A PALAVRA DO EDITOR

Um dos assuntos preferidos do noticiário, das mesas redondas de televisão e das conversas entre políticos e jornalistas é o impeachment permanente do presidente da República. Começou com Fernando Collor, o primeiro a ser eleito pelo voto popular direto; não parou mais até hoje, num arco que vai do “fora FHC” ao “fora Bolsonaro”.

Deu certo com Dilma Rousseff e com o próprio Collor – o que é um índice de aproveitamento excelente: em cinco presidentes, dois demitidos e três sobreviventes, incluindo um vice na conta. Não funcionou com Fernando Henrique e com Lula, nem com o “fora Temer”. Agora é a vez de Jair Bolsonaro.

A diferença entre presidentes que sofreram o impeachment e os que escaparam não está bem no que fizeram ou deixaram de fazer. O que conta, na verdade, é unicamente a quantidade de votos que podem ser obtidos contra e a favor no Congresso Nacional.

Quem quer derrubar o presidente tem três quintos dos votos dos 513 deputados e dos 81 senadores? Ou tem ou não tem. Se tem, o impeachment é um problema real para quem está sentado no Palácio do Planalto, como aconteceu nos casos de Collor e de Dilma. Se não tem, o impeachment não é nada.

Bolsonaro já sofreu mais de 60 pedidos de impeachment nos dois anos em que está na presidência – uma média de um pedido a casa doze dias de governo. Até agora não aconteceu nada. Na verdade, nenhum dos pedidos sequer foi aceito pelo presidente da Câmara dos Deputados para entrar em discussão nas comissões e plenário.

Não é que o impeachment tenha sido recusado; nem chegou a entrar no Congresso. Levando-se em conta que o presidente da Câmara, até o fim deste mês, é o deputado Rodrigo Maia, um dos mais agitados inimigos do presidente, dá para sentir o grau de dificuldade da coisa toda. Será que seus sucessores vão fazer o que Maia não fez?

Mais que isso, não há ninguém na rua – e nem houve nestes dois anos – pedindo o impeachment do presidente. Sem esse combustível, não há como acender a fogueira. Dá para levantar fumaça, mas fogo, que é bom, nada.

No impeachment de Dilma Rousseff, só para lembrar, chegou a haver multidão de 500.000 pessoas em praça pública. Aí o Congresso treme. Mas enquanto o assunto ficar entre os comunicadores, as classes intelectuais e os advogados da OAB, deputados e senadores não se ligam no tema – como não se ligam quando são odiados por aprovarem o “Fundo Partidário”, por exemplo, ou alguma outra trapaça qualquer em seu próprio benefício.

Não adianta dizer que Bolsonaro é o pior presidente do mundo, ou que ele matou 200.000 brasileiros com a Covid, se a população, os deputados e os senadores estão em outra faixa de onda.

Impeachment, nessas condições, é apenas conversa.

22 pensou em “QUANDO O IMPEACHMENT É APENAS CONVERSA

  1. Ainda bem que só falta uma semana para esse pançudo deixar a presidência da Câmara. Dos 60 bem formulados pedidos, há neles, 17 Crimes de responsabilidade praticados por esse genocida psicopata que enlameia à nação de impropérios e atitudes vergonhosas para todo Brasil e o mundo.

    P.S.: – E pra acabar de lascar com a tampa do tabaqueiro vem aí o marginal de Alagoas, o tal do Artur Lira do Centrão. Aí morreu Maria Preá!!!

    • Quem quer derrubar o presidente tem três quintos dos votos dos 513 deputados e dos 81 senadores? Ou tem ou não tem.

      Simples assim .
      E com Artur Lira é que não terá mesmo .
      E ainda bem que Lula e Dilma eram pessoas que não enlameavam a nação .

  2. Desta vez Guzzo está correto. Para haver impeachment tem que haver povo nas ruas, e muito.

    A oposição e os “isentões” não conseguem nem bater panelas das sacadas dos prédios com amplificadores de som para ajudar.

    Voltem a dormir em berço esplêndido assistir Netflix, voltem para as catacumbas, que não vai ser desta vez ainda.

  3. QUEM SABE ESSE PAÍS VOLTE AOS GLORIOSOS DIAS DO ANO DE 2014 E LEVEMOS PARA AVENIDA PAULISTA, 2 milhões e 300 mil pessoas QUE ENXOTOU OU CHUTOU NA BUNDA DA VACA TERRORISTA DA DILMA, OS “INCARNADOS” ET CATERVA… ISSO É, SE O VÍRUS MALIGNO DO BUNDA SIJA DEIXAR, POIS NEM A CLOROQUINA MATA ESSE INFELIZ.

    • Vc está convidado e pode escolher : Ou vai com o Vem pra Rua ou com o Povo sem Medo .
      Tá faltando a direita também dizer qual vai , e aí o teu menu fica completo
      PS . estou tentando entender qual é o teu lado . É contra a esquerda , contra a direita e contra o centro .Qual é o teu espectro político ?

  4. 3 IMPEACHMENT EM 30 ANOS: EXEMPLO PARA O MUNDO. VAMO QUE VAMO!!! “Ramo simbora”, pois o engenho vai começar a moer e vai ter caldo de cana e rapadura pra todo mundo e pra todos os gostos, a partir desse sábado e domingo. Diz o dito popular que, uma grande caminhada começa com o primeiro passo. Pois bem, Amanhã, sábado, o movimento “ACREDITO”, que reúne os pilantras da esquerda, promete carreatas em 18 capitais. No domingo, aí sim!!! As carreatas foram convocadas pelo MBL e pelo Vem Pra Rua. Mas, na verdade, tudo começa hoje, sexta-feira, O VEM PRA RUA com a presença do deputado federal KIM KATAGUIRI vai também bater panelas hoje à noite. A ema vai gemer no tronco do juremar… E, pela previsão dos mais pessimistas e agourentos, não chega o São João, que o Bunda Suja Bolsonaro cai e o mandioqueiro Hamilton Mourão assume.

    P.S.: – A solução do TSE seria menos traumática e mais rápida, pois temos pressa pela saúde dos brasileiros que estão morrendo asfixiados. Já que os homens de preto não querem, o povo quer e vai pra rua com gosto de querosene e com a força da explosão da bomba atômica. A essa altura do campeonato não tem mais volta… QUEM FOR PODRE QUE SE QUEBRE E QUEM PERDEU QUE CHORE!!!

    • Acho que não mora na cidade de SP ou na Grande SP , porque se morasse não teria todo esse entusiasmo com a força do MBL ou do Vem pra Rua . Aquilo , de 2016 , eles não conseguirão mais. Eles não eram um partido político e se uniram a vários grupos de direita . Hoje , sozinhos , não conseguem colocar 10000 pessoas na Paulista , mesmo sem pandemia e sem restrições de circulação .
      Hoje é mais fácil vc ter uma carreata por dia contra a tributação feita por Dória ,do que dará esse movimento , mas é óbvio , isso acontecendo e por menor que seja será destaque nos telejornais ao contrário do outro.

  5. 3 IMPEACHMENT EM 30 ANOS: EXEMPLO PARA O MUNDO. Eu sempre duvidei que o Bunda Suja fosse um mito… QUEBREI À CARA!!! Pois não é que, o mito está conseguindo unir esquerda e direita para derrubá-lo. Quem diria, hein?!?!?! È preciso deixar bem claro para quem quiser e a quem interessar possa que, o BRASILEIRO DO BEM vai pra rua por uma causa maior, pois jamais esse mesmo povo quer o Seboso de Caetés e sua gangue de volta. XÔ ESQUERDA LADRONA!!!

    P.S.: – GENOCIDA INFLÁVEL: O MASCOTE DO IMPEACHMENT, LEGAL!!!

  6. 3 IMPEACHMENT EM 30 ANOS: EXEMPLO PARA O MUNDO. Por o MITO ser um cafajeste e sorrir da desgraça dos outros, como os coitados que estão morrendo asfixiados por falta de oxigênio, se pudesse, o GADO que tem a mesma índole do genocida cruel e psicopata, iria INFECTAR o povo intencionalmente para que não possa voltar as RUAS e tomar a paulista, Avenida Boa Viagem de Recife e a esplanada dos Ministérios em Brasília. Na verdade, esse MITO é um refém do Queiroz que adora rachadinhas e se sente locupletado sendo o coveiro do Brasil.

    P.S.: – A marca indelével ou o grande significado que vai ficar desse IMPEACHMENT do Bunda Suja que já passou da hora, pois esse inconsequente levará um tremendo chute no traseiro e seu caminho será concretado para que JAMAIS outro arruaceiro que tenha a sua índole se arvore no direito de usar do autoritarismo com apoio do GADO….

  7. Altamirinha,

    Podes enfiar todos os dedos no cu e rasgar até o umbigo, ô seu maluco!

    Sabes quando tu vais ver Bolsonaro impichado? NUNCA!!!!

    Vai brincar de jogar pedras nos trens que é mais negócio. Pode ser até que amanse um pouco a tua doidera. ahahahahah

    P.S, Esse teu papo de doido já encheu o saco até dizer basta. Só que não nota é a bichinha de Garanhuns. Vai dar um taquinho de bunda para relaxar, ô maluco.

  8. 3 IMPEACHMENT EM 30 ANOS: EXEMPLO PARA O MUNDO. Além de não saber trotar nem muito menos fazer as passadas certas e compassadas, o pangaré paraguaio irritou a esquerda e a direita, os comunistas, os capitalistas e o que dizer dos familiares das quase 250 mil pessoas(por enquanto) que perderam seus ente queridos por culpa desse negacionista que tratou a Covid-19 como uma gripezinha que estava chegando num país de maricas. O que esse mordomo de caveira serve mesmo é para trocar figurinhas, no cercadinho, com o GADÃO que se contenta com uma simples ração de capim.

    P.S.: – Está chegando a hora do freio de arrumação: IMPEACHMENT NO GENOCIDA!!! Nessa empreitada, quem for BRASILEIRO DO BEM, estamos juntos, pois o nosso partido é o Brasil. Todo cuidado é pouco, pois não podemos dar muita bola pros “INCARNADOS”, afinal de contas, o Bunda Suja Bolsonaro sempre foi o Cavalo de Troia do petismo imundo, se já não bastasse acabar com a lava jato, tirou o inabalável juiz Sérgio Moro e soltou o Lula em conluio com os urubus do STF.

  9. Na condição de Editor do JBF, peço três vezes por dia:

    “Meu Senhor do Bonfim, dai paciência pra mim”.

    E o santo sempre me atendeu.

    Mas, nos últimos tempos, eu desconfio que o caridoso canonizado tá me deixando na mão.

    Tô perdendo a paciência com facilidade.

    Vou redobrar a dose: passarei a rezar seis vezes por dia

  10. 3 IMPEACHMENT EM 30 ANOS: EXEMPLO PARA O MUNDO. Se no Brasil houvesse punições através da cadeira elétrica, da injeção letal ou quem sabe até das famosas FORCAS dos filmes de faroestes, o Bunda Suja já era um tremendo de um presunto. Pois junto com seus pariceiros tratados por GADO, fez passeata diante do Forte Apache pedindo o fechamento dos Tribunais e do Congresso Nacional, tudo isso com um jipe um soldado e um cabo e, pasmem, falou em alto e bom som ao dizer que, cabem às Forças Armadas escolher o regime de governo de uma nação. Quanto petulância desse energúmeno que se diz presidente com o apoio de uma boiada de 57 milhões de cabeças de gado.

    P.S.: – O IMPEACHMENT é agora ou nunca!!! Vamos destruir por completo essa câmara de gás do nazismo bolsonarista e trucidar o GADÃO que faz arminha com a mão.

    • Presidente com o apoio de 57 milhões… Não é pouco não, Alatamir.

      Agora, que tal falar de suas preferências? Por acaso seria o Dória?

      Quem seria o cabra bom que você colocaria no lugar do BundaSuja e que resolveria todos os problemas do Brasil?

  11. Em que pese o futuro impichado possuir dois “CÃO DE GUARDA”, que são os tais Augusto Aras(Procurador Geral da República) e André Mendonça(ministro da Justiça), prontos para morderem quando o inútil presidente for acometido de um impeachment. Mesmo assim, tanto o presidente como os dois cachorros que lhes dão proteção, todos eles, os três, vão terminar dando com os burros n’água. O jornalista Carlos Newton levantou uma tese que consiste em mais um fracasso que é o problema dos militares segurar o Bunda Suja até 2022. os militares, que de trouxas não têm nada, pois não moverão uma palha sequer para IMPEDIR o afastamento dele. Pelo contrário, estão ansiosos pela posse do vice Mourão, que é o verdadeiro representante deles no governo.

    P.S.: – o escrachado e picareta Augusto Aras já se apressou a dar, de uma hora para outra ou no apagar das luzes, surpreendendo o país, é o procurador-geral da República que vai abdicar de sua competência para processar o chefe do governo, deixando a responsabilidade com a Câmara. Segundo o jornalista, Esse ato é tresloucado, pois fere ridiculamente a Constituição e apenas revela a absoluta falta de caráter de Augusto Aras, que se mostra capaz de tudo – mas tudo, mesmo! – para ganhar uma toga do Supremo agora em julho, quando o ministro Marco Aurélio Mello se aposentar.

  12. Com o desmantelamento, destruição e desmoronamento quase que por completo no sistema de saúde que se estende do Oiapoque ao Arroio Chuí e de Pontas de Seixas na Paraíba à serra de Contamanano no Acre, chegamos no epicentro da crise que é Manaus, que há dias vem enfrentando um problema de escassez de oxigênio nas redes públicas e privadas de hospital provocadas pela pandemia do novo coronavírus, diante de tanta calamidade cresce a pressão nas REDES SOCIAIS para que os homens de vergonha desse país tomem providências contra esse genocida psicopata que é responsabilizado pelos internautas do Brasil inteiro pelo problema devido ao seu discurso negacionista com relação ao vírus mortal da Covid-19.

    P.S.: – AS REDE3S SOCIAIS ESTÃO VIRADAS NA GOTO SERENA. COBRAM INSISTENTEMENTE O IMPEACHMENT DE JAIR MESSIAS BOLSONARO.

  13. Segundo o jornal o Estadão nos informa, a pressão nas redes também mira no presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que também figura na lista dos dez assuntos mais comentados no País dentro da plataforma, para que o parlamentar paute o processo de impeachment do presidente Bolsonaro. A deputada do PSOL, Talíria Petrone (RJ), escreveu que Maia “finge” fazer oposição ao governo pelo Twitter, enquanto “está sentado em mais de 60 pedidos de impeachment”. Há poucos dias, o presidente da Câmara apontou que a falta de oxigênio em Manaus é fruto de “uma agenda negacionista” e disse ser fundamental que o Congresso retome as atividades na semana que vem. Aqui, para nosso gasto, a essa altura do campeonato, que saudade sentimos daquele malvado de estimação, o famigerado Eduardo Cunha, lembram-se?!?!?!

    P.S.: – O MUNDO VAI SE SURPREENDER: DENTRO DA LEI, O BRASIL TERÁ 3 IMPEACHMENT EM APENAS 30 ANOS.

Deixe uma resposta