A PALAVRA DO EDITOR

O dia de hoje, 16 de abril, marca o aniversário de morte de um músico baiano pouco conhecido e que se chamava Antônio Manuel do Espírito Santo. Morreu há exatos 111 anos, em 1913. Confira no Wikipédia

Ela é o autor do dobrado Avante, camaradas!, ao som do qual muitas vezes marchei quando cumpria o meu tempo de serviço militar no Exército.

Aquele meu querido Exército que não existe mais hoje em dia.

Naquele tempo em que as forças armadas não eram comandadas por melancias.

Mas a sua mais conhecida composição é a “Canção do Marinheiro”, cuja letra é da autoria de Benedito Xavier de Macedo.

Esta canção é também denominada de “Cisne Branco” e, ao contrário de outras composições militares, ela é uma peça terna, poética e bem diferente do rigor que costuma permear as obras destinadas ao consumo castrense.

Eu sempre me emociono quando escuto o Cisne Branco, gravada por diferentes bandas, orquestras e cantores ao longo dos anos. A força poética de sua letra toca o coração de todo aquele que admira os mistérios e a magia do mar.

Vamos ouvir uma versão gravada pela voz de veludo da saudosa Dalva de Oliveira.

E logo em seguida, como brinde extra, um vídeo com a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, da Marinha do Brasil, se apresentando na Escócia no “Edinburgh Military Tattoo 2011“, o maior festival de bandas militares do mundo.

Uma excelente terça-feira para toda a comunidade fubânica!

5 pensou em “UM LINDO CISNE BRANCO

  1. “O meu navio também flutua, nos verdes mares de norte a sul”.
    Não tem como não se emocionar. Bela postagem para deleite da comunidade fubânica.

  2. Um grande espetáculo, parabéns ais verdadeiros Militares. Essa banda dos Fuzileiros Navais. Orgulho do nosso Povo. O Exército Brasileiro que foi Glorioso, hoje bate continência para Bandidos.

  3. Belíssima e emocionante postagem, querido Berto! Parabéns!
    Meu saudoso pai gostava muito de dobrados. Cisne Branco era o dobrado que ele mais gostava e, uma vez por outra, assobiava.
    O vídeo é lindíssimo! Adorei!

    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *