PERCIVAL PUGGINA

Se você quer um país onde a criminalidade seja punida de modo a desestimulá-la e as penas cumpridas, mas a realidade anda no sentido oposto…

Se você quer leis mais duras contra a corrupção, mas o Congresso aprova lei sobre abuso de autoridade para inibir a ação de juízes, promotores e policiais…

Se você quer que as penas comecem a ser cumpridas após condenação em segunda instância, mas o STF impede e o Congresso não faz a alteração constitucional que dizem ser necessária…

Se você quer que os processos criminais tramitem mais rapidamente, para benefício da segurança dos cidadãos, mas vê o Congresso criando juizados de garantias que são mais um nó na correia dos processos penais do Brasil…

Se você quer que os tribunais superiores evitem a prescrição das condenações penais, mas fica sabendo que 116 processos no STF e 830 no STJ prescreveram em apenas dois anos, segundo números de 2017…

Se você quer que magistrados, como os ministros do STF, não atuem em casos que envolvam amigos, ou inimigos, mas os vê dedicados a isso expedita e alegremente…

Se você se envergonha e se constrange ao saber que, como em nenhum outro país, organizações criminosas se constituíram rapidamente para roubar, em pelo menos 19 estados, bilhões das verbas destinadas à saúde durante a pandemia…

Se você sabe que isso só acontece porque os criminosos recebem evidências diárias e históricas de que no Brasil o crime compensa…

Se você quer que, em favor do direito de defesa, seja facilitada a posse e o porte de armas, mas a tese, majoritária na sociedade, não consegue maioria no Congresso Nacional…

Se você quer que o Senado delibere sobre uma forma qualitativamente superior de provimento das vagas no STF, mas o Senado foge do assunto…

Se você quer que o Senado julgue as denúncias contra ministros do Supremo (impeachment) que se empilham nas gavetas do presidente David Alcolumbre, mas tais gavetas permanecem lacradas…

Se você quer que o Congresso revogue a PEC da Bengala, recuando de 75 para 70 anos a aposentadoria compulsória dos servidores, acelerando a renovação no STF, mas a proposta não consegue tramitar…

Se você quer que recursos públicos sejam orientados à sociedade e não sirvam para financiar partidos políticos e processos eleitorais, mas vê essas verbas sendo ampliadas…

Se você quer que os presidentes Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre encerrem seus mandatos no final deste ano, mas vê manobras para que sejam reeleitos…

Se você acha um absurdo a UNE arrecadar anualmente R$ 500 milhões com a emissão da carteira estudantil, mas sabe que o Congresso Nacional deixou caducar a Medida Provisória que as tornava gratuita aos estudantes brasileiros…

Se você gostaria que houvesse entre nós um renascimento do amor à pátria, mas vê, por toda parte, serem plantadas sementes de divisão e conflito, traição e revolta…

… enfim, se você é conservador, ou liberal, e pensa que tendo vencido a eleição realizou o necessário e suficiente para corrigir alguns dos pecados mortais da vida nacional, acorde.

Sim, acorde! Entenda, no jogo jogado da “democracia” brasileira, o tamanho do estrago feito em nosso país. É porque estamos institucionalmente tão mal que os bons brasileiros, como você, são tão necessários.

7 pensou em “QUE DEMOCRACIA É ESSA?

  1. Sr. Percival Puggina.
    Meus sinceros cumprimentos e honrado sinto-me, em tecer um humilde comentário ao seu brilhante, verdadeiro e esclarecedor-como sempre-artigo.
    Um farol de luz sempre à iluminar o cotidiano sombrio e nebuloso que enfrentamos em nossa “Via Crucis”.
    Memória privilegiada a sua. Relacionar, até em ordem cronológica dos fatos, o que são anseios e desejos, nossos, povo Brasileiro.
    Que em escrutínios de 58 milhões. Autorizamos, delegamos e corroboramos ao nosso Líder. As mudanças tão difíceis e nem por isso, tão claras e cristalinas que urgiam e urgem até hoje.
    Quase metade desse Governo é decorrido. A sensação que temos, devido às forças contrárias, traições, sabotagens, cascas de bananas e etc., é que, faltam 80% de realizações dos seus atos, para chegarmos à sua plenitude.
    A malignidade do atraso e das amarras. Terão que ser rechaçadas no próximo pleito, em proporção idêntica.
    Para que em 2022, possamos varrer do mapa Nacional. Todo e qualquer resquício de comunismo.
    Peço-lhe perdão pela utopia. Mas, minha crença é maior.
    Gostaria de desejar-lhe um excelente Domingo junto aos seus familiares. Início de nova semana abençoada. Que Deus o proteja e que o senhor continue nos brindando com sua inteligência, sua genialidade, suas experiências, seus conhecimentos, seus ensinamentos, sua sapiência, sua humildade e sua grandeza.
    Meu muito obrigado!

  2. Uma solução a pensar: os legisladores deveriam se declarar impedidos de votar matérias nas quais eles possam ser beneficiários, ou seja, investigados e réus ou seus parentes não poderiam votar matérias relacionadas aos delit

    Como (teoricamente) no Judiciário.

    Se eu estiver certo, poderíamos lançar uma campanha nacional.

    Parabéns pelo artigo Percival.

  3. É prazeroso por demais entrar em nossa casa fubânica e ler texto tão incisivo,escancarando as vísceras de nossas “suposta” democracia. Mas (benedicto mas), não poderia Sancho esperar algo diferente do gaúcho de Santana do Livramento, o fubânico Percival Oliveira Puggina, que percorre, com seus irretocáveis textos, centenas de jornais, revistas, sites e blogs em todo o país, trazendo aos que buscam, a verdadeira face da nossa “pobre” República. Este é um país que insiste em viver perigosamente “à beira do abismo”.

  4. O problema do Brasil é mais embaixo:
    Se uma criança e peralta seus pais não podem educa-la.
    Se a criança não estuda o profesdpr não pode reprovar.
    Se um jovem matar alguém não vai preso e quando fizer 18 terá a ficha limpa.
    Se pegarem um jovem fumando maconha nada vai acontecer.
    Enfim do berço à velhice está livre de problemas e responsabilidades.

  5. Parabéns Percival, suas palavras são as .mesmas que nós brasileiros do bem gostaríamos de gritar para chegar aos ouvidos do nósso Presidente Bolsonaro e as FFAAs, para usarem as armas que éssa medíocre Constituição Federal lhes dá para fazer a limpeza e acabar com a farra desses esquerdopatas comunistas que só querem prejudicar o País, não respeitam a Lei e nem mesmo o bom senso usando de todas as artimanhas para desestabilizar nosso Brasil e transformá-lo num satélite comunista da China, para implantar essa nefasta ideologia e trazer a miséria , a violência e o desrespeito às nossas tradições cristãs para destruir a família a religião e a sociedade, continue amigo nos brindando com seus ensinamentos e seus brilhantes comentários sobre a realidade de nosso País, um abraço.

Deixe uma resposta