Nestes tempos de decepção e indignação dos brasileiros, em face da eleição comprovadamente fraudulenta, que deu a vitória ao “descondenado”, num arrumadinho que já antecipou a sua diplomação para o dia 12, restam ao povo descontente, apenas, os telões espalhados pela cidade, com a transmissão dos jogos da Copa do Mundo, que está sendo realizada no Qatar. Saudade do tempo em que a Seleção Brasileira vestia a sua camisa com o coração. Tempos idos e vividos.
Antes mesmo de ter tomado posse, o que ocorrerá no dia 1 de janeiro de 2023, o presidente eleito já está exercendo o governo provisório, com ânsia de cifrões exorbitantes, e querendo açambarcar o dinheiro público.
“CALE-SE, povo brasileiro!!!” – .”PERDEU, MANÉ!!!NÃO AMOLA!!!” – Dizem os supremos encapados. Enquanto isso, o legítimo presidente ainda é Jair Messias Bolsonaro, que está sendo ignorado pela corja vermelha do governo provisório, quase todos com passagem pela lava-jato.
Os leitores e torcedores, amantes do Futebol, nestes tempos intranquilos em que, no Brasil, se ergue uma “estátua à corrupção”, necessitam de razão para sorrir.
Até o próximo dia 18 de dezembro, quando acontecerá a partida final da Copa do Mundo, o brasileiro verde e amarelo tem Pão e Circo à vontade, para se divertir. Enquanto isso, o País caminha para mergulhar na mais terrível corrupção da História. A “moeda” padrão a ser adotada pelo novo governo já passou a ser “bilhão”.
Neste momento, o Futebol é o melhor remédio para afastar a tristeza do povo verde e amarelo, como pretende a ala do cordão encarnado, do País do carnaval.
O torcedor precisa ter razões para sorrir, nos dias de hoje, mesmo que o nosso País esteja prestes a ser abocanhado por um faminto monstro devorador do dinheiro público, que vimos “emergir da lagoa”, numa descondenação fantástica. Para o monstro devorador, o Céu é o limite da ladroagem.
O Futebol tem o condão da catarse circense, com que os velhos sábios de Roma lambuzavam o pão triste das massas. Não podendo xingar o patrão que o rouba, o operário xinga os juízes das partidas e procura insultá-los, como se fosse o bandeirinha mais próximo, o responsável procurador da prepotência, do arbítrio e dos outros sinais do mundo injusto que o oprime.”
Evocando Milton Pedrosa (1911 – 1996), em “O RISO – NÃO O PRANTO – É LIVRE
Futebol é guerra, é jogo, é arte, é uma graça, mora?
É uma e outra. É uma coisa de cada vez e tudo isso ao mesmo tempo. De onde o suor e o sangue, a alegria e as lágrimas. O choro e o riso.
O craque dribla? – ganha aplausos. O juiz claudica? – Recebe vaias. O dirigente impera indiferente? – Herda o desprezo…o esquecimento.
Mas o futebol é, sobretudo, vida. A emoção do momento inédito, sempre criado e recriado para as imensas plateias. Cada um deles, inesperado. Dramático, curioso, violento, umas vezes. Divertido, alegre, hilariante, muitas outras. Ontem, hoje, amanhã.
Todos os dias, em qualquer parte, a qualquer hora, Nos estádios-monumentos, nos campos de pelada. Onde quer que a bola role, e se desenrole uma partida. Aí estarão, de mãos dadas, lágrimas e risos.
O riso que vem de longe, Que corre através dos tempos, desde as primeiras experiências do homem ante a pelota. Desde que este descobriu o jogo, a guerra, a garra, a arte, a graça, mora. Desde que descobriu o jeito de atuar com a bola nos pés.
Desses momentos, nasceram histórias hilárias, episódios, casos. Nascidos da realidade, nos campos de jogo, na relação bola-homem- e homem-bola-homem.
Seus autores são os craques ou os pernas-de-pau que, de bola nos pés, dançam o mais fascinante balé que as multidões veem e reveem.
E procuram como a um novo pão-nosso de-cada dia.
O leitor – como o torcedor – merece ter do que rir nos dias de hoje.”
Atualmente, a corrupção é vista abraçada aos ministros togados e às velhas raposas socialistas. Para afastar a tristeza, Futebol é o melhor remédio.
O torcedor precisa de razões para sorrir nos dias de hoje, mesmo quando o nosso País esta prestes a ser abocanhado por um faminto monstro devorador do dinheiro público, onde o céu é o limite.
Pelé surgiu para os olhos do mundo na Copa de 1958, disputada na Suécia, quando o Brasil foi Campeão. O que pouca gente sabe é que aquele então adolescente de 17 anos, ficou de fora dos dois primeiros jogos (3X0 na Áustria e 0X0 na Inglaterra).
Na comemoração, surgiu a famosa marchinha “A taça do mundo é nossa, com o brasileiro, não há quem possa”.
Entretanto, das músicas comemorativas da Copa do Mundo, considero a mais bonita e significativa, até hoje, o “Frevo do Bi”. da Copa de 1962- autoria de Silvério Pessoa e gravada por Jackson do Pandeiro.
“Vocês vão ver como é,/ Didi, Garrincha e Pelé/ Dando seu baile de bola…,,,, “
É isso Violante. Na mosca.
Obrigada pelo comentário, prezado Assuero!
Bom final de semana!,
Bom dia, Shirley!
Obrigada pelo comentário!
Realmente, o Futebol arrebata corações!
Pra frente, Brasil!!!!
Beijão.
O leitor – como o torcedor – merece ter do que rir nos dias de hoje.”, escreve a Vivi. Mas que tá difícil, ah isso tá, minha cara…
“A taça do mundo é nossa, com o brasileiro, não há quem possa”, nos estimula a Violante. Quanto ao “com o brasileiro, não há quem possa”, não esqueceu ela de dizer que a musiquinha é bem antiga e não cabe nos dias de hoje.
Dizem por aí que “com o brasileiro ‘Chande Carecón’, não há quem possa”…
“Vocês vão ver como é,/ Didi, Garrincha e Pelé/ Dando seu baile de bola…,,,, “ Ops, sem Didi, Garrincha e Pelé torçamos para que Dani Batuque (13), Pombo (9) e Ney (10) consigam fazer os mais entusiastas cantarem que “a taça do mundo é nossa, com o brasileiro, não há quem possa”.
Talvez o treineiro do “scatch canarinho”, se o feito maior for alcançado, faça questão de levar a taça à casa do presidente dele, o “loola”…
Pra frente, Brasil!!!!
Um fraterno abraço em verde-amarelo para a magistral cronista.
DEUS, Pátria, Família e LIBERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
DICA paa quem, como eu, NÃO SUPORTA A GLOBO: CazéTV, canal de Casimiro Miguel, que exibe a Copa do Mundo de graça.
To indo ver na CASIMITO pelo Twitch, canal do streamer Casimiro Miguel, com opções no YouTube e na Twitch.
O Grupo Globo perdeu a exclusividade nos direitos de transmissão da Copa do Mundo, cedendo espaço para o influencer Casimiro fazer história com o YouTube. Este ano, no Catar a FIFA firmou um acordo junto a LiveMode, para a transmissão no canal do influenciador Casimiro Miguel, tirando a exclusividade dos direitos da Globo pela primeira vez na história.
Eleito em 2022 como o “Homem do ano na internet” pela GQ Brasil, Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira tem sido considerado uma verdadeira dor de cabeça para o Grupo Globo. Afinal, nos jogos da Copa do Catar, o influenciador anda batendo recordes brasileiro e mundial de views simultâneos no Youtube.
Obrigada pelo comentário, querido Sancho!
Dependendo da situação, “com brasileiro não há quem possa.”., continua valendo. Se for para fazer o mal, não tem quem segure…rsrs……
Realmente, a musiquinha é de 1958, quando o Brasil foi Campeão Mundial de Futebol.
Nessa época, a atual corja de vermelho não existia..
Aliás, Pelé e Mané Garrincha só entraram no time por imposição de vários jogadores, entre os quais, o capitão Bellini.
Bom final de semana!
Manoel Francisco dos Santos, ou Garrincha (1933-1983) marcou seu nome na história do Futebol Brasileiro, com suas pernas tortas, seus dribles rápidos e desconcertantes.
Foi bicampeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo na Suécia em 1958 e na Copa do Mundo no Chile em 1962.
Nasceu com a coluna vertebral deformada e a perna direita seis centímetros mais longa que a esquerda.. Isso não o impediu de ser um grande jogador de Futebol, ..
UM VIVA A TODOS OS “MANÉS” DO BRASIL, em memória do grande jogador MANÉ GARRINCHA, que merece todo o respeito do povo brasileiro!,
Violante,
Parabéns pela belíssima crônica em que o futebol vai dar uma alegria ao sofrido povo brasileiro. É muito triste viver em um país tão rico e ter uma péssima qualidade de vida. O Brasil é um país emergente desde que que nasci e continua emergente até hoje, ou seja, o nosso país não se desenvolve com o tempo e continua com graves problemas sociais.
Resta ao brasileiro ter uma alegria com o sucesso da seleção brasileira na Copa do Mundo, entretanto o importante não é o circo; o importante é a saúde, a educação, a moradia, entre outros assuntos de importância para todos brasileiros.
Compartilho o soneto de Vinicius de Moraes “O Anjo das Pernas Tortas”, sobre Manuel Garrincha, lendário jogador brasileiro, apesar de sofrer de distrofia das pernas, se tornou num dos mais célebres extremos-direitos da história do futebol. Tenho certeza que iremos ter a alegria saudável dos talentosos jogadores brasileiros e espero que você goste dos versos do inesquecível poetinha, aliás grande poeta, Vinícius de Moraes:
O anjo das pernas tortas
(Vinícius de Moraes)
A um passe de Didi, Garrincha avança
Colado o couro aos pés, o olhar atento
Dribla um, dribla dois, depois descansa
Como a medir o lance do momento.
Vem-lhe o pressentimento; ele se lança
Mais rápido que o próprio pensamento
Dribla mais um, mais dois; a bola trança
Feliz, entre seus pés – um pé-de-vento!
Num só transporte a multidão contrita
Em ato de morte se levanta e grita
Seu uníssono canto de esperança.
Garrincha, o anjo, escuta e atende: – Goooool!
É pura imagem: um G que chuta um O
Dentro da meta, um L. É pura dança!
Desejo um final de semana pleno de paz, saúde e harmonia
Aristeu
Obrigada, prezado Aristeu, pelo comentário gentil e por compartilhar comigo este lindo e emocionante poema, do poeta Vinícius de Moraes, em homenagem ao grande jogador de Futebol, Garrincha, (Manoel Francisco dos Santos, (1933-1983),, “O anjo das pernas tortas”.
Adorei!!!
Uma ótima semana, com muita saúde e Paz!
Deusa querida Violante,
Como diz meu filho Luis Antonio Tavares Portella, a Croácia não jogou um futebol arte; jogou um futebol xadrez, onde o técnico desenvolveu uma técnica para levar a seleção até aos pênaltis, que, para a seleção croata, até agora, está dando certo.
Até quando essa estratégia vai funcionar? Até quando não aparecer um técnico inteligente que confronte o antagonismo.
A Croácia pode ser campeã? Pode! Utilizou-se de uma estratégia inteligente e tão tem 11 urubus togados para coibi-la.
Para Afastar a Tristeza me consola pelo belíssimo texto, mas por dentro estou me corroendo com a tristeza de que os Nove Dedos vai reinar até quando? Não sei!
Aos poucos a previsão de ZÉ DIRCEU está se confirmando!!! Infelizmente!!
Obrigada pelo comentário gentil, querido cronista Cícero Tavares!
A derrota da nossa Seleção para a Croácia foi uma grande decepção. Mais uma desilusão para os brasileiros, como se não bastasse a derrota fraudulenta ´das urnas, com o apoio dos encapados de preto..
O raciocínio do seu filho está certíssimo, quando diz: “a Croácia não jogou um futebol arte; jogou um futebol xadrez, onde o técnico desenvolveu uma técnica para levar a seleção até aos pênaltis, que, para a seleção croata, até agora, está dando certo. ”
A Croácia teve sorte. da Seleção brasileira não estar nos melhores dias, como esteve no jogo contra a Coreia do Sul., com a goleada de 4X1..
Infelizmente, as “Zebras” sempre existiram.
Quanto ao mar de lama que se alastra pelo Brasil, ainda espero um milagre. Pra tudo há jeito, menos pra morte.. ,
Grande abraço.
.