CÍCERO TAVARES - CRÔNICA E COMENTÁRIOS

A teoria de Thomas Malthus diz que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, havendo um descompasso entre elas. A teoria malthusiana versa sobre o crescimento populacional acelerado e a produção de alimentos desproporcional.

Malthus foi o economista inglês que elaborou a teoria econômica que afirmava que a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta. Dentre suas obras, a principal foi o “Princípio da População,” onde ele expõe suas magnânimas ideias que provam que ele nunca errou.

Para Malthus, o mundo poderia sim ter doenças, guerras, epidemias… Ele também propôs uma política de controle de natalidade para que houvesse um equilíbrio entre produção de alimentos e população, mas ignorou a América do Sul, onde pobres e favelados se multiplicam feito ratos com estímulos de ditadores esquerdopatas.

A partir da segunda metade do século XX, principalmente na década de 60, houve uma explosão demográfica, esse crescimento populacional deu início novamente aos estudos das ideias de Malthus, mas com uma adaptação concernente às do aprofundamento da teoria do economista, com condições históricas, ficou denominada de teoria neomalthusiana, essa teoria atenta-se para o crescimento populacional decorrente dos países subdesenvolvidos, tal crescimento provocaria a escassez dos recursos naturais, além do agravamento da pobreza e do desemprego.

Você pode desprezar a realidade, mas não vai fugir das conseqüências de desprezar a realidade.

No Nordeste, que segue a seita dos nove dedos, nascem crianças a troco de caixa sem se importar com o alerta de Thomas Malthus. É uma Região fértil de seres imbecis e idiotas, que vão dominar o planeta por ser maioria, como diria o dramaturgo Nelson Rodrigues.

Quem vai salvar o mundo da fome é o MST com sua produção alimentar orgânica.

7 pensou em “THOMAS MALTHUS NUNCA ESTEVE ERRADO

  1. Ciço, meu bom compadre: se você pensar bem, os comunistas foram os que mais fizeram para reduzir a população do mundo para validarem as previsões do Malthus: mataram gente adoidados, principalmente de fome: na Ucrania, com o holomodor, na China com a doutrina do Mao, na Russia com Stalin, no Cambodia com Pol Pot e, se Deus e o STF ajudar, vão fazer o mesmo no Brasil, se o MST não nos salvar!!!!!!! Se a fome não for suficiente, houve ainda uma revolução castrista em Cuba, um regime na Venezuela, e assim “la nave vá”.
    Tenha um dia maravilhoso, cheio de saúde, paz e barriga cheia!

    • Boa noite estimado cumpade, amigo do peito.

      Veja a belezura que é o JBF: a gente abre o debate sobre determinado assunto e todos entram com as suas opiniões, concordando ou discordando, e todos nós saímos ganhando, e mais amigos porque houve uma discorda civilizada.

      Daí eu dizer há muito: todas as obras criadas por Luiz Berto serem geniais, inclusive e principalmente o JBF, que nos proporciona a liberdade de discordar de nós mesmos, quando lemos a opinião divergente ou não dos outros.

      Obrigado, cumpade Magnovaldo, o homem das crônicas de fino trato.

      Abraçaço.

    • Estimado Antonio Turci,

      Obrigado por nos proporcionar esse debate civilizado, concordando ou discordando.

      Como a Democracia é salutar, não?

  2. Caro Ciço, me desculpe, mas discordo totalmente de você.

    Para mim o título é:

    “Thomas Malthus nunca esteve tão errado”.

    Até experimentos com ratos provaram que TM estava errado, pois quando alimentados demais em um ambiente restrito, os ratos se reproduzem menos.

    Países desenvolvidos já estão tendo sua população reduzida.

    A produção de alimentos (ao menos no BR) está longe de chegar ao seu limite.

    E não, a Região NE não é fértil em seres imbecis e idiotas que irão dominar o mundo. É uma região rica em cultura ou mesmo em terras férteis (a terra lá é melhor que a da França e Israel). Fata educação.

    Estão melhorando, teve um aumento de votos no Bolsonaro em 22 em relação a 18, ao contrario do Sudeste, p. ex..

    Eu acredito no NE, que irá crescer e ter um padrão de vida bom. Quando? Um dia.

    • Estimado João Francisco,

      Eu juntei as peças que já existem nos escritos da Rede para suscitar o debate.

      Também não discordo do mestre, quando discorda de mim.

      O maior mérito do JBF é o de nos dar essa liberdade de discordar até de nós mesmos e concordar com o amigo que está do outro lado da linha discordando de nós.

      Forte abraço, grande amigo.

      • Caro Ciço, adoro um bom debate.

        Aprendo muito com isso.

        Se é com v., fico honrado.

        Obrigado pelas palavras.

        Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *