SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Shall we begin?

Deixo a frase de Daenerys Targaryen e vou ao Senado: “Para cada mulher morta, no Brasil, duas são negras.” Elisiane. E o Natal está à porta… Alguns, entre eles Sancho, deveriam pedir ao Noel um cérebro para tentar entender a frase que lá ouviu.

Falando no “bom” velhinho… No imperdível “Programa 4 por 4” (dos geniais Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Luís Ernesto Lacombe e Ana Paula Henkel) fiquei a par que Papai Noel inicia relacionamento gay em propaganda na Noruega. Estranhos tempos… Irei me refugiar em Desengano…

How far away, from far away, far enough away, go far away, far and away. Não vá a Desengano. “Entre lo que uno tiene están principalmente los amigos.” (Arthur Schopenhauer. El arte de ser feliz).

O lugarejo é tão pequeno que se lá você perdeu alguma coisa, certamente já foi encontrado. Tão pequeno que até brincar de esconde-esconde em Desengano é algo quase impossível.

Tão pequeno que se o pneu dianteiro do Quixote Véi di Guerra estiver na entrada da cidade, junto à placa de “Bem Vindo a Desengano, o pneu traseiro estará a um metro da placa de saída onde podemos ler: “Foi bom te conhecer; volte sempre”.

Diciembre es el mes de los sueños. E dezembro surge, quente, úmido e luminoso, como ninfomaníaca sedenta por sexo.

“Terei sempre Paris”, pensará o outro, enquanto simplórios como o desenganense Sancho, permitem-se apenas pensamentos mais próximos como, por exemplo, “tô inu” agorinha “tomá di banho dimodu” a ir ao bordel da Rita comer a perereca de alguma passarinha.

Os Reis de Gondor, em Tolkien, ou de Westeros, em Martin invejariam Sancho, se o conhecessem e soubessem das estradas que desvirginou Brasil afora… Tirem a sacanagem da cabeça, queridos leitores; Sancho desvirginou apenas estradas.

Aí é “flórida bagarai” quando começamos a confundir a ficção com a realidade, pois depois da noitada cabarelistica em puteiro de quinta, tendo terminado a noite com duas quengas lindas (“magníficos pés-de-rabo e aveludadas tabacas”, diria Luiz Berto) e acordado com uma ressaca “didádó” (nunca tomem uísque em puteiro), me vieram à mente amigos que moram graciosamente no coração sanchiano, fingindo-se de surdos quando cobro o aluguel mensal.

Fui ao balcão, onde foi servido o desjejum, que muito recomendo, fazendo de cabeça as contas dos meses em atraso dos “esquecidinhos” e determinado a cobrar juros e correção monetária, rabisquei os valores, ferindo o balcão de mogno da espelunca, onde escrevi, com meu canivete, que Ciço, D.Matt, Beni, Berto, Schirley, Violante, Maurino, Paulo Terracota, Assuero, Bertoluci, João Francisco, Joaquimfrancisco, Mercedita, Arthur, Goiano (impossível esquecê-lo), Rita Língua Frouxa, Chupicleide, Bitônio Coelho e Maria Bago Mole são “phodda bagarai” (que as damas me perdoem o palavreado chulo; se excedo em palavras de calão esta crônica, certamente um reflexo do ambiente onde estou a escrever).

Se forem restaurar o balcão, deixei anotado o telefone do Coroné Bitônio Coelho e de Luiz Berto (mestre em tocar o phodda-se na cabeças “duzisquerzóides”. “Faissunão”, Berto!!!!), para que botem na conta de um dos dois, pois dinheiro é coisa que não falta a tais cabras “malassombrados” desta gazeta escrota e reis da cocada preta (“Any man who must say ‘I am the king’ is no true king.” – Tywin Lannister).

Quando estou com muita saudade de mulher falando palavrões, de forma destrambelhada, na velocidade de uma metralhadora, faço rumar o Quixote Véi di Guerra pela Rodovia Lúcio Meira (BR 393), para reencontrar minha amiga de infância, conterrânea de grandes desventuras e de meu coração, Rita Língua Frouxa, cafetina da “casa da luz vermelha” mais desqualificada de toda a BR 393, pois sempre naquela casa destinada ao prazer, um bom café coado em calcinha de quenga e as doces recordações de minha Desengano querida são serventia da casa.

Antes de sair do desqualificado lupanar da Rita, um jornal sobre política, ali esquecido, me chama a atenção ¿Me voy a ser cómplice de esto? Não resisto e nele leio: Nascido para engambelar? Busco-vos de todo o coração, “Meu Eleitor”. E o que vamos prometer para os trouxas em 2022? Esta é uma pergunta que baila em alguns diretórios partidários neste final de ano enquanto os marqueteiros estão abanando carvão molhado. Em tais locais, saliva e promessas são serventia da casa.

Uma pena que o editorial não revele o autor. Continuo a leitura: Nestes socialistas e bolivarianos tempos uma frase sempre tem que ser recordada: “Não é a política que faz o candidato virar ladrão, é o seu voto que faz o ladrão virar político.” Não esqueça…“O espírito do homem é feito de tal modo que pode ser dominado muito melhor pela mentira do que pela verdade” Erasmo de Rotterdam”

E amanhã é dia de Rainer Maria Rilke, por vezes também Rainer Maria von Rilke (Praga, Império Austro-Húngaro, atual República Tcheca, 4 de dezembro de 1875). Ah, não existem mulheres mais belas do que as nascidas em tal República. Lá estive há uns bons 10 anos e confirmei “in loco”.

Para encerrar, deixo Rita com um “selinho” na boca mais falante que conheço e vou dar carona na boléia do Quixote Véi di Guerra a Rilke: “Vivo a minha vida em círculos cada vez maiores / que se estendem sobre as coisas. / Talvez não possa acabar o último, / mas quero tentar”.

PS000: Sancho, The Man Who Was Friday – Carmina Burana (Carmina Burana é uma cantata cênica composta por Carl Orff em 1935-1936). A melhor apresentação que Sancho acompanhou foi a da Symphony Orchestra and Choir of Radio Television of Serbia with RTS Children Choir, “Kolibri” Choir, Symphony Orchestra and Choir of Faculty of Music in Belgrade Choir “Obilić”. Disponível no youtube. Carmina Burana? Sigo buscando la interpretación que más me gusta, y esta es de las mejores… On ne fait pas d’omelettes sans casser des oeufs, querido leitor (it’s a journey) Escreveu Rainer Maria Rilke: “Ah, como é bom estar entre pessoas que estão lendo.” E recorro a um caminhoneiro cocoleiro, não “com coleira” e jamais cocaleiro: “Governos perfeitos jamais encontraremos fora dos sonhos.” Luiz Carlos Sancho de Panza.

PS0,01: Desejo-vos uma happy friday… JBF, um dos poucos lugares ainda disponíveis para podermos falar abertamente, sem obrigação de cortesias ou receio de pisar os calos seja de quem for. Para trás, maledicentes de serviço! – kafkianamente – Sobre o palmeirense Jair Messias Bolsonaro (tem quem ainda negue esse trem, mas esse ninguém pode parar), feliz da vida com o TRI PALMEIRENSE da Libertadores, talvez dissesse Kafka: «A lógica pode de fato ser inabalável, mas não pode resistir a um homem determinado a viver.” Franz Kafka, O Processo. Aqui exaltamos os feitos do atual governo (los amargaditos que se relajen un poquito)… Ei-los» 1) GRANDE NOTÍCIA – com a intenção do governo Bolsonaro de aumentar a competição no setor de combustíveis ao eliminar a obrigatoriedade dos postos de comprar o etanol apenas dos distribuidores, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1063/21, que autoriza os postos de combustíveis a comprarem álcool combustível (etanol hidratado) diretamente de produtores e importadores. 2) O ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o diretor presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Glen Valente, participaram da inauguração de pontos digitais de internet de alta velocidade do programa Wi-Fi Brasil na cidade de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. A cidade receberá 10 pontos de internet para conectar escolas e postos de saúde, além de centros de formação técnica voltados para jovens e adultos. O sinal é aberto e gratuito, e também pode ser usado pela população em geral; 3) Já agora em dezembro, o governo federal pagará um vale-gás para famílias de baixa renda, a fim de recompor a alta do preço do gás de cozinha. O Programa Gás do Brasileiros, que ficará em vigor por cinco anos, foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada; 4) Privatiza saporra toda, Bolsonaro!!!!! A Petrobras vendeu agorinha a Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, na Bahia e seus ativos logísticos. A aquisição foi do Mubadala Capital, dos Emirados Árabes, com o pagamento de US$ 1,8 bilhão (R$ 10,1 bilhões) para a Petrobras; e, por fim: “Puedo dirigirte hacia la verdad, pero no puedo hacer que te la creas”. Raymond Reddington.

PS0,02: “Devia-se nascer velho, começar pela sabedoria, para decidir o seu destino.”, de Ana Blandiana (Otília Valeria Coman). Notas antigas atualizadas à situação vigente: Tem gente que estava quase esquecendo o que aconteceu há alguns verões passados. Recordar não custa nada… Eis você ontem, hoje e sempre: Jogo lixo na rua? Descarto papel de bala no chão do trem ou do “buzão”? Já deixei lixo na praia? De carro, furo o sinal vermelho? Acelero no sinal amarelo para assustar o pedestre? Passo com o pneu do carro na poça d’água para molhar o transeunte? Faço “gato” em rede elétrica ou terminal de água? Buzino sem parar e xingo no trânsito? Dirijo depois de beber todas? Deixo meu cachorro fazer cocô na rua sem o recolher? Já fiz xixi publicamente? Xingo a mãe do árbitro em estádios? (Ah, Sancho essa não vale, pois é catarse). Corro de bicicleta na calçada, pondo em risco velhinhos e crianças? Abro a mala do carro estacionado para fazer ecoar meu som predileto a todo volume? Voto em político ladrão? Que tal ser um cidadão melhor e menos porquinho em 2022?

PS0,03: SOS «… para um verdadeiro democrata, não há apenas a liberdade, mas nada existe, como fim humano, superior à liberdade; nada se pode fazer só com a liberdade, mas nada de humano se pode fazer também, sem ou contra ela.» Raul Proença. SOS CUBA – “Para Karl Marx a ditadura do proletariado seria apenas um estágio na evolução dialética. Abolidas as classes e a propriedade privada, assistiríamos ao “fenecimento do Estado” e a floração da liberdade. Infelizmente Marx era bom filósofo, medíocre profeta e mau político.” Roberto Campos – SOS NICARÁGUA – El secretario general de la Organización de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, aseguró en una charla con el Centro de Estudios Estratégicos e Internacionales que las dictaduras de Venezuela, Cuba y Nicaragua son “modelos fallidos” que generan “crisis humanitaria, de derecho y crímenes de lesa humanidad.” – SOS VENEZUELA – Lido no JBF – Venezuela fechará o ano como o país mais pobre da América Latina. – SOS ARGENTINA – ” De todas as pretensões ininteligentes e retrógradas, aquela que os comunistas mais acariciam é a ditadura. Ditadura da indústria, ditadura do comércio, ditadura do pensamento, ditadura na vida social e na vida privada, ditadura em toda parte … Assim, pelo simples desenvolvimento da ideia, se é levado invencivelmente a concluir que o ideal da comunidade é o absolutismo. Seria em vão alegar como escusa que esse absolutismo seria transitório, visto que, se uma coisa é necessária por um só momento, ela se torna para sempre, a transição é eterna. … O comunismo reproduz, portanto, mas num plano inverso, todas as contradições da economia política. Seu segredo consiste em substituir o indivíduo pelo homem coletivo em cada uma das funções sociais, produção, troca, consumo, educação, família. E como essa nova evolução não concilia e nunca resolve nada, termina fatalmente, bem como as precedentes, na iniqüidade e na miséria.” Pierre-Joseph Proudhon.

PS0,04: CONVITES: 1) Sancho convida você a viver melhor: retire de sua dieta os seguintes itens: gordura, sal e açúcar, e inicie algum programa de exercícios (aquele que recomendar seu médico); Seu corpo vai agradecer e responder com qualidade de vida e longevidade…A expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram publicados no Diário Oficial da União de 25/11 e os vehinhos fubânicos estão atentos; 2) Congresso para conservadores – “1° Congresso Brasil Profundo”, em Várzea Grande-MT, no dia 10 de dezembro. À frente está o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL), em parceria com o Instituto Conservador Liberal (ICL), liderado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro e pelo advogado Sérgio Sant’Ana. Palestrantes confirmados: Eduardo Bolsonaro, o ex-senador capixaba Magno Malta e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

PS0,05: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha – dizem boas e más línguas que a ‎‎Walt Disney Company‎‎ vai investir US$ 33 bilhões (dólares, meus caros) em conteúdo no ano de 2022. Esse povo fala em grana com a mesma desenvoltura com que Sancho carpia mato lá em Desengano, quando criança. 1) The Umbrella Academy – tercera temporada – Hotel Oblivion, la prisión para supercriminales – The Umbrella Academy regresará a la pequeña pantalla en 2022… nos reencontraremos con Elliot Page, Tom Hopper, Emmy Raver-Lampman, David Castañeda, Aidan Gallagher, Robert Sheehan, Justin H. Min y Colm Feore; 2) MARQUE NA AGENDA: Según han confirmado, Los Eternos (Gemma Chan como Sersi, Richard Madden como Ikaris, Angelina Jolie como Thena, Salma Hayek como Ajak, Kit Harington como Dane Whitman, Kumail Nanjiani como Kingo, Lia McHugh como Sprite, Brian Tyree Henry como Phastos, Lauren Ridloff como Makkari, Barry Keoghan como Druig, Ma Dong-seok como Gilgamesh, Harish Patel como Karun, Bill Skarsgård como Kro, Haaz Sleiman como Ben, Esai Daniel Cross como Jack y Harry Styles como Eros) estará disponible en Disney Plus a partir del 12 de enero de 2022; 3) Peacemaker se estrenará el 13 de enero de 2022 en HBO Max. La serie está protagonizada por John Cena como Christopher Smith, Danielle Brooks como Adebayo, Freddie Stroma como Vigilante, Jennifer Holland como Harcourt, Steve Agee como Economos, Chukwudi Iwuji como Murn y Robert Patrick como Auggie Smith.

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): “Se você não conseguir fazer com que as palavras trepem, não as masturbe.“ Henry Miller. E, ainda… «As pessoas que nunca adquiriram o gosto de ler não fazem ideia do prazer incomensurável que desperdiçam. O gosto da leitura é um dos mais valiosos presentes que a vida nos pode oferecer.» Eugénio Lisboa, Vamos Ler, p. 46. Vamos à feira de livros? 1) Com o tema “Que história queremos contar a partir de agora?”, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro será realizada entre os dias 3 e 12 de dezembro, no Riocentro (centro de convenções localizado na Barra da Tijuca); 2) Feria Internacional del Libro de Guadalajara (Centro de Exposições de Guadalajara, de 26 de novembro a 4 de dezembro).

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi… Alexia Putellas, la futbolista del Barcelona, fue coronada en el Théâtre du Châtelet de París como la mejor futbolista del momento y Messi gana el Balón de Oro a mejor jugador del año 2021. Lionel Messi ha ganado el séptimo Balón de Oro de su carrera deportiva (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, y 2021). Mundo da Bola – Veja o amigo a importância do esporte que os ingleses trouxeram para o Brasil no final dos anos 1800 (mais precisamente 1895 ): Receita do futebol supera R$ 100 bilhões e tal esporte já é maior que PIB de 90 países. então, creio que é algo com potencial para ser divulgado, não é mesmo? SELEÇÕES: Qatar ya no está sola. Classificados para o MUNDIAL/2022: Alemania, Argentina, Bélgica, Brasil, Croácia, Dinamarca, España, França, Holanda, Inglaterra, Qatar, Sérvia y Suiça. Lo único que vale: resultados y resultados; ganar y ganar y volver a ganar. Empecemos: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22: 1) Ligue1: Journée 17: Lens x PSG; Journée 16: PSG 0-0 Niza; Journée 15: Journée Saint-Etienne 1-3 PSG; (líder: Paris Saint Germain Football Club – liderato con 41/48); 2) Premier League: Gameweek 15: West Ham x Chelsea, Wolver x Liverpool, Watford x City, United x Crystal Palace; Gameweek 14: Watford 1-2 Chelsea, Aston Villa 1-2 City, Everton 1-4 Liverpool, United x Arsenal; Gameweek 13: Liverpool 4-0 Southhampton, City 2-1 West Ham, Chelsea 1-1 United; Líder: Chelsea Football Club – 33/42; 3) Bundesliga: 14: Spieltag Der Klassiker – B Dortmund x Bayern Múnich; Spieltag 13: Bayern Múnich 1-0 Arminia, Wolfsburgo 1-3 B Dortmund; (líder: Fußball-Club Bayern München 31/39); 4) LaLiga: Jornada 16: Barcelona x Bétis, Atlético x Mallorca, Real Sociedad x Real Madrid; Jornada 15: Villarreal 1-3 Barcelona, Cádiz 1-4 Atlético y Real Madrid 2-1 Sevilla; Jornada 9: Real Madrid x Athletic (líder: Real Madrid Club de Fútbol – 36/45); 5) Lega Calcio (SerieA): Giornata 16: Milan x Salernitana, Roma x Internazionale, Nápoli x Atalanta; Giornata 15: Internazionale 2-0 Spezia, Sassuolo 2-2 Nápoli, Genoa 0-3 Milan; Giornata 14: Juventus 0-1 Atalanta, Venezia 0-2 Internazionale, Milan 1-3 Sassuolo, Napoli 4-0 Lazio (líder: Società Sportiva Calcio Napoli – liderato con 36/45); 6) Primeira Liga: Jornada 13: Dérbi da Capital – Benfica x Sporting, Portimonense x Porto; Jornada 12: Belenenses 0-7 Benfica, Sporting 2-0 Tondela, Porto 2-1 V Guimaraes (líder: Futebol Clube do Porto – liderato con 32/36).

PS10.1: CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO 2021. Perguntaram aos craques de Flamengo, Atlético Mineiro e Palmeiras se eles sonhavam com a seleção; em uníssimo responderam: Nós já jogamos em uma grande seleção. Recorro a Luís Carlos Miele: “Já amei. Já odiei. Já gritei e às vezes choro vendo a bola correr no meio-campo. Nem mesmo das mais subalternas emoções da alma humana, o futebol tem me poupado o coração. Eu já sofri tanto vendo a bola correr no meio-campo que nem posso me queixar se um dia a morte vier me buscar no momento de um gol.”
Série A – Ou o clube tem muita grana para investir, como nos casos de Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro ou serão sempre 38 jornadas dançando à beira do abismo. Retalhos de jornadas:
35ª Jornada
– 25/11/2021 – Vila Belmiro (Santos) – Santos 2-0 Fortaleza
O Leão foi rugir; saiu um miado. Para alegria de Edson Arantes do Nascimento renasce o Peixe, garantindo-se na A/2022. Por um fio… Eis um ano para o SFC esquecer; quase caiu no Paulistão e no Brasileirão.
– 25/11/2021 – Castelão (Fortaleza) – Ceará 2-1 Corinthians
Seará? Foi possível… E o Vozão tá na parte de cima da encrenca, sem chance de queda e já de olho na Libertadores ou Sudamericana.
36ª Jornada
– 26/11/2021 – Fonte Nova (Salvador) – Bahia 3-1 Grêmio
Tá pintando “GRENAU” 2022 na Série Biiiiiiii – Grêmio vs Náutico… Imortal será tri rebaixado? Como um elenco com a folha salarial do Grêmio está tão na rabeira? E o Bahia respira por aparelhos…
– 27/11/2021 – N.A.Chedid (Bragança) – Bragantino 1-1 América
Estos equipos tienen mucho fútbol y poca hambre. Si no ganas a ninguno de los de arriba… no mereces estar arriba.
– 27/11/2021 – Morumbi (São Paulo) – São Paulo 2-0 Sport
Hemos hecho el mejor partido de la temporada en la Série A/2021… jugamos como nunca, perdimos como siempre. O tricolor rebaixou o rubro-negro pernambucano.
– 28/11/2021 – Itaquerão (São Paulo) – Corinthians 1-0 Athlético
Complicada a situação do Furacão
– 28/11/2021 – Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético 2-1 Fluminense (festa mineira).
Um lindo Mineirão. A possibilidade de não título do CAM é apenas um detalhe matemático. O Galo Forte e Vingador já é o Campeão Brasileiro da temporada 2021, para desespero e arrancar de perucas das Marias BBB.
– 28/11/2021 – Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional 1-1 Santos
O Peixe conquista o ponto que faltava para permanecer na A.
35ª Jornada
– 29/11/2021 – Antônio Accioly (Goiânia) – Atlético 2-1 Bahia
Dragão incinerou “os sardinhas” e saiu do sufoco. Desesperado e de calculadora na mão está o BBMP.
– 30/11/2021 – Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Juventude 1-0 Bragantino
Respira o Juve e ferra com outro gaúcho, o tricolor, que há não muito era conhecido por Grêmio Imortal.
– 30/11/2021 – Independência (Belzonte) – América 3-0 Chapecoense
Que faaaase!!!! Nem de pênalti entra a bola dos verdes de Santa Catarina. O Coelho Carnívoro estava faminto.
36ª Jornada
– 30/11/2021 – Maracanã (Rio de Janeiro) – Menguim Cheirim 2-1 Ceará
Maurício Souza comandará o Flamengo nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Não, não é o criador da Mônica, do Cascão, do Cebolinha e da Magali. Flamengo ENEM – “E nem” Libertadores, “e nem” Brasileirão “e nem” Copa do Brasil y “e nem” técnico, pois demitido está o Renato Gaúcho. Ficou no cheirinho o menguinho.
– 30/11/2021 – Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá 1-3 Palmeiras
Os meninos verdes paulistas deixaram os titulares descansando da conquista da Liberta e nem tomaram conhecimento do Dourado. Esse jogo deixou claro 4 coisas, Giovani é craque, Gabriel Silva tem vaga com a 9, Veron está pronto para ser titular e o jovem goleiro tem muito futuro debaixo das traves verdes.
32ª Jornada (sim, voltamos à jornada de número 32)
– 2/12/2021 – Arena Fonte Nova – Bahia vs Atlético-MG – O jogo do título de um e do rebaixamento do outro? (os jogos do dia 2 em diante serão, em virtude de envio de material para publicação da coluna sanchiana, resenhados na semana vindoura, sempre às sextas).
35ª Jornada
– 2/12/2021 – Arena Grêmio (POA) – Grêmio x São Paulo
“Ou ganha, ou tá fora. Agora é a hora da verdade. Agora é a hora do Grêmio. São três jogos. É matar ou morrer. Chega de angústia, de ansiedade. Agora ou mata, ou morre.” Dênis Abrahão, vice-presidente de futebol do GFBPA.
– 3/12/2021 – Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x Cuiabá
O gigante campeão da América (Sudamericana/2021) ou vence ou se complica à beira do abismo, também conhecido como portão do inferno ou Série B. Venta forte pra cima deles, Furacão!!!!!
– 3/12/2021 – Ilha do Retiro (Recife) – Sport x Flamengo.
Um fanático torcedor do Leão da Ilha possivelmente dirá que não está morto quem peleia… Mas,…
36ª Jornada
– 3/12/2021 – Arena Condá (Chapecó) – Chapecoense x Atlético-GO.
– 3/12/2021 – Castelão (Fortaleza) – Fortaleza x Juventude.
37ª Jornada – Quem conseguiu sobreviver? Neste momento, se os “criativos e malabaristas guardiães operadores” do calendário assim o permitirem, todos os clubes (Ufa!!!!!) possuirão o mesmo número de jogos. Bagunça pouca é bobagem, diria minha “amada” sogra.
05/12/2021
– Itaquerão (São Paulo) – Corinthians x Grêmio
– Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético x RB Bragantino
– Fonte Nova (Salvador) – Bahia x Fluminense
– Castelão (Fortaleza) – Ceará x América
06/12/2021
– Morumbi (São Paulo) – São Paulo x Juventude
– Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x Palmeiras
– Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo x Santos
– Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional x Atlético-GO
– Arena Condá (Chapecó) – Chape x Sport
– Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá x Fortaleza
Jogos programados para a 38ª rodada:
09/12/2021
– Maracanã (Hell de Janeiro) – Fluminense x Chapecoense (Lanterna Verde)
– Arena Barueri (Barueri) – Palmeiras x Ceará
– Vila Belmiro (Santos) – Santos x Cuiabá
– Independência (Belzonte) – América x São Paulo
– Arena do Grêmio (POA) – Grêmio x Galo Campeão
– Castelão (Fortaleza) – Fortaleza x Bahia
– Arena Pernambuco (S.L. da Mata) – Sport x Athletico
– N.A. Chedid (Bragança Paulista) – RB Bragantino x Internacional
– Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Juventude x Corinthians
– Antônio Accioly (Goiânia) – Atlético x Vicemengo.
Classificação – A partir de aquí, toca sacar la calculadora y aguantar la respiración. Quedan 2 fechas para que finalice el torneo que lidera el Clube Atlético Mineiro en solitario – Vive de mão na Taça 2021 já a algumas rodadas apenas o Galo. Aspiram à vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2022 (serão nove brasileiros, sete deles entrando diretamente na fase de grupos): Galo Vingador (78 – quase campeão – vaga confirmada), Urubu Malvadão (70 – quase vice-campeão – vaga confirmada), Porco Imponente (62 – vaga confirmada – campeón Libertadores/2021), Gambá Fiel (56 – vaga confirmada), Massa Bruta (53), Leão do Pici (52), Fluzão (51), Coelho Carnívoro (49), Seará Pussivi Vozão (49), Saci Colorado (48), Santos (46), São Paulo (45). “POXETO XÉRIE BÊ”. Ya solo me faltan 2 candidatos al descenso. Candidatos à degola amontoados em areia movediça – Não tá morto quem peleiaaaaaa! Eis os incompetentes que estão por bom tempo abanando carvão molhado: Goianiense (44), Juventude (43), Cuiabá (43), Athlético (42 – classificado para a Libertadores/2022 pelo título da Sudamericana), Bahia (40), Grêmio (36 – teremos “GRENAU genérico” na Série B/2022?). Degolados: o vice lanterna rubro negro pernambucano Sport (33) e o lanterna verde Chapecoense (15). A PIOR CAMPANHA NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS é, até agora, do América-RN (2007), quando obteve míseros 17 pontos em temporada difícil de ser superada por uma pior. O time potiguar teve apenas 15% de aproveitamento. O rebaixamento veio na 31ª rodada, em outubro. Foram 29 derrotas na competição, num total de 38 rodadas. Pelos números atuais, a Chape (15 pontos e apenas uma vitória) parece cobiçar a vaga americana como a pior campanha.

PS10.2: Série B-2021 – “O futebol não é perfeito, mas eles insistem que o árbitro seja.” Del Piero – (série biiiiii – primeiro círculo do inferno – lasciate ogni speranza, voi ch’entrate). Como foi a 38ª e decisiva jornada? O CRB enfrentou o Operário tentando secar o Avaí para ficar com a única vaga disponível e perdeu por 2-1. Torcendo contra estava o CSA, que precisava vencer o Brasil. Goleou por 4 a zero, mas não foi suficiente… Quase sem chance, mas, sonhar não custa nada, estava o Guarani, que visitava o campeão Botafogo e torcia, ainda, contra três times para ficar com a desejada vaga à elite em 2022. E houve empate por 2 gols… Já posicionado na 4ª posição e dependendo unicamente de si, o Avaí recebeu o Sampaio e tomou um susto quando o Bolívia Querida abriu o placar. Estaria perdida a sonhada vaga? Naquele momento o CSA ficaria dona da quarta vaga. Ao final, a virada e a vaga indo para Santa Catarina…. Lá embaixo, a luta pela sobrevivência restringia-se a três times. Em 16º, o Remo, precisando apenas de si, recebeu o Confiança empatou em zero, quando uma simples vitória o tiraria do abismo… O Londrina, em 17º, jogou contra o Vasco, precisando vencer e ainda contar com uma não vitória do Remo para sobreviver. Enfiou 3 gols goela abaixo no vasquim. E… Em 18º estava o Vitória, que jogou contra o Vila. Além de imprescindível vitória, o clube baiano torceu por derrotas de Londrina e o Remo. E o que aconteceu? O Vitória “foi DERROTA”. Um a zero a favor do Vila. O Tubarão sorriu e viu Remo e Vitória caírem para a Série C.
– Campeón – Botafogo de Futebol e Regatas. O título da B garantiu ao Fogão vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil/2022… Atendi o celular e ouvi: “Arereeeee seu Vasco vai ficar na série B, êê…Chuuuuupa, Sancho!” Era, de novo, minha sogra.
We’re back… El Botafogo, el Coritiba, el Goias y el Avai regresan a la SérieA/2022. “Es una pena no estar en el Brasileirão – Série A/2022, pero volveré en 2023.” Vasco y Cruzeiro
CRB (o Cerrebê é a equipe que está há mais temporadas consecutivas na segunda divisão do Campeonato Brasileiro e o clube que mais a disputou – 32 vezes em 2022 estará o CRB na segundona). A edição do torneio de 2022 será a OITAVA seguida do time de Alagoas, que subiu da Série C em 2014 e disputando a B desde 2015).
“POXETO XÉRIE XÊ ” – Quem caiu? Remo (15 anos pra subir, 7 meses pra descer.), Vitória, Confiança e Brasil.

PS10.3: Campeonato Brasileiro – Séries B,C,D “No os imagináis lo difícil que es estes calendarios” – “Abandonai toda a esperança, ó vós que entrais.” Dante Alighieri. Hay que exigirse mucho más, así no se puede estar arriba – Série B-2021 – primeiro círculo do inferno – Campeón: Botafogo de Futebol e Regatas. Classificaram-se para a Série A/2022: Botafogo de Futebol e Regatas, Goiás Esporte Clube, Coritiba Foot Ball Club (teremos ATHLETIBA em 2022) y Avaí Futebol Clube. Série C-2021 – segundo círculo do inferno- Campeón: Ituano Futebol Clube. Classificaram-se para a Série B/2022: Tombense Futebol Clube, Ituano Futebol Clube, Grêmio Novorizontino y Criciúma Esporte Clube; Série D-2021 – terceiro círculo do inferno – Campeón – Associação Atlética Aparecidense, de Aparecida de Goiânia. Classificaram-se para a Série C/2022: Associação Atlética Aparecidense, Campinense Clube, Futebol Clube Atlético Cearense e ABC Futebol Clube.

PS10.4: Copa Verde 2021 – Semifinais: 24/11 – Vila Nova 3-0 Nova Mutum y 02/12 – Nova Mutum x Vila Nova; 01/12 – Bicolor vs Azulinos – Paysandu 2-2 Remo (Jogaço e empate com gosto de vitória remista!!!! E meu amigo remista Zé Rango ligou para dizer: Sancho, esse Leão é muleque malino mermo. E deixou recado para a turma do Paysandu: “Mucura, me diz o que tu sentes”…) y 04/12 – Remo x Paysandu.

PS13: ¿Clássicos – De Klassieker? “Ma quanto è bello vincere?!?!” Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción…4/12 – Clássico RE-PA (Clássico Rei da Amazônia) – Remo x Paysandu; 4/12 – Der Klassiker – B Dortmund x Bayern Múnich; 3/12 – Dérbi da Capital – Benfica x Sporting; 1/12 – Clássico RE-PA (Clássico Rei da Amazônia) – Paysandu 2-2 Remo.

PS24: Grandes goleadas – Quod abundate non nocet – Futebol Feminino: Fase de clasificación para el Mundial Feminino de 2023 (1/12) Inglaterra 20-0 Letonia; Futebol Masculino: Liga de Portugal (27/11) Belenenses 0-7 Benfica, UEFA Champions League (24/11) Brujas 0-5 RB Leipzig.

PS51: Copa Libertadores 2021 – Onore ai vincitori del campionato, Sociedade Esportiva Palmeiras. Una final de Libertadores es para pocos – Vamos a tener que hacer las cosas mejor para ganar la Libertadores? 27 de novembro, no estádio Centenario, em Montevidéu (Uruguai). Óinc, óinc y óinc… Por segundo año consecutivo final entre dos equipos brasileños (2020: Palmeiras 1-0 Santos e 2021 Palmeiras 2-1 Flamengo). El Urubu Rei, ganador del certamen en 1981 ante el Cobreloa de Chile y en 2019 ante River Plate en Perú, jugará la final única ante el campeón vigente Palmeiras el 27 de noviembre en el estadio Centenario de Montevideo. En 2020 el Verdão se había impuesto al Santos FC (1-0).Final: Centenario (Uruguay); Árbitro: Néstor Pitana (Argentina); Equipos: PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Gabriel Menino), Gustavo Gómez, Luan e Piquerez (Felipe Melo); Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael (Danilo Barbosa), Gustavo Scarpa e Raphael Veiga (Deyverson); Rony e Dudu (Wesley). Técnico: Abel Ferreira. FLAMENGO: Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luis (Renê); Willian Arão, Andreas Pereira (Pedro), Everton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta (Vitinho); Bruno Henrique (Kenedy) e Gabriel. Técnico: Renato Gaúcho.. Verdão encerrou uma ingrata sequência de nove jogos sem vencer os cariocas rubro-negros. Palmeiras volvió a ser el mejor equipo de Sudamérica por segundo año consecutivo. Palmeiras 2-1 Flamengo – But: Raphael Veiga, aos 5′, e Deyverson, aos 94′ (Palmeiras); Gabriel, aos 72′ (Flamengo). – Raphael Veiga y Deiyverson deram a glória ao Alviverde Imponente e colocaram os verdes no topo da América pela segunda vez seguida, na terceira festa verde no topo da América. Foi um daqueles jogos onde até piscar foi complicado, pois iria o piscador perder algo. Dois elencos gigantes em um grande jogo de futebol. Iguais em “um” nos 90 minutos. Aos 4 da prorrogação Deyverson matou uns dez bilhões do coração e colocou os verdes à frente no placar. Que jogaço, torcida brasileira. Abração sanchiano para os palmeirenses Pasquim, Godofredo, Pietro, Pepo, “Seo” Bento e Dodô. Jogos que envolvam Galo, Urubu e Porco nesta temporada estão sendo de alto nível, com grandes elencos em jogos de altíssimo nível. El Ünico Rey de Copas es el Rojo de Avellaneda, Club Atlético Independiente tiene 7 Copas Libertadores y otras mas como Sudamericanas. Palmarés – Galeria dos Campeões: Independiente – 7 (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984); Boca Juniors – 6 (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007); Peñarol – 5 (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987); Estudiantes – 4 (1968, 1969, 1970 e 2009); River Plate – 4 (1986, 1996, 2015 e 2018); Palmeiras – 3 (1999, 2020 e 2021); Olimpia – 3 (1979, 1990 e 2002); Nacional – 3 (1971, 1980 e 1988); São Paulo – 3 (1992, 1993 e 2005); Grêmio – 3 (1983, 1995 e 2017); Santos – 3 (1962 , 1963 e 2011); Flamengo – 2 (1981 e 2019); Cruzeiro – 2 (1976 e 1997); Atlético Nacional – 2 (1989 e 2016); Internacional – 2 (2006 e 2010); Colo-Colo – 1 (1991); Racing – 1 (1967); Argentinos Juniors – 1 (1985); Vélez Sarsfield – 1 (1994); Vasco – 1 (1998); Once Caldas – 1 (2004); LDU – 1 (2008); Corinthians – 1 (2012); Atlético-MG – 1 (2013). Abel Ferreira, duas Libertadores com A Sociedade Esportiva Palmeira. “Estou tranquilo, calmo, em paz comigo mesmo e com a sensação de dever cumprido. Já disse que a forma como vivemos o futebol é muito intensa, como se joga no Brasil é muito intensa, a forma como se joga não dá saúde a ninguém. Tenho que refletir muito sobre o que quero para mim para o presente e para o futuro”, afirmou Abel, em declarações à ESPN Brasil.

PS69: CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO 2021. Galeria dos Campeões – São 4 taças em ótimas mãos nesta temporada: A – Clube Atlético Mineiro (matematicamente o Malvadão ainda possui chance, mas… solte o grito, atleticano, o Galo é Bi!!!!!!!!); B – Botafogo de Futebol e Regatas; C – Ituano Futebol Clube y D – Associação Atlética Aparecidense.

PS77: UEFA Champions League – Season 2021-22: Giornata 6 (7 y 8 deciembre 2021): Yo creo que el Barcelona no pasa, es muy difícil ganar en Múnich – Bayern Múnich vs Barcelona, PSG vs Brujas, Leipzig vs M. City, Ajax vs Sp. Portugal, Borussia Dortmund vs Besiktas, Oporto vs Atlético, Milan vs Liverpool, Real Madrid vs Internazionale, Shakhtar Donetsk vs Sheriff Tiraspol, Juventus vs Malmö FF, Zenit vs Chelsea, Atalanta vs Villarreal, Benfica vs Dynamo Kiev, Salzburgo vs Sevilla, M. United vs Young Boys, Wolfsburgo vs Lille.
Grupo A – Manchester City, PSG, RB Leipzig, Brujas. Classificados: City y PSG.
Grupo B – Atlético, Liverpool, Porto, Milan. Liverpool classificado e os outros 3 brigam na derradeira jornada pela segunda vaga.
Grupo C – Sporting, B.Dortmund, Ajax, Besiktas; Classificados: Ajax y Sporting.
Grupo D – Internazionale, Real Madrid, Shakthar, Sheriff. Classificados: Real Madrid y Internazionale.
Grupo E – Bayern Múnich, Barcelona, Benfica, Dinamo de Kiev. Bayern Classificado; Barcelona y Benfica lutam pela segunda vaga na derradeira rodada;
Grupo F – Villarreal, Manchester United, Atalanta, Young Boys. Manchester United classificado; Villareal y Atalanta brigam pela derradeira vaga;
Grupo G – Lille, Sevilla, RB Salzburgo, Wolfsburgo; Irão todos com chance de classificação para a sexta e derradeira jornada;
Grupo H – Chelsea, Juventus, Zenit, Malmoe. Chelsea y Juventus classificados.
La gran final será en Gazprom Arena, São Petersburgo del 28 de mayo de 2022.

PS171: Copa do Brasil 2021 – Para echarse a temblar: temible el CAM, Galo Forte e Vingador. FINAL – Esperando Pai Natal… Athletico (campeón da Copa Sudamericana 2021) vs Atlético-MG (campeón da Série A do Brasileirão 2021). O primeiro jogo da final ocorre no dia 12 de dezembro (partida de ida), enquanto o segundo confronto está marcado para 15 de dezembro (jogo de volta). FINAL completamente aberta, acabou o favoritismo, quem errar menos leva o caneco para sua sala de troféus… PARABÉNS, ATLETICOS!!! PELA GLÓRIA E PELA GRANA: Campeão: R$ 56 milhões.

PS666: Você tem certeza que seu time do coração é gigante? Eis o Ranking da CBF 2021 (divulgado em 1 de março de 2021) – TOP 10: 1) Flamengo (16.768 pontos); 2) Palmeiras (16.110 pontos); 3) Grêmio (15.180 pontos); 4) Internacional (13.310 pontos); 5) Athlético (12.968 pontos); 6) Santos (12.776 pontos); 7) Corinthians (12.032 pontos); 8) São Paulo (11.870 pontos); 9) Atlético-MG (11.789 pontos); 10) Cruzeiro (11.768 pontos).

PS1000: FIFA Club World Cup 2021 – Mundial de Clubes, (ya se encuentran clasificados a la competencia que se desarrollará en enero en Emiratos Árabes Unidos Chelsea, campeão da Liga dos Campeões da Europa; Monterrey, campeão da Champions League da Concacaf; Al-Hilal, campeão da Liga dos Campeões da Ásia; Al-Ahly, campeão da Champions League da África; Palmeiras, campeão da Libertadores; Auckland City, indicado pelo Comitê Executivo da OFC (não houve o respectivo torneio continental devido à pandemia) y Al-Jazira, vencedor da UAE Pro League). Mundial de Clubes 2021 que se celebrará en Emiratos Árabes Unidos del 3 al 12 de febrero de 2022. FIFA Club World Cup 2021 – PRIMERA RONDA: Al Jazira vs (EAU) Auckland City (NZL); SEGUNDA RONDA: Semifinal 1: Al Ahly SC (EGY) vs Monterrey CF (MEX) y Semifinal 2: Al Hilal SFC (SAU) vs (Ganador Primera Ronda); SEMIFINALES: Palmeiras (BRA) vs (Ganador Semifinal 1) y Chelsea (UK) vs (Ganador Semifinal 2). Campeón: Crê Sancho que saltará o grito a Sociedade Esportiva Palmeiras.

33 pensou em “TEREI SEMPRE DESENGANO

  1. Cheguei agora dos cocos e creio que necessário se faz complementar parte da matéria do Brasileirão, pois “habemus campeón… 32ª Jornada (sim, voltamos à jornada de número 32)
    – 2/12/2021 – Arena Fonte Nova – Bahia 2-3 Atlético-MG – O jogo do título de um e do rebaixamento do outro? Não combinaram com os russos? E o Baêa abriu dois a zero… Tudo combinado e nada resolvido. Não foi bem isso que se via em terras soteropolitanas. Faz tempo que não se via um Galo tão sem apetite, tão apático em um primeiro tempo… Com a vitória tirava os pés da zona o BBMP e colocava lá outro “atlético”, o Clube Athlético Paranaense. Mas (sempre há um), Hulk diminuiu de penal e Keno empatou o placar. E depois Keno virou o placar para o Clube Atlético Mineiro. Seria o gol do título atleticano… E foi… 50 anos depois, o Galo é BI (1971 e 2021). Justo, muito justo, justíssimo. Por fim o gol de Keno, o terceiro do campeão, foi o prego que faltava no caixão tricolor (ainda não está rebaixado o Baêa).

    Todo o aplauso sanchiano do Clube Atlético Mineiro e em particular ao amigo caminhoneiro e atleticano fanático Chico Quejeiro.

      • Aquilo é gol de “pelada”… falando em pelada é melhor deixar as peladas de lado e se concentrar no foot ball. Depois de matar “us bambi”, como diz meu corintiano amigo Castrim, o Imortal dos Pampas terá que matar mais dois bichos; um gambá e um galináceo campeão nas duas últimas jornadas. “Seará Pussivi” que o Imortal na morra? E o segundo gol gremista também foi um espetáculo, meu caro.

        Cravo a queda de Chapecoense, Sport, Baêa e Grêmio.

        Que fique o amigo com votos de Sancho de que tenhas um belíssimo final de semana.

          • E num é que foi? Seria coincidência, sorte de principiante, acaso estatístico ou o cabra Sancho entende do riscado?kkkkk. Como estou em fase acertador nota 10, em minha crônica do dia 17/12 cravarei os números da mega da virada… Sorte tem quem acredita nela, não é mesmo?

    • Francis Bacon sabiamente eternizou, meu caro Ciço: “A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.”

      E além do mais, o tal Sancho não dá espaço para momentos tristes. Se algo me aborrece, vou rapidinho ao JBF e nas colunas onde brilham meus amigos, encontro a luz para voltar a sorrir. E se o sorriso se torna teimoso em chegar, dou um pulinho na sempre alegre “casa” de nossa musa MBM para encher o coração de felicidade.

      Um grande e feliz final de semana ao amigo certo das horas incertas. Abraçação, manu véi!!!!

  2. Só o PS0.02 do Sancho vale mais que muitos compêndios que ocupam espaço pelas bibliotecas do mundo.

    Às vezes escuto raciocínios complicados e fórmulas matemágicas para “resolver” os problemas do Brasil. Costumo responder que o Brasil começará a melhorar quando o brasileiro parar de jogar bituca de cigarro no chão.

    • Marcelo,

      (…)vale mais que muitos compêndios que ocupam espaço pelas bibliotecas do mundo.

      Tal assertativa ficaria de bom tamanho para suas geniais intervenções neste JBF em sua coluna. Como ficar imune a estes seus últimos “cartazes” que nos levam à infância e adolescência?

      Bate Sancho a cabeça na parede, pois criança não sou e eu deveria ficar “menos eufórico” com os elogios, mas (sempre há um), humano que sou, vaidoso com meus escritos, como poucos, dá uma satisfação tremenda quando alguém de sua magnitude chega à area de comentários de desfere flecha certeira.

      Impossível alguém contestar o fecho de seu comentário: “(…) o Brasil começará a melhorar quando o brasileiro parar de jogar bituca de cigarro no chão”.

      Vejo o absurdo: há um parque interessante pertinho de minha casa em Santo André; vou diariamente para exercitar os pulmões em salutar caminhada e recolho as “cacas” do cãozinho de minha filha e os dos cães de alguns outros “esquecidinhos”…

      Que o final de semana do curitibano ilustre seja tão belo como a cidade que te abriga. Ah, antes que me esqueça: E o Furacão? Conseguirá sair o rubro-negro da ressaca da conquista da Sudamericana e livrar-se do sufoco das últimas colocações na tábua de classificação do Brasileirão?

      • Schirley,

        Minha mãe Catharina, uma belíssima catalã, importava da España. Nunca soubemos que existia no Brasil.

        LINIMENTO de SLOAN

        Lembro que ela sempre dizia: El ungüento “matadolores” del “tío del bigote”.

        Vida que segue…

        El “tío del bigote” forma parte del imaginario y muestrario farmacéutico de casi cada casa en muchas partes del mundo.

        Sempre, até sempre

        • Sábia Catharina.
          Lembro do cheiro do linimento.
          O vidro que guardo faz parte da minha infância e cada vez que o vejo, vejo meu pai, um modelista para fundições. Gênio que eu adorava ver trabalhando. O molde de madeira (que depois vai para fundição. Uma famosa fundição aqui era a fundição Muller onde hoje fica o shopping de mesmo nome) da primeira bola de vôlei vulcanizada saiu da oficina dele. E tantas outras coisas.
          Definitivamente um gênio em cálculos e execuções dos projetos. Era interessantíssimo acompanhar o processo todo. Desde do molde até a fundição. O molde da bola tenho guardado comigo. Outra hora conto mais pois existem até peças de satélites que saíram da oficina nos fundos da casa de meu avô. Pai e filho com os mesmos tatentos.
          Saudades …

          • Geniais gênios que viviam tão pertinho de nossos corações, não é mesmo? Conviver com eles dizem muito do que somos, minha cara.

            Tanta coisa aprendi com o genial e genioso Nelson Panza… e olha que convivi com o portuga por apenas 13 anos…

            Vida que segue, saudade que fica e incomoda em momentos melancólicos de dias frios e chuvosos…

            Sempre, até sempre

  3. Querido Sancho:

    Seus escritos atualizam, instruem, valorizam e alegram os dias dos leitores e amigos do JBF!
    Você é um cronista de “mão cheia” e de sentimentos nobres! Seus textos transbordam cultura geral…
    Sou sua fã “de carteirinha”.
    Obrigada por se lembrar de mim!

    Grande abraço e um final de semana muito feliz!!

    .

    .

    • Vivi
      Tê-la com fã já é maravilhoso; “de carteirinha” é espetacular; Bem faz Sancho em ser líder de torcida de seu imenso fã clube, senhora dos destinos deste JBF de todos nós.

      Abraçação sanchiano e um ótimo final de semana para todos que moram em seu coração..

  4. Grande SuperSancho. O único vencedor da Guerra dos Tronos de Desengano. Então, quer dizer que o Noel saiu do armario? Aquele gordinho nunca me enganou com aquela roupinha de comunista serelepe.
    PS: Estou aguardando a minha quota de cocos.

    • Ah, aquela roupinha de comunista serelepe… Sancho rindo até amanhã.

      Aqui em casa se pintar um cabra vestido de vermelho e com a mão no saco, FICA sem saco…kkkkk.

      Quanto aos cocos, que grátis são, não há como entregar aí arriba por causa do frete, que gratuito não é. Vai ficar mais em conta o amigo ir até algum quiosque de praia e solicitar a uma bela atendente em exíguo biquini uma água e um beijo. kkkk

      Tamu junto, Beni.

  5. Olá domesticão,
    Preciso dizer alguma coisa ?
    Todos já disseram tudo senhor pulguento.
    E você disse tudo e mais um pouco. Um pouco não, um muito.
    Como disse Cícero: suas crônicas são uma alegoria.
    “Uma volta, volta e meia, meia volta vamos dar”.
    Chega, muito confete para um vendedor de cocos.
    Falando em cocos, posso pagar o aluguel com eles !

    Tenho a impressão que Sancho nasceu pra ser uma incógnita:

    “Decifre-me se for capaz”.

    Sempre, até sempre.

    • Schirley,

      Chega, muito confete para um vendedor de cocos e nem estamos em preparativos para folia de Momo, pois nesta época do ano quem vem pela estrada são Gaspar, Baltazar e Melchior tentando achar a estrela de Belém do Pará.

      “Decifre-me se for capaz”? Gosto mais de outro “decifre-me” que é o ultimato da esfinge de Tebas…

      Falando em cocos, escreves: posso pagar o aluguel com eles… Muito engraçadinha a moça, pois quem tem os cocos é Sancho e quem deve aluguel é “vossuncê”.

      Ou tens, entre os mistérios que a cercam, propriedade com vasta plantação dos “verdinhos aquíferos”?

      Sempre, até sempre.

      • Ai, ai, ai …
        Se for preciso possuir uma vasta plantação dos verdinhos aquíferos para pagar o aluguel creio que serei despejada muito em breve. Com a bagagem jogada no meio da rua.

        E, no meio de tudo que escreveste aparece o Lorde Tywin Lannister.

        ” Entre os mistérios que a cercam” . Ficando com os pés no chão:

        “No creo en brujas, pero que las hay, las hay”.

        Sancho quer ver fantasmas.

        Schirley não precisa vê-los.

        Existem mais mistérios entre o ABC (Santo André) e Curitiba do que possamos sequer imaginar.

        Daí vem o “SEMPRE, até sempre”.

        • “No creo en brujas, pero que las hay, las hay”.

          “Hablando en ellas”, aí por Curitiba existe alguma oficina que conserta “vassoura de bruxa “véia”? É que a vassoura da sogrona está com problemas no amortecedor e a única oficina especializada, aqui em Sampa fechou em virtude da pandemia.

          Sempre, até sempre, com mistério ou sem, com fantasmas ou não.

            • Ah, os aspiradores turbo, assim como carros elétricos não estão ao alcance da bruxa velha que agregada está em minha casa há décadas.

              Assim como os pequis, há que se ter cuidado com os espinhos da cidadã que tem por hobby me espezinhar. Bem lá fundo até gosto dela… kkkkk

              Sempre, até sempre, de preferência sem a sogra.

  6. Degustar a sua coluna não é apenas um prazer, mas também uma o obrigação, pois donde podemos aprender ” tanto, tão repente ? ”
    Degustar e saborear o gusto colunal. é como apreciar aos poucos, um uisque
    sensacional, sem gelo, sem preconceito, sem medo e sem remorso, ,pois, segundo
    o meu antigo médico, o homem depois dos 60 precisa e deve sem temor tomar
    uma ( ou mais )) dose todos os dias para manter em atividade todos os orgãos
    em ponto de bala. Grande médico. Já não se fazem médicos como antigamente.

    É aconselhavel também , segundo o medicinal conselho, fazer uma massagem
    em torno do umbigo, mas sempre da direita para a esquerda, pois se fizer ao
    contrário, desatarracha o umbigo e a bunda caí.

    A cantata ” Carmina Burama ” não existe, é apenas uma ilusão dos nossos
    sentidos auditivos, , pois para saber degusta-la devidamente precisamos estar ” fóra
    dos nossos sentidos e após toda aquela glória musical, para colocar os pingos nos íis, somente uma dose de musica dos deuses e para tanto aconselho sonhar
    ouvindo diretamente do infinito a ” Ária na corda sol ” do Deus Bach. A melodia
    clássica mais perfeita jamais criada.

    Fique tranquilão Caro Sancho, pois a sua coluna, embora grandiosa com milhares de ” palavrorios ” ( adoro criar palavras ) , na verdade não ” ecziste ”
    como dizia o padre Quevedo ( lembra ? ) É apenas uma criação mental
    propiciada pelos mentes super imaginativas dos seus leitores, viciados que
    estão com a sua prosópia imaginativa e altamenter viciosa.

    Tenho que parar por aqui, pois quando começo a filosofar subjetivamente, fico com
    a garganta seca, e depois de lubrifica-la devidamente, começo a procurar o fim do infinito e tomar a benção à cachorros.
    Mas como diz aquele personagem do filme Quanto mais quente melhor ”
    Ninguém é perfeito.

    Abração.

    • Ah, Dirceu,

      Milhares de ” palavrorios ” depois…

      Ninguém é perfeito, mas (sempre há um), há uns cabras neste JBF que estão muito próximos da perfeição,como um tal D Matt… .

      Quanto a Bach, a Ária da Quarta Corda que citas é realmente de sonho. Sempre a ouço antes de adormecer, pois me traz uma paz ao coração (inigualável)…

      Na verdade é uma adaptação para violino e piano do segundo movimento da Suíte nº 3 para orquestra, de J. S. Bach. Sinto nessa musica a fragilidade de cada vivente, pois, me transporta por “fios” do passado que jamais “tecerei” novamente.

      Quanto ao exercício umbilical, preferi não tentar, pois, desastrado que sou, vai que desatarracha o umbigo e a bunda caí. kkkkkk

      Até sempre, gigante amigo…

      • Espere.
        Pronto … Ária da Quarta Corda …

        Um pouco de piedade no seu coração homem/menino dos cocos.
        21:21
        “Sinto nessa música a fragilidade de cada ser vivente, pois, me transporta por “fios” do passado que jamais “tecerei” novamente”.

        Como podes mergulhar abissalmente n’alma desta pobre mortal preste a dormir ?

        (sou do mar … aqui um peixe fora da água).

        E Bach continua … é aí que moram os fantasmas que ainda não viu que trazem paz no coração.

        Como dormir agora sem um tear ?

        Desde sempre, até sempre

        • Confesso que o que mais me empolga neste Jornal
          é o espaço dos comentários. São inteligências
          super dotadas e que nos presenteiam com textos inteligentíssimos e sempre oportunos.
          Peço licença ao Berto para me permitir dar nota 10
          a todos os comentaristas deste grande Jornal, que na verdade é mais que um Jornal, é um livre espaço democrático que nos permite, sem cerimônia,
          sem inveja, mas com muita inteligência , trocarmos idéias
          livres e na maioria das vezes sem sujar este espaço limpo e democrático, sem a imundície da politica atual e atuante.
          Sinto-me um privilegiado de fazer parte de um grupo de intelectuais do porte de um Sancho, Cícero,
          Brito, Assueiro, Schirley, Violante, Beni, Marcello ,
          e outros tantos que com as suas grandes inteligências me deixam acanhado com a minha modesta participação.
          Lamento apenas que muitos valores deste Jornal
          não façam parte dos nossos comentários, pois
          são altamente capazes de faze-lo com grande brilho, conforme nos mostram nas suas colunas semanais.
          Obrigado amigos.
          E, com muita justiça, Obrigado Berto por esta
          magnifica criação.

          • Rompa-se o silêncio…

            Desculpe, por motivo de viagem a Campos de Jordão a trabalho e os problemas mecânicos, sua mensagem passou sem que eu percebesse.

            Quanto ao dia, o final de semana nos recantos do Sudeste que percorri estavam ensolarados e quentes…

            Sempre, até sempre

  7. Pingback: TÁ ESCRITO: O JBF É UMA MAGNÍFICA CRIAÇÃO! | JORNAL DA BESTA FUBANA

  8. Me demoro a dar “pitado” na crônica Sanchiana, pelo preparo do deleite. Cadeira ou rede confortável, um chope (…) na primeira leitura (superficial) já vou definindo os dicionários de idiomas diversos que usarei. E olhe que o meu sofrível português anordestinado é de pedir perdão a gentios.

    Mas a recompensa…esta é incomensurável…

    Mais um show de bola, campeão!.

    • Ah, Marcão, es loco y debes caminar en los sueños de otro loco?

      Dado & traçado está… Cheguei agorinha dos cocos… Quanto aos “problemas com o portuga” e com outros idiomas a sua modéstia “não lhe cai bem”, pois dominas como poucos do MANDARIM até OS HELÊNICOS; de latim, então, nem se fala…

      Degustar preciso se faz… Quanto aos demais itens, deu água na boca o tal “chope”, que neste verão desce macio e reanima. E faz tão bem ao coração, não apenas o líquido dourado, mas (refrescante mas), o comentário de amigo tão querido.

      Deixo a ti o abraçação (que aprendi com Ciço) e lacrimeja a natureza, pois esta semana começou chuvosa (os reservatórios agradecem) aqui no Chuveste. Es de locos entrar en los sueños de un loco, pois as portas estão sempre escancaradas…

      Valeu, manu véi…

Deixe uma resposta