SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

“¿Te sientes deprimido? ¿Como si el mundo siguiera delante de ti? ¿Sólo quieres que te dejen en paz? Pregúntale a tu médico por JBF. Un antidepresivo único que actúa volviéndote a anclar en tu realidad. O la realidad que elijas. Efectos secundarios: sentir lo que sientes, afrontar tu verdad y asumir tu destino. JBF, porque el mundo no gira alrededor tuyo. ¿O si?”

E Greta, amiga de Sancho, partiu para a savana africana imbuída em transformar o rei dos animais em vegano… Isso ocorreu no finalzinho de 2019. Dois meses de extensa correspondência entre os amigos após a chegada da moça em terras africanas. Muito entusiasmo em suas primeiras aproximações com os felnos. Depois nada mais além do silêncio… nunca mais recebi notícias de Greta Matinho. O JBF perdeu uma leitora compulsiva…

Hoje dedico a lua à Greta.

Bocetear las ideas… Você pensando besteira, mas (assexuado mas), está Sancho apenas esboçando ideias. Tomás de Aquino afirmou: Os meios de se conhecer a Deus são dados aos seres humanos em todos os lugares e sempre, em nós e fora de nós. Em nós, o próprio Deus nos ilumina através da fé; fora de nós, ele nos ilumina também, dando-nos um livro que é sua obra, o mundo”.

Wir sind wir… Somos fubânicos. “Mia San Mia”.¿de qué planeta ha venido Berto? Ficará sem resposta a dúvida de Maurino? Hora de pegar estrada, hora de orar: São Cristóvão, que levastes um dia o fardo preciosíssimo, o Menino Jesus e, por isso, és invocado como Patrono Celestial. Padroeiro de todos os irmãos caminhoneiros, abençoa a mim e a meu Quixote!

Certas coisas que a gente enxerga pelas estradas da vida, tocam bem mais fundo do que certas realizações. E sempre que São Cristóvão está muito ocupado com as coisas do meu Vasco da Gama, pede uma forcinha para São Jorge me proteger.

E lá vai Sancho, ora com Cristóvão, ora com Jorge pelas estradas da vida. Longe se vai o tempo em que se ouvia que a lua era a casa de São Jorge e que lá havia também um dragão, as sogras de quase todos nós.. Filosofando hoje, Sancho? Não possuis capacidade para tanto; limite-se a dirigir, pois a estrada é esburacada e não permite erros.

Sabe aquela Lua que, cruza com o sol ao final da tarde ? Todas as vezes que a admiro no céu, reconheço nela, a que perdi na rodovia.

Certa feita, caminhão cheio, frete garantido, sorriso idem, observei a lua acompanhando o Quixote Véi di Guerra e escondendo-se por detrás das montanhas para reaparecer logo em seguida, arteira a brincar de revelar e esconder-se ante meus olhos; posicionava-se ora na lateral do motorista, como a sorrir para Sancho, ora do lado do carona, que sem preocupação com o dirigir, a paquerava, sem esconder o fascínio por trás de morros ou entrecortada pela sombra das árvores. Entre a ultrapassagem de um caminhão e outro, ela ressurgia lá adiante, PROVOCATIVA E BELA… encantadora, misteriosa, eterna (???).

Greta Matinho, vegana Greta, fazia planos para sua jornada africana, tendo antes pedido a Sancho para ver a lua, revezando-se com Sancho na direção do Quixote. Encantada, passou a tirar fotos, enquanto a noite já se fazia presente. O silêncio pairava dentro do caminhão, pois as palavras, desnecessárias se tornaram diante do cenário descortinado à frente e ao lado, de acordo com os caprichos lunares. Cinco horas de frete, flerte e fascínio.

Quando mais um caminhão entrou à frente, fechando as cortinas de tal espetáculo, o Quixote entrou em uma sucessão de túneis. Não mais apareceu a inesperada e bela convidada. Tão misteriosamente como surgiu, sumiu, não mais vista durante o percurso que encerramos dois minutos depois quando estacionei o caminhão na garagem da sede do Jornal da Besta Fubana.

Eram os cocos encomendados por Aline para aplacar a sede de uma turma que de saber tudo entende. E como entende de tudo essa gente fubânica.

Greta não desembarcou, pois em nenhum momento estivera presente. Maldito LEÃO devorador de sonhos e sonhadores.

PS10: Campionato brasiliano di calcio – Série B

No seu livro “O futebol em dois tempos” Hélio Sussekind traça a definição definitiva: «Quando alguém se dirige hoje ao campo de futebol, quando um torcedor veste a camisa de um clube, sabe que está portando um passado mitológico e repetindo o que fizeram milhares de outros em tempo remotos (…) O torcedor vive um momento presente, romanesco, único, mas experimenta num estádio a sensação de tomar parte em algo muito precioso que se converterá mais tarde em mitologia»

“Volveremos a Primera?” 2021 – Série B – Volverá o Cruzeiro à Primeira Divisão em 2022, também conhecida como Série A? E o Vasco? E o Botafogo? E o Coritiba?

Campionato brasiliano di calcio – Série B – Campeonato Brasileiro – Série B: de 29 de maio até 31 de novembro de 2021.

1 Avaí-SC
2 Botafogo-RJ
3 Brasil-RS
4 Brusque-SC
5 Confiança-SE
6 CRB-AL
7 Cruzeiro-MG
8 CSA-AL
9 Guarani-SP
10 Londrina-PR
11 Náutico-PE
12 Operário-PR
13 Ponte Preta-SP
14 Remo-PA
15 Sampaio Corrêa-MA
16 Vila Nova-GO
17 Vitória-BA
18 Coritiba-PR
19 Vasco-RJ
20 Goiás.

Eis os clássicos da B/2021: Clássico da Amizade (Vasco x Botafogo), Clássico das Multidões (CSA x CRB, em Maceió) e o Derbi Campineiro (Ponte Preta e Guarani, em Campinas).

PS13:UEFA Champions League – Octavos – IDA:

16/2 – Leipzig 0-2 Liverpool
16/2 – Barcelona 1-4 PSG
17/2 – Sevilla 2-3 RB Leipzig
17/2 – Porto 2-1 Juventus
23/2 – Atlético 0-1 Chelsea
23/2 – Lazio 1-4 Bayern Múnich
24/2 – Atalanta 0-1 R. Madrid
24/2 – Borussia MG 0-2 Manchester City

PS24: Coppa Italia – Semifinais

Napoli 0-0 Atalanta y Atalanta 3-1 Napoli
Internazionale 1-2 Juventus y Juventus 0-0 Internazionale
FINAL: El oficio de la Juve es jugar finales: 19 de maio de 2021 – Atalanta Bergamasca Calcio vs Juventus Football Club.

PS51: Campionato brasiliano di calcio – Série A/2020: Campeonato Brasileiro 2020 – Decisão – 25 de fevereiro – Flamengo ou Internacional? Vasco e Coritiba se juntam a Botafogo, Cruzeiro e Guarani como os campeões brasileiros da Série A que vão jogar a Série B/2021; Com 37 rodadas encerradas, com 1 a ser disputada, atualmente sob a liderança do Clube de Regatas do Flamengo, estão na disputa pelo título e pelo prêmio de R$ 33 milhões, que será dado para o campeão de 2020, os seguintes candidatos: Internacional e Flamengo. Cambaleavam ébria e perigosamente na beira do abismo, quetragou Vasco, Goiás, Botafogo e Coritiba – Com apenas 28 pontos em 35 jogos, o Coritiba (Campeão da Série A de 1985) cai um ano depois de retornar à elite do futebol brasileiro. São seis rebaixamentos para a Série B na história do Coxa (1989, 1993, 2005, 2009, 2017 e 2020). Já o Botafogo… Glorioso em queda – 3 rebaixamentos ao inferno da Série B: 2002, 2014 e 2020. Já o Expresso da Vitória amarga o quarto rebaixamento em sua história (2008, 2013, 2015 e 2020). Quando você estiver lendo este texto, já será conhecido o campeão. Torcerei pelo Sport Club Internacional, de meu amigo Paulo Roberto Falcão.

PS69: Copa do Brasil 2020 – FINAL:
28/02/2021 ARENA DO GRÊMIO – Grêmio vs Palmeiras
07/03/2021 ALLIANZ PARQUE – Palmeiras vs Grêmio.

PS171: Ligas nacionais europeias:
Bundesliga – Clasificación – TOP 5 : Bayern Múnich, Leipzig, Wolfsburg, Eintracht Frankfurt y Bayer Leverkusen.
O Bayern de Munique caminha para seu nono título seguido na Bundesliga e o 31º troféu do Campeonato Alemão na história.

Lega Calcio – Clasificación – TOP 5 : Internazionale, Milan, Juventus, Roma y Atalanta.

Ligue1 – Clasificación – TOP 5 : Lille, O. Lyon, PSG, Monaco y Lenz.
PSG, Lille e O. Lyon embolados.

Liga de Portugal – Clasificación – TOP 5 : Sporting, Oporto, Braga, Benfica y Paços Ferreira.

Os verdes lideram com folga merecida. Só escapa o título se derem muito mole.

Premier League – Clasificación – TOP 5 : M. City, M. United, Leicester City, West Ham y Chelsea.

El City está siendo un vendaval en la Premier League… Caminan con paso firme y dominan con puño de hierro la clasificación. El Liverpool sigue en caída libre y suma en Leicester su tercera derrota consecutiva (Leicester 3-1 Liverpool).

La Premier se está tiñendo cada jornada un poco más de celeste.

PS1000: UCM Fase 4 – posibles fechas de estreno:
Viuda Negra. 7 de mayo de 2021
Sang-Chi y la leyenda de los 10 anillos. 9 de julio de 2021
Los Eternos. 5 de noviembre de 2021
Spider-Man 3. 17 de diciembre de 2021
Thor: Love and Thunder. 11 de febrero de 2022
Doctor Strange y el multiverso de la locura. 22 de marzo de 2022
Black Panther 2. 18 de mayo de 2022
Capitana Marvel 2. 8 de julio de 2022

10 pensou em “¿SUA SOGRA TEME JORGE?

  1. Arretado. Eu também fico paquerando a lua. As curvas do caminho joga-na pra um lado e pro outro e ela não sai do canto? Por que vemos o mesmo lado da lua? A Física explica….

    • Que a Física explica, explica…

      Mas (assuerístico mas), os poetas a enxergam melhor que aqueles caras de óculos fundo de garrafa, que queimam mufa o tempo todo.

      Comprei uns 20ingressos para o vosso cabaré e, por falta de tempo (a Física explica) e a moça do tempo TAMBÉM, os temporais paulistanos que me deixam ilhado durante a semana, impedem minha entrada no AMADO CABARÉ.

      São as águas de março fechando o verão (beijão para a pimentinha Elis) prometem me deixar mais 30 dias distante.

      Em abril eu retorno, pois com o outono caem as vendas de coco, o faturamento de Sancho e tempo é que não faltará.

      Abração, imenso amigo.

    • (…) encontre tempo prá bocetear de vez em quando.

      Caríssimo Beni,

      Com os cocos no coco e uma tempestade por dia desabendo sobre Sampa e ABC tá difícil arrumar tempo para “o doce esporte”.

      “Supunhetamos e vaginemos que não existissem pessoas especial como o AMIGO Beni neste nosso universo fubânico? Que “siririca” de nós? Nádegas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Tem faltado tempo até para responder os comentários…

      Abração sanchiano

  2. “Lua bonita
    Se tu não fosses casada
    Eu preparava uma escada
    Pra ir no céu te buscar…”

    De Zé do Norte e Zé Martins, imortalizada na voz de Raul Seixas.
    Não tenho grandes posses para me orgulhar, mas me orgulho de possuir todos os discos do profeta Raul.

    Quanto ao Internacional, penso que seu título foi roubado através de um cartão vermelho maroto no último fim de semana e um penalti escandalosamente anulado pelo VAR na noite de ontem. Infelizmente, o nível moral do futebol despenca junto com o do restante da humanidade.

    • (…) todos os discos do profeta Raul.

      O bom e velho vinil, o bolachão…Quantas pessoas possuem tais raridades raulzísticas?

      Quanto ao Colorado, do gigante Paulo Roberto Falcão, por quem muito torci (temporada com Mengão campeão e rebaixamento do meu Vasquim é muito sofrimento para este filho de Portuga).

      Creio que pontos a serem “lamentados” seriam as derrotas para os fragílimos Goiás na décima jornada e para o Fortaleza na 11ª jornada.

      Sobre o seu fecho, relembro um cara genial: O esporte no Brasil é uma casca de ovo. Um ovo lindo, branco, só que dentro ele está podre.” Bebeto de Freitas

  3. Sancho, não sei se é do seu conhecimento, o nosso amigo, Carlos Augusto, proprietário do restaurante, Celeiro e da Choperia Coronel, lá na cidade de Resende, encantou-se na segunda feira passada.. Sábado estarei lá para dar um abraço no Luiz !

    • Caríssimo,

      Fiquei sabendo na quarta-feira, pois minha esposa, quando trabalhava como vendedora da Coca-Cola, na época do Lulinha, fez amizade com o Carlos Augusto, estendida a Sancho. Retorno agora, no início de março a Resende e aproveitarei para dar um abraço no Luiz.

      Da série TEM GENTE que deveria ser proibida de morrer.

      Abração sanchiano.

  4. Pronto: O Sancho no trouxe mais uma vez, seu imperdível e impagável tabloide literário e informativo.

    Alem da criativa narração do seu texto, ele agregou atualizações em esporte e dicas de cinema.

    Haja torcida e pipoca.

    Forte abraço, grande homem.

    • Pronto: O Marcos André mais uma vez me faz sentar diante do computador para uma próxima crônica.
      São pessoas especiais como o amigo que trazem inspiração para que a jornada continue, apesar dos pesares covidianos (praias fechadas) que impedem pleno exercício de venda cocal em praias do Sudeste e Sul, por onde anda trafegando o Quixote Véi di Guerra.

      Vamu qui vamu, pois navegar é preciso, como diria Pessoa.

      Gigante abraço para o cordial amigo de cada crônica.

      Que sua presença em minha coluna jamais escasseie, pois sempre é prazeroso ler o amigo, seja na sua ou na minha coluna.

      Roberto Carlos queria ter milhões de amigos… Sancho não quer tantos; quer apenas esses que já povoam minha existência. E és um desses seres especiais que rondam meu existir.

      Até sempre!!!!!!!

Deixe uma resposta