SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Meu Deus! Meu Deus! Finalmente vou escrever o que me aconteceu! Conseguirei fazê-lo? Atrever-me-ei? É coisa tão estranha, tão inexplicável, tão incompreensível, tão louca! (Guy de Maupassant, “Quem sabe?”, 1890, trad. Ondina Ferreira)

Definitiva a definição de Ariano Suassuna: “Aventura é uma coisa que é muito ruim na hora que está acontecendo, mas, depois, é boa de contar que é danada!”. Nelson dormiu com anjos…Quando acordou, esta manhã, a mesa lá no céu já estava enfeitada, florida, bela. Nelson Pança comeu nuvens e bebeu vento no desjejum?

Cá estamos então, nesta sexta-feira… A história é real, pessoal, talvez por isso me embaraça o resumi-la numas poucas linhas. Vamos a ela… Nelson Pança era português e fora craque do time juvenil do Club de Regatas Vasco da Gama. Um trauma o impediu de jogar no profissional do Expresso da Vitória.

Nelson, tinha vasto bigode e belos cabelos negros, como as noites em Trás-os-Montes, onde nascera. Um belo dia o susto. Estavam as madeixas negras a cair. O que fazer? Sua irmã Carmem o socorreu, fazendo uma touca de meia fina. O apelidaram “Meinha”.

Ia aos treinos com a touca na cabeça para ocultar as fendas que a precoce careca já deixava antever. Correu entre os times adversários que o temido artilheiro detestava o apelido, sendo excluído da Liga Carioca de Aspirantes em virtude das constantes brigas, quando o zagueiro adversário encostava e murmurava: “Meinha”. Um murro depois, lá ia mais um zagueiro procurar o dentista.

Sopapos, confusão generalizada em campo. O apelido de Meinha o fez largar a promissora carreira na Cidade Maravilhosa (sim, naquela época o Rio de Janeiro fazia juz ao apelido) e refugiar-se nos grotões de Desengano (também conhecido como o Cu do Mundo), onde esqueceu a bola, perdeu os últimos fios da bela cabeleira negra como asas de graúna e foi ser agricultor, cultivar o bigode e fazer filhos. Sancho era seu xodó e o trauma paterno brevemente iria atingir o menino.

Os mesmos cabelos de asa de graúna havia herdado, mas não o vistoso futebol. Nelson proibiu o corte e deixou os cabelos do menino crescerem, o que gerou comentários maldosos sobre a masculinidade do garoto em terra de machos de cabelos curtos.

Sin tetas no hay paraiso… Vamos dar um pulinho na infância para recordar o primeiro amor? Tinha o “cabeludo” Sancho seus punheteiros 12 anos e muita paixão por Nicinha (imaginem Paolla Oliveira com 16 anos… Nicinha era idêntica. Que coxas, que tetas, Marcos André).

Certa feita, quando a visitei, pois a bela estava adoentada (uma gripe muito forte), aconteceu algo bem parecido com… «E pelos rasgões do chambre, um seio branco, rechonchudo, com mais vergonha que se o próprio Santo António lhe publicasse os segredos, mostrava o mamilo, tão rubro, tão jucundo como o morango primeiro que pinta no morangal.» Aquilino Ribeiro, Andam Faunos pelos Bosques (1926).

“Jovencitas Pasiones” incontroladas de primeros amores… O problema, e bota problema nisso é que o pequeno Sancho e sua pequena “pistolinha” nada entendiam de mulher. E Nicinha (la chica guapa) tinha fama no pequeno lugarejo de namoradeira, com as beatas chamando a bela de “putinha perdida”.

Uma bela noite, daquelas estreladas, quando fui, como de costume, buscar minha irmã no ponto de ônibus às 23 horas (ela fazia faculdade na cidade vizinha), fui emboscado por Nicinha, que de vestidinho tomara que caia, veio com um “papo atravessado” de que me faria companhia, pois lobas más podiam me devorar naquela noite de lua cheia.

Dito e feito. A bela me atacou, partindo com “boca, tetas e mãos pecaminosas” para cima do indefeso Sancho que, aterrorizado com os seus avanços desavergonhados, para os quais a única solução instintiva de presa diante da predadora foi fugir, mesmo apesar do que eu sentia por ela: como é que eu poderia admitir que eu, macho, temia viajar por curvas das quais não conhecia os mistérios, quando ela parecia saber tudo? ¿Se recuperará algún día algo de aquel encanto que tuvo?

Uma frase de Robert Conrad, extraída do livro “o coração das trevas: O horror, o horror! O pior iria acontecer: a taradinha contou para todo mundo minha fuga, virando este pequeno trupizupe alvo de piadinhas acerca da pouca macheza do filho do bravo portuga. Tais comentários, ligeiros como rastilho de pólvora, chegaram aos ouvidos de Nelson.

Solução à moda portuga: Nelson o levou ao puteiro, solicitando à cafetina, que trouxesse ao garoto uma puta com gonorreia para servir como prova de que o garoto era macho. Doença confirmada, desfilava orgulhoso pai com seu pequeno “garanhão” pelas poucas ruas do lugarejo para a diária injeção de penicilina, sendo Sancho o primeiro de sua turma a provar as “delícias da carne mijada” e as dores da picada de agulha da temida injeção na bunda.

PS 10: Tanti Auguri… Aproveito o texto para lembrar a todos os fubânicos a inigualável e maravilhosa obra de Dalinha, que tambem tratou do assunto: Carne Mijada (Cordel de Dalinha Catunda). Muito mais de Dalinha clicando aqui

PS 51: Enquanto você ao texto lê, estarei ouvindo a mais bela voz gringa. A nacional é Elis. Dedicarei esta sexta-feira à Céline. Céline Dion (Céline Marie Claudette Dion). A música de Céline me fez recordar que o portuga arrumou confusão com a família de Nicinha, proibindo-me de falar com a bela, a quem nunca esqueci, mas (luxurioso mas), amei suas sósias nos bordéis das ruas do Loreto, da Misericórdia e da Glória, principalmen¬te nesta última, onde Madame Suzette tinha conse¬guido dar ao seu esta¬belecimento plantel de belas, cuja fama se estendia por cada recanto do Rio de Janeiro, que àquela época podia ostentar, com orgulho, a alcunha de Cidade Maravilhosa.

PS 69: Ao relembrar meu primeiro amor, a bela Nicinha, recorro a Torga – Está no Diário de Miguel Torga ( Adolfo Correia da Rocha). Copio do volume XIII: “Coimbra, 12 de Outubro de 1978 – A mulher! Não me canso de a exaltar. O que o homem é a seu lado! Um Adão inocente, um Édipo perplexo, um Otelo cego. Flor emblemática da Criação, perfumada de futilidade, só ela sabe pecar sem remorsos, procriar sem vanglória, entender sem lógica. E sofrer paradigmaticamente, já que foi sempre a Antígona heróica da grande tragédia da vida. Dona do mundo e depositária do futuro, nunca o quis parecer, sequer. Gentilmente, deixou essa presunção ao pobre companheiro que, depois de tantos milénios de convívio, continua a revolucionar os tempos, sem perceber que é ela o cordão umbilical da História.”

PS 171: 22 meses sem nenhum caso de corrupção no Governo Federal… Dica culinária: Prato novo na praça: escondidinho de lulas enraivecidas. Tá feia a coisa para a extrema-esquerda. Agora é no México e brevemente na Argentina… Al grito de ¡Fuera López! Povo nas ruas do México querendo destituir o presidente Lopes Obrador. Sábado (3/10), integrantes del Frente Nacional AntiAMLO (FRENAAA) realizaron una nueva marcha en calles de la Ciudad de México, para exigir la renuncia del presidente Andrés Manuel López Obrador (AMLO).

PS 666: Teoria da relatividade… “Mas eis a hora de partir: eu para morte, vós para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo ninguém o sabe, exceto os deuses.” Sócrates – Ceifadora a nível mundial: A tuberculose mata, anualmente, cerca de 1,5 milhão; a diarreia infecciosa, 1,4 milhão; a Aids, 950 mil; a malária, 620 mil; as gripes comuns, 650 mil. 1,35 milhão de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito, o que significa que, em média, morre uma pessoa a cada 24 segundos. A atual pandemia está na casa do milhão de mortos. É muito ou é pouco frente a uma população de mais de 7 bilhões? E a população cresce, cresce, cresce, em um interminável crescer. Até quantos habitantes o planeta suporta alimentar e suprir a sede?

PS 1000: Não tá facil pra ninguém. Primeiro ano que não vou à Düsseldorf por causa do Covid. Antes não ia por falta de grana. Então, os comunistas da República Democrática Alemã levantaram um muro. O comunismo, assim como o muro vieram abaixo na Alemanha – Alemania celebró en 3/10/2020 (sábado) el 30.º aniversario de su reunificación. “el coraje de la gente de la antigua Alemania del este, que salió a la calle y empezó la revolución pacífica” en otoño del 1989, que marcó el inicio del proceso histórico que un año después conduciría a la reunificación del país.

PS 1313: ‘Supergirl’ llega a su fin, la temporada 6 en 2021 será la última. Se você desejar ver garotas super-poderosas terá que acessar o JBF, pois temos Violante e Dalinha. E o vilão de 2020 fechou salas de cinema e modificou todo o calendário de estreias; Wonder Woman 84 se estrenará el 25 de diciembre de 2020. Mientras que, originalmente programada para el 1 de octubre de 2021, ahora The Batman llegará el 4 de marzo de 2022. The Flash, protagonizada por Ezra Miller, se trasladará del 3 de junio de 2022 al 4 de noviembre de 2022. ¡Shazam! 2, la esperada secuela originalmente programada para el 4 de noviembre de 2022 ahora cambiará al 2 de junio de 2023. Pero la mayor víctima es el spin-off de Black Adam protagonizado por The Rock originalmente programado para el 22 de diciembre de 2021, ahora no tiene fecha…

22 pensou em “O TRAUMA DE “PAIM” QUEM PAGOU FOI MEU “BINGOLIM”

  1. Sancho em campanha:

    Sancho não fica sobre muros e recomenda voto dos gaúchos de Canoas em Paula Marisa – 28000 vereadora/ Canoas RS. Disse a bela: Fique de olho nos candidatos que prometem qualquer coisa para ganhar seu voto, há coisas que não são função do vereador. Quem começa a campanha mentindo, não merece seu voto.

  2. Inflação, inflação… O “mercado” projeta taxa de 2,12% ao ano. Em vários períodos do final do século passado, este era um índice quase diário. Entre 1985 e 1994, a inflação média do Brasil foi de 20% ao mês. Em março de 1990 ela, a dona inflação, chegou aos 82,39%. Não me perguntem sobre inflação nos paraísos atuais: Cuba, Venezuela, Nicarágua e Argentina.

    Para 2021, a estimativa de inflação no Brasil foi ajustada de 3% para 3,01%. A previsão para 2022 e 2023 não teve alteração: 3,50% e 3,25%, respectivamente.

  3. Para alegria do Goiano e do Sancho… Os gaúchos parecem que vão copiar o Maranhão e votar em comunista, uma bela vermelhinha, a Manu.
    Porto Alegre, vocês acenam para terem o Partido Comunista do Brasil, da Manuela D’ávila, no comando da cidade. Como anda o coração de vocês? Será que, aqui no JBF, o Arthur e o Francisco também vou dizer que é culpa do Jair?

  4. Ainda não engoli o Bob Dylan e me trazem outra surpresa… O Premio Nobel de Literatura de 2020 foi para a poeta americana Louise Elisabeth Glück. A poeta norte-americana Louise Glück venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 2020 pela “sua inequívoca voz poética, que com austera beleza torna universal a existência individual”, disse a Academia Sueca.
    Grito no deserto pelo nome de Luiz Berto Filho (O Romance da Besta Fubana) há dez longos anos. Se fazem de surdos… Se queriam poesia que dessem o prêmio para o gigantesco Jizuis de Ritinha ou para Anderson Braga Horta, que, com “suas inequívocas vozes poéticas, que com austera beleza, tornam universal a existência individual aqui no JBF”.

  5. E no dia 6 de outubro de 2020 a ONU votou: Por 22 votos a favor y 3 votos en contra se impuso la posición de la mayoría de los países reunidos en el Consejo de Derechos Humanos de la ONU y quedó aprobada la resolución que insta a Venezuela a atender las denuncias sobre las violaciones de derechos humanos que se equiparan a delitos de lesa humanidad. El documento aprobado en la ONU exige elecciones “libres, limpias, transparentes y creíbles” en Venezuela, rechaza “todo tipo de injerencia extranjera en el plano militar, de seguridad o de inteligencia”, exorta a todos los partidos a poner en marcha “sin demora” elecciones presidenciales y revela un “estado de alerta” por la profundización de la crisis humanitaria bajo el régimen de Maduro en medio de la pandemia de COVID-19. E o que muda para o povo venezuelano? Nada, absolutamente nada. Maduro há muito que está cagando e andando para as decisões da ONU.

  6. Intenção de voto para a Prefeitura de Curitiba nas Eleições 2020.

    Assim não tem graça e muito menos segundo turno:

    Rafael Greca (DEM): 47%

    • Sancho,
      Aqui nas araucárias… Os que entendem de eleição e fazem parte do time Rafael Greca acham que ele faz 56% dos votos no primeiro turno e liquida a fatura. A champanhe já está no gelo.

      • Aí e em Belzonte, com o Khalil, a fatura está fechada.

        Greca e Khalil reeleitos… Teriam o voto de Sancho se ele votasse em Curitiba e Belo Horizonte.

  7. Para que o Francisco, o Arthur e o Goiano não reclamem de que não falei no Jair… “O Bolsonaro agora fez o quêêê?!!!!” Vamos falar mal do Bolsonaro? Top 10:

    1)Segundo dados divulgados pela Anfavea, foram produzidos 224,7 mil veículos no mês, o que equivale a uma alta de 12,1% em relação a agosto, na série dessazonalizada. Com isso, a produção do setor retornou ao nível de fevereiro, antes da pandemia. Em relação às vendas internas, foram licenciados 212,5 mil veículos no período, um avanço de 7,0% na margem. As exportações, por sua vez, voltaram a crescer, 28,1% na margem.

    2) O volume de vendas do comércio varejista avançou 3,4% em agosto, segundo divulgado há pouco pelo IBGE.

    3) A segunda rodada da pesquisa da XP, divulgada pelo Valor, mostra que a disputa pela prefeitura de São Paulo está favorável ao candidato de Bolsonaro, Celso Russomanno

    4) Sempre elogio o Jair quando o povo muito competente que veste farda junta-se ao seu timaço. O presidente Bolsonaro escolheu o atual secretário de Assuntos Estratégicos, almirante Flávio Augusto Viana Rocha, para a Secretaria-Geral da Presidência. Rocha entra no posto que Jorge Oliveira vai deixar para ocupar uma vaga no TCU.

    5)A estimativa para a safra nacional de grãos, que já estava em patamar recorde, foi elevada novamente e deve chegar a 252 milhões de toneladas em 2020, ficando 4,4% acima da colheita de 2019. Os dados constam do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de setembro, divulgado hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    6) Educação de Qualidade? O governador paranaense Carlos Massa sancionou projeto de lei que autoriza e regulamenta o funcionamento de colégios cívico-militares no Paraná. O programa será desenvolvido conforme a disponibilidade orçamentária e financeira, e pode alcançar até 200 unidades.

    7)Governo Bolsonaro entristecendo A TURMA DO CONTRA – Belíssima notícia: Indústria brasileira já fatura mais do que antes da pandemia, diz CNI. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que o faturamento do mês de agosto superou o nível do setor industrial verificado no início do ano, antes do começo da pandemia do novo coronavírus.

    8) O presidente Jair Bolsonaro disse que fará campanha para o deputado federal Celso Russomano em São Paulo. Joice e Dória não curtiram. Ah, e nas pesquisas, a Joice anda perdendo até para a margem de erro. Impressionante!!!.

    9) Alvíssaras: Indicadores correntes apontam para melhora do comércio e serviços na passagem de setembro para outubro. O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), aponta que o faturamento do comércio varejista teve crescimento na passagem da última semana de setembro para a primeira de outubro.

    10) Para desespero dos urubus de plantão… PIB do Brasil terá queda menor que a prevista, reforça FMI. Espera-se que a economia encolha 5,8% este ano. O valor é menor que a contração de 9,1% estimada anteriormente (a broxante pandemia é phodda!).

  8. Liberdade (????) de Imprensa… Todos os “pseudo-jornalistas” (???) do Jornal da Besta Fubana teriam sérios problemas na Venezuela. Até Polodoro iria em cana. Avanza la censura en Venezuela: al menos 40 portales de noticias sufren la persecución del régimen de Nicolás Maduro. La dictadura chavista extiende su política contra los medios independientes y crecen las amenazas a trabajadores de prensa. El régimen de Nicolás Maduro tiene un récord de medios cerrados, programas censurados y portales de noticias bloqueados. Además de amenazas a periodistas, detenciones arbitrarias y persecuciones a todo aquel que haga críticas a su gestión.

  9. The End…A história das salas de cinema chegou ao final? Regal Theatres, la segunda cadena más grande de Estados Unidos, ha cerrado todas sus ubicaciones y no está claro si volverán a abrir. AMC, la cadena de cines más grande del mundo, anunció que cerrará permanentemente en seis meses si algo no cambia antes de esa fecha.

  10. Recorro a Câmara Cascudo: “Quem não tiver debaixo dos pés da alma, a areias de sua terra, não resiste aos atritos da sua viagem na vida, acaba incolor, inodoro e insípido, parecido com todos. É por isso que sempre que posso, em meus textos, faço questão de colocar minha linda Desengano.

  11. E lá vãos as privatizações… Tarcísio de Freitas trabalhando pelo Brasil – prontinhos os estudos e apresentação de projetos sobre a modelagem da concessão de 17 aeroportos, que inclui Congonhas, na capital paulista, e o Santos Dummont, na cidade do Rio de Janeiro. Essa é a primeira fase para a concessão da 7ª rodada de leilões do setor, prevista para ocorrer em 2022.

    E o que disse Tarcísio?
    “Boa notícia. Lançado hoje no Diário Oficial o primeiro passo para a concessão de mais 17 aeroportos”, comemorou no Twitter o ministro Tarcísio de Freitas. Além disso, informou que, antes do 1º trimestre de 2021, outros 22 aeroportos serão leiloados.

  12. Como escreveu o espetacular J R Guzzo: “Este dr. Kassio, o jurista do Piauí e do “Centrão” que o presidente Jair Bolsonaro indicou para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal pelos próximos 27 anos, está dando mais trabalho do que se poderia esperar.”

  13. O deputado federal Luciano Bivar, presidente do PSL falou sobre quotas para candidaturas de mulheres: Isso vai continuar sendo um desastre. Na última eleição 915 candidatas mulheres não tiveram nenhum voto. Nem o próprio voto delas. No interior colocam a candidata para completar a quota.

    Gozado… Depois de que Jair deixou o PSL a mídia esqueceu o tal caso do laranjal do psl….

    Sobre cotas, qualquer tipo de cota Sancho é completamente contra. No Brasil qualquer pessoa que realmente partir para o “ganharás o pão com o suor do teu rosto” obtem sucesso.

    Qualquer dúvida é só ler texto recente do Marcelo Bertoluci, aqui no JBF intitulado ÁGUA. A história de um vendedor de água mineral no Rio de Janeiro.

  14. Gente inocente ou herrrar é u manu…

    E lá vai a malvada PF acabando com a brincadeira de probos, ínclitos e maravilhosos seres humanos…

    A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta 6ª feira (9/10/2020), a operação Amphis para investigar 1 esquema criminoso que movimentou mais de R$ 200 milhões nos últimos 10 anos.

    Os alvos são 3 doleiros de Recife (PE) e outras pessoas envolvidas no esquema. São cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Recife, Jaboatão dos Guararapes (PE), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e no Rio de Janeiro (RJ).

  15. A Turma do Contra olhando urubus enquanto decola o ministro Tarcísio… Decolando… O governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, autorizou a emissão da ordem de serviço para o início das obras de qualificação do aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo-RS.

    Os investimentos serão de R$ 43,2 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil.

  16. Modera Sancho!!!

    Se não vão te taxar de sádico.

    Desse jeito – com os teus fundamentados porquês, mais os teus bem-informados dados – tu continuas a dar uns chiliquitos mimimicosos no Chico, o Chiquitito de Bagé (que deve ter sangue de castellano nos canos) e no Zaírton de Caixa-Prego (idem).

    Ambos querem ser exemplos clássicos de ultra-autênticos “si-hay-gobierno-estoy-contra” – com os seus abundantes choromingos, além de copiosas lacrimejações e permanentes chorumelas de “madalenas-arrependidas”.

    Tenha dó da angústia dessas almas em transe por seus pretéritos e vergonhosos atos eleitorais.

    Eles estão precisando, desesperadamente, purgar as suas – segundo eles – passadas e masoquistas escolhas.

    Daí o teor dos comentários deles.

    • Adail,
      Grato pelas gentis palavras, Vou te confessar uma coisa:
      De todos os comentários que li neste jbf (e leio todos, em todas as colunas desde 2013), afirmo, sem medo de errar, que este seu é o mais lúcido que li, demonstrando que possuis visão ampla e inteligência rara (fina ironia e bom humor – essenciais e que agregam inestimável valor ao comentário) para definir com maestria os amigos fubânicos Chico, o Chiquitito de Bagé (que deve ter sangue de castellano nos canos) e no Zaírton de Caixa-Prego (idem).

      Aplaudí-lo é o que me resta: Clap, clap, clap.

      Ótimo final de semana para todos nós…

Deixe uma resposta