SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

“Acuérdate de que mi vida es un soplo, mis ojos no volverán a ver más la felicidad.” Job, 7:7

Tem gente que quer ver o Mickey e outros, mais modestos, contentam-se com a Disneylândia Bolsonarista (créditos para o C.Eduardo), pois o dólar está proibitivo para bolsos médios e os Estados Unidos nunca foi fã dos pobres brasucas.

E como é no JBF que se desenrolam as “atrações” da Disneylândia Bolsonarista, eis Sancho a “passear” pelos parques temáticos desta escrota gazeta da bixiga lixa onde o fubânico tem o mérito e o privilégio de ir beber à melhor das fontes (fringe benefit).

Hoje é um daqueles dias em que planejo fazer algo que vai mudar o mundo (cuando termino de pronunciar futuro la primera sílaba ya está en el pasado”, escribió Wislawa Szymborska. La frase alude al paso del tiempo, pero también describe la fragilidad de nuestros proyectos y de nuestra vida.)… Ops, hoje tenho crônica no JBF. Então deixarei para amanhã o feito que vai mudar o mundo. Sim, melhor amanhã. Sim, é isso, amanhã. Prepare-se mundo… ¡Tú estás loco, Sancho!” No, estoy coco!

Falando em mudar o mundo…Fui até a casa da sogrona e a velhota, ao me ver estacionando o Quixote Véi di Guerra, correu e pregou na porta dois cartazes, onde se lia: “visita é igual peixe; no terceiro dia começa a feder.” Benjamin Franklin e “Visitantes sempre dão prazer. Senão quando chegam, pelo menos quando partem” Provérbio Português. Fingi não notar a “indireta” e o “amor” da velha por mim. Mas a estadia era rápida… Fui até o covil da bruxa para “furtar” sua vassoura, pois estou querendo participar do mega-evento Pró-Bolsonaro, o alienígena. Aproveitei para dar uma abraço apertado, de filho, no sogrão Chiquito, um cabra pra lá de especial.

Ah, você não está sabendo? Primeiro foram as passeatas em verde-amarelo, seguido das carreatas, motociatas e agora o fubânico amigo está convidado para o DISCOCIATA VOADORA, que partirá de Curitiba (segundo a Gazeta do Povo, arquivos da Aeronáutica -preenchem os militares formulário padrão de ocorrência de “Tráfego Hotel” – expressão utilizada pelas Forças Armadas para se referir a Objetos Voadores Não Identificados- “elegem” Curitiba como a capital dos discos voadores). Da cidade mais bela do Brasil (você não conhece Curitiba? Não sabe o que está perdendo) iremos até Varginha-MG, de onde rumaremos até a Estação Espacial Internacional (no pain no gain).

Como não tenho grana para grandes projetos, usarei a vassoura da sogrona, onde acoplarei duas parabólicas, com uma invertida sobre a outra, formando o disco, que será propulsado pela potente magia da vassoura de bruxa. Tal evento está planejado para o primeiro trimestre de 2022. Prepare-se, leitor amigo…

Falemos desta senhora que tanto me ama…Por escrito, que palavras leva-as o vento. Toda a bronca de minha sogra com este que vos escreve decorre de fato pretérito, onde Quesliandra, minha esposa, a hospedou em nossa residência e a curiosa e detetivesca velha, sem nada a fazer, resolveu dar uma de Miss Marple (ela é fã de Agatha Christie) e descobriu a desventuras sanchianas no putanhal (às vezes dá-me jeito inventar palavras)…

Se tal cópia de Miss Marple perguntasse a ele o que buscava em outros corpos, sendo a esposa uma formosura de mulher, diria que era vício, que desde o final da adolescência mãos invisíveis o arrastavam aos bordéis da vida (son fuertes los latidos del corazón).

Sim, ele amava com todo o seu coração a mulher que levara ao altar (Nachalo). Investigação concluída, relatório nas mãos de Quesli… Lágrimas, choro, ranger de dentes e a decisão. Um belo dia a mala sanchiana com seus “panos de bunda” estava diante da porta. O pé na bunda, o adeus, o sorriso vitorioso da sogra. Ela cansara de dar oportunidades e perdão (Konets).

Dentro da mala, um bilhete: «Como sabes, tenho sido uma fã assumida, demissionário e infiel marido e não seria capaz de vê-lo partir, seja lá para onde for, mesmo que seja à puta que o pariu, sem lhe desejar que mande de lá saudades, que é coisa que cá não deixa, filho de rapariga.» (“Não afirmo nada. O coração feminino foi sempre um enigma.” Os Demónios, Dostoiévski).

Há coisas que não se dizem em duas ou três palavras… Uma pena que Sancho não saiba mais do que duas ou três palavras relativas ao amor… Não houve mais nenhum belo dia… todos os dias depois daquele eram um horror, uma solidão, onde em cada mulher buscava sempre a mesma mulher, pois desde o fatídico dia passei a gastar a vida entregando o dízimo a alguma “santa”, pois nunca fui de poupanças; em camas que não eram as minhas, em mulheres que não levaria ao padre, em putas que não apresentaria à mãe.

E de tanto sofrer, o caminhoneiro anda a desejar ir para o paraíso. E pode escolher, pois os há ao gosto do freguês: Cuba, Venezuela, Nicarágua, Bolívia, Argentina. Comunismo injetado direto na veia, um vício o mais (como disse Rocky Balboa, “ninguém vai te bater mais forte que a vida”).

E a premissa de tais horrores sempre adiados o levava ao amanhecer aos cocos e, ao final de cada tarde, à mesma rua. Sentava-se no boteco em frente à casa em que fora imensamente feliz e onde a fizera imensamente infeliz a cada infidelidade.

Bebia de tudo um pouco, desde que contivesse álcool, até que às 18:30 ela, enfermeira, saía para o ínicio do plantão noturno (“Las horas se convirtieron en segundos elásticos de incertidumbre.” Hollie McKay).

Ele pagava a comanda, dirigia-se à casa da amada, entrava, ia até o quarto, revirava suas gavetas, escolhia um vestido, abraçava a roupa, deitava-se ao pano abraçado e sentia no tecido o cheiro da dona, o cheiro da paixão, o perfume da mulher.

Adormecia entorpecido pelo álcool e embalado pelas recordações dos momentos maravilhosos que desfrutara nos braços da amada. Vivia dos sonhos que o cheiro dela inspiravam (Sabia Drummond: “Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? Amar, esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar?”).

Acordava religiosamente às 7 horas, quando o sol surgia por detrás da montanha, arrumava tudo com cuidadoso zelo para sua estada não ser percebida, trancava a porta com a chave que ela esquecera de requisitar, ganhava a padaria na mesma rua, pedia um pingado e um pão na chapa no momento exato em que ela descia do carro de aplicativo e abria a porta da casa para o merecido descanso.

Last but not the least… Lembro Ciço, que disse que Falcão disse: “Você é a letra X da palavra love.” De onde estava olhava-a apaixonadamente e gravava na memória mais uma imagem da mulher que nunca deixou de amar.

Vou puxar e esticar a corda das horas para que o dia acabe assim num átimo? Só para o incerto, inglório amanhã chegar mais rápido. Hoje já não cumpro tal ritual, pois a ida aos cocos me desperta às duas da madruga em outras camas e latitudes.

E a mulher amada segue incrustada dentro do coração enquanto o Quixote Véi di Guerra vence estradas e quilômetros sem se importar com a saudade, que bate forte dentro do peito do caminhoneiro que se alimenta de poeira, putas e sonhos nas estradas da vida.

PS000: Sancho, The Man Who Was Friday… Twitter? Facebook? Instagram? Delete tudo e verás que seu dia fica até melhor fazendo outras coisas… Há tanta vida lá fora, cantaria Lulu Santos… Há tanta vida lá fora / Aqui dentro sempre / Como uma onda no mar… Hell de Janeiro – Ora, pois… A cidade do Rio de Janeiro, do meu xará, o gajo Luiz Carlos, o Freitas, de Sancho e D Matt tem mais um patrimônio cultural. É o Bar da Portuguesa, tradicional botequim localizado em Ramos. Com a chancela, o Bar da Portuguesa passará a integrar o Circuito dos Botequins do patrimônio carioca.

PS0,01: “A mente totalitária jamais reconhece o próprio abuso.” Percival Puggina. SOS VENEZUELA – Iván Duque, presidente de Colombia, en la 76° Asamblea General de las Naciones Unidas: “El fin de la dictadura es el único camino viable para el pueblo venezolano” . Lo informó el Observatorio Venezolano de Finanzas: Venezuela llegó a 25 trimestres consecutivos de caída económica… Ideologia Maria Antonieta versão Maduro: “Não têm pão? Comam brioches!” – SOS CUBA – SOS NICARAGUA.

PS0,02: GALERIA DOS SUPER-HEROIS – À meia-noite prefiro o pecado original… principalmente se a Eva for a Longoria… Não sei como Bolsonaro conseguiu perder a eleição em 2018 pra qualquer um no segundo turno, não, ops, pera ai… kkkk. E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: 007 ¿Quién será el próximo Agente Bond? Daniel Craig dice adiós a James Bond (‘Spectre’, ‘Skyfall’, ‘Quantum of Solace’, ‘Casino Royale’ y ‘Sin tiempo para morir’). Sancho habla ahora de chicas guapas…Spencer, Spencer, Spencer te lembra alguém? Vá, puxe pela memória, que você vai lembrar… E Kristen Stewart,você conhece? Eis o que falam da moça: “No puedo hablar lo suficiente de la interpretación de Stewart. Es un giro amargo, conmovedor y a todas luces impresionante”, aseguraron desde Deadline. Por otra parte, el medio The Hollywood Reporter calificó de “incandescente” el trabajo de la actriz en la cinta Spencer y aseguró que es “su mejor interpretación desde ‘Personal Shopper’”. The Guardian dijo: “Kristen Stewart se demuestra completamente convincente como la protagonista. Da una interpretación extraña y amanerada de Diana, como debería ser (…) captura con efectividad la agonía de una mujer tan programada y aislada que siente que no tiene escapatoria y ha perdido la vista de quién es”.

PS0,03: Here, we collate good things that have happened this week, to make you smile, laugh and feel hopeful. Sobre JMB, já quase tudo se disse, de bom, sobretudo, e de mau, bem menos, e na maior parte das vezes sem ser merecido (Corno? Corrupto? Incendiário? Alienígena? Genocida? De onde tiram tanta maledicência?). Peço desculpa aos da turma do contra, aos arautos da desgraça e do apocalipse, por vir destruir vossas manhãs de tempestade com uma boa notícia, ou melhor, ótimas notícias. Ei-las» 1) Para ranger de dentes dos que não gostam de Bolsonaro: Homem alega existência de várias “cópias alienígenas” de Bolsonaro…Sendo tal fato verdade, resolvido está o dilema de quem irá suceder JMB em 2027. Basta tirar certidões de nascimento para cada cópia jairziana, dando aos homens os nomes Jair Messias Bolsonaro II, Jair Messias Bolsonaro III, …Jair Messias Bolsonaro IX e assim sucessivamente, ficando cada cópia 8 anos na presidência, para desespero do C. Goiano Eduardo; 2); O ministério da Economia anunciou que publicará em abril/22 o edital de privatização dos Correios. E a Caixa? E a PETROBRAS? E o BB? Qual a finalidade de governo possuir agência postal, ser dono de petroleira e banco? PRIVATIZA SAPORRA TODA, BOLSONARO!!!; 3) Indicadores da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios mostram que o Sistema de Consórcios bateu o recorde dos últimos 10 anos com mais de 322 mil novas cotas vendidas em julho; 4) O presidente Jair Bolsonaro sancionou na segunda-feira o Projeto de Lei 2336/21, chamado de “Lei do Mandante”, que muda as regras de comercialização dos direitos de transmissão; os clubes que detêm o mando de campo podem negociar com outras empresas, independente de acordos feitos pela equipe visitante. Anteriormente, isso não era possível; 5) A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico revisou para cima sua projeção de alta do Produto Interno Bruto do Brasil em 2021, para 5,2%; e 6) O valor da produção agrícola do país em 2020 bateu novo recorde e atingiu R$ 470,5 bilhões, 30,4% a mais do que em 2019.

PS0,04: “É tanta fraude, tanta corrupção, que não parece que somos uma República, mas uma Privada!” Juscelino Vieira Mendes… Falando nisso, «Há muito tempo que os casos de enriquecimento ilícito dos políticos deviam estar qualificadamente criminalizados» Todos são desiguais perante a lei… Brasil, fraude explica? Presidente da Caixa diz que governos anteriores roubaram R$ 46 bilhões do banco estatal… Algo parecido deve ter ocorrido no BB… Só cabe ao atual presidente cumprir esta ordem: PRIVATIZA SAPORRA TODA, BOLSONARO!!!!!

PS0,05: Barriga de Chope ouvindo Chopin na choupana ou Fryderyk Franciszek Chopin … Num artigo publicado em 2018, em Espanha, intitulado Impacto da Ingestão Moderada de Cerveja e Saúde Cardiovascular (é fonte de vitaminas do complexo B, potássio, magnésio e silício), um grupo de 60 voluntários que ingeriu diariamente, no caso dos homens 400ml de cerveja (30g de álcool) e nas mulheres 200ml de cerveja (15g de álcool ), foram orientados para que mantivessem a sua dieta e atividade física. Após 12 semanas verificou-se a manutenção do peso, assim como o perímetro abdominal, deitando por terra o mito de que a cerveja faz aumentar o peso e o volume abdominal. Outro dado interessante foi o aumento da capacidade antioxidante da lipoproteina HDL (o bom colesterol) diminuindo assim os efeitos oxidativos da LDL ( mau colesterol), oferecendo maior proteção cardiovascular, evitando o depósito lipídico nas artérias…

PS0,06: Sobre o amor disse Bob Marley: Amor: 4 Letras, 2 Vogais, 2 Consoantes e 2 Idiotas. VEÍCULOS ELÉTRICOS – Noruega, precursora en e-movilidad, va en camino a que todos los automóviles nuevos sean vehículos de cero emisiones -es decir, eléctricos o impulsados por hidrógeno- para 2025. Los países que lideran la carga son -y aquí no hay sorpresas- nórdicos: Noruega, Islandia y Suecia con automóviles eléctricos que representan 74,8%, 45% y 32,2% del total de sus ventas en 2020. Alguém conhece s dados do Brasil sobre o assunto?

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): Memories are made of this – “Os livros são grandes presentes porque eles têm mundos inteiros dentro deles. E é muito mais barato comprar um livro para alguém do que comprar o mundo inteiro.” Neil Gaiman. Dia 14 de setembro deste 2021 o mundo comemorou 700 anos sobre a morte do escritor, poeta e político florentino Dante Alighieri, o autor de A Divina Comédia (foi o primeiro escritor a usar o «italiano» como língua literária). Sancho recomenda tradução recente feita em Espanha, não em verso, por José-María Micó. A tradução é bilingue e, de certa forma, complementar para quem queira conhecer ou revisitar a Divina Comédia. Já para quem queira conhecer o seu autor, o Dante que é também o narrador e a personagem da Comédia, aquele que visita o Inferno, o Purgatório e o Paraíso guiado por Virgílio, o autor da Eneida, saiu pela Quetzal biografia da autoria de Alessandro Barbero intitulada “Dante: Uma Vida”, que conta de fio a pavio, sem esquecer um fio sequer, sua existência marcada pelo exílio, pela escrita e pelo amor.

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi…Sport – Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football: Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22 – Líderes:
Ligue1:
Journée 8: PSG vs Montpellier, Olympique Marseille vs Lens
Journée 7: Angers 0-0 Olympique Marseille, Metz 1-2 PSG (líder: Paris Saint Germain Football Club – 21/21);
Journée 6: PSG vs Lyon, Olympique Marseille 2-0 Rennes.
Premier League:
Gameweek 6: Chelsea vs City, M. United vs Aston Villa, Brentford vs Liverpool, Arsenal vs Totenham
Gameweek 5: Liverpool 3-0 Crystal Palace, City 0-0 Southhampton, West Ham vs M. United, Tottenham 0-3 Chelsea (líder: Chelsea Football Club – 13/15);
Bundesliga: 19 partidos consecutivos… Lewandowski encadena su decimonoveno partido marcando. El delantero polaco encadenó su ¡decimonoveno partido consecutivo marcando!
Spieltag 6: Greuther Fürth vs Bayern Múnich, Borussia Mönchengladbach vs Borussia Dortmund, TSG Hoffenheim vs Wolfsburgo
Spieltag 5: Bayern 7-0 Bochum, Colonia 1-1 RB Leipzig, Dortmund 4-2 Union, Wolfsburgo 1-1 Eintracht (líder: Fußball-Club Bayern München 13/15);
LaLiga:
Jornada 7: Alavés vs Atlético, Real Madrid vs Villarreal, Barcelona vs Levante.
Jornada 6: Sevilla 3-1 Valencia, Getafe 1-2 Atlético, Real Madrid 6-1 Mallorca, Cadiz vs Barcelona. (líder: Real Madrid Club de Fútbol – 16/18)
Jornada 5: Barcelona 1-1 Granada, Valencia 1-2 Real Madrid, Atletico 0-0 Athletic
Lega Calcio (SerieA):
Giornata 6: Spezia vs Milan, Internazioanle vs Atalanta, Napoli vs Cagliari, Lazio vs Roma, Juventus vs Sampadoria
Giornata 5: Fiorentina 1-3 Internazionale, Spezia 2-3 Juventus, Milan 2-0 Venezia, Sampdoria vs Napoli (líder: Football Club Internazionale Milano – 13/15).
Giornata 4: Udinese 0-4 Napoli, Internazionale 6-1 Bolonia, Lazio 2-2 Cagliari, Juventus 1-1 Milan.
Primeira Liga:
Jornada 7: Sporting vs Marítimo, Gil Vicente vs Porto, Vitória de Guimarães vs Benfica
Jornada 6: Estoril 0-1 Sporting, Benfica 3-1 Boavista, Porto 5-0 Moreirense (líder: Sport Lisboa e Benfica – 18/18).

PS10.1:CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO 2021
– Resenha? Sancho desenha: E o time “otropatamá” encosta, dá seta e quer ultrapassar rumo ao topo. Quem segura o Urubu, que possui 2 jogos a menos?
Confrontos da 21ª rodada:
18/09/2021
– Arena Condá (Chapecó) – Chapecoense 0-2 Palmeiras
Zebras não se vestem de verde duas vezes. E o torcedor do Bragantino pergunta: como é que fomos perder para esse time? Os verdes de Sampa consolidados em segundo.
– Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico 2-1 Juventude
Recordar é viver… Há exatos 2 anos, o Clube Athletico Paranaense fez 2 a 1 no Internacional em pleno Beira-Rio e garantiu o título da Copa do Brasil/2019. Léo Cittadini e Rony fizeram os gols do Furacão; Nico Lopez fez o do Colorado.
– Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético 3-0 Sport
Bica, Bicudo!!!! O líder contra o vice-lanterna. Alguém apostou algum tostão no rubro-negro? Diriam os torcedores do Santinha que a cachorra de peruca não assusta ninguém.
– Castelão (Fortaleza) – Ceará 0-0 Santos
Zero para os dois… Dois alvinegros muito preocupados com o futuro. Jejum e crise de abstinência… O Santos Futebol Clube não ganha títulos desde 2016.
– Fonte Nova (Salvador) – Bahia 1-1 RB Bragantino
O Massa Bruta, focado na fase final da Sudamericana/2021 começou a oscilar e o BBMP, que nada tem a ver com isso, tem Rodallega…
19/09/2021
– Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional 1-0 Fortaleza
Quem é Edenilson? Para sofrimento da torcida do Fortaleza é o cara do gol e artilheiro desta edição do Brasileirão.
– Morumbi (São Paulo) – São Paulo 2-1 Atlético-GO
O tal Rigoni tira o tricolor da beira do abismo e põe fim a uma sequência invicta de sete jogos do Dragão na competição (a última derrota tinha sido para o Cuiabá, no dia 21 de julho).
– Itaquerão (São Paulo) – Corinthians 1-1 América
Taí a zebra possível disse Sancho sobre o jogo. Resultado ruim para os dois.
– Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo 0-1 Grêmio
Freguês de caderno… O Grêmio não vencia o Flamengo há 10 jogos e havia tomado 6 gols do rubro-negro recentemente (tinham acabado de se enfrentar nas quartas de final da Copa do Brasil).
20/09/2021
– Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá 2-2 Fluminense
Chatíssimo esse time cuiabano (são cinco jogos de invencibilidade – três vitórias e dois empates.)…
Jogos adiados até aqui:
2ª rodada: Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Flamengo
4ª rodada: Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x Flamengo
19ª rodada (em virtude dos jogos da seleção pelas Eliminatórias da Copa 2022 – por que não adiaram toda a jornada?:
5/11 – Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo x Atlético-GO
22/9 – Morumbi (São Paulo) – São Paulo 0-0 América
Sonolento jogo… zero aos dois.
3/11 – Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético x Grêmio
21/10 – Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional x RB Bragantino
S/D – Castelão (Fortaleza) – Ceará x Palmeiras
Classificação (em virtude dos diversos adiamentos, a classificação está uma “zona” ou bagunça – ao gosto do freguês -, algo bem típico do desorganizado futebol tupiniquim, o que me faz lembrar certa frase: “O esporte no Brasil é uma casca de ovo. Um ovo lindo, branco, só que dentro ele está podre.” Bebeto de Freitas):
– Sonham com a Taça 2021 e/ou vaga na Libertadores 2022: Galo, Porco, Urubu, Leão do Pici, Massa Bruta, Gambá, Colorado, Fluzão e Dourado;
– Desesperam-se à beira do abismo (não está morto quem peleia?): São Paulo, Ceará, Santos, Bahia, América, Juventude, Grêmio, Sport (vice-lanterna) e o lanterna verde Chapecoense.

PS10.2: Série B-2021 – El periplo ‘por el infierno’ (Avaí, Botafogo, Brasil, Brusque, Confiança, Coritiba, CRB, Cruzeiro, CSA, Goiás, Guarani, Londrina, Náutico, Operário-PR, Ponte Preta, Remo, Sampaio Corrêa, Vasco, Vila Nova, Vitória).
CENTENÁRIO do AVAÍ FUTEBOL CLUBE. Será comemorado em 1º de setembro de 2023. Se você, fubânico, for bom de arte, terá a oportunidade de produzir uma logomarca especial alusiva aos 100 anos do Leão da Ilha. As inscrições são válidas até o dia 9 de novembro de 2021 (acesse https://www.avai.com.br/novo/concurso-cultural-logo-do-centenario-do-avai/).
…e chegamos à viségima-quinta jornada… Dos cinco campeões brasileiros presentes nesta edição da “B”, estão Fogão e Coxa dentro do G-4 (Fogão – cinco vitórias nos últimos cinco jogos). O vice-líder Goiás, figura sempre presente na “A”, também sonha com o retorno… E “não está fácil pra ninguém”. Vascainos e cruzeirenses não largam mais a calculadora.
Classificação depois de 25 jornadas disputadas – briga de foice na total escuridão:
– Sonham com a elite: Coritiba, Goiás, Botafogo, CRB, Guarani e Avaí;
– Equilibram-se à beira do precipício: Vila, Ponte Preta, Vitória, Londrina, Confiança e Brasil.

PS10.3: Série C-2021 (Altos, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Criciúma, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Ituano, Jacuipense, Manaus, Mirassol, Novorizontino, Oeste, Paraná, Paysandu, Santa Cruz, São José-RS, Tombense, Volta Redonda, Ypiranga-RS)…
Situação de momento: o Grupo A só o Paysandu já se garantiu. Bate muito forte o coração de quem torce por Tombense, Manaus, Botafogo-PB, Ferroviário e Volta Redonda. Os cinco clubes do Grupo A ainda sonham com uma vaga para a próxima fase. Três vagas em jogo e tudo será decidido na 18ª e última jornada desta fase; Novorizontino, Ituano, Ypiranga e Criciúma se classificaram no Grupo B. Grandes gestores…Como diria o grande filósofo contemporâneo Zé da Zana, “o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo ou o foco no próximo fracasso”. Reservatórios hídricos com nível baixo sempre geram medo de apagão. Os times do Paraná Clube e do Santa Cruz, cujos reservatórios de bom futebol há muito estavam abaixo do nível crítico os levou, de mãos dadas, ao rebaixamento à Serie D/2022 totalmente apagados. O Santa Cruz Futebol Clube, 107 anos de história, está oficialmente rebaixado para a Série D do futebol brasileiro. O Santinha, segundo a turma do Sport e Nautico, conhecido como Minhoca do Canal, largou a elite (Série A) no final da temporada de 2016, indo à B em 2017, caindo para a C, onde morou nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021. Em 2022 terá diante de si o último círculo do inferno, a Série D, onde já esteve nos anos de 2009, 2010 e 2011. O Santinha, que nunca foi abandonado pela sua torcida, saiu da Série D em 2011 prometendo nunca mais voltar, voltou. Paraná Clube ladeira abaixo… passou por todos os círculos do inferno:2017 – consegue o acesso à Série A após 10 anos; 2018 – rebaixado para a Série B; 2019 – sexto lugar na Série B, seis pontos atrás do G-4; 2020 – rebaixado para a Série C; 2021 – rebaixado para a Série D.

PS10.4: CAMPEONATO BRASILEIRO – Série D-2021
Oitavas de final:
Ida
25/9
Esportivo vs Ferroviária
Caxias vs União Rondonópolis
Atlético-CE x Paragominas
Campinense x Guarany de Sobral
26/9
América-RN vs Moto Club
Cianorte vs Aparecidense
Uberlândia vs Joinville
4 de Julho x ABC
Volta
2/10
Tricolor da Manchester x Furacão Verde da Mogiana
Tourão do Cerrado x Falcão Grená
Camaleão x Leão do Vale
3/10
Locomotiva x Polenta Mecânica
Papão do Norte x Alvirrubro da Rodrigues Alves
Elefante da Frasqueira vs Colorado de Piripiri
Jacaré do Norte vs Águia da Precabura
Bugre Sobralense vs Raposa Feroz.
Quartas de final, definição de quem sobe: ida (10 de outubro) e volta (17 de outubro)
Semifinais: ida (24 de outubro) e volta (31 de outubro):
Final: ida (7 de novembro) e volta (14 de novembro).

PS13: ¿Clássicos – De Klassieker? Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción…Chelsea vs Manchester City (25/9), Juventus 1-1 Milan -Derby dei Campioni (19/9/2021), Sporting 1-1 Porto – Dragões vs Leões (11/9/2021) e Milan 2-0 Lazio (12/9/2021).

PS24: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Campeonatos Estaduais – Ganhar títulos é igual ter carro; você pode ter vários, mas sempre o mehor será o do ano!
Campeonato Paranaense:
FINAL 6 e 13 de outubro: Londrina vs FC Cascavel e Serpente vs Tubarão.

PS51: Copa do Brasil
Lista com os principais clubes do Brasil que dificilmente irão ganhar um dia a Copa do Brasil… Zero copa: São Paulo, Goiás, Botafogo-RJ, Ceará, Avaí, Bahia, Fortaleza, Chapecoense, CSA, Coritiba, Vitória, Figueirense, Náutico, Guarani, Ponte Preta, Atlético-GO, Santa Cruz.
Fase Semifinal (quem passar desta fase receberá os seguintes prêmios: Vice-campeão: R$ 23 milhões. Campeão: R$ 56 milhões)
Flamengo vs Athletico y Atlético-MG vs Fortaleza

PS69: UEFA Champions League – Season 2021-22 – La gran final será en Gazprom Arena, São Petersburgo del 28 de mayo de 2022.
Grupo A: Manchester City, PSG, RB Leipzig, Brujas
Manchester City 6-3 RB Leipzig y Brujas 1-1 PSG.
Nueve goles… Nkunku (‘hat-trick’) fez 3 e o City deu o troco com 6. Noche de Brujas en el inicio de la Champions. El PSG y el CITY no ganarán la Champions JAMÁS?
Grupo B: Atlético, Liverpool, Porto, Milan.
Liverpool 3-2 Milan y Atlético 0-0 Porto.
El Milan volvió a la Champions League después de siete años… como o tempo passa rápido. 7 anos sem um gigante na Champions.
Grupo C: Sporting, B.Dortmund, Ajax, Besiktas.
Besiktas 1-2 Dortmund y Sporting 1-5 Ajax
Os portugas verdes nem viram a placa do caminhão que os atropelou. Sébastien Haller (4 goles) este es otro bicho que tiene muy buena pinta.
Grupo D: Internazionale, Real Madrid, Shakthar, Sheriff.
Sheriff 2-0 Shakhtar y Internazionale 0-1 Real Madrid
Me alegra que el Sheriff cumpla su sueño de jugar Champions pasando todas las fases previas ronda a ronda, y luego llegar a la fase de grupos y ganar su primer partido ante un rival habitual en estas lides.
Grupo E: Bayern Múnich, Barcelona, Benfica, Dinamo de Kiev.
14/9
– Barcelona 0-3 Bayern (¿Es el peor Fútbol Club Barcelona del siglo XXI?) y Dinamo 0-0 Benfica
Grupo F: Villarreal, Manchester United, Atalanta, Young Boys.
14/9
Villarreal 2-2 Atalanta y Young Boys 2-1 Manchester United – Primer sorpresón de esta edición de la Champions: El todopoderoso Berner Sport Club Young Boys derrota al Manchester United (2-1). Le han aguado la fiesta a CR7 que hoy cumplía 177 partidos, siendo el jugador con más partidos de la Champions empatado con el guardametas Ilker Casillas.
Grupo G: Lille, Sevilla, RB Salzburgo, Wolfsburgo.
14/9 – Sevilla 1-1 RB Salzburgo y Lille 0-0 Wolfsburgo
Grupo H: Chelsea, Juventus, Zenit, Malmoe.
14/9 – Malmoe 0-3 Juventus y Chelsea 1-0 Zenit.

PS77: Grandes goleadas: LaLiga (22/9) Real Madrid 6-1 Mallorca; Bundesliga (18/9) Bayern 7-0 Bochum; Lega Calcio (SerieA) (18/9) Internazioanle 6-1 Bolonia.

PS171: UEFA Europa League Season 2021-22 – La gran final será en el Sánchez-Pizjuán del 18 de mayo de 2022.
Grupo A: Olympique de Lyon, Rangers, Sparta de Praga y Brondby.
Grupo B: PSV Eindhoven, Mónaco, Sturm Graz y Real Sociedad.
Grupo C: Nápoles, Leicester Cty, Spartak de Moscú y Legia de Varsovia.
Grupo D: Olympiacos, Eintracht de Frankurt, Fenerbache y Royal Antwerp.
Grupo E: Lazio, Lokomotiv de Moscú, Marsella y Galatasaray.
Grupo F: SC Braga, Estrella Roja, Ludogorets y Midtjylland.
Grupo G: Betis, Bayer Leverkusen, el Celtic de Glasgow y el Ferencvaros.
Grupo H: Dinamo de Zagreb, Genk, West Ham y Rapid de Viena.

PS666: Torneios CONMEBOL:
Copa Libertadores 2021
Fase Semifinal:
IDA: 21/9 Palmeiras 0-0 Atlético
O melhor em campo foi indiscutivelmente a trave. Foi o jogo 51: Atletico: 51 anos sem ganhar o brasileiro e o Alviverde Imponente: mundial em 51 é pinga. Ah, o Galo foi menos ruim em um jogo horroroso.
22/9 Flamengo 2-0 Barcelona
Sem o tridente Messi, Suarez y Neymar o Barça não é nada, não é nada e jogou muito, transformando o goleiro rubro-negro no melhor do jogo… Jogo este que encheu os olhos de quem o assistiu. Um placar de 5×5 não teria sido exagero. Grande jogo.
VOLTA: 28/9 Atlético vs Palmeiras
29/9 Barcelona vs Flamengo
Final: 20 de novembro, no estádio Centenario, em Montevidéu (Uruguai).
Copa Sudamericana 2021
Fase Semifinal:
IDA: 22/9 Bragantino 2-0 Libertad
O Bragantino chega à semifinal após ser o primeiro colocado da chave G da fase de grupos, ter eliminado o Independiente del Valle nas oitavas e o Rosario Central nas quartas. E neste jogo de ida da semifinal não deu ao Libertad nem chance de respirar.
23/9 Peñarol vs Athlético.
VOLTA: 29/9 Libertad vs Bragantino
30/9 Athlético vs Peñarol.

PS1000: Concachampions – CONCACAF Champions League 2021:
Semifinales:
Monterrey 1-0 Cruz Azul
Cruz Azul 1-4 Monterrey
Club America 2-0 Philadelphia Union
Philadelphia Union 0-2 Club America
FINAL: 28/10/2021 – Club de Fútbol América vs Club de Fútbol Monterrey

13 pensou em ““NACHALO” E “KONETS”

  1. Lendo as las bienaventuranzas do Sancho, leitura obrigatória das sextas feiras, me veio a ideia que repasso ao caro amigo. Tá na hora de começar a escrever sobre “As Aventuras Amorosas de Sancho Panza”. Deve ter muita história prá contar. rsrsrs.

    • “As Aventuras Amorosas de Sancho Panza”

      “Quer ver corrida de homem pelado”, pergunta Sancho a seu amigo Zé da Gaia.
      “Que diabo´é isso, Sancho?, pergunta o amigo.
      “É só chegar em casa mais cedo, sem nenhum aviso, meu caro”.

      Taí uma grande ideia, que poderia ser transformada em … “As Aventuras Amorosas de todos os Fubânicos”, com relatos de iniciações, chifres, corrida de homem pelado (aquela que acontece quando maridos chegam mais cedo à casa), e um largo etcétera.

  2. Para enlouquecer o C.G.Eduardo:
    O Fundo Monetário Internacional informou que o desempenho econômico do Brasil tem sido melhor que o esperado.
    Em relatório divulgado na quarta-feira, o organismo avaliou que a melhora do Produto Interno Bruto se deu “em parte devido à resposta enérgica das autoridades”.

    • Do primeiro trimestre?

      “Em parte, devido à forte resposta política das autoridades. O PIB recuperou seu nível pré-pandêmico no primeiro trimestre de 2021 e o ímpeto continua favorável, apoiado por termos de troca em expansão e crescimento robusto do crédito ao setor privado”

      O FMI está sempre atrasado. Mandei todos os números do FMI recentemente numa correspondência para o JBF. Acabei de enviar uma nova correspondência perguntando para vocês que são entendidos de Brasil e Bolsonaro, por que com tanta coisa boa o Dólar não para de subir. Aguardo a explicação.

      Bolsa em baixa e dólar em alta não combinam com o que o FMI fala. Eles pegam informações com analistas brasileiros e os números oficiais. Leia o Relatório Focus e saberá mais sobre o Brasil do que o FMI, O Fundo serve para dar parâmetros, mas tem coisa melhor sobre Brasil.

      Sobre Bolsonaro eu me informo aqui com vocês, que sabem tudo.

      • Cadu,
        Sempre muito bom te ver por aqui…

        Para você ficar ainda mais FELIZ (como é bom ser feliz, não é mesmo?), eis que copio o PS0,03. Abra um sorriso, leia com atenção e venha ser feliz aqui na disneylândia bolsonarista.

        PS0,03: Here, we collate good things that have happened this week, to make you smile, laugh and feel hopeful. Sobre JMB, já quase tudo se disse, de bom, sobretudo, e de mau, bem menos, e na maior parte das vezes sem ser merecido (Corno? Corrupto? Incendiário? Alienígena? Genocida? De onde tiram tanta maledicência?). Peço desculpa aos da turma do contra, aos arautos da desgraça e do apocalipse, por vir destruir vossas manhãs de tempestade com uma boa notícia, ou melhor, ótimas notícias. Ei-las» 1) Para ranger de dentes dos que não gostam de Bolsonaro: Homem alega existência de várias “cópias alienígenas” de Bolsonaro…Sendo tal fato verdade, resolvido está o dilema de quem irá suceder JMB em 2027. Basta tirar certidões de nascimento para cada cópia jairziana, dando aos homens os nomes Jair Messias Bolsonaro II, Jair Messias Bolsonaro III, …Jair Messias Bolsonaro IX e assim sucessivamente, ficando cada cópia 8 anos na presidência, para desespero do C. Goiano Eduardo; 2); O ministério da Economia anunciou que publicará em abril/22 o edital de privatização dos Correios. E a Caixa? E a PETROBRAS? E o BB? Qual a finalidade de governo possuir agência postal, ser dono de petroleira e banco? PRIVATIZA SAPORRA TODA, BOLSONARO!!!; 3) Indicadores da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios mostram que o Sistema de Consórcios bateu o recorde dos últimos 10 anos com mais de 322 mil novas cotas vendidas em julho; 4) O presidente Jair Bolsonaro sancionou na segunda-feira o Projeto de Lei 2336/21, chamado de “Lei do Mandante”, que muda as regras de comercialização dos direitos de transmissão; os clubes que detêm o mando de campo podem negociar com outras empresas, independente de acordos feitos pela equipe visitante. Anteriormente, isso não era possível; 5) A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico revisou para cima sua projeção de alta do Produto Interno Bruto do Brasil em 2021, para 5,2%; e 6) O valor da produção agrícola do país em 2020 bateu novo recorde e atingiu R$ 470,5 bilhões, 30,4% a mais do que em 2019.

  3. Alvíssaras ! Hoje é sexta Feira, dia das graças e gratificação para os leitores da JBF.
    Para começar , um pensamento sábio que diz ….Os livros são presentes porque
    eles têm mundos inteiros dentro deles. Acrescento : Os livros têm almas, mil e uma
    re-incarnações, nos ensinando a viver. São como seres físicos como entidades
    vivas que foram criados como dádivas divinas para nós sores humanos ignorantes, que passaram a possuir forma física, presente em nossas mãos e guardadas em nossas mentes. O que comprova a sabedoria divina nos doando mentes extraordinárias como a de um Dostoievski . Fico imaginando o porque desse
    escritor se abrir tão largamente os fundos de sua alma, como o fez em
    ” Os Demonios “. Depois de ir tão longe, jamais pôde regredir e voltar ao
    pretenso normal, como àqueles que somente entendem o visual, dia a dia
    e esquecem, ou melhor são cegos da verdadeira realidade. Não falo de
    Aliocha, pois este era um anjo inocente.

    Extenso, mas sábio e gratificante , o texto à nós aqui presenteado é como uma dádiva
    no qual, cada parágrafo é um ensinamento, uma exposição qualitativa que nos
    é doadas com muita generosidade por quem sabe mais, muito mais do que
    modestamente nos deixa antevê em suas leves tiradas filosóficas.

    Aguardo o próximo Friday .

    • E lá vai DMatt até os Os Irmãos Karamazov… E Sancho fala de Aliócha, que é o ponto fora da curva da família. Bondoso, gentil, amoroso, de personalidade conciliadora, possui uma fé natural no Criador, que se traduz em um verdadeiro amor pela humanidade. Quando completa vinte anos de idade, Aliócha vai se dedicar ao mosteiro e tem como mestre o monge ancião Zossima.

      Aliócha foi ao mosteiro e Sancho, também de muita fé, ao puteiro, dois lugares de grande clamor a Deus, pois Sancho quando está a gozar sempre exclama: Ai meu Deus, como está gostoso; Jesus, que delícia; Minha Nossa Senhora dos Prazeres perpétuos, Estou no céu. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Caríssimo D Matt, tenho aproveitado minhas noites de insônia para estudar russo, cumprindo meu desejo de ler a obra do imenso Dostoievski no original, pois tenho certa resistência a tradutores (“Traduttore, traditore” proverbio italiano).

      Desnecessário se faz dizer o quanto feliz deixa seu amigo Sancho (Sancho, The Man Who Was Friday) com suas intervenções em forma de comentários em minhas crônicas.

      Já que escreves :”Aguardo o próximo Friday”, só me resta concluir: “Que seja feita a vossa vontade…

      • Abração, manu véi, de imenso coração, que mesmo distante de nosso Hell de Janeiro, estás sempre, como Sancho, a sonhar com uma bela praia carioca, onde poderíamos dizer em uníssimo, olhando a paisagem e imitando Jobim, o Tom:
        “Olha que coisa mais linda mais cheia de graça
        É ela menina que vem que passa
        Num doce balanço caminho do mar
        Moça do corpo dourado do sol de Ipanema
        O seu balançado é mais que um poema
        É a coisa mais linda que eu já vi passar…”

        Que todas as GIRLS FROM IPANEMA sonhem com a gente, caríssimo amigo…

  4. ¿Tenemos que hablar de esto? Tenemos que hablar de esto… TUDUM – Army of Thieves… Com um dos maiores eventos do ano agendado para acontecer na tarde de amanhã (25 de setembro de 2021), a NETFLIX divulgará no TUDUM o trailer oficial de Exército de Ladrões: Invasão na Europa. IMPERDÍVEL!!!!!!!

  5. Sancho Panza, seu senso de humor me faz gostar de até de um ponto de exclamação, deitado, nas suas crônicas.

    São todas geniais.

    • Caríssimo Ciço,
      O senso de humor sanchiano que aludes é diretamente proporcional ao ELENCO maravilhoso desta gazeta escrota, onde APRENDO, a cada crônica de algum de vocês, a cada comentário, a cada visualização neste JBF de todos nós.

      E, acima de tudo, Sancho é um cabra feliz, temente ao Deus da criação e em paz consigo mesmo.

      Saio aos cocos com um sorriso e retorno agradecendo ao Criador por mais um dia que se vai e ao outro que no amanhã virá.

      Fé em Deus e pé na tábua, que lá vem estrada pela frente, meu camarada.

      Abração em ti e em todos que lhe são caros.

  6. Bem aventurada seja a satiríase que habita em Sancho. Perdeu mulher e sogra. E ganhou as mulheres do mundo. O placar foi elástico 10 x 2.

    Creio que, até este fatídico advento, não havia em cena a farra com as amantes tailandesas.
    O que dá a entender que a combinação da fórmula: caminhão, estrada e côcos produz muita testosterona!
    É isso mesmo, Arnaldo?
    Se resolver abrir totalmente o jogo das suas “filosóficas” aventuras, teríamos em Sancho o nosso Irvine Welsh do JBF.

    E por falar em “filosofia” qual será a que Sancho trás estampada no paralama da sua casa de 4 rodas?

    “Caminhoneiro não é mágico, mas vive de truck”.

    “Não é a cerca que segura o boi no pasto, mas sim o capim que ele come” A ex-sogra iria matá-lo..

    Excelente crônica.

    Forte abraço.

    • Marcos André,

      Sancho, The Man Who Was Friday…E por falar em “filosofia” qual será a que Sancho trás estampada no paralama da sua casa de 4 rodas?

      Eis a frase estrategicamente colocada no para-brisa dianteiro, em letras bem miúdas: Minha SOGRA uma vez me mandou escolher entre a filha e o caminhão; até hoje, no mesmo caminhão, estou rindo da velha e sem nenhuma saudade das duas.

      Como diria Mister Cavalcanti: “Perdeu mulher e sogra. E ganhou as mulheres do mundo”.

      Welsh, um escocês tão bom quanto os uísques que por aquelas bandas envelhecem; ambos infinitamente melhores do que Sancho.

      Abração, Marcão…

Deixe uma resposta