MAGNOVALDO BEZERRA - EXCRESCÊNCIAS

A General Motors começou suas atividades fabris no Brasil em 1925, quando montou sua primeira linha de montagem no Bairro do Ipiranga, em São Paulo, no distante ano de 1925.

Iniciando seu trabalho como mecânico, um dos primeiros funcionários da G.M. foi o sr. Adalberto B., que começou sua brilhante carreira naquelas instalações. Com dinamismo, dedicação e uma inteligência sem par, galgou os mais diversos postos na organização, chegando à posição de Diretor Geral da fábrica de São José dos Campos. Quando se aposentou, no final da década de 1970, foi considerado o mais antigo funcionário da G.M. no mundo, com mais de 52 anos de dedicação à empresa. Recebeu como prêmio uma turnê por todas as fábricas da G.M. no mundo. Nunca se esqueceu de suas origens humildes.

Sem dúvida, o sr. Adalberto B. era um dirigente querido e respeitado pelos funcionários. Tinha o hábito de sempre descer ao chão de fábrica e conversar com os operários, relembrando fatos de quando era um deles na fábrica do Ipiranga. Dava dicas aos mecânicos de manutenção, aos montadores, aos engenheiros e a quantos encontrasse com disposição de conversar com ele. Com isso, praticava a política de “portas abertas”, nunca se furtando a conversar pessoalmente com quaisquer funcionários, independentemente da posição hierárquica de cada um.

Um dos operadores de máquina estava profundamente aperreado com os gastos de sua família, e cada vez mais o seu salário não conseguia alcançar o nível das suas contas. Um dia encheu-se de coragem e, todo sacudido, resolveu abordar o sr. Adalberto em uma de suas caminhadas pela fábrica para solicitar um aumento de salário.

– Senhor Adalberto, o senhor me desculpe, mas necessito urgentemente de um aumento de salário.

O sr. Adalberto pôs as mãos em seu ombro e afetuosamente respondeu:

– Está desculpado, meu filho.

Proporcionou-lhe um amistoso sorriso e seguiu sua caminhada por entre os motores.

4 pensou em “O PEDIDO DE AUMENTO

  1. Mister Magnovaldo, bom dia!

    O sr. Adalberto era um sábio, com uma dose de experiência acima do comum que a vida lhe proporcionou.

    Quando disse: “está desculpado, meu filho”, demonstrou sabedoria e humildade (e inteligência!)

  2. Parabéns pelo excelente texto, prezado Magnovaldo!
    O Sr. Adalberto não disse não nem disse sim, ao empregado que lhe pediu aumento de salário. Mas, para o bom entendedor, “meias palavras bastam.”…rsrs.

    A ressaca moral tomou conta do Brasil, com a saída da Seleção, da Copa do Mundo. Em cima disso, o descondenado joga na nossa cara um time de políticos corruptos, para conduzir a Nação. Só Deus na causa, para punir a corrupção no Brasil.

    Grande abraço.

    • Divina Violante:
      Seus comentários são a única alegria desses dias de depressão. Você é fantástica.
      Tenha um excelente final de semana junto aos seus.
      Beijão futeboleiro,
      Magnovaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *