DEU NO JORNAL

Luís Ernesto Lacombe

Cursei um ano de Psicologia, antes de ingressar na faculdade de Jornalismo. Não tenho saudade das aulas de Neuroanatomia, impregnadas de nomes estranhos e formol. A melhor lembrança que guardo daqueles dois semestres é do meu professor de Psicologia Social, Bernardo Jablonski. Ele era incrível, era ator, diretor teatral, roteirista. Suas aulas eram concorridíssimas, reuniam estudantes de todos os cursos da universidade, mesmo que não matriculados na matéria.

Estudar como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras é um desafio enorme, que Jablonski apresentava aos alunos com muito humor. Quando falou da dificuldade que temos de mudar a primeira opinião que formamos sobre alguém, os exemplos foram hilários… Se vemos alguém de quem não gostamos ajudando uma velhinha a atravessar a rua, a tendência é que pensemos: “Ele vai extorquir dinheiro da senhora…” E se vemos alguém de quem de cara gostamos socando uma velhinha, tendemos a pensar o seguinte: “A velhinha aprontou alguma”.

A CPI da Covid é assim, já tem opinião formada, relatório pronto e não se convencerá nem será convencida de que esse não é o jeito certo de fazer um inquérito. Os senadores de oposição não escolhem apenas as perguntas, decidem também as respostas. Ai de quem não responder do jeito que eles acham que deve ser. Coação, intimidação, ameaça… Não venha com churumelas, os senadores querem saber da cloroquina do Bolsonaro, não querem saber da cloroquina do médico David Uip, da cloroquina do governador do Pará, Helder Barbalho, do governador do Piauí, Wellington Dias.

Não venha com esse papo de que o Brasil está se tornando o quarto país que mais vacina em termos absolutos no mundo. Poderíamos ser os primeiros! Sério? Os espancadores de velhinhas têm certeza disso. Eles acreditam também que “somos o país que mais mata de Covid no planeta”, como afirmou o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues. Lançou essa, enquanto tentava escapar de uma pergunta feita pela repórter Berenice Leite, do Jornal da Cidade On-line.

O que ela queria saber? Quando governadores e prefeitos serão convocados para depor na comissão? Quando se investigará o uso da bilionária verba federal enviada a estados e municípios para combate à Covid? Renan Calheiros, ao lado de Randolfe, disse que já há apurações sobre isso e que não vai fazer “uma dupla investigação”. Só que também já existe uma investigação pedida pela PGR e autorizada pelo STF sobre a conduta do ex-ministro Pazuello na crise em Manaus… Duplicidade, sim, se eles quiserem.

Berenice insistiu: “E as investigações sobre cinco governadores encaminhadas à CPI da Covid pelo procurador-geral da República?” Randolfe disse que “qualquer fato correlato, conexo será investigado”, deixando claro de novo que a CPI é para atingir o governo federal, o resto é secundário e evitável. Renan confirmou a estratégia, meio sem querer: “Vamos investigar tudo o que for necessário… dentro de um roteiro óbvio”. E minha primeira impressão permanece: nosso tempo e nossa energia são mesmo vagabundos.

12 pensou em “UM TEMPO VAGABUNDO

  1. Lacombe

    Tem horas que eu acho que você escreve com os pés.

    Seu último parágrafo foi um verdadeiro chute. A CPI foi criada, constitucionalmente, por um requerimento (direito da minoria) que tinha fato relevante e tempo determinado. Daí o presidente do Senado colocou nela “fatos conexos”. OK, Governadores, Prefeitos, desvio de recursos, etc.

    Então, como diria o sábio, primeiro as primeiras coisas, isto é o fato relevante . Depois os conexos.. Se embaralharmos agora, vai virar pizza. Os guerra de espetáculos: oposição culpa presidente e situação culpa governadores e prefeitos adversários.

    Vamos segui a ordem determinada, sem desvios (não de verbas, mas de esforços).

    Certo

    PS: aguardo os relevantes comentários dos colegas.

    • Hipólito, que história é esta de escrever com os pés? Vejo isso como preconceito contra pessoas deficientes dos braços que se superam e escrevem com os pés.

      http://wp.clicrbs.com.br/farroupilha/2012/03/15/a-historia-do-menino-deficiente-que-escreve-com-os-pes-e-quer-ser-juiz-de-direito/?topo=52,1,1,,119,e119&1,1,,119,e119

      A CPI da Covid teve dois requerimentos aprovados para serem investigados; um do senador Randolfe, que visava investigar unicamente o Governo Federal, este requerimento teve 31 assinaturas.

      Outro requerimento foi feito em paralelo pelo senador Girão, que não é da base governista, assinado por 45 senadores (mais da metade da casa), que ampliava a investigação para as centena de bilhões de reais que foram enviados para governadores e prefeitos, sendo que houve um enorme desvio de finalidade, bem como compras superfaturadas de equipamentos que, em muitos casos, não vieram.

      Até agora foram ouvidas pessoas do primeiro requerimento e nenhum, repito, nenhum caso de corrupção foi investigado ou apurado até agora.

      Chegou a vez de investigar o dinheiro. O primeiro a ser chamado seria o ex ministro da Dilma e figura proeminente do PT, Sr. Carlos Gabas, superintendente do consórcio NE, envolvido em dezenas de casos suspeitos.

      Seriam estes fatos relevantes a serem investigados?

      Ah, querem fazer um relatório somente com o que foi apurado até agora, para dar publicidade antes de entrarem no pântano da corrupção de governadores e prefeitos.

      • João, companheiro

        Para deleite da boiada, o Sales está sendo investigado por corrupção.

        Vamos ver se ele permanece no ministério.

        Por outro lado, já li aqui e alhures comentários que corrupção não envolve apenas dinheiro; podendo envolver cargos políticos (ah, Centrão, ah, velha política). Portanto este governo, como os do PT e do MDB (Temer) aplica o famoso método corrupto do toma-lá-dá-cá.

        A história de escrever com os pés foi mera figura de retórica. Para ilustrar o último parágrafo (chute)

        Bem eu conheço os Pintores Que Pintam Com Os Pés, fazem lindos cartões de Natal. Já lhes mandei mensagem dizendo que o Lacombe escreve, mas não pinta – é diferente.

        Abraços

        • Hipólito, aconselho que antes de escrever “figuras de linguagem retóricas” v. escolha bem suas palavras, pois para mim ficou a imagem de que v. é insensível a quem não pode escrever com as mãos e utiliza os pés para isso. Além disso não vi chute algum do Lacombe em seu último parágrafo. Resumo, sua emenda ficou pior que o soneto (isso é uma boa figura de linguagem).

          O Ministro Salles é a Bola da Vez no Governo. Está sendo investigado, tem sua vida revirada, sem que a PGR participe de qualquer coisa, o que é um absurdo.

          Antes de ser do Governo, ele já foi condenado em 2 instâncias aqui em SP, depois foi absolvido.

          Ele está fazendo um excelente trabalho em saneamento urbano, que é o principal problema ambiental do país.

    • Grande Adônis, que prazer tê-lo como parceiro de comentários.

      Eu me coloco a argumentar com o Hipólito, não para fazê-lo mudar de ideia ou opinião. Sei que inúmeros leitores nos acompanham e precisam ter argumentos, pois há outros “Hipólitos” por aí. Xingar não vai adiantar nada.

      Ao contrário do que v. e outros comentaristas possam pensar, a presença de pessoas com o pensamento dele é muito importante neste espaço. É o que eu penso.

      Percebo que ele quer apoiar o Lulla na eleição do ano que vem mas não assume, pois quer ter a “consciência” limpa. Ainda acha que terá uma terceira via, mas dão diz qual seria.

      Portanto agradeço sua opinião, que sempre respeitarei, mas vou continuar sim a responder a ele, até que eu tenha paciência.

      Abraço

      • Caro João

        Depreendo pelo seu último parágrafo que você atualmente não tem paciência, mas responde mesmo assim

        Como disse, espero uma terceira via. Ela ainda não apareceu para eu lhe informar. Gostaria muito de Luisa Trajano, mas ela disse que não vai se candidatar. O Hulk, acho que não deveria se candidatar; ele faz um belíssimo e benemérito trabalho e deve continuar assim.

        E concordo com você que xingar não adianta nada.. Confrontem-me com fatos e se eu estiver errado, admitirei sem pestanejar. Afinal errar é humano

        Abraços irônicos e pseudo ferinos

        • Hipólito, acho que v. tem dificuldade de interpretação de texto, quando eu falo que responderei. “até que eu tenha paciência, significa que enquanto eu a tiver (a paciência) eu vou respondendo, pois o contrário não faria muito sentido né?

          Bem, desenhado isso, sinto lhe dizer que uma terceira via com Luiz Trajano não faz o menor sentido, dada a conjuntura atual da política.

          Porque eu penso assim? Ela não tem partido nem nome conhecido nacionalmente para se lançar em tal empreitada. É verdade que ela já pensou nisso e não teve a menor repercussão. Não vamos nos esquecer que ela e a Dilma eram grandes amigas e isso não a ajuda muito.

          Huck benemérito? Só se for piada, isso não pode ser sério. O cara só enxerga a si e seus propósitos.

          Quanto a confrontar v. com fatos, isso não ajuda muito, pois eu já o questionei muito nestes comentários e em outros, mas você arrega de meus argumentos e questionamentos, o que é normal para uma pessoa fraca de colocações (só segue narrativas prontas).

          Sinceros Abraços

  2. Caríssimo adonis

    Eu aceito comentários pertinentes mas não considero ofensas. Só ofende quem não tem argumentos.

    Você acho algum erro em meu comentário? Se achou, fale, se não achou, cale-se.

    O Salles e sua turma estão sendo investigados por corrupção madeireira (nova modalidade) pela PF. E está nas mãos do STF decidir se ele vai ser afastado ou não.. Veja, não fiz juizo de valor.

    Abraços ferinos

    • Só para estimulas os colegas:

      Pesquisa Vox Populi (certamente mentirosa 😈😈😈 ) publicada hoje pelo NSC Total

      “Pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi e divulgada com exclusividade pelo Metrópoles mostra que o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para vencer as eleições presidenciais de 2022 no primeiro turno.

      Na pesquisa estimulada, Lula vence com 43%. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atinge 24%. Mais distante aparecem Luciano Huck (8%) e Ciro Gomes (5%).

      No caso da escolha espontânea, Lula aparece com 33%; Jair Bolsonaro com 19%; e Ciro Gomes com 2%.”

      Antes que os ferinos me ataquem, eu continuo esperando a terceira via, que certamente virá. Nem Bolsonaro, nem Lula, nem Ciro, nem Dória.

      Abraços expectantes

  3. Pingback: A DISPUTA EX-PRESIDIÁRIO X GENOCIDA | JORNAL DA BESTA FUBANA

Deixe uma resposta