GOIANO BRAGA HORTA - ARCO, TARCO E VERVA

A mais nova polêmica envolvendo o presidente Jair Messias Bolsonaro diz respeito a um vídeo que ele teria compartilhado em suas relações privadas referente à convocação que está sendo feita para uma manifestação popular no dia 15 de março deste 2020.

A alegação do próprio presidente de que se trata de material compartilhado em círculo fechado não pesaria a seu favor, uma vez que, caso a convocação seja, efetivamente, “contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal”, isso constituiria uma afronta ao sistema democrático, na medida em que existe expressiva corrente, engrossando a manifestação, que pretende coisas como intervenção militar, extinção do Senado Federal e da Câmara dos Deputados e fechamento do STF: isso se chama ditadura.

Mas, vamos e convenhamos, não parece existir da parte do presidente o apoio explícito a tais inconveniências, ainda que no seu passado como deputado federal, há uns vinte anos, ele tenha afirmado que se fosse o presidente da república sem dúvida fecharia o Congresso Nacional (o vídeo é facilmente localizado para quem o queira ver na Internet).

Teria mudado o homem? Vamos dar-lhe o benefício da dúvida.

Mas, infelizmente, o benefício da dúvida não deve afetar aos que irão à manifestação e cujas declarações, atualíssimas, não deixam dúvida de que marcharão, sim, para estimular Jair Messias Bolsonaro a adotar providências drásticas e antidemocráticas para impedir que, nas palavras do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, o Congresso Nacional chantageie o Poder Executivo na votação do Orçamento Anual.

Como percebemos, a embrulhada gira em torno da destinação de algo em torno de trinta bilhões de reais para os congressistas destinarem ao financiamento de obras ou projetos públicos nas suas bases.

Há regras para isso e a aplicação dos recursos é fiscalizada.

Os órgãos principais de fiscalização são os Tribunais de Conta, estaduais, municipais e da União.

Também é possível enviar denúncias para outros órgãos de controle, como o Ministério Público e a Polícia Federal.

Enfim, o dinheiro das emendas parlamentares constitui investimento do Estado e uma boa parcela deve ser aplicada na saúde.

Todos os anos essa verba é incluída na LOA – Lei Orçamentária Anual, e deve vir girando por volta da metade desse valor nos anos recentes.

O Poder Executivo está achando muito, trinta bilhões de reais, mas a questão é que desde 2015 os parlamentares detêm o poder de determinar o quanto pretendem investir em projetos sociais em suas áreas de atuação.

Então, as perguntas que me faço:

– Por qual finalidade as pessoas se manifestarão?

– Sairão às ruas para impedir que os parlamentares disponham de boas somas de dinheiro público para aplicar em obras e projetos em suas cidades?

– Terão enlouquecido?

– Ou simplesmente não sabem exatamente do que se trata?

Se é simplesmente para “apoiar o Bolsonaro”, devo manifestar minha surpresa de que um presidente da república necessite de manifestações populares para poder governar, até que me expliquem exatamente como a manifestação proporcionará essa ajuda.

Eu pensava ter encerrado aqui, mas uma amiga com a qual eu conversava sobre o assunto me enviou, após tomar conhecimento de comentários que eu postei para ela, a seguinte mensagem:

“Mas não são os próprios parlamentares que devem gerir esse dinheiro. É o poder executivo que faz isso. É ingenuidade acreditar que há fiscalização. Eles gastam como for mais conveniente. Em obras pra cativar eleitores, em campanha para se reelegeram e em auto investimento, pois ninguém é de ferro. A gente se esqueceu que anteriormente esses dinheiros eram trocados por votos no parlamento. Quanto a fechar o congresso, já teriam fechado, se fosse esse o objetivo. Bastava um cabo e um soldado. E olha que há vários generais no Planalto. Não adianta chiar. Acabou a roubalheira.”

Táoquei, fecho de ouro. Agora dou por entendido: a manifestação é para que o Poder Executivo tome os trinta bilhões de reais para ele aplicar, porque o Congresso aplica mal, lhufas de fiscalização, e o povo saindo às ruas os parlamentares vão botar o galho dentro e entregar a grana para o presidente.

Pois, que vão, dia quinze é domingo, nem tem nada que preste na tv, não deixa de ser um programa.

Depois me contem.

46 pensou em “PROGRAMA DE ÍNDIO

  1. Bom hoje não é domingo ,esta chovendo o dia todo , nada para fazer ,então resolvi ler esta patacoada do defensor do molusco , que não lembra das sujeiras do quase 14 anos de saque ao erário por pura conveniência . O povo vai as ruas ,não por Bolsonaro , não pelo general Heleno , não por Sergio Moro ,eles não precisam disto . Vamos a rua pela verdadeira democracia , pelo Brasil . Todo cachorro ,safado , como defines tu e os teus coleguinhas estão se borrando de medo de uma manifestação pacífica contra a ladroagem que quer persistir no país . Ainda tentam engabelar a população com mentiras e conversa fiada , e atribuir a outros seus próprios erros ,perdão ,safadezas .

    • Atenção, quem ia às ruas para dissolver o Congresso e fechar o STF: – Não é nada disso!
      Segundo Joaquimfrancisco a manifestação é “contra a ladroagem que quer persistir no país”, mesmo que a corrupção já tenha acabado.
      Também quem ia por Bolsonaro, pode enrolar a bandeira: Joaquimfrancisco diz que o povo vai às ruas “não por Bolsonaro, não pelo general Heleno, não por Sergio Moro”.
      Segundo ele, ainda, o povo vai à manifestação “pela verdadeira democracia”, de modo que devemos estar numa falsa. Ou tu concordas ou não concordas e aí pensa bem se tu vais ou não vais, táoquei?
      Se alguém souber de algum objetivo bem claro, favor explicar rapidinho porque o dia quinze já está aí.
      Ah, a Regina Duarte foi mais precisa, disse que a manifestação é contra o Congresso mesmo.

      • Goiano , tu escrevendo e um cachorro cagando é a mesma coisa. A ladroagem quer persistir sim pois ainda temos muitos deles que devido a propaganda enganosa foram eleitos ou se reelegeram . Eu não vou por nenhum deles em especial , porque eles não precisam disto. já estão no coração e na mente do povo . Vou pelo direito a combater ladrões , corruptos , mentecaptos . Democracia apesar da palavra , não significa que temos que aceitar esta esquerdopatia . E onde está o anuncio de que a corrupção acabou se a PF e o MPF ainda está a espera de pegar os canalhas protegidos por foro privilegiado ? . Mas quem quiser ir por apreço aos políticos honestos , a servidores honestos serão bem vindos !.

        • Joaquimfrancisco, inspirado em teu líder, Jair Messias Bolsonaro, faço um golden shower em teu comentário.
          Enquanto isso, me explica: pra que cralhos vai ser afinal essa manifestação? Milhões de direitistas vão às ruas por apreço? É isso, porra? Não têm mais o que fazer?
          Ora, ficaria mais adequado ter um objetivo, ainda que canalha, como de fechar o Congresso. Pelo menos seria um motívo, porra. Mas… ir às ruas para mostrar apreço? É isso mesmo? Eu entendi direito? Não seria melhor só dar uma saidinha na rua para levar o cachorro para cagar?

  2. Goiano, me mostre, dos vídeos compartilhador pelo JB, uma unica frase que inclua contra ou a favor as palavras Congresso ou STF.

    Faça isso e não vou mais às ruas em 15/03.

    Você fez algumas perguntas, vou tentar responder:

    Porque as pessoas se manifestarão? R. A favor do presidencialismo, regime em que o PR governa e aplica os recursos da união.

    Neste regime, deputados e senadores são eleitos para votar o Orçamento da união, leis, fiscalizar o governo e os órgãos públicos.

    Emendas orçamentárias são uma forma de subversão do sistema, pois é como o deputado se perpetua no poder e é anti democrático, uma vez que quem está de fora nunca irá competir em igualdade.

    Há atualmente no país mais de 15 mil obras paradas e grande parte são de emendas. Quem fiscaliza as emendas, uma vez que cabe ao Congresso fiscalizar?

    Se há uma coisa que político tem mais medo antes de mais nada é do POVO, que lhes confere o mandato. A melhor maneira de cobrar isso é nas ruas.

    Quem tem medo das Ruas? JB tem mostrado que não tem.

      • Jãoão Francisco, enquanto tu a achas sensata, com os milhões de direitistas que pensam como tu, outros milhões, que não pensam como a direita, pensam diferente.

    • João Francisco:
      1) Leia atentamente minha coluna e verás que eu declarei:
      “… vamos e convenhamos, não parece existir da parte do presidente o apoio explícito a tais inconveniências, ainda que no seu passado como deputado federal, há uns vinte anos, ele tenha afirmado que se fosse o presidente da república sem dúvida fecharia o Congresso Nacional”.
      2)
      a – Ao responderes que as pessoas se manifestarão “a favor do presidencialismo, regime em que o PR governa e aplica os recursos da união e que neste regime, deputados e senadores são eleitos para votar o Orçamento da união, leis, fiscalizar o governo e os órgãos públicos” és pouco claro, porque caberia uma pergunta dentro da resposta: – Como assim?
      Está bem, vou explicar melhor, digo, perguntar melhor: – Na manifestação haverá discursos e faixas “a favor do presidencialismo”? Mas não é esse o regime sob o qual estamos vivendo?
      Respostas podem ser encaminhadas diretamente à Constituição Federal.
      b – Os artigos 165 e 166 da Constituição não deixa de reconhecer que é o presidente da república quem governa, mas permite que os congressistas distribuam verbas orçamentárias para obras e projetos públicos, o que até agora e desde sempre foi considerado um processo útil para estender e diversificar os investimentos do Estado, de modo a permitir uma melhor distribuição em gastos com obras e projetos nos municípios.
      3) Afirmas que as emendas orçamentárias são uma forma antidemocrática de subversão do sistema, o que contraria uma orientação muita antiga e garantida pela Constituição. Algumas publicações detalham como a coisa funciona e garantem que o modelo funciona em outros países democráticos, como o campeão da democracia, os Estados Unidos. Podes ver, por exemplo:
      a – https://siconv.com.br/o-que-sao-emendas-parlamentares/
      b – https://veja.abril.com.br/blog/mailson-da-nobrega/o-pos-verdade-das-emendas-parlamentares/
      4) As emendas parlamentares são consideradas medidas capazes de destavar obras paradas, o que é o contrário do que dizes, como sinalizam várias reportagens e vou dar apenas uma pala:
      https://www.metropoles.com/brasil/politica-br/sem-liberar-emendas-governo-federal-paralisa-obras-no-df-e-pais-afora
      5) Se “medo das ruas” é algo que o político deva ter por receio de ser vaiado, xingado, receber chuva de ovos e tomates, ser desacatado, criticado e até atacado fisicamente, como tem ocorrido e o próprio Jair Messias Bolsonaro chegou a levar facada, receber ovo e vaias, além de críticas, um pavor mesmo deveria tomar conta deles, porque, veja só o próprio caso da popularidade de Bolsonaro e de Lula: ambos têm os seus adeptos e os seus opositores, que não são poucos. Se milhões são contra Lula e milhões são a favor dele, também milhões são a favor de Jair Messias Bolsonaro, enquanto outros milhões não o apreciam.Logo, ambos estão sujeitos a apoio e repulsa. E isso é um problema, porque nem todos os eleitores de ambos são pessoas educadas, civilizadas… Tem gente que cospe, vai na mesa do restaurante em que o cara está e o desacata, ou dá bengaladas na cabeça, sabes como é, né?

      • Jamais disse que as emendas parlamentares eram inconstitucionais.

        Disse que não eram justas para quem está fora da política e quer entrar. É um jogo muito desigual.

        JB quer tirar o poder de Brasília e passar para os municípios no pacto federativo.

        JB não tem medo de sair às ruas.

        Já tomou facada e ovos de esquerdistas, porém não se acovarda.

        • João Francisco, explica aí essa porra dessa manifestação, porque cada vez entendo menos: A direita está saindo às ruas para apoiar uma proposta de emenda constitucional que vise acabar com as emendas parlamentares ao orçamento?
          Quer saber? Eu acho que vocês estão indo mesmo é para se amostrar.

        • Goiano, neste exato momento Rodrigo Botafogo Maia está na Europa se reunindo como se fora representante legítimo do governo Brasileiro com Reis e embaixadores par discutir a implementação do Parlamentarismo no Brasil.

          Se isso não dá motivo para ir às ruas para ser a favor do presidencialismo, não sei mais o que te dizer.

          Quem vai às ruas em pleno domingo aos milhões tem um motivo e não é para aparecer.

          As esquerdas deveriam tentar o mesmo. Motivos eles sempre tem, nem que seja para enfrentar a polícia e fazer quebra quebra.

          Lula, assim que saiu da cadeia, já conclamou seus jumentos amestrados a tocarem fogo no Brasil, como fizeram no Chile.

          Está esperando na Europa.

  3. “…investir em projetos sociais em suas áreas de atuação.”

    Assim como Joaquim Francisco, também estava à toa na vida, por isso resolvi passar os olhos na mais nova baboseira do nosso humorista mor. Parei quando li o trecho acima.

    E me convenci cada vez mais que esse comedor de piqui recebeu o nome de Goiano por um ato de compaixão. Quando foi registrá-lo, o pai, vendo a cara de abilolado do moleque, mandou botar-lhe o nome de Goiaba. O tabelião perguntou se era esse nome mesmo. Tendo recebido a confirmação, ficou com dó do ceguinho teimoso e sapecou-lhe um Goiano, imaginando que assim ele seria menos zoado na escola. Talvez tenha dado certo. Mas não evitou que ele passasse o resto da vida adorando ladrões e excretando miolo de fossa aqui no JBF.

    • Complementando: os “projetos sociais” mais visíveis nos “redutos” de suas excrescências são pórticos ridículos em todas as entradas e saídas das cidades, ao custo médio de 500 mil reais cada (não deveriam custar mais que 100) e praças desertas aos borbotões. Cada um leva seu quinhão. O deputado ou senador garante os votos, o prefeito idem, mais um terço, o construtor belisca um pedaço e por aí vai.

      Brasilsilsil………….

    • Canindé, respeito teu comentário, embora não consiga resistir à tentação de mijar em cima dele todinho.
      Quanto ao meu nome, passaste raspando. Na verdade, aconteceu o contrário, como meu nome dá essa pala para goiaba, acabaram tentando me pôr o apelido de Goiaba. Não colou muito, porque o meu nome já parece um apelido. Mas saibam todos que me dou muito bem com ele, é diferente, algo estranho, personalíssimo (embora eu não seja o único), e raramente alguém me pergunta como é o seu nome mesmo, porque é difícil de esquecer.
      Quanto a essa bobagem de dizer que adoro ladrões, peido em cima dela.
      Mas classificar meus escritos como miolo de fossa achei bem adequado, teve atéo Joaquimfrancisco dizendo que eu escrevendo e cachorro cagando é a mesma coisa, o que muito me lisonjeia.
      Não sei se já te beijei o rabo hoje e na dúvida mando-te um beijo nessa bunda redonda.

  4. O deus da seita antes de ser eleito presidente dizia que na câmara existiam ao menos 300 picaretas, depois mantendo a sua opinião os comprou. Antes de ser eleito presidente era contra o fator de idade para a aposentadoria, depois de eleito vetou o cancelamento do fator de idade aprovado pelo senado e pela câmara. Antes de ser eleito presidente era contra a CPMF, após ser eleito ficou puto da vida porque a câmara aprovou o cancelamento da mesma. Antes de ser eleito era contra quem roubava, depois de eleito ao apresentarem à ele o mensalão vei à público dizer que se sentia traído pelos companheiros que fizeram parte desse roubo depois disse que não sabia se o mensalão existiu. Já confessou que mentia no exterior sobre quantidade de crianças morando na rua. Já confessou que é uma metamorfose ambulante. Hoje garanto que existem mais de 500 picaretas na câmara e nas demais instituições políticas não é muito diferente. Basta ver as atitudes do presidente do Senado, nem um pouco diferente das atitudes do Renan e do ex-presidente da câmara Eduardo .Cunha. E tem gente que ainda os defende.

    • Chatonildo,, estás fugindo da ordem do dia. Trata-se aqui de saber para que caralhos milhões de direitistas apoiadores de Jair Messias Bolsonaro pretendem perder o churrasco do domingo para fazer bagunça na avenida. Para que e por que. É para dissolver o Congresso? É para fechar o STF? É para pedir intervenção militar? É para acabar com as paradas gay?
      Se tem algum objetivo, claro, definido, concreto, palpável, alguém por favor esclareça.
      Quanto ao relatório que pretendeste fazer a respeito do Lula, achei meio fraco, tipo assim coisas lidas aqui e ali, cabeça feita, lavagem cerebral, adesão cega ao conservadorismo mais deletério que possa haver, portanto eu nem tchum.

      • Goiano, quanto a perder o churrasco do domingo acho mais honesto do que deixar de trabalhar para ir nas manifestações da seita durante a semana! Quanto ao meu relatório, como gostas de pesquisar na internet, creio que se quiseres mesmo descobrir podes procurar no youtube o vídeo dele dizendo que mentia, também podes achar o vídeo dele falando sobre o fator de idade e sobre a CPMF. Não vou ficar fazendo proselitismo, mas pelo que eu sei o povo tá de saco cheio de gente como o Mais, o Alcolumbre, a Gleisi, o Rui, e companhia do centrão assim como estão de saco cheio de ver juízes do “supremo” fazendo de tudo para livrar os ladrões da cadeia. A qui na minha cidade, toda vez que a esquerda convoca o povo descobre que o pessoal prefere ficar jogando conversa fora com assuntos mais decentes do que ouvir mi-mi-mi de esquerdista derrotado nas duas últimas eleições e contando com o apoio do deus. Graças a DEUS não temos nem mesmo UM vereador da seita, os últimos dois eram da legislatura passada e trocaram de partido e mesmo assim não conseguiram se eleger.

        • Chatonildo, conheço essas histórias, fatos e fantasias a respeito do Lula de cor e salteado, pelo lado direito e pelo avesso. Se o povo tá de saco cheio com o Maia, com o Alcolumbre, a Gleisi e quem mais, o povo já sabe o que fazer e não há de ser dissolvendo o Congresso; quando as eleições vierem, façam como fizeram, votem só no PSL, ou no novo partido do Jair Messias Bolsonaro como é que chama mesmo, pois estão vendo que beleza os novos caras que botaram lá e é só continuar nessalinha para a coisa ficar ainda mais bonita.
          Agora, é esperar que a parte da esquerda que emburreceu volte à inteligência normal para ver a cuma é que fica.

          • Voltar a inteligência normal seria o milagre que santificaria o deus da seita! Mas a manifestação de 15 de março (domingo) é muito mais honesta do que as manifestações pretendidas pelos mamadores de dinheiro público nos dias de semana em que além de não trabalharem atrapalham a vida de quem está trabalhando! Fatos e fantasias que sempre negas ou explicas. Não é necessário esperarmos as eleições para exigir que os presidentes da câmara e do senado sejam substituídos. Podemos mostrar aos políticos que os apoiam que haverá uma reação ao apoio deles contra o desejo do povo. Ou só vocês esquerdistas tem direito a demonstrar a insatisfação?

  5. ***
    Grande Goiano.
    Este negócio de manifestação é arriscado.
    E se der chabu?
    Convém não arriscar convocações desse tipo, ainda mais quando se está no poder. Revela fraqueza.
    Collor que o diga.
    ***
    Por outro lado a esquerda está tão descaracterizada e sem moral que nem tem como confrontar.
    Pense numa oposição (?) pífia.
    A esquerda precisa reaver a força moral para poder novamente ser um alternativa de governo.
    Bernie Sanders está crescendo. Isso até o Bloomberg já reconheceu no site dele.
    Mas, se e quando ele perder a eleição, a esquerda vai denegrir a democracia porque o povo não elegeu os seus candidatos.
    Como estão fazendo aqui.
    Sem ressonância nenhuma, por sinal.
    Pense numa dor de corno!
    “As massas estão desmobilizadas” diriam os antigões, ao invés de dizer “a verdade é que não temos mais moral para mobilizar as massas”.
    É sempre isso que acontece quando a esquerda governa.
    Mostra que não tem a ética que cobra dos outros e essa dissonância entre o discurso e a prática tira toda a autoridade dos esquerdistas.
    Como tirou do partidão em 64.
    Allende morreu lutando, ao passo que Jango fugiu e a revolução se fez sem derramamento de sangue.
    Agora se configura outra monumental debacle para uma nomenclatura estalinista (petezão) que fala e não encontra eco para sua palavras vazias de verdade e prática coerente.
    Todos presos ou respondendo a processos…
    ***
    Um bom governo, segundo Lao Tse, é aquele que a população nem se lembra que ele existe.
    As ruas estão limpas, não há flanelinhas, o lixo é recolhido, as praias e rios estão despoluídos, as crianças vão para a escola, mamães e papais cuidam de sua famílias, as manifestações culturais cultuam o bom, o belo e justo.
    Todos nas suas atividades, sem sustos, vivendo uma vida bem calma.
    ***
    É o que eu espero para nosso país e para o nosso lindo planeta.
    O pt não fez isso, pode ser que o capitão faça.
    ***
    É de se vê o esforço do governo, mas a coisa já vem desmantelada há muito tempo.
    Guedes quis deixar o câmbio flutuar livremente, mas a pressão foi grande e ele teve que oferecer 3 bilhões de dólares a vista nesta sexta-feria para tentar fechar uma ptax melhor.
    Agora, me pergunte quem viciou o mercado nestas intervenções?
    Decerto não foi o governo atual.
    ***
    De resto, Ser e Tempo de Heidegger está na minha mesa de cabeceira, mas a leitura não rende. Paciência.
    Paciência é o nome do jogo.
    *

  6. Saniasin, tuas intervenções me fazem pensar em uma enguia ensaboada e por vezes enigmática.
    A referência ao Bernie Sanders, por exemplo- não sei bem onde quer chegar; a mim me basta que sendo ele eleito os Estados Unidos continuará com sua alternância hoje Trump Republicano, ontem Obama Democrata, anteontem Bush Republicano, tresantonte Clinton Democrata, antes o Bush Republicano, o Reagan Republicano e o Carter Democrata, o Ford Republicano, o Nixon Republicano, o Lyndon Johnson Republicano e o Kennedy Democrata, o Eisenhower Republicano e o Truman Democrata, o Roosevelt Democrata e o Hoover Republicano e assim ad infinitum, só esses dois Partidos se alternando entre the same e a mesma coisa, ou mais ou menos. Mas… dizem que o Trump é de direita e o Obama certamente um comunista safado… Quem sabe se olharmos bem de perto… Ah, sim, ia me esquecendo, o Bernie é Democrata, igual ao Obama.
    Sobre as esquerdas, penso que não é hora de confronto, mobilização, queda de braço; neste momento só traria desgaste.
    Convém reconhecer que a direita está forte, os bolsonaristas continuam renitentes, insistindo nele apesar de tudo… Mas ela apresenta certo desgaste e convém mais é deixar que se imploda.
    Quanto à freqüência dos figurões do PT nas cadeias, há algum merecimento e serve para a aprendizagem, para puxar o cabresto, fazer o burro voltar pelo caminho mais longo,pegando o entrocamento pela esquerda. Mas isso não desmerece o PT, que tem seus méritos. Aliás, lá no meio me parecia que descrevias os governos do Lula, quase chorei.
    É quando me vens pondo a esperança em Jair Messias Bolsonaro. Seria o mesmo que ter colocado Joaquim Barbosa no governo e esperar algo de extraordinário. Ou achar que o próximo presidente será o herói Moro que conduzirá o Brasil como quem preside uma audiência criminal para fazer-nos a todos felizes. Poxa, pára, né Saniasin?
    E queres culpar o Lula até pela necessidade de intervenções no dólar?! Pois, esse governo não está sendo capaz de levar os juros e a inflação aos mais baixos patamares da História? O PT tem responsabilidade nisso também?
    Sei lá, desconfio que Heiddeger pode estar pesando muito demais.

    • ***
      Louvo sua brilhante inteligência e argúcia.
      Pois não é que contornou o cerne da questão!
      Peennse num cabôco inteligente é este Goiano.
      Cérebro.
      ***
      Citei o Bernie porque o partido Democrata é o PT de lá.
      Mais do mesmo.
      ***
      Como não sou bom em retórica, digo sem medo que falta a esquerda autoridade moral e ética para confrontar o capitão.
      Ou quem quer que seja, pois se tivessem confrontariam e voltariam ao poder.
      Simples assim.
      ***
      Ah! Não é mais dor de corno que se diz.
      É sofrência!
      ***
      Não adianta xingar o povo.
      Ele não votará na esquerda, ainda mais se as coisas melhorarem no emprego e renda.
      Agora é hora dos expurgos.
      E o povo gosta de ver corruptos sendo punidos.
      *
      Quanto a ter esperança que o capitão melhore o país.
      É lógico que eu tenha esperança e torça por para que isso aconteça.
      Ele é quem foi eleito o presidente eu não ganharei nada torcendo contra o governante atual.
      Quero o bem do país e que o governo dê certo.
      Quem não quer isso deve ter interesses incompreensíveis para mim que sou um saniasin recluso e contemplativo.
      Namaste.

      • Saniasin, em O Príncipe há orientações funcionais para que um governo dê certo. Estou me lembrando de memória, mas parece que um dos principais conselhos ao soberano, que pode estar servindo bem hoje, diz que o governante não precisa ser piedoso, fiel, religioso, basta que aparente possuir tais qualidades.

  7. O povo vai porque está de saco cheio de Tofoli , Gilmar Mendes , Lewandoski, do decano , do Marco Aurélio , Botafogo , do renan Jr , do Renan Verdadeiro , do Drácula , do Montanha , da Amante , da Solução , etc.
    Se você acha normal o Renan Junior levar grana de emenda parlamentar para alimentar a campanha do irmão dele a prefeitura é um problema seu . Eu não acho .

    • Airton, a cada momento as explicações do porque a direita vai às ruas no dia 15 de março de 2020 se completam: O objetivo da manifestação é mostrar ao mundo que vocês esão saco cheio de Tofoli , Gilmar Mendes , Lewandoski, do decano , do Marco Aurélio , Botafogo , do renan Jr , do Renan Verdadeiro , do Drácula , do Montanha , da Amante , da Solução e porque o Renan Júnior leva grana de emenda parlamentar para alimentar a campanha do imão.
      Vais fazer uma faixa com isso?

      • Goiano , pode reunir todos os motivos exposto aqui neste jornal e encontraras o seguinte : Somos contra todas as sujeiras criadas pela esquerda e seus serviçais.

        • Proposta de faixa para a manifestação do dia 15, feita por Joaquimfrancisco:
          Estamos aqui contra todas as sujeiras criadas pela esquerda e seus serviçais.
          Tem de ser uma faixa grande, é muita coisa para colar na testa.
          Sei não, estou achando cada vez mais que vocês vão para a rua sem objetivo, igual um grupo de zumbis com fundo musical de Michael Jackson.

      • Não vou porque não é necessário . Terá carro de som dizendo isso .
        E pelo visto , seu amor pela democracia é aquela que quem seria de direita – e no Brasil tem esquerda , direita e centro , com 38 partidos políticos ? , não o direito de se manifestar . Tem que aceitar bovinamente que Renan Jr vitamine a campanha do irmão com a grana , que segundo você irá para projetos sociais .

  8. Goiano, para você que admira os astros: “Cientistas encontraram evidências da maior explosão no espaço desde o Big Bang. O evento liberou cinco vezes mais energia do que a recordista anterior.

    A explosão parece ter sido emanada de um buraco negro supermassivo a cerca de 390 milhões de anos-luz da Terra, informa a emissora BBC.

    Os buracos negros são famosos por se alimentar “sugando” as matérias que estão à sua volta, mas também por expelir quantidades enormes de matéria e energia na forma de jatos.

    A erupção deixou uma cavidade gigante no aglomerado de galáxias Ophiuchus, de acordo com estudo publicado na revista científica The Astrophysical Journal.”

    • A PF e o MPF encontrou evidências , aí partiram para coleta de provas e acharam um buraco negro no erário . Sabe-se que a explosão causada pelo massivo saque aos cofres públicos pela esquerda deixou o Brasil fora de orbita por mais de 13 anos . Mas nossos cientistas chefiados por Jair M. Bolsonaro , usando de tecnologia própria está recolocando o país em sua correta trajetória , para desespero do nobre Goiano Braga Horta.

      • Sei não, véi.
        Ainda bem que apareceu uma desculpa aí, tudo agora é culpa do Coronavírus.
        O mundo retirou uns bilhões de seus investimentos aqui, a bolsa cai feio, o dólar sobe pra caralho, a projeção do pib já não é a mesma, de modo que é preciso que vão todos às ruas para dar apoio a Jair Messias Bolsonaro.
        Infelizmente, não poderei ir, porque tenho uma sessão de depilação justamente nesse domingo.

          • A direita, para se manter no poder, faz a cabeça das pessoas de massa mole com uma tal de ameaça comunista, que está provado ser uma bostagem boba mas que surtge efeito nas mentes vãs, e leva os bobinhos a crer que esquerdistas são bandidos e defensores de bandidos, corruptos e aproveitadores, quando, na verdade, as conquistas sociais e trabalhistas dos últimos séculos são devidas a movimentos e ações das esquerdas.
            Com esse tipo de isca, muitos seguem Jair Messias Bolsonaro e assumem suas ideias malucas e burrar com o peito estofado de patriotismo, ufanismo, nacionalismo e extrema fé em Deus e na família.

    • JCS, realmente, me interessa muito, até estou lendo a maluquice do AIlha do Dia Anterior que falamuito das ideias que as pessoas interessadas nesses assuntos tinham há uns poucos séculos atrás.
      Quanto a esse novo big-bang, queria estar lá perto para ver rsrsrs
      Espero que ele não atrapalhe a manifestação do dia 15…

  9. Goiano,
    Vou desenhar para você entender:
    A manifestação do dia 15, pelo menos a minha, é a favor de fuzilar sumariamente todo esse bando de filhos da puta do congresso e do STF.
    Aliás, pensando melhor…Fuzilar não! Bala está custando muito caro e nem isso esses merdas merecem. É melhor degolar. Sai bem mais barato.
    GUILHOTINA JÁ!!!!!
    ENTENDEU AGORA?????

    • Adônis, tu és hilário e raçudo, mas tenho certeza de que não és louco varrido a ponto de escrever isso em uma faixa e sair na avenida.
      Bem, pelo menos, ao contrário dos demais submetidos ao nosso interrogatório, tu tens um objetivo claro, concreto: A manifestação do dia 15 de março de 2020 visa dar respaldo a Jair Messias Bolsonaro para fuzilar sumariamente ou guilhotinar todos os deputados e senadores e os ministros do STF.
      O pior é que Jair Messias Bolsonaro é pirado e pode muito bem se achar e partir para a execução, literalmente.

  10. Como todo o esquerdista, Goiano entende como democracia aquilo que convém ao pensamento de sua turma, Qualquer movimento outro, por qualquer razão, é desqualificado, avacalhado e/ou taxado de apoio a “golpe”. Tenham paciência! Mas isso é injuriar os brasileiros de bem que vão as ruas pacificamente! Eu, particularmente, vou com minhas netas aqui em Santa Cruz do Sul e me sinto constrangido pelas suas insinuações!

  11. Come não, Fernando, come não, podes comer alguns, mas não todos.
    Existe um discurso tortuoso que visa, pelo contraste, elevar o conceito da direita e que consiste em declarar falaciosamente que esquerdistas são seres abjetos e que o esquerdismo é uma ideologia que visa a enriquecer os líderes e fuder o povo.
    Para com isso, porra, isso é infantil e eu não digo que é ingênuo porque há uma desonestidade intelectiva em acusar os outros daquilo que se é, de modo que pimenta no cu dos outros é refresco.
    “Todo o aperfeiçoamento no sentido civilizatório, toda nova gama de direitos sociais que se integraram aos direitos da cidadania — tudo provavelmente seria outra coisa se não fossem, ao longo desse longo período, os militantes de esquerda e suas agremiações, seus programas políticos, sua intervenção ativa na política, suas tentativas revolucionárias, bem ou mal-sucedidas. O mundo seria realmente outra coisa muito diferente; o mundo se pareceria mais com essa tentativa neoliberal a que assistimos no presente, onde se imolam mulheres e homens no altar do novo deus soberano, no altar do mercado; o mundo não teria conhecido a revolução do direito político, econômico e social se não tivesse ocorrido a fecundação da esquerda, de suas agremiações políticas e de suas bases constituídas por trabalhadores e por outros setores da sociedade; se todos eles não tivessem, na verdade, inventado uma nova democracia, pois, a rigor, o sistema democrático é, a todos os títulos, uma construção da esquerda ao longo da história. Quando novas classes sociais ingressaram na arena política é que a democracia pôde começar a ser, começar a vislumbrar uma real perspectiva. Antes disso, tratava-se apenas de mudanças de guardas de plantão do comando dos principais Estados desenvolvidos do mundo capitalista.
    É só a partir do século XIX, quando o operariado entra para valer na cena política, que se pode falar de um novo regime democrático, aquele que realmente oferece — se não assegura, pelo menos oferece a virtualidade da alternativa — a alternância de modelos políticos no poder dos Estados Nacionais” (Francisco de Oliveira).

  12. Fernando, No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.
    É o contrário do que pensas e do que diz Olavo de Carvalho.

  13. Eu creio que o perigo maior é o que faz o congresso. Eles engessaram o executivo e preparam pauta bomba que pode colocar em risco medidas econômicas. Tem um video de Ciro Gomes dizendo que Rodrigo Maia é controlado e cita a escolha de Freixo pra relatar o pacote anti-crime.

    Não creio que sejam emendas impositivas até mesmo porque nem todos tem sintonia com isso, mas concordo que a fiscalização sobre isso é frágil. Acho que protestar é um direito do cidadão. Agora, não adianta ir para as ruas no dia 15 e na eleição votar em Rodrigo Maia.

    O Brasil está ficando ingovernável e não é apenas que comportamento de Bolsonaro.

  14. Não dá pra levar o Goiano a sério. Se fizerem isso, vão se estrepar. O que vocês queriam de um lularapista juramentado e sacralizado na cachorrada ptralhística?

    • O problema de não me levar a sério,Maurino, é que para isso é preciso estar disposto a conversar, argumentar, o que dá um trabalho do caralho.

Deixe uma resposta