SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Estamos em Desengano, com o jovem Sancho a catar, a soldo, agulhas e alfinetes para a simpática velhinha, a especialíssima Dona Milady, uma Armênia que costurava verdadeiras obras de arte em forma de vestidos femininos (por aquela época só as mulheres usavam vestidos, calcinha, anágua, cinta, sutiã, baby doll, corselet, camisola. Sim, eram outros tempos). Possuía dois filhos, mas (matemático mas), Sancho só conhecia um.

O mais velho, Yervant, estava a muitos anos vivendo em Porto Alegre, pois deixara Desengano para entrar no Exército, tendo seguido carreira e era Major de Cavalaria.

Naquele inverno retornou para passar férias com a mãe, trazendo consigo mulher e filha, ambas belíssimas. Veio fardado para dar orgulho à anciã. Desengano parecia engalanada para ver as brilhantes botas de cavalaria e a beleza dos trajes e dos corpos que os preenchiam.

O militar, que na boca do povo já havia sido promovido a general, sem que qualquer pessoa conseguisse convencer a alguém ser alguns postos a menos, esbanjava jovialidade, dirigindo-se a todos com palavras que soavam bem aos ouvidos da plebe.

As amigas de Dona Milady estavam encantadas diante do bonitão. Quando as mais assanhadas conseguiram tirar gulosos olhos do macho alfa, viram a seu lado a sósia de Sophia Loren, alta, morena, altiva, simpática e apenas um milionésio de polegada menos bela do que sua filha, a Cyntia. Ah, a inveja é uma zherda. Imediatamente a mulherada detestou a esposa Sophia, dizendo que a filha sim, era encantadora.

Sim, a mãe era belíssima, a filha era um espetáculo (por minha métrica ambas levavam 10 em beleza e “gostosura” com louvor) e Sancho se abstém de continuar a elogiar o filho de sua patroa (algum leitor mais sacana poderá fazer mal juízo de meus elogios ao sujeito, nestes tempos onde ser hétero é quase xingamento).

Blancanieves, Cenicienta, Pocahontas, Sirenita y la gaúcha Cynthia. Hablemos de Cynthia… Quinze anos, um a mais que Sancho. O cabelo castanho e longo caindo sobre os ombros. Os olhos eram cor de violeta, como os de Elizabeth Rosemond Taylor.

Para mim, à parte aqueles olhos, me encantavam os lábios da bela. Nenhuma das desenganenses que começavam a me encantar (Sônia Maria, Cláudia e Sandra) tinham aqueles lábios onde bailava sempre um tentador sorriso, quase um convite explícito a beijar até inchar.

Pularei minhas impressões sobre os seios, as pernas e as ancas da belezura para não afrontar e encher de ciúmes Afrodite e outras deusas de igual beleza.

Desde que a bela chegou, minha vida virou ao avesso, pois as idas ao relvado para correr atrás de bolas ou a rotina de brincar com pipas, pião e bola de gude ficaram no passado, pois tudo se resumia ao verbo cynthiar, que eu conjugava no imperativo apaixonildo entre uma punheta e outra (testesterona em constante estado de ebulição e excitação), dedicada às belas parentes da simpáticíssima Dona Milady (que cruzadas de pernas e que decotes ostentavam a senhora Sophia e sua encantadora filha).

O trio mais belo que Desengano um dia viu reunido se hospedou no hotel Paraiso Desenganado, o único do lugar, e todos os dias Sancho chegava cedinho ao expediente na casa da costureira, desejando ardentemente que as belas por lá passassem para a sessão colírio, esperando ver aquelas criaturas que me pareciam tão distantes quanto a España de minha mãe Catharina.

Dona Milady, com a sabedoria que só chega com a idade, se deu conta dos olhares que eu destinava a sua neta, somente sorrindo sem nada dizer.

A sorte bafejou sobre mim quando vovozinha pediu à neta para ir à Vassouras, cidade vizinha, para comprar aviamentos para sua oficina. Sabia a esperta senhora que em mim podia confiar. Que Sancho era prestativo, educado e respeitoso (apesar de punheteiro – ninguém é perfeito, ora bolas!), além de ser exímio condutor da charrete da simpática velhota.

Vencemos rapidinho a distância entre os dois povoados e percorremos a pé o centro comercial, onde a garota comprou bela blusa de lã vermelha com capuz. Sancho totalmente fascinado pelo sotaque da gauchinha, enamorado daqueles olhos de cor sem igual por aquelas bandas e faminto por aqueles lábios (sim, Sancho era lobo-mau, mas -apetitoso mas-, não iria comer a vovozinha, pois só tinha olhos para a “jovencita Caperucita Roja”).

Ela certamente gostara da companhia, pois ao cabo de vários dias de passeios ou compras na cidade vizinha já se conheciam e partilhavam as inquietudes próprias do final da criancice e início da adolescência. Foram quatro semanas de olhares, desejo e confidências.

Alegria de pobre dura pouco, diziam os antigos. Chegou a hora de por fim aos, até então, melhores momentos de minha vida. Ficava em mim a estranha sensação de como eram curtas as tais férias, e que era hora de partir a “amiga” tão especial e a velocidade dos dias agora me golpeava no coração.

No dia anterior à separação, sentados no histórico chafariz vassourense se despediram, tendo a noite e uma pracinha deserta por testemunhas. Começou com um aperto desesperado nas delicadas mãos, como a querer fundir as mãos da bela às minhas, para ninguém nos separar, seguido de um encontro de olhares, leve roçar de lábios para terminar com o beijo mais apaixonado que ao jovem Sancho lhe haviam dado e o abraço mais terno que a mim ofertaram. O coração batia tambor e comecei a sentir o dela disparar em igual descompasso. Paro por aqui o relato para não provocar ereções nos velhotes que estão a ler tal texto ou calcinhas molhadas nas leitoras que me acompanham neste JBF.

Essa foi a despedida. O dia seguinte acordei cedo como sempre e disparei pela rua até o hotel. Deu apenas para ver o belo carro já envolto em poeira levando três deuses em beleza e o amor de minha vida.

Terminou desta forma a maravilhosa e inesquecível aventura e desventura; certamente perdera-se na poeira a primeira mulher a maltratar meu coração, a perturbar meus sonhos, a me fazer conhecer o amor e a explorar a magia e beleza de um corpo feminino.

Vinte anos depois o destino traçou e cruzou linhas, pois de regresso a minha amada Desengano, para visitar meu irmão Paulim Gibi, notei que se aproximava um par de olhos, os mais belos que haviam visto aquelas paragens.

Nossos destinos e corpos uma vez mais se cruzaram, cada um com seu cônjuge e filhas. Olhos nos olhos, como no passado distante. Pensei ser ilusão de ótica, miragem, brincadeira do “senhor destino”.

Estava Deus a me pregar uma peça? Vejo naqueles mesmos lábios, nada a dever aos de outrora, um leve sorriso, que tinha, ainda hoje, imagem gravada na mente e agora cicatriz a incomodar o coração (Haruki Murakami: Al sur de la frontera, al Oeste del sol: Hajime a Shimamoto, página 214: — Cuando te miro, tengo la sensación de estar viendo una estrella lejana —dije—. Es muy brillante. Pero la luz que veo fue emitida hace decenas de años. Y ahora la estrella tal vez ya no exista. No obstante, a veces esa luz me parece más real que cualquier otra cosa en el mundo).

Não restava dúvida serem aqueles mesmos lábios que se ofertaram à paixão no chafariz da deserta velha praça vassourense.

Os anos agiram de forma diferente para os dois: ela mais bela, encantadora, enfiada em um daqueles vestidos de dez mil dólares, a entrar em carrão importado e exalando perfume francês; Sancho careca, pobre, barrigudo a entrar no Quixote Véi di Guerra exalando de seu corpo um misto de água de coco, graxa, cerveja e perfume barato de puteiro.

Como no dia da despedida, cada um seguiu seu destino e nada disse, mas (momentâneo mas), por um momento Sancho, que tinha audição de cachorro louco, conseguiu escutar o coração da bela batendo forte como bateria de escola de samba na “apoteose da Sapucaí”.

PS000: Sancho, The Man Who Was Friday… “¿Y ahora qué?” “Dudé mucho tiempo si merecía la pena escribir este texto (Olhos cor de violeta). Es demasiado personal. Demasiado real. No es literatura”. Para os fubânicos que gostam de mulher bonita, por Poseidon, cito a atlante Y’Mera Xebella Challa e Paige Renee Spiranac, duas wonder woman. Impossível não recorrer ao bardo: “A beleza provoca o ladrão mais do que o ouro.” William Shakespeare

PS0,07: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: Vontade danada de beijar a Scarlett Johansson de novo. Já beijou a Sca, Sancho? Não, claro que não. É que toda semana tenho essa mesma vontade… El próximo 9 de julio se estrena (en cines y de manera simultanea en Disney +), Viuda Negra, última película de la maravillosa Sca en el Universo cinematográfico de Marvel. Viuda Negra – Reparto : Scarlett Johansson, Florence Pugh, Rachel Weisz, David Harbour, William Hurt, Ray Winstone, O.T. Fagbenle, Michelle Lee, Olivier Richters, Nanna Blondell, Joakim Skarli, Obie Matthew, Paul O’Kelly, Ty Hurley, John Wolfe, Andrew Byron, Simona Brown-Zivkovska, Rob Horrocks, Dale Liner, Liran Nathan, Roman Green, Daniel Joseph Woolf, Stephen Samson, Shaina West, Adam Prickett, Wong Charlie, Edward L. Oliver, Luigi Boccanfuso, Omar Alboukharey, Oliver Simms, Ahmed Bakare.

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura):Al sur de la frontera, al Oeste del sol, de Haruki Murakami… La fascinante historia del reencuentro entre un hombre y una mujer que compartieron secretos y confidencias en la adolescencia. Hajime a Shimamoto(página 214): — Cuando te miro, tengo la sensación de estar viendo una estrella lejana —dije—. Es muy brillante. Pero la luz que veo fue emitida hace decenas de años. Y ahora la estrella tal vez ya no exista. No obstante, a veces esa luz me parece más real que cualquier otra cosa en el mundo.

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi…Sport – Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football: Messi no ÍBIS? En miércoles el Íbis Sport Club, también conocido como “El peor club del mundo”, publicó en sus perfiles el contrato que le ofrece a La Pulga Messi para que vista los colores rojo y negro de su camiseta. “Hoy es el último día del contrato de Messi con el Barcelona. A partir de mañana tendrá un nuevo club”. Dijo Sancho: “La batalla no la ganamos nosotros, la gana el fútbol”. De acordo com Sancho, se você é um clube brasileiro ou boleiro, morrerá de inveja com a notícia a seguir: de acordo com o jornal italiano Calcio e Finanza, os 32 clubes participantes da fase de grupos da UEFA Champions League (season 2021-22)) dividirão, em euros, um prêmio total de € 2,02 bilhões. Cada clube classificado para a competição ganhará € 15,64 milhões. Além disso, receberão € 2,8 milhões para cada vitória e € 930 mil por cada empate. As equipes que se qualificarem para as oitavas de final receberão € 9,6 milhões; os que chegarem às quartas de final irão embolsar € 10,6 milhões; os que forem às semifinais ganharão € 12,5 milhões; e os finalistas receberão € 15,5 milhões. O campeão da Champions League 2021/2022 embolsará um bônus extra de € 4,5 milhões, chegando, no final das contas, a até € 85,14 milhões a premiação total do clube que levar para sua sala de troféus a “orelhuda”.
.
PS10.1: C’est pas la balle, c’est le ballon, mon cher! CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO
SÉRIE A – OITAVA GIORNATA – Resenha? Sancho desenha:
30/06/2021
– Raulino de Oliveira (Volta Redonda) – Fluminense 1-4 Athletico
Tudo bem que esfrie neste inverno, mas FURACÃO no Rio de Janeiro? Devastação total nos sonhos tricolores.
– Castelão (Fortaleza) – Fortaleza 3-2 Chapecoense
O Leão do Pici de campanha a colocá-lo como presença constante no TOP4 deste Brasileirão permite-se sonhar com vaga na Libertadores 2022, afinal, sonhar não custa nadica de nada e ainda possui isenção de imposto.
– Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional 1-2 Palmeiras
Nem com um a mais? Esqueceram os vermelhos como se joga bola?
– Pituaçu (Salvador) – Bahia 3-4 América-MG
Deu a louca no Coelho, que pastava neste Brasileirão sem a ninguém incomodar. Aprendeu até a rugir.
– Vila Belmiro (Santos) – Santos 0-0 Sport
Comentar zero a zero não é minha praia.
– Itaquerão (São Paulo) – Corinthians 0-0 São Paulo
Rivalidade em 91 anos de clássico Majestoso não merece um zero. Por isso dou zero para os dois.
– Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Juventude 2-0 Grêmio
Paulinho Boia fez de tudo na noite gelada. Poderia ter sido 5. Terá salvação? 99,9% dos torcedores do tricolor estão com saudades de Renato. O Imortal segue atolado no brejo da última colocação, com uma lanterna, dois pontos e nenhuma vitória.
01/07/2021 (em virtude do fechamento da coluna -sempre no período vespertino de quinta-, a resenha completa será publicada na próxima sexta)
– Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista) – RB Bragantino x Ceará
– Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético-MG x Atlético-GO
– Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá x Flamengo
SÉRIE A – SÉTIMA GIORNATA
27/06/2021 – Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Juventude 1-0 Flamengo
O Flamengo sofre sua segunda derrota seguida… Sem vida fácil no Sul. O Papo não perde para o urubu como mandante há 23 anos. O frio da Serra Gaúcha congelou o “urubu” e uma poça d’água foi fatal. Sim, foi zebra nas cores verde e branco. Qualquer sujeito metido a entender de futebol só possuía por dúvida o placar.
27/06/2021 – São Januário (Rio de Janeiro) – Fluminense 1-1 Corinthians
Jô cobrando penal abriu o placar e Cazares empatou o jogo para os cariocas.
27/06/2021 – Allianz Parque (São Paulo) – Palmeiras 3-2 Bahia
O alviverde imponente venceu o BBMP em jogo de duas viradas sensacionais. O VERDE saiu na frente com um golaço de Gustavo Scarpa cobrando falta, o Bahêa buscou a virada com Luiz Otávio e Maycon Douglas. A nova virada, desta vez palmeirense, veio com Raphael Veiga e Breno Lopes.
27/06/2021 – Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio 0-0 Fortaleza
O Grêmio segue na lanterna do Campeonato Brasileiro: zero vitória em cinco jogos. Como explicar?
27/06/2021 – Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico 2-2 Chapecoense
O Furacão foi surpreendido com o gol de Ignácio; Khellven empatou pro Furacão, que virou o jogo com Thiago Heleno, mas Geuvânio empatou. E o Furacão hoje foi ventinho. A Chape segue sem vencer, fazendo morada na zona do desespero.
27/06/2021 – Vila Belmiro (Santos) – Santos 2-0 Atlético-MG
O Peixe fez o dever de casa. O milionário Galo tem que vencer fora de casa. Fracassou hoje.
27/06/2021 – Independência (Belo Horizonte) – América MG 1-1 Internacional
Dois times que esqueceram como se vence um jogo.
27/06/2021 – Castelão (Fortaleza) – Ceará 1-1 São Paulo
E o São Paulo segue sem vencer; quem o proibiu?
27/06/2021 – Ilha do Retiro (Recife) – Sport 0-0 Cuiabá
Não se perde tempo comentando zero a zero.
28/06/2021 – Antônio Accioly (Goiânia) – Atlético-GO 0-1 RB Bragantino
No complemento da jornada o Bragantino ruge de líder e segue invicto. O Massa Bruta derrubou o Dragão com gol marcado por Weverton, quebrando a invencibilidade de 19 jogos do Atlético dentro de seus domínios.
– Sonham com a taça e a Libertadores 2022: Bragantino, Athlético, Palmeiras e Fortaleza;
– Desesperam-se à beira do abismo: São Paulo (o que fazes aqui, tricolor?), Chapecoense, América e Grêmio (o que fazes aqui, imortal?).
Jogos adiados até aqui:
2ª rodada: Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Flamengo
3ª rodada: Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá x Atlético Goianiense
4ª rodada: Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico Paranaense x Flamengo
5ª rodada: Presidente Dutra (Cuiabá) – Cuiabá x Grêmio23/06/2021
SÉRIE A – SEXTA GIORNATA
– Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo 2-1 Fortaleza
Stella, Stella… O confronto, sem qualquer ameaça zebral, marcou o último jogo de Gerson (contratado pelo francês Olympique de Marselha) com a camisa rubro-negra, após 704 dias desde sua apresentação e com oito títulos conquistados. Bruno Henrique marcou os dois gols do Mengão e David descontou.
– Morumbi (São Paulo) – São Paulo 2-2 Cuiabá
Zero vitória e apenas três pontos em 18 disputados. Algo de muito errado pelas bandas do Morumbi…Cê empata com o simpaticíssimo Cuiabá? Almeja ganhar de quem?
– Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista) – RB Bragantino 3-1 Palmeiras
Corinthians, Flamengo e Palmeiras caíram diante do líder Massa Bruta. No retrovisor está a enxergar apenas um furacão, que talvez agite o cabelo dos craques de Bragança.
– Antônio Accioly (Goiânia) – Atlético Goianiense 1-0 Fluminense
Se o Dragão tivesse convertido em gols as chances que teve, seriam 10 os gols.
24/06/2021
– Independência (Belo Horizonte) – América MG 1-1 Juventude
Dois pontos e zero vitória. A “lanterna verde” lhe cai bem, Coelho. Gols de Juninho Valoura para o Coelho e Matheus Peixoto para o Ju.
– Itaquerão (São Paulo) – Corinthians 2-1 Sport
O Corinthians venceu o Sport na NeoQuímica Arena com Jô e Iago Maidana marcando contra e Tréllez fazendo o gol rubro-negro
– Castelão (Fortaleza) – Ceará 2-1 Atlético-MG
O Vozão venceu o Galo na Arena Castelão com gols de Lima e Gabriel Lacerda com Gabriel descontando.
– Arena Condá (Chapecó) – Chapecoense 1-2 Internacional
Na estreia de Diego Aguirre o Colorado derrotou a Chapecoense (2-1), com gols de Caio Vidal e Yuri Alberto.
– Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio 2-2 Santos
Diego Souza e Matheus Henrique fizeram os gols do Imortal e o Santos fez dois golaços (Marcos Guilherme e Marinho).
– Pituaçu (Salvador) – Bahia 2-1 Athletico.
O BBMP acabou com a invencibilidade do Furacão vencendo o jogo por 2 x 1.
– Sonham com a taça e a Libertadores 2022: Bragantino, Athlético Paranaense, Fortaleza e Bahia;
– Desesperam-se à beira do abismo: São Paulo, Chapecoense, América Mineiro e Grêmio.

PS10.2: Série B-2021 (Avaí, Botafogo, Brasil de Pelotas, Brusque, Confiança, Coritiba, CRB, Cruzeiro, CSA, Goiás, Guarani, Londrina, Náutico, Operário-PR, Ponte Preta, Remo, Sampaio Corrêa, Vasco da Gama, Vila Nova, Vitória).
Sétima Giornata:O Náutico mantém a liderança e no retrovisor enxerga o campioníssimo Coritiba. O Timbu estava perdendo para o Remo até os 42 minutos do segundo tempo quando Paiva em posição de impedimento e ajuda da arbitragem marcou o gol da igualdade. O segundo na classificação é o Coxa que derrotou o Guarani em Campinas (2-0). O Goiás fica em terceiro após empatar o clássico com o Vila Nova (0-0) e fechando o G4 temos o Sampaio ao vencer o Negafogo (2-0). Em Maceió, os azuis das Gerais sairam na frente, mas tomou a virada do CSA. A Raposa está à beira do abismo. O oscilante Vasco venceu o Brusque em São Januário (2-1). O Avaí venceu o CRB (1-0), Operário e Confiança ficaram no empate (0-0), Brasil e a lanterna Macaca empataram (1-1) e o Londrina venceu o Vitória em Salvador (2-1).
Classificação depois de 7 rodadas disputadas:
– Sonham com a elite -: Náutico, Coritiba, Goiás e Sampaio Correa;
– Equilibram-se à beira do precipício – incompetência testada e aprovada: Vitória, Brasil, Vila Nova e Ponte Preta.
Sexta Giornata: Muito zero a zero para meu gosto: O Operário empatou com a lanterna Macaca (0-0); Brusque 0-0 Sampaio Correa; Remo 0-0 Guarani; o todo poderoso Timbu empatou com o Londrina (0-0) e segue firme na liderança, cinco pontos de vantagem sobre o Goiás que venceu o Avaí(3-0). O Coritiba venceu o Vitória (1-0). No duelo de campeões brasileiros prevaleceu a cor azul: o Cruzeiro levou a melhor e venceu de virada o Vasco (2-1). O CRB venceu o Brasil de Pelotas (2-1). O Confiança venceu o Vila Nova (1-0) e o confronto Botafogo vs CSA foi adiado e não tem data definida em razão do estádio Nilton Santos estar cedido à Conmebol.
Seis rodadas disputadas e o seguinte panorama:
Sonham com a elite – meritocracia: Náutico, Goiás, Operário e Coritiba;
Equilibram-se à beira do precipício – incompetência testada e aprovada: Vila Nova, Avaí, Londrina e Ponte Preta. (“O homem nunca deve se por em posição em que perca o que não pode se dar ao luxo de perder.” ERNEST HEMINGWAY). Parabéns aos envolvidos…

PS10.3: Série C-2021 (Altos, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Criciúma, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Ituano, Jacuipense, Manaus, Mirassol, Novorizontino, Oeste, Paraná, Paysandu, Santa Cruz, São José-RS, Tombense, Volta Redonda, Ypiranga-RS)…
Quinta Giornata: Grupo A – zona de classificação: Manaus , Volta Redonda, Botafogo-PB e Paysandu ; Grupo B – zona de classificação: Criciúma, Ypiranga, Novorizontino e Botafogo-SP.
A decepção é o Santinha, com 5 jogos e nenhuma vitória.

PS10.4: Série D-2021 (Briga de foice na total escuridão:4 de Julho, ABC, Águia Negra, Aimoré, América de Natal, Aparecidense, Aquidauanense, ASA, Atlético Acreano, Atlético Cearense, Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira, Bangu, Boa Esporte, Boavista-RJ, Brasiliense, Caldense, Campinense, Castanhal, Caucaia, Caxias, Central, Cianorte, Esportivo, Fast Clube, FC Cascavel, Ferroviária, Galvez, Gama, GAS, Goianésia, Guarany de Sobral, Imperatriz, Internacional de Limeira, Itabaiana, Jaraguá, Joinville, Juazeirense, Juventude-MA, Juventus de Jaraguá, Madureira, Marcílio Dias, Moto Club, Murici, Nova Mutum, Palmas, Paragominas, Patrocinense, Penarol, Picos, Porto Velho, Portuguesa, Real Ariquemes, Retrô, Rio Branco-ES, Rio Branco-PR, Rio Branco-VN, Santana, Santo André, São Bento, São Raimundo-RR, Sergipe, Sousa, Treze, Uberlândia, União Rondonópolis, Ypiranga-AP).
Quarta Giornata: ABC, Guarany de Sobral e Ferroviária, são as três equipes mais bem colocadas na classificação geral da Série D. O goleiro cubano do Porto Velho, Sandy Sánchez que disputa o Campeonato Brasileiro da Série D foi convocado para defender a Seleção de Cuba, na Copa Ouro da CONCACAF. O futebol em Cuba é “tão forte” que convoca atleta de Série D do Brasil para compor seleção nacional.

PS13: EUROCOPA 2021:Kvartsfinal:
England spelar kvartsfinal mot Ukraina.
Spanien spelar kvartsfinal mot Schweiz.
Tjeckien spelar kvartsfinal mot Danmark.
Italien spelar kvartsfinal mot Belgien.
Fase Oitavos-de-Final: Il passaggio ai quarti di finale.
Lördag 26/6 – Italien 2-1 Österrike – (Chiesa 95′, Pessina 105′ y Kalajdzic 114′)
Italien är klart för kvartsfinal. Azzurri ai quarti. Esta es la octava vez que Italia llega a la prórroga en un partido de la Eurocopa, más que cualquier otro equipo en la historia de la competición.
Lördag 26/6 – Wales 0-4 Danmark – (Dolberg 27′, Dolberg 48′, Maehle 89 y Braithwaite 94′)
Danmark klart för EM-kvartsfinal…Dolberg e mais dez. Hasta que el árbitro no pita el final puede pasar de todo… ¡Señor partidazo el de Dinamarca!
Söndag 27/6 – Nederländerna 0-2 Tjeckien
Tjeckien stod för EM:s största skräll hittills och slog ut Nederländerna efter 2-0. La República Checa se mete en cuartos de final tras superar por 2-0 a Holanda (goles de Holes y Schick).
Söndag 27/6 – Belgien 1-0 Portugal (Thorgan Hazard 42′)
La número 1 del ránking FIFA eliminó a la vigente campeona de Europa. Com coisas sérias não se brinca. A Seleção das Quinas e o quixotiano Cristiano Ronaldo. Muito pouco para ir além. Adeus, Cristiano. Yo creía segun me habían vendido que CR7 era la encarnación de Pele+Maradona. Noticia de último momento: el pecho frío de serreciete ha congelado Portugal.
Måndag 28/6 – Kroatien 3-5 Spanien
Desperdició Croacia un 3-3 y un partido muy favorable… Estaba todo a favor para celebrar el pase a cuartos, pero el empuje final de españa fue maravilloso. Qué partidazo de La Roja (España 5-3 Croacia).
Måndag 28/6 – Frankrike 3-3 Schweiz – Seferovic 15′, Benzema 58′, Benzema 59′, Pogba 75′, Seferovic 84′, Gavranovic 90′
Tanda de penaltis – Suiça 5-4: Gavranovic, Schär, Akanji, Vargas y Mehmedi.
Terrible désillusion pour les Bleus éliminés dès les 8es de finale. Jätteskrällen: Frankrike utslaget efter straffar. Kylan Mbappé blev fransk syndabock när Schweiz stod för en jätteskräll och besegrade Frankrike efter 3-3 och straffar.
Tisdag 29/6 – England 2-0 Tyskland (Sterling 75′ y Harry Kane 86′)
Ojos en Sterling. God save de Queen.
Tisdag 29/6 – Sverige 1-2 Ukraina (Forsberg 43′, Zinchenko 27′ y Dovbyk 121′).
Vi o jogo motivado pelas belíssimas suecas e ucranianas presentes ao estádio.

PS24: COPA AMÉRICA 2021 no SBT: Sólo Brasil está al nivel de Inglaterra, Alemania, Bélgica, Holanda, Francia.
Argentina, Chile, Colômbia y Uruguay ya pasan a estar al nivel de España, Dinamarca, Croacia, Portugal.
Peru, Bolívia, Equador, Paraguay, Venezuela, estão no nível do times que disputam torneio de várzea em meu bairro.
Fase de grupos: Quando não há meritocracia o azar acontece… Bolívia e Venezuela, que não deveriam ter vindo, vieram e foram embora rapidinho depois de maltratarem a bola. Um dia aprenderão a jogar futebol?
Argentina e Brasil são os únicos que não perderam até o momento.
Quartas-de-final:
SEX 02/07/2021 OLÍMPICO (GO) 18:00 – Peru vs Paraguai
Dois selecionados que estão presentes apenas para fazer número.
SEX 02/07/2021 NILTON SANTOS (RJ) 21:00 – Neymarsil vs Chile
Se não amarelar a amarelinha ganha fácil, pois este selecionado chileno é uma lástima.
SÁB 03/07/2021 MANÉ GARRINCHA (DF) 19:00 – Uruguai vs Colômbia
Dois selecionados que sabem jogar bola, mas que fizeram um péssimo torneio até o momento.
SÁB 03/07/2021 OLÍMPICO (GO) 22:00 – Messi149ntina vs Equador
No jogo contra a Bolívia completou Messi 148 partidas pela seleção argentina, ultrapassando Javier Alejandro Mascherano como o jogador que mais vestiu a albiceleste. Se o camisa 10 jogar o que sabe ganha fácil. O Equador me lembra café fraco, bem água de batata.

PS51:Copa do Brasil – TERCEIRA FASE
Sorteado os embates das oitavas de final – Athletico x Atlético-GO (iguais até no nome), São Paulo x Vasco (vascaíno acredita em milagres?), Fluminense x Criciúma (moleza para o tricolor; tchau, Tigre), Grêmio x Vitória (a camisa tricolor pesa mais), CRB x Fortaleza (o Leão do Pici vai saborear sopa de letrinhas), Flamengo x ABC (bendita zebra. As cores do ABC assim sugerem), Bahia x Atlético-MG (acarajé de galo velho), Juazeirense x Santos (só com Pelé e Neymar em campo o Santos ganharia). Os duelos da próxima fase acontecem entre o fim de julho e início de agosto, em datas a serem definidas pela CBF.

PS69: Grandes goleadas: Campeonato Brasileiro (30/6/2021) – Fluminense 1-4 Athletico; Eurocopa (28/6/2021) – España 5-3 Croacia; Eurocopa (23/6/2021) – España 5-0 Eslováquia; Copa do Brasil (8/6/2021) – São Paulo (9-1) 4 de Julho-PI.

19 pensou em “OLHOS COR DE VIOLETA

  1. Caro Sancho,

    Absolutamente maravilhoso!

    Tirando as baboseiras sobre futebol, totalmente dispensáveis, é uma das descrições de amor adolescente mais tocante que já li.

    Parabéns!

    Não é à toa que és uma das estrelas maiores do JBF.

    • Concordo plenamente: Sancho é uma das estrelas maiores desta gazeta escrota.
      Apesar disso que você chama de “baboseiras sobre futebol”.

      Na verdade, é um privilégio editar uma página que tem dois colabores talentosos feito vocês!!!!!

      • Apesar de “baboseiras sobre futebol” é de emocionar Sancho abrir a área de comentários da bertiana gazeta escrota, amada por zilhões de conservadores, liberais, todos fubânicos da melhor cepa e “dar de cara” com comentários de gigantes do porte de Luiz Berto, Beni Tavares e Adônis Oliveira.

        Quanto ao futebol, queridos mestres e hercúleos Adônis, Beni e Berto, sigo o que disse um gigante no quesito futebol: “O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes” Arrigo Sacchi.

        • Caro Sancho,

          Tô com o guru e não abro. O futebol é a pátria de chuteira. A paixão do torcedor e da torcedora fanáticos. A alegria dos dois. Futebol nos interiores do Nordeste inibiu a violência dos homens porque eles têm com que se divertir.

          Quanto ao seu artigo, comentá-lo é chover no molhado.Ele já trás na sua essência a genialidade do cronista para bolar história rica em detalhes à lá Machado de Assis.

          • Realmente, caríssimo Ciço…
            Tanto já disseram sobre o esporte bretão…
            Tem gente fantástica que não gosta de futebol? Tem. Adônis, por exemplo. Tem gente que não gosta de futebol, assim como tem gente que não gosta de mulher, como declarou recentemente certo governador lá pelas bandas do Sul. Ciço e Sancho gostam e muito de “muié e futebol”. No caso do Brasil, o futebol apareceu relativamente tarde e foi recebido com estranheza, quando não com hostilidade. Tratava-se de coisa de ingleses, que, no final do século 19, tinham empresas no Brasil (times da Companhia de Gás, da São Paulo Railway, do London Bank). O escritor Lima Barreto, fundou uma Liga Antifutebol e era dos mais revoltados: para ele, o futebol era coisa de “arrogantes e rubicundos caixeiros dos bancos ingleses”, um esporte antinacionalista e racista.
            Em 1921, o governo (creio que o presidente era um tal Bolsonaro, racista, fascista e genocida, segundo reza seus opositores) recomendou que não fossem incluídos negros nem mulatos na seleção de futebol que disputaria um torneio na Argentina.
            Os negros só foram aceitos quando o glorioso Club de Regatas Vasco da Gama, time de Sancho, botou em campo um time composto por jogadores pobres e negros.

            Uma coisa é certa: viver no Brasil e ignorar o futebol é um suplício, pois os ainda héteros, como nós, possuem no cérebro boteco,puteiro, futebol e mulher, não necessariamente nesta desordem, conforme pode atestar Maria Bago Mole com a macharada gritando gol com alguma de suas meninas sentada no colo, enquanto no caixa e na conta de Maria a grana entra que é uma beleza.

  2. Meu caríssimo Sancho. Enquanto lia o seu belíssimo relato, eu ficava imaginando um happy end mais apimentado entre você e a linda Cyntia, mas(frustrante mas, rsrs), não aconteceu. Ou aconteceu e você não contou tudo?
    Aproveito para agradecer pelo elogio no meu comentário de ontem, mas, é como dizem: “quem anda com morcego dorme pendurado”. Quem lê, com frequência, o JBF sabe que aqui é o maior celeiro de grandes contadores de “causos”, de ótimos e renomados poetas e otras cositas mas. Tudo isto vicia e exerce uma certa influência em nós leitores. A gente acaba aprendendo um tiquin com os mestres fubanos. Abração.

    • Há muito enxerguei no amigo Beni o talento da prosa gostosa, do bom-humor, do texto bem escrito, tão saboroso como os quitutes da maioria das avós de antigamente (as de hoje se preocupam com botox e outras besteiras para esconder as marcas do tempo). Tens certamente talento mais do que suficiente para assinar coluna e ganhar milhões de euros em contrato nesta gazeta bertiana (nosso salário nunca atrasa um dia) como gabaritado colunista, que não deixaria a dever uma vírgula que seja aos demais mestres da escrita fubânica.
      Insisto sempre que gente de sua envergadura ( Arthur, João Francisco, Joaquimfrancisco, Airton, Adail, Mauri, Gonzaga, carlos, José Roberto, Constâncio, Hélio, DECO, Nacinha, Anita, DMatt, Rômulo, só para citar alguns), possuem todos os pré-requisitos para serem colunistas fubânicos.
      Como a maioria dos citados são pessoas bilionárias, falta-lhes tempo para administrarem as coisas da escrita, principalmante neste período em que suas ações estão bombando e a bolsa anda operando acima ou próximo de 130 mil pontos.
      Abração sanchiano e ótimo final de semana, Beni.

  3. Eita!

    Fui fazer justiça ao enorme talento do meu Guru, Sancho, e terminou sobrando elogio para mim também.

    Obrigado, amigo Berto. É muita bondade sua. Fica com Deus. Você e toda a sua enorme e talentosa família.

    • Adônico HOMEM fubânico,
      Sua coragem a cada domingo, com seus textos tão fortes e bem escritos, uma aula domingueira sobre como o Brasil é mal administrado desde sempre, com suas estocadas certeiras, o torna digno de todo e qualquer elogio.
      Rogo apenas que nesta gazeta escrota a chama que o move jamais se apague e que seus textos sejam sempre tão fortes como o sol do Saara que um dia seus pés pisaram..

      Um abração de Sancho, um fã de seu bem escrever.

  4. “Quem foi que o disse, berenice?”

    Vejam os senhores o quanto seria interessante se todos os israelenses e judeus de outros países mudassem para o Brasil: contando com apenas 0,2% da população mundial e 2% da população norte-americana, os judeus ganharam 22% de todos os prêmios Nobel, 20% das medalhas Fields para matemáticos e 67% das medalhas John Clarke Bates para economistas com menos de 40 anos. Judeus também ganharam 38% de todos os prêmios Oscar para melhor diretor, 20% dos Pulitzer Prizes para não ficção e 13% dos Grammy Lifetime Achievement Awards. Além disso, Israel, com apenas 8,7 milhões de habitantes, é a grande locomotiva mundial quando o assunto é tecnologia e possui mais empresas listadas no Nasdaq do que toda a União Europeia junta. Isso sem contar que Gal Gadot, Moran Atias, Michal Yannai, Natalie Portman, Ayelet Zurer, Odeya Rush, Alona Tal, Noa Tishby, Miri Bohadanaa, Yael Shelbia e Bar Refaeli viriam junto.

    • Concordo de fio a pavio, Berê.

      E que timaço de mulheres maravilhosas você elencou. Parece até concurso de Mis Israel, se é que isso existe por aquelas bandas.

      Nutro uma admiração imensa daquele povo, que jamais se afastou das palavras do Senhor.

      Inclusive recomendo a novela GÊNESIS, que está sendo exibida este ano na emissora do Edir Macedo.

      PS: Sancho é católico.

    • Cara Berê,

      Eu também sou profundo admirador do povo judaico. Por todos os motivos que elencaste e muitos outros mais.

      Ao contrário daquilo que pode dar a entender meus textos a respeito, eu só não concordo com as ações motivadas por um sionismo nazistóide, que para ser feliz na “Terra Prometida”, tem de primeiro expulsar a ferro e fogo todos os outros que estiverem lá.

      Esse negócio de “Raça Pura” é uma merda! Prefiro mil vezes a saudável lambança da mistura de todos os povos, que é o nosso amado Brasil, e do qual a cor da minha pele é uma representação fiel.

      • Senhor Oliveira

        E muitos outros mais? Há mais?

        Que em vossa coluna algum dia nos traga todo o esplendor de tão maravilhoso povo, se possível for.

        Abração da Berê
        .

        • Vejam essa, Adônis e Berê,

          Enquanto isso, no paraíso Venezuela, é hora de cortar zeros: El maravilloso chavismo se prepara para eliminar seis ceros más a la moneda en Maduruela. Esta sería la tercera vez en la que el lindo régimen utiliza una reconversión monetaria para tratar de combatir los efectos de la hiperinflación consecuencia de las políticas económicas. De concretarse el cambio, el bolívar venezolano habrá perdido 14 dígitos en menos de 15 años. Un informe de la agencia Bloomberg asegura que el régimen de Nicolás Maduro tiene lista una nueva reconversión monetaria que será implementada en el mes de agosto. La medida, que consiste en eliminar seis ceros al bolívar, pretende “simplificar las transacciones diarias que a duras penas caben en una calculadora o que requieren pasar la tarjeta varias veces para completar una compra”.

          Vamos todos para o paraíso? E podemos escolher, ao gosto do freguês: Cuba, Venezuela, Nicarágua, Bolívia, Argentina. Comunismo injetado direto na veia.

  5. Dica para a comunidade fubânica:

    Falando em gente competente: ESTREIA NESTE DOMINGO

    Programa 4×4: Fiuza, Lacombe, Henkel e Constantino. Estreia neste domingo, 4/7 às 20:30 hs no youtube. #Fiuza #Constantino#Lacombe #AnaPaulaH.

    Sancho recomenda, pois falam o mesmo idioma que eu: conservador, liberal e à direita.

    • Para quem DETESTA o atual governo… Falando, ainda, em gente competente: Alexandre Garcia, um dos maiores jornalistas do Brasil, em artigo publicado nesta escrota gazeta, fala de números. Escreve ele: As exportações brasileiras, nesse primeiro semestre, bateram todos os recordes históricos de um primeiro semestre. Foram R$ 37,5 bilhões de superávit na balança comercial.

  6. Madre mia… Na España, que um dia foi de minha mãe, interditaram palavras como mãe e pai: a nova designação politicamente correta é “progenitores”. A partir de agora com monopólio legal. A mãe torna-se “progenitora gestante” e o pai será “progenitor não-gestante”.

    Dia da Mãe passa a “dia da progenitora gestante”.

    Se Bolsonaro perder em 2022, rapidinho irão implantar tal modismo politicamente correto (detesto tal palavra) aqui em banânia.

  7. Apesar dele enumerar dificuldades de particularidades, sempre eu provoco o compadre Sancho a escrever um livro.

    Mais uma crônica espetacular. É um verdadeiro jornal dentro do JBF.

    Muito bela a história da sua “Elizabeth Taylor” .
    Se, como dizem, os olhos são as janelas da alma, Sancho nutriu a esperança de que a porta da musa, poderia estar sem travas ou entreabertas para adentrar seu coração.

    Belas mulheres, cinema e futebol na sua crônica, me fez lembrar do lendário jogador e ídolo norte irlandês George Best, que brilhou e fez história no Manchester United, nas décadas de 60/70.

    Rico e ídolo, perguntado como gastou tanto dinheiro, ele respondeu:

    “Gastei muito dinheiro em bebida, mulheres e carros rápidos. O resto eu desperdicei”

    Também fez lembrar uma banda de punk rock do Alto Zé do Pinho, daqui da periferia do Recife: “Matala na Mão”. Sem mais detalhes.

    Eita! juventude boa e ingrata, né meu véi?

    Segue o jogo.

    Parabéns, compadre!

    • The Best Marcão,
      Gastou igualmente Sancho muito dinheiro em bebida e mulheres nos rendezvous de primeira grandeza nos grandes centros ou em fuleiros cabarés de quinta pelas estradas da vida. O resto eu também desperdicei.
      Eita! putaria boa e ingrata, né meu véi?
      Ótimo domingo ao amigo Marcão, The Best.

Deixe uma resposta