MARCELO ALCOFORADO - A PROPÓSITO

“Possuído pela vaidade”, foi assim que um dos aliados do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso o classificou quando os principais veículos de divulgação do país exibiram a fotografia em que ele e Luiz Inácio da Silva se congratularam exibindo o soco amistoso que, desde a chegada da pragado covid, substitui o clássico aperto de mão.

Dois prefeitos do PSDB logo atacaram, em tom irônico, a fotografia. Duarte Nogueira, de Ribeirão Preto, disse mais. que “Fernando Henrique Cardoso passa por uma síndrome de Estocolmo. Lula e o PT desconstruíram o legado de FHC e assaltaram o País”; enquanto Orlando Morando, de São Bernardo do Campo registrou que FHC está possuído pela sua vaidade e não quer ver outro presidente pelo seu partido.

Mas, afinal, o que é vaidade?

Segundo o Houaiss é a qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória. É a valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros. Tem mais: é a avaliação muito lisonjeira que alguém tem de si mesmo; fatuidade, imodéstia, presunção, vanidade…

Veja se você recorda deste exemplo: na eleição paulistana de 1985 Fernando Henrique estava à frente de Jânio Quadros, mas faltava contar muitos votos. Mesmo assim ele se deixou fotografar, com ar triunfalista, na cadeira do prefeito, mas quem se elegeu prefeito de São Paulo, foi o concorrente Jânio Quadros.

Por fim, já que Fernando Henrique Cardoso é um homem de sólida cultura e fino humor, fui ao dicionário etimológico buscar uma definição que atenuasse a contundência das anteriores. Foi pior. Encontrei a origem nos termos latinos vanitas, vanitatis, cujo significado é, nada mais nada menos, que vacuidade (o que é próprio do vácuo), ou seja: absoluto vazio.

3 pensou em “O POSSUÍDO

  1. Uma triste figura e a comprovação de que idade nem sempre traz sabedoria!
    E a comprovação também de que, quem nunca foi “do bem”, nunca o será!
    fhc, em minúsculas, lamentável o seu ocaso!

  2. Textos Alcoforadíssimos neste JBF:
    ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA OU OS VÍRUS ASSASSINOS
    O POSSUÍDO…

    Fiquei afastado , por problemas técnicos e coquísticos, deste JBF por uma eternidade de 4 dias e retorno com a grata surpresa de ler MAIS um colunista de altíssimo gabarito contratado a peso de ouro pelo genial bertiano editor-chefe desta escrota gazeta.

    Se sendo escroto jornaleco possui tal timaço de colunistas, imagina quando deixar de o ser.

    Vida longa ao Rei…

    • Escreve o colunista: Orlando Morando, de São Bernardo do Campo registrou que FHC está possuído pela sua vaidade e não quer ver outro presidente pelo seu partido.

      Aqui em SBC o tucano Orlando Morando faz um ótimo trabalho no comando da prefeitura (2º mandato) nesta joia do ABC.

      PS: Sancho é eleitor de Jair, tendo votado diversas vezes nos tucanos, quando os acha MENOS RUINS (triste sina votar no menos ruim) do que os demais.

Deixe uma resposta