SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

«Pela escuridão da noite, nos lugares ermos e às horas mortas do alto silêncio, a fantasia do homem é mais ardente e robusta.» Alexandre Herculano, Eurico o Presbítero (1844) cap. V – «A meditação»

Ah, se eu pudesse, meu dinheiro desse, você me quisesse, a distância colaborasse, minhas amantes deixassem e minha cara ajudasse… A empresa britânica Jaguar Land Rover anunciou que planeja ser uma empresa 100% elétrica a partir de 2025. O novo plano estratégico para a marca também indica que o 1º Land Rover totalmente elétrico será lançado em 2024. Os colunistas fubânicos, todos milionários, já separam a verba para presentear suas amantes com a novidade.

Suprema inteligência na arte de noticiar, informar, encantar… Somos bem mais do que onze, somos uma legião. Os membros da corte fubânica, referidos como colunistas do Supremo Tablóide Fubânico, são escolhidos pelo Editor-Chefe Berto entre os cidadãos com mais de 35 e menos de 120 anos, de notável saber “sabido”, politicamente incorretos e rePUTAção ilibada.

Falar bem e falar mal de quem quer que seja é regra da casa, pois esculhambar e coçar é só começar. Pode-se inclusive falar mal do editor-chefe, que subirá o tom na mesma intensidade; se esculhambares a direita vais fazer sorrir Ceguim Teimosim e Sancho (doido ri de qualquer besteira); se esculhambar a esquerda for seu divertimento favorito, vais fazer sorrir uma renca de fubânicos, dentre eles Sancho.

Este texto levou longos dez anos para chegar até seus olhos, paciente leitor, devido à fixação de Sancho pela forma e pelo estilo. Cada palavra encontrada neste clássico foi cuidadosamente esculpida pela insanidade sanchiana, o que levou o autor a recorrer a Nise da Silveira, pois resume Sancho, que tem “um poquito de locura”: “Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas muito ajuizadas”.

Medo, muito medo… “¡aquí mando yo!” Frase de Sancho? Não, frase da esposa de Sancho, halterofilista, lutadora de Taekwondo (Tae Kwon Do or Taekwon-Do), comunista e especialista em bonsai (música japonesa, faz favor, maestro), enfim, uma tirana ao estilo Odete Roitman, no canteiro de obras em que se transformou o castelo sanchiano.

Hay años benditos; éste es uno de ellos. Por fortuna, ya falta MUITO para que termine. Como assim, Sancho!? Enlouqueceu? Você foi bertianamente promovido neste 2021, de colocador de camisinha no Polodoro, nas aventuras sexuais do asinino, para colunista do maior jornal da internet em toda a Galáxia e vem com essa?

Mudemos sabiamente o rumo dessa prosa, pois ninguém precisava ficar sabendo disso…“If cats disappeared from the world”. Sancho é um gato, conforme sempre dizem suas amantes quadrigêmeas tailandesas, que dormem com ele depois da sessões de sexo tântrico diário (sempre no período de 22 às 23:59, entre um coco e outro).

Estima-se que só na Via Láctea existam entre 200 e 400 bilhões de estrelas como o nosso sol e nenhum outro Sancho perdido por aí, nas escuridão celestial? Deperdício, puro desperdício…

Quantos “gatinhos” como Sancho existem por aí? Writing Sancho on being certain and believing you are right, very right, even when you’re not.

“Egoísta é um sujeito mais interessado em si próprio do que em mim”. Apesar de concordar com a frase, quem a disse não foi Sancho, foi Ambrose Gwinnett Bierce. Lembram-se os señores do emPACado PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA CONSTRUÇÃO da amigona de todos nós, a Zilvia Mandh Ókis ? A casa do Sancho está, para não dizer calões maiores, uma zerdha PACkiana.

Pernas pra que te quero… As amantes, que sempre ocupam quartos secretos na mansão, sumiram na poeira das obras e não mais ligaram. Os dois terraços, orgulho sanchiano estão esfurancados, rebentados, empoeirados…Uma lástima.

A sala está didádó. A de comer, a de estar, a de trepar. A poeira chega ao quintal e à biblioteca, cobrindo azaléias, Cervantes, Shakespeare e Camões.

A secretária do lar demitiu-se e diz que só volta se e somente se: “voltar à vida la puta que lo parió”, señor Sancho!”

A sogra, catibonzeira e fã de Stalin supervisiona as obras superfaturadas, “habla con pajaritos” e dá calote na classe operária do canteiro de obras. O caos impera no local. Ao final do expediente monta na vassoura e vaza.

Sancho entre lágrimas, relata o estado miserável em que vive. Capitalismo vs Socialismo. Los cubanos prosperan en Miami (Estados Unidos) y son miserables en La Habana (Castrolândia). Un muro dividió a los alemanes: del lado occidental vivían en el cielo y del lado socialista en la privación. Bajo el sistema capitalista, Corea del Sur se convirtió en uno de los países más modernos del mundo mientras sus vecinos del Norte viven en la …

Y los venezolanos decían: “Nooooo, Venezuela nunca sera como CUBA, el pueblo no lo va a dejar.”

Algo muito parecido aconteceu com o castelo de Sancho…

Será que alguém tem o telefone do Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura? Só um cabra com tal competência pode dar jeito em obras paradas neste Brasil de meu Deus e por fim ao pesadelo obrístico sanchiano. Como diria Fidel: Vamos bien!!!!!

PS1: “¿Y ahora qué?” O Senado dos EUA rejeitou o 2º processo de impeachment do Ronald Mc Trump. O pedido havia sido motivado pelas declarações do ex-presidente no dia da invasão ao Capitólio, sede do Congresso norte-americano. Será o primeiro residente americano a ficar 12 anos no poder. E o Biden? Quem? kkkkkkk

PS10:Campionato brasiliano di calcio – Série B

No seu livro “O futebol em dois tempos” Hélio Sussekind traça a definição definitiva: «Quando alguém se dirige hoje ao campo de futebol, quando um torcedor veste a camisa de um clube, sabe que está portando um passado mitológico e repetindo o que fizeram milhares de outros em tempo remotos (…) O torcedor vive um momento presente, romanesco, único, mas experimenta. num estádio a sensação de tomar parte em algo muito precioso que se converterá mais tarde em mitologia»

“Volveremos a Primera?” 2021 – Série B – Volverá o Cruzeiro à Primeira Divisão em 2022, também conhecida como Série A? E o Botafogo, hoje já não tão GLORIOSO?

Campionato brasiliano di calcio – Série B – Campeonato Brasileiro – Série B: de 29 de maio até 31 de novembro.
1 Avaí-SC
2 Botafogo-RJ
3 Brasil-RS
4 Brusque-SC
5 Confiança-SE
6 CRB-AL
7 Cruzeiro-MG
8 CSA-AL
9 Guarani-SP
10 Londrina-PR
11 Náutico-PE
12 Operário-PR
13 Ponte Preta-SP
14 Remo-PA
15 Sampaio Corrêa-MA
16 Vila Nova-GO
17 Vitória-BA
18 Coritiba-PR
19 ?
20 ?

PS13:UEFA Champions League – Octavos: Alguém viu o Messi pir aí?
16/2 – Leipzig 0-2 Liverpool
16/2 – Barcelona 1-4 PSG
17/2 – Sevilla 2-3 RB Leipzig
17/2 – Porto 2-1 Juventus
23/2 – Atlético – Chelsea
23/2 – Lazio – Bayern Múnich
24/2 – Atalanta – R. Madrid
24/2 – Borussia MG – Manchester City

PS24: Coppa Italia – Semifinais
Napoli 0-0 Atalanta y Atalanta 3-1 Napoli
Internazionale 1-2 Juventus y Juventus 0-0 Internazionale
FINAL: El oficio de la Juve es jugar finales: 19 de maio de 2021 – Atalanta Bergamasca Calcio vs Juventus Football Club.

PS51: Campionato brasiliano di calcio – Série A/2020: Campeonato Brasileiro 2020 – Decisão – 21 de fevereiro – Estádio do Maracanã – Flamengo vs Internacional. É ou não a decisão? Fall of the Titans – Coritiba se junta a Botafogo, Cruzeiro e Guarani como os campeões brasileiros da Série A que vão jogar a Série B/2021; também campeões, Bahia e Vasco podem ampliar a odiada e temida lista. Com 36 rodadas encerradas, com 2 a serem disputadas, atualmente sob a liderança do Sport Club Internacional, estão na disputa pelo título e pelo prêmio de R$ 33 milhões, que será dado para o campeão de 2020, os seguintes candidatos: São Paulo, Internacional e Flamengo. Seguros por fios de esperança, para não caírem no inferno da Série B, estão Vasco, Sport, Fortaleza, Bahia e Goiás(Bahia, Vasco e Goiás cambaleiam ébria e perigosamente na beira do abismo, que já tragou Botafogo e Coritiba – Com apenas 28 pontos em 35 jogos, o Coritiba (Campeão da Série A de 1985) cai um ano depois de retornar à elite do futebol brasileiro. São seis rebaixamentos para a Série B na história do Coxa (1989, 1993, 2005, 2009, 2017 e 2020). Já o Botafogo… Glorioso em queda – 3 rebaixamentos ao inferno da Série B: 2002, 2014 e 2020.

PS69: Copa do Brasil 2020 – FINAL:
28/02/2021 ARENA DO GRÊMIO – Grêmio vs Palmeiras
07/03/2021 ALLIANZ PARQUE – Palmeiras vs Grêmio.

PS171: Ligas Nacionais Europeias:
Bundesliga – Clasificación – TOP 5 : Bayern Múnich, Leipzig, Wolfsburg, Bayer Leverkusen y Eintracht Frankfurt.
O Bayern de Munique caminha para seu nono título seguido na Bundesliga e o 31º troféu do Campeonato Alemão na história.

Lega Calcio – Clasificación – TOP 5 : Milan, Internazionale, Juventus, Nápoles y Roma.
Milan e Internazionale embolados na liderança. E a Juve? Quem tem Cristiano Ronaldo sempre é candidato.

Ligue1 – Clasificación – TOP 5 : PSG, Lille, O. Lyon, Monaco y Rennes.
PSG, Lille e O. Lyon embolados.

Liga de Portugal – Clasificación – TOP 5 : Sporting, Oporto, Braga, Benfica y Paços Ferreira.
Os verdes lideram com folga merecida. Só escapa o título se derem muito mole.

Premier League – Clasificación – TOP 5 : M. City, Leicester City, M. United, Liverpool y Chelsea.
El City está siendo un vendaval en la Premier League… Caminan con paso firme y dominan con puño de hierro la clasificación. El Liverpool sigue en caída libre y suma en Leicester su tercera derrota consecutiva (Leicester 3-1 Liverpool).
La Premier se está tiñendo cada jornada un poco más de celeste.

PS666:Como ser fubânico é… ser marvete…Capitana Marvel 2 se estrenará el 11 de noviembre de 2022. Las actrices Brie Larson, Iman Vellani y Teyonah Parris interpretarán a Carol Danvers, Kamala Khan / Ms. Marvel y Monica Rambeau respectivamente. Marvel Studios ha fichado a Zawe Aston para el papel de…¿Qué personaje interpretará? la actriz Zawe Aston podría estar interpretando a la Reina Skrull, Veranke? O lôco Sancho pira!!!!!!!!

PS1000: Fútbol – Soccer – Futebol – Calcio – Football – RANKING:
A CONMEBOL divulgou o ranking dos clubes sul-americanos para 2021…

Confira o TOP 20:

1.River Plate: Argentina – 10652 pontos

2.Boca Juniors: Argentina – 8731,1 pontos

3.Grêmio: Brasil – 6950,8 pontos

4.Palmeiras: Brasil – 6629,9 pontos

5.Nacional: Uruguai – 5444,5 pontos

6.Flamengo: Brasil – 5140,6 pontos

7.Atlético Nacional: Colômbia – 4833,3 pontos

8.Peñarol: Uruguai – 4632,3 pontos

9.Santos: Brasil – 4443,9 pontos

10.Independiente: Argentina – 4210 pontos

11.Cerro Porteño: Paraguai – 3865,1 pontos

12.Olimpia: Paraguai – 3674,4 pontos

13.São Paulo: Brasil – 3622,4 pontos

14.Libertad: Paraguai – 3584,5 pontos

15.San Lorenzo: Argentina – 3305,2 pontos

16.Cruzeiro: Brasil -3286,3 pontos

17.Lanús: Argentina- 3219,3 pontos

18.Internacional: Brasil 3208,8 pontos

19.Atlético Mineiro: Brasil – 3197,7 pontos

20.Independiente del Valle: Equador – 3004,5 pontos

SEU TIME NÃO ESTÁ NO RANKING? Preocupante, muito preocupante… Olhei dez vezes e não vi meu Vasco.

PS1001: Hoje é friday, mas (inesquecível mas), como esquecer que é dia de TORO? Benicio Monserrate Rafael del Toro Sánchez (San Juan, 19 de fevereiro de 1967) . ♫ ♬ ♩ Happy birthday to you / Happy birthday to you♫ ♬ ♩ Sancho deseja Feliz Cumpleaños a Benicio del Toro.

PS1002: Liga de la Justicia de Zack Snyder tiene un reparto espectacular encabezado por Ben Affleck (Batman), Gal Gadot (Wonder Woman), Ezra Miller (The Flash), Jason Momoa (Aquaman), Ray Fisher (Cyborg), Henry Cavill (Superman), Amy Adams (Lois Lane), Amber Heard (Mera), Jared Leto (Joker), J.K. Simmons (Comisario Gordon), Connie Nielsen (Reina Hippolyta), Robin Wright (Hippolyt), Diane Lane (Martha Kent), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Joe Manganiello (Deathstroke), Jeremy Irons (Alfred), Ciarán Hinds (Steppenwolf), Joe Morton (Silas Stone) y Ray Porter (Darkseid). Esta espectacular historia podremos verla en HBO Max el 18 de marzo de 2021. También habrá algunos cines que proyectarán la película de 4 horas.

PS1003: Fase 4 del MCU – El consejo que Finn Jones le dio a Hailee Steinfeld: “Solo le dije. ‘Definitivamente hazlo. Se parte del mundo de Marvel. Es una experiencia maravillosa poder decir que has sido parte de eso. Marvel cuida muy bien de sus actores. Es un universo que muchas personas quieren mucho’. Como actor, la experiencia de dar vida a un superhéroe es un reto maravilloso y muy gratificante. ‘Hailee hazlo. Hazlo y no vas a arrepentirte. Y ahora ella lo está haciendo”.

PS1004:Dica sanchiana de leitura…«A letra de Deus nem sempre é decifrável e ninguém conhece a língua em que escreveu a alma humana. Às vezes, a gente julga que as palavras chegam para esclarecer a vida mas, hoje estou certo de que muitas coisas permanecem por detrás de palavras que ainda não foram feitas e outras, por detrás de palavras de que perdemos o uso.» António Alçada Baptista, O Riso de Deus (1994)

6 pensou em “SUPREMO TABLÓIDE FUBÂNICO

  1. Já no primeiro parágrafo Sancho me transporta de volta ao CEFET onde cursei o segundo grau técnico em eletrônica, e onde a cada semestre o Departamento de Língua Portuguesa escolhia os livros a serem lidos pelas turmas de cada período. Na primeira semana do 5º período, o professor de português anuncia que o livro do semestre era “Eurico, o Presbítero”, de Alexandre Herculano, e complementa “ainda bem que eu não preciso ler esta merda”.

  2. Uma pena, “Eurico, O Presbítero”, que relata a história do fim do reino visigodo, apesar de o professor de Marcelo Bertoluci achar uma merda, não ter sido transportado para a tela do cinema ainda com todos os seus ingredientes e relados de uma época.

    Alexandre Herculano, nascido em Lisboa, no dia 28 de Março de 1810, na Quinta de Vale de Lobos, Azoia de Baixo, Santarém, e se encantado em 18 de Setembro de 1877, foi um grande escritor, romancista, historiador, jornalista e poeta português da era do romantismo.

    Também quase morria de tédio quando o li pela primeira vez, mas depois me acostumei e aprendi mais sobre os visigodos.

    Valeu, Mestre Sancho, a introdução mencionando a frase do grande romancista português.

    • Que fique claro que estou apenas relembrando e não concordando com meu antigo professor.

      A escolha também foi polêmica porque o nome da disciplina era “Língua Portuguesa e Literatura Brasileira”, e brasileiro o livro não é.

      Confesso que agora bateu uma curiosidade. Na época, nem comprei o livro: emprestei de alguém, li com a atenção suficiente para fazer a prova e apaguei da memória, deixando espaço para coisas mais urgentes.

  3. “ainda bem que eu não preciso ler esta merda”

    Deixo aqui aos colunistas Bertoluci e Tavares o quanto gostei de ler “Eurico, O Presbítero” as mais de 300 páginas do romance histórico de Alexandre Herculano datado de 1844, com o qual me deparei no sebo do Messias, na Praça da Sé no ano da graça de 2000.

    Para qem gostou de eurico recomendo as 320 páginas de Tom Jones, de Henry Fielding.

  4. Gosto de ler palavras que mostram requinte, burilação, polimento sem o mostrarem, como fazem alguns destes que Berto tem como colunistas. Gosto de ler quem sabe escrever o indizível, ou o que fica por dizer. Gosto enfim, de «depuração» na escrita. Mas quase sempre prefiro um vestido bem escolhido.

  5. Verdade, Sancho. O nosso querido e admirado STF – Supremo Tablóide Fubânico, tem colunistas pra toda e qualquer sentença.

    É como aquele jornal de domingo, que a família “destripa”: O pai fica com o caderno de esporte e política, a mãe pega caderno social e de moda, e cada filho com um caderno de seu interesse. Depois fazem o rodízio.

    Tal como sua saborosa coluna. Um verdadeiro departamento de noticias e humor.

    Forte abraço.

Deixe uma resposta