, não só com palavras, como nessa resposta, mas também financeirmente. Ao receber o valor monetário de um prêmio acima citado, doou 10% para o revisor (500 reais na moeda de hoje) e 15% para o Natanael, ilustrador e personagem principal da Besta.
Recomendo a leitura!
O melhor escritor do Brasil.!!!! Palmares agradece. Por tudo que você fez pela cidade.
Ainda não tive a oportunidade de ler os romances do Luiz Berto!
Vou encomendar todos eles pra Editora.
Será um privilégio ter um leitor do seu nível, meu caro amigo Peninha!
Já li e reli a Besta.
Recomendo, atesto e dou fé!
Pra semana inicio a 2a. reeitura dessa obra-prima. Vou terminar decorando …
Uma apreciação assim, vinda de um cabra do seu porte, me deixou ancho que só a peste!!! Êita, ganhei o dia com essa. Vou boatar que tu escreveu isso!!!
Não li porque ainda não recebi o combo! Quando receber o combo, prometo sentar na espreguiçadeira e só levantar quando terminar de ler todos. Sem ir ao banheiro pra mijar peidando!
Êita peste!!! Vai ser uma leitura espreguiçada!!!
Tenho esperança de algum dia “ganhar” um volume desses (Rua M, Casa 14, Quadra 03, Planalto Anil III, CEP 65050-882 – São Luís/MA) e me deliciar com a leitura, balançando a rede e ouvindo o rangido do armador enferrujado!
Já repassei seu endereço pra Editora Bagaço. Aguardemos.
Eu não me canso de reler esse Romance. Esse é a Besta Fubana mesmo.
Como nasci em Palmares e saí em 1965 mas, sempre visitando a cidade, ao reler o livro a guerrilha e a prisão de São Benedito sinto que como personagem.trabalhei na adolescência com Sr Odilon na banca de revistas na Casa Pinto e com Sr Eduardo no Mercado do pouso da Besta Fubana
É o meu amigo Edvaldo? Como quem me encontrei uma vez quando morava em Brasília? Me tire esta dúvida, meu caro conterrâneo. A idade tá me deixando meio caduco…. Abraços. Luiz Berto.