SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Estamos a confundir a obra-prima de mestre com a prima do mestre-de-obras? Um recado para Adônis: ando um tanto quanto a deixar de lado “meu” Ludwig e o “seu” Wolfgang para ouvir Georg Friedrich Händel. Indico ao amigo “A chegada da rainha de Sheba”.

A vida continua, sempre. Celebremo-la, com todo o seu mistério e toda a sua beleza. Fará amanhã 100 anos. Chama-se Luiz Berto Filho e não precisa de apresentações (O ômi é coisa muntcha!!!). Estamos no ano de 2046. Tem-nos dado, ao longo de quase toda a sua vida, muitos e inestimáveis presentes: seus livros, seus “causos, seu JBF, sua Palmares e a oportunidade única de ser apresentado a pessoas maravilhosas como Rômulo Simões Angélica, um cabra pra lá de ótimo, nascido em Nossa Senhora de Belém do Grão Pará e que estudou na Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, tendo saído da Alemanha apenas e tão somente porque queriam que ele fosse chanceler, mas, cavaleiro como nenhum outro, deixou o comando com Angela Dorothea Merkel, a Doró Teteia.

Bom, deixemos o “alemão” para outra hora e mergulhemos em Palmares, a “Atenas Pernambucana”, “Capital da Mata Sul” e “Terra dos Poetas”, por ser o berço de ilustres e renomados poetas, romancistas, teatrólogos e um largo etcétera…

(…) Nós os meninos dos Palmares.

Corro até minha desbotada, amassada, ressecada, rasgada certidão de nascimento na esperança de ter nascido em Palmares. Leio o nome: Luiz Carlos de Sancho Panza. Sim, sou eu. Leio o local de nascimento naquele alvissareiro dia 11 de novembro de mil novecentos e antigamente. Não, não nasci em Palmares. Não, eu não sou guardião do vento, vigia do barulho das águas, apontador de estrelas. Eles sim, eles, os donos da felicidade, eles, os meninos que nasceram em Palmares.

Onde encontro uma máquina do tempo onde eu possa entrar e, retornando ao passado, conduzir minha prenha mãe a uma estalagem, com uma simples manjedoura em Palmares? Quem falou em três reis magos? Nada disso! Quero apenas pertencer ao seleto grupo dos guardiães do vento, vigias do barulho das águas, apontadores de estrelas.

Hi ha poques vegades que un gran escriptor i un gran cor coincideixen en una sola persona. Não, esse não é Sancho, é Berto… Hablemos de Luiz Berto Filho, filho de Luiz Berto e da bela Quiterinha.

Falemos deste varão nascido palmarense, em um matinho qualquer, pois não havia manjedoura disponível, na região sul do Estado de Pernambuco, no ano da graça de 1946, mais precisamente às vinte e três horas, vinte e três minutos e vinte e três segundos (23:23:23) de um dia como amanhã, um 7 de agosto, em Palmares (lembram-se da rebelião dos escravos africanos em terras brasileiras?).

Berto, como a maioria dos fubânicos, é de “aquellos tiempos en los que las cartas eran el principal medio de comunicación entre las personas”.

¿Qué ha hecho Berto para que le hagan entrevistas y hasta le pidan autógrafos? Escritor, romancista, autor do premiado livro O Romance da Besta Fubana (traduzido para vários idiomas, inclusive o javanês). Principais Obras do autor: A prisão de São Benedito, O Romance da Besta Fubana, A Serenata, Nunca houve guerrilha em Palmares, Memorial do Mundo Novo.

El ombligo del Berto, um cara (gente como a gente) que percorreu Brasília de cabo a rabo, onde tornou-se íntimo das milhares de esquinas, bodegas, botecos, restaurantes, muvucas, recantos e escondidinhos de todos os tipos e em todos os cantos da capital Federal e das chamadas cidades satélites, como Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Gama, Planaltina, entre outras.

Sem falar dos puteiros, cabarés e quartinhos de hospedarias, lugares muito aprazíveis para um tal Sancho Pança, cujo Quixote Véi di Guerra papou muita terra vermelha, muita poeira e lama por aquelas bandas…“(…) uma das maiores obras não só do século 20, senão de todos os tempos”, escreveu sobre Brasília, o diário argentino La Nación.

A lo largo de la vida atesorando recuerdos… Berto já encheu muito a cara no Bar do Chico, na Taba Lascada, no Bar do Quinca, no Feitiço Mineiro (onde confraternizava, acreditem, com Lula. Sim, esse mesmo que vocês estão pensando).

A comida nordestina do Mercado do Núcleo Bandeirante, era seu manjar do almoço todas as sextas-feiras, com muito sarapatel, buchada, cabidela e tripa de galinha. Tudo ao gosto da gente do Nordeste e ao som de um forró bem gostoso, cachaça de cabeça (que porra será isso!?) e cerveja gelada. No Gama, no Bar Itapoã, enchia o rabo com um grande poeta e cantador, seu saudoso amigo Lourival Bandeira Lima, um ícone da cultura da Nação Artística Nordestina.

Seu compadre Aurino Sant’anna (com apóstrofo e com dois “n” como fazia questão de ressaltar) das Neves, o fantástico, o genial embolador e improvisador alagoano Tira-Teima, era parceiro de farra no Bar de Dona Maria, localizado na inigualável feira da Ceilândia.

Tira-Teima é o autor da fala do camelô que vende o remédio Salsa, Caroba e Cabacinha, que está transcrito na íntegra em seu “best seller” O Romance da Besta Fubana, na boca de um dos personagens. O crédito de Tira-Teima está dado na abertura do volume, que Berto é cabra honesto, à prova de toda teima, que fique registrado.

Chegou o jovem e belíssimo (segundo a opinião da dona Quiterinha) Berto naquele recanto de mundo (um fim de mundo onde Judas perderia as botas, se botas calçasse – na época de Jesus usavam sandálias, não botas) lá no Centro Oeste aos 19 anos de idade e lá fez quase toda a sua história e onde viveu a maior parte de sua vida adulta.

A paisagem da noite anterior não era a mesma do dia seguinte. O caminho de volta para casa podia não ser o mesmo da ida, tal a rapidez com que sofria alterações a terra vermelha e poeirenta. Chegou num tempo em que, nem de longe, se compara à metrópole que é hoje. E Berto um dos pioneiros, criou amor por aquela “terra brasílica”.

Lá serviu ao Exército, fez concurso, passou no vestibular, beijou muita boca, colecionou muita calcinha (nenhuma moçoila ficava muito tempo com uma quando estava por perto nosso amigo) e estudou na UnB, onde beijou mais bocas e aumentou sua coleção de você sabe o quê… Estudar não era necessário, pois seu cérebro privilegiado e sua memória fotográfica davam conta do recado.

Lá na imensidão do cerrado, no Planalto Central, nasceram dois filhos, quatro netos e três bisnetos, todos apaixonados pelo seu chão de nascença.

Foi em Brasília, longe e saudoso do torrão nordestino, que escreveu Berto todos os seus livros, sendo que O Romance da Besta Fubana (trecho da página 233: recém-acordada do sono secular, a Besta Fubana revirou os olhos numa preguiça de mulher acabada de ser comida. E, nesse revirar de olhos, perscrutou o escuro recanto do universo que tinha escolhido para dormir) foi escrito inteiramente à mão, numa mesa do Bar do Seu Manuel, um português prestativo e brabo com os cachaceiros putanheiros sanchianos impertinentes (tal bar era localizado no Cruzeiro, um bairro eminentemente carioca (olha o Sancho aí, gente… Sancho é aquele ali no canto, com duas vagabas no colo, bêbado como uma porca – vivia bêbado porque “o grande escritor” nunca o convidara sequer para uma pinga, pois não se enturmava com os caminhoneiros, preferindo os intelectuais e os com vocação política), repleto com os pioneiros que vieram do Rio de Janeiro por ocasião da mudança da capital, há 60 anos. E lá fincaram suas raízes.

Os nordestinos, somados, eram a maior colônia de Brasília, superando os mineiros, a maior de todas. E lá mantinham firmes as tradições, embalados pelos acordes do Trio Siridó, comandado pelo amigo Torres do Rojão em convivência harmoniosa e rica com os sulistas, sobretudo os gaúchos, amáveis, simpáticos e bonachões (forte abraço, Adail Agostini e Mercedita).

Frequentemente chamado de Berto, o Incansável, ou “Cara Respeitado” pela mídia internacional. Mas, (benedicto mas) é povão: já foi vendedor de fósforos, sargento do Exército (saiu porque sabia mais do que o general), professor de matemática (parou quando Einstein confiou a ele uma equação) , funcionário público e ainda, segundo o próprio, fotógrafo, gigolô e mágico. Mas (criativo mas), a essas múltiplas referências a gente acrescenta a atividade de editor-chefe do maior jornal em circulação no Universo.

Esse é Berto, detentor, ainda, dos títulos de Presidente do Partido Fubânico (como Primeiro Secretário), presidente da Comissão de Palpiteiros, Presidente da Comissão de Colunistas Fubânicos, Comandante Supremo do Coração de Dona Aline, diretor do Hospicium JBF, Heptacampeão Palmarense na modalidade Roleta do Cu-Trancado, além de comandante supremo da Gazeta Escrota e, surpreendam-se os menos antenados, Papa (Habemus Papam), mas paro por aqui, pois tal papado é encargo dos confrades do alto clero e conclave da Igreja Católica Apostólica Sertaneja, onde tomo assento apenas como aspirante a sacristão, não possuindo Sancho bagagem e/ou autorização para opinar sobre as coisas da fé (não coloque limites em seus sonhos; coloque fé).

PS000: Sancho, The Man Who Was Friday… “¿Y ahora qué?” Frase reproduzida entre os cubanos que corajosamente saem às ruas para protestar por liberdade, contra a ditadura, pedindo vacina e comida: “Estávamos com tanta fome que comemos o medo”. Há, apropriadamente, dois significados para a palavra «beleza»: um antes e outro depois de se conhecer a nicaragüense Berenice Xuyami Quezada Herrera.

PS0,07: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: Vem coisa boa por aí… Ainda no papel… Taika Waititi y John Davis harán una nueva película de Flash Gordon. Falando em coisa boa…Pretty Little Liars: Original Sin (desenvolvido pelo HBO Max e deve ter sua estreia no segundo semestre de 2022) ¡Grandes noticias! Netflix renova ‘Sweet Tooth’ para 2ª temporada (‘Sweet Tooth’ é baseada na série em quadrinhos da Vertigo, de Jeff Lemire, publicada de 2009 a 2013). Séries Disney Plus – Ojo de Halcón (Hawkeye)- se ha confirmado que se estrenará el miércoles 24 de noviembre de 2021 en Disney Plus.
Clint Barton de Jeremy Renner y la Kate Bishop de Hailee Stenfield… En estas aventuras Jeremy Renner y Hailee Stenfield estarán acompañados de nombres como Vera Farmiga, Florence Pugh, Tony Dalton, Fra Fee, Alaqua Cox y Zahn McClarnon. De todos ellos seguro que te suena la hermosa Florence Pugh(Yelena Belova, hermana de Natasha, laViuda Negra)… Falando em Marvel e Disney…Rumores indicam que a Marvel Studios tem nada menos do que 9 séries de TV em desenvolvimento na Disney+, que seriam… Echo? Demolidor? Motoqueiro Fantasma? Nova? Quarteto Fantástico? Surfista Prateado? Guerreiros Secretos? Thunderbolts? Jovens Vingadores? Doutor Destino? Inumanos (spin-off de Ms.Marvel)? Sentinela?

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): Feliz Cumpleaños, Parker – Agosto de 2021 – 59º aniversario de la aparición de Spider-Man en el Amazing Fantasy #15 de 1962. Creado por Stan Lee y Steve Ditko, el personaje de Peter Parker apareció por primera vez en Amazing Fantasy #15, de agosto de 1962.«Leitores! Eis o trecho que eu tenho a honra de oferecer às vossas horas de desenfado.» «Vendo-se miserável, vaiado, escarnecido, desatou a perseguir na rua os bandos de garotos que o não reconheciam como “fidalgo daquém e dalém mar, senhor da tropa e das arábias”; e nenhum Sancho amigo se amerceou dele, nem ninguém, salvo a própria vida, que, depois de castigá-lo tão impiedosamente como merecia, o abandonou ao descanso da sepultura comum.» José Marmelo e Silva, Sedução (1937).

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi…Sport – Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football: ¿¿¿¿¿¿Fenomenal?????? «En el fútbol todo se complica por la presencia del otro equipo» – Jean Paul Sartre. CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO
– Resenha? Sancho desenha:
Jogos adiados até aqui:
2ª rodada: Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Flamengo
4ª rodada: Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x Flamengo
5ª rodada: Presidente Dutra (Cuiabá) – Cuiabá x Grêmio
14ª rodada: Maracanã (Rio de Janeiro) – Fluminense x Juventude
SÉRIE A – DÉCIMA-QUINTA GIORNATA
06/08/2021
– Ilha do Retiro (Recife) – Sport x RB Bragantino
07/08/2021
– Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x São Paulo
– Allianz Parque (São Paulo) – Palmeiras x Fortaleza
– Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá x Bahia
08/08/2021
– Vila Belmiro (Santos) – Santos x Corinthians
– Independência (Belo Horizonte) – América x Fluminense
– Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Juventude x Atlético-MG
– Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo x Internacional
– Castelão (Fortaleza) – Ceará x Atlético-GO
09/08/2021
– Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Chapecoense
SÉRIE A – DÉCIMA-QUARTA GIORNATA
31/07/2021
– Morumbi (São Paulo) – São Paulo 0-0 Palmeiras e Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional 0-0 Cuiabá
Zero para os quatro, que comentários não merecem. Dever de casa para os 4: ver os cinco último jogos do Fla (5 goleadas) para aprenderem como se faz gol.
– Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista) – RB Bragantino 1-0 Grêmio
01/08/2021
– Itaquerão (São Paulo) – Corinthians 1-3 Flamengo
Foram 3 e poderiam ter sido 10. Didadó o time alvi-negro. De encher os olhos o ataque rubro-negro.
– Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético 2-0 Athletico
Há um Galo com um ponto a menos que o líder Verde. Grande vitória e sem o Hulk. Não ventou forte nas Gerais.
– Pituaçu (Salvador) – Bahia 0-1 Sport
Zebra rubro-negra.
– Arena Condá (Chapecó) – Chapecoense 0-1 Santos
Lanterna e rebaixado Chapecoense, que amarga zero vitória.
– Antonio Accioly (Goiânia) – Atlético-GO 1-1 América
Engasgado ficou o Dragão com Coelho indigesto.
– Castelão (Fortaleza) – Ceará 3-1 Fortaleza
E o Vozão, hein? Quem diria…
Classificação:
– Sonham com a taça e/ou a Libertadores 2022: Palmeiras, Atlético-MG, Fortaleza, Bragantino, Flamengo, Athletico e Ceará;
– Desesperam-se à beira do abismo: Internacional, Sport, Cuiabá, São Paulo, América, Grêmio e o lanterna Chapecoense, que amarga zero vitória em 14 jornadas.

PS10.1: Série B-2021 – El periplo ‘por el infierno’ (Avaí, Botafogo, Brasil, Brusque, Confiança, Coritiba, CRB, Cruzeiro, CSA, Goiás, Guarani, Londrina, Náutico, Operário-PR, Ponte Preta, Remo, Sampaio Corrêa, Vasco, Vila Nova, Vitória).
Cai o invicto… Timbu, O LÍDER, ficou 14 jogos sem perder na Série B. É a maior sequência invicta nas primeiras rodadas da história da competição na era dos pontos corridos. O antigo dono da marca era o Todo Poderoso Timão de 2008, que passou 11 partidas sem derrota.
Um dia teria que acabar… Chegou ao fim a invencibilidade do Timbu (14 jogos sem saber o que é derrota). Aí veio o 15º desafio, desta feita no Couto Pereira (Coritiba 3-1 Náutico – gols de Igor Paixão, Léo Gamalho e Waguininho para o Coxa e Matheus Carvalho para o Timbu).
Classificação depois de 15 jornadas disputadas:
– Sonham com a elite: Náutico, Coritiba, Goiás, Avaí e CRB;
– Equilibram-se à beira do precipício: Vitória, Ponte Preta, Londrina, Cruzeiro, Brasil e Confiança.

PS13: Supercopas Europeias
17/8/2021 – DFL-Supercup – 17 August 2021 – Borussia Dortmund v Bayern Munich – Signal Iduna Park, Dortmund;
11/8/2021 – UEFA Super Cup (46th edition of the UEFA Super Cup) – Chelsea, the winners of the 2020–21 UEFA Champions League, and Spanish club Villarreal, the winners of the 2020–21 UEFA Europa League. – Windsor Park, Belfast, on 11 August 2021 – Chelsea Football Club vs Villarreal Club de Fútbol;
Supercoppa Italiana – Football Club Internazionale Milano vs Juventus Football Club;
7/8/2021 – Johan Cruijff Schaal – Amsterdamsche Football Club Ajax vs Philips Sport Vereniging;
7/8/2021 – Charity Shield – Leicester City Football Club vs Manchester City Football Club;
1/8/2021 – Trophée des Champions (Supercopa de Francia) – Paris Saint-Germain Football Club 0-1 Lille Olympique Sporting Club;
31/7/2021 – Supertaça de Portugal – Sporting Clube de Portugal 2-1 Sporting Clube de Braga;
17/7/2021 – Belgian Super Cup: Club Brugge Koninklijke Voetbalvereniging 3-2 Koninklijke Racing Club Genk.

PS24: Copa do Brasil
Fase de Quartas de final – classificados: Flamengo, Santos, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, São Paulo, Athletico e Galo. Confrontos serão decididos por sorteio, na sede da CFB, no Rio de Janeiro, no dia 6 de agosto, às 15h (horário de Brasília.
Fase de Oitavas de final:
Criciúma 2-1 Fluminense – Fluminense 3-0 Criciúma
Para o Tigre e seus adeptos, a Copa do Brasil seguirá apenas pela TV ou pesadelos, pois o placar agregado (Criciúma 2-4 Fluminense) encerra aqui a fase de sonhos.
Vitória 0-3 Grêmio – Grêmio 1-0 Vitória
O primeiro jogo já havia carimbado o passaporte tricolor à próxima fase.
Fortaleza 2-1 CRB – CRB 0-1 Fortaleza
Que ruja o Leão do Pici… o resto é sopa de letrinhas.
São Paulo 2-0 Vasco – Vasco 1-2 São Paulo
Série A vs B; não pod3ria ser diferente
Athletico 2-1 Atlético-GO – Atlético-GO 2-2 Athletico
Dois grandes atléticos; deu Furacão.
Atlético-MG 2-0 Bahia – Bahia 2-1 Atlético-MG
O BBMP das cinco derrotas seguidas e sem marcar um gol sequer ficou para trás? Tomara…
Santos 4-0 Juazeirense – Juazeirense -Santos
Flamengo 6-0 ABC – ABC vs Flamengo

PS51: Grandes goleadas: Jogos Olímpicos – (31/7/2021) Espanha 5-2 Costa do Marfim; Jogos Olímpicos – (31/7/2021) Coreia do Sul 3-6 México; Copa do Brasil (29/7/2021) – Flamengo 6-0 ABC; Campeonato Brasileiro Série A (25/7/2021) – Flamengo 5-1 São Paulo; Campeonato Brasileiro Série A (18/7/2021) – Bahia 0-5 Flamengo; Campeonato Brasileiro Série B (3/7/2021) – Nautico 5-0 Operário; Campeonato Brasileiro (30/6/2021) – Fluminense 1-4 Athletico; Eurocopa (28/6/2021) – España 5-3 Croacia; Eurocopa (23/6/2021) – España 5-0 Eslováquia; Copa do Brasil (8/6/2021) – São Paulo (9-1) 4 de Julho-PI.

PS69: Juegos Olímpicos de Tokyo 2021 – Soccer, Fútbol, Football – Brasil nos Jogos Olimpicos do Japão: Santos (Athletico-PR), Brenno (Grêmio), Lucão (Vasco), Daniel Alves (São Paulo), Gabriel Menino (Palmeiras), Guilherme Arana (Atlético-MG), Abner (Athletico-PR), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Diego Carlos (Sevilla), Bruno Fuchs (CSKA), Douglas Luiz (Aston Villa), Bruno Guimarães (Lyon), Douglas Augusto (PAOK), Claudinho (Red Bull Bragantino), Matheus Henrique (Grêmio), Reinier (Borussia Dortmund), Matheus Cunha (Hertha Berlim), Martinelli (Arsenal), Antony (Ajax), Paulinho (Bayer Leverkusen) e Richarlison (Everton).
Decisão da medalha de ouro e prata: España vs Brasil – La final del torneo masculino de fútbol de los Juegos Olímpicos de Tokio 2020, entre España y Brasil, se jugará el sábado 7 de agosto. Quinta final olímpica para los brasileños, tercera para España.
Decisão da medalha de bronze: Japão vs México
Fase Semifinal: O futebol brasileiro chega à semifinal do torneio masculino pela oitava vez, sendo a quarta seguida. Em 2012 (prata) e 2016 (ouro olímpico), a Seleção conseguiu avançar à decisão e em 2008 ficou com a medalha de bronze.
México 0-0(1-4) Brasil (um goleiraço – presente nas últimas quatro Copas do Mundo, o mexicano Ochoa cumpriu neste 2021, no Japão, sua segunda Olimpíada.) e Japão 0-1 Espanha.
Fase de Cuartos: Espanha 5-2 Costa do Marfim; Japão 0-0(4-2) Nova Zelândia; Brasil 1-0 Egito; e Coreia do Sul 3-6 México!!!!.

PS171: Copa Libertadores 2021
GRENAL SEMPRE UNIDOS – Inter eliminado da Libertadores e Grêmio eliminado da Sudamericana. Tá murcha a bola pelas bandas do Sul?
Quartas de final:
Olimpia vs Flamengo
Fluminense x Barcelona
River Plate x Atlético
São Paulo x Palmeiras
Ida: 10, 11 e 12 de agosto
Volta: 16, 17 e 19 de agosto
Semifinal
Ida: 21, 22 e 23 de setembro
Volta: 28, 29 e 30 de setembro
Final: 20 de novembro, no estádio Centenario, em Montevidéu (Uruguai).

PS666: Copa Sudamericana 2021 – Quartas de final:
10/08/2021 GIGANTE ARROYITO – Rosario Central vs Bragantino
17/08/2021 NABI ABI CHEDID – Bragantino vs Rosario Central
11/08/2021 NACIONAL DE LIMA – Sporting Cristal vs Peñarol
18/08/2021 CAMPEÓN DEL SIGLO – Peñarol vs Sporting Cristal
12/08/2021 CASA BLANCA – LDU vs Athletico
19/08/2021 ARENA DA BAIXADA – Athletico vs LDU
12/08/2021 VILA BELMIRO – Santos vs Libertad
19/08/2021 DEFENSORES DEL CHACO – Libertad vs Santos

14 pensou em “OS IMENSOS DA LITERATURA

  1. Privatiza saporra toda, Bolsonaro!!!!! É a iniciativa privada que possui competência para administrar empresas…A Câmara dos Deputados aprovou ONTEM o projeto de lei que autoriza a privatização dos Correios. Durante a votação, foram 286 votos favoráveis e 173 contrários.

    Para quem gosta de boa notícia: Pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria confirma:) utilização da capacidade instalada da indústria brasileira aumentou em junho e atingiu o maior nível desde 2013: 82,9%.

    Para atacar o fígado dos que detestam o governo Bolsonaro: O Brasil provavelmente terá um superávit histórico na balança comercial ao fim do ano. Calculo um superávit de US$ 100 bilhões. O primeiro semestre fechou com mais de US$ 44 bilhões. Só no mês de junho, o superávit foi de quase US$ 7,5 bilhões.

    O Indicador Antecedente de Emprego calculado pela Fundação Getulio Vargas subiu 1,6 ponto de junho para julho e atingiu 89,2 pontos. Esse é o maior nível desde fevereiro de 2020 (92 pontos), período anterior às medidas de isolamento adotadas para lidar com a pandemia de covid-19 no país.

    O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a distribuição de R$ 31,6 bilhões em dividendos a seus acionistas. O pagamento é referente ao exercício de 2021. Do total, R$ 11,6 bilhões ficarão para a União — detentora do controle da empresa.

  2. Esse cara é fogo – CONVITE – 7 de agosto – Alô Floripa!!!!! Motociata de Bolsonaro em Floripa – Jair Bolsonaro vai participar de um evento nesta sexta-feira (06) em Joinville e amanhã teremos a motociata em Florianópolis.

    • Amanhã o simpático carequinha da HAVAN, Luciano Hang, fará as honras da casa ao amigo Bolsonaro.

      Torce Sancho para que a jornada seja SUCESSO.

  3. Un llamado por la libertad: “¡Todos unidos por Cuba, Venezuela y Nicaragua en una sola voz: Fuera dictadores!”
    Money money money money mooooooooooooooooooooney…El régimen de Nicolás Maduro anunció otra reconversión monetaria: el chavismo ya eliminó 14 ceros de la moneda…

  4. Oficial: Lionel Fuera!!!!!Messi no seguirá en el Fútbol Club Barcelona (a pesar de todos los esfuerzos hechos por parte del club, no se ha podido alcanzar un acuerdo para hacer viable la continuidad del argentino en la entidad catalana). Se va el máximo goleador y asistente histórico de La Liga. Se va un pedazo muy grande de la historia del Fútbol Club Barcelona. Algún día los hijos de tus hijos te preguntarán por él. ¿¿¿¿ Muchísimas gracias Messi de verdad nos has hecho disfrutar del mejor football, Suerte ¿¿ Campeón ¿¿

    • Juan,
      De Guatemala a Guatepeor – Leo Messi continuará su carrera en el PSG. Se trata de una obra de ingeniería financiera. Messi jugará en el Paris porque le atrae el proyecto, porque le motiva dar al equipo francés su primera Champions, porque está Neymar… y porque es el único equipo potente ($$$$$$) que puede ficharle

  5. Leite de cobra… Deixemos minha sogra quieta e falemos de coisa séria: A Sociedade Brasileira de Pediatria celebra neste mês o Agosto Dourado, dedicado ao aleitamento materno. Com o slogan “Aleitamento materno: pediatra, faça a diferença”.

    • O bertiano JBF sempre escancara portas para divulgação de tais iniciativas.

      No Brasil tem uns cabras que cresceram e envelheceram sem tirar a boca das tetas governamentais…

  6. Querido amigo Sancho,
    Que eu espero, sinceramente, um dia conhecer, encontrar, pessoalmente, e dar um grande abraço…
    Um ser humano que, sem maiores motivos, adquiriu tamanho carinho por mim, e que mesmo andando sumido, continua a lembrar em seus escritos.
    Não podia deixar de colocar algumas palavras aqui para você, meu caro.
    E como você fez a menção a minha passagem – de tão boas lembranças por Erlangen, na Alemanha, vou deixar apenas alguns adicionais a este país que tanto me afeiçoei.
    Logo no início do seu texto você menciona Händel, que nasceu em Halle, próximo de Lepzig, que era a cidade de Bach.
    Halle an der Saale, na Alta Saxônia (Sachsen Anhalt) hoje é a minha segunda cidade, na Alemanha, pois meu ex-orientador se mudou para lá, quando ainda estava no final da minha estada em Erlangen. No divisão das Alemanhas, no pós guerra, acabou ficando no antigo lado oriental (DDR) e eu pude conhecer ainda os resquícios do regime falido, e que até hoje ainda encanta a maldita canalha esquerdopata, e acompanhar a sua vertiginosa transformação, nas viagens seguintes, após o meu retorno ao Brasil.
    Assim como a universidade de Erlangen-Nürnberg é o nome relativos as duas cidades, em Halle, a Universidade se chama Martin Luther Halle-Wittenberg Universität, também designando as duas cidades, Halle e Wittenberg, distantes cerca de 50 km.
    São muitas estórias para contar sobre essa região maravilhosa, mas deixo apenas duas: Wittenberg é a cidade de Martin Luther (Martinho Lutero), patrono da mesma, que em 1517 pregou as 95 teses na porta da catedral da cidade, dando início a reforma protestante. E Lutero fez doutorado na própria universidade de Halle, que havia sido fundada em 1502.
    Só isso, meu grande amigo. A idade desse pobre e malsinado país…
    As outras estórias da DDR podem ficar para depois. Tenho muitas, viu Assuero, pode ser mais uma palestra para o Cabaré do Berto.
    Muito obrigado, amigo, por tanto carinho

    • Ah, esse JBF e seus mestres maravilhosos…

      A gente “cutuca” e lá vem HISTÓRIA de primeira, contada por gente que atravessou o Atlântico e fez ACONTECER mundão afora.

      Confesso que de EUROPA, minha vivência mais duradoura resume-se à Pensinsula Ibérica, por possuir parentes em Portugal, por parte de pai e parentes na Espanã, por parte de mãe catalã, que me obrigam a juntar os caraminguás para os visitar de cinco em cinco anos. Alguns outros países da Europa percorri de trem no sistema bate e volta em finais de semana quando na EUROPA me encontrava, como o fazem turistas pouco abonados como Sancho.

      Quanto às MUITAS que possuis, creio que seria maravilhoso se TAMBÉM virassem textos aqui mesmo no bertiano JBF.

      Um abraço (por enquanto virtual) ao amigo e um ótimo final de semana para todos que compartilham afeto e sua presença na belíssima Nossa Senhora de Belém do Grão Pará.

  7. Sigo o relator.

    No entanto, gostaria que acrescentasse no seu relatório que, em homenagem a Berto, funciona um movimentadíssimo cabaré com o nome dele.

    As más línguas até que insinuam ser ele o verdadeiro dono e que o mestre Assuero é um mero “gerente” laranja da dita casa de diversão.

    O nosso editor é tudo isso e muito mais. E para tristeza do clero que ele comanda, tocado que foi pelo anjo, Baco, “humildemente” alterou seu prontuário, colocando que é EX-cachacista.

    Rendo homenagens ao nosso querido “côco man”

    Excelente fim de semana!

    • Atentíssimo Marcão,

      (…)o mestre Assuero é um mero “gerente” laranja da dita casa de diversão.

      Digo, sem medo de errar, segundo apurei junto ao Maurino, competentíssimo gerente do afamado cabaré, que ali rola é uma sociedade (fifty-fifty) entre os senhores Luiz e Maurício.

      Excelente fim de semana, Marcão!

Deixe uma resposta