A PALAVRA DO EDITOR

«¿Y que demonios puede hacer Laricca aunque se entere?» Como vovó já dizia: “Se você acha que a educação sai caro, tente a ignorância…” ¿Hasta dónde llegarías por una buena cronica con huracán? ¡Todo lo que necesitas saber! “… Economize não lendo Sancho”. Eis o primeiro parágrafo ‘navideño’.

Viajando em finais de ano. Tem muito mala por aí. E muitas malas também. Malas chiques, malas caras, malas baratinhas, para todos os gostos e bolsos. Dizem uns e outros que Malafaia disse que Bolsonaro é covarde e omisso e que teria questionado: ‘Que porcaria de líder é esse?’ A extrema-esquerda, em peso aplaudiu até as mãos ficarem vermelhas, vermelhuscas, vermelhascas.

“As pessoas não se mudam do inferno porque já sabem o nome das ruas”. Estados Unidos, en alerta MÁXIMO – La tormenta Milton (un potente huracán de categoría 5) puede ser la peor tormenta del siglo: «La supervivencia no está garantizada».

JBF semillero de votos conservadores. Não briguem com os números. Efeito Bolsonaro, para desespero da TURMA DO CONTRA – O PL, PARTIDO de Jair Bolsonaro foi o grande vencedor do pleito 2024 e cresceu de 4,7 milhões de votos para prefeito em 2020 para 15,7 milhões de votos em 2024, um crescimento percentual de 236,2%.

E, sobre eleições municipais 2024, um domingueiro Cícero Tavares tascou: “Estou feliz porque nessas eleições o PT foi quase varrido do mata político democrático. Faltou apenas um ‘cabelin de sapo’, como diz um cientista da roça lá em Carpina”. Ah, antes que me esqueça, para o bem da DEMOCRIA, o furacão Pablo Marçal disse “alto e em bom som” que concorrerá à faixa de presidente da República em 2026.

«Esta es la elección más importante de nuestras vidas»… Dizeres de Elon Musk, multimillonario dueño de Tesla, SpaceX o X: «El presidente Trump tiene que ganar para preservar la Constitución» y «Tiene que ganar para preservar la democracia en EE.UU.»

E o perdulário Edmundo leu. NÃO SEI SE É PRA RIR OU PRA CHORAR… «No supimos diferenciar entre la verdad y la mentira». Edmundo González: «El 10 de enero voy a tomar posesión como presidente electo de Venezuela». A PERGUNTA INCÔMODA: E quem vai tirar ‘Madurito de la cadeirita’?

The road ahead until dawn… Quesliandra, ex-pareja, dijo: «Todas tenemos un idiota en el currículum sentimental»… «Feliz Navidad, que ya es Navidad en Maduroland, la tierra prometida a los rojos del mundo». «Todos lo sabemos» que é, por certo, um ótimo destino para as festas de final de ano com a família.

«Aferrarse al cargo»…O que passou, passou, mas… Centro Carter prova na Organização dos Estados Americanos, a ineficiente OEA (inútil como a ONU), que houve fraude e que o vitorioso no PLEITO venezuelano foi Urrutia. E o tirano ditador Maduro nem dá bola!!! Quem vai por o guizo no pescoço do gato? Segue o jogo…

Dijo Laricca a su madura hermana Larescca: «Me he gastado vuestro dinero en putas, Mary Juanna y cocaína». Há 4 grandes prazeres na vida: ler, trepar, viajar e esquece-me agora o nome do quarto. Antes da crônica vamos de UTILIDADE PÚBLICA – MELHOR IDADE… Depois dos 60 anos e mais, é preciso começar a treinar PARA beber. NÃO, NÃO É SACANAGEM DO SANCHO!!!!

Hablando en Maduro, maduros… Como nem os fubânicos são eternos, atenção aos idosos na hora de beber.

A recomendação é para que os idosos viciados em JBF se previnam contra ASFIXIA.

Pare tudo (inclusive a leitura desta gazeta escrota) e concentre-se em beber água com cuidado e devagar.

Os idosos são propensos a engasgar porque os músculos da garganta e da deglutição estão degenerados e carecem de força muscular.

Pneumonia causada por engasgo com água potável, leite, sopa e etcétera. é um problema comum entre os idosos.

Se houver idosos em casa, observe:

1.Use um canudo, se possível, ao beber água e mantenha a cabeça baixa ao engolir.

2. Beba sopa grossa em vez de sopa rala. A sopa rala flui rapidamente e é fácil engasgar quando a respiração não é suave.

3.Não beba líquidos enquanto ainda houver alimentos sólidos na boca ou enquanto mastiga. Se a água permanecer na boca por muito tempo, ela fluirá para a traqueia e causará asfixia se você não tomar cuidado.

4. Não fale nem vire a cabeça quando houver comida ou água na boca.

Os idosos não têm a mesma força e resistência física que os jovens.

Se líquido ou alimento entrar na traquéia e for expelido, o rosto ficará vermelho e a pressão arterial aumentará.

Às vezes, a asfixia pode ser fatal.
(FONTE: blog do Polibio Braga).

Já que o assunto está LIQUEFEITO, Arnaldo Lichtenstein, médico diretor técnico de clínicas do Hospital das Clínicas, explica:
“Toda vez que ensino medicina clínica para estudantes de medicina do quarto ano, faço a seguinte pergunta:
“Quais são as causas da confusão mental em pessoas idosas?”
Alguns respondem: “Tumores na cabeça”.
Eu respondo: Não!
Outros sugerem: “Os primeiros sintomas da doença de Alzheimer”.
Eu respondo novamente: Não!
E ficam de queixo caído quando noto a causa mais comum:
*Desidratação*
Pode parecer uma piada; mas não, este último motivo não é suspeito e extremamente importante.
Pessoas com mais de 60 anos geralmente param de sentir sede e como resultado, param de beber líquidos.
Quando ninguém está por perto para lembrá-los de beber líquidos, eles secam rapidamente.
Desidratação severa afeta todo o corpo.
Pode causar fraqueza muscular, fadiga, falta de motivação, confusão mental súbita, diminuição da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, angina (dor no peito).
Em casos muito extremos, coma e até morte.
Esse hábito de esquecer de beber líquidos começa aos 60 anos, quando temos pouco mais de 50% da água que precisamos ter em nosso corpo. Pessoas com mais de 60 anos têm um reservatório de água mais baixo.
Faz parte do processo natural de envelhecimento.
Mas há mais complicações.
Embora estejam desidratados, eles não sentem vontade de beber água porque seus mecanismos internos de equilíbrio não funcionam particularmente bem.
Resumo:
As pessoas com mais de 60 anos secam facilmente, não apenas porque têm menos água, mas também porque não sentem a falta de água no corpo.
Embora as pessoas com mais de 60 anos que possam parecer saudáveis, realizar reações e funções químicas pode ser prejudicial para todo o corpo.
Então aqui vão dois alertas:
1) Adquira o hábito de beber líquidos. Os líquidos incluem água, sucos, chá, água de coco, leite vegano, sopas e frutas ricas em água, como melancia, morango, melão e abacaxi;
A laranja e a tangerina também funcionam.
O importante é que a cada duas horas, você precisa beber alguns líquidos.
Lembre-se disso!
2) Alerta aos familiares: ofereça constantemente líquidos a pessoas com mais de 60 anos.
Ao mesmo tempo, observe-os.
Se você achar que eles repelem fluidos e ficam irritáveis, com falta de ar ou desatentos durante a noite, esses são quase certamente sintomas recorrentes de desidratação.
Você está inspirado a beber mais água agora?
Envie esta informação para outras pessoas.
Faça isso agora! Seus amigos e familiares precisam saber por si mesmos e ajudá-los a serem mais saudáveis e felizes!
É bom compartilhar com pessoas com mais de 60 anos.
(FONTE: Schirley).

“La buena esencia en frascos pequeños se guarda”, me diz o baixote bebedor Zé da Zana. “Nous deux encore”… Em seguida ‘el pequeño frasco’ oferece os beiços para Zephinha Roberttinha, a Vesga, ali instalar um beijo ruidoso. Pelo entusiamo do estalado (estralado) beijo creio que há ‘concordância verbal’ da moça com relação à cheirosa frase zeziana.

Quem ajuda uma borboleta a sair do casulo a mata; quem ajuda um broto a sair da semente invalida a germinação; quem tenta inscrever uma sereia no ‘Miss Miami Beach'(qué ha sido una atractiva rubia) a condena à morte, nos diz a Fada do Dente em seu discurso de formatura na Faculdade de Odontologia Jururubimbinha Dentysaber.

Parecendo falar sobre eleições, Coleen Hoover escreveu “Isto Acaba Aqui”. Um trecho bem eleitoral: “Todos os seres humanos cometem erros. O que determina o caráter de uma pessoa não são os erros que cometemos. É a forma como pegamos nesses erros e os transformamos em lições, em vez de desculpas.”

La degradación del debate político. Não se debatem ideias e projetos, mas tão só os podres do adversário… Zorros en el gallinero… Coitados dos cordeiros quando os lobos querem ter razão. Falando em lobos e cordeiros, balanço do pleito nas capitais…

JBF semillero de votos conservadores…Coleen Hoover escreveu “Isto Acaba Aqui”. Com Cristina na prefeitura, a Hoover poderá escrever “Boa Gestão Começa Ali”. Durante a campanha Graeml falou sobre “devolver vida ao centro de Curitiba”, “implantar educação financeira e empreendedorismo nas escolas” e “implantar a trilha do resgate para moradores de rua”.

De megafone em punho, que as feministas falem (alto e em bom som) de empoderamento feminino, com a Graeml na prefeitura curitibana, pois Cristina representa a essência de tudo de especial que se pode encontrar em uma filha de Eva (política, ainda, é território majoritariamente masculino), pois no segundo turno em Curitiba, quem ama a cidade sabe que mulheres cuidam (da gente, de gente, da casa, dos filhos, dos maridos, das próprias carreiras, da ura, do bairro, da cidade.

Sim, ainda temos alguns poucos jornalistas que nos enchem, de orgulho. A jornalista Cristina Graeml: “cristã, direita raiz” e “única candidata conservadora” na capital do Paraná, vencerá o 2º turno em Curitiba, a maior cidade do Sul do Brasil, Curitiba, uma grata, bela e necessária surpresa chamada Cristina Graeml tirou o PMB do quase anonimato e fechou com chave de ouro o domingueiro primeiro turno das eleições municipais.

É um pássaro? É um avião? Não. É uma super-mulher ou melhor, um metoro que fez estrago na concorrência e levou pânico ao sistema. Metoro Graeml observado a olho nu parecia pequeno, tanto que na pesquisa Quaest do dia 17 de setembro, aparecia com apenas 5% das intenções de voto. O índice saltou para 21% na pesquisa seguinte, na véspera de eleição — e Graeml acabou conquistando mais de 31% dos votos na cidade. Ardeu feito pimenta e tirou o sono e a tranquilidade do Pimentel.

Para os que não a conhecem, algo quase impossível, Graeml é uma excelente jornalista, com brilhante e competente atuação em veículos como a emissora RPC, afiliada da TV Globo no Estado, na Jovem Pan News e colunista do jornal Gazeta do Povo, veículo defensor de opiniões conservadoras e de direita.

Mulher é bicho esquisito e esta está em sua primeira empreitada/aventura na política, após anos ganhando reconhecimento pela excelência jornalística – como honra ao mérito, em sua sala de troféus prêmios de relevância nacional, como o Esso e o Tim Lopes, por reportagens na RPC em que denunciou esquema de contratação de funcionários fantasmas e desvio de dinheiro na Assembleia Legislativa do Paraná, em 2010 (sim, precisa ter muita coragem para cutucar onças com vara curta).

Não à toa cantava a Lee: …”Não provoque, é cor de rosa choque…

«O Verão já se acabou, o primaveril Outubro está-se a esparramar, Jururubimbinha quase se evapora com tanto Sol a brilhar lá fora, mas a eleição de Graeml – Partido da Mulher Brasileira (PMB) faz com que o Sol brilhe ainda mais na terra das gigantes araucárias».

Da Zana era tio do espoleta Joãozinho (sonha o moleque em ser ginecologista, ou como ele mesmo diz “espião da casa do caralho”) que, cruzando o portão da escola, leu: “Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar”, ENSINOU Jose Ortega Y Gasset. Falando em bem ensinar, eis Joãozinho, futuro espião.

Una estraña placa en el jururubimbiano Colégio Estadual Professora Marya Yelena Noytaba, onde nosso anti-herói joãozístico brilha quando o assunto é CONHECIMENTOS GERAIS: “Este colegio no es Howarts ni sus niñas son Hermione”.

Joãozinho ou melhor, João Francisco, que lá aprendeu as primeiras letras, em seu tempo de escola era um “menino impossível”. Na semana alusiva ao Dia do Professor (15 de outubro), a direção resolve promover gincana de todas as matérias para premiar, com uma viagem às Cataratas do Iguaçu, os melhores alunos.

O diretor Berto manda a secretária Chupicleide dividir as classes em vários grupos de 4. E esta crônica nos leva à sala de gincana sobre Conhecimentos Gerais.

Quando a fessora abria a boca para a primeira pergunta, das seis previstas, Joãozinho, líder de sua equipe, grita para os adversários:

– Nós vamos arrasar com vocês, cambada de idiotas analfabetos!!!!!!

O olhar furibundo da mestra ao pirralho o silenciou. Começa a disputa…

– Quem descobriu a América?

O grupo de Joãozinho rapidinho responde através da aluna Schirley:

– Cristóvão Colombo!

E o Joãozinho, alucinado: – Eu não falei? Bando de orelhudos, 1 a 0. É nóis !!!

A professora Rosallie dirige a ele um significativo gesto com a mão no pescoço que remete ao ato de degolar alguém e prossegue:

– Que idioma se fala na Espanha?

O grupo de Joãozinho, pela voz de Beni, responde:

– O espanhol é o idioma oficial, fessora!!!! E existem outras quatro línguas co-oficiais em seis das 17 comunidades autônomas. Catalão – falado na Catalunha, capital de Barcelona, Valência e nas Ilhas Baleares; Galego – originário da região da Galícia, o idioma é uma das bases do português, tendo a mesma origem latina; Basco – também conhecido como vasco ou euskera, é o mais complexo dos idiomas e também um dos mais antigos; e Aranés, ou Occitano – proveniente da língua romana.

E o Joãozinho:

– Viram? Seus filhos diégua, 2 a 0 !!

A professora grita:

– Cala a boca, Joãozinho!!! Terceira pergunta: Como Cristóvão Colombo chegou à América?

O grupo de Joãozinho, com Ciço, responde:

– Nas caravelas vascaínas.

Joãozinho, emocionadíssimo, diz:

– Eu bem que avisei, seus sacos de merda, 3 a 0!!!

A professora, desesperada, urra:

– Joãozinho!!! Levanta e sai, porra!!!

Joãozinho responde de imediato:

– O pênis, fessora! Show! 4 a 0, seus babacas !!!

A professora indignada volta a gritar:

– Joãozinho, sai e não volta mais !!!!! Joãozinho contente
responde:

– O cocô, professora. Hahaha, se fuderam, 5 a 0 !!!

A professora, não aguentando mais, grita, esmurra a mesa, atraindo à sala toda a direção da escola. Ouve-se a estrondosa voz de BARÍTONO do diretor Luiz Berto :

– Joãozinho, SAI E só VOLTA DEPOIS DE UM MÊS!!!

Essa era moleza. Joãozinho, feliz da vida, responde aos berros:

– MENSTRUAÇÃO!!! PUTA QUE PARIU, 6 a 0. GANHAMOOOOOOOSSS !!!!!!!!! Porra, caralho, puta que pariu!!! É nóis!!!!

“Pumpkin” e “Honey Bunny”, avôs de Joãozinho, estão tomando café da manhã na sede do JBF. Eles decidem assaltar o lugar, raptar Chupicleide e dar uns tapas em Luiz Berto, só por diversão, pois o filme já vai começar…

Muito recomendo “Reviver o Passado em Pulp Fiction”, de Mia Wallace. Sim, a gatinha MIA. O que há na valise de Marsellus Wallace? Na vindoura segunda, a ‘quentiana’ produção independente (montada com – acreditem no valor da bagatela – US$ 8,5 milhões), A película Pulp Fiction, ícone cult entre os cinéfilos, completa 30 anos (tempo não passa, voa) de sua estreia, realizada no dia 14 de outubro de 1994.

Toda vez que Vince vai ao banheiro, algo muito ruim acontece. Ainda na fase ACREDITE SE PUDER, Tarantino pagou somente US$ 20 por semana para John Travolta, Uma Thurman, Bruce Willys e Samuel L. Jackson. e, na BASE do vamos economizar geral, o carro dirigido por Vincent no filme, um 64 Malibu vermelho, pertencia a Tarantino na vida real. A carteira de Jules, escrita “Bad Mother Fucker”, também era de Tarantino.

E, para alegria de Ciço, Di, Zé Ramos e D Matt, as digitais de Tarantino ficaram espalhadas por toda a obra (o universo estilizado hiper-violento, enredo não-linear, os diálogos longos e elaborados, as referências a romances policiais).

Contabilizou Ciço que os US$ 214 milhões na bilheteria mundial, consagra Pulp Fiction como o “filme independente” mais rentável até então. Concorreu a sete Oscars (e merecia 7 estatuetas do careca desejado), venceu o de Melhor Roteiro Original e elevou Tarantino ao OLIMPO.

Ops, já deixamos o Tarantino no sofá e você nem avisou. Surpreende-se o leitor sanchiano que ainda haja gente que não sabe ler e escrever. “É o caso de Horácio: sabe como se chama cada uma das letras do alfabeto, até é capaz de as escrever uma a uma, mas, na sua cabeça, elas estão como que desligadas; quando recebe uma carta tem de «ir à Beatriz», funcionária do posto dos correios e juntadora de letras. Na sua ronda, o carteiro Rui nunca se pode esquecer da almofada de tinta, para os que só conseguem «assinar» com o indicador direito. Em Portugal, onde, em 2021, persistiam 3,1% de analfabetos, estas histórias são quase arqueologia social, testemunhos de um mundo prestes a desaparecer.” («Um Dedo Borrado de Tinta, Histórias de Quem Não Pôde Aprender a Ler» de Catarina Gomes).

Um brinde à vida (bem mais precioso), AOS QUE realmente se dedicam à melhorar a EDUCAÇÃO e uma prece a Deus (sem ele nada somos); quanto ao resto a gente corre até alcançar… “É Assim que Acaba”, com Blake Lively, que é apaixonada por Sancho, chega ao catálogo Max em 11 de outubro, ou seja, hoje. É assim que acaba esta curtíssima e sanchiana crônica (don’t cry for me)…

Nunca saia desatento de uma crônica sanchiana, sabe-se lá o que o destino lhe reserva. Freaky Friday WITH ‘6 PS’ (AINDA BEM QUE NEM TODA SEXTA-FEIRA É 13) – PS1: CINE SANCHO – “¡abróchate el cinturón y prepárate! Desliga o cérebro e curta”. «Quero apenas falar de cinema. Por que temos que falar de outra coisa? Com o cinema é possível falar sobre tudo», afirmou Jean-Luc Godard. Déjate guiar por um sátiro y sexta-ferínico muito louco Sancho para estar al día de todas las novedades al momento – ¿En serio? Fede Álvarez DIJO: «Mientras haya tabúes en el mundo, habrá cine». COMING SOON: ‘Jurassic World: Rebirth’ con Scarlett Johansson, Jonathan Bailey y Mahershala Ali, dirigidos por Gareth Edwards y con estreno previsto para el 2 de julio de 2025… BILHETERIA – Com US$ 1,32 bilhão de arrecadação ao redor do mundo até o momento, Deadpool & Wolverine se tornou a sétima maior bilheteria da história entre filmes de super-heróis (Top 10: 1) Vingadores: Ultimato (2019) – US$ 2.748 bilhões; 2) Vingadores: Guerra Infinita (2018) – US$ 2.048 bilhões; 3) Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021) – US$ 1.908 bilhão; 4) Os Vingadores (2012) – US$ 1.515 bilhão; 5) Vingadores: Era de Ultron (2015) – US$ 1.395 bilhão; 6) Pantera Negra (2018) – US$ 1.334 bilhão; 7) Deadpool & Wolverine (2024) – US$ 1.320 bilhão; 8) Homem de Ferro 3 (2013) – US$ 1.215 bilhão; 9) Capitão América: Guerra Civil (2016) – US$ 1.151 bilhão; 10) Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) – US$ 1.132 bilhão). E lá foi Sancho encarar um filme como complemento a um gigante balde de pipocas, afinal, nem só de pão, picanha governamental, jornada laboral, ‘fellationes’ o ‘cunilinguus’ vive o homem. ♫ ♬ ♩No escurinho do cinema / Chupando Drops de anis / Longe de qualquer problema / Perto de um final feliz ♫ ♬ ♩. ESTRENOS UCM – “Soy la Señorita Minutos. Bienvenidos a la guía sobre los seres y eventos que conforman el universo conocido como Tierra-616. También llamada comúnmente como la Sagrada Línea Temporal”. (datas a confirmar): Captain America: Brave New World – February 14, 2025; Los Thunderbolts – 2 de mayo de 2025; Los Cuatro Fantásticos –25 de julio de 2025; Blade – 7 de noviembre de 2025; Estreno sin título – 13 de febrero de 2026; Vengadores: La dinastía de Kang – 1 de mayo de 2026; Estreno sin título – 24 de julio de 2026; Estreno sin título – 6 de noviembre de 2026; Vengadores: Secret Wars – 7 mayo de 2027; ESTRENOS DC Comics – Warner Bros. Discovery – (datas a confirmar) -Superman: Legacy – David Corenswet interpretará al Hombre de Acero, mientras que Rachel Brosnahan ha sido elegida para protagonizar a Lois Lane. Isabela Merced como Hawkgirl, Edi Gathegi como Mister Terrific, Nathan Fillion como el green Lantern, Guy Gardner y Anthony Carrigan como Metamorpho. Superman: Legacy se estrenará en los cines el 11 de julio de 2025; Batman: Parte II – Warner Bros. pospone el lanzamiento de ‘The Batman 2’ hasta 2026 (3 de octubre de 2026); Supergirl: Mujer del mañana (Kara Zor-El); The Brave and the Bold (Los valientes y los Bravos – “la familia Bat”); Paradise Lost: Wonder Woman (ambientada en la isla de Themyscira antes del nacimiento de Diana); Booster Gold; Creature Commandos (serie animada para HBO Max); “Waller” – Serie de televisión protagonizada por Amanda Waller; Linternas Verdes (Green Lanterns); La Cosa del Pantano (Swamp Thing – “La historia que investigará los oscuros orígenes de La Cosa del Pantano”); The Authority; 2024 en streaming – Series y películas que vienen pisando fuerte – Netflix – OUTUBRO – Casamento às Cegas, 7ª temporada (02/10); Heartstopper, 3ª temporada (03/10); O Poço 2 (04/10); O Menino e a Garça (07/10); Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes (07/10); O Caso dos Irmãos Menendez (07/10); A Família Adams 1 e 2 (08/10); Outer Banks, 4ª temporada – Parte (10/10); Tomb Raider: A Lenda de Lara Croft (10/10); Jurassic World: Teoria do Caos, 2ª temporada (17/10); A Profecia do Inferno, 2ª temporada (25/10); Corte no Tempo (30/10) y Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba (31/10); The Shadow Strays (con Aurora Ribero, Ali Fikry, Adipati Dolken, Andri Mashadi y Hana Malasan) estará disponible en Netflix a partir del 17 de octubre de 2024. PRIME VIDEO – Rivais (01/10); O Que Acontece Depois (01/10); A Lenda de Vox Machina, 3ª temporada (03/10); Os Anéis de Poder, 2ª temporada: episódio final (03/10); Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2 (11/10); Contra o Mundo (11/10); Citadel: Diana, 1ª temporada (14/10); Irmãos (17/10); The Office – Austrália, 1ª temporada (18/10); Abigail (18/10); Maníaco do Parque (18/10); Canary Black (24/10); Like a Dragon: Yakuza, 1ª temporada (25/10); MAX – Pinguim (novos episódios aos domingos) – (La serie ‘El Pingüino’ con Colin Farrell en el papel del Pingüino. El reparto de ‘El Pingüino’ estará completo por: Cristin Milioti (‘The Wolf of Wall Street’, ‘Fargo’, ‘Made for Love’), Rhenzy Feliz, Michael Kelly, Shohreh Aghdashloo, Deirdre O’Connell, Clancy Brown, Michael Zegen, James Madio y Scott Cohen, entre otros); A Hora do Vampiro (03/10); Velma: Esse Halloween Precisa Ser Mais Especial! (03/10); A Franquia (06/10); É Assim Que Acaba (11/10); Astronauta (18/10); Horizon: An American Saga – Parte 1 (18/10); Superman & Lois, 4ª temporada (24/10); Armadilha (25/10); Liga da Justiça: Crise nas Infinitas Terras – Parte 3 (25/10); Georgie & Mandy’s First Marriage (31/10); Irmão do Jorel, 5ª temporada (em breve); Dragon Ball Daima (em breve); DISNEY+ – Agatha Desde Sempre (novos episódios às quartas-feiras); Prenda a Respiração (03/10); Tipos de Gentileza (10/10); Grotesquerie (23/10, episódios 1 e 2); APPLE TV+ – Onde Está a Wanda?, 1ª temporada (02/10); Disclaimer (11/10); Falando a Real, 2ª temporada (16/10); Passado, 1ª temporada (25/10);♫ ♬ ♩ Não vou bancar o santinho / Minha garota é Mae West / Eu sou o Sheik Valentino / Acenderam as luzes, cruzes / Que flagra / Que flagra / Que flagra, uh uh / La la la la la / Uh uh / La la la la la / La la la la la ♫ ♬ ♩. Um aviso final e muito importante: datas de estreias sempre estão sujeitas a muitas variáveis (inclusive cancelamento), e, portanto, mudam ao sabor do vento e dos acontecimentos, afinal, escândalos, chilique de estrelas, chefões ou diretores, perigo de “flop” e até mesmo um peido de um poderoso ou “ditadorzinho de merdha” de plantão pode mudar os destinos da humanidade.

PS2: BIBLIOTECANDO – Programe-se e vamos aos EVENTOS e às feiras (datas e horários podem ser alterados em virtude de “n” fatores): – ATENÇÃO: Quer incluir seu evento literário e do mercado editorial na lista? Coloque as informações nos comentários e ele será incluído aqui já na semana seguinte. CALENDÁRIO: 1) Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) – De 09 a 13 de outubro, coincidindo com a tradicional “Semana do Saco Cheio” nas escolas de todo o país. Assim docentes e alunos terão mais possibilidade de estar presentes na Festa Literária Internacional de Paraty; 2) Istanbul Book Fair 2024    De 2 a 10 novembro 2024 Tüyap Fair Convention & Congress Center. Setores: Tempo Livre, Literatura, lazer, livros. Mais informação.: istanbulkitapfuari.com; 3) FIL – Feria Internacional del Libro de Guadalajara, de sábado 30 novembro a domingo 8 dezembro 2024. Expo Guadalajara Centro de Exposiciones, Guadalajara, México. Mais informação.: fil.com.mx..

PS3: El deporte (cualquier uno), es un maravilloso invento humano, tiene reglas, cada uno las suyas, para que el juego sea juego y además sea limpio y justo, pero quedan tantos intereses escusos em juego… FUTGOZO – FUTEBOL & FURUNFA – AMÉRICAS – BEBETO DE FREITAS: “O ESPORTE NO BRASIL É UMA CASCA DE OVO. UM OVO LINDO, BRANCO, SÓ QUE DENTRO ELE ESTÁ PODRE.” Ensinou Knute Rockne: “O desporto não serve para criar caráter, apenas para revelar o que existe”.

3.1) CAMPIONATO BRASILIANO di calcio – la 68ª edizione) – SÉRIE A – (TOP/20-BRASIL) – hora da onça beber água – CONTAGEM REGRESSIVA 8,7,6,5… COMPLEMENTO – JORNADA 6 – Wednesday, October 9, 2024 – Clube Atlético Mineiro 2-1 Grêmio Foot Ball Portoalegrense; La trentesima giornata – Wednesday, October 16, 2024 – São Paulo x Vasco, Fortaleza x Atlético-MG; Thursday, october 17, 2024 – FLA-FLU – Clube de Regatas do Flamengo vs Fluminense Football Club, Corinthians x Athletico-PR, Friday, october 18, 2024 – Atlético-GO x Cuiabá, Botafogo x Criciúma, Cruzeiro x Bahia; Saturday, october 19, 2024 – Grenal 443 – Beira-Rio – Sport Club Internacional vs Grêmio Foot Ball Portoalegrense, Vitória x Bragantino; Sunday, october 20, 2024 – Juventude x Palmeiras; COMPLEMENTO – JORNADA 17 -Tuesday, October 22, 2024 – Fluminense Football Club vs Clube Athletico Paranaense; COMPLEMENTO – JORNADA 19 – Friday, October 25, 2024 -Club de Regatas Vasco da Gama vs Cuiabayern Esporte Clube; COMPLEMENTO – JORNADA 17 – Wednesday, October 30, 2024 – Sport Club Internacional vs Clube de Regatas do Flamengo; La trentunesima giornata – Grêmio x Atlético-GO, Atlético-MG x Internacional, Vitória x Fluminense, Flamengo x Juventude, Vasco x Bahia, Palmeiras x Fortaleza, Bragantino x Botafogo, Athletico-PR x Cruzeiro, Cuiabá x Corinthians, Criciúma x São Paulo; La trentaduesima giornata – Internacional x Criciúma, Cruzeiro x Flamengo, Bahia x São Paulo, Fluminense x Grêmio, Botafogo x Vasco, Corinthians x Palmeiras, Bragantino x Cuiabá, Athletico-PR x Vitória, Atlético-GO x Atlético-MG, Juventude x Fortaleza; La trentatreesima giornata – Internacional x Fluminense, Cruzeiro x Criciúma, Vitória x Corinthians, Flamengo x Atlético-MG, Botafogo x Cuiabá, Palmeiras x Grêmio, São Paulo x Athletico-PR, Fortaleza x Vasco, Atlético-GO x Bragantino, Juventude x Bahia; La trentaquattresima giornata – Grêmio x Juventude, Atlético-MG x Botafogo, Bahia x Palmeiras, Fluminense x Fortaleza, Vasco x Internacional, Corinthians x Cruzeiro, Bragantino x São Paulo, Athletico-PR x Atlético-GO, Cuiabá x Flamengo, Criciúma x Vitória; La trentacinquesima giornata – Internacional x Bragantino, Cruzeiro x Grêmio, Bahia x Athletico-PR, Fluminense x Criciúma, Botafogo x Vitória, Corinthians x Vasco, São Paulo x Atlético-MG, Fortaleza x Flamengo, Atlético-GO x Palmeiras-SP, Juventude x Cuiabá; La trentaseiesima giornata – Grêmio x São Paulo, Atlético-MG x Juventude, Vitória x Fortaleza, Flamengo x Internacional, Vasco x Atlético-GO, Palmeiras x Botafogo, Bragantino x Cruzeiro, Athletico-PR x Fluminense, Cuiabá x Bahia, Criciúma x Corinthians; La trentasettesima giornata – Internacional x Botafogo, Cruzeiro x Palmeiras, Vitória x Grêmio, Fluminense x Cuiabá, Vasco x Atlético-MG, Corinthians x Bahia,, São Paulo x Juventude, Athletico-PR x Bragantino, Atlético-GO x Fortaleza, Criciúma x Flamengo; La trentottesima giornata – Grêmio x Corinthians, Atlético-MG x Athletico-PR, Bahia x Atlético-GO, Flamengo x Vitória, Botafogo x São Paulo, Palmeiras x Fluminense, Bragantino x Criciúma, Fortaleza x Internacional, Cuiabá x Vasco, Juventude x Cruzeiro… La ventinovesima giornata – Thursday, october 3, 2024 – Criciúma Esporte Clube 2-0 Atlético Clube Goianiense, Fluminense Football Club 1-0 Cruzeiro Esporte Clube; Friday, october 4, 2024 – Grêmio Foot Ball Portoalegrense 3-1 Fortaleza Esporte Clube; Saturday, october 5, 2024 – Clube Athletico Paranaense 0-1 Botafogo de Futebol e Regatas, Clube Atlético Mineiro 2-2 Esporte Clube Vitória, Red Bull Bragantino 0-0 Sociedade Esportiva Palmeiras, Esporte Clube Bahia 0-2 Clube de Regatas do Flamengo, Cuiabayern Esporte Clube 2-0 São Paulo Futebol Clube, Club de Regatas Vasco da Gama 1-1 Esporte Clube Juventude, Sport Clube Corinthians Paulista 2-2 Sport Club Internacional; CLASSIFICAÇÃO: A) Timecos na Zona ou na beira do abismo (Z7 – times que mesmo tomando FERRO a cada jornada continuam apresentado um futebol ANÊMICO é algo inexplicável para a ciência) – 7Anêmicos – Juventude, Athlético, Fluminense, Vitória, Corinthians, Cuiabá y LANTERNA Atlético Clube Goianiense: “È da un po’ che non vinciamo, ma serve pazienza”. B) Timaços no TOPO (están en el «momento perfecto» – Top 7 – “Estamos arriba y queremos seguir ahí” – Ecco le cifre: LÍDER (primeiro colocado) Botafogo de Futebol e Regatas (60 pontos em 27 jornadas de 38), seguido por Sociedade Esportiva Palmeiras (57 pontos), Fortaleza Esporte Clube (55 pontos) Clube de Regatas do Flamengo (51 pontos), São Paulo Futebol Clube (47 pontos), Sport Club Internacional (46 pontos), Esporte Clube Bahia (45 pontos).

3.2) CAMPIONATO BRASILIANO di calcio – SÉRIE B – (TOP/40-BRASIL) – TOP 4 (30/38) – Grêmio Novorizontino 54, Santos Futebol Clube 53, Sport Club do Recife 50 y Mirassol Futebol Clube 50; La la trentunesima giornata – Wednesday, october 9, 2024 – Paysandu Sport Club 2-0 Associação Chapecoense de Futebol, Friday, october 11, 2024 – Grêmio Novorizontino-Sport Club do Recife, Avaí Futebol Clube-América Futebol Clube-MG; Saturday, october 12, 2024 – Ceará Sporting Club-Associação Atlética Ponte Preta, Santos Futebol Clube-Mirassol Futebol Clube, Botafogo Futebol Clube-SP-Operário Ferroviário Esporte Clube; Sunday, october 13 – Coritiba Foot Ball Club-Amazonas Futebol Clube, Goiás Esporte Clube-Vila Nova Futebol Clube; Monday, october 14 – Brusque Futebol Clube-Ituano Futebol Clube, Guarani Futebol Clube-Clube de Regatas Brasil; La la trentesima giornata – Thursday, october 3, 2024 – Operário Ferroviário Esporte Clube 3-2 Associação Chapecoense de Futebol; Friday, october 4, 2024 – Amazonas Futebol Clube 1-0 Grêmio Novorizontino; Clube de Regatas Brasil 3-2 Paysandu Sport Club, Avaí Futebol Clube 0-0 Brusque Futebol Clube, América Futebol Clube-MG 2-1 Coritiba Foot Ball Club, Ituano Futebol Clube 1-0 Guarani Futebol Clube; Saturday, october 5, 2024 – Mirassol Futebol Clube 1-0 Vila Nova Futebol Clube, Associação Atlética Ponte Preta 1-0 Botafogo Futebol Clube-SP; Monday, october 7 – Goiás Esporte Clube 3-1 Santos Futebol Clube, Sport Club do Recife 2-1 Ceará Sporting Club. Macaca vs Bugre (o último dérbi campineiro de 2024 – Associação Atlética Ponte Preta vs Guarani Futebol Clube. O maior clássico do interior do Brasil acontecerá no dia 20 de outubro, às 18h30, no estádio Moisés Lucarelli, válido pela 32ª rodada).

3.3) CAMPIONATO BRASILIANO di calcio – SÉRIE C (TOP/60-BRASIL) -SUBINDO – Recém-chegados à divisão C/2024 após o acesso na Série D em 2023, Associação Ferroviária de Esportes e Athletic Club, continuam a subir no ELEVADOR BRASILEIRÃO (top4) e estão na B/2025 (TOP/40-BRASIL). Companheiros de elevador de subida da dupla, formando o Quarteto Feliz, temos Volta Redonda Futebol Clube-RJ e Clube do Remo. Para o alto e avante!!! Jornada 6/6 – última rodada – GRUPO A – Botafogo-PB 3-0 Remo, Almeidão, em João Pessoa, no sábado (05) e São Bernardo 1-2 Volta Redonda, estádio 1º de Maio, no mesmo dia. Jornada 6/6 – GRUPO B – No sábado (05), Athletic-MG 2-1 Londrina, Arena Sicredi e Ferroviária 4-2 Ypiranga, Arena Fonte Luminosa. Os dois primeiros de cada grupo garantiram o acesso à Série B/2025. Classificados à Série B/2025: Grupo A – Voltaço e Remo e no B Athletic-MG e Ferroviária. Os campeões de cada chave disputam a grande final da série C nos dois próximos finais de semana, ou seja, Athletic Club vs Volta Redonda Futebol Clube; o Guerreiro decide, contra o Voltaço (46 pontos) o segundo jogo em casa, por somar melhor campanha geral (50 pontos). Havendo empate no agregado, disputa do título nos pênaltis. FINAL – andata – sábado (12/10), às 17h30, no Raulino de Oliveira – Volta Redonda Futebol Clube vs Athletic Club y ritorno – sábado (19/10), às 17h30, na Arena Sicredi, em São João del-Rei – Athletic Club vs Volta Redonda Futebol Clube.

3.4) CAMPIONATO BRASILIANO di calcio – SÉRIE D – CAMPEÃO – Fênix de Camaragibe – Retrô Futebol Clube Brasil. Anápolis Futebol Clube-GO, Maringá Futebol Clube-PR, Retrô Futebol Clube Brasil-PE e Associação Olímpica de Itabaiana-SE ascenderam à Série C/2025 (TOP/60-BRASIL).

3.5) Copa Paulista – FINAL – Pantera de Votuporanga vs Azulão vão decidir a PARADA. Ida – Sábado (05/10 – 15h) – Arena Plínio Marin, em Votuporanga – Clube Atlético Votuporanguense 1-0 Atlético Monte Azul y Volta – Sábado (12/10 – 15h) – estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, em Mirassol – Atlético Monte Azul x Clube Atlético Votuporanguense. O campeão escolhe Copa do Brasil ou a Série D/2025 e embolsa premiação de R$ 250 mil. O vice fica com a vaga dispensada pelo campeão e R$ 150 mil.

3.6) COPA DO BRASIL 2024 – (36e édition) – Victory belongs to the most tenacious – A bela Demi Moore informa que confrorta-se-ão na fase de Demi-finales – Andata – 2 de outubro (quarta-feira) – 19h15 – Arena MRV (Amazon Prime Video) – Clube Atlético Mineiro 2-1 Club de Regatas Vasco da Gama y 21h45 – Maracanã – Derby del Popolo – Clube de Regatas do Flamengo 1-0 Sport Club Corinthians Paulista; Tudo combinado e nada resolvido, pois Vasco e Corinthians ainda podem sonhar, pois jogam em seus domínios os confrontos de VOLTA. Ritorno – 19 de outubro (sábado) – 18h30 – São Januário -Club de Regatas Vasco da Gama vs Clube Atlético Mineiro y 20 de outubro (domingo) – 16h00 – Arena Lulão – Derby del Popolo – Sport Club Corinthians Paulista vs Clube de Regatas do Flamengo.

3.7) CONMEBOL – LIBERTADORES – “glória eterna” – Libertadores de 2024 – est la 65e édition – restam 4 na disputa pela “Glória Eterna” (frase marqueiteira, mequetrefe e exagerada) – Semifinales (semanas de 23 e 30 de outubro) – Botafogo de Futebol e Regatas vs Club Atlético Peñarol y Club Atlético River Plate vs Clube Atlético Mineiro.

3.8) SUL-AMERICANA (SULLA MYRANDA CUP – es la vigésima tercera edición) – Fase Semifinal: 23/10 e 30/10; Final: 23/11. Semifinal: 23/10 e 30/10; Final: 23/11.

3.9) DIVERSOS – Uruguayão 2024 – 121ª edição da primeira divisão do futebol uruguaio – Torneo Intermedio (Club Nacional de Football campeón) – FINAL – 4/8 – Estadio Centenario – Superclásico – Club Nacional de Football 1-1(11-10) Club Atlético Peñarol; Copa Chile 2024 (44.a edición) – 10/9 – Zona Norte – FINAL – Club de Deportes Iquique 1-2 y 0-1 (Agregado 1-3) Coquimbo Unido; Zona CENTRO-Norte – FINAL – Club Universidad de Chile 5-0 y 0-1 (Agregado 5-1) Club Deportivo Palestino; Zona CENTRO SUR – FINAL – Club Social y Deportivo Colo-Colo 0-3 Club Deportivo Magallanes y Zona SUR – FINAL – Club Deportivo Ñublense vs Club Deportivo Huachipato; SEMIFINALES – Campeón Zona Norte vs Campeón Zona CENTRO-Norte y Campeón Zona Sur vs Campeón Zona CENTRO-Sur; COPA ARGENTINA 2024 (décima quarta edição) – Quarterfinals – Viertelfinale (Quarts de finale) – Tuesday, October 15, 2024 – Club Atlético Vélez Sarsfield-Club Atlético Independiente, Clube Atlético Central Cordoba-Clube Atlético Temperley, Club Atlético Talleres-Club Atlético Huracán y Club Atlético Boca Juniors-Club de Gimnasia y Esgrima La Plata; Argentinão 2024 – Campeonato de Primera División 2024/Liga Profesional 2024 (la nonagésima quinta temporada y el centésimo trigésimo noveno torneo de la era profesional de la Primera División del fútbol argentino, y el cuarto organizado por la Liga Profesional, órgano interno de la Asociación del Fútbol Argentino). De maio a dezembro. Líder: Club Atlético Vélez Sarsfield – 33/45 possíveis. Saturday, September 21, 2024 – Superclásico Argentino – Club Atlético Boca Juniors 0-1 Club Atlético River Plate; Monday, September 23, 2024 – Club Atlético Vélez Sarsfield 2-0 Club Estudiantes de La Plata. Futebol de Base – Lapidário (DIAMANTES, OURO, OURO DE TOLO, PRATA DA CASA) -Campeonato Paulista Sub-20 – Viertelfinale (Quarts de finale) – São Paulo x Desportivo Brasil, Palmeiras x Corinthians, Santos x Ibrachina y Novorizontino x Red Bull Bragantino; Campeonato Paulista Sub-17 – Viertelfinale (Quarts de finale) – São Paulo x Juventus, Santos x Ituano, Ferroviária x Novorizontino y Palmeiras 3-1 Corinthians. Campeonato Paulista Sub-15 – Viertelfinale (Quarts de finale) – Palmeiras x Guarani, Corinthians x Ferroviária, Santos x Ibrachina y Ituano x Desportivo Brasil.

PS4: FUTGOZO – FUTEBOL & FURUNFA – EUROPA – “En el fútbol, el estado de héroe y leyenda se da con demasiada facilidad”, dijo Steven Gerrard.

4.1) TORNEIOS ENTRE SELEÇÕES DA UEFA – UEFA Nations League – Três campeões: Portugal conquistou o primeiro troféu no Estádio do Dragão, França levou a melhor no Stadio Giuseppe Meazza e Espanha bateu a Croácia nas grandes penalidades, em 2023. Ligue des nations de l’UEFA – Jornada 3: 10-12 de outubro de 2024. Ligue des nations de l’UEFA – Ligue des nations – Jornada 4: 13-15 de outubro de 2024; Jornada 5: 14-16 de novembro de 2024; Jornada 6: 17-19 de novembro de 2024. Sorteio do play-off da fase a eliminar: novembro de 2024; Play-off da fase a eliminar: 20-25 de março de 2025; Quartos-de-final da Liga A: 20-25 de março de 2025; Fase final: 4-8 de junho de 2025. Grandes novidades: criação dos quartos-de-final e de um play-off de subida/descida.

4.2) TORNEIOS DE CLUBES DA UEFA y en las Ligas Europeias:

4.2.1) UEFA Champions League 2024-25 – (70ª edição da Liga dos Campeões da UEFA) – ¡Bienvenidos!¡VUELVE LA CHAMPIONS LEAGUE! UEFA Champions League 2024-25 – (70ª edição da Liga dos Campeões da UEFA) – ¡Bienvenidos!¡VUELVE LA CHAMPIONS LEAGUE! Partidos de la Fase Liga de la Champions League esta temporada – Partidos de la Fase Liga de la Champions League esta temporada – jornada 3: 22/23 de octubre de 2024; jornada 4: 5/6 de noviembre de 2024; jornada 5: 26/27 de noviembre de 2024; jornada 6: 10/11 de diciembre de 2024; jornada 7: 21/22 de enero de 2025 y jornada 8: 29 de enero de 2025.

4.2.2) EUROPA LEAGUE – “Sé lo que necesito para ganar”…
Partidos de la Fase Liga de la EUROPA LEAGUE esta temporada – 2e journée – Jeudi 3/10/2024 – Real Sociedad de Fútbol 1-2 Royal Sporting Club Anderlecht, Turn- und Sportgemeinschaft 1899 Hoffenheim 2-0 Futbolniy Klub Dynamo Kyiv, Ferencvárosi Torna Club 1-2 Tottenham Hotspur Football Club, Società Sportiva Lazio 4-1 Olympique Gymnaste Club Nice, Maccabi Tel Aviv Football Club 0-2 Football Club Midtjylland, Olympiacos Club of Fans of Piraeus 3-0 Sporting Clube de Braga, Sportovní klub Slavia Praha 1-1 Amsterdamsche Football Club Ajax, Qarabağ Futbol Klubu 1-2 Malmö Fotbollförening, Futbola Klubs Riga Futbols Skolas (RFS) 2-2 Galatasaray Spor Kulübü, Athletic Club (Athletic Bilbao) 2-0 Alkmaar Zaanstreek, Beşiktaş Jimnastik Kulübü 1-3 Eintracht Frankfurt, Royale Union Saint-Gilloise (USG) 0-0 Fotballklubben Bodø/Glimt, Football Club Viktoria Pilsen 0-0 Profesionalen Futbolen Klub Ludogorets, Rangers Football Club 1-4 Olympique Lyonnais, Panthessalonikeios Athlitikos Omilos Konstantinoupoliton (PAOK) 0-1 Fotbal Club Steaua București (FCSB), Football Club Twente 1-1 Fenerbahçe Spor Kulübü, Futebol Clube do Porto 3-3 Manchester United Football Club, Idrottsföreningen Elfsborg 1-0 Associazione Sportiva Roma; jornada 3: 24 de octubre de 2024; jornada 4: 7 de noviembre de 2024; jornada 5: 28 de noviembre de 2024; jornada 6: 12 de diciembre de 2024; jornada 7: 23 de enero de 2025 y jornada 8: 30 de enero de 2025.

4.2.3) CONFERENCE LEAGUE – jornada 1: 2/3 de Outubro de 2024 – Ligue Europa Conférence – Wednesday, October 2, 2024 – Mercredi 2/10/2024 – 1ère journée – Istanbul Basaksehir 1-2 Rapid Vienne, V.Guimarães 3-1 Celje; Jeudi 3/10/2024 – Omonia Nicosia 4-0 Vikingur Reykjavík, Noah 2-0 Mladá Boleslav, Molde 3-0 Larne, Legia Varsovie 1-0 Betis, Dinamo Minsk 1-2 Heart of Midlothian, Cercle Brugge Koninklijke Sportvereniging 6-2 St. Gallen, Astana 1-0 Backa Topola, 1. FC Heidenheim 1846 2-1 Olimpija Ljubljana, Chelsea Football Club 4-2 La Gantoise, FC København 1-2 Jagiellonia Bialystok, Associazione Calcio Firenze Fiorentina 2-0 New Saints, LASK 2-2 Djurgården, Lugano 3-0 Helsinki, Borac Banja Luka 1-1 Panathīnaïkos Athlītikos Omilos, Petrocub-Hincesti 1-4 Pafos, Shamrock Rovers 1-1 APOEL; jornada 2: 24 de Outubro de 2024; jornada 3: 7 de Novembro de 2024; jornada 4: 28 de Novembro de 2024; jornada 5: 12 de Dezembro de 2024; jornada 6: 19 de Dezembro de 2024.

4.3) LIGAS EUROPEIAS – Saremo protagonisti… Come cambia il tabellone: tout pour comprendre:

4.3.1) FRANÇA – Ligue 1 – Ligue 1 – 7e journée – Vendredi – 4/10/2024 – Olympique de Marseille 1-1 Angers; Ligue 1 – 7e journée – Samedi – 5/10/2024 – Association Sportive de Saint-Étienne 3-1 Auxerre, Lille Olympique Sporting Club Métropole 2-1 Toulouse, Rennes 1-2 Association Sportive de Monaco Football Club; Ligue 1 – 7e journée – Dimanche – 6/10/2024 – Olympique Lyonnais 2-0 Football Club de Nantes, Reims 4-2 Montpellier, Stade Brestois 29 2-0 Le Havre, Olympique Gymnaste Club Nice 1-1 Paris Saint-Germain Footaball Club; Classement Ligue 1 – Líder: Association Sportive de Monaco Football Club – 19/21 – 17 de 21 posibles, TOP 4 -Association Sportive de Monaco Football Club 19, Paris Saint-Germain Footaball Club 17, Olympique de Marseille 14 y Reims 14.

4.3.2) Espanha – La Liga – La Liga – 9e journée – Samedi – 5/10/2024 – Real Madrid Club de Fútbol 2-0 Villarreal; Liga – 9e journée – Dimanche – 6/10/2024 – Girona 2-1 Athletic Club, Alavés 0-3 Futbol Club Barcelona, Gran Derbi di Siviglia – El Gran Derbi – Derbi Sevillano – Sevilla Fútbol Club vs Real Betis Balompié, Real Sociedad 1-1 Club Atlético de Madrid; Classement La Liga – Líder: Futbol Club Barcelona – 24/27; TOP 4 – Futbol Club Barcelona 24, Real Madrid Club de Fútbol 21, Club Atlético de Madrid 17 y Villarreal 17.

4.3.3) ALEMANHA – BUNDESLIGA – Bundesliga – 6e journée – Vendredi – 4/10/2024 – Augsburg 2-1 Borussia Mönchengladbach; Bundesliga – 6e journée – Samedi – 5/10/2024 – Bayer 04 Leverkusen Fußball GmbH 2-2 Holstein, 1. FC Union Berlin 2-1 Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund; Bundesliga – 6e journée – Dimanche – 6/10/2024 – 1. FC Heidenheim 1846 0-1 RasenBallsport Leipzig, Eintracht Frankfurt 3-3 Fußball-Club Bayern München, Verein für Bewegungsspiele Stuttgart 1893 1-1 Hoffenheim; Classement BUNDESLIGA – Líder: Fußball-Club Bayern München – 14/18 posibles, TOP 4 – Fußball-Club Bayern München 14, RasenBallsport Leipzig 14, Eintracht Frankfurt 13 y Freiburg 12.

4.3.4) PORTUGAL – Liga Portugallo – Liga Portugal – 8e journée – Samedi – 5/10/2024 – Sporting Clube de Portugal 2-0 Casa Pia; Liga Portugal – 8e journée – Dimanche – 6/10/2024 – Nacional-Sport Lisboa e Benfica (interrompido por nevoeiro), Futebol Clube do Porto 2-1 Sporting Clube de Braga; Classement Liga Portugallo – líder: Sporting Clube de Portugal 24/24 possíveis y TOP 4 – Sporting Clube de Portugal 24, Futebol Clube do Porto 21, Sport Lisboa e Benfica 16 y Santa Clara 15.

4.3.5) HOLANDA – Eredivisie – 8e journée – Dimanche – 6/10/2024 – Amsterdamsche Football Club Ajax 3-1 Groninjen, Philips Sport Vereniging 2-1 Sparta, Feyenoord Rotterdam 2-1 Twente, Fortuna 1-0 Alkmaar Zaanstreek; Classement – Líder: Philips Sport Vereniging – 24 puntos de 24 posibles, TOP 4 – Philips Sport Vereniging 24, Utrecht 19, Alkmaar Zaanstreek 16 y Twente 14.

4.3.6) Inglaterra – Premier League – Premier League – 7e journée – Samedi – 5/10/2024 – Crystal Palace 0-1 Liverpool Football Club, Manchester City Football Club 3-2 Fulham, Arsenal Football Club 3-1 Southampton, West Ham United Football Club 4-1 Ipswich Town; Premier League – 7e journée – Dimanche – 6/10/2024 – Aston Villa Football Club 0-0 Manchester United Football Club, Chelsea Football Club 1-1 Nottingham Forest, Brighton 3-2 Tottenham Hotspur Football Club; Classement Premier League – Líder: Liverpool Football Club 18 puntos de 21 posibles, TOP 4 – Liverpool Football Club 18, Manchester City Football Club 17, Arsenal Football Club 17, Chelsea Football Club 13 y Aston Villa Football Club 13.

4.3.7) ITÁLIA – Lega Calcio Série A – Serie A – 7e journée – Vendredi – 4/10/2024 – Derby Veneto – Hellas Verona Football Club 2-1 Venezia Football Club; Società Sportiva Calcio Napoli 3-1 Como; Serie A – 7e journée – Samedi -5/10/2024 – Atalanta Bergamasca Calcio 5-1 Genoa, Football Club Internazionale Milano 3-2 Torino Football Club; Serie A – 7e journée – Dimanche – 6/10/2024 – Juventus Football Club 1-1 Cagliari, Società Sportiva Lazio 2-1 Empoli, Bologne 0-0 Parme, Monza 1-1 Associazione Sportiva Roma, Associazione Calcio Firenze Fiorentina 2-1 Associazione Calcio Milan; Classement Série A – Líder: Società Sportiva Calcio Napoli – 16 puntos de 21 posibles, TOP 4 – , Società Sportiva Calcio Napoli 16, Football Club Internazionale Milano 14, Juventus Football Club 13, Società Sportiva Lazio 13.

4.4) COPAS EUROPEIAS – “La bola (pelota, redondinha, ball, balón) è come una moglie, va amata e viziata”.

4.4.1) Coppa Italia 2024-2025 è la 78ª edizione della manifestazione calcistica – Coppa Italia 2024-2025 – Ottavi di finale – 4-18 dicembre 2024 – C29 – Juventus Football Club vs Cagliari; C30 – Associazione Calcio Firenze Fiorentina vs Empoli; C31 – Bologna vs Monza; C32 – Atalanta Bergamasca Calcio vs Monza; C33 – Associazione Calcio Milan vs Sassuolo; C34 – Associazione Sportiva Roma vs Unione Calcio Sampdoria; C35 – Società Sportiva Lazio vs Società Sportiva Calcio Napoli; C36 – Football Club Internazionale Milano vs Udinese; Quarti di finale – 5-26 febbraio 2025 – C37 – vincente incontro 29 vs Vincente incontro 30; C38 – Vincente incontro 31 vs Vincente incontro 32; C39 – Vincente incontro 33 vs Vincente incontro 34; C40 – Vincente incontro 35 vs Vincente incontro 36; semifinale - 2 aprile 2025 y 23 aprile 2025 – (andata/ritorno) – C41 – vincente incontro 37 vs Vincente incontro 38 y C42 – vincente incontro 39 vs Vincente incontro 40; finale – 15 maggio 2025.

4.4.2) DFB-Pokal – Deutscher Fußball-Bund Pokal – COMPLEMENTO – Tuesday, August 27, 2024 – Preußen Münster 0-5 Verein für Bewegungsspiele Stuttgart 1893; Wednesday, August 28, 2024 – FC Carl Zeiss Jenac 0-1 Bayer 04 Leverkusen Fußball GmbH.

4.4.3) Inglaterra – Coupe de la Ligue anglaise – 2024–25 EFL Cup (65th season) – 3ème tour de Coupe de la Ligue anglaise 2024/2025 – Quatrième tour (1/8 de finale) – 30/31 octobre 2024 – Brentford FC vs Sheffield Wednesday, Southampton FC vs Stoke City, Tottenham Hotspur Football Club vs Manchester City Football Club, Chelsea Football Club vs Newcastle United, Manchester United Football Club vs Leicester City, Brighton & Hove Albion vs Liverpool Football Club, Preston North End vs, Arsenal Football Club, Aston Villa Football Club vs Crystal Palace.

4.4.4) Campeonato de España – Copa de Su Majestad el Rey de Fútbol – Coupe du Roi 2024/2025 – 1er tour – Mercredi 9 octobre 2024 – San Tirso 1-1(5-3) Selaya, Sonseca 0-1 Parla Escuela, Astur 2-0 Promesas EDF, Baztán 1-1(2-4) Ontiñena, UD San Pedro 4-2 Ceuta 6 de Junio, Villamuriel 1-0 Aurrerá Vitoria, Dolorense 1-3 Manises, Gévora1-1(2-1) Playas Sotavento, Unió Esportiva Vic 4-0 Club de Fútbol Sporting de Mahón, Chiclana 3-0 Melilla CD.

PS5: FUTGOZO – FUTEBOL & FURUNFA – ASIA, AFRICA, OCEANIA Y EVENTOS FIFA – “Los proyectos necesitan tiempo y en el fútbol por desgracia los hinchas se agobian en seguida”, dijo Zé Pernadpaul, entrenador del Clube Desportivo Jururubimbinha Futfarra. Geht’s raus, spielt’s Fußball! Copa da Liga Japonesa – La Copa J. League (J Rīgu Kappu) – Semifinales – Andata – 9 de octubre – Estadio Mitsuzawa, Yokohama – Yokohama F. Marinos 1-3 Nagoya Grampus y 9 de octubre – Estadio Denka Big Swan, Niigata – Albirex Niigata 4-1 Kawasaki Frontale; Vuelta – 13 de octubre – Estadio Toyota, Toyota – Nagoya Grampus vs Yokohama F. Marinos y 13 de octubre   Estadio Todoroki Kawasaki, Kawasaki – Kawasaki Frontale vs Albirex Niigata; La Coupe du Japon de football – Coupe de l’Empereur – Demi-finales – dimanche 27 octobre – match 85 – Yokohama F. Marinos vs Gamba Osaka y match 86 – Vissel Kobe vs Kyoto Sanga; Finale – samedi 23 novembre – match 87 – Vainqueur du Match 85 vs Vainqueur du Match 86 – Stade national, Tokyo. FIFA – Coupe Intercontinentale de Clubs 2024 – «Todos aquí tenemos claro el objetivo, ser campeones del mundo», pero… 1ère journée – Dimanche 22 septembre 2024 – Al Ain Football Club (champion de la Ligue des Champions d’Asie) 6-2 Auckland City Football Club (vainqueur de la Ligue des Champions de l’Océanie); Match 2 – Al Ain Football Club (champion de la Ligue des Champions d’Asie) vs Al-Ahly Sporting Club (champion d’Afrique), le 29 octobre au Caire. Le 11 décembre, le vainqueur de la Copa Libertadores 2024 rencontre Club de Fútbol Pachuca (champion de la CONCACAF). Ce match est désigné par la FIFA comme le “Sommet des Amériques”, une confrontation explosive entre les meilleurs clubs des deux continents américains. Le 14 décembre, les vainqueurs des précédentes confrontations s’affrontent dans la “Coupe du Défi”, une rencontre qui désigne l’équipe qui affrontera ensuite le Real Madrid Club de Fútbol (champion d’Europe) en finale qui se tient à Doha le 18 décembre 2024.

5.1) ADORAMOS PELADAS – Mundial de Clubes 2025 – Sede: Estados Unidos – 12 estádios e respectivas cidades nos Estados Unidos: bola rolando em 15 de junho e terminará em 13 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Os outros onze estádios são Mercedes-Benz Stadium (Atlanta), Bank of America Stadium (Charlotte), TQL Stadium (Cincinnati), Rose Bowl Stadium (Pasadena), Hard Rock Stadium (Miami), GEODIS Park (Nashville), Camping World Stadium (Orlando), Inter&Co Stadium (Orlando), Lincoln Financial Field (Filadélfia), Lumen Field (Seattle) e Audi Field (Washington, DC). O torneio terá 32 equipes, das quais já são 30 classificadas: EUROPA: Real Madrid, Atlético Madrid, Manchester City, Chelsea, Bayern Munique, Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain, Juventus, Internazionale, Porto, Benfica e Red Bull Salzburgo; ASIA: Al Hilal, Al Ain, Urawa Red Diamonds, Ulsan Hyundai e Al Ahly; AFRICA: Mamelodi Sundowns, Wydad Casablanca e Esperança; AMÉRICAS: León, Rayados, Pachuca, Seattle, Palmeiras, Fluminense, Flamengo, Boca Juniors e River Plate; OCEANIA: Auckland. As duas vagas restantes serão preenchidas pelo campeão da Libertadores/2024 (Botafogo de Futebol e Regatas) e equipe indicada pela Major League Soccer. 32 clubes participantes divididos em oito grupos de quatro equipes, com os 2 primeiros de cada grupo avançando para a fase de oitavas de final. ¿Dónde está el juegazo de fútbol prometido?

5.2) “Tu não foste capaz.” Top 10 do ranking atual da Fifa: 1º – Argentina by Lionel Messi, 1.889,02; 2º – França, 1.851,92; 3º – Espanha, 1.836,42; 4º – Inglaterra, 1.817,28; 5º – CBF Team, 1.772,02; 6º – Bélgica, 1.768,14; 7º – Holanda, 1.759,95; 8º – Portugal, 1.752,14; 9º – Colômbia, 1.738,72; 10º – Itália, 1.726,31. Est-il catastrophique pour le footbal?».

5.3) 2026 FIFA World Cup qualification (CONMEBOL) – ELIMIN.COPA DO MUNDO – DATAS FIFA – Eliminatórias Sudamericanas- Word Cup 2026 – 9ª jornada 10/10 – Chile – CBF Team; 10ª jornada – 15/10 – CBF Team – Peru.

5.4) Caribbean Cup – Copa do Caribe – Taça das Caraíbas (la 2ª edizione) – Eliminazione diretta – Semifinali – Andata – 22-24 ottobre; Ritorno – 30-31 ottobre; Finali – Andata – 26-28 novembre; Ritorno – 3-5 dicembre. O torneio teve a sua edição inaugural no ano de 2023, com o intuito de servir como um método de qualificação de times caribenhos para a Copa dos Campeões da CONCACAF – Caribbean Cup -Palmarés – Galeria dos Campeões – Campeón 2023 – Sport Vereniging Robinhood (Suriname).

PS6: GOZO – ESPORTES, FURUNFA & CURIOSITIES – “Communiqué” – Cabinet of Curiosities – Les tops et les flops – “Maledetta vittoria, benedetta sconfitta”…

6.1) Clássicos (une rivalité historique – Il derby di tutti i tempi) -October – CAMPIONATO BRASILIANO di calcio – 17 ottobre – MARACANÃ – “O Fla-Flu surgiu quarenta minutos antes do nada”, ensinou Nelson Rodrigues – FLA-FLU – Clube de Regatas do Flamengo vs Fluminense Football Club; CAMPIONATO BRASILIANO di calcio – 19 ottobre – Grenal 443 – Beira-Rio – Sport Club Internacional vs Grêmio Foot Ball Portoalegrense; Espanha – La Liga 2024-25 – 26 ottobre – El Clásico – Real Madrid Club de Fútbol vs Futbol Club Barcelona; Ligue 1 – 27 ottobre – Velodrome – “Le Classique” tra Olympique Marsiglia e Paris Saint-Germain. Ligue 1 – 27 ottobre – “Derby du Nord” – Lens e Lilla. Ligue 1 – 27 ottobre – derby della Costa Azzurra Nizza e Monaco si affronteranno all’Allianz Riviera nel consueto; Ligue 1 – 27 ottobre – “Derby du Nord” tra Lens e Lilla, d’andata si giocherà allo Stade Bollaert-Delelis di Lens. October – Lega Calcio Série A – 4 ottobre – Derby Veneto – Hellas Verona Football Club 2-1 Venezia Football Club; Espanha – La Liga – Samedi – 5 ottobre – Gran Derbi di Siviglia – El Gran Derbi – Derbi Sevillano – Sevilla Fútbol Club 1-0 Real Betis Balompié; Liga MX – 6 ottobre – Derby de Guadalajara – Clásico Tapatío – Club Deportivo Guadalajara 2-3 Atlas Fútbol Club; Lega Calcio Série B – 6 ottobre – Derby Lombardo – Mantova 1911 1-1 Brescia Calcio; Argentinão – 6 ottobre – Clasico Cordobes – Club Atlético Talleres 0-0 Club Atlético Belgrano; Uruguaião – 6 ottobre – Superclásico – Club Nacional de Football 2-1 Club Atlético Peñarol; Belgio – Jupiter League: domenica – 6 ottobre – Constant Vanden Stock Stadium – “Le Clasique” – Royal Sporting Club Anderlecht 3-0 Royal Standard de Liège; Lega Calcio Série A – 6 ottobre – Derby dell’Emilia – Bologna Football Club 1909 0-0 Parma Calcio; Super League Greece – Derby Infinito – Derby of the eternal enemies – Olympiacos vs Panathinaikos. Olympiakós Sýndesmos Filáthlon Peiraiós 0-0 Panathīnaïkos Athlītikos Omilos (Clube Atlético de Todos os Atenienses); September – Friday, September 27, 2024 – Bundesliga – “little Revierderby” – Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund vs Verein für Leibesübungen Bochum 1848 Fußballgemeinschaft; La Liga 2024-25 – Sunday, September 29, 2024 – Derbi Madrileño – Real Madrid Club de Fútbol 1-1 Club Atlético de Madrid; CAMPIONATO BRASILIANO di calcio – Sunday, September 29, 2024 – Clássico Majestoso – São Paulo Futebol Clube 3-1 Sport Clube Corinthians Paulista; Sunday, September 29, 2024 – Liga MX – Derby Cittá del Messico – Club de Fútbol América 0-1 Club Universidad Nacional (Pumas).

6.2) ZEBRITAS (“Non meritavamo assolutamente di perdere”). El fútbol es muy cruel… ¡No lo podrás creer! Pense em uma zebra gigante, com chifres de mamute, rabo de pulga e dentes de T-Rex: “Hay días en que nada sale bien”; UEFA Champions League – Wednesday, October 2, 2024 – Lille Olympique Sporting Club 1-0 Real Madrid Club de Fútbol; Libertadores – Thursday, September 19, 2024 – Xerim Eliminado – Clube de Regatas do Flamengo 0-1 Club Atlético Peñarol.

6.3) ‘En boca de todos’ – GOLEADAS – ¿No queríais goles? Dispiace ma dovevamo far segnare…Van 5 tazas ya. Not losing is not enough: Uma porrada descadeirante: Ligue Europa Conférence – Thursday, October 3, 2024 – Cercle Brugge Koninklijke Sportvereniging ¡¡6-2!! St. Gallen; UEFA Champions League – Una goleada de escándalo – Tuesday, October 1, 2024 – Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund ¡¡7-1!! Celtic Football Club y Fútbol Club Barcelona ¡¡5-0!! Malmö Berner Sport Club Young Boys 1898.

6.4) Football Legends – Andrés Iniesta Luján (11 de maio de 1984 – 40 años) se retira del fútbol en 8 de octubre de 2024: adiós a una leyenda del Futbol Club Barcelona y de la selección de fútbol de España (carreira: 1994–1996 – Albacete, 1996–2018 Barcelona, 2018–2023 Vissel Kobe, 2023–2024 Emirates Club).

6.5) L’observatoire du Sport – Calcio Mercato 2024/25 – (I colpi più costosi, la squadra dei sogni) – Le journal du mercato – A ver: 1) Pé na bunda do pofexô com a protocolar SRN. Tite tinha um elenco milionário e não soube ensinar ao Xerim como levantar caneco. Demorou pra cair. A ver.

Vaya cosas estas aprendiendo hoy, eh? Por fim (sim, sempre há um), deixa bem claro o cronista que seus quilométricos textos e ‘post scriptum’ não possuem o intuito de estabelecer verdades absolutas, humano e falível que é este PÉSSIMO traçador de linhas que a cada sexta pega a maravilhosa estrada JBF, rodando pelas retas e curvas da literatura, onde pesca sabedoria, com o intuito único de aprender, homenagear e difundir o que foi dito ou escrito ao longo da história da HUMANIDADE onde aqueles notáveis e especialíssimos souberam transformar letras em magia (sim, o sedento cronista bebe em várias fontes e sempre que as identifica dá o devido crédito). Sempre que necessário, corrige este cronista a rota traçada e reconsidera uma opinião, uma frase mal colocada, uma omissão que seja, como parte integrante da necessidade constante de acompanhar o dinamismo e mutabilidade da vida e das coisas que pululam neste oceano de fatos e acontecimentos, por vezes relevantes e na maioria da ocasiões sem merecer sequer um olhar, mas que aqui acaba ganhando um porto seguro. E, pondo ponto final… Allégorie de la vie humaine: “Vanitas vanitatum et omnia vanitas”. Gloria in excelsis Deo. ¡¡Gracias por haber estado ahí!!!

4 pensou em “THE UNTITLED SANCHO PROJECT

  1. “Nunca saia desatento de uma crônica sanchiana, sabe-se lá o que o destino lhe reserva.”

    Eu leio da primeira letra até o último ponto. Que hoje foi de exclamação. Pelo meio achei essa frase que abre meu comentário. Gostei. Copiei. Postei.
    Grande Sancho!

  2. Bom dia.
    “Se você pensa que cachaça é água,
    cachaça não é água não…”
    Ligada no 220 (nunca saindo desatenta porque quem tem, tem medo, hehe) fico encastedada. Beba água!!! E faço o que com minha cachaça de rótulo Sancho? Toda sexta-feira tomo meu porque e nunca tenho ressaca! Ou o fígado está em dia ou Sancho anda feito vinho (delícia): quanto mais velho melhor (61 tá chegando). Chove por aqui e vamos para mais um dia de Cristina. Curitiba teve muitas abstenções no primeiro turno. Precisamos lembrar ao eleitor que antes de ser um DEVER o voto é um DIREITO. Difícil prever o que vai na cabeça do eleitor para o segundo turno. O caminho (único) é trabalhar, trabalhar, trabalhar. Dois candidatos bolsonaristas. Um o é de fato o outro se aproveita levando Paulo Martins como vice (que decepção com Paulo). Minha esperança com relação a Cristina (sem falar na competência) é que quem votou no Moro para o senado agora vote 35. Que os que jogaram o voto fora também agora votem no 35. Aguardemos.
    Fazia um bom tempo que não menciona a Quesli. Eita saudade do pôquer!
    Borimbora que dia 27 tá batendo na porta.
    BFS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *