SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

“Ninguém que deu o seu melhor se arrependeu” — George Stanley Halas, American Football Head Coach, Chicago Bears (1933-42, 1946-55, 1958-67)

E falei grosso com Berto:

– Ou escrevo sobre futebol ou você me demite.

Chupicleide, sempre tão prestativa, ao acertar minhas contas, inquire:

– O que farás agora, Sancho?

– Me voy a llorar a mi casa, nadie me quiere.

Batendo um bolão e em tabelinha com Mercedita, recomendo o ótimo texto do excepcional Rodrigo de León em seu S.T.F.UTEBOL CLUB, publicado neste futebolístico JBF em 23 do corrente.

Dizem que os fubânicos não gostam de futebol (lembro frase recente de Berto dirigida ao retardado Sancho: “Você vai acabar fazendo eu me interessar por futebol, seu cabra escroto”). Espero que “cabra escroto” em nordestinês seja algo elogioso ou não muito ofensivo.

“A mí no me gustaba el fútbol, yo bailaba flamenco (flamenco é associado à região da Andaluzia, assim como a Múrcia e Estremadura)”, rebate Constâncio Uchoxu (o que está fazendo o gaúcho neste texto?, perguntará Constância, ou não) .

Por motivos vários (lá vai a vida nos afastando para “ajuntar” lá na frente) fiquei 20 anos sem ver Paulinho Gibi, meu irmão (por que ficamos tanto tempo longe de quem amamos?). Paulinho é daqueles que, na infância, se dizia Flamengo (flamenguista em casa de vascaínos) sem saber a escalação daquele time maravilhoso onde brilhavam mais de onze e que bailavam sob a batuta do maestro Leovegildo e do craque maior, um camisa 10, de nome Arthur.

Sim, Paulinho não gostava de futebol. E o vascaíno Sancho reencontrou 20 anos depois o irmão que, com uma camisa rubro-negra, de olhos vidrados na tv vendo Gabigol @ Cia ganhar o Brasileirão de 2019 e bisar em 2020. Tem explicação?

En miércoles (24/3) se cumplyó 5 años del fallecimiento de Hendrik Johannes Cruijff (todo el mundo del fútbol recorda su figura).FÚTBOL – Seis letras, una palabra, un mundo, una pasión, un sentimiento, una ilusión… mi ilusión. Não conheço a autoria da frase para dar os devidos e merecidos créditos.

Liga Fubânica CONTRA o Foot-Ball (Fútbol – Soccer – Futebol – Calcio – Football)?

Sigo o futebol, mas (balopedístico mas), sigo com mais atenção a delícia que acomete o entusiasmo pelo futebol reverberado por frasistas geniais. «Me enamoré del fútbol igual que más tarde me enamoré de las mujeres: de repente, inexplicablemente, sin crítica, sin pensar en el dolor o los trastornos que traería consigo» – Nick Hornby

“Goleiro que se preza não come frango nem ensopado.” Saint-Clair Mello. Sir Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, jogou de goleiro pelo Portsmouth; Albert Camus, autor de O Estrangeiro, jogou como goleiro no Racing Universitaire Algerios; João Cabral de Melo Neto, também goleiro, defendeu as cores do Santinha, o Santa Cruz do Recife de Marcos André; e Sancho, o criador do Quixote Véi di Guerra, jogou de goleiro (goalkeeper) pelo Juparanaense Sport Club, centenário timaço do Distrito de Barão de Juparanã.

Vladimir Nabokov também jogou no gol, em São Petersburgo e em suas memórias deixou registrado à posteridade: “Eu era louco pela posição de goleiro, uma arte galante, que é cercada de um halo singular de glamour. Distante, solitário, impassível, o goleiro é seguido nas ruas por garotos maravilhados. Assim como o toureiro e o piloto de provas, ele é objeto de uma adulação emocionada. (…) Ele é a águia solitária, o homem misterioso, o derradeiro defensor. ”

Sancho treinava com a camisa negra idêntica a de seu ídolo, o goleiro argentino Andrada (Edgardo Norberto Andrada ou El Gato, bautizado así por su elasticidad, acompañada por su costumbre de vestirse totalmente de negro – aquele do milésimo gol de Pelé), que foi uma lenda dentro de São Januário, sendo o arqueiro do primeiro campeonato brasileiro conquistado pelo Expresso da Vitória (1974), o Vasco Gigante da Colina.

Quatro escritores geniais e um Sancho (cinco guarda-redes que não entraram para a história por serem fabulosos como guarda-metas). Pior Paolo Pasolini escreveu o artigo “Il calcio un linguaggio con i suoi poeti e prosatori”.

Disse nesta gazeta o senador republicano e fubânico John Kennedy: “precisamos de mais controle de idiotas”. Recorro a Freitas, o Luiz Carlos: Nesses quesitos idiotisticos, aqui (Brasil) só tem “pelés”. Com as devidas desculpas ao Rei Pelé.

Já que o santo nome futebolístico PELÉ foi citado, que não seja em vão: para quem não sabe, Pelé era excelente goleiro (registra a história que até 1970, as substituições de jogadores não eram permitidas. Assim, se o goleiro ficasse impedido de continuar no jogo, por lesão ou expulsão, um jogador da linha teria que ir jogar como goalkeeper). Adivinhe quem era o “goleiro reserva”, dentro de campo, do Santos Futebol Clube e até mesmo da “canarinha”, a Seleção Brasileira? Sim o cidadão chamado Édson Arantes do Nascimento. Tão completo que jogava nas 11! o Rei do futebol brincava e dava show até de luvas! Em jogos oficiais, Pelé, nunca foi escalado para iniciar o jogo como goleiro, mas (espetacular mas), por quatro vezes substituiu o arqueiro e nunca sofreu gols).

Outro atacante fenomenal que fazia bonito com a camisa de goleiro debaixo das traves foi o imortal número 14. Cruijff, El Flaco, falando de seu talento para jogar como goleiro – “era realmente bom”– e considera que aprendeu rápido: “O futebol é um processo que consiste em cometer erros, analisá-los e não se frustrar. Se não tivesse cometido erros eu teria perdido coisas fantásticas”.

Sérgio Sant’Anna com seu conto “No último minuto”, evidencia o drama intransferível da solitária figura (onde pisa não nasce grama) em que um goleiro (frangueiro, mão de alface) vai de canal em canal revendo o lance fatal, o vilipendioso “frango”, na vã esperança de que em algum deles a bola não tenha cruzado a linha derradeira.

Sancho aproveita o espaço e evidencia o drama pessoal da solitária figura: Marcão, goleiro do Sergipe, fala sobre o sofrimento de quem fica sem salário.(https://www.youtube.com/watch?v=Nk-cr5PTy6Y&t=111s)

“Não, não imagina que vou dizer que futebol é um verdadeiro balé. Lembrou-me foi uma luta entre vida e morte, como de gladiadores.” Clarice Lispector (“Armando Nogueira, Futebol e Eu, Coitada”, crônica de Clarice Lispector).

Clarice Lispector, a botafoguense escritora que Sancho mais ama (e são tantas) escreveu: “Então, na minha avidez por participar de tudo, logo de futebol que é Brasil, eu não vou entender jamais? E quando penso em tudo no que não participo, Brasil ou não, fico desanimada com minha pequenez. Sou muito ambiciosa e voraz para admitir com tranquilidade uma não participação do que representa vida. Mas sinto que não desisti. Quanto a futebol, um dia entenderei mais. Nem que seja, se eu viver até lá, quando eu for velhinha e já andando devagar. (…) É que, e não só em futebol, porém em muitas coisas mais, eu não queria só ter um passado: queria sempre estar tendo um presente, e alguma partezinha do futuro”.

Zilhões de capítulos da história do chamado esporte bretão no Brasil desde que Charles Miller o trouxe da Inglaterra, no fim do século 19 foram escritos sobre as “peladas de todos nós”.

Houve até gênio da literatura que contra ele praguejasse… São muitos os escritores que se dedicaram ao futebol. De Graciliano Ramos a Sancho (Sancho escritor? Aí cê tá di sacanagi, Sancho). Isso faz parte da literatura brasileira e agora pode e deve ser lembrado. Vejamos: Estrangeirismo, roupa de empréstimo que não nos serve, costume intruso, coisa estrangeira e exótica, enfim, “um entusiasmo de fogo de palha capaz de durar bem um mês”. É assim que Graciliano Ramos define o futebol em coluna publicada em abril de 1921 no jornal “O Índio”, de Palmeira dos Índios-AL.

Ah, o futebol… “Quem paga e quem perde as partidas é a alma”, disse Nelson Rodrigues. E fez um golaço com os dizeres:”Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola. A mais sórdida pelada é de uma complexidade shakesperiana. Às vezes, num córner bem ou mal batido, há um toque evidentíssimo do sobrenatural”.

José Lins do Rego observa: “Na verdade uma partida de futebol é alguma coisa a mais que bater uma bola, que uma disputa de pontapés. […] Há uma grandeza no futebol que escapa aos requintados”.

Monteiro Lobato escreveu: (…) Um ditador que tomasse conta desta República e acabasse com as fábricas de bacharéis e normalistas, substituindo-os por severos teams de futebol, faria mais pelo Brasil que as dez gerações de Feijós, Zés Bonifácios e Cotegipes e demais estadistas que nos têm governado”.

“O futebol é uma aristocracia que se baseia na habilidade com os pés”, escreveu Lima Barreto.

Roberto Bolaño Ávalos sentenciava: “Um gol, a não ser que o sujeito se chame Pelé ou Didi ou Garrincha, é algo eminentemente vulgar e de muito má-educação com o goleiro adversário, que você não conhece e que não te fez nada, enquanto um gol contra é um gesto de independência. Você deixa claro para os seus companheiros e para o público que o seu jogo é outro”

«En su vida, un hombre puede cambiar de mujer, de partido político o de religión, pero no puede cambiar de equipo de futbol» – Eduardo Galeano.

Lá vai (ia, pois em tempos covídicos não mais vai, para alegria de psicólogos e psiquiatras). Crise de abstinência mata? Lá ia o pequeno Sancho para as “tardes de Maracanã” ou São Januário para, ao lado do amado pai, ver seu Vasco nos anos 70, onde desfilava pelo relvado o lendário e fenomenal Bob Dinamite.

E como esquecer o melhor presente que o menino Sancho ganhou? Não recordo quantas noites (ah, foram muitas) dormi abraçado com a “bola de capotão”, presente de Natal que recebi de minha Tia Carmem (“Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Não explicaria. Daria uma bola para que ele jogasse…” Dorothee Sölle, teóloga alemã em resposta a um jornalista).

E para quem vai esta crônica? Vai para Berto, que mandou e-mail com o seguinte conteúdo:Você é um cabra otimista. Faz fé que os leitores irão devorar estes números e resultados de jogos do começo até o fim. Admiro o seu otimismo!!!!

Talvez o excepcional editor-chefe (e bota chefe e excepcional nisso!!!) faça coro com gente da melhor cepa, como Lima Barreto, que odiava o futebol, chegando a fazer parte de uma liga contra o esporte bretão. “O futebol é popular porque a estupidez é popular”, disse certa feita o genial Borges (Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo).

Trago de volta Graciliano Ramos, que em 1921, profetizou: ‘O futebol vai ser só fogo de palha’ (“O futebol é uma moda fugaz. Vai haver por aí uma excitação, um furor dos demônios, um entusiasmo de fogo de palha que não durará um mês.”).

Já Rui Barbosa chamou, em 1916, os jogadores da seleção brasileira que iam disputar um campeonato na Argentina de “corja de malandros e vagabundos”…

Falando em fogo de palha, malandros e vagabundos, milhões de “casadas, amaziadas, safadas, “malamadas” e outros adas”, com muito fogo no “rabo” (e bota fogo nisso), aproveitam a ida do “maridão” para ver 22 marmanjos nas “peladas” dos relvados espalhados pelo universo futebol correndo atrás de uma única bola para se divertir peladinhas nas “alcovas” da vida com “duas bolas e um taco de sinuca” da entidade conhecida como “ricardão” (anda meio mundo a enganar a outra metade). E o que diz o ricardão? Vocifera a pleno pulmões: “maldito covid, que trancou em casa peladeiros e peladas”.

Jamais nos esqueçamos Carlos Drummond de Andrade, no seu “Quando é dia de futebol”, editado pela Record. Também é do poeta maior esta: “São voos de estátuas súbitas/ desenhos feéricos, bailados/ de pés e troncos entrançados. Instantes lúdicos: flutua/ o jogador, gravado no ar – afinal, o corpo triunfante/ da triste lei da gravidade”.

Ferreira Gullar, assim como Drummond, Sancho e Goiano, vascaínos declarados e apaixonados. Quatro cabras muito feios, e antes que algum engraçadinho diga que só feios torcem pelo Club de Regatas Vasco da Gama, temos Juliana Paes, Viviane Araújo (Viviane Araujo dos Santos -Rio de Janeiro, 25 de março de 1975-, vascaína, bela, salgueirense e que ontem aniversariou – Feliz Cumpleaños, Vivi.),Daniele Winitz, Camila Pitanga, Fernanda Abreu, Taís Aráujo, Ana Furtado, Luiza Tomé, Paula Burlamaqui, Valéria Valenssa, Tatiana Issa, Sônia Braga e a eterna miss Marta Rocha também vascaínas e lindas.

Uma obra-prima de Ferreira Gullar: A esfera desce / do espaço / veloz / ele a apara / no peito / e a pára / no ar / depois / com o joelho / a dispõe a meia altura / onde / iluminada / a esfera espera o chute que / num relâmpago / a dispara / na direção / do nosso / coração.

PS007: “¿Y ahora qué?” Sancho, Footballeur du Vendredi: Imperdível se faz ler: 14 The Autobiography, de Johan Cruyff; ‘El cisne de Utrecht’ Marco Van Basten en su autobiografía, ‘Basta’ (Llibres del Kultrum); Clássicos do Futebol Brasileiro (edição dos autores, por José Renato Sátiro Santiago Jr. e Marcelo Unt, 2014); Futebol ao sol e à sombra, de Eduardo Galeano; Diamante Negro, de André Ribeiro; Futebol e Guerra, de Andy Dougan; Histórias do Futebol, de João Saldanha; O Berro Impresso das Manchetes, de Nelson Rodrigues; Veneno Remédio – O Futebol e o Brasil, de José Miguel Wisnik; Jogo Sujo – O Mundo Secreto da Fifa, de Andrew Jennings; O Drible, de Sérgio Rodrigues; Páginas Sem Glória, de Sérgio Sant’Anna.

PS1:
Lampions League – A “orelhuda está em jogo”.
HAY UNA TABLA DE PUNTOS Y PASA EL QUE MAS PUNTOS HACE. LOS QUE CLASIFICAN SON SIEMPRE LOS MERECEDORES, EL RESTO ES CUENTO.
18′ edizione della Lampions League – Quarta jornada (Spieltag 4):
20/03/2021 CASTELÃO (CE) – Ceará 0-0 Fortaleza
20/03/2021 PITUAÇU – “Bora Bahêa, minha pôrra!” Bahia 4-0 Sport
20/03/2021 BARRETÃO (SE) – Confiança 0-0 Salgueiro
20/03/2021 ARRUDA – Santa Cruz 1-2 CSA
20/03/2021 CASTELÃO (MA) – Sampaio Corrêa 1-1 Vitória
20/03/2021 – ALBERTÃO – 4 de Julho 0-2 Altos
21/03/2021 AMIGÃO – Treze 0-2 ABC
21/03/2021 REI PELÉ – CRB 2-1 Botafogo-PB
Quinta jornada (Spieltag 5):
23/03/2021 ILHA DO RETIRO – Sport 0-1 Confiança
23/03/2021 LINDOLFO MONTEIRO – Altos 0-1 Sampaio Corrêa
23/03/2021 CASTELÃO (CE) – Fortaleza 0-1 Santa Cruz
23/03/2021 REI PELÉ – CSA 2-0 Bahia
24/03/2021 BARRADÃO – Vitória 1-1 CRB
24/03/2021 CORNÉLIO DE BARROS – Salgueiro 1-0 Treze
25/03/2021 ALMEIDÃO – Botafogo-PB vs Ceará
07/04/2021 FRASQUEIRÃO – ABC vs 4 de Julho.

PS10: Netflix – Sombra e Ossos (Shadow and Bone, no original). 1ª temporada estreia em 23 de abril. Adaptação dos livros Grisha, escrito por Leigh Bardugo.A belíssima Jessie Mei Li será a protagonista Alina. O nome de peso será Ben Barnes — já conhecido por seus personagens em Westworld e na franquia As Crônicas de Nárnia. Será Darkling ou General Kirigan. Já o interprete de Mal é Archie Renaux. O elenco de Sombra e Ossos ainda conterá Amita Suman (The Outpost) como Inej Ghafa, Freddy Carter (Pennyworth) como Kaz Brekker, Kit Young (Endeavour) como Jesper Fahey, Danielle Galligan (Game of Thrones) como Nina Zenik, Sujaya Dasgupta (I May Destroy You) como Zoya Nazyalensky, Daisy Head (Anjos da Noite: Guerras de Sangue) como Genya Safin, e Simon Sears (Irmãos do Inverno) como Ivan.

PS13: UEFA Champions League- Emparejamientos de cuartos de final – Se disputarán el 6 y 7 de abril la ida y el 13 y 14 de abril la vuelta.
Manchester City Football Club vs Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund
Fußball-Club Bayern München vs Paris Saint-Germain Football Club
Futebol Clube do Porto vs Chelsea Football Club
Real Madrid Club de Fútbol vs Liverpool Football Club
Las semifinales se jugarán el 27 y 28 de abril la ida, y la vuelta, el 4 y 5 de mayo. La final, en Estambul, tendrá lugar el 29 de mayo.

PS24: ¿Clássicos? Frase atribuída ao goleador Jardel: “Clássico é clássico e vice-versa.”
Clássicos 2021:
“El Clásico” Real Madrid-Barcelona (LaLiga) se jugará el sábado 10 de abril.
Wednesday, March, 24, 2021
Clássico da Rivalidade – Botafogo de Futebol e Regatas vs Clube de Regatas do Flamengo – Botafogo 0-2 Reservas do Flamengo (Campeonato Carioca).
O Flamengo demonstra, a nível regional, estar em outro patamar em relação aos rivais, pois até o time alternativo rubro-negro é melhor que os titulares dos demais.
Sunday, March, 21, 2021
Clássico da Amizade – Club de Regatas Vasco da Gama vs Botafogo de Futebol e Regatas. Vasco 1-1 Botafogo (Campeonato Carioca).
Vasco e Botafogo possuem muito em comum, além de de serem alvinegros e terem sido gigantes no passado. Como não citar o Glorioso aos pés de Garrincha e o Expresso da Vitória de Ademir Menezes? A atualidade é madastra: 1. estão falidos. 2. não ganham nada há muito tempo. 3. o dois elencos são medonhos. 4. Os reforços são ruins de doer. 5. não são temidos por nenhum adversário, inclusive os pequenos. 6. Foram surrados em quase todos os confrontos no último Brasileiro….Teria mais “coincidências” a enumerar, mas vamos parar por aqui porque não há graça nenhuma em “chutar cachorro morto”…
Saturday, March, 20, 2021
Clássico-Rei – Ceará Sporting Club vs Fortaleza Esporte Clube. Ceará 0-0 Fortaleza (Copa do Nordeste)

PS51: Estrenos: Mortal Kombat llegará a las salas de cine y a HBO Max de forma simultánea el próximo 16 de abril de 2021? Elenco: Lewis Tan as Cole Young, Jessica McNamee as Sonya Blade, Josh Lawson as Kano, Tadanobu Asano as Raiden, Mehcad Brooks as Jax, Ludi Lin as Liu Kang, Chin Han as Shang Tsung, Joe Taslim as Bi-Han / Sub-Zero, Hiroyuki Sanada as Hanzo Hasashi / Scorpion, Max Huang as Kung Lao, Sisi Stringer as Mileena, Daniel Nelson as Kabal, Elissa Cadwell as Nitara, Matilda Kimber as Emily Young, Laura Brent as Alison Young.

PS69: Estrenos: “El gato con botas: El último deseo” se estrenará el 23 de septiembre de 2022.
Venom: Habrá matanza de SONY: ahora han confirmado que se podrá ver la segunda entrega del simbionte de Marvel el 17 de septiembre de 2021.
Spider-Man: No Way Home se estrenará el 17 de diciembre de 2021 (ou não).
La fecha de estreno de Viuda Negra del 7 de mayo de 2021 parece que ya no va a cambiar, pero aun así todavía no saben si llegará a cines o directamente a Disney +.

PS171:UEFA Europa League – Cuartos – IDA – April,8:
Granada Club de Fútbol x Manchester United Football Club;
Arsenal Football Club x Sportovní Klub Slavia Praha;
Amsterdamsche Football Club Ajax x Associazione Sportiva Roma;
Građanski Nogometni Klub Dinamo Zagreb x Villarreal Club de Fútbol.

UEFA Europa League – Cuartos – VOLTA – April,15:
Manchester United Football Club x Granada Club de Fútbol;
Sportovní Klub Slavia Praha x Arsenal Football Club;
Associazione Sportiva Roma x Amsterdamsche Football Club Ajax;
Villarreal Club de Fútbol x Građanski Nogometni Klub Dinamo Zagreb.

PS666: Copa Libertadores da América 2021 – TERCEIRA FASE:
07/04/2021 DEFENSORES DEL CHACO – Libertad vs Atlético Nacional
14/04/2021 ATANASIO GIRARDOT – Atlético Nacional vs Libertad

07/04/2021 CASA BLANCA – Independiente del Valle vs Grêmio
14/04/2021 ARENA DO GRÊMIO – Grêmio vs Independiente del Valle

08/04/2021 HERNANDO SILES – Bolívar vs Junior Barranquilla
15/04/2021 METROPOLITANO BARRANQUILLA – Junior Barranquilla vs Bolívar

06/04/2021 NUEVO GASÓMETRO – San Lorenzo vs Santos
13/04/2021 VILA BELMIRO – Santos vs San Lorenzo

PS1000: The Football Association Cup (The FA Cup) – Quarter-finals:
20 March 2021 Athletic Football Club Bournemouth 0–3 Southampton Football Club
20 March 2021 Everton Football Club 0-2 Manchester City Football Club
21 March 2021 Chelsea Football Club 2-0 Sheffield United Football Club
21 March 2021 Leicester City Football Club 3-1 Manchester United Football Club
Semi-finals: Saturday 17 April 2021).
Leicester City Football Club vs Southampton Football Club
Manchester City Football Club vs Chelsea Football Club
FINAL – 15 May 2021 – Wembley Stadium, London.

PS1001: Falando em futebol, eis que a grana graúda corre solta no football da bola oval americana. US$ 110 bilhões (sim, paupérrimo amigo, estou falando em bilhões de dólares) é o valor que a National Football League receberá de cinco emissoras pelos direitos de transmissão do campeonato de futebol americano nos próximos 10 anos. “Se você é um quarterback, você quer ter tudo em seus ombros. Você quer ser aquele que toma todas as decisões” Tom Brady

PS1002: COPA DO BRASIL 2021:
COPA DO BRASIL – 33′ edizione della Copa do Brasil terá sete fases (10 de março a 27 de outubro).
PRIMEIRA FASE:
Chave 1
Treze-PB 0-1 América-MG
Porto Velho-RO x Ferroviário-CE. SUSPENSO PELA CBF.Duelo pela primeira fase da competição nacional sem data definida.
Sergipe-SE 0-0 Cuiabá-MT
4 de Julho-PI 1-0 Confiança-SE
Chave 2
Moto Club-MA 0-5 Botafogo-RJ
Rio Branco-ES 1-1 ABC-RN
Guarany de Sobral-CE 1-5 CSA-AL
Esportivo-RS 0-2 Remo-PA
Chave 3
Campinense-PB 1-7 Bahia-BA
Jaraguá-GO x Manaus-AM – SUSPENSO PELA CBF. (Decreto do Governo de Goiás, que proíbe o futebol nos próximos 14 dias no estado)Duelo pela primeira fase da competição nacional sem data definida.
Gama-DF 1-2 Ponte Preta-SP
Marília-SP 0-0 Criciúma-SC
Chave 4
Boavista-RJ 3-1 Goiás-GO
Picos-PI 1-0 Atlético-AC
Palmas-TO x Avaí-SC. SUSPENSO PELA CBF.Duelo pela primeira fase da competição nacional sem data definida.
Cascavel-PA 2-1 Figueirense-SC
Chave 5
Juazeirense-BA 3-2 Sport-PE
Castanhal-PA 0-3 Volta Redonda-RJ
Murici-AL 0-3 Juventude-RS
Atlético-BA 0-3 Vila Nova-GO
Chave 6
Galvez-AC 1-3 Atlético-GO
Santa Cruz-RS 0-0 Joinville-SC
Águia Negra-MS 0-1 Vitória-BA
Rio Branco-ES 2-1 Sampaio Corrêa-MA
Chave 7
Salgueiro-PE 0-3 Corinthians
Retrô-PE 0-0 Brusque-SC
Goianésia-GO x CRB-AL – SUSPENSO PELA CBF. (Decreto do Governo de Goiás, que proíbe o futebol nos próximos 14 dias no estado)Duelo pela primeira fase da competição nacional sem data definida.
Madureira-RJ 0-1 Paysandu-PA
Chave 8
Caldense-MG 1-1 Vasco da Gama-RJ
Nova Mutum-MT 0-0 Tombense-MG
Cianorte-PR 1-0 Paraná-PR
Ypiranga-AP x Santa Cruz-PE – SUSPENSO PELA CBF.Duelo pela primeira fase da competição nacional sem data definida.
Chave 9
Caxias-RS 0-1 Fortaleza-CE
Penarol-AM 1-1 Ypiranga-RS
Mirassol 2-3 Red Bull Bragantino
Uberlândia-MG 1-1 Luverdense-MT
Chave 10
São Raimundo-RR 1-1 Cruzeiro-MG
Real Brasília-DF 0-2 América-RN
União-MT 0-1 Coritiba-PR
Juventude-MA 0-2 Operário-PR.

PS1003: En busca del mejor once del planeta: FIFA World Cup 2022 Preliminary Competition for Catar2022
– Qualifying for the 2022 FIFA World Cup – UEFA:
Wednesday, March 24
Turquia 4-2 Holanda
Estônia 2-6 República Theca
Portugal 1-0 Azerbaijão
França 1-1 Ucrânia
Bélgica 3-1 País de Gales
Gilbraltar 0-3 Noruega
Finlândia 2-2 Bósnia e Herzegovina
Letônia 1-2 Montenegro
Eslovênia x Croácia
Sérvia 3-2 Irlanda
Malta 1-3 Rússia
Chipre 0-0 Eslováquia.
Thuersday, March 25
Suécia vs Geórgia – Zlatan Ibrahimović: “Sou apenas uma peça do quebra-cabeças. Se me perguntarem, digo que sou o melhor do mundo, mas isso não ajuda aqui. Só quero colocar a minha experiência à disposição da equipe e prometi ao treinador que serei decisivo. Agora tenho que provar isso em campo”.

PS1004: FUTEBOL FEMININO – FINAL – Copa Libertadores da América – Associação Ferroviária de Esportes 2-1 Sociedad Anónima Deportiva América (América de Cali), da Colômbia. ¡FELICITACIONES GUERRERAS! Su país está muy orgulloso de ustedes. Das 12 Libertadores Feminina já disputadas, 9 ficaram nas mãos do futebol brasileiro. Felicitamos à Ferroviária de Brasil por ser las nuevas campeonas de la Copa Libertadores Femenina.
Palmarés – Galeria dos Campeões:
São José-SP 3 (2011, 2013 e 2014);
Santos-SP 2 (2009 e 2010);
Ferroviária-SP 2 (2015 e 2020);
Corinthians-SP 2 (2017 e 2019);
Colo-Colo 1 (2012);
Sportivo Limpeño 1 (2016); e
Atlético Huila 1 (2018).

9 pensou em “SÓ FOGO DE PALHA

  1. “Coco velho é que dá azeite” escreveu, nesta sexta-feira, a Pimentel e maravilhosa Violante, véi broxa (ch) Sancho,

    E o futebol serve para tirar da miséria número significativo de jovens mundo afora: Alphonso Davies, jovem estrela do poderoso Fußball-Club Bayern München, nasceu na Libéria, mas passou boa parte de sua infância em um campo de refugiados em Gana, lugar para onde fugiram seus pais ao se verem em meio a primeira Guerra Civil da Libéria (1989/1996). Eis seu depoimento: “Para meus pais foram tempos de aflição. Consigo imaginar o sorriso estampado no rosto deles ao saber que estavam tendo a oportunidade de escapar da pobreza, da miséria e ter uma vida melhor”, contou em entrevista à BBC. Disse, ainda:(…) “Minha esperança é que essas pessoas (os racistas) mudem, que abram os olhos e percebam que não importa de onde se vem ou a cor da pele. Somos todos humanos e podemos nos ajudar uns aos outros o máximo possível”.

  2. Fala aí, caminhoneiro,
    Fostes ao passado e buscastes seu irmão e seu tempo de goleiro. Às vezes penso que, como na despedida de Sodoma e Gomorra, é melhor não olharmos para trás para não nos convertermos em estátuas de sal.

    • Bolorento,

      Realmente não sou de olhar para trás, mas (gomorrento mas), fazer essas viagens á infância faz um bem danado ao coração.

      Abração de Sancho

  3. Já que hoje Sancho resolveu falar de coisa séria, vou falar sério também, pegando o gancho do PS1001, e, seguindo um velho costume meu, começando com uma metáfora.

    Almoço de domingo sempre tem algo de especial. Na minha infância, um dos motivos era que de segunda a sexta se bebia água, mas no sábado ou domingo quase sempre havia uma garrafa de Gasosa Cini na mesa. Lá pela quarta ou quinta feira já estávamos sonhando com a chegada do grande dia, torcendo para que a escolhida fosse de framboesa, a preferida das crianças.

    A NFL vai receber onze bilhões por ano, por um campeonato que só dura quatro meses (seis se contarmos a pré-temporada e os play-offs). De março a agosto, os fãs dos Packers, Ravens e Steelers ficam contando os dias à espera do primeiro Sunday Night Football, como criança esperando a gasosa.

    Já por aqui, os “jênios” que mandam em nosso futebol colocam os times para jogar duas vezes por semana de janeiro a dezembro, sem folga, campeonatos sobrepostos, uma confusão que ninguém entende. Daí reclamam que a arrecadação é pequena. Claro! Quem vai pagar caro por algo que se encontra em cada esquina todo dia? Servem água choca e querem que a gente comemore como se fosse uma gasosa geladinha?

    • Quem vai pagar caro por algo que se encontra em cada esquina todo dia?

      Você e sua gasosa esperando o futebol de domingo à noite e possivelmente desejando a cereja do bolo: Los Angeles to host Super Bowl LVI in Feb. 2022 at SoFi Stadium

      Berto está estudando sortear entre os fubânicos 2 ingressos para o próximo, em 2022. Garanta sua experiência para o Super Bowl 2022, o maior evento do planeta! Incluindo os melhores lugares no SoFI Stadium em Los Angeles, Califórnia.

  4. Curiosidade da terra do Berto: o campeão Pernambucano em 2020 foi o Salgueiro.

    Alguém sabe quanto tempo fazia que o campeão não era Sport, Náutico ou Santa Cruz ?

    SETENTA E SEIS ANOS. Desde 1944, quando o campeão foi o América.

    • E a centenária Macaca Campineira, por onde já desfilaram craques como Dicá, Chicão, Osvaldo, Bibe, Baltazar, Washington, Nabor, Luis Fabiano, Ayrton, Armando, Bruninho, Paulinho e Rui Rei ainda virgem aos 121 anos de idade.

  5. Difícil nascer no Brasil e não gostar, pelo menos um pouquinho. de futebol. Aqui a gente nasce e quando o pai pode comprar, ganha logo uma bola de presente. Cresce no meio das peladas da vida. Difícil não pegar gosto.

    • Caríssimo Beni,

      Creio ser o mesmo que nascer argentino e não gostar de Tango, ser colombiano e não gostar de café, ser carioca e não gostar de Carnaval, ser baiano e não gostar de acarajé, ser gaúcho e não gostar das “belíssimas prendas” e chimarrão.

Deixe uma resposta