SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Filosofa Chupicleide: “No meio da zorra fubânica sempre pescamos pérolas, dobrados españóis, sapatos velhos y otras cositas mas… Um Ford Thunderbird verde, Susan Sarandon e Geena Davis… O filme Thelma and Louise fez 30 anos neste 2021… Como o tempo voa sobre o abismo da vida, não é mesmo, Bosti? “

Sim, Bosticler está, por ordem de Berto, sempre ao lado da amiga, como fiel escudeiro disposto a defender a “pureza” da Cleidinha e afastar os “gaviões” e os Pedros Caroços que sempre estão de olho na “butique dela”, como cantaria Genival Lacerda.

Segue em suas reminiscências, a eficiente secretária do JBF: “13 anos de JBF… Quanto “ralamos” e como nos divertimos “bagarai” e à “beça” a cada jornada nesta escrota gazeta. Mas que é ralado, é. Taí Berto e Aline, que não me deixam mentir.”

Prossegue: “Estou muito “chapada, borrasca, facinha e com um bafo de pinga “didadó”, Bosticler. Perco-me nas recordações de tudo que passei nesta gazeta escrota, quantas cantadas sem graça de colunistas e comentaristas, quantos que por aqui passam se achando no direito de serem “engraçadinhos” e quantas e tantas vezes fui chamada “carinhosamente” de cachaceira pelo “amado chefinho”, enquanto carrego nas costas todo o expediente pesado desta gazeta escrota, sem reclamação alguma, sem receber as horas extras previstas pela legislação trabalhista, enquanto cabe a Berto ajustar a temperatura ideal do ar condicionado, beber escondido de Dona Aline o uisque 12 anos e fumar o charuto cubano que mandam direto da ilha paraíso”.

Levanta o braço e acena: “Quer saber? Garçom, traga mais uma garrafa de pinga, que hoje eu quero é me embebedar e fazer história, pois acabei de ter uma excelente ideia”.

Bosticler se mostra interessado, pois inteligente a loira é. “Conta logo, Cleidinha; que ideia foi essa?”

” Calma, meu amigo, segura a ansiedade. E quer saber o pior, Bosti? Aposto que dirá Berto quando eu contar a ideia, que Chupicleide, após encher o rabo de cachaça no Bar da Tripa, bairro do Totó, em Jaboatão dos Guararapes, para comemorar os 13 anos de existência desta gazeta escrota neste ano da graça de 2021, chega à redação e decreta que é hora de atingir o “coração da besta”. Todo 7 de agosto iremos comemorar o Dia do Fubânico”.

Abrem-se os parênteses, para se fecharem adiante: (Dia do Fubânico, um Besta Day)… “Uma ideia é só um ponto de partida.” Pablo Picasso.

Bosticler sorriu, aprovando a ideia e, sendo o amigão de sempre: “Não chora, Cleidinha. Argumente que está agendado para 18 de setembro o “Dia do Batman e se até o morceguito que brinca de esconde-esconde com o Robin tem seu dia, o Batman Day 2021, nada mais justo termos o Besta Day 2022… Darás seu melhor sorriso e dirás: “Que tal, chefinho querido?”

Falando em anos e em tempo que voa, Sancho, que por coincidência estava na mesma espelunca, tão bêbado quanto Cleidinha e a tudo ouvindo, resolve opinar:

Há tanto tempo somos fubânicos e não há um Dia do Fubânico… Que haja um Dia do Fubânico é, em si, algo maravilhoso, mesmo sabendo que atualmente arrumaram um dia para tudo – dos carecas (14 de março), do orgasmo (31 de julho), do vizinho (23 de dezembro), dos amantes (22 de setembro), da mentira (1 de abril) , da sogra (28 de abril), dos cornos (todo dia), e até do orgulho zumbi (juro de pés juntos que não estou a inventar nada disso)- a relativa importância de ter um dia dedicado a algo está em baixa, reconheço.

Mas, (consagrado mas), se supõe que o Dia do Fubânico (assim, com maiúsculas, parece que nos deixa mais imponentes – no es oro todo lo que reluce) será o dia em os que não nos conhecem tão intimamente, possuem esta raríssima chance de conosco confraternizar. Concordo com o dia 7 de agosto proposto pela manguaceira loira, por ser o dia do aniversário do cara responsável pela “porra” toda. Sem ele não haveria JBF, não é mesmo!?

Até aqui creio que não há nada a objetar, a menos que seja com relação à data: «Welcome to the club, amigos».

Claro que os fubânicos respiram JBF cada dia do ano, participando ativamente da área de comentários, da seção ESCREVA PARA O JBF ou como colunistas, havendo casos em que tudo isso se mistura nesta imensa salada bertiana, e como dizem as pesquisas, há um percentual muito elevado de gente que visita esta casa, portanto, que se espalhe a boa nova em forma de convite para que esta “droga” vicie a mais desavisados.

Sendo como são as coisas, basta um mísero acesso e o vício bate forte, pois o JBF é “erva da boa”, sem contra-indicações, pois há de tudo, como as últimas novidades de famosos cronistas, o frescor dos novos e o editorial sempre bem-humorado de Berto. Poesia, cordel, prosa, vídeos, música, charges, declamação, fotografias, cronistas sérios, cronistas brincalhões, abestalhados, política, muita política e até o DATA BESTA, sempre favorável ao Bozo, quando é pesquisa para presidente… Um ruído de mil demônios.

Entre a avalanche de novidades que não se cansam de fazer promessas vãs nesta gazeta escrota aos fieis seguidores e aos futuros leitores, podemos, por fortuna, encontrar leitores antigos, que são tão importantes quanto os novos, pois se ficam algum tempo distantes, ressuscitam aqui neste único e democrático espaço. Esses são os que vencem o tempo e nos fazem ter certeza que crise de abastinência é “phoda bagarai”.

Para este Dia do Fubânico no VINDOURO 2022 (anunciado tão cedo por haver muito a preparar, ou seja, mais trabalho para Chupicleide), peço que os há muito ausentes da área de comentários, nos presenteiem dando o “ar de sua graça” e digam “presente”, como se fazia durante a “chamada” nos bancos escolares de antigamente na minha Desengano querida.

PS000: Sancho, The Man Who Was Friday… Que belas imagens que me veem à mente da inesquecível tarde em verde-amarelo na Paulista (não sei como Bolsonaro conseguiu perder a eleição em 2018 pra qualquer um no segundo turno, não, ops, pera ai… kkkk)…Estava Sancho compenetrado, a contar a quantidade de sorrisos na Avenida Paulista no dia 7; quando o número se aproximava dos imensos 3 bilhões de sorrisos, perdi a conta… Tenho de concordar com minha amiga: “Tentaram nos enterrar, mas esqueceram que éramos semente.” Bárbara.

PS0,01: Lanço aqui meu GRITO pelas MULHERES… pelas mulheres do Afeganistão. Sobre as mulheres do Afeganistão recorro à maravilhosa Ana Paula Henkel: “Onde estão as mulheres que queimavam sutiãs “contra o patriarcado”? Onde estão as atrizes famosas de Hollywood, que só depois de juntar milhões de dólares em suas contas levantaram a voz contra produtores poderosos e predadores sexuais? Onde está Hillary Clinton, a ex-primeira-dama americana que permanece casada com um predador sexual cujos rastros ajudou a esconder? Onde estão Madonna, Alexandria Ocasio-Cortez, Meryl Streep, Alyssa Milano? Lady Gaga, por onde andas que não apareceu até agora para compor uma canção sobre as mulheres do Afeganistão? Será que perdi a campanha de Oprah Winfrey para angariar fundos para o resgate dessas mulheres?”

PS0,02:Antes que o ano acabe… Minha irmã, a petista/vermelhista e comunista Marya Yelena Panza Noytaba mandou Sancho lembrar a Berto que neste 2021 o JBF faz 13 anos e que ela quer ver foto da festa com velinha, de preferência VERMELHA, alusiva aos 13 anos, devidamente fixada no topo do bolo. Feliz Cumpleaños Jornal da Besta Fubana. Há, apropriadamente, dois significados para a palavra «beleza»: um antes e outro depois de se conhecer Aline Berto, Chupicleide e Luiz Berto Filho.

PS0,03: “A mente totalitária jamais reconhece o próprio abuso.” Percival Puggina. SOS VENEZUELA – SOS CUBA. «Estamos sempre a esquecer das tensões ditatoriais em certos lugares massacrados e, aliás, bem próximos.» Recorro agora a frase de Mark Twain: “La lealtad al país, al gobierno, cuando se lo merece”. O fluxo de cubanos que tentam chegar à Flórida por mar (uma distância de 145 quilômetros) é constante. Alguém conhece algum norte-americano que faz o mesmo percurso, em sentido contrário, tentando fugir dos Estados Unidos para chegar à Ilha Paraíso? El lanzador cubano Andy Rodríguez solicitó asilo político en Estados Unidos, informó el portal Pelota Cubana. El antiguo cerrador de los Industriales fue el cuarto miembro de la delegación de la Isla que, tras asistir al Preolímpico de Béisbol que se desarrolló en Florida el pasado junio, decidió quedarse en ese país.

PS0,04: GALERIA DOS SUPER-HEROIS – Ah, se todos no mundo fossem iguais a você. Fabiana Silva de Souza Poubel (Deputada Federal Major Fabiana ), aquela heroína que controlou um tumulto onde um ônibus era incendiado próximo a favela do Jacarezinho, de arma em punho e salto alto, fazendo impor o império da lei. Um beijão de Sancho e meu muito obrigado a Deus por você existir. E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: La Fase 4 de Marvel Studios: Shang-Chi y la leyenda de los diez anillos (2021), Viuda Negra (2021), Doctor Strange y el multiverso de la locura (2022), Thor: Love and Thunder (2022), Black Panther: Wakanda Forever (2022), Capitana Marvel 2 / The Marvels (2022), Guardianes de la Galaxia Vol. 3 (2023), Ant-Man y la Avispa: Quantumania (2023)… AINDA veremos por vez primeira: Los Eternos, Los Cuatro Fantásticos, Hulka y Ms. Marvel. Universo Cinematográfico de Marvel Studios: ya están trabajando en Vengadores 5 para los próximos años. Capitão “Ninguém”… Saudades do Capitão Nemo? Embarque no Nautilus… Serie Nautilus en Disney+ (escrita y producida ejecutivamente por James Dormer). Producida por las empresas británicas Moonriver TV y Seven Stories, la serie (no tiene ni fecha de estreno ni reparto confirmados) seguirá al Capitán Nemo y su ascenso al poder, detallando cómo llegó a poseer su legendario submarino y qué aventuras emprende antes de que comience la línea temporal de la novela de Julio Verne (clásico Veinte mil leguas de viaje submarino). Dijo Johanna Devereaux, directora de contenidos originales de Disney+: “Es un gran privilegio volver a dar vida al Nautilus y a su tripulación de una manera tan audaz y emocionante, con un equipo diverso de talento creativo y personajes en pantalla. La serie será impresionante, llena de acción y muy divertida.”

PS0,05: Here, we collate good things that have happened this week, to make you smile, laugh and feel hopeful: 1)44ª edição da Expointer a pleno vapor (a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina) e com participação do presidente Jair Bolsonaro, que virá ao RS no dia 11 para participar do evento. Teve início no dia 4 e encerra as atividades em 12 de setembro. Diz quem entende: “Uma safra recorde de soja no verão, boas perspectivas para a safra de inverno e a conquista do novo status de área livre de febre aftosa sem vacinação”, destaca Silvana Covatti, Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, figurinha carimbada nesta edição da Expointer. 2) Ação conjunta @PRFBrasil e @policiafederal faz a maior apreensão de maconha da história de Santa Catarina: 24,5 toneladas da droga, resultando no prejuízo financeiro estimado em 53 milhões de reais ao crime organizado. @JusticaGovBR. Tem horas, que ao ler tais notícias (esta de 5/9/2021), fico a me interrogar: será que só EU não estou a usar drogas neste BRASIL? Fico pensando nos velhinhos maravilhosos do JBF e me perguntando quantos deles estão agora fumando um baseado ou cheirando uma carreira… Será? 3) Falou grosso e falou bonito: Hamilton Mourão, nosso vice-presidente, pontuou que a Amazônia brasileira não é “o jardim zoológico do mundo, é um local habitado, que busca encontrar o desenvolvimento sustentável”. Segundo ele, grupos tentam justificar suas ações na região “como se fôssemos maus inquilinos da propriedade alheia ou não soubéssemos cuidar do que é nosso”. Vice-presidente disse ainda que o governo Bolsonaro ‘não merece mais, inveridicamente, ser rotulado de vilão ambiental’. As declarações constam de um artigo publicado por Mourão no, 5/9, no portal O Liberal, do Pará.

PS0,06: Falando em Expointer pensei nos pampas e acabei pensando em turismo,o que me fez lembrar de… Eita cabra da peste. Ministro Gilson Machado Neto. Músico, sanfoneiro (toca Another Brick In The Wall’, da banda Pink Floyd, na sanfona), compositor, nordestino e ainda é ministro do Turismo do atual governo. Bão dmais da conta, sô!!!!! E como uma coisa leva a outra, turismo lembra liberdade… Lula (que andam a chamar de Conde), segundo suas próprias palavras, quer censurar a imprensa e a internet. Bolsonaro assinou MP que expande a liberdade de expressão nas redes sociais.
Para certos militontos das redações, o primeiro é um “democrata”, o segundo, não passa de um grandessíssimo “golpista”. Mandei mensagem para minha irmã, a comunista Marya Yelena para saber a opinião da mesma; até agora ela não retornou. Talvez o C.Eduardo o faça.

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): Memories are made of this – “Os livros são grandes presentes porque eles têm mundos inteiros dentro deles. E é muito mais barato comprar um livro para alguém do que comprar o mundo inteiro.” Neil Gaiman. «Leitores! Eis o LIVRO que eu tenho a honra de oferecer às vossas horas de desenfado.» El Librero de Kabul, de Åsne Seierstad: “Primero, los comunistas me quemaron los libros, luego los muyahidin saquearon la librería y finalmente los talibán volvieron a quemar mis libros -me contó el librero”, escribe la autora en el prólogo de su libro. “El librero de Kabul” (más de 2 millones de copias en todo el mundo y fue traducido a numerosos idiomas).

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi… “El mejor PSG de la historia”…Paris Saint Germain Football Club, un once de ensueño y un banquillo que sería titular en casi cualquier club. Algo que no significa absolutamente nada ou significará MUITO ao final desta temporada da UEFA Champions League, se a cobiçava “orelhuda” passar a enfeitar a sala de troféus do time parisino. Serão chamados de Galáticos. Isso me leva ao Corinthians. Segundo os antis, o Curica está montando um time de Galináticos ou Gambáticos?

PS10.1: Sport – Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football: SOCCER – E lá vão as mulheres ganhando FORÇA: A partida entre OL Reign e Portland Thorns, válida pela Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos, no dia 29 de agosto, levou ao Estádio Lumen Field, em Seattle, 27.248 torcedores, o maior público já estabelecido em toda a história da modalidade no país. APOSENTADORIA – FOOTBALL LEGENDS – Mario Mandzukic (21 de maio de 1986, Slavonski Brod, Croácia) dijo: Reconocerás el momento de retirarte, de poner estas botas en un armario y no te arrepentirás. El fútbol siempre será parte de tu vida, pero esperarás un nuevo capítulo. CAMISAS: Marsonia, NK Zagreb, Dinamo de Zagreb, Wolfsburgo, Bayern Múnich, Atlético, Juventus, Al Duhail y Milan. ¿¿¿¿¿¿ FATO: Le quedaba un unos cuantos goles por marcar (caberia em qualquer equipe do Brasil – o Palmeiras, alguns dias antes do anúncio da aposentadoria tentou contratá-lo), aún así, un grande y se nos retira un gran goleador. Gracias.

PS10.2 Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22 – Líderes:
Ligue1:
Journée 5: PSG vs Clermont, Monaco vs Olympique Marseille, Lyon vs Strasbourg (líder: Paris Saint Germain Football Club – 12/12);
Premier League:
Gameweek 4: Crystal Palace vs Tottenham, Leicester vs City, United vs Newcastle, Chelsea vs Aston Villa, leeds vs Liverpool (líder: Tottenham Hotspur Football Club – 9/9);
Bundesliga – Spieltag 4: Bayer Leverkusen vs B Dortmund, Greuther Furth vs Wolfsburgo, RB Leipzig vs Bayern Múnich (líder: Verein für Leibesübungen Wolfsburg 9/9);
LaLiga:
Jornada 4: Sevilla vs Barcelona, Real Madris vs Celta, Espanyol vs Atlético (líder: Real Madrid Club de Fútbol – 7/9)
Lega Calcio (SerieA): Franck Ribéry, un pedazo de delantero y el brasileño David Luiz, un gran defensa, se convertirán muy pronto en jugadores de la Unione Sportiva Salernitana.
Giornata 3: Nápoli vs Juve, Atalanta vs Fiorentina, Sampdoria vs Internazionale, Milan vs Lazio (líder: Società Sportiva Lazio – 6/6).
Primeira Liga:
Jornada 5: Sporting vs Porto (Leões vs Dragões), Santa Clara vs Benfica (líder: Sport Lisboa e Benfica – 12/12).
¿Clássicos – De Klassieker? Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción… Sporting vs Porto (11/9/2021) e Milan vs Lazio (12/9/2021).

PS10.3:CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO 2021
– Resenha? Sancho desenha: Enquanto o PSG vai de Messi, Neymar, DiMaria e Kylian Mbappé, com fome de vitórias e títulos, a Chape (numa fome desgraçada de vitórias, jejuando desde o início do torneio), vira o turno sem ganhar um mísero jogo.
Confrontos da 20ª rodada:
11/09/2021
– Independência (Belo Horizonte) – América x Athletico
– Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Juventude x Cuiabá
– Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista) – RB Bragantino x Chapecoense
– Vila Belmiro (Santos) – Santos x Bahia
12/09/2021
– Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Ceará
– Allianz Parque (São Paulo) – Palmeiras x Flamengo
– Castelão (Fortaleza) – Fortaleza x Atlético-MG
– Antônio Accioly (Goiânia) – Atlético x Corinthians
– Maracanã (Rio de Janeiro) – Fluminense x São Paulo
13/09/2021
– Ilha do Retiro (Recife) – Sport x InternacionalJogos adiados até aqui:
2ª rodada: Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Flamengo
4ª rodada: Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x Flamengo
14ª rodada: Maracanã (Rio de Janeiro) – Fluminense 1-1 Juventude
Jogos adiados da 19ª rodada em virtude dos jogos da seleção pelas Eliminatórias da Copa 2022 (por que não adiaram toda a jornada?):
Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo x Atlético-GO
Morumbi (São Paulo) – São Paulo x América
Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético x Grêmio
Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional x RB Bragantino
Castelão (Fortaleza) – Ceará x Palmeiras
SÉRIE A – DÉCIMA-NONA GIORNATA
Jogos programados para a 19ª rodada:
04/09/2021 – Pituaçu (Salvador) – Bahia 4-2 Fortaleza
Estava o Bahia na sofrência de oito jogos sem vencer. Zebra goleadora… E o colombiano Hugo Rodallega Martínez fez os 4 gols do Baêa. BBMP – O Bahia contratou o atacante Marcelo Cirino (29 anos), que rescindiu com o Chongqing Dangdai, da China, e assinou contrato a encerrar-se no fim de 2023.
04/09/2021 – Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá 2-1 Santos
O Santos não vence há seis partidas. Na briga peixeira o Dourado jantou os Sardinhas.
05/09/2021 – Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico 0-0 Sport
Nada a dizer sobre nada. Jogaram nada e nada fizeram. Empate em zero deveria valer zero ponto.
07/09/2021 – Itaquerão (São Paulo) – Corinthians 1-1 Juventude
Você, jogando em casa, empata com o simpático Juventude. Muita coisa não se pode esperar de você. Foi um a um, mas com cara de zero a zero.
07/09/2021 – Arena Condá (Chapecó) – Chapecoense 1-2 Fluminense
Zero vitória. Nos 19 jogos dos verdes, foram 12 derrotas e sete empates. E isto está a matar de inveja a simpática gente do Íbis Sport Club, por terem aberto os catarinenses concorrência por demais desleal.
Classificação (em virtude dos diversos adiamentos, a classificação está uma “zona” ou bagunça – ao gosto do freguês -, algo bem típico do desorganizado futebol tupiniquim, o que me faz lembrar certa frase: “O esporte no Brasil é uma casca de ovo. Um ovo lindo, branco, só que dentro ele está podre.” Bebeto de Freitas):
– Sonham com a Taça 2021 e/ou vaga na Libertadores 2022: Galo, Porco, Leão do Pici, Massa Bruta, Urubu, Gambá, Fluzão e Dragão;
– Desesperam-se à beira do abismo (não está morto quem peleia?): Internacional, Juventude, Santos, São Paulo, Bahia, América, Sport, Grêmio (vice-lanterna) e o lanterna verde Chapecoense, que amarga o recorde de zero vitória em 19 jornadas.

PS10.4: Série B-2021 – El periplo ‘por el infierno’ (Avaí, Botafogo, Brasil, Brusque, Confiança, Coritiba, CRB, Cruzeiro, CSA, Goiás, Guarani, Londrina, Náutico, Operário-PR, Ponte Preta, Remo, Sampaio Corrêa, Vasco, Vila Nova, Vitória).
…e chegamos à viségima-segunda jornada… Dos cinco campeões brasileiros presentes nesta edição da “B”, estão Fogão e Coxa dentro do G-4. E “não está fácil pra ninguém”. CAIRITIBA, atual líder, quase garantido no acesso, com tradição no efeito sanfona (rebaixamentos do recordista Coxa:1989, 1993, 2005, 2009, 2017, 2020). Já o Cruzeiro… os azuis não largam mais a calculadora.
Assanhado, nesta “B”, está o Botafogo a ver reais chances do acesso à elite. Fogão do meu amigo ZéRamos, que enxuga gelo com grande maestria aqui na gazeta escrota.
Ah, e o Vasco (1% de chance? Sobram 99% de fé)? Tomou de 3 do Leão da Ilha catarinense. O Avaí nunca perdeu para o Vasco na Série B. Foram realizados seis jogos na competição, com cinco vitórias do Leão da Ilha e um empate.
Classificação depois de 22 jornadas disputadas – briga de foice na total escuridão:
– Sonham com a elite: Coritiba, CRB, Goiás, Botafogo, Avaí, Guarani, Náutico e Sampaio;
– Equilibram-se à beira do precipício: Cruzeiro, Ponte Preta, Vila, Vitória, Londrina, Brasil e Confiança.

PS10.5: Série C-2021 (Altos, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Criciúma, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Ituano, Jacuipense, Manaus, Mirassol, Novorizontino, Oeste, Paraná, Paysandu, Santa Cruz, São José-RS, Tombense, Volta Redonda, Ypiranga-RS)…
Situação de momento: Só Ypiranga-RS e Novorizontino-SP possuem vida fácil nesta Série D. Falando em vida fácil, dois grandes de outrora, Santa Cruz e Paraná em momento crítico, à beira do abismo. Grandes gestores…Como diria o grande filósofo contemporâneo Zé da Zana, “o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo ou o foco no próximo fracasso”. O Paraná Clube, que já foi terceira força no Paraná, tenta evitar o terceiro rebaixamento em apenas quatro anos. Se não conseguir escapar da degola, o Tricolor da Vila Capanema, para tristeza de Marcelo Bertoluci, terá saído da Série A em 2018 para a Série D em 2022. E o torcedor do Santinha, também à beira do abismo da “D”, não possui nenhum motivo para rir da desgraça paranista, pois quem já foi a primeira força de Pernambuco no cenário nacional e orgulho do fubânico Marcos André, por várias vezes, hoje amarga temporadas terríveis oscilando entre as série “C” e “D” e ganhando o apelido de “minhoca do canal”.

PS10.6: Série D-2021 (Briga de foice na total escuridão): Respire fundo, prepare sua artilharia, pois a partir de agora é matar ou morrer: 32 equipes se enfrentam em confrontos que serão decididos em duas heroicas jornadas, no fatídico mata-mata (jogos de ida -12 de setembro e volta – 19 de setembro).
América-RN vs Itabaiana e Tremendão da Serra vs Alvirrubro da Rodrigues Alves
Peñarol-AM vs 4 de Julho e Colorado de Piripiri vs Leão da Velha Serpa
Retrô vs ABC e Elefante da Frasqueira vs Soberano Recifense
Galvez vs Guarany de Sobral e Bugre Sobralense vs Imperador
Sergipe vs Campinense e Raposa Feroz vs Gipão
Paragominas vs São Raimundo-RR e Mundão vs Jacaré do Norte
Atlético-CE vs Juazeirense e Cancão de Fogo vs Águia da Precabura
Caldense vs Aparecidense e Camaleão vs Veterana
Cianorte vs FC Cascavel e Serpente vs Leão do Vale
União Rondonópolis vs Boa Esporte e Boa vs Tourão do Cerrado
Brasiliense vs Ferroviária e Locomotiva vs Jacaré
Esportivo vs Santo André e Ramalhão vs Polenta Mecânica
Uberlândia vs Nova Mutum e Azulão da Massa vs Furacão Verde da Mogiana
Bangu vs Joinville e Tricolor da Manchester vs Alvirrubro
Caxias vs Portuguesa e Lusa vs Falcão Grená – E dizer que Sancho já esteve no Morumbi para ver a Lusinha de meu amigo Fernando decidir Série A contra o Grêmio. Décadence avec élégance?
Moto Club vs Castanhal e Japiim da Estrada vs Papão do Norte – O paraense (abração para o Rômulo Simões Angélica) Castanhal Esporte Clube está invicto e tem a melhor campanha da competição.
Oitavas de final: ida (26 de setembro) e volta (3 de outubro)
Quartas de final, definição de quem sobe: ida (10 de outubro) e volta (17 de outubro)
Semifinais: ida (24 de outubro) e volta (31 de outubro)
Final: ida (7 de novembro) e volta (14 de novembro)..

PS13: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Campeonatos Estaduais – Ganhar títulos é igual ter carro; você pode ter vários, mas sempre o mehor será o do ano!
Campeonato Paranaense:
FINAL: Londrina vs FC Cascavel e Serpente vs Tubarão.
Futebol Clube Cascavel (clube fundado em 16 de janeiro de 2008) em busca do primeiro título na primeira divisão paranaense. Irei torcer para o Tubarão, time da fubânica Schirley, uma curitibana sempre presente em nosso JBF, onde bate um bolão e mata de raiva o time esquerdista…
Semifinais:
8/9 – FC Cascavel 2-1 Athletico
1/9 – Athletico 1-1 FC Cascavel
7 de junho – Londrina 1-0 Operário-PR.
6 de julho – Operário-PR 1-1 Londrina.
Londrina Esporte Clube. O Tubarão, volta à final após sete anos e vai buscar o quinto título. A última vez do Londrina na final foi em 2014, ano em que ergueu a taça.

PS24: Copa do Brasil
Fase de Quartas de final
VOLTA – 14/9
Santos x Athletico
15/9
Flamengo x Grêmio
Fortaleza x São Paulo
16/9
Atlético-MG x Fluminense

5 pensou em “QUE TAL? POR QUE NÃO?

  1. 🙂 Brindemos aos 13 anos do Jornal da Besta Fubana… Que trabalheira,família Berto. Quantos momentos maravilhosos Berto e Aline proporcionaram aos que por aqui passaram… E parece que foi ontem…

    • Como a vida passa rápido, meu Deus. O primeiro contato de Sancho com os amigos de Polodor, Chupicleide e Bosticler foi no ano de 2013, quando o JBF já encantavamultidões…

  2. É, Sancho, a coisa não está fácil.

    Eu estou repetindo o grande Zé Ramalho:

    “Tô vendo tudo,
    Tô vendo tudo,
    Mas fico calado,
    Faz de conta que sou mudo…”

    • É, Marcelo, a coisa realmente não está fácil.

      Gente de seu porte e bagagem intelectual não pode dar-se ao luxo de se fazer de mudo ou surdo, pois o Brasil está hoje correndo os perigos que corre justamente porque pessoas que podiam fazer a diferença ficaram á margem, fazendo-se de cegos, mudos ou surdos.

      Já que vens com música, com música rebato com Milton Nascimento – Travessia: Solto a voz nas estradas, já não quero parar…

      Solte a voz, Marcelo e não queira parar, pois o Brasil precisa de seus textos, seu conhecimento. Neste 13º aniversário da Besta rendo homenagens ao amigo, pois és um dos que fazem este barco singrar vitoriosos mares em sua missão de jornal da internet, que a tantos presta o serviço de INFORMAR.

  3. A Receita Federal acusa o ex-presidiário Lula, que alguns andam chamando de Conde, de sonegação, fraude e conluio, diz a revista Veja.

    Sancho sai em defesa do ex-presidente, pois possivelmente não é verdade, sendo ele a alma mais honesta deste país. Jamais faria isso o impoluto homem político.

    Talvez o C Eduardo possa tecer algum comentário sobre tão inocente figura da política nacional.

Deixe uma resposta