SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

“Ontem é história, amanhã é mistério; hoje é um DEUS nos sacuda.” Sancho Pança

“Há momentos em que me assusta o meu talento. Às vezes, quando leio a minha obra não consigo evitar concluir que sou a única artista viva digna de nota. Tenho uma capacidade única para remover a intolerância cancerígena da cultura ocidental contemporânea com o bisturi linguístico.” Woke – Um guia para a justiça social, Titania McGrath (pseudônimo de Andrew Doyle – comediante), Editora Guerra & Paz

Há momentos em que me assusta minha falta de talento. Durante o processo de criação de uma crônica fubânica há seis momentos chaves e terríveis, segundo minha extensa experiência nesta empresa bertiana.

O primeiro se produz quando tens uma vaga ideia na cabeça do que vais “escrivinhar”; todavia não escreves nada, ainda, mas já vais ideando o tosco argumento e os pífios personagens. Os verbos estão mais-do-que-perfeitos em sua imperfeita cachola: isso é o que queres escrever, sem dúvida, porque é uma ideia “phodda bagarai”. Nesse instante és como um manco potro selvagem ansioso por sair a galopar mancamente nos relvados fubânicos.

O segundo momento, tão importante como qualquer outro, sobrevem quando escrevestes mais ou menos a metade da crônica e és um revolto mar de dúvidas, medos e incertezas. Pareces o garanhão que “deu duas” e a faminta amante possui no olhar o “desejo por quatro outras”. Já perdestes o ímpeto inicial e já não estás tão seguro se vale a pena escrever sobre tal assunto, visto que já perdestes a perspectiva, mas segues adiante confiando em seus planos iniciais (mesmo que agora se desespere com eles) e em sua capacidade criativa. Já não escreves com tesão, mas com a dúvida a bailar no cérebro.

O terceiro e crucial momento chega quando o ponto final finda o texto, momento onde tens a terrível suspeita de que és o maior fiasco da história “croniqueira”, não do Brasil, mas do Universo, uma merda sem precedentes, o pior texto jamais escrito pelo pior “escrivinhador”; fracassastes, Sancho, assuma e delete essa “josta”. Vender cocos é sua especialidade. E é só uma crônica, imagine sua dificuldade se fosses brincar de Berto e resovesses escrever um livro, inspirando-se na obra bertiana. Ligue o Quixote Véi de Guerra, que a freguesia coquística o espera.

Logo, pouco a pouco, desmanchas a tempestade em copo d’água, a cisma, essa maldita persona, passa porque sempre pensas o mesmo e, que demônios, nem todas as suas crônicas são “aquela porquería”.

O quarto momento é quando ficas “ancho” com o pequeno rebento que pariu. Há no ar um certo temor, porque sua história está ali, irremovível e irá para o crivo do editor-chefe; Berto a receberá. Irá publicar ou receberás um e-mail com o fatídico “que merda é essa, Sancho?”.

O quinto é quando sua crônica já foi publicada por Berto e acessas o conteúdo que foi “ao ar”. Aí a tens diante de seus olhos, seu texto convertido em conteúdo do JBF, com tudo que tem que ser uma crônica (inclusive com os erros de português que tanto sonhas evitar, mas – errístico mas -, lá estão, cruéis, acusatórios, gigantescos e só agora os enxerga – maldita Pátria Educadora).

Publicada está e a coisa não ficou mais fácil para você, pois há milhares de olhos a percorrer cada palavra (errada ou não) e já não podes mudar nada, para o bem ou para o mal. A sorte está lançada.

Last but not the least… O sexto e pior momento é enfrentar o comentarista que opinará sobre a “obra”. Os elogios, se vindo da “tropa amiga”, não o convencerão de que algo “genial” foi criado por você, pois o que realmente conta é a opinião dos “detratores”, esses terríveis críticos da obra alheia, que irão ferí-lo de morte a cada estocada com duras e pontiagudas palavras sobre o péssimo cronista que você é, mas (maledetto mas), gostaria de não o ser.

PS000: “¿Y ahora qué?” Para os fubânicos que gostam de mulher bonita, cito a esplendorosa Ingrid Syrstad Engen. Temos no Brasil seguramente uns 10% (e isso é bastante gente ) que acreditam em mula-sem-cabeça, virgem em bordel, remissão de corno, saci pererê, ET de Varginha, ET que não é de Varginha, assombração e Lula.

PS0,07: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: Chupicleide ou Emma Stone para incorporar Cruella DeVil? (Cruela Cruel, Malvina Cruela)… Cruella? Já nos cinemas e em Disney Plus… Emma Stone, Emma Thompson, Paul Walter Hauser, Joel Fry, Emily Beecham, Gianni Calchetti, Kirby Howell-Baptiste, Mark Strong, Kate Margo. Falando em coisa boa… Netflix estrenará el próximo 18 de junio la cuarta temporada de ‘Élite’: Omar Ayuso, Arón Piper, Georgina Amorós, Claudia Salas, Diego Martín, Itzan Escamilla y Miguel Bernardeau. El grupito de los nuevos (Carla Díaz, Pol Granch, Martina Cariddi y Manu Ríos) “lo va a poner todo patas arriba”, según desveló Netflix. La casa de papel (Úrsula Corberó {te amo}, Álvaro Morte, Itziar Ituño, Jaime Lorente, Miguel Herrán, Pedro Alonso, Esther Acebo, Enrique Arce, Rodrigo de la Serna, Najwa Nimri, Darko Peric) – final será dividido en dos partes: la primera será el 3 de septiembre y la segunda llegará el 3 de diciembre del 2021.

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): “A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz”. Se dice que Sigmund Schlomo Freud aprendió español con la única finalidad de poder leer El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes Saavedra en versión original. Dica de livro: «A certeza estava para a curiosidade como o Sol para as asas de Ícaro. Se uma brilhasse com demasiada intensidade, a outra não podia sobreviver. Com a certeza vinha a arrogância; com a arrogância, a cegueira, as trevas; e com as trevas mais certeza. A isto chamava ele “a natureza invertida das convicções”.» Havan’nın 3 Kızı (Três filhas de Eva), de Elif Shafak – romancista turco-britânica, detentora de diversos prémios literários e autora mais lida na Turquia.

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi… Phodda bagarai – N’Golo Kanté em 1998 – catava lixo nas ruas; em 2013 jogava na terceira divisão francesa; em 2014 jogava na segunda divisão francesa; em 2016 foi campeão da Premier League pelo Leicester; em 2017 foi campeão da Premier League pelo Chelsea; em 2018 foi Campeão da Copa do Mundo com o selecionado francês; e neste 2021 foi campeão da Champions League com o Chelsea. «Cinco días son para trabajar, como dice la Biblia. El séptimo día es para el Señor, tu Dios. El sexto día es para el fútbol» – Anthony Burgess

PS10.1: C’est pas la balle, c’est le ballon, mon cher! CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO
SÉRIE A – PRIMA GIORNATA – Resenha? Sancho desenha:
30/5
CORINTHIANS 0-1 ATLÉTICO-GO
“Dragonfire”… E o Dragão incendiou o estádio. “Gambás defumados”, poderão dizer em tom de brincadeira alguns torcedores de São Paulo e Palmeiras. Ah, a rivalidade… Muito tem que melhorar o Todo Poderoso Timão, de torcida gigante e de pouquíssima paciência com campanhas não vencedoras. Sonharam com Renato Gaúcho e estão com o Silvinho…“Pô, Gabigol, ensina aos corintianos como se bate pênalti“.
CEARÁ 3-2 GRÊMIO
O Ceará, com time alternativo, venceu o Imortal por 3×2. Justo, muito justo, justíssimo!!!!! O Vozão também é imortal, porra!!!!!!
INTERNACIONAL 2-2 SPORT
O campeão brasileiro de 1987 iniciou bem a caminhada neste Brasileirão 2021. Já o Colorado não fez o que se esperava de um time que vai brigar na parte de cima da tabela.
FLAMENGO 1-0 PALMEIRAS
Mal anulado o gol do Palmeiras… 51 é pinga e copa Toyota 1981 não é MUNDIAL…Urubu depenado? Este prato não se serve AQUI não. O indepenável urubu deu espetáculo. Um grande jogo, duas belíssimas equipes e o rubro-negro fez o dever de casa… Dois candidatíssimos ao título.
ATLÉTICO-MG 1-2 FORTALEZA
Patética jornada… Fulminante e virântico Fortaleza, candidatíssimo a vaga na Libertadores 2022…Zebra? Claro que não!!! Deu a lógica, pois ninguém até hoje viu galo comer leão…
ATHLETICO 1-0 AMÉRICA-MG
Furacão e Coelho não fizeram um bom jogo, ficando os rubro-negros com a vitória em gol no final do jogo.
CHAPECOENSE 0-3 RED BULL BRAGANTINO
A belíssima Chapecó recebeu o favoritíssimo ao título deste ano e os verdes assistiram show de campeão e atual líder do Brasileirão. O Red Bull Bragantino não tomou conhecimento do valoroso adversário. Foram 3 e poderiam ter sido muitos mais. Ytalo, Lucas Evangelista e Helinho fizeram os gols do líder Massa Bruta.
29/5
BAHIA 3-0 SANTOS
Bora Bahêa Minha Porra…Bahia porreta, melhor time do nordeste… dizem os torcedores do Bahêa: o resto é casca de coco. O Tricolor de Aço usou sete minutos no segundo tempo para fritar sardinhas. Ah, sardinhas… Fora da fase final do paulistão, eliminado na fase de grupos da Libertadores e tomando de 3 do Bahia…Çei naum.
CUIABÁ 2-2 JUVENTUDE
O Cuiabá comunica oficialmente bater o recorde negativo em “permanência” de técnico neste torneio, com a saída do treinador Alberto Valentim e seus auxiliares do comando do Cuiabá, após 90 minutos de exercício da profissão no empate em 2 a 2 com o Juventude (retorno à elite depois de 14 anos), na estreia do Dourado na Série A.
SÃO PAULO 0-0 FLUMINENSE
Duelo tricolor. Muita cor e pouca bola. Zero pros vinte e dois. Volpi pega penal de Nenê… Não foi mel na chupeta.

PS10.2: Série B-2021 (Avaí, Botafogo, Brasil de Pelotas, Brusque, Confiança, Coritiba, CRB, Cruzeiro, CSA, Goiás, Guarani, Londrina, Náutico, Operário-PR, Ponte Preta, Remo, Sampaio Corrêa, Vasco da Gama, Vila Nova, Vitória)
Botafogo, Cruzeiro, Vasco, Guarani e Coritiba, campeões da Série A, nenhum deles vivendo um bom momento no quesito futebol e finanças, começam a escalada para sair do inferno da “B”, onde foram parar por culpa de péssimas gestões em seus departamentos de futebol…. Árdua tarefa que teve início em 28 de maio para os cinco, sabendo todos que só quatro se salvam e que outros 15 farão o diabo para abocanhar uma das vagas. Vinte aspirantes e só quatro passaportes para o paraíso.
O jogo é jogado e o lambari é pescado…
Prima Giornata – Brasil 0 x 0 Londrina, Náutico 1 x 0 CSA, Guarani 1 x 1 Vitória, Botafogo 1 x 1 Vila Nova, Vasco 0x2 Operário, Confiança 3×1 Cruzeiro, Coritiba 2 x 0 Avaí, CRB 2 x 2 Remo, Brusque 2 x 1 Ponte Preta e Sampaio Correa 0 x 0 Goiás. Cruzeiro e Vasco? Dá zero pra eles!!!! Nação coxa branca feliz da vida… surfando ondas “avainas”: 2-0. Falando em mar…O Tubarão nadou no zero (no placar e no péssimo futebol jogado contra o rubro-negro pelotense lá pelas bandas do SUL); De Pelotas para Campinas… o Leão indomável empata com o Bugre…Alguém viu os brincos de ouro da tal princesa? E a Macaca perdeu para o Brusque (2-1); Negafogo estreia fora e empata com o goiano Vila em sonolento 1-1…; Ah, o Vasco… Quem tem medo de FANTASMA? Operário fez o Vasco entrar pelo Cano… Mete bucha nesse time fracote, Ope!!! O fantasma vai a São Janu e assombra o Vasco …2 x0 Foi ô river enfrentar o Fantasma….
Rumo à serie D, ops, C… parabéns aos envolvidos; E na metade azul das Gerais…Azul amarelante…Confiante no confiança… O Berola botando na berola com confiança. E dois azuis das Gerais perderam a cabeça e foram expulsos na derrota por 3-1. Muito foco no objetivo 2021: não cair para a… Série C começou a mandar abraços para Vasco, Botafogo, Guarani e Cruzeiro?

PS10.3: Série C-2021 (Altos, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Criciúma, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Ituano, Jacuipense, Manaus, Mirassol, Novorizontino, Oeste, Paraná, Paysandu, Santa Cruz, São José-RS, Tombense, Volta Redonda, Ypiranga-RS)…
O destaque da primeira rodada foi o 3-0 do Altos contra o Voltaço…

PS10.4: Série D-2021 (4 de Julho, ABC, Águia Negra, Aimoré, América de Natal, Aparecidense, Aquidauanense, ASA, Atlético Acreano, Atlético Cearense, Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira, Bangu, Boa Esporte, Boavista-RJ, Brasiliense, Caldense, Campinense, Castanhal, Caucaia, Caxias, Central, Cianorte, Esportivo, Fast Clube, FC Cascavel, Ferroviária, Galvez, Gama, GAS, Goianésia, Guarany de Sobral, Imperatriz, Internacional de Limeira, Itabaiana, Jaraguá, Joinville, Juazeirense, Juventude-MA, Juventus de Jaraguá, Madureira, Marcílio Dias, Moto Club, Murici, Nova Mutum, Palmas, Paragominas, Patrocinense, Penarol, Picos, Porto Velho, Portuguesa, Real Ariquemes, Retrô, Rio Branco-ES, Rio Branco-PR, Rio Branco-VN, Santana, Santo André, São Bento, São Raimundo-RR, Sergipe, Sousa, Treze, Uberlândia, União Rondonópolis, Ypiranga-AP).
A fase de grupos terá início em 5 de junho.

PS13: Copa do Mundo do Catar 2022 (FIFA World Cup) – Qualifiers – South America:
4 de junio – Beira-Rio – Brazil vs Ecuador
8 de junio – Defensores del Chaco – Paraguay vs Brazil.
Brazil 100% de aproveitamento (12 pontos em 4 jogos). Nos primeiros quatro jogos, a Seleção superou os fraquíssimos selecionados de Bolívia (5 a 0), Peru (4 a 2), Venezuela (1 a 0), e o gigante (????) Uruguai (2 a 0).

PS13.1:¡La CONMEBOL@CopaAmerica 2021 se jugará en Brasil! Las fechas de inicio y finalización del torneo están confirmadas. Las sedes y el fixture serán informados por la CONMEBOL en las próximas horas. ¡El torneo de selecciones más antiguo del mundo hará vibrar a todo el continente!.

PS24: «En su vida, un hombre puede cambiar de mujer, de partido político o de religión, pero no puede cambiar de equipo de futbol» – Eduardo Galeano.
Copa do Brasil – TERCEIRA FASE
IDA
1/6
Boavista-RJ 0-1 Vasco
4 de Julho 3-2 São Paulo
Não, não foi 1º de abril, nem 4 de julho, foi em 1 de junho… Perder para um dia do mês é phodda!!!!Time calendário esmaga tricolor… São Paulo, virgem na competição, com o sonho de ganhar sua primeira Copa do Brasil; obstáculo: um calendário. kkkkkkkk
Vila Nova 0-1 Bahia
Cianorte 0-2 Santos
2/6
Fluminense 2-0 Red Bull Bragantino
Chapecoense 3-1 ABC-RN
Corinthians 0-2 Atlético-GO
Virou freguês (vide resultado do Brasileirão em 30/5)… Que triste essa situação do Corinthians, esperam os palmeirenses, que piore um pouco mais no jogo da “volta” … Dracarys!!!
Remo 0-2 Atlético-MG
América-MG 0-0 Criciúma
Grêmio 2-0 Brasiliense
Fortalexa 1-1 Ceará
3/6
Cruzeiro x Juazeirense-BA
Vitória x Internacional
Avaí x Athlético
CRB x Palmeiras
10/6
Coritiba x Flamengo
VOLTA:
8/6
São Paulo x 4 de Julho-PI
Santos x Cianorte-PR
Red Bull Bragantino x Fluminense
9/6
Vasco x Boavista-RJ
ABC-RN x Chapecoense
Juazeirense-BA x Cruzeiro
Atlético-GO x Corinthians
Criciúma x América-MG
Bahia x Vila Nova
Palmeiras x CRB
10/6
Brasiliense x Grêmio
Ceará x Fortaleza
Athletico x Avaí
Atlético-MG x Remo
Internacional x Vitória.
16/6
Flamengo x Coritiba.

PS51:Campeonatos Estaduais – GANHAR TÍTULOS É IGUAL TER CARRO; VOCÊ PODE TER VÁRIOS, MAS SEMPRE O MELHOR SERÁ O DO ANO!
Campeonato Acreano 2021 – terá inicio em 4 de julho.
No Estado do Ceará o Fortaleza se sagrou tricampeão (2019, 2020, 2021) ao empatar sem gols com o Ceará em jogo único e de forma invicta sob a batuta do técnico Juan Pablo Vojvoda Rizzo
Palmarés – Galeria dos Campeões:
Ceará 45(1915, 1916, 1917, 1918, 1919, 1922, 1925, 1931, 1932, 1939, 1941, 1942, 1948, 1951, 1957, 1958, 1961, 1962, 1963, 1971, 1972, 1975, 1976, 1977, 1978, 1980, 1981, 1984, 1986, 1989, 1990, 1992, 1993, 1996, 1997, 1998, 1999, 2002, 2006, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018);
Fortaleza 44(1920, 1921, 1923, 1924, 1926, 1927, 1928, 1933, 1934, 1937, 1938, 1946, 1947, 1949, 1953, 1954, 1959, 1960, 1964, 1965, 1967, 1969, 1973, 1974, 1982, 1983, 1985, 1987, 1991, 1992, 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2015, 2016, 2019, 2020, 2021);
Ferroviário (Fortaleza) 9(1945, 1950, 1952, 1968, 1970, 1979, 1988, 1994, 1995);
Maguari (Fortaleza) 4(1929, 1936, 1943, 1944);
América (Fortaleza) 2(1935, 1966);
Icasa EC (Juazeiro do Norte) 1(1992);
Orion (Fortaleza) 1(1930);
Calouros do Ar (Fortaleza) 1(1955);
Gentilândia (Fortaleza) 1(1956);
Tiradentes (Fortaleza) 1(1992);
Tramways (Fortaleza) 1(1940).
Campeonato Paranaense… Quartas-de-final (ida): Paraná 0-2 Athletico; Azuriz 1-0 Operário; Londrina 1-1 Cianorte; Maringá 1-2 Cascavel; Quartas-de-final (volta): Athletico vs Paraná; Operário 1-0 Azuriz; Cianorte 0-3 Londrina; Cascavel 1×1 Maringá. FC Cascavel, Operário e Londrina são semifinalistas do Campeonato Paranaense. Paraná e Athletico ainda não se enfrentaram pelo jogo de volta.
Semifinais: FC Cascavel x Paraná ou Athletico e Londrina x Operário-PR, 7 de junho, segunda-feira, 16h – Estádio do Café
Operário-PR x Londrina, 10 de junho, quinta-feira, 16h – Germano Krüger…
Campeonato Potiguar:
FINAL – Globo Futebol Clube vs ABC Futebol Clube (Alguém viu o América por aí?)
Campeonato Rondoniense – fase Semifinal:
16/5 – Guaporé 1×0 Real Ariquemes
16/5 – Porto Velho 1×0 União Cacoalense
19/5 – Real Ariquimes 1-0(4-3) Guaporé
19/5 – União Cacoalense x Porto Velho.TJD-RO cancelou a partida para apuração de supostas irregularidades (no último domingo, o Porto Velho venceu o União Cacoalense por 1 a 0 no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho. O clube da capital acusa o rival de ter relacionado os atletas Fábio Júnior de Souza Almeida e Maikon Júnior Pereira de forma irregular).
FINAL – Real Ariquemes vs Porto Velho(a decisão ainda está sub-judice, pois o União Cacoalense diz que irá recorrer da decisão. A federação definiu datas para a decisão(dias 16 e 23 de junho. O confronto de ida será no Barretão, em Ceará-Mirim, com início às 15h. O segundo duelo da decisão será no Frasqueirão, em Natal, começando às 16h).
Campeonato Tocantinense: ainda em andamento.

PS69: ARGENTINA – Copa de La Liga – Las semifinales se disputarán el 31 de mayo y la FINAL en 2 de junio.
Semifinales: Colón 2-0 Independiente y Racing 0-0(4-2) Boca. Gracias al triunfo 4-2 en los penales tras empatar 0-0, Racing se metió en la final de la Copa de la Liga, además de ya estar en los octavos de la Libertadores..
FINAL – 2 de junio: Racing Club de Avellaneda vs Club Atlético Colón

PS171: Copa Libertadores e Copa Sudamericana 2021
OCTAVOS ¡AHORA EMPIEZA LAS COPAS!.
A fase de oitavas de final desta Libertadores possui, comparando-se com edições anteriores, o maior número de campeões (11) e de finalistas (14). Não tem moleza pra ninguém.
Libertadores – Oitavas de final:
Defensa y Justicia (ARG) x Flamengo (BRA)
Boca Juniors (ARG) x Atlético-MG (BRA)
Universidad Católica (CHI) x Palmeiras (BRA)
Cerro Porteño (PAR) x Fluminense (BRA)
Vélez Sarsfield (ARG) x Barcelona de Guayaquil (EQU)
São Paulo (BRA) x Racing (ARG)
River Plate (ARG) x Argentinos Juniors (ARG)
Olimpia (PAR) x Internacional (BRA)
Ida: 13, 14 e 15 de julho
Volta: 20, 21 e 22 de julho
Quartas de final:
Ida: 10, 11 e 12 de agosto
Volta: 16, 17 e 19 de agosto
Semifinal
Ida: 21, 22 e 23 de setembro
Volta: 28, 29 e 30 de setembro
Final: 20 de novembro, no estádio Centenario, em Montevidéu (Uruguai).
Copa Sudamericana – Oitavas de final:
Os jogos serão disputados no mês de julho, dias 13, 14 e 15 os jogos de ida. As partidas de volta ocorrem em 20, 21 e 22.
Nacional-URU x Peñarol-URU
Independiente Del Valle-EQU x Bragantino (BRA)
Santos (BRA) x Independiente-ARG
América de Cali-COL x Athletico-PR (BRA)
LDU-EQU x Grêmio (BRA)
Junior Barranquilla-COL x Libertad-PAR
Deportivo Táchira-VEN x Rosário Central-ARG
Sporting Cristal-PER x Arsenal-ARG.

PS666: UEFA Champions League – Liga de Campeones – ‘blues’ y ‘citizens’ . De Bruyne: “Si ganas eres un héroe, si pierdes eres casi un fracasado”
Final inglesa: 29 de mayo, en el Estádio do Dragão, Porto (Portugal), la tercera final inglesa de la Liga de Campeones: Chelsea Football Club 1-0 Manchester City Football Club.
El gol de Havertz da a los ‘blues’ su segunda Champions League.
Palmarés – Galeria dos Campeões
Real Madrid 13 (1955–56, 1956–57, 1957–58, 1958–59, 1959–60, 1965–66, 1997–98, 1999–00, 2001–02, 2013–14, 2015–16, 2016–17 e 2017–18);
Milan 7 (1962–63, 1968–69, 1988–89, 1989–90, 1993–94, 2002–03 e 2006–07);
Bayern de Munique 6 (1973–74, 1974–75, 1975–76, 2000–01, 2012–13 e 2019–20);
Liverpool 6 (1976–77, 1977–78, 1980–81, 1983–84, 2004–05 e 2018–19);
Barcelona 5 (1991–92, 2005–06, 2008–09, 2010–11 e 2014–15);
Ajax 4 (1970–71, 1971–72, 1972–73 e 1994–95);
Manchester United 3 (1967–68, 1998–99 e 2007–08) ;
Internazionale 3 (1963–64, 1964–65 e 2009–10);
Juventus 2 (1984–85 e 1995–96);
Benfica 2 (1960–61 e 1961–62);
Nottingham Forest 2 (1978–79 e 1979–80);
Porto 2 (1986–87 e 2003–04);
Chelsea 2 (2011–12 e 2020-21);
Borussia Dortmund 1 (1996–97);
Celtic 1 (1966–67);
Hamburgo 1 (1982–83);
Steaua Bucareste 1 (1985–86);
Olympique de Marseille 1 (1992–93);
Feyenoord 1 (1969–70);
Aston Villa 1 (1981–82);
PSV Eindhoven 1 (1987–88);
Estrela Vermelha 1 (1990–91).

20 pensou em “OBRANDO E ANDANDO

  1. Caro Sancho, Berto é muito cruel com v., ao colocá-lo logo depois do Peninha numa sexta-feira, Mas v. queria o quê? trocar de lugar com a divina Violante? Aí não né.

    Acho que v. deveria esquecer suas 6 preocupações e escrever aquilo que te der na telha, deixe a plateia decidir se é bom ou não.

    Eu parei no PS1, porque depois me deu vontade de rir ao banheiro. rsrs

    Abraços e bom FDS

      • Trocar de lugar com a divina Violante?

        Jamais ousaria Sancho tamanha heresia… As divas fubânicas são tudo de bom.

        E estar diria eu, por escolha de Berto, toda sexta nem abaixo e muito menos acima do genial Peninha, mas (benedicto mas), quase ao lado é importante, pois aproveito e ouço o belíssimo repertório que ele escolhe e a nós presenteia.

        Abração, JF!!!!!

  2. A atriz Juliana Paes entrou para os assuntos mais comentados no Twitter na quinta-feira (3/6) após sair em defesa da médica Nise Yamaguchi, depoente na CPI da Cloroquina. “Intimidação, coação, fala interrompida. Mulher merece respeito em qualquer ambiente”, dizia a mensagem de Juliana.
    Escreveu, ainda, a bela: – Não, não sou ‘bolsominion’, como adora acreditar quem não me conhece de perto”, afirmou ela no vídeo. Tenho críticas severas a esse que nos governa. Por outro lado, eu tampouco quero que governe essa oposição que se insinua para o futuro. Onde eu estou? Em um ambiente que não me sinto representada por ninguém.

    • Bela e pensante… Juliana Paes é bela como poucas e inteligente como quase nenhuma neste tal “meio artístico”.

      Como ela, tenho críticas severas a esse que nos governa, pois deveria estender as privatizações a TODAS as estatais, pois não vejo nenhuma finalidade governo ter, por acaso, BANCOS.

      Abração e volte sempre a este nosso JBF…

  3. Caro Sancho.

    Você ainda tem alguma dúvida sobre a qualidade dos seus artigos ? Nós os seus leitores fiés não as temos. Aguardamos as suas letras com bastante ansiedade e
    quando as recebemos , as deglutimos com muito prazer e alegria.
    Erros de português, todos nós o fazemos sempre, pois não somos nenhum
    Ruy Barbosa que na sua prepotência e vaidade declarou um dia que iria
    à Inglaterra ensinar a língua inglesa aos ingleses. ( Será verdade ? ) não sei,
    mas confesso que li a respeito.

    A vaidade linguística supera muito o bom senso, dizem que um dia um reporter
    perguntou ao pinguço Janio Quadros, porque ele bebia tanto whisky ele teria
    respondido : Eu o bebo porque é líquido. Se fosse sólido, eu o comeria. !!!!!!!!

    Porque escreves ? Só pode ser por impulso e necessidade de botar pra fóra
    tantas idéias e pensamentos.
    Aguardas com suspeita os elogios dos amigos ? Não o faças, todos elogios são verdadeiros, pois não precisamos perder tempo e criticar aquilo que não
    somos capazes de realizar , como tu o fazes admiravelmente.
    Todos nós seus leitores amigos, somos seus alunos e aprendemos sempre
    como ser versátil, inteligente com muita modéstia.

    Quanto aqueles que o criticam, não os vejo no horizonte, são apenas
    pequenas notas de advertências sem nenhum ferimento visível, mas sem
    dúvida são verdadeiros na sua opinião e merecem crédito., até certo ponto.
    Quanto aos demais, que não se pronunciam, nem a favor ou contra, muito
    pelo contrário, são moluscos iguais a caramujos que se encolhem nas suas conchas e só colocam a cabeça para fóra na hora de agradecer algum elogio longíquo., ou quando ganham uma bala de mel. Não te fazem falta, pois não
    precisas deles.

    • Eis DMatt questionando: Porque escreves ? Só pode ser por impulso e necessidade de botar pra fóra tantas idéias e pensamentos.
      Respondo: Escrevo desde quando um zilhão de ideias começaram a fervilhar em minha cabeça no antigo “Grupo Escolar”. Comecei com poemas recheados de “imaginários romances tórridos” com as belas professoras de minha infância, meus primeiros amores (platônicos amores), seguidos de muitos outros, nas fases (Eros (amor apaixonado), Pragma (amor duradouro), Ludus (amor lúdico), Ágape (amor universal), Philia (amizade profunda), Philautia (amor-próprio), Storge (amor familiar) e Mania (amor obsessivo). Sim, o amor me fez escritor.

      Daí, na fase militar escrevia (“ghost writer”) para outros soldados que se apaixonavam e não sabiam colocar no papel seus sentimentos.

      Depois parti para a tentativa (vã tentativa) de ver um livro meu ser publicado (escrevi alguns) e percorri Rio e São Paulo batendo de porta em porta sem sucesso, pois não havia no meio editorial “um padrinho” para tornar menos difícil a empreitada. Originais no lixo e pé na estrada, que o frete necessário se faz para ganhar o pão com o suor do próprio rosto.

      Quanto aos críticos e às criticas os vejo sempre como extremamente necessários na literatura, para serem os espinhos no “mar de rosas” do sucesso.

      Quanto aos elogios, que dizes ser verdadeiros e realmente nisso eu acredito, fazem um bem danado ao coração, pois surgem vindos de gente especialíssima como o amigo (sempre elenco aqui no JBF um timaço que mora em minha estima, sendo desnecessário neste momento citar considerável e grandiosa lista).

      Um ótimo final de semana para todos nós, grandíssimo Dirceu Mattos.

  4. A Cruela agora, meu caro amigo, não é mais cruela. É só mais uma vítima do sistema, rsrs. Tem muito político safado querendo copia-la. Abração.

    • Cruel, muito cruel, o Beni. kkkkkkkk
      Quem não viu o filme talvez não entenda a colocação do fabuloso Beni, do nosso Trio Los Tavares (Beni, Ciçi e Arthur).Falando em Cruela, lembrei agorinha de um cara do rádio, um locutor esportivo que tinha por bordão, “cruel, muito cruel”…(encantou-se esta semana o narador esportivo e jornalista Januário de Oliveira)

    • João Francisco em 4 de junho de 2021 às 09:03 disse:
      Caro Sancho, Berto é muito cruel com v., ao colocá-lo logo depois do Peninha numa sexta-feira, Mas v. queria o quê? trocar de lugar com a divina Violante? Aí não né.

      San Cho Coco Loco
      em 4 de junho de 2021 às 14:49 disse:
      Trocar de lugar com a divina Violante?

      Jamais ousaria Sancho tamanha heresia… As divas fubânicas são tudo de bom.

      A sexta-feira é consagrada nesta bertiana gazeta à maravilhosa Violante, cronista de inspiração sem igual, que leio com atenção e encanto toda sexta-feira nesta gazeta de todos nós.

      E receber palavras suas em meu pequeno e aconchegante espaço é para fechar com chave de ouro a sexta, prenúncio, por certo, de um final de semana maravillhoso.

      Até sempre, diva maior desta casa fubânica.

  5. Sancho,

    Você é uma joia rara, já o definiram Violante, d.matt., Beni Tavares, João Francisco que lhe admiram o talento.

    Você é o Adelino Moreira que elevou Nelson Gonçalves ao panteão do sucesso!

    Sou seu fã número dois, porque o um não existe!

    Abraços, querido pela crônica maravilhosa!

    • Por Santas MBM e Dercy,
      De fã para fã, pois sua prosa, principalmente quando vagueias pelas pradarias, ao som de Marricone, sob tiroteios e poeira, são um manjar dos deuses.
      E manhã estarás ao lado de Sancho, Maria, Coelho, DMatt e seus “amigos” do trio Los Tavares cavalgando por minha coluna sextaferiana.

      Abração, mano véi!!!!

  6. O Sancho até parece que segue a risca a dica de um escritor que nunca tinha dificuldade em escrever. Neruda já dizia: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias”. (Berto tem Neruda na instante dele)

    A Cronologia do “côcomen” está perfeita. Se o criador fez o mundo em 6 dias (no sétimo descansou), Sancho cria seus textos em 6 etapas pra descansar no sétimo, quando sai a publicação no JBF.

    E dizem que a criatividade é a inteligência se divertindo.

    Você se diverte e é divertido.

    Dá-lhe, Sancho!

    • Pablo, o Neruda e e Marcos André, o Cavalcanti, iguais na genialidade

      E dizem que a criatividade é a inteligência se divertindo.
      Prova disso são crônicas e comentários do Marcão, que agrega a tudo isto, simpatia e bom-humor às paginas fubânicas, em coluna própria ou de outrem.

      Sobre o chileno Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto (a escolha do nome “Pablo Neruda” ocorreu aos 17 anos de idade, e foi uma declaração de afinidade com o escritor checo Jan Neruda), cabe só uma reprovação: morreu sem conhecer o JBF.

      Dá-lhe, Marcão!

Deixe uma resposta