SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

“Un maestro (profexô, como diriam que diria o Vanderlei Luxemburgo) es una brújula que activa los imanes de la curiosidad, conocimiento y sabiduría en sus pupilos” Ever Garrison

Taí um título diferente para um livro: Dos Limões Amarelos do Falo às Laranjas Vermelhas da Vulva. Sim, o livro existe e o autor é Eduardo White.

Doença nova na praça: Que existem os viciados em JBF a gente já sabia. Surge agora “nomofobia”(non-mobile-phone-phobia) , miedo irracional a no tener el teléfono móvil (celular), ni WhatsApp. “Nós pega o peixe?” Recordo 2011, quando o Ministério da Educação, sob a batuta petista, distribuiu a quase 500 mil estudantes dos ensinos “fundamental e médio” um livro (“Por uma Vida Melhor”. Dê uma olhada na página 16.) que afirma não haver problema incorporar a linguagem popular, mesmo incorreta, na língua portuguesa.

Grande notícia para a educação neste país (em que pouco se lê, pouco se estuda, pouco valor se dá ao conhecimento – tais perdas não ocorrem sem um vasto desequilíbrio entre méritos e mediocridades várias.) quando uma senhora de 80 anos, minha sogra, pisa pela primeira vez uma faculdade para estudar (“Cada uno es artífice de su propia ventura.” Cervantes).

Una sola palabra escrita en griego: “ananqué”. Eso, en griego clásico significa “necesidad” y también “destino”.Está animadíssima nesta fase final de semestre acadêmico. Quer graduar-se em Letras e ser professora. (“Enseñar es un ejercicio de inmortalidad.” Ruben Alves).

Augusta Ignácia das Dores, mãe de minha querida esposa Quesliandra das Dores de Pança, aproveitando que o Quixote Véi di Guerra está a “andar” pela Sé, liga me pedindo alguns livros. Retruco que estou sem tempo e que se ela montasse na vassoura chegaria rapidinho, pois o trânsito aéreo flui que é uma beleza pelos ares de Sampa.

Depois dos devidos xingamentos vou até o Sebo do Messias (mais de 50 anos distribuindo cultura) comprar uns livros para minha sogra, pois a velha disse que está a ler toda a obra de Eça de Assis, Machado de Alencar, Saramago de Queiroz, Cecília Lispector, Clarisse Llosa e José Guimarães de Sarney Rosa. Disse que de todos os livros destes autores, o que mais gostou foi Marimbondo de Fogo, que ela não lembra qual deles escreveu. Também anda a falar maravilhas de um tal Saravago, que creio ser Saramago, o José (Baltasar Sete-sois e Blimunda Sete-luas).

Tentei convencer a megera indomável que talvez ela tenha feito uma pequena confusão com o nome dos autores, no que retrucou, dizendo que Sancho era analfabeto e nada entendia de literatura. Que inclusive Sarney Rosa foi presidente da República. Sarney Rosa? Durma-se com um barulho desses, caríssimo leitor.

Tinham razão os irmãos Goncourt (Jules de Goncourt e Edmond Louis Antoine Huot de Goncourt) quando, em um ato de fé em quem nos ensina a olhar a beleza e os segredo do mundo, reconheceram que “aprender a ver é o maior aprendizado de todas as artes”.

Recomendo a ela “ganhar” precioso tempo para ler Rentes, Aquilino, Pepetela, Tomás de Figueiredo, Bulhão Pato, Antero… é um deleite, minha sogrinha querida!

Acreditará você que a simplória lagarta se reconheça na belíssima borboleta em que se metamorfoseou? Gustinha largou as novelas e agora passa horas com livros nas mãos e ousa até declamar Shakespeare (“Mais pour me parcourir enlève tes souliers.” Jean Genet).

Relembrou entre risos, aqui há tempos, en anos pretéritos, a quando escreveu-me, na lista das compras a trazer com urgência para casa, «papel higiênicu». Agora, com a faculdade em seu dia-a-dia não mais comete tais deslizes. Anda a esbanjar vernáculo.

Justificou-se, à epoca, que partiu da premissa de que o “cu” empregado na escrita estava correto, pois andava nas “cuecas” e certamente no papel de limpar a bunda, daí «higiênicu».

Sim, a velhota está a ter aulas de literatura americana e inglesa e insinua ser capaz de declamar trechos de Macbeth, de Shakespeare, em inglês. Quer fazer teatro e ser uma bruxa prevendo o futuro do general Macbeth. Taí, o papel de bruxa certamente lhe cai bem. E a vassoura ela guia que é uma maravilha.

“Sacrificium intellectus”… “Minhas notas na escola variaram de abaixo da média a abaixo de zero. Fui reprovado no exame de Metafísica. O professor me acusou de estar olhando para a alma do rapaz sentado ao meu lado.” Woody Allen.

E a velhota anda entusiasmada com seus lindos (segundo ela) professores, pois anda a ter aulas com Rodrigo de León (que gaúcho gostoso, meu querido genro), Maurício Assuero (belíssimo, segundo ela), Adônis Oliveira (que homão, meu genro), Rômulo Simões Angélica (quando está zangado, nos xinga em alemão), Marcelo Bertoluci (muito sério, nunca ri), Mercedita de León (que safada, genrinho) e Boaventura Bonfim (excelente humor e vive cantando, Sancho). Este último é seu professor de Español e o que ela mais gosta, pois todo final de aula tem karaokê com músicas na língua de Cervantes.

“Panta rei” – tudo flui -, afirmava o filósofo Heráclito, no séc. V a.C. Já Gustinha, como todos a chamam, quer matar as amigas de inveja com seu sucesso, e diz que sucesso possui até termômetro, como não a deixa mentir DALI, Daqui e de Acolá: “O termômetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes.” Salvador Dalí.

É nóis, mano!!! Nós pega o peixe” ou “os menino pega” o peixe…”Quanto pior for a qualidade da educação, mais relevante será o papel da psiquiatria no terceiro milênio.”, afirmou Augusto Cury.

Ligo para minha irmã, a comunista (“comunistas são aqueles que leram Marx e Lenin, anti-comunistas são aqueles que entenderam Marx e Lenin.” Ronald Reagan), paulofreireana e aposentada professora de Matemática Marya Yelena, para parabenizá-la por seu dia e ela me atende dizendo: “Tô com uma baita saudade da Dilma”.

E na rádio-vitrola (Rádio Vitrola ABC “Voz de Ouro” de 1969)), antiga como essa gente fubânica, começa a tocar “Don’t Play That Song”, na voz belíssima de Aretha Franklin (se a voz de Aretha Louise Franklin sempre foi uma espécie de milagre, ouví-la nos cura de qualquer mal).

PS000: Sancho, The Man Who Was Friday… «Fubânicos reuníos» Atualizando os fubânicos sobre a sexualidade vigente, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, para as opções identitárias que existem chegou a 2SLGBTQQIA+, que em tradução livre seria algo parecido com: mulheres indígenas, garotas e Dois Espíritos, lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, questionadores, intersexuais e assexuadas. Como nada entende do assunto, lembra o xoxotístico Sancho que neste dia do professor reverencia gigantes da educação que labutam lá e cá, como Maurício Assuero, Rodrigo de León, Roque Nunes, Maurino, Rômulo Simões Angélica, Luiz Berto Filho, mestres que levaram e levam luz do saber onde houver um jovem querendo aprender e que poderão avalizar tal definição.

Este nosso JBF está muito bem representado nas universidades deste nosso BRASIL. Ah, se todos no mundo fossem iguais a vocês… Dia do Professor… “didádó” – nada a comemorar – olhando o resultado dos nossos jovens (Prova e Provinha Brasil, Saeb, Pisa, Enem, Ideb, além do paulista Saresp e do mineiro Simave) dá uma tristeza… Provas do ENEM estão agendadas para 20 e 21 de novembro.

BRASIL… Fraude explica? “Me habéis decepcionado”… “À escola cumpriria salvar o jovem da idiotia e analfabetismo funcional, dando base aos profissionais “de futuro no futuro” (falhou miseravelmente). Perante isto eu faço uma provocação, defendendo uma escola concentrada apenas nas tarefas da aprendizagem (matemáticas, no plural; música; xadrez; latim; português; ciências; história; geografia).” E aqui vai: por que os profissionais da educação estão falhando miseravelmente no cumprimento de sua missão ÚNICA, que seria ENSINAR? Com honrosas e raras exceções, por que os alunos atuais passam por todos os ciclos e, se convidados forem a dialogar com nossos mestres fubânicos, irão passar vergonha, por não saberem absolutamente nada de nada? Se postos diante de um Marcelo Bertoluci, de um Adônis, de um Roque, de um Assuero, de um Rômulo, de um Mairton, de um Rodrigo de León, de um Berto, de um Boaventura Bonfim, de um Maurino, de um Marcos André, de um Beni, de um João Francisco, de um DMatt, de um Ciço, de um Neto Feitosa, de uma Violante, só para citar alguns, ficarão nossos alunos a gaguejar sem dizer coisa com coisa. Lamentável por qualquer dos ângulos que olhemos a questão.

PS0,01: Ereções 2022 – a oposição só pensa NAQUILO – O pleito será realizado em primeiro turno no dia 2 de outubro e, o segundo turno, ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. Sancho votará JMB. «A liberdade é assim. Só é bonita enquanto não a temos ou quando a perdemos. Como é jóia de custo e muito cobiçada, é preciso merecê-la e saber usá-la.» Henrique Galvão, Kurika (1944), p. 60 – Ed. Cotovia, 2008. Colecção Biblioteca Editores Independentes, n.º 50. SOS CUBA – SOS NICARAGUA – SOS VENEZUELA – ¿es un dictador o no es un dictador? Hace cosas de dictadores, ¿no? SOS CUBA – SOS NICARAGUA – SOS VENEZUELA – O povo passa fome ou foge da miséria e as ditaduras investem em ARMAMENTO – Según la revista Semana, Venezuela estaría armándose fuertemente desde Irán después de que el pasado 21 de junio un Boeing 747-200F de carga aterrizara en la base militar El Libertador con 1.500 misiles, 400 bombas, 500 cohetes, 30 contenedores y 35 radares y que serían parte de la operación Escudo Boliviano 2021. SOS ARGENTINA.

PS0,02: GALERIA DOS SUPER-HEROIS – Entre las 12 y las 19 horas de HOY, 15 de octubre, en El Jaral de la Mira de Mario Sandoval, en el municipio español San Lorenzo de El Escorial, se realiza un encuentro por la cultura en libertad. Así se llama este ciclo organizado por la Cátedra Vargas Llosa y la Fundación Internacional para la Libertad. El objetivo, según dicen sus organizadores, es fusionar la cultura, el compromiso con la promoción de la libertad y la gastronomía. E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: “Parece que ALGUÉM está fazendo a viagem de Greendale a Riverdale”, deu a pista a página oficial da Warner no Twitter. THE DC FanDome 2021 – amanhã, 16 de outubro. Eis os convidados e apresentadores: Robert Pattinson, Javicia Leslie, JJ Abrams, Lynda Carter, Jason Momoa, Patty Jenkins, James Gunn, Melissa Benoist, Matt Reeves, Jennifer Holland, John Cena, Zoe Kravitz, Dwayne Johnson, Katie McGrath, Grant Gustin, Elizabeth Tulloch, Ezra Miller, Kaley Cuoco, Yahya Abdul-Mateen II, Steve Agee, Danielle Brooks, Matt Bomer, Gaby Cam, Ed Boon, Aline Diniz, Erico Borgo, Ava Duvernay, Scott Menville, Elizabeth Gillies, Chris Wood, Quintessa Swindell, James Tucker, Tara Strong, Bruce Timm, Tiffany Smith, Roberto Patino, Candice Patton, Donald Mustard, Tyler Hoechlin, Jeremy Jordan, Christina Hodson, Jim Lee, Ann Lemay, David Harewood, Rachel Skarsten, Mechad Brooks, Peta Sergeant, Pierce Brosnan, Julie Gonzalo, Jeffrey Brown, Nandi Bushell, Noah Centineo, Nicole Maines, Terry Ltam, Zachary Levi, Chyler Leigh, Xolo Mariduena, Todd McFarlane, Anson Mount, Staz Nair, Cam Newton, Christian Convery, Denys Cowan, Gareth Dunnet-Alcocer, Azie Tesfai, Hynden Walch, Kaci Walfall, Freddie Stroma, Angel Manuel Soto, Scott Snyder, Jayden Rodrigues, John Ridley, Patrick Redding, Jesse Rath, Gino Quillamor, Adil El Arbi, Jordan Elsass, Billal Fallah (taí um nome que não Brasil não passaria despercebido), Ron Funches, Alex Garfin, Leslie Grace, Justin Hartley, Sefton Hill, Aldis Hodge, Reggie Hudlin, Chukwudi Iwuji, Camrus Johnson, Flula Borg. BATMAN – Trailer 16 de outubro….The Batman, dirigida por Matt Reeves. El estreno del filme está programado para el 4 de marzo de 2022. La película The Batman tiene un gran reparto: Robert Pattinson como Bruce Wayne, Andy Serkis como Alfred Pennyworth, Paul Dano como Edward Nashton / Enigma, Jeffrey Wright como James Gordon, Zoë Kravitz como Selina Kyle / Catwoman, Colin Farrell como Oswald Cobblepot / El Pingüino, Barry Keoghan cómo Official Stanley Merkel, Peter Sarsgaard como Fiscal del distrito Gil Colson, John Turturro como Carmine Falcone, Amber Sienna como Azafata del Iceberg Lounge y Rupert Penry-Jones como Alcalde Don Mitchell Jr. Desde hace mucho tiempo, los bestafubanenses (valeu, Marcão!!!) le pedían a Ridley Scott que haga realidad Gladiator 2 (los planes sobre esta película fueron anunciados en noviembre del 2018). Ahora tenemos…«Ya están escribiendo la próxima de Gladiator», afirmó recientemente Ridley Scott en conversaciones con Empire…

PS0,03: “Antes do Bolsonaro o país tava uma merda do caralho”, disse Romário, o Baixinho, dono da bola por onde jogou. “Meu pai falava: tem certas coisas que são igual água de poço, só se dá valor quando se perde. A nossa liberdade de imprensa, com todos os seus defeitos, tem que persistir. No que depender de nós, jamais teremos qualquer medida tentando censurá-la, jamais. Com todos os seus defeitos, é melhor ela falando do que calada.” Jair Messias Bolsonaro. Ah, se todos no mundo fossem iguais a você. Não sei como Bolsonaro conseguiu perder a eleição em 2018 pra qualquer um no segundo turno, não, ops, pera ai… kkkk. Pede Sancho desculpa aos da turma do contra, aos arautos da desgraça e do apocalipse, por vir destruir vossas manhãs de tempestade com uma boa notícia, ou melhor, ótimas notícias. Ei-las» 1) Economia bombando. A bolsa brasileira vive um momento especial: o grande número de novos IPOs em 2021. Faltando quatro meses para o fim de 2021, já é possível cravar que as ofertas públicas estão em seu melhor ano na história. A contagem deste ano supera o antigo recorde de R$53,6 bilhões de 2007, quando 60 empresas realizaram IPOs. Como ainda há outras companhias aguardando para terem suas ações lançadas na bolsa, é possível chegar às mesmas 60 IPOs de 2007 até dezembro; 2) BRASIL entrando nos trilhos – aprovaram projeto do GOVERNO BOLSONARO que institui um novo marco regulatório para as ferrovias. Já apareceram projetos para 14 novas ferrovias financiadas por empresas. Em um total de mais de 5 mil quilômetros e R$ 80 bilhões de investimento; 3) O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou boletim do Programa Mensal de Operação. O documento prevê chuva acima da média nos reservatórios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Conforme o boletim, o nível dos reservatórios apresentam sinais de recuperação em relação ao início do mês. No Sul, o volume deverá estar em 49,5% no final de outubro. Na Região Norte, o nível previsto dos reservatórios será de (45,8%), seguido pelo Nordeste (35,5%) e Sudeste/Centro-Oeste (15,2%), acarretando uma melhoria nos custos. Com isso o Custo Marginal de Operação, que passou de R$ 426,20 por megawatt-hora (MWh) para R$ 198,74; 4). Vaca Muerta? Tirando a vaca do brejo os dois gigantes em sudamérica – O ministro da Economia, Paulo Guedes e o chanceler argentino Santiago Andrés, tentam acordar formas de obter financiamento para a construção de um gasoduto da reserva argentina de Vaca Muerta para o Brasil. “Houve importante decisão de que Brasil e Argentina seguirão em direção ao choque de energia barata”, declarou Guedes; 5) Balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,102 bilhão na segunda semana de outubro, conforme boletim preliminar divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia. O valor é resultado de: Exportações: US$ 6,183 bilhões e Importações: US$ 5,081 bilhões. Segundo a Secex, no ano as exportações totalizam US$ 221,25 bilhões e as importações, US$ 162,746 bilhões, com saldo positivo de US$ 58,504 bilhões. A balança corrente de comércio somou US$ 383,996 bilhões. 6) EIS O TIME EM QUE ESTÁ SANCHO E A MAIORIA DO FUBÂNICOS: milhões de brasileiros vão às ruas em verde-amarelo sem que um vidro sequer seja quebrado, sem que um carro seja arranhado, sem que nenhum bem público seja depredado, com as autoridades policiais presentes para a segurança do evento aplaudidas e com preces sendo dirigidas a Deus. Em 2022 essa ordeira gente em verde-amarelo votará em JMB; 7) O canal de TV Jovem Pan News (veiculado na TV por assinatura, com “informação, opinião, esporte e entretenimento” e número ainda não divulgado, com programação transmitida 24 horas) tem data marcada para nascer: 27 de outubro. Concorrerá diretamente com a GloboNews e a CNN Brasil. Fundada em 1942, tem 105 afiliadas, mais de 100 vídeos novos diariamente, 20 mil horas de programação original por ano, exibidas em mais de 42 canais online, além de veicular sua programação no YouTube e na plataforma Panflix; 8) Vitória do Governo…A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei complementar 11 de 2020, que altera a cobrança do ICMS sobre combustíveis. Foi 392 a 71. O presidente da Câmara afirma que a proposta, se sair do papel, deverá baixar os preços dos combustíveis em até 8%: gasolina – 8% a menos; etanol – 7% a menos; diesel – 3,7% a menos; e 9) O Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas com o ciclo vacinal completo. O Brasil só fica atrás dos Estados Unidos (187,7 milhões), da Índia (272,6 milhões) e da China (1,047 bilhão).

PS0,04: PRIVATIZA SAPORRA TODA, BOLSONARO!!!!! Diogo Mac Cord secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, disse que a corrupção nos Correios levou a um déficit de R$ 13 bilhões no Postalis, fundo de pensão da estatal. A solução para sanar demais problemas da companhia pública é privatizá-la, defende Mac Cord. ¿estamos un poco locos todos? Lido de passagem aqui o JBF: No Instagram, a rede social mais utilizada por formadores de opinião, Jair Bolsonaro tem quase 19 milhões de seguidores. Mais que o dobro da soma dos possíveis rivais em 2022 (AQUELES MESMOS QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO).

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): SUPER DICA: 20 de outubro, 19h: São Paulo- local: Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista 509, Bela Vista) – sessão de autógrafos com Rodrigo Constantino. lançamento de livro: PENSADORES DA LIBERDADE, de Rodrigo Constantino. E para quem domina o inglês, Sancho recomenda, e muito, a leitura de… Há-de essa gente fubânica, que consegue se comunicar no idioma da RAINHA, experimentar o «Nothing Like the Sun» do Anthony Burgess, intraduzível para português, mas magnífico por qualquer ângulo que seja lido.

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi…“Is more than just football” – Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22 – Zebras de todas as cores passearam livremente pelos gramados da EUROPA na rodada passada: Rennes 2-0 PSG, Benfica 0-1 Portimonense, Bayern Múnich 1-2 Eintracht Frankfurt, Espanyol 2-1 Real Madrid.
Ligue1: Journée 10: PSG vs Angers. (líder: Paris Saint Germain Football Club – liderato con 24/27).
Premier League: Ei, você aí. Me dá um dinheiro aí. Me dá um dinheiro aí!Un nuevo rico ha llegado al mundo del fútbol. El Newcastle Football Club es, desde 7 de octubre, el club con el dueño que posee mayor fortuna (Public Investment Fund es el fondo que proveerá gran parte de los 300 millones en los que está valorada la operación. “El Newcastle se merece estar en lo más alto de la Premier. Queremos llegar ahí. Llevará tiempo, pero llegaremos. Queremos invertir en todos los niveles. Conseguir trofeos significa paciencia, inversión, tiempo…”, apuntó en ‘Sky Sports’ Amanda Staveley, la nueva directora de la junta de las ‘Magpies’ y cabeza visible del PCP Capital Partners).
Gameweek 8: Watford vs Liverpool, Leicester vs M United, Manchester City vs Burnley, Brentford vs Chelsea. (líder: Chelsea Football Club – 16/21).
Bundesliga: Spieltag 8: Bayer vs Bayern Múnich (líder: Fußball-Club Bayern München 16/21).
LaLiga: “Como entrenador pierdes y casi nunca ganas”, ensina Koeman.
Jornada 9: Granada vs Atlético, Real Madrid vs Athletic, Barcelona vs Valencia (líder: Real Madrid Club de Fútbol – 17/24)
Lega Calcio (SerieA): Giornata 8: Lázio vs Internazionale, Milan vs Verona, Nápoli vs Torino, Juventus vs Roma. (líder: Società Sportiva Calcio Napoli – liderato con el pleno de puntos: 21/21)
Primeira Liga: Jornada 9: Tondela vs Porto, Sporting vs Moreirense, Vizela vs Benfica. (líder: Sport Lisboa e Benfica – liderato con el pleno de puntos: 21/24).

PS10.1:CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO 2021.
– O jogo só termina quando acaba? Resenha? Sancho desenha: Clubes (América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Grêmio, Juventude e Santos) acionam Sport no STJD sobre caso de irregularidade de Pedro Henrique. Decisão brasileira garantida na Libertadores e na Sudamerica edições 2021 repercute na quantidade de brasileiros nos torneios da CONMEBOL. Caso o G-6 vire G-9 para a Libertadores/2022, as vagas na Sul-Americana/2022 irão do 10º ao 15º do Brasileirão. O Coelho Mineiro nunca tinha vencido o Palmeiras pelo Brasileirão, atingindo tal feito na 24ª jornada desta edição.
Jogos programados para a 26ª rodada:
12/10/2021 – Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista) – RB Bragantino 1-0 Atlético-GO
Largartixa? Perdeu o Dragão jogando a maior parte da partida com um a mais e em nenhum momento incomodou o goleiro do Massa Bruta.
12/10/2021 – Fonte Nova (Salvador) – Bahia 0-0 Palmeiras
No returno do Brasileirão o Porco anda a fazer campanha de Série B.
13/10/2021 – Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo 3-1 Juventude
Enfrentar o ataque rubro-negro é rezar para perder de pouco.
13/10/2021 – Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético 3-1 Santos
E, como manda a cartilha do retranqueiro (???) Carille, a norma é tentar empatar em zero ou perder de pouco?
13/10/2021 – Arena Condá (Chapecó) – Chapecoense 1-1 Athletico
O rebaixado (????) Verdão do Oeste tem apenas uma vitória na competição, e mesmo assim, jogando fora de casa. Dentro de seus domínios não assusta ninguém.
13/10/2021 – Castelão (Fortaleza) – Fortaleza 1-0 Grêmio
Como mandante, o Leão do Pici, agora TERCEIRO, não vencia há cinco jogos no Brasileirão. NÃO VENCIA…Alguma chance do tricolor dos pampas não cair?
13/10/2021 – Itaquerão (São Paulo) – Corinthians 1-0 Fluminense
Empatados em pontos (40) com o maior rival. Golaço do menino craque, para felicidade da Letícia Beppler, a encantadora Lelê, que sempre elogia o futebol do garoto.
13/10/2021 – Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional 3-1 América
Patrick (2) e Yuri Alberto tiraram a alegria verde… O Coelho viu ruir sua sequência de oito jogos de invencibilidade. E o Colorado mira o topo e zoa os gremistas.
Em virtude do encerramento da coluna, na tarde de quinta, posteriormente iremos atualizar os jogos do dia 14 e a classificação.
14/10/2021 – Morumbi (São Paulo) – São Paulo x Ceará
“In”crespou… Myacudda é o novo treinador do tricolor? Não, o japa não aceitou e o tricolor apresentou Rogério Ceni (segunda passagem de RC no banco tricolor – comandou a equipe em 2017).
14/10/2021 – Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá x Sport
Jogos encerrados da 25ª rodada:
09/10/2021 – Maracanã (Rio de Janeiro) – Fluminense 0-0 Atlético-GO
Sonolento zero em jogo nota zero.
09/10/2021 – Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético 3-1 Ceará
“Seará” campeão o Galo, dizem os entendidos em Esporte Bretão.
09/10/2021 – Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata) – Sport 1-0 Corinthians
E o, nesta temporada, nada poderoso voltou à dura realidade? E o resultado colocou o SFC na zona, na qual permanecerá, se não vencer amanhã outro desesperado, o GFBPA.
09/10/2021 – Castelão (Fortaleza) – Fortaleza 0-3 Flamengo
Ninguém fez mais gols que o Urubu… Aos medirem forças fica patente a diferença entre tais potências, com vasta vantagem para quem se veste em rubro-negro.
09/10/2021 – Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico 0-2 Bahia
Pense em uma zebra e pinte-a em vermelho, azul e branco… Respira o Baêa. BBMP.
09/10/2021 – Allianz Parque (São Paulo) – Palmeiras 2-4 RB Bragantino
E o Massa Bruta promete não dar vida fácil pra ninguém.
09/10/2021 – Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Juventude 1-1 América
Times de meio de tabela, um resultado bom para ambos.
10/10/2021 – Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional 5-2 Chapecoense
Massacraram indios condás, que fugiram em desabalada carreira rumo à Serie B.
10/10/2021 – Vila Belmiro (Santos) – Santos 1-0 Grêmio
Eita joguinho horrível… Viver «às custas das glórias do passado»… Incaível… Pelo jogo de hoje podem dar as mãos e dividirem o mesmo escafandro para respirarem melhor na Série B/2022. Grêmio anuncia saída de Felipão após a derrota para o Santos.
11/10/2021 – Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá 0-0 São Paulo
Cuiabayern? Nada a dizer sobre zero a zero.
Resultado da 24ª rodada:
7/10/2021
– Morum”tri” – SANSÃO – São Paulo 1-1 Santos
Décima-primeira partida dos Sardinhas sem sentir o gostinho da vitória…Pense em um jogo ruim. Este foi pior… «Não há nada mais perigoso do que não correr riscos», ensinou Pep Guardiola.
Classificação (em virtude dos diversos adiamentos, a classificação está uma “zona” ou bagunça – ao gosto do freguês -, algo bem típico do desorganizado futebol tupiniquim). – Sonham com a Taça 2021 e/ou vaga na Libertadores 2022: Galo, Urubu, Leão do Pici, Massa Bruta, Porco, Gambá e Saci; desesperam-se à beira do abismo (Necesitamos mejorar a pasos acelerados, no tenemos mucho tiempo…”): Juventude, Santos, Bahia, Sport, Grêmio (vice-lanterna) e o rebaixado (???) lanterna verde Chapecoense.
Jogos adiados até aqui:
2ª rodada: Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Flamengo
4ª rodada: Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x Flamengo
19ª rodada (em virtude dos jogos da seleção pelas Eliminatórias da Copa 2022 – por que não adiaram toda a jornada?
5/11 – Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo x Atlético-GO
3/11 – Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético x Grêmio
21/10 – Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional x RB Bragantino
S/D – Castelão (Fortaleza) – Ceará x Palmeiras
23ª rodada: 27/10 – Fonte Nova (Salvador) – Bahia x Ceará y Vila Belmiro (Santos) – Santos x Fluminense.

PS10.2: Série B-2021 – …e chegamos à trigésima jornada… O que mais se faz no atual momento da “B” é recorrer à… (conte comigo, zoa a sacaninha calculadora). O Cruzeiro acendeu a esperança na metade azul das GERAIS ao invadir o castelo do líder Coxa Verde e massacrar por 3 a 0. Giovanni, Adriano e Eduardo Brock fizeram os verdes dançarem. Na sequência empatou com o Botafogo e novament se complicou. O Coritiba segue líder, mas (sempre há um), encerrou sequência de sete jogos sem perder e viu o Botafogo ficar a uma vitória do topo da tabela.
Classificação depois de 29 jornadas disputadas – briga de foice na total escuridão:
– Sonham com a elite: Coritiba (na terça-feira, 12 de outubro (12/10/1909), o Coritiba Foot Ball Club completou 112 anos de uma belíssima história. Além do Brasileirão (1985), o Coxa também ostenta em sua Sala de Troféus a taça do Torneio do Povo, em 1973, a Fita Azul conseguida após uma excursão invicta pela Europa e África e 38 títulos paranaenses(1916, 1927, 1931, 1933, 1935, 1939, 1941, 1942, 1946, 1947, 1951, 1952, 1954, 1956, 1957, 1959, 1960, 1968, 1969, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1978, 1979, 1986, 1989, 1999, 2003, 2004, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2017). E guarda com carinho 2 vice-campeonatos na Copa do Brasil, em 2011 e 2012, além de 2 Campeonatos Brasileiros da série B, conquistados em 2007 e 2010.), Botafogo, Avaí, Goiás, CRB, CSA, Guarani, Vasco e Náutico;
– “La situación no es grave sino terrible…”: Operário, Ponte Preta, Brusque, Londrina, Vitória, Confiança e Brasil.

PS10.3: Série C-2021
SEGUNDA FASE – Classificação: Grupo C: Criciúma (4/6), Ituano (3/6), Paisandu (2/6) e Botafogo (1/6); Grupo D: Manaus (4/6), Tombense (4/6), Novorizontino (3/6) e Ypiranga (0/6).
3ª rodada
16 de outubro (sábado)
17h – Ituano-SP x Paysandu-PA – Novelli Júnior, Itu (SP) – Grupo C
19h -Criciúma-SC x Botafogo-PB – Heriberto Hülse, Criciúma (SC) – Grupo C
17 de outubro (domingo)
18h – Manaus-AM x Ypiranga-RS – Arena da Amazônia, Manaus (AM) – Grupo D
18 de outubro (segunda-feira)
20h – Tombense-MG x Novorizontino-SP -Antônio de Almeida, Tombos (MG) – Grupo D.
2ª rodada
9 de outubro (sábado)
17h – Tombense-MG 2-2 Manaus-AM – Antônio de Almeida, Tombos (MG) – Grupo D
19h – Novorizontino-SP 1-0 Ypiranga-RS – Jorge de Biasi, Novo Horizonte (SP) – Grupo D
10 de outubro (domingo)
16h – Ituano-SP 0-2 Criciúma-SC – Novelli Júnior, Itu (SP) – Grupo C
11 de outubro (segunda)
20h – Paysandu-PA 0-0 Botafogo-PB – Curuzu, Belém (PA) – Grupo C

PS10.4: CAMPEONATO BRASILEIRO – Série D-2021
Quartas de final: 10 (ida) e 16(volta) de outubro.
9/10
– Uberlândia 0-1 Aparecidense (but: Alex Henrique José, 68′).
– América-RN 0-0 Campinense
10/10
– Atlético-CE 1-1 Ferroviária
– Caxias 0-0 ABC
16/10
– Campinense vs América-RN
Aparecidense vs Uberlândia
17/10
Ferroviária vs Atlético-CE
ABC vs Caxias
Semifinais: ida (24 de outubro) e volta (31 de outubro):
Final: ida (7 de novembro) e volta (14 de novembro).

PS13: ¿Clássicos – De Klassieker? “Ma quanto è bello vincere?!?!” Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción… FLA-FLU – Fluminense vs Flamengo (23/10), MAJESTOSO – São Paulo vs Corinthians (18/10), Lázio vs Internazionale (15/10), Juventus vs Roma (15/10), Clássico SANSÃO – São Paulo 1-1 Santos (7/10).

PS24: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – PREMIAÇÃO – A revista France Football anunciou as candidatas à Bola de Ouro Feminina… A espanhola Alexia Putellas (España/FC Barcelona) é grande favorita. As 19 outras candidatas são: Wendie Renard (França/Olympique Lyon), Marie-Antoinette Katoto (França/PSG), Stina Blackstenius (Suécia/Häcken), Magdalena Eriksson (Suécia/Chelsea), Sam Kerr (Austrália/Chelsea), Kadidiatou Diani (França/PSG), Fran Kirby (Inglaterra/Chelsea), Christiane Endler (Chile/Olympique Lyonnais), Christine Sinclair (Canadá/Thorns FC),Ashley Lawrence (Canadá/PSG), Jessie Fleming (Canadá/Chelsea), Lieke Martens (Países Baixos/FC Barcelona),Viviane Miedema (Países Baixos/Arsenal), Ellen White (Inglaterra/Manchester City), Pernille Harder (Dinamarca/Chelsea), Samantha Mewis (Canadá/North Carolina Courage).

PS51: Campeonatos Estaduais – Ganhar títulos é igual ter carro; você pode ter vários, mas sempre o mehor será o do ano!
Campeonato Paranaense: campeón: Londrina Esporte Clube.
FINAL – Ida: 6/10 : Londrina 1-1 FC Cascavel.
Volta: 13/10: Serpente 1-1 (5-6) Tubarão.
PALMARÉS – GALERIA DOS CAMPEÕES:
Coritiba – 38(1916, 1927, 1931, 1933, 1935, 1939, 1941, 1942, 1946, 1947, 1951, 1952, 1954, 1956, 1957, 1959, 1960, 1968, 1969, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1978, 1979, 1986, 1989, 1999, 2003, 2004, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2017);
Athletico – 26(1925, 1929, 1930, 1934, 1936, 1940, 1943, 1945, 1949, 1958, 1970, 1982, 1983, 1985, 1988, 1990, 1998, 2000, 2001, 2002, 2005, 2009, 2016, 2018, 2019, 2020);
Ferroviário – 8(1937, 1938, 1944, 1948, 1950, 1953, 1965, 1966);
Paraná – 7(1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 2006);
Britânia – 7(1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1928);
Londrina – 5(1962, 1981, 1992, 2014, 2021);
Grêmio Maringá- 3(1963, 1964, 1977);
Palestra Itália – 3(1924, 1926, 1932)
Pinheiros – 2(1984, 1987);
Operário Ferroviário – 1(2015);
Colorado – 1(1980);
Internacional – 1(1915);
Paranavaí – 1(2007);
Água Verde – 1(1967);
América-Paraná – 1(1917);
Comercial – 1(1961);
Iraty – 1(2002);
Monte Alegre – 1(1955).

PS69: Grandes goleadas – “Pode avisar que hoje eu não vou “dar”, eu vou é distribuir.” Bruna Surfistinha – Brasileirão-Série A (10/10) Internacional 5-2 Chapecoense; Brasileirão-Série A (9/10) Palmeiras 2-4 RB Bragantino; Brasileirão-Série D (3/10) Manaus 5-0 Novorizontino; UEFA Champions League (29/9); Bayern 5-0 Dinamo Kiev; UEFA Champions League (28/9) Porto 1-5 Liverpool.

PS77: Copa do Brasil
Lista com os principais clubes do Brasil que sonham um dia ganhar sua primeira Copa do Brasil… zero copa, os virgens: São Paulo, Goiás, Botafogo-RJ, Ceará, Avaí, Bahia, Fortaleza, Chapecoense, CSA, Coritiba, Vitória, Figueirense, Náutico, Guarani, Ponte Preta, Atlético-GO, Santa Cruz.
Fase Semifinal (quem passar desta fase receberá os seguintes prêmios: Vice-campeão: R$ 23 milhões. Campeão: R$ 56 milhões)
20/10 Atlético-MG vs Fortaleza y Athletico vs Flamengo
27/10 Flamengo vs Athletico y Fortaleza vs Atlético-MG. Os entendedores entendem que Galo e Urubu decidirão. Sancho acha que dá Leão do Pici vs Furacão na grande final.

PS171: Mundo da Bola – SELEÇÕES: Qatar ya no está sola. Brasil y Alemania se unem al anfitriona y se convierten en las primeras clasificadas para el Mundial 2022 por méritos propios. Dinamarca: Ocho victorias en ocho partidos con 27 goles a favor y ninguno en contra. Dinamarca que se ha convertido en la segunda selección europea clasificada para Qatar 2022, tras Alemania.
FIFA World Cup – Qatar 2022: com o resultado positivo diante da Venezuela, o selecionado brasileiro classificou-se matematicamente para o Mundial 2022 no Catar. Dijo Neymar: “Quiero lograr el sueño que llevo dentro desde hace muchos años: ser campeón del mundo con mi país. Creo que el Mundial de Qatar será mi último porque no sé si tengo la capacidad mental como para seguir siendo futbolista”.
«South America Qualifying for FIFA World Cup – Qatar 2022 » El entrenador Adenor, de la Canariña ha dado los nombres de los convocados para los 3 próximos partidos de clasificación para el Mundial de 2022. Se enfrentará a Venezuela (8/10 – Venezela 1-3 Brasil), Colombia (10/10 – Colombia 0-0 Brasi) y Uruguay (15/10). Lista de los 25 de Adenor: Porteros – Alisson – Liverpool (ING), Ederson – Manchester City (ING) Weverton – Palmeiras (BR); Laterales – Danilo – Juventus (ITA), Emerson – Tottenham (ING), Alex Sandro – Juventus (ITA), Guilherme Arana – Atlético Mineiro (BR); Defensas – Thiago Silva – Chelsea (ING), Marquinhos – Paris Saint-Germain (FRA), Éder Militão – Real Madrid (ESP), Lucas Veríssimo – Benfica (POR); Mediocentros – Casemiro – Real Madrid (ESP), Fabinho – Liverpool (ING), Gerson – Olympique Marseille (FRA), Everton Ribeiro – Flamengo (BR), Fred – Manchester United (ING), Edenílson – Internacional (BR), Lucas Paquetá – Olympique Lyonnais (FRA); Delanteros – Gabriel Jesus – Manchester City (ING), Antony – Ajax (HOL), Raphinha – Leeds United (ING), Gabriel – Flamengo (BR), Matheus Cunha – Atlético (ESP), Neymar – Paris Saint Germain (FRA), Vinicius Júnior – Real Madrid (ESP).

13 pensou em “PÁTRIA EDUCADORA (SAUDADE DE DYLMA)

  1. Eis o Dr. Honoris Coco botando pra quebrar. Fiquei em dúvida em relação aos autores, mas acho que sua sogra conhece bem cada um. Quanto ao higieicu não arrisco porque podem querer que o medicu esteja a labutar.

    • Ah, a véia conhece… kkk. Uma pena apenas que os MESTRES que nesta gazeta escrota “labutam” (alguns fazendo horas extras administrando bordel) não sejam em número suficiente para levar o “saber” aos baldios cérebros dessa juventude de árida cultura neste Brasil de todos nós.

      Marício,
      Que, junto aos que lhe são caros, incluindo os frequentadores de seu famoso cabaré, o seu final de semana transborde tudo aquilo que vale realmente a pena: amor, aconchego e muita paz.

        • “A literatura me pegou pela mão e me salvou da loucura”, ponderava a poeta americana Anne Sexton

          Peço vênia para ser apenas o “seu” maluco favorito” nesta escrota gazeta, pois cometeríamos um erro tremendo se favoritássemos Sancho, relegando a segundo plano malucos muito mais favoritos, como “Raulzito”, Suassuna, Manoel de Barros, Dali, Quixote e o outro Sancho, Carlitos, e um largo etcétera…

          Como diz um personagem de “Rei Lear”, que também flerta com a piração: “É o mal dos tempos, quando os loucos guiam os cegos”.

          … ficar com certeza maluco beleza, eu vou ficar…

  2. Brasil comprar gás de Vaca Muerta? Pode ser bom, mas para fazer negócio com a Argentina é sempre bom ser cuidadoso.

    Como ensina aquele antigo ditado: “Diga-me com quem andas e te direi se vou junto”

    • Como ensina aquele antigo ditado: “Diga-me quem o lê e te direi se seus garranchos possuem algum valor”. Se eu levar a sério o ditado, ficarei por demais lisonjeado ((“Escupe Tu Vanidad” Hamlet)), como diria Berto: “Sancho ficou ancho que só a porra”

      Comentário de Bertoluci em minha coluna? ¿qué más puedo pedir?

      Nada peço, apenas desejo: que o seu final de semana transborde tudo aquilo que vale realmente a pena: amor, aconchego e paz. Ah, e o time do Alto da Glória já é figurinha garantida na elite do Brasileirão para o ano que já bate à porta.

    • Um deleite condensado é receber comentário do amigo ao abrir a sexta-feira. Faz a sexta mais feliz y me siento bendecido de poder considerarlo un amigo. ¿qué más puedo pedir, Beni? Segue o jogo da vida, que caminhão parada não acumula frete…

      Que, junto aos que amas, o seu final de semana transborde tudo aquilo que vale realmente a pena: amor, aconchego e paz.

  3. Este jogo de armar de hoje está difícil PRACÁ , Sancho está sentindo e nos
    passando essa investidas de sua sogra cascavel que ao ler ou tentar ler o quase
    “inédito ” Marimbondos de Fogo, acabou com ferroadas nos gluteos, por tamanha
    ousadia e , por tentar roubar todas as
    melhores cenas, deixando muito pouco espaço dialético para que o xoxotístico
    Sancho possa montar o seu documentário semanal.

    E que documentário , meu São Benedito dos palmares ? É preciso ter muita
    cabeça nos eixos para decifrar e decodificar os ensaios gravidos e paridos
    trazidos à nossa compreensão diminuta, haja vista o imenso alcance posto
    à nossa frente perguntando : Decifra-me ou te devoro!

    Todo o texto nos parece mais um nova versão do BRAZIL, o filme, que diga-se
    de passagem de Brasil, só tem o título e uma musiquinha quase escondida do mestre Barroso, àquela Aquarela verde amarela. Tentando nos fazer de bobos e otários. O cineasta Terry Giliam pensou que era só colocar o nome do Brasil e pronto, podia emporcalhar todo o conteúdo que seria aceito como uma
    homenagem .
    Mas voltando ao texto depoimento do nosso Dalí do JBF,, o texto é imenso, assim
    como se pode presumir, imensa é a inteligência eclética, provida de uma dialética
    grandiosa que nos faz temer pela possibilidade de falharmos na nossa
    compreensão.
    Aceito sem protesto, estou tarimbado em jogos de armar, e vou escolhendo e
    encaixando cuidadosamente todas as peças e ao final !!!!! Tcham…

    Deslumbramos um retrato final de inteligência e sapiência nos iluminando
    por todos os lados.
    Esse é o Sancho, o homem Friday.
    Que sorte a nossa.

    • Tarimbado em jogos de armar, de amar, de se amarrar na boa prosa sempre presente nos comentários “Dmattianos”. Comentário seu é mais do que uma crônica, é um convite a percorrer o continente de tantos brazis, do Arroio Chuí à Ponta do Seixas e desta até a Serra Contamana, meu caro.

      Sou daqueles, que apesar de diversos nãos, morrerá (se possível daqui a uns 110 anos), pedindo que o amigo assine, um dia, uma coluna nesta gazeta de todos nós (oh esperança, sempre serás a última a morrer).

      Aqui na Região Chuveste anda a chover conforme o combinado para encher reservatórios e afastar possibilidade de racionamento.

      Que seu final de semana seja grandioso, como a cultura que ostentas, caríssimo Mattos. Que junto aos que lhe querem bem, passes um “weekend” de acordo com seu querer.

      Até sempre, Mestre.

  4. Muita generosidade do amigo Sancho. Suas palavras tem a densidade e o peso
    do ouro para mim e para todos os seus leitores que esperam pela sua Friday
    coluna como garimpeiros à procura de reluzente pepita na sua cultural , generosa
    e farta peneira semanal.
    Não pretendo adjetivar o conteúdo da sua ilustre coluna semanal, pois eu seria um tolo se assim o fizesse, poderia tacha-lo de sábio, eclético ou modesto, mas
    não caio nessa, pois seguindo o conselho do meu escritor mestre maior, Fiódor
    Dostoiévski, é difícil para qualquer redator classificar com lealdade e precisão
    um personagem ou figura pública ou literária. Fiódor quando questionado o porque tinha chamado o seu personagem maior, um principe, de idiota, respondeu.
    Porque ele era bom., puro e inocente e ao coloca-lo nas garras dos seus
    semelhantes, ele faz parecer que era um descerebrado, um verdadeiro idiota , sem
    qualquer reação ou noção de maldade.

    O amigo me pede mais textos. Entretanto, se somarmos todos os meus comentários semanais, estou certo que escrevo tanto, quanto
    qualquer um dos excelentes cronistas dessa gazeta escrota. Seria então a possibilidade de castigar os leitores
    com tanta prolixidade estéril. O que precisamos, isto sim, é que os demais redatores que escrevem semanalmente, também façam comentários e não
    apenas respondas os comentários recebidos em sua coluna ( todos merecidos,
    é claro ) e profusamente e orgulhosamente agradecidos.
    Como vê meu caro amigo, estou falando demais e talvez venha a ser advertido
    por cutucar a onça com vara curta.

    E por último, mas não por fim, quero salientar que ao receber do amigo
    o título de mestre, foi a maior comenda à mim tributada e para comemorar
    a minha nova indicação como Comendatore ” vou brindar com uma boa dose
    de Johnny Walker Red Label , sem esquecer de oferecer algumas gotas para
    o ‘ SANTO ” que eu não sou besta.

    Abraços e muito obrigado.

  5. As boa aventuranças do tabloide Sanchiano.

    Sempre recheado de mulheres, literatura, educação, politica, estimulo a leitura…e muito, muito humor..

    O legado da “pátria enganadora” deixaram marcas.. Vide a vexatória medição pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

    Imagino quando sua sogra ler o Romance da Besta Fubana? Ou ver aqui, no JBF “as vergonhas” dependuradas de Polodoro?

    Vai cair de quatro.

    Forte abraço

    • Marcão,

      Não chamaria de “vergonhas” as coisas penduradas do sempre pronto Polodoro. Diria que o mascote desta gazeta é um mosqueteiro bertiano sempre pronto e em condições de entrar em ação.

      Minha sogra não conhece a obra literária do gigantesco Berto, pois sempre diz que quem anda de amizade com este caminhoneiro é tão imprestável quanto Sancho, o que certamento coloca, além de Berto, meu amigo Marcão no rol dos imprestáveis, segundo o parecer da bruxa velha.

Deixe uma resposta