O QUE FOI ISSO, PRESIDENTE?

As duas casas do Congresso desenvolveram uma técnica notável para criar jabutis com requintes de engenharia genética. Durante muitos anos, esses jabutis foram desenvolvidos para introdução em medidas provisórias que entravam no parlamento redondas e saíam quadradas, bicudas. Seu uso mais comum envolvia concessão de benefícios atribuídos a quem por eles pudesse pagar bem. O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, era conhecido por sua dedicação a esses curiosos animaizinhos legislativos.

De uns tempos para cá, a ala do Congresso Nacional que sai correndo quando alguém grita “Pega ladrão!” tem se dedicado a incluir jabutis em medidas provisórias ou em projetos do governo, invertendo seu sentido e seu efeito. Em óbvia defesa do interesse próprio e flagrante choque com o desejo da sociedade, temas de segurança pública, de combate à impunidade, de dar efetividade à lei penal, produzem sudorese nervosa em muitos congressistas. Eles usam os jabutis para se autoprotegerem.

Foi assim que quando queríamos as 10 medidas contra a corrupção, o Congresso nos ofereceu uma lei de combate ao abuso de poder, na medida exata para restringir as atividades de persecução penal e constranger à inação delegados, promotores e magistrados.

Foi assim, também, que o pacote do ministro Sérgio Moro foi agraciado com vários jabutis. Entre eles, sem dúvida o mais saliente é o que cria a figura do juiz de garantias para acompanhar os procedimentos e impedir que sejam violadas as garantias constitucionais e legais do réu.

É uma norma de aplicação incompatível com as dificuldades fiscais do país. É mais uma conta salgada e vitalícia como costumam ser os gastos que vêm a débito do pagador de impostos. Quarenta por cento das 5,5 mil comarcas brasileiras têm apenas um juiz o que dá ideia do número de vagas que estarão sendo criadas e providas em curtíssimo prazo. Como não há magistrados com tempo ocioso, a rigor será necessário criar milhares de novas vagas só nas justiças estaduais. Para surpresa geral da nação, Bolsonaro não vetou.

Ao omitir-se perante um jabuti desse tamanho, verdadeira tartaruga marinha no meio dos demais, o presidente contrariou o ministro Sérgio Moro, que expressou seu desagrado. Ao mesmo tempo, está sendo aplaudido pela esquerda, pelo deputado psolista Marcelo Freixo, pelos advogados criminalistas, pelos garantistas e pelos historicamente lenientes com a criminalidade. Aplaudem-no todos que tremem quando a campainha soa às seis horas da manhã. Aplaudem-no, enfim, todos de quem o Presidente da República é o principal adversário.

O que foi isso, presidente? Nós, seus eleitores, agradeceremos se explicar as razões dessa decisão, poupando-nos de buscá-las e impedindo que ela sirva duplamente a seus inimigos – criando mais delays nos processos criminais e apontando contradições em sua conduta.

9 pensou em “O QUE FOI ISSO, PRESIDENTE?

    • Nao conseguem julgar com um juiz, entao vamos colocar mais um pra fazer mais confusso e chegarmos a prescricao, como sempre…..
      Nao é só o “Fravio” e o Queiroz. Com certeza ia sobrar pro Salnorabo. Nao se vive “limpinho” convivendo durante quase 30 anos com 300 picaretas…… A Wal do açai já indicava o carater do Salnorabo. E com certeza, como o Lulla, ele nao sabia de nada que a dupla Flavio/Queiroz faziam…..
      SEI….. me engana que eu gosto. Demorou menos tempo que o Lullinha, paz e amor para se revelar corrupto e mal intencionado. As desculpas iguaizinhas aos do PT e Lulla.
      Filhos sao fenomenos nos negocios….. o Soldado comprou 16 mil reais em Panettone na lojinha do filho… A cara de pau é exatamente a mesma..
      EBC continua firme e forte, dando emprego de 10 mil reais para as amigas intimas da familia…. Moro nao serve mais para o STF e muito menos para opinar sobre “jabutis” indecentes e imorais nas leis que este congresso safado produz…..
      SEI….. Esse negócio de “rouba mas faz” nunca vai dar certo para o povo brasileiro exceto para os mesmos caciques, independente do teatrinho entre esquerda e direita….
      A merda muda mas as moscas sai as mesmas…..
      Vamos ver 2020 e depois 2022. Quem sabe o povo realmente vai utilizar sua arma….. ainda tem muita mosca….. Maia, Davi, Renan e Renanzinho, Jader e Jaderzinho, Collor, Serra, Aécio, Gleysi, Humcerto Bosta, Maria do Rosario, Psol, PC do B e outras excrescências que atrasam o País….

  1. O sr Jair Bolsonaro ainda não escolheu se torce para o mocinho ou para o bandido. Votei nesse sujeito no segundo turno, por absoluta certeza de que ,canhota nunca mais. Jair, Flávio, Eduardo e Carluxo Bolsonaro, eta famiglia das arábias.

  2. Boa trade!
    Sr. Percival,o nosso Presidente não contrariou só o ex-Juiz Sergio Moro mas também uma grande parte de seus eleitores. Este não veto do presidente é sem dúvida uma traição ao que prometeu e que todos estávamos contando quando votamos nele.
    Uma pena! A partir do dia que seu filho foi pego na tal de rachadinha em conluio com o chefe de gabinete, o Presidente não conseguiu esconder suas tentativas de melar todo o processo.

    Sua credibilidade perante boa parte de seu eleitorado ficou abalada.
    Espero que o STF o salve.

  3. Pelo que vi em outro blog, SE o Bolsonaro vetasse, o congresso derrubaria o veto. Do jeito que está, o “jabuti” volta para o colo do congresso que terá que mostrar de onde sairão os recursos para pagar a estes juízes de garantia. E ainda pode ser votado uma ADIN, ação direta de inconstitucionalidade, a ser votada pelo STF.
    Vamos cobrar realmente de quem está sempre “melando” as ações do nosso Presidente.
    Ele não tem poder para tudo, como muitos pensam…
    A CF de 1988 tolheu os direitos dos presidentes.
    Tem que ser muito político para conviver com essas raposas felpudas…
    Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos.
    Não esmoreçamos!!

  4. Os recursos virao dos nossos bolsos como sempre….. mais de 2000 NOVOS juizes( como o Toffolli… por ex ), as mordomias e a infraestrutura necessaria…… Uma puta grana, inutil pra justiça mas muito boa para os corruptos que terão dois juizes “brigando” entre provas leis e conceitos
    Nao tem sentido……
    VETA e volta para o congresso derrubar o veto, e o desgaste todo seria do congresso…..
    Agora parece que o congresso vai “trabalhar” em uma causa nobre para “viabilizar” uma lei aprocada peli congresso e sancionada pelo presidente….. PQP…..
    Quer dizer que o Moro nao serve mais para o STF e nem pra opinar sobre estes “jabutis” imorais…. PQP
    Minha esperança é q a linpeza continue en 2018 e em 2022…..

  5. BOLSONARO JÁ NÃO É MAIS O MESMO.

    Tudo para salvar os seus filhos, inclusive essa parceria
    esdruxula com o incompetente TOFOLI.
    Realmente estou decepcionado com as últimas atitudes do presidente.
    Entendo que ele tem feito coisas boas e que não consegue realizar
    mais porque o congresso e o judiciário cortam sempre que podem
    as boas ações do presidente e fazem de tudo para voltar
    a corrupção e a pouca vergonha legislativa.
    Agora aceitar o que o Bolsonaro está fazendo com o ministro
    Sergio Moro é pura sacanagem, para poder proteger os seus
    corruptos e mal educados filhos. Isso nós não aceitamos e
    precisamos que ele entenda que nós apoiamos o ministro
    Moro cem por cento e não vamos concordar mais com
    a covardia do Bolsonaro que para fingir de bonzinho, diz que vai
    colocar o Moro como vice em 2022.
    Ora meu caro Bolsonaro, você não tem mais moral para
    ficar se escondendo e tentando aproveitar-se da popuilaridade
    do Sergio Moro. Toma vergonha e coragem e manda
    os seus filhos para aquele lugar……..

    Eu não sou o Goiano não, mas o meu saco já está estourando.

Deixe uma resposta