SHARON STONE: SEDUTORA, PORÉM RÁPIDA E MORTAL

De um modo geral, o filme faroeste é um território historicamente dominado pela macharia, no qual a mulher ou era submissa esposa ou puta de saloon. Eis que de repente, não mais que de repente, o diretor de filme de terror Sam Raimi arriscou todas suas fichas, em pleno ano de 1995, numa atriz de 36 anos à bela Sharon Stone vestida de cowboy, arma no coldre, chapéu e aquele olhar ferino tipo “Estranho Sem Nome”, ela chega até a cidade Redemption em busca da boa e velha vingança, tema abundante num período em que 10 entre 10 pessoas carregavam armas nas ruas e, não raro, davam vazão à raiva metendo bala na cabeça de alguém. O filme chama-se Rápida e Mortal que, como diz o crítico de cinema Marcelo Muller, “É um filme de brios, empolgante e cheio de energia. Se não trouxe nada de novo para o gênero, o resgatou dignamente do limbo”.

O jornalista e crítico de cinema Marcelo Muller levanta uma lebre bastante interessante quando afirma que o diretor Sam Raimi “Cozinha esse assado numa panela repleta de referências, sendo a principal delas o italiano Sérgio Leone, ícone do chamado spaghetti western”. Entre filiar-se à tradição estadunidense e seguir a maior dramaticidade do bangue-bangue europeu, o diretor envereda visualmente pela linha de Leone, muito mais próxima de seu itinerário estilístico repleto de ângulos inéditos e tipos marcados, em que pese o diretor saber muito bem que o faroeste em si, contribuiu não apenas para a consolidação dos EUA como potência cinematográfica, mas para a própria linguagem do cinema. Sabe-se lá por que, o público passou a não mais responder nas bilheterias aos chamados vindos dos grandes desfiladeiros, planícies e dos ranchos, dos valorosos e crápulas pistoleiros apresentados na tela. Ou seja, o diretor forçou a barra para trazer de volta o western sabendo do provável fracasso nas bilheterias em pleno final do Século XX.

Em Rápida e Mortal, Sharon Stone consegue ser sensual até em um bang bang. Vemos também o ainda desconhecido Leonardo DiCaprio com apenas 21 anos de idade já mostrando que seria um grande ator. Agora, não há de se negar que o filme representa apenas mais um dos muitos faroestes revisionistas dos anos 90 que tentaram embarcar na onda do sucesso de Os Imperdoáveis, de Clint Eastwood. Esse conto de vingança genérico se beneficia das atuações bastante dignas de Russell Crowe e Gene Hackman(sempre um ótimo vilão). Rápida e Mortal é um daqueles faroestes descartáveis, que diverte, mas você só assiste uma vez. Está a milhões da anos de ser uma obra-prima. o filme em si é exagerado e talvez seja por isso que não decolou e caiu no esquecimento. O roteiro é de razoável pra bom e tanto a fotografia quanto o cenário são lindos. mas não é feito pra se ver mais de uma ou duas vezes. É um western moderno, mas traz todas as características e preserva os modos à moda antiga.

Em sua sinopse, Rápida e Mortal traz uma mulher misteriosa que cavalga até o vilarejo de Redenção. Carrega na cintura seu revólver e uma sede de vingança que incendeia seu coração. Ela vem para matar o poderoso da cidade, o homem que tornou a sua vida desolada como o deserto que agora ela atravessa. Mas os demônios que a levaram para este mortal conflito são os mesmos que a colocaram numa situação limite; e o estranho é que pode ser a única a cair morta ao final do acerto de contas. Estrelando Sharon Stone (a gata de Instinto Selvagem) e Gene Hackman (5 vezes indicado e 2 vezes vencedor do Oscar). O vilarejo recebe, todos os anos, um concurso de pistoleiros organizado por John Herod. Ellen vai ao evento disposta a enfrentar Herod, que destruiu sua vida no passado. Assim que chega à vila, ela conhece o pastor Cort, que decidiu nunca mais apontar uma arma para ninguém. Porém, Herod sabe que Cort é um dos principais pistoleiros da região e tenta convencê-lo a também participar do concurso.

Mesmo fora do contexto, mas como o tema é atualizadíssimo e altamente preocupante, Sharon Stone comemorou seu aniversário de 62 anos no último dia 10 de março(2020). Entretanto, tanto a aniversariante quanto os convidados precisaram passar por uma rigorosa inspeção médica contra o coronavírus (COVID-19). O surto de coronavírus que já contaminou mais de 100 mil pessoas ao redor do mundo mudou completamente a rotina de algumas pessoas. Mas há quem prefira continuar seguindo com sua agenda de compromissos mesmo que tenha que fazer algumas adaptações. Foi o caso da atriz Sharon Stone, lembrada até hoje pela personagem icônica do filme Instinto Selvagem (1992). A propósito, vale a pena assistir ao filme Rápida e Mortal, principalmente a macharia, para se lembrar daquela cruzada ou travada de pernas entre ela e Michael Douglas em Instinto Selvagem…

11 pensou em “SHARON STONE: SEDUTORA, PORÉM RÁPIDA E MORTAL

  1. A interpretação que essa grande atriz dá as personagens principais de Instinto Selvagem é para deixar qualquer homem louco, como o fez com aqueles que a tentaram investigar.

    Aquelas cenas de pernas abertas huhuhuhuhuhuhuhuhu, deixavam qualquer macho louco e foi o que aconteceu no filme. Michael Douglas quase ia à loucura!!!!

    Bela homenagem, mestre Altamir Pinheiros a uma grande atriz imponderada!

    E ANTONIO MIGUEL, como está o novo Anthony Steffen?

  2. RECUPERANDO-SE A CONTENTO, MEU PREZADO TAVARES!!! DAQUI UNS MESES ENSINAR-LHE-EI AS PRIMEIRAS LIÇÕES DE COMO SACAR RÁPIDO DO COLT E, TAMBÉM, COMO SOPRAR O CANO DA ARMA FUMEGANTE SEM CORRER O RISCO DE CONTRAIR O VÍRUS CORONA…

    Um mega abraço,

  3. É muito bom ver Sharon Stone, que é pedra, mas de pedra não tem nada. Recentemente ela fez uma participação numa temporada de Lei e Ordem, como uma promotora. Continuava sensual, mas li em algum lugar que ela tinha tido um AVC e que isso tinha afetado a beleza.

  4. Prezado Assuero,

    Na verdade, no ano de 2014 ela teve dois AVC, inclusive, um deles foi aqui no Brasil quando estava em campanha para arrecadar fundos em prol da cura da AIDS. Na oportunidade, ela foi socorrida e internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas passou apenas dois dias. Agora, há quase 20 anos, em 2001, Sharon Stone sofreu um ANEURISMA CEREBRAL e, desde aí, tem particular atenção a qualquer dor de cabeça suspeita. Não é à toa que no seu aniversário, este mês, cobrou dos presentes os exames do coronavírus.

    P.S.: – Na foto deste mês de março em que ela aparece fazendo teste do coronavírus não percebi nenhuma anormalidade na sua fisionomia.

  5. A bela Sharon Stone é figurinha carimbada aqui na cidade em que resido,
    Balneártio Camboriú SC. onde tem muitos amigos. Pode ser vista nos grandes hoteis, restaurantes e
    boates desta cidade, Ela declarou uma vez que quando se aposentar viria morar
    aqui nesta cidade. Chegou até a fazer um comercial convidando as
    pessoas a virem conhecer Balneário Camboriú . Esse comercial
    foi várias vezes exibido no programa Manhattan Connection da Globo lixo.
    Estamos torcendo pela aposentadoria da futura véinha.

  6. EU NUNCA ENTENDI QUAL A RAZÃO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ QUE É CONHECIDA PELOS GRANDES E LUXUOSOS EDIFÍCIOS POSSUIR APENAS 110 MIL HABITANTES. ESTRANHO, NÃO?!?!?!

    P.S1.: – Talvez seja porque possua pouco mais de 50 anos de município autônomo, pois Camboriú com 170 anos de cidade tem menos de 100 mil habitantes. Durma-se com esses dilemas dessas duas cidades das praias mais bonitas(e não famosas) do Brasil!!!

    P.S2.: – O professor d.matt é um privilegiado, durante toda sua vida, por morar e usufruir da mais bonita praia do Brasil(Balneário Camboriú) e ter morado na cidade da mais famosa(Copacabana).

    • Prezado amigo Altamir.

      Damos graças a Deus pela nossa cidade ter apenas 110 mil habitantes. É uma cidade nova que foi separada da cidade de
      Camboriú, por plebiscito popular. Demos muita sorte pois
      a cidade cresceu (para cima ) e hoje possui os trêis maiores
      edifícios do Brasil com 80/100 andares.
      O video que a atriz sharon Stone fez aqui na cidade, foi falando
      do nosso progresso, beleza e do povo, pois as pessoas que
      residem aqui são educadas, generosas e o melhor de tudo
      são 99 % anti petistas. (Por isso a razão do progresso )
      A nossa cidade é muito agradável e no último dia do
      ano tem a maior festa de fogos de artifícios que não deixa nada a
      desejar aos festejos do RJ. Todos os anos, no dia 31 Dez.
      a cidade alberga uma população de mais de um milhão de
      pessoas, vindos de toda parte do Brasil e uma multidão de
      argentinos deslumbrados, principalmente.
      A cidade é pequena, mas muito bem cuidada, ruas limpas,
      com ótimo atendimento social (falo por experiência própria ) , o comércio é movimentado
      mas não tem exploração. Os restaurantes são inúmeros e
      boa comida com preços bem mais em conta do que os restaurantes do RJ ou SP.
      Já morei em várias cidades do Brasil, mas lancei a minha âncora
      aqui até quando Deus quizer e nunca me arrependi.
      Até me esqueço que um dia fui Carioca , tive que aturar
      canalhas como Brizzola, Maia pai e filho , Garotinho,
      Benedita da Silva, o sogro do Maia, um mau elemento que foi
      governador , e toda essa corja de bandidos que transformaram
      o RJ numa lixeira infecta e podre.
      By By Rio !

  7. Grande d.matt!!! As más línguas ainda falam que ele só entende mesmo é de faroeste… Que nada!!! O cara sabe tudo e mais um pouco de política e tem toda a autoridade do mundo para baixar a ripa nesses canalhas inúteis e imprestáveis!!!

    • As más línguas ( Petistas, claro ) falam sem pensar e dizem sempre
      bobagens. Tudo fake news.
      Entendo de tudo um pouco, porque estudei , sempre por conta
      própria, nunca frequentei universidades, mas lí mais de mil
      livros, na base de 2 livros por semana. Assisti mais de 5.ooo
      filmes na base de no mínimo um por dia. Tudo começou quando
      eu tinha 12 anos e ganhei o primeiro livro de presente no dia
      do meu aniversário. O livro presenteado foi ” Os três mosqueteiros ”
      De tão empolgado com a descoberta desta maravilha que é um
      livro, não parei mais de ler. Hoje estou com 84 anos de idade e
      é só fazer as contas.
      Para comprovar, cada livro que eu recebia do Berto, eu acusava
      o recebimento e dois dias depois eu mandava para ele o
      meu comentário sobre a apreciação da obra.
      O Berto pode confirmar ou desmentir o que estou dizendo
      acima.
      Obrigado pelo comentário acima. É muita generosidade sua.

Deixe uma resposta