SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

«A noite se antecipou. Os homens ainda não a esperavam quando ela desabou sobre a cidade em nuvens carregadas. Ainda não estavam acesas as luzes do cais, no Farol das Estrelas não brilhavam ainda as lâmpadas pobres que iluminavam os copos de cachaça, muitos saveiros ainda cortavam as águas do mar, quando o vento trouxe a noite de nuvens pretas.» Jorge Amado, Mar Morto (1936).

Sim, a noite de nuvens pretas de Jorge encontra a noite de pretas nuvens de Sancho no dia 10 de dezembro de 1947…Хая Пинхасовна Лиспектор abre a porta («Para a arte não há horário.» Mario Vargas Llosa, A Tia Julia e o Escrevedor,1977, p. 47, Ed. D. Quixote, 2010, 3.ª ed.). Estávamos em plena guerra fria. Sancho estava ali para cumprir sigilosa missão de espionagem.

Sim, Sancho era espião, o maior e melhor espião que já existiu (Chuuuuuuuuuuupa, James Bond!). Integrava o lo primer servicio profesional de espías, los frubrigarii, que se transformaron en una nueva organización, llamada agentes in rebus, a maior agência de espionagem do mundo, pertencente ao Império Fubânico e hoje desconfia-se estar em posse do gigantesco país chamado Sauro (país da Macronésia).

Não é de todo desarrazoado pensar que Sancho possa ser um agente duplo. Dizem que já trabalhou para “Fidel Vamos Bien Casto y Casto”, da democrática Cufa, um país insular em forma de charuto, que faz divisa com a Sibéria.

Este famosíssimo araponga, que os mentirosos garantem ter sido treinado por ninguém menos que Влади́мир Влади́мирович Пу́тинna, atual dono da Inrrússia, não era escalado para qualquer missão, o que representava um perigo ainda maior para a jovem judia Chaya Pinkhasovna (“Muitas vezes, uma pessoa encontra o seu destino numa estrada que tomou para evitá-lo.” Jean de La Fontaine).

Você conhece Macabéa? Estamos no ano de 1947, na Recife antiga, no bairro de Boa Vista. O chefe de Sancho, sempre em seu disfarce de funcionário do Banco do Brasil Carlinhos, mas (secretíssimo mas), com codinome no mundo da espionagem “No Mercy” mandou que procurasse o espião de codinome Madeira que Cupim Não Cospe, também conhecido como Lourenço da Flor Seca Barbarrosa, o Capipa, residente na Rua Gervásio Pires 6969, na antiga Pensão de Dona Zerta Mutels, que passaria a ser o contato de Sancho.

Para passar desapercebido, Sancho se hospedou na famosa pensão, onde viu Ariano Sua Sunga, Saulo Sua Sunga, João Sua Sunga, Marcos Sua Sunga e Sua Sunga Sua Sunga.

Sancho fez seu minucioso relatório sobre o bairro. Na Rua da Alegria residia a Família Bertanhão, cujos membros eram ligados à intelectualidade: Luiz Bertanhão (teatrólogo e jornalista); Xavier Bertanhão (advogado), assinava a “Crônica do Quase Meio Dia” na única emissora que havia no Estado: a Rádio Club. Todos foram investigados e nada foi encontrado. Desconfiam os chefes que nosso malsim é muito incompetente. Vai acabar na ABIIN?

Não passaram sem a devida checagem pelo nossa arapongagem a professora Maria Bertanhão e o primeiro cômico do lugar – Salomão Abre Salão – cuja identidade era Ary Bertanhão. Sancho sempre se escondia nos bastidores do programa “Dona Pinoia e seus Brotinhos”, estrelado por José Santa Cruz, Francisco Anysio e Aldemar Paiva.

Sobre Francisco, nosso espreitador Sancho descobriu que ele era um extraterrestre transmorfo que assumia a forma de Bento Carneiro, Alberto Roberto, Coalhada, Tavares, Pantaleão, Bozó e uma infinidade de outros tipos (qualquer homenagem ao Francisco Anysio são meras tentativas de dimensionar sua gigantesca genialidade artística).

Frase contida em uma carta de Clarice à irmã, quando morava na Suíça: “Esta Suíça é um cemitério de sensações”. Voltemos ao encontro do assarapantado espião com Chaya Pinkhasovna (“Toda mulher leva um sorriso no rosto e mil segredos no coração.” Clarice Lispector). Sancho podrá “convertir el mayor error de su vida en una gran ventaja”…

Oh, les beaux esprits… Sem oferecer qualquer resistência, a jovem entregou cópias de seus manuscritos: Perto do coração selvagem (1944); O lustre (1946); A cidade sitiada (1949); A maçã no escuro (1949); Laços de família (1960); A paixão segundo G. H. (1961); A legião estrangeira (1964); Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969); Felicidade clandestina (1971); Água viva (1973); A hora da estrela (1977); Um sopro de vida (1978); A bela e a fera (1979). Em parênteses o ano em que foram publicados.

Antes de sair do local, Sancho ouviu a bela Pinkhasovna dizer, com olhar desafiador: “Não me corrija. A pontuação é a respiração da frase, e minha frase respira assim. E se você me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar.“

Tal frase derreteu o já derretido Sancho, que ali descobriu não ter a dureza necessária para a profissão. Como diria um escritor do século XIX, “falece-me o talento para isso”. Sancho palavra não falou, retornando imediatamente à pensão, procurando (desejando ardentemente nada encontrar) em cada folha, em cada frase, em cada palavra, em cada ponto e vírgula algum material que poderia ser classificado como subversivo.

Três anos ficou o araponga e seus acessores na árdua missão de decifrar códigos e encontrar “pelo em ovo” na obra da jovem. Como nada podia ser escrito, pois Sancho temia ser capturado pelo serviço secreto de Cufa, cujos agentes era conhecidos como charuteiros, teve que “guardar” no “relicário de memórias”, o passado sempre presente. Sancho, a partir dali, do encontro com Clarice, renasceu como um homem feliz. Largou a arapongagem, comprou um caminhão e foi viver de frete e de cocos.

Na cabeça de Sancho estava tudo muito claro, claríssimo, CLARICE. Sancho procurava uma perigosíssima espiã e encontrou uma das maiores e mais belas escritoras que o mundo já conheceu (“A vida é um sono de que o amor é o sonho, e vós tereis vivido se houverdes amado.” Alfred de Musset.).

Um dia, muitíssimos anos depois, quando nosso espião aposentado estava em uma das “maisons closes”, conhecida como Le Temple de l’Impudeur, uma das mulheres ‘de pouca virtude’, uma tal Mercedita, que estava sentada em sua perna DIREITA tirou de seus seios fartos um pedaço de papel dobrado cuidadosamente, um recado que uma mulher, com traços ucranianos, que identificou-se com Chaya (que significa vida) pediu que entregasse a ele. No papel estava escrito: “A criação não é uma compreensão, é um novo mistério.” Clarice Lispector (Chaya Pinkhasovna Lispector ou Хая Пинхасовна Лиспектор)

PS10: 10 Deciembre 1920 – 10 Deciembre 2020 – Clarice Lispector 100 años – Comemora Sancho com um brinde ao centenário da mais bela e talentosa escritora que seus olhos já vislumbraram. Clarice, a imortalidade lhe cai bem.

PS13: Pessoas reais foram citadas nesta ficcional obra, com o único intuito de resgatar e trazer a público a memória de gente maravilhosa, que viveu e encantou gerações através de sua arte, sendo imortalizados por serem pessoas ímpares no que faziam (e como faziam bem).

PS51: A finalidade maior do texto é homenagear Clarice Lispector neste seu centenário (Clarice Lispector, nascida Chaya Pinkhasovna Lispector (em russo: Хая Пинхасовна Лиспектор; Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 – 10 de dezembro de 2020).

PS 69: As 69 melhores séries de todos os tempos… Ei-las… Juego de Tronos, Los Simpsons, Chaves, Breaking Bad, Mad Men, Seinfeld, Peaky Blinders, Friends, Big Bang Theory, Vikings, La Casa de Papel, Narcos, Chernobyl , Cómo conocí a vuestra madre, Stranger Things, Prison Break, Futurama, Padre de familia, House, Los Soprano, Modern Family, Hermanos de Sangre, The Walking Dead, Perdidos (Lost), Expediente X (Arquivo X), Sons of anarchy, True Detective, Aquellos maravillosos años, Cheers, Black Mirror, CSI Las Vegas, Twin Peaks, Dexter, Homeland, The Wire, Fargo, House of Cards, M*A*S*H, Canción triste de Hill Street, The Office, 24 Horas, Shameless, Falcon Crest, Vis a Vis, Boardwalk Empire, Frasier, El cuento de la criada, Orange is the new black, The Crown, Cabaré do Tio Berto, Big little lies, The good wife, El séquito, Downton Abbey, Suits, A dos metros bajo tierra, Mujeres desesperadas, The Marvelous Mrs. Maisel, El ala oeste de la Casa Blanca, Sherlock, Fampilia Soprano, This is us, The Americans, Sexo en Nueva York, Roma e Borgen.

PS171: Homenagem de Sancho a uma mulher extraordinária: Virginia Hall Goillot, “la dame qui boite” (foi uma espiã norte-americana que serviu durante a Segunda Guerra Mundial junto do Special Operations Executive britânico e, posteriormente, com os Office of Strategic Services e Special Activities Division da CIA. Ela tinha vários pseudônimos, como “Marie Monin”, “Germaine”, “Diane”, “Marie de Lyon”, “Camille” e “Nicolas”. Os alemães a chamavam de Artemis e a Gestapo chegou a considerá-la uma das mais perigosas espiãs da época.).

PS1000: Para desespero dos que torcem contra… O PIB do Brasil subiu 7,7% de julho a setembro, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. Trata-se da mesma taxa de crescimento da Holanda, que divide com o Brasil a 25ª posição do ranking. O percentual está acima de países como Estados Unidos, Chile, Japão e China. Foi a maior alta desde o início da série histórica, iniciada em 1996.

PS 1313: Campeonato Brasileiro – Série D – Segunda Fase – Tens café no bule? Mata-Mata – Morrer não é uma opção…

Jogos de ida/ 6 de dezembro de 2020: Juventude/MA x Bragantino/PA, Floresta/CE x Itabaiana/SE, Galvez/AC x River/PI, Coruripe/AL x América/RN, Rio Branco/AC x Altos/PI, Vitória da Conquista/BA x Salgueiro/PE, Moto Clube/MA x Fast Club/AM, Globo/RN x ABC/RN, Tupynambás/MG x Aparecidense/GO, Cabofriense/RJ x São Luiz/RS, Goianésia/GO x Gama/DF, Marcílio Dias/SC x Ferroviária/SP, Real Noroeste/ES x Brasiliense/DF, Mirassol/SP x Caxias/RS, Atlético Alagoinhas/BA x Goiânia/GO, Cascavel/PR x Novorizontino/SP. Jogos de volta/13 de dezembro de 2020: Bragantino/PA x Juventude/MA, Itabaiana/SE x Floresta/CE, River/PI x Galvez/AC, América/RN x Coruripe/AL, Altos/PI x Rio Branco/AC, Salgueiro/PE x Vitória da Conquista/BA, Fast Club/AM x Moto Club/MA, ABC/RN x Globo/RN, Aparecidense/GO x Tupynambás/MG, São Luiz/RS x Cabofriense/RJ, Gama/DF x Goianésia/GO, Ferroviária/SP x Marcílio Dias/SC, Brasiliense/DF x Real Noroeste/ES, Mirassol/SP x Caxias/RS, Goiânia/GO x Atlético Alagoinhas/BA, Novorizontino/SP x FC Cascavel/PR.

32 pensou em “SPY VS SPY

  1. Sancho Pança, teu escroto, é admirável que sejas capaz, sendo um direitista a tal ponto safado que declara teua certeza de que não existe um partido de direita, como gostarias, direita de verdade, deve ser extrema-direita, porra, no Brasil, de escrever como um esquerdista, começando por falar de Mar Morto, do Jorge Amado, um livro que pensei em abandonar nas primeiras páginas, o que teria sido um dos maiores erros de minha vida, pois se trata de uma obra magnífica, que cresce a cada virada de folha, cuja emoção também se encontra na Tenda dos Milagres, na crônica do batismo, um espetáculo de rara beleza de brasilafricanidade e assim por diante.
    Pois, cabra safado, onde te meteste ontem para ficares sendo reclamado sem parar? Vou repetir aqui, antes que enchas a página com comentdários inúmeros e enorsmes teus a teu próprio respeito, para fazeres dindim às custas de Berto, o inventário da reunião de onte, 3 de dezembro de 2020, no Cabaré de Berto difudido pela TV Fubana: A Polícia Militar, que sempre aponta uma merreca de gente assistindo, hoje assinalou o recorde de 25 viventes babando na audiência da palestra de Fernando Gonçalves – isso é que é um cabra da peste cagado, pois, ele torou! Anotamos, na verdade, com nossos sistema de contagem digital parabólico a dedo e manivela a presença de 199.999 telespectadores, destacando-se Donald Trump, que veio aprender a falar pernambuquês para aprimorar sua próxima campanha na região de Orlando, e registrando as faltas de Sancho Pança e Adônis, que se somaram aos 314.000 que não vinheram. Foi uma audiência arroxada da porra e só posso dizer que quem não compareceu se lascou todinho, vixe! Arre égua! Eu poderia dizer que houve fraltas mais significativas do que a tua, que o vácuo de tua ausência lembrou um buraco negro na imensidão do Universo, mas à vista do crescimento de 7,7% do pinto de Jair Messias Bolsonaro, que tem piru de japonês, devo registrar que não atingiu os quatorze centímetros exigidos para a média Brasileira, bem menor do que a africana, salvo entre os pretos que aqui habitam, mas sensivelmente mais sensível, aprimorada e rechonchuda, inclusive no diâmetro, do que pessoas do hemisfério Norte, inclusive Trump, que se agiganta na pequeneza, ao ser tirado da Casa Branca arrastado, à força e aos gritos, enquanto Baiden mija nos canteiros de flores e manda retirar as restrições contra a China e suspende o bloqueio a Cuba – esse comuna canalha e aloprado que levará os Estados Unidos a

    • Querido Parisino (como gostaria de te odiar)… Mas (apaixonante mas), quem manda em nossos corações?
      Quanto ao não comparecimento de Sancho e Adônis há justificativa: estávamos reunidos no Bar do Jorge (uma homenagem a todos os Jorges do mundo) que fica pertinho do Metro São Bento (não é São Berto, é Bento) comemorando o décimo-tercero salário que o Berto pagou e falando das maravilhas do jbf quando resolvemos sair para irmos participar da reunião no Cabaré do Tio Berto. Você não vai acrreditar: 10 loirinhas lindas, na faixa de 19 anos nos sequestraram, nos enfiaram em um motel e passamos a noite inteira tendo que satisfazer todas as taras delas. Quando nossos gigantescos e viris pênis cansavam elas nos obrigavam a usar dedos das mãos e dos pés, linguas, narizes e orelhas para satisfazer tanta tara. Desmaiamos por volta das 5 da madruga e aqui estou te contanto o perigo que passamos enquanto vocês se divertiam entre machos.

  2. Belíssima homenagem à Clarice, que encantou gerações passadas e perdurará encantando todas as vindouras. Ler seus escritos é acompanhar aquela máquina pensante bem oleada, um raciocínio cheio de borbulhas.

    • Seu belo nome já é uma homenagem maravilhosa a quem nos maravilhou a cada livro, a cada frase, a cada olhar. Clarice eterna…

      Beijão de Sancho para todas as Cla deste mundão de meu Deus.

    • Di,
      Creio dizerque o povo vota na esquerda (DEM. PSDB, MDB e outros menos cotados), mas (rubro mas), não é muito chegado à estrema-esquerda, pois o mesmo aconteceu em Sampa.

  3. E no princípio era o caos e antes do caos era Sancho. E o caos se propagou pelo caos, fez a arca de Noé boiar e um monte de bicho, presas e predadores, conviveram tranquilamente, sob as ordens de Sancho, durante 40 dias. Apenas Sancho sabe porquê se diz 40 dias e 40 noites se a noite faz parte do dia. E no fim de tudo, Clarice Linsperou na gandaia de ontem e por duas gandaias Sancho boiou no caos, ou nos casos? Vou ter que ler tudo de novo.

    • Assuero,

      Gigantesco Maurício,

      Recorro a seu texto: A política é adotada nesses estados é aquela do vício: um pouco de droga, grátis, para fazer o cliente comprar mais. Os governantes investem na miséria para continuar nos seus cargos.

      O jbf adotado em todos os estados é aquele do vício: um pouco de droga, grátis, para fazer o cliente se viciar mais. O bertiante editodos investe na riqueza cultural de seus colunistas e comentaristas para continuar levando a magia fubânica para o Universo.

      Esses somos nós, fubânicos raiz que trazem alegria e cultura a quem ganha o dia lendo a cada um de nós.

      Em virtude dos temporais na capital paulista tenho deixado o caminhão estacionado para a chuvarada despencar e só então retorno ao lar. Por isso estou tendo dificuldades de comparecer às reuniões das quintas, pois com o final de ano e o calor, a procura pelos cocos aumentaram e tenho trabalhado mais. Espero que possas relevar minhas faltas.

      Beijão sanchiano em vossos coração.

  4. Se saí mais sabido da coluna “Penso logo insisto”, certamente saí bem mais feliz da “Las Bienaventuranzas”.
    É que sou doido por doidos. Eles me atraem.
    Sancho me atraiu como leitor e o fã, que dele me tornei.

    • Se saí mais sabido da coluna “Penso logo insisto”, certamente saí bem mais feliz da “Las Bienaventuranzas”.

      Caríssimo Jesus
      Esta é a grande vantagem do jbf em relação a todos os outros jornais; AQUI temos de tudo um pouco e muito mais.

      Somos quase 100 colunistas (se acrescermos os que mandam a tal correpondência em forma de coluna) e em cada um dos colunistas temos um ser GENIAL e ILUMINADO que agradará mais ou menos a todos que nos visitam.

      Gastaríamos horas rasgando sedas (merecidas rasgadas) a todos que neste universo fubânico existem.

      Exemplifico: Escrevestes: Allan segurou as mãos de Kyra sobre a mesa. Os olhos dela marejavam.

      O marejar dos olhos dela é quase uma ordem sua para que continuemos o texto quando a primeira lágrima descer pelo belo rosto…

      Beijão, poeta (o preferido de Sancho, com o perdão que peço a Pessoa, Quintana, Barros e Drummond).

  5. Enquanto Pancho não nos explica direitinho tim-tim por tim-tim como deve ser o partido de direita que ele diz que não existe no Brasil e com o qual ele sonha, voltamos ao pernambuquismo de Fernando Gonçalves, ou melhor, ao nordestinês: já que o assunto foi puxado,
    😉 nordestino não fica solteiro, ele fica “solto na bagaceira”.
    😉 nordestino não conserta, ele. “imenda”.
    😉 nordestino não bate, ele ‘senta-le’ a mão.
    😉 nordestino não bebe um drink, ele “toma uma”.
    😉 nordestino não é sortudo, ele é “cagado”. (kkkkkk)
    😉 nordestino não corre, ele “dá uma carreira”.
    😉 nordestino não percebe, ele “dá fé”. (boa entre todas)
    😉 nordestino não sai apressado, ele sai “desembestado”. (adoro essa palavra)
    😉 nordestino não aperta, ele “arroxa”
    😉 nordestino não dá volta, ele “arrudeia”. (a melhor do dicionário)
    😉 nordestino não ouve barulho, ele ouve ” uma zuada”.
    😉 nordestino não quebra algo, ele “tora”.
    😉 nordestino não fica triste, ele fica “encabulado”.
    😉 nordestino não desconhece seus conterrâneos , ele pergunta “é Fii de quem?”.
    😉 nordestino não dá bronca, dá “carão”.
    😉 nordestino quando não casa, ele fica “amigado”.
    😉 nordestino não é mulherengo, ele é “raparigueiro”.
    😉 nordestino não se dá mal, “se lasca todinho”.
    😉 nordestino quando se espanta não diz: – Xiiii! Ele diz: Oxe! Oxente !
    😉 nordestino não briga, “Quebra o pau”.
    😉 nordestino não fica bravo, fica “virado”.
    😉 nordestino não fica apaixonado, ele “arrêia os pneus”.

    • E vamos de boas notícias sobre seus amigões Jair e Paulo enquanto o Aliança ainda está no forno (será que vai queimar)?

      Segundo os dados divulgados ontem pela Fenabrave, foram emplacados 225 mil veículos leves e pesados em novembro. Trata-se de uma alta de 7,7% em relação a outubro, na série dessazonalizada, que refletiu tanto o aumento das vendas de veículos leves (+5,6%) como de pesados (+16,9%). O fato é que a economia está voltando em V”, comemorou Paulo Guedes

      Falando em boas notícia e em Guedes… O Ministério da Economia publicou na 5ª feira (3) edital para a contratação de serviços de computação em nuvem. A expectativa é de que economize R$ 54,1 milhões aos cofres públicos.

      Depois de implantar o Pix, o Banco Central anunciou na 6ª feira (27) que a tecnologia de open banking começará a ser implementada em 1º de fevereiro de 2021. Open banking – sistema aberto que irá padronizar os serviços financeiros. Os dados dos consumidores serão compartilhados –mediante a autorização– para todas as instituições financeiras. A intenção do BC é aumentar a competição no sistema bancário.

      A medida provisória (MP) que desobriga empresas a divulgarem demonstrações financeiras em jornais impressos deve ser reeditada em 2021. O anúncio foi feito pelo secretário de Comunicação Social, Fabio Wajngarten..

  6. Essa é para meus irmãos caminhoneiros – A Foton apresentou ao mercado brasileiro, sua nova geração de caminhões leves e médios. Trata-se da nova Família Aumark S. Os novos caminhões, recentemente lançados na China, chegam ao Brasil em três versões, sendo o Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16.

  7. Alguém sabe como é que fica? A Seguradora Líder anunciou na 3ª feira (24) o fim do consórcio que gere o seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), obrigatório para veículos e que indeniza motoristas e pedestres vítimas de acidentes. A decisão faz com que a empresa não forneça mais o seguro a partir de 2021.

  8. A garotada boleira, que pouco tem sofrido com a covid recebeu péssima notícia: Federação Paulista de Futebol – cancelada a Copa São Paulo de Futebol Júnior edição 2021.

  9. CINEMA NAS SALAS E CINEMA EM CASA – Próximas atrações da Warner Bros – “coming soon” se a pandemia deixar: Wonder Woman 1984 (previsto para 2020). Previstos para 2021: The Suicide Squad, Matrix 4, Dune, Godzilla vs Kong, Space Jam: A New Legacy,Little Things, Judas and the Black Messiah, Tom & Jerry, Mortal Kombat, Those Who Wish Me Dead, The Conjuring: The Devil Made Me Do It, In The Heights, Reminiscence, Malignant,The Many Saints of Newark, King Richard, Cry Macho.

    La película The Batman se estrenará el 4 de marzo de 2022 y contará con un reparto encabezado por Robert Pattinson, Zöe Kravitz, Paul Dano, Andy Serkis, Colin Farrell, Peter Sarsgaard, Jeffrey Wright, John Turturro, Charlie Carver, Max Carver y Con O’Neill.

    A Netflix anunciou a renovação da série sueca/britânica O Jovem Wallander (Young Wallander) para sua 2ª temporada. A série é dirigida por Ole Endresen e Jens Jonsson e escrita por Ben Harris, Jessica Ruston, Anoo Bhagavan e Ben Schiffer. Tem Adam Pålsson no papel do protagonista Kurt Wallander. Richard Dillane (Hemberg), Leanne Best (Frida Rask), Ellise Chappell (Mona), Yasen Atour (Reza), Charles Mnene (Bash), Jacob Collins-Levy (Karl-Axel Munck), Alan Emrys (Gustav Munck), Kiza Deen (Mariam) completam o elenco.

    • The Umbrella Academy – 3ª temporada (“Tanta coisa muda em questão de segundos. Dá para derrubar um império. Dá para se apaixonar. Uma noz não vira um carvalho da noite para o dia.”). A produção dos próximos dez episódios está prevista para fevereiro de 2021, onde você matará a saudade de Emmy Raver-Lampman,Ellen Page, Tom Hopper, David Castañeda, Robert Sheehan, Aidan Gallagher, Justin H. Min, Ritu Arya e Colm Feore.

  10. HELP!!!!!!

    Help! (I need somebody)
    Help! (Not just anybody)
    Help! (You know I need someone)

    Sancho lança uma garrafa com SOS ao mar da internet com aFlito apelo: que retornem Nikolai Hel, Tia do Zap, Sonia Regina, Artemísia (que saudade da minha musa).Espero que Nikolai Hel não seja um dos múltiplos nomes de Francisco, que Francisco não é, muito menos John Doe, que responde por Artemísia, quiçá Tia do Zap ou Sonia Regina, que se confunde com Vermelhão, que possivelmente é Famigerado e Xande, podendo ser José Hinácio, que talvez seja qualquer um desses que se dizem Francisco.

    Nossa, que confusão!!!!!!!

  11. Final de ano… Natal chegando… Tem gente que gosta de PERU… kkkkkkkkkkkkk. Que se instaure o Vice-Ministério da Suprema Felicidade Fubânica aqui no JBF – Bolsonaristas (ou não), Lulistas (ou não), Ciristas (ou não), Moristas (ou não), Doristas (ou não), vanguardistas, equilibristas, leitoristas, comentaristas e cronistas… Ninguém pode reclamar de “morrer de tédio” na bertiana gazeta.

  12. Em homenagem ao meu amigo Jair, vou cantar para vocês: ♫ ♬ ♩Yo no soy marinero… Yo no soy marinero, soy capitán… Soy capitán, soy capitán ♫ ♬ ♩…

    Boa música sempre é uma “boa ventura” e terá “bom fim” aqui nas páginas fubânicas.“

    É que estou com vontade de fazer uma “dupla española” (Ah, Lola, Lola, que saudade de seus seios) com meu irmão Boaventura Bonfim e estou treinando a voz.

  13. Para desespero dos desesperados de sempre… Levantamento da empresa Paraná Pesquisas indica que o presidente Jair Messias Bolsonaro, amigo de parcela considerável de fubânicos, lidera as intenções de voto na disputa à Presidência da República nas eleições de 2022. O chefe do Executivo está na frente em todos os cenários de 1º turno, com percentuais que variam de 32,9% a 35,8%.

    Já no DATABESTA o Bolsoringa sempre aparece com cotação acima dos 80% de intenções de voto, conforme sempre nos afiança o genial Luiz Berto… Interessante… Ynpleçionanty…

    • Leia esta, Sancho:

      Brasil em 2021… Cheio de boas notícias: Abertura comercial e privatizações virão em 2021, diz o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida.

    • A pesquisa do Paraná Pesquisas, para o segundo turno, mostra que Bolsoringa venceria qualquer candidato.

      Cenário 1: contra Lula
      Bolsonaro – 47%; Lula – 33,4%; não sabe – 4,3%; nenhum – 15,4%.

      Cenário 2: contra Moro
      Bolsonaro – 44,9%; Moro – 34,7%; não sabe – 4,5%; nenhum – 16%.

      Cenário 3: contra Ciro
      Bolsonaro – 48,5%; Ciro Gomes – 31%; não sabe – 4,5%; nenhum – 16,1%.

      Cenário 4: contra Dória
      Bolsonaro – 51,1%; Doria – 23,8%; não sabe – 4,9%; nenhum – 20,2%.

      Cenário 5: contra Luciano
      Bolsonaro – 58,6%; Luciano Huck – 29,7%; não sabe – 4,6%; nenhum – 17,1%.

      Interessante… Pelos números o Dória seria o adversário mais facilmente batido…

      • E aí, Zé? Ontem deu para chegar em casa antes da chuva? Liga pra mim hoje depois das 20 pra gente conversar, hômi!!!! Estou comprando um apartamento em Santo André e gostaria de seus conhecimentos de engenharia.

  14. Apenas deixando registrado que mesmo estando “logado” no JBF desde meio-dia, só agora cheguei à sua imperdível coluna (os comentários do meu pitaco deram bem mais trabalho que o usual). Mas o importante é que cheguei, li e gostei.

    Um abraço e bom fim de semana para você, querido Sancho.

    • Apenas deixando registrado que hoje nossos magistrais colunistas publicaram textos com alta voltagem, dando imenso trabalho a Berto para administrar tantos comentários, onde destaco Bertoluci, Assuero, Dalinha, Violante, Cavalcanti e Rômulo.

      Haja fôlego para tanta leitura e comentários (Sancho acompanha todos os comentários em todas as colunas)… Ufa!!!!!!

      Outro abraço e bom fim de semana para você, querido Marcelo.

      E amanhã teremos explosivos de todo tipo na coluna adoniana.

      Destaco sempre a civilidade reinante neste nosso espaço fubânico…

      Vida longa a todos nós, que fazemos acontecer, sempre regidos e sob o olhar atento de nosso editor-chefe, um cabra que dispensa comentários …

  15. Poupança é um péssimo negócio? Hoje, a remuneração da Poupança é composta pela TR (Taxa Referencial), que está em zero, mais 70% da Selic (taxa básica de juros da economia brasileira), que está em 2% ao ano.

    Na prática, uma aplicação vai render apenas 0,12% ao mês e 1,4% ao ano.

  16. O jornal do Sancho, vem que vem e, tá que tá.

    O bom espião é assim, feito Sancho. Nem ele mesmo desconfia de si próprio…

    Em sua missão semi-secreta, quase que Sancho chega no meu escritório, que fica na Rua Gervásio Pires, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. (ia tomar um cafezinho ou água de côco)
    Mas (incrível mas) creio que a contra espionagem lhe indicou um número que não existe – 6969, na Rua Gervásio Pires. Rua esta que, por coincidência, fica bem próximo onde morou e estudou a “Patrona da literatura de Pernambuco” (Clarice Lispector), na Praça Macel Pinheiro.

    A contra espionagem, também conseguiu com que Sancho não criptografasse o título de uma música símbolo do carnaval pernambucano – . Madeira que Cupim Não Cospe – (CUPIM NÃO RÓI), assim Capiba vem beliscar seu bumbum à noite. Mesmo que insone estejas e usando SUA SUNGA.
    Aposentado(?), nosso agente quase secreto – 007 Sanches – treinado pelas sucursais de Portugal da Mossad, CIA, KBG, etc., se arvora em espinhosa missão para descobrir as verdadeiras identidades de Nikolai Hel, Tia do Zap, Sonia Regina, Artemísia Francisco, John Doe, Vermelhão, Famigerado, Xande, ou José Hinácio.
    Acredite nesses personagens, como Clarice acreditava em anjos…

    “Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam”

    • “Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam”

      Marcos André acredita no TA…LENTO sanchiano e, porque acredita, existe”.

      Veja como é interessanto, caríssimo Marcão: somos o que alguém acredita. Senão vejamos: temos como colaboradores, em todos os níveis do selo fubânico de qualidade, de geniais a geniosos elementos deste e de outros planetas (como alguém poderá me convencer que corações generosíssimos como o seu, o de Berto, de Bertoluci, de Goiano, de Jezuzim, de Carlos Ivan, de Adônis, de Assuero, de León, de Cavalcanti, de Carlinhos do BB, de Violante, de Dalinha, de ZéRamos, de João Francisco, de Joaquimfrancisco, de Arthur, de Francisco e seus infinitos heteronômios,de Cícero, de DMatt, de Terracota, de Bernardo, de Brito, para exemplificar alguns, pertencem a pessoas deste planeta? São uns extraterrestres de grande quilate, carisma e intelectualidade que dão espetáculo nesta gazeta).

      Quanto a Nikolai Hel, Tia do Zap, Sonia Regina, Artemísia Francisco, John Doe, Vermelhão, Famigerado, Xande, ou José Hinácio creio que são todos heteronômios de apenas um sujeito, um tal LUIZ BERTO. Como o texto prova que Sancho é um péssimo espião, aguardemos os próximos capítulos…

      Sobre acreditar… Spo existimos como ARTISTAS de algum talento quando alguém acredita em nosso potencial. Veja que interessamte: Quem ouve falar de Vincent Van Gogh e não conhece suas história nem sonha que o famoso pintor conseguiu vender apenas um quadro em vida e foi para um amigo a um preço bem baixo. Uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental, criou mais de dois mil trabalhos, tudo em pouco mais de uma década.

      Dentre tantos que passaram por algo parecido destaco Herman Melville, escritor, poeta e ensaísta norte-americano. Herman Melville faleceu sem ver o sucesso que seu romance mais importante, Moby Dick, alcançaria.

      Emily Dickinson também só obteve sucesso postumamente. No caso de Emily, sua reclusão e personalidade introspectiva fizeram com que seus 1.800 poemas e 1.000 cartas fossem publicados apenas após sua morte.

      Já Franz Kafka, escrevia no seu tempo livre e reclamava da falta de tempo para a atividade. Kafka era formado em direito e trabalhava em uma companhia de seguros. Apenas algumas poucas obras suas foram publicadas durante sua vida (dentre elas “A Metamorfose”), sendo a maioria publicada postumamente – algumas obras inacabadas, como “O Processo”, através de seu amigo Max Brod, que ignorou os desejos de Kafka de ter seus manuscritos destruídos.

      Stieg Larsson mais um dos casos. Ele foi um jornalista e escritor sueco e destacou-se internacionalmente com a trilogia “Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres” (2008), “A Menina que Brincava com Fogo” (2009) e “A Rainha do Castelo de Ar” (2009). A trilogia foi lançada apenas após sua morte, que se deu em 2004.

      Lima Barreto foi um jornalista e escritor carioca que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e outros. Porém, a maior parte de sua obra foi redescoberta e publicada em formato de livro postumamente.

      Veja você Oswald de Andrade. Oswald foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922 que ocorreu em São Paulo. Um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro, o escritor foi incompreendido pela sociedade de sua época – que também não aceitava e não compreendia o modernismo.

      TOMANDO ISSO COMO PARÂMETRO essa gente fubânica que dá expediente no jbf COM TODA A CERTEZA um dia estará, em forma de livro, fazendo a alegria de novos e futuros leitores.

      Quem viver, verá!!!!!

      Beijo vosso coração com o fraterno sentimento de sempre.

Deixe uma resposta