DEU NO JORNAL

Alexandre Garcia

O ministro do STF Kassio Nunes Marques disse que a Constituição está acima dos homens e determinou que locais de manifestações religiosas não podem ficar fechados por decretos estaduais e municipais.

Ele baseou a decisão no inciso VI do art 5º, que é cláusula pétrea, que estabelece a inviolabilidade da “liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos”.

Como disse o saudoso doutor Ulysses Guimarães, a Constituição é cidadã. Ela é de fácil leitura e interpretação. No entanto, os ministros do STF conseguem ter leituras diversas sobre o mesmo artigo.

Nesta segunda-feira (5), o ministro Gilmar Mendes citou jurisprudência e deu voltas e mais voltas no assunto para contrariar o entendimento de Nunes Marques. E os mais próximos dizem que Gilmar é o ministro que mais entende de Direito entre os 11 da Corte.

O ministro justificou o posicionamento afirmando que estamos no meio de uma pandemia e que a situação é grave e, portanto, deve ser considerada. Falou também que a decisão de manter fechados templos religiosos não é tolher a liberdade de crença.

Mas está escrito na Constituição. Há mil interpretações. Foi uma exegese bem inteligente do ministro, mas a lei diz “livre exercício dos cultos religiosos”. E isso acontece dentro dos templos. Quando eles são fechados parece que estamos no tempo em que os imperadores romanos perseguiam cristãos e eles precisavam se manifestar em labirintos.

Segundo Gilmar Mendes, é mais importante nesse momento ficar em casa para conter a pandemia. Mas será que ele não sabe como funcionam as missas católicas? Porque há modos de administrar isso, não é necessário fechar esses locais.

Quando eu vou à missa no domingo, auferem minha temperatura, há lotação máxima, as pessoas ficam distantes umas das outras nos bancos, durante a paz de cristo ninguém mais dá as mãos, a hóstia é posta na mão e não mais diretamente na boca, há álcool em gel disponível e todos precisam estar de máscara.

Parece que o Supremo está contra a religião. O ministro Nunes Marques fica olhando e pensando o que aconteceu. Ele deve se questionar se Gilmar acredita ser superior a ele.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou recurso ao presidente do Supremo, Luiz Fux, afirmando que a primeira manifestação veio de Nunes Marques e que, por isso, a ação pedindo para anular a decisão deveria ser encaminhada a ele.

No fim de semana, o ministro Marco Aurélio ironizou a decisão de Nunes Marques falando que ele deve ser muito religioso. Mas isso torna a recíproca verdadeira. Sendo assim, quem concede habeas corpus a traficante é entusiasta do tráfico.

2 pensou em “SUPREMO PARECE ESTAR CONTRA A RELIGIÃO E A CONSTITUIÇÃO

  1. Quando houve a eleição em outubro e novembro de 2020 morriam 500 pessoas por dia no Brasil, porém houve aglomerações nas campanhas, nas eleições e depois nas comemorações.

    No dia seguinte voltou a fechar tudo.

    O que é mais importante para um cristão: votar para prefeito ou celebrar a Páscoa (dia do renascimento)?

    Os cultos e missas foram liberados com muitas restrições de presença e medidas sanitárias.

    Nos postos de votação em 2020 não mediam as temperaturas, havia filas sem distanciamento, foi obrigatório o voto e não havia álcool gel para os eleitores.

  2. Pois é ……..

    “……..Nesta segunda-feira (5), o ministro Gilmar Mendes citou jurisprudência e deu voltas e mais voltas no assunto para contrariar o entendimento de Nunes Marques. E os mais próximos dizem que Gilmar é o ministro que mais entende de Direito entre os 11 da Corte……..”

    Onde a imbecilidade campeia,(STF) quem tem um olho é caolho ( rei ).

    Eu sou Arthur mas…….. não sou rei, muito menos imbecil ……..

    Não tem jeito desta putaria não acabar em sangue ……..

    Começou começou com Eustáquio, Daniel, e com o Wesley, e ninguém fala desta execução, na realidade, ninguém fala mais nada destas putarias …….

    Com este andar da carruagem só vai acabar com muito mais sangue de brasileiros patriotas ………

    Meu pau de fogo e as “pimentas” eu já comprei ……

    Vamos aguardar oportunidades ………..

Deixe uma resposta