SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

“Já que há mundos mais evoluídos, porquê eu tive que nascer justo neste?” Mafalda

Disse Mafalda: “Justo a mim coube ser eu!” Esta semana Mafalda e Sancho choraram (Beijão, Quino! Aí, do ladinho de Deus é bem melhor). Hoje é dia de Marx, não o Carl, mas o Groucho, que, como Sancho, corria atrás de garotas. Disse ele: “Eu corri atrás de uma garota por dois anos apenas para descobrir que os seus gostos eram exatamente como os meus: Nós dois éramos loucos por garotas.“ – Groucho Marx, livro The Groucho Letters.

Falando em livros, Sancho acabou de ler um belíssimo livro: Himnaríki og helvíti (by Jón Kalman Stefánsson) – “El infierno es tener brazos y nadie a quien abrazar”. A frase, se encaixada neste mundo coronavírico de hoje, ficaria perfeita, você não acha!? Não, o livro não é sobre epidemia, é sobre a Islândia, onde encontrei a beleza a ser medida e comparada. Lá, entre neve, gelo e geleiras, entre branco e mais do que branco, vi a mulher mais bonita do mundo.

Cleo…O Zé Broa me disse que trata-se de uma uraniana. Não, atento leitor, não há erro ao escrever; não disse meu amigo que era uma fêmea humana nascida no Irã. Trata-se de uma fêmea do planeta Urano chamada Cléo. Chegará o dia em que, inevitavelmente, o mundo terá que se dividir entre aqueles que preferem Grouxo Marx ou esta moça de Urano a quem ainda não fui apresentado.

The Walking Dead llegará a su fin con su temporada número once. Fato. Sancho entra na sede do JBF e encontra Chupicleide comendo o cérebro de Xolinha e Polodoro comendo o de Berto – eu gostava dele, mas (cerebral mas) zumbis são zumbis. Em um canto, cobertos de sangue estão Marcos André, Beni Tavares, Assuero, Mercedita e a bela uraniana Cléo. Ouve-se os gritos de Aline.

Assustado com tanto sangue, tanto grito, corre Sancho em desabalada carreira pelas ruas do Recife até encontrar o consultório da Dra. Juliana Pinheiro, uma estudiosa das doenças da mente. Saía do local uma linda menininha, de nome Mafalda. Cruzam o olhar e nada dizem; não seria necessário..

“Quanto o homem com a sua tolice deve, por vezes, fazer bocejar Deus!” José Maria de Eça de Queiroz (Os Ingleses no Egipto / Cartas de Inglaterra)… Chego à consulta mensal a faltar um quarto para as duas da tarde; o relógio avisa que faltam um quarto de hora para as 15 horas quando a doutora fechou a porta às costas do paciente, que ganhou a ensolarada tarde recifense, como acontecia religiosamente nos últimos 15 meses.

Uranianas, Zé Broa, Mercedita, Mafalda e zumbis não existem, explicara pormenorizadamente a doutora. Interessante sentimento tomava conta do “doidim” a cada consulta; entrava no consultório com a certeza que era louco e saía do local com a certeza de que naquele consultório só havia um a precisar de internação: a doutora. Se vejo é real, se vejo zumbis, a cara de broa do Zé, Mercedita, Mafalda e uranianas significam que existem, simples assim, não é mesmo, Beni?

Imaginemos o SOPRO da vida; quanto vale? Sempre que recordo a frase da doutora, penso no céu que observo, belíssimo cobertor de estrelas que me cobrem quando deito sobre o baú de meu caminhão, meu leito nos últimos tempos. Há cobertor melhor? Como pode afirmar ela a inexistência de vida em outros planetas? Em sua garagem há apenas um belíssimo Bugatti La Voiture Noire. Nem sombra de um disco voador vi por lá. Se não conhece outros planetas não deve ser levado a sério seu comentário, não é mesmo, Rodrigo de León?

PS 10: Este texto tem como objetivo destacar que todos os Sanchos de Recife possuem um lugar onde serão recebidos de braços abertos pela medicina, se forem até a Doutora Juliana Pinheiro (Responsável Técnica pela Clinica Terapêutica Crer&Ser, Psicóloga Especialista em Família e Realidade Social, Pesquisadora de Dependência Química, Violência Social e Saúde Mental. Av. Conde da Boa Vista, 121 Edf. Tabira, Sala, 1008 – Boa Vista – Recife – Fones: 9-9187-4786 e 9-9929-1297).

PS 51: Se você foi ontem ao boteco do Berto, com certeza não reclamou dos 10% do garçom, um tal Maurino, um cabra de Paulo Afonso, que embebedou a todos com pinga da boa e suas histórias, frases, poemas e filosofia de bar. Teve até lista de aniversariantes. ♫ ♬ ♩ Happy birthday to you / Happy birthday to you♫ ♬ ♩ Sancho deseja Feliz Cumpleaños à belíssima Cleo Pires Ayrosa Galvão (Rio de Janeiro, 2 de outubro de 1982). Nasceu nesta data um cara fenomenal… Groucho Marx, pseudônimo de Julius Henry Marx (Nova Iorque, 2 de outubro de 1890).

PS 69: Messi? Alfajor? Borges? Tango? Quino era melhor (tem gente que deveria ser proibida de morrer – me enteré que la muerte, la puta muerte, se llevó a ese Quino maravilloso)… Inmortales no muoren!!! “Nascido em 17 de julho de 1932 em Mendoza, na Argentina, Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, faleceu no dia 30. Criador da personagem de histórias em quadrinhos Mafalda – a tirinha hispano-americana mais vendida no planeta em mais de cinco décadas.” ¿Quién será el nuevo Quino?¿Quién será el nuevo James Bond? ¿Quién será el nuevo Wolverine? ¿Quién será la nueva Viuda Negra? ¿Quién será el nuevo Iron Man?

PS 171: E os “hermanos”querem abandonar o barco socialista. En julio de 2020 la consultora Taquión Research Strategy hizo un relevamiento que señaló que ocho de cada diez argentinos con posibilidades de proyección se irían del país si tuvieran las condiciones para hacerlo (búsqueda de seguridad, calidad de vida y estabilidad económica).

PS 666: El sueño ¿imposible? Hell, hell, hell. 2021 – Setembro vai ferver – Rio vs São Paulo – Rock in Rio vs Lollapalooza – Para que lado da Dutra seu coração vai? Lollapalooza Brasil e Rock in Rio 2021 acontecerão com intervalo de 12 dias… 9ª edição do Rock in Rio em terras cariocas (24, 25, 26 e 30 de setembro e 1, 2 e 3 de outubro na Cidade do Rock) vs Lollapalooza (10, 11 e 12 de setembro), em São Paulo. Nem os loucos vão perder (Sancho – que a PF não nos leia – vai superfaturar uma licitação de cocos para poder comparecer em ambas).

PS 1000: No primeiro mundo O presidente Trump fez três ótimas escolhas ao indicar Gorsuch, Kavanaugh e agora Barrett para a Suprema Corte – “Hoje tenho a honra de nomear para a Corte Suprema uma das mentes jurídicas mais brilhantes e talentosas de nossa nação. Ela é uma mulher de realização incomparável, intelecto imponente, ótimas credenciais e lealdade inflexível à Constituição”. Essas foram as palavras de Donald Trump dirigindo-se, em 26 de setembro a Amy Vivian Coney Barrett (born January 28, 1972).

PS 1313: Receita culinária bolivariana? Deu no JBF: Em Caracas, a deputada Bolivia Suárez denunciou que venezuelanos cozinham galhos de árvore para não morrer de fome. Espero que continue a todo vapor na socialista pátria do comunista Maduro o vice-ministério para a Suprema Felicidade Social. Le gusta Maduro y sus conversaciones con el pajarito? “Bolsonaro no habla con pajaritos, pero el pajarito que le sopla en la oreja es cantante; canta el Himno Nacional de Brasil.

38 pensou em “PORMENORZINHO IRRITANTE, HEIN?

  1. Pergunto à barbarizante Bárbara: “Bom ou não?” – Sai Celso e entra Kassio?O desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, passou a ser O NOME cotado para vaga como ministro do Supremo Tribunal Federal. Sancho prefere o gaúcho Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz em tal vaga. Mas (especulativo mas), quem é Sancho na fila do pão? Fator preocupante, muito preocupante: Procurei e não achei críticas da esquerda a tal indicação. Pô, Goiano, pelo menos você poderia dar uma esculhambada na indicação.

  2. Vende tudo, porra!!!!! Golaço do STF!!!!! Vitória por 6 a 4 (votaram a favor da Petrobras os ministros Luis Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux). A Corte Suprema, com seus fantásticos, maravilhosos, esplendorosos, perfumados ministros examinou ação própria que pedia autorização prévia do Congresso. O STF autorizou a venda de refinarias por parte da Petrobrás. Privatiza tudo, Bolsonaro!!!!! Governo não pode ser dono de empresa.

  3. Pesquisa PoderData, divulgada no dia 30/9, aponta que o governo do presidente Jair Bolsonaro é aprovado por 52% dos brasileiros:
    Aprovam, 52%
    Desaprovam, 42%
    Não sabem, 6%.
    Se o PoderData fizer tal pesquisa dentro do JBF (colunistas, comentaristas e leitores) teríamos mais de 90% pró Bolsonaro.

  4. Abençoada por Deus…Com pouco mais de 6 mil habitantes a pequena cidade de Laranjal, no Centro-Sul do estado do Paraná comemora… De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, no município não houve nenhum caso de coronavírus.

  5. E lá vai ótima notícia… ¿De qué tratará?A recuperação do mercado de trabalho tem sido impulsionada pelo emprego formal (carteiras assinadas). Em agosto, houve criação líquida de 249,4 mil vagas de emprego formal, conforme os dados apurados pelo Caged, divulgados pelo Ministério da Economia.

  6. Sancho feliz – O curitibano Prefeito Rafael Greca de Macedo, internado por pneumonia causada pela Covid-19, recebeu alta hospitalar com recuperação plena.
    Sua esposa Sra. Margarita Pericás Sansone permanece internada, mas (benedicto mas), graças ao bom Deus, apresenta quadro clínico estável, com boa evolução clínica.

  7. ¿Estoy en Venezuela o en Argentina? Es como un déjà vu”…Tá feia a coisa na Argentina? A Coca-Cola deixará de manter sua sede regional latino-americana em Buenos Aires e irá transferi-la para o Rio de Janeiro. A operação de coordenação das filiais de Peru, Bolívia, Paraguai, Chile passará, assim, da Argentina para o Brasil. Se iban Coca Cola, Basf e a Axalta. Anunciaram que vão migrar suas operações para o Brasil. A Saint-Gobain Sekurity vai demitir os funcionários de sua fábrica e passar as operações para uma unidade brasileira.
    River Plate e o Boca Juniors também querem vir para
    melhorar o Gauchão?

  8. Saúdo a sanção, pelo Presidente Bolsonaro, da Lei 14.064/20 que aumenta as penas já previstas na Lei 9.605/98 a quem maltratar cães e gatos. Esses amigos peludos dão a alegria da companhia diária. Espero, para tais monstros, capazes de atrocidades contra seres vivos indefesos, num futuro não muito distante, a pena de morte por injeção letal. Quem tira vidas não merece viver.

  9. Caro Sancho. Meu juizo já tá faiando, por isso não entendi direito a sua frase “Polodoro comendo o de Berto”. Acho que você ainda está sob os efeitos do vinho de ontem. rsrsrs.

    • Ontem o boteco do Berto tava lotado de bebuns da mais alta cepa. E quanto a Berto e Polodoro ali há muito respeito e camaradagem. kkkkkkkk

    • Cabra,
      Acho que de tanto ler coluna do Adônis acabei endoidando de vez… kkkkkkk

      E aí vai um puxão de orelhas: o amigo, possuidor de tantas histórias, está faltando expediente no Cabaré de Berto das quintas. Tem quenga chorando sua ausência.
      Seria excelente você dar um cheiro na Mercedita e na Margot.

      Inclusive estamos precisando de um palestrante para as próximas quintas…

      O cheiro ou simplesmente xêro, como se diz na lexicografia caseira e no fonema norte-nordestino faz bem ao coração das quengas…

  10. Foi-se Quino, foi-se Piazzola, foi-se Borges. Das grandes contribuições da Argentina ao mundo ainda estão vivos os doidos integrantes de Les Luthiers. Sancho podia falar deles qualquer hora.

    • Pô, Bertoluci, você é genial, é um fubânico luthierínico. Isso é demais. Você merece 5 mil arre-éguas que acabei de furtar do cumpadi ZéRamos. Farei uma coluna especialmente dedecida a eles. Aguarde (hehehehehe) Les Luthiers (Carlos Núñez Cortés, Carlos López Puccio, Jorge Maronna, Daniel Rabinovich e Marcos Mundstock.)…. Amo esses caras. Inclusive por ocasião da morte de Mundstock, em abril, comentei:

      “Fica na memória sanchiana suas piadas diárias, rápidas e assombrosamente desconcertantes, prontas para nos dar uma faísca de alegria em todos os bons e ruins momentos, que foram tão poucos. “.

      E a gente falando em alfajor, messi, Borges, Quino e Sancho foi esquecer desses hermanos fantásticos. Toda a vênia merecem…

      Abração, Beroluci. Cada dia fico mais fã.

      • Pego uma frase deles para exemplificar Sancho. Eis Sancho: “No soy un completo inútil. Por lo menos sirvo de mal ejemplo.”

        • RADIO: Medio de comunicación que podría haber servido para la difusión de buena música.

          MAESTRO: Persona que, colocada en una tarima frente a una orquesta, responde al estímulo de la música agitando sus brazos.

          XILOFONO: Instrumento musical empleado en la educación infantil para alejar a los niños de la música.

        • El amor arde en el pecho, igualito que el alcohol
          El alcohol cura las heridas, igualito que el amor
          El amor embriaga al hombre, igualito que el alcohol
          El alcohol lo debilita, igualito que el amor.

          Algunos hasta confunden
          el vino y la mujer bella,
          llevan su amada a los labios
          y se acuestan con la botella.

          • Sextou… Um inspiradíssimo Bertoluci.

            Os ares curitibanos sempre inspiradores.

            Gostou da recuperação do Greca, que agora poderá participar ativamente da campanha de reeleição?

            • Estamos contentes, especialmente minha amada que sempre foi fã do Greca.

              Para os que não conhecem, este é o nosso prefeito:

                • Ri muito ao ver a imagem no vídeo de cima, pensando que você estava se referindo a outro Greca. kkkkk

                  Gosto muito do Greca. O conheci na Boca Maldita durante um destes anos de campanha política. Grande figura. Torci muito por sua recuperação.

            • En su gira mundial “Gran Reserva”, el grupo pretendía estrenar este 2020 su show “Más tropiezos que Mastropiero”, pero, la pandemia del coronavirus…. El espectáculo consistía en su mayoría de nuevos actos excepto por el final que reunía viejos éxitos.

              El espectáculo se iba a llevar a cabo en el Teatro Coliseo y tenían casi todos los espectáculos agotados. Estos debieron ser reprogramados para 2021.

              Teatro Coliseo, no bairro do Retiro, em Buenos Aires, Argentina (endereço Marcelo Torcuato de Alvear 1125, C1059 CABA, Argentina).

  11. Por acaso seu caminhão era um Volvo e usava bombinha de asmático? Estou tentando me lembrar de você. Não não creio que seja. Como juntou tanta cultura passando muito tempo no lombo de caminhão?

    • Não esqueça, caríssimo amigo que nossas esburacadas estradas deixam os irmãos caminhoneiros muito tempo parados pelos caminhos da vida. Se um dia você trafegar pela transamazônica no período das chuvas, vai ver o perrengue que é ficar atolado vários dias. Nos períodos de ócio obrigatório à beira da estrada, principalmente no Nordeste, o na época jovem Sancho, acumulava pinga em boteco, putas em estrada, cultura na prosa do povo nordestino e gaúcho e os sempre inseparáveis livros que levava na boleia. como sempre gostei de muita prosa, sempre conversei muito, adquirindo a cultura da vida. Sancho não possui faculdade, possui o antigo ensino médio em uma época que as escolas realmente ensinavam.

      Meu Volvo era vermelho e tinha a inscrição Quixote Véi di Guerra em branco. Sancho não é asmático, Sancho é TEMÁTICO E AMORÁTICO. kkkkkk
      Abração, grande Serjão!!!!

      Por agora, aposentado das grandes viagens, entrego coco em caminhãozinho aqui na Baixada Santista entre a madrugada e o aquecer do sol no quengo.

  12. Senti meu Titanic colidindo com um iceberg, meu caminhão perdendo o freio na Serra das Araras, minhas quadrigêmeas amantes tailandesas fugindo com o James Bond…

    O Diário Oficial da União publicou, nesta sexta-feira (2), despacho do Jair motorista do ônibus Brasil, indicando oficialmente o nome do desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1° Região, para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.

    Sancho não curtiu. Algum fubânico curtiu? Só o Goiano?

    • A Associação dos Magistrados Brasileiros acaba de apoiar a indicação de Kassio Marques para o STF, informando que está “capacitado tecnicamente” para o cargo.

  13. Molhando o solo nordestino… Em sua segunda visita a Pernambuco desde que foi eleito, o presidente Jair Bolsonaro desembarcou na quinta-feira (1º), em São José do Egito, no sertão do estado, para inaugurar a segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú. Dê água ao Nordeste e o fará a região mais rica do Brasil. Por minhas andanças pelo solo do semi-arido nordestino sempre foi essa a minha impressão.

  14. Alguém sabe por onde anda a Tia do Zap, a Anita e a Sônia Regina? Tô com saudade das belíssimas, que sempre batiam ponto nesta gazeta escrota.

    Se estiverem cercadas por alguma queimada que o meu amigo Bolsonero iniciou, é só lançarem um SOS que a turma fubânica irá resgatá-las.

    Falando em queimada e quente, ando fritando e cozinhando ovos apenas ao deixar alguns segundos sobre a lataria de meu caminhão. Depois é só colocar na marmita sanchiana e ‘bonnapettite’ .

  15. Pesquisa de hoje XP/Ipespe. Prefeitura de Sampa:

    Russomano, 24% (apoiado por Bolsonaro)
    Bruno Covas, 21%. (apoiado por Dória)

    Alguém sabe o que aconteceu com os campeões Boulos e Joice? Desistiram?

  16. Houston, we have a Clezio.

    Eu vivo sempre no mundo da lua. Porque sou um cientista. O meu papo é futurista. É lunático. Eu vivo sempre no mundo da lua.

    Clezio Marcos Denardin é o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

    Foi nomeado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

  17. O ÓTIMO ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta sexta-feira (2) que “em breve” a vacina contra a covid-19 vai ser acrescentada ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), que faz parte do SUS (Sistema Único de Saúde).

  18. Pô, Bolsonaro!!!!!!!!!

    Escreveu Augusto Nunes: Os brasileiros que acordaram na quinta-feira entusiasmados com a iminente aposentadoria de Celso de Mello foram dormir desolados com a decisão do presidente Jair Bolsonaro: o Pavão de Tatuí será substituído por Kássio Nunes. Não há perigo de o Supremo melhorar.

    • Você mandou o doidim correr e comecei a correr… três quilômetros depois me pergunto: por que estou correndo?

      Falar em correndo… parece que hoje cada brasileiro ganhou um sol de presente só para si (existe o termo só para si?)…

Deixe uma resposta