SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

¡José Ramos! Te evocaré desde lejos con un grito de alegría y 1000arre-éguas – AAA: A de amigo, A de amor e A de arre égua como se fora um jumento carregado de açúcar.

Recorro ao mestre sanchiano, Manoel de Barros: “Estou feliz e dediquei um tempo dessa esquizofrenia a escrever. Sei que alguns vão reprovar este texto e serei chamado, carinhosamente, de imbecil. Uma pena. Fico emocionado e choro. Sou fraco para elogios.” Depois de beber na fonte de minha inspiração, respiro fundo e prossigo: “Un Jornal da Besta Fubana inmenso, que entretiene, cuestiona, asombra, remueve y enseña, y que merece más difusión y lectores.” Sancho Pança

Disse Nelson Rodrigues que “sexta-feira é o dia em que a virtude prevarica”. Prevaricou ontem, quinta-feira no Cabaré do Tio Berto. Ontem, antes de ir ao cabaré me “alimentar” de quenga, comprei, lá na Feira de São Cristóvão, em Hell de Janeiro do ex-watzel, wetzel, uitzel, um espelho mágico (sim, eles existem) e, ao chegar em casa, fui logo perguntando “espelho, espelho meu, existe alguém mais bonito do que eu?” O desgraçado tá falando nomes até agora; como desliga essa porra, Carlos Eduardo Santos? Ainda na feira de São Cri-Cri li a manchete de um jornal que dizia: De Leonel Brizola, em 1982, a Wilson, em 2018, todos os oito governadores eleitos para o governo do Rio de Janeiro foram denunciados em algum esquema. Deve ser fake news. Os “caras” são honestos. Diria Fidel: Vamos bien!!!

“Aporte Extraordinario Solidario” – bonito nome para novo imposto que o governo quer enfiar goela abaixo no povo, no povo do socialista governo argentino. Dizem que é para tirar grana (la plata) das grandes fortunas.

¿Tienes un lugar específico para leer JBF en tu casa? Bãos dia pessoar! Oceis tá tudo bão aí? O palavreado que boto no papel é para ser lido por aqueles leitores, sei eu, que os apreciam e nutrem “certa” simpatia por Sancho. A verdade é que nunca esqueço de pegar meu balaio de palavras e jogar tudo para o alto e tocar fogo nas que caem no chão. As que caem nas mãos de meus esquilos neuronais, o “tico e o tuco” viram texto. Bellow dizia escrever para suas mulheres, Bernhard escrevia para que seu país lesse e o odiasse mais; Sancho escreve para seus olhos, leitor.

Recorro a Drummond: “Adão, o primeiro espoliado – e no próprio corpo”. Adão, com aquela cara de abestado, se sozinho no Jardim do Éden estivesse, pensaria em sacanagem? Esta é uma dúvida que me assalta e que certamente será sanada por minha amiga Mercedita (María de Las Mercedes Buenaventura de Léon).

“Reserve o seu direito a pensar, mesmo pensar errado é melhor do que não pensar.” Disse isso Hipátia de Alexandria. Antes da criação do Universo, dizem as más línguas, Deus nada fazia; depois (segundo as mesmas más línguas – a turma do “capiroto” adora espalhar fake news ), o criou em seis dias e, como é brasileiro, entrou no INSS, se aposentou por idade e curte a vida eterna se informando e atualizando no Jornal da Besta Fubana, onde perde tempo lendo que, pela bilionésima vez na vida, atravessou Sancho a infernal 25 de Março em Sampa. Sempre a mesma sensação de deslocamento, assistindo o transitar amedrontado de bilhões de “formigas humanas”, se vistas de um drone…Acostumado que estou com os mercados e as bagunças brasiliásticas, não entrei em nenhuma loja, só passo pelos ambulantes, pois tenho como destino o Mercado Municipal Paulistano, também conhecido como Mercadão, que é um importante mercado público localizado no Centro Histórico da cidade de São Paulo, onde, para deixar Berto lambendo os beiços, comi o famoso pastel de bacalhau, o sanduba de pernil e o sanduíche petista, com 3 kgs de mortadela. Salgado, muito salgado, não as deliciosas iguarias, mas (riquinho mas), o preço (famosa facada no bolso – deixei na mão dos comerciantes boa parte do auxílio emergencial bolsonarista). Mas (culto mas), minha real intenção em tal local era praticar o “inglês desenganense”. Dieu et mon droit… Como dicen en “Anglae terra”, “mi casa es mi castillo”. Sancho está estudando o inglês praticado na península inglesa de Desengano, onde um povo muito culto e educado vive há mais de cinco milhões de anos.

Санчо просто супер талант!, disse um exagerado Putin ¿Puede un Sancho partir su imaginación en mil pedazos y cada pedazo en otros mil? Sí, lo hará. No Brasil, o equivalente a 80 milhões de pessoas dizem não gostar de ler (podemos incluir aí um ex-presidente?), segundo a pesquisa “Leio até bula de remédio”, divulgada pelo Instituto Data Besta. As principais razões para aqueles não-habituados à leitura: não têm paciência para ler (21%); não compreendem o que leem (37%); não têm concentração para ler (27%). O brasileiro que lê, em média, conclui 4,7 livros e compra 1,2 exemplar a cada ano. Se vocês duvidam da pesquisa, saibam “Ó santas e imbecis incultas almas”, que estarão a esquecer o que já nos alertou Carlos Drummond de Andrade: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas, por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”… Recorro a Kurt Vonnegut (O que tem de mais lindo do que isso?, Rádio Londres, trad. de Petê Rissatti.). Escreve Vonnegut: Nunca desistam dos livros. É tão bom segurá-los nas mãos – com seu peso agradável. A relutância doce das páginas, quando as viramos com as pontas dos dedos sensíveis. Boa parte do nosso cérebro dedica-se a decidir se o que nossas mãos tocam é bom ou ruim para nós. Qualquer cérebro que valha um centavo sabe que os livros são bons para nós. Quer a dica de um grande livro? O Romance da Besta Fubana, de um tal (bota tal nisso) Luiz Berto. Ah, em breve teremos novidades vinda da lavra do grande escritor Luiz Berto. Parem de roer as unhas. É para breve.

Só quem possui o título de “Sir”(título associado a cavaleiros servindo à nobreza – Sir é integrante dos Knight Commander of the Most Excellent Order of the British Empire) pode entrar na península inglesa de Desengano. Sir Sancho (comprei tal título lá na Praça da Sé, em Sampa) aprendeu hoje uma expressão idiomática muito usada pelos locais e que poderia ser usada aos que não “curtem” o JBF: fuck off (una expresión que podría traducirse como “váyanse a la mierda” o “jódanse”) . Só para sacanear os bilionários Berto, Goiano, Assuero, León, Cavalcanti, Maurino, Violante, Beni e José Ramos vou sugerir a Bolsonaro que siga o modelo argentino, implementando aqui no Brasil, o imposto sobre grandes fortunas fubânicas.

PS 13: Vem imposto novo por aí – Imposto sobre grandes fortunas – Não se desespere, não corra a esculhambar o Guedes, pois não é no Brasil, será na vizinha e socialista Argentina – “Aporte Extraordinario Solidario” – Según cálculos realizados dentro del Gobierno, este aporte podría alcanzar a entre 12 mil y 15 mil grandes contribuyentes (la alícuota dependerá de la riqueza de cada uno). – 300 bilhões de pesos arreadará o governo da viuvinha peronista…

PS 51: ♫ ♬ ♩ Happy birthday to you / Happy birthday to you♫ ♬ ♩.Sancho deseja Feliz Cumpleaños para Mitzi Gaynor (Francesca Marlene de Czanyi von Gerber on 4 September 1931, in Chicago, Illinois) – Mitzi Gaynor (Chicago, Illinois, 4 de setembro de 1931) é uma atriz norte-americana, cantora e dançarina. Gaynor recebeu o prêmio NATAS Emmy Award for Outstanding Entertainment Program/Special em 2010 por sua participação no documentário musical Mitzi Gaynor: Razzle Dazzle! The Special Years e outras homenagens pela sua carreira artística.

PS 69: Histoire. Selección Española de Fútbol – 100 años (28 de agosto de 1920 – 28 de agosto de 2020). 100 años – El 28 de agosto de 1920, en los Juegos Olímpicos de Amberes, en una histórica victoria frente a Dinamarca (Dinamarca 0-1 España), que partía como una de las favoritas para llevarse el oro, se inició el camino de la selección española de fútbol.

PS 171: Igreja católica com altar em forma de caminhão (bairro Ari Lunardi, em Xaxim, Santa Catarina), pois tem como padroeiro São Cristóvão, o santo protetor dos caminhoneiros. A comunidade, que começou a se formar na década de 1980, tem muitos caminhoneiros entre seus moradores. Por isso, São Cristóvão foi escolhido como padroeiro. Sancho aproveita para deixar beijão para as caminhoneiras mais lindas do Brasil: Sheila Rosa Marchiori (Sheila Bellaver), Anaile Santos Goulart, Pakita BR153, Suelen Lopes, Aline Ouriques, Jéssica Veloski, Vanessa Mariano, Deise Gonçalves e Barbara Dantas. Caminhoneiro (Camionero) gosta de uma “pelada”. Time de futebol dos caminhoneiros da Argentina – Club Atlético Social e Deportivo Camioneros conseguiu perante a Associação Argentina de Futebol a possibilidade de disputar o Torneo Del Interior, a partir de 2009, ano estabelecido na data da sua fundação em 26 de agosto..

PS 666: Isso é coisa do demônio? De arrependimentos tardios e de bem intencionados o inferno está cheio? Canalhas de colarinho branco sem dó das vítimas da pandemia – A Polícia Federal já realizou ao menos 33 operações relacionadas a irregularidades em contratos firmados para o enfrentamento da pandemia. As investigações, que foram feitas em pelo menos 16 ESTADOS BRASILEIROS, envolvem contratos que somam mais de BILHÃO EM REAIS. Câmara aprova pena em dobro por crimes durante a pandemia e fraude no auxílio emergencial. Projeto atinge funcionários públicos (políticos inclusos), que desviarem verbas destinadas ao enfrentamento da pandemia. Texto, se aprovado no Senado vai para sanção de Bolsonaro.

PS 1000: O artista não morre, se transforma em fração do infinito, escreveu o Maestro Guilherme Vaz – Tem gente que deveria ser proibida de morrer – Morre no dia 28/8/ Chadwick Boseman, protagonista de ‘ T’Challa – Pantera Negra’, aos 43 anos.

PS 1313: O torturador Kaing Guek Eav (condenado à prisão perpétua – admitiu ter supervisionado a tortura e os assassinatos de até 16.000 cambojanos), conhecido como “Duch”, chefe da Tuol Sleng, conhecida como S-21, a prisão central de Phnom Penhdo, o mais temido centro de detenção do regime do Khmer Vermelho no Camboja, morreu no dia 2/9, aos 77 anos, segundo declarou Neth Pheaktra, porta-voz do tribunal cambojano que julga os crimes do regime comunista Khmer Vermelho.

23 pensou em ““WHAT IF” LILETH E EVA TIVESSEM MATADO ADÃO, O JARDIM DO ÉDEN AINDA EXISTIRIA?

  1. Espelho mágico no JBF… Aqui se aprende literatura, música. Se ri com Sancho e se chora com a matéria sobre lamentável morte da belíssima sargento do Exército assassinada covardemente.
    Escreve sempre o Sancho “Tem gente que deveria ser proibida de morrer”. Deveria ser proibida de morrer jovens como ela, com toda uma vida pela frente. A lágrima sofoca o riso.

    Sancho, por um bom tempo vestiu a mesma farda que a jovem Bruna e aprendeu a amar as coisas da CASERNA e a admirar seus integrantes.

    Iria Sancho fazer uma matéria sobre a agitada e fubânica noite de ontem,no Cabaré do Tio Berto mas (lutuoso mas), o momento não é propício, pois muito me entristeceu.

    Repito as palavras de Berto: Descanse em paz, Sargento Bruna Carla Borralho Cavalcanti de Araújo!

    Também presto, como Berto, minha reverência e minha continência pra você.

    Um BRASIL de merda, sempre a proteger bandidos. É PHOODDA!!!!

  2. Só para sacanear o Sancho: Lula eu te amo!, Lula eu te amo!, etc, etc, etc (100 etcéteras).
    um beijo para o Famigerado e para o Goiano, meus petistas favoritos.

    O sanduíche com 3 kgs de mortadela é uma delícia.

    • Fiquei não, Sancho.
      Sou pobre, não tenho carro e nem cnh.

      E, para desespero dos tais conservadores, quando o Lula voltar (e ele voltará), irá revogar tudo que o Bolso fez e fizer. Aguarde!!!!

      Mas (imitando o Sancho, goianístico mas), o Goiano, meu ídolo, irá te explicar direitinho.

      • Fica Sancho, não, Sancho.
        Mentira que você é pobre, sem cnh. Você é caminhoneiro. CNH profissa.

        Concordo com voc~e que os conservadore vão tudo chorar quando o lula voltar em 2022 e concordo também que vai revogar tudo o que foi aprovado neste governo.

        Sei que o Goiano é nosso ídolo e que vai nos exlplicar tudo, direitinho.

  3. Para deixar o Zé Hinácio puto: Grande notícia deste belíssimo governo de Bolsonaro:”Senado aprovou no dia 3 (ontem) CNH com validade de 10 anos e novo sistema de pontuação no Brasil”

  4. Reforma Administrativa 2020: será aprovada? Sancho crê que vai ser FATIADA, muito fatiada, mas (estudioso mas), aprovada.

    Ontem, quinta-feira (03/9) o governo federal encaminhou ao Congresso, o texto da PEC da Reforma Administrativa.

    A PEC prevê diversas mudanças. A criação de novos tipos de vínculos e alteração no estágio probatório são algumas delas.

    Não valerá para os que já estão no serviço público. Quem tem interesse em entrar no serviço público terá que ler com muita atenção cada ítem.

    • Pô, amigão, ando tão sem grana, que tenho certeza só ver a tal nota de 200 por fotografia. Grande final de semana, irmão.
      Viu a matéria do Berto sobre a jovem sargento assassinada covardemente? Sancho, que é o cara mais alegre do mundo, ficou triste.
      Falando em grana, ainda está de pé o empréstimo de seu iate, o menorzinho, para eu levar umas quengas para passear pela Costa Verde, em Angra dos Reis? Aguardo sua resposta para eu agendar com as moças o passeio.

  5. Caro Sancho,

    Com relação ao seu P.S. 666, isso é tudo enganação.

    O DOBRO DE NADA É COISA NENHUMA!

    Os caras nunca vão presos. Quando são processados, nunca devolvem a grana. Continuará tudo EXATAMENTE DO MESMO JEITO DE SEMPRE! Além, do que, o velho Gilmar está aí para dar HC a todo e qualquer comparsa.

    • Concordo em gênero, número e grau. e espero sempre em suas dominicais crônicas o devido sarrafo nos que lutam contra o Brasil.
      O caso da jovem sargento que o Berto publicou foi de doer o coração, NÉNÃO?

    • Bom ver o amigo de volta aos comentários nas crônicas sanchianas. E, quando der tempo, dê uma passadinha nas nossas reuniões de quinta. Você faz falta em qualquer canto onde pessoas especiais se reúnem.
      Abraço forte, imenso amigo

  6. Ontem, que se não me engano foi dia 3 de setembro, e é possível que tenha caído numa quinta-feira, Dom Quixote, também conhecido como Sanco Pança, apresentou-se vestido de Dulcinéia para uma platéia atônita com sua emocionante história da mudança de sexo, causou-me problemas domiciliares: pessoas que assistiam comigo, no recesso do meu lar, saíram da sala aos prantos. Os que consegui encontrar (alguns ainda não voltaram para casa) receberam a explicação de que na verdade a transmutação foi adiada e que por enquanto todos podem ficar tranquuiiiilos.
    Foi mais uma noitada agradável junto aos camaradas, com as presepadas de Sancho, ou Quichote, e casos e anedotas que preencheram o resto do tempo.
    A programação já está garantida para mais três reunião de malucos.

    • Amado Braga Horta entre tantos (e são tantos – todos tão geniais – talento em Braga Horta multiplica mais que capim em terra irrigada) que admirei ao longo da caminhada sanchiana pelas estradas da vida. Receber qualquer texto seu (mesmo se fosse em um guardanapo de mesa de bar – quantos deles escrevemos para amigos e moçoilas nos bares da vida) sempre mexe com o coração.
      Teremos uma sequência quinta-feiral parisínica, jesusínica e roquínica. Um trio que garante a qualquer grupo horas de inenarrável prazer e risos.
      Nossa trupe fubânica, assim que a pandemia passar, merece uma reunião tête-à-tête em algum desses lugares onde se bate um ótimo papo e ouve-se música de primeira (quem sabe com “canja” do amigo hortaliça).

    • Assim que tiver a temática que você irá abordar me informe, pois a Globo andou demitindo alguns figurinistas e maquiadores que prontamente contratei (pelo doro do salário, of course) para cuidar da beleza sanchiana em nossas reuniões.

  7. Saindo do forno…PESQUISA:

    Instituto Paraná – eleições Municipais 2020 – Curitiba – intenções de voto:
    Rafael Greca, DEM, 40% disparado à frente;
    Ney Leprevost, PSD, 10,9%;
    Gustavo Fruet, PDT, 9,9%;
    Delegado Francischini,PSL, 8,1%; e
    Chirstiane Yared, PL, 4,1%.

    • CONFIRMADO: Messi não sairá do Barcelona.

      Leo Messi va a anunciar que se queda la próxima temporada en el FC Barcelona.

      13 horas (horário de Brasília) o argentino se pronunciará.

      • Dijo Messi hoy (13 hs, horário de Brasília):

        “Nunca iría a juicio contra el club que amo”. Messi

        Poderia ter parafraseado Dom Pedro I e dito: Se é para o bem de todos os Culés e felicidade geral da Catalunha, diga ao povo que FICO.

  8. Belas lembranças. Estou com saudade do Mercadão, principalmente da seção de frutas exóticas. Saborosíssimo passeio no centro de Sampa…
    Beijão, Sancho

    • Minha querida amiga,
      Se lá retornar… Não esqueça de levar os seguranças, pois o centrão está cada vez mais perigoso com aumento significativo de todo tipo de criminoso no local, devido ao grande número de meliantes que a (in)justiça soltou nesta pandemia.

  9. Enquanto isso, na Argentina, eis o que diz o presidente Alberto Fernández: “Muchas veces el que delinque lo hace por que no encuentra una alternativa mejor”

  10. O tablóide do Sancho é maravilhoso.

    Se for comentar por parágrafos, fica maior que o tablóide.

    Cada enxadada surgem 30 minhocas. Nem Lileth nem Eva estava entre as minhocas…

    Sancho engloba safadeza, politica(pleonasmo), história, humor, relevantes acontecimentos sociais, esportivos, nacionais e internacionais.
    Inclui los hermanos.
    É um balaio de delícias.

    A torcida organizada e desorganizada, delira. E eu tô lá, no meio delas.

    Golaço, Sancho!

    • Marcos André
      Todas as suas frases são enxadadas que colocam em seu texto não minhocas, mas fecundo mas), palavras que tocam fundo (escritor que és, sabes o quanto faz bem ao coração um afago a qualquer texto que escrevemos).
      O pior (ou melhor) nesta história é que o mesmo sentimento de GOLAÇO encontro em seus textos.
      Esse foi o grande acerto de Berto: reuniu em um só campo (o do JBF) UM TIMAÇO DE CRAQUES da escrita (verso, prosa, fotorafias, imagens) Elencar a todos os nossos craques faria imenso esse texto.
      E há ainda um acréscimo: há alguns que recusaram convite de Berto para serem colunistas e tecem em diversas colunas comentários dignos de qualquer um de nós. Também eles são tantos, que também encheria de linhas o que agora escrevo.

      MARCOS ANDRÉ – DADO & TRAÇADO e SANCHO PANZA – LAS BIENAVENTURANZAS não são apenas colunas do JBF, são eficazes remédios contra o mau-humor.
      Grande abraço e ótimo final de semana para “nosotros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *