SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

“Viu o filho à frente dos cangaceiros, de chapéu de couro, de rifle às costas, de punhal atravessado. Os cabras encheram as latadas de risadas, de pabulagens, de histórias de briga. Aparício chegou-se à latada da mãe e tomou-lhe a bênção, manso como um cordeiro.” José Lins do Rego, Cangaceiros (1953)

O Quixote Véi di Guerra deu seta, diminuiu a velocidade e parou no acostamento na conexão entre Ipueiras e Ararendá, pela CE-189 (Rodovia José Mariano Filho), onde deixou as rodadas e já um tanto quanto démodé quengas Margot e Mercedita (ótimos boquetes)… Beijo na boca não houve. Apenas a paga do combinado e um tapa carinhoso no “derrière” de ambas.

Gostaria Sancho que hoje fosse dia 28 de outubro. Como o escritor é o dono da palavra, hoje fez-se 28 de outubro. Sim, hoje é 28 de outubro (apenas porque Sancho precisa que hoje seja 28 de outubro)… Puede parecer una novela policiaca, pero no. Imaginem os senhores, desocupados leitores, era uma galinha, não a homenageada, que sempre foi uma Dama da Sociedade, mas (inocente mas), uma galinha de brinquedo que Sancho tinha nas mãos. Amarela, com bico, pés e crista de cor vermelha e, pasmem, botava ovos. Só três, mas botava!

Sancho, engalanara-se como Der Weihnachtsmann (Père Noël) naquele dia 28 de outubro do ano da graça de 2020, para presentear a filha da terra, a dona de Ipueiras (Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, da Academia dos Cordelistas do Crato, da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, promotora do Encontro Nacional de Poetas e Cordelistas de Ipueiras, e madrinha da Cordelteca da Sociedade dos Poetas de Barbalha), com a tal galinha, que havia comprado de um mascate, seu Marcos André M. Cavalcanti, que fazia trecho nas estradas da terra de Padim Ciço.

Aproximava-se o sacolejante Quixote Véi di Guerra da cidade rodeada por morros e serrotes em perfeita forma de ferradura, onde se destacam o Morro do Açude, Morro dos Frios, Morro do Saquinho e do Cristo, onde imponente, surge o Redentor, quando, na curva da ferradura, o bando de Virgulino, uns 20 cabras de coragem e valentia a toda prova, emboscou o caminhoneiro.

‘Os homens do cangaço espalhavam fama, violência e aplicavam um conceito muito particular de justiça em sete estados do Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.’ (Ângelo Osmiro Barreto in Iconografia do Cangaço, 2012).

Imaginem o perrengue. Morreria Sancho na poeira daquele “encantador e quente fim de mundo”? Mas (proseador mas), Sancho era bom de papo. Chamou Maria Bonita de lado, mostrou a galinha, contou a história e, com a nova amizade conquistada, a bênção de Padim Ciço e ordem de Lampião, seguiu em seu intento de presentear a aniversariante.

Era sexta e Sancho resolveu comprar guloseimas que a moça de Ipueiras amava, como bolo manzape de feira (um inesquecível bolo embrulhado na palha da bananeira, amassado com os pés por “Goiano de León”). Pediu dois e seguiu caminho; na esquina do Simão comprou oricuri, na esquina do Guarani, picolé de abacate de dona Joaninha.

Sancho estava nervoso. Estava quente (e quando não está quente no Ceará?) entrou na bodega do Nicacio, “point” dos estudantes do colégio Otacílio Mota. Pediu uma pinga para dar coragem (os litros transparentes cheios de cachaça com um caju que boiava magicamente em meio ao liquido deixou Sancho fascinado, e ao mesmo tempo intrigado com o feito, por não entender como a fruta entrara ali). Merendou pão recheado com doce de leite. Foi aí que “desandou a maionese”.

O bando “Los Fubânicos” do perigosíssimo Berto Lamparina e de Aline Bonita entrou no local e a segunda dama do cangaço, a primeira era a agora “amiga” de Sancho, a Maria Bonita de Virgulino, não gostou do jeito “sulista” de Pancho, que tomou cascudo, perdeu dois dentes e teve confiscado todos os mimos com que iria presentear Dalinha.

Berto Lamparina despachou Sancho com destino a São Paulo, com ameaçadora voz de trovão: “Não apareça mais por essas bandas, seu cabra frouxo”, pois da próxima irá acertar as contas com Polodoro. E diga para o Lula que ele terá nosso voto em 2022″.

Em seguida, três jagunços, uns tais Cícero, Arthur e Beni, os perigosíssimos irmãos Tavares, agarraram Sancho pelos fundilhos, colocaram o assustado cabra no Quixote, que saiu em disparada aceleração, levantando poeira. Nunca mais se ouviria falar na triste figura, que na fuga, deixara cair um papel, onde se podia ler:

És Dalinha, és da lida.
És cria do Sertão.
Devota de São Francisco
E de Padre Cícero Romão.

Em pleno calor de final de outubro, o sertão com sua paisagem já amarelada passando a um marrom acinzentado, típico dos tempos secos, aparecem, em puro contraste com a fartura de árvores ressequidas, os verdes cajueiros. A fartura das castanhas assadas em pedaços de flandres furados se via nas mãos da garotada e o cheirinho especial de caju invadindo toda a cidade fez Berto Lamparina olhar para debaixo de um cajuzeiro, onde dois filhos da família Jomes, poderosos por aquelas paragens, riam, montados em suas retroescavadeiras.

Berto Lamparina não “curtia” os Jomes. No pouco tempo disponível em suas andanças, “curtia” os fubânicos de seu Nordeste. Pero éstes fubânicos tienen algo, un “nosequéquequésey”o que los hacen increíbles.

Se Sancho se perdeu na poeira e o jogo de castanhas se perdeu no tempo, o doce de caju, o suco, a cajuína, a castanha assada, a cachaça com caju estão aí a nos dizer que sempre haverá tempo de Xico Bizerra, Jesus de Ritinha de Miúdo, Berto, Cícero Tavares, Severino Souto, Zé Ramos, Jessier, Violante Pimentel, caju e de Catunda em nosso querido Nordeste, não importa dia, mês e ano.

PS 10: Tanti Auguri… ♫ ♬ ♩ Happy birthday to you / Happy birthday to you♫ ♬ ♩ Sancho deseja Feliz Cumpleaños à belíssima cearense Maria de Lourdes Aragão Catunda (Ipueiras, 28 de outubro de 19..).

PS 51: Paula Marisa está concorrendo a Vereadora em Canoas-RS. Paula Marisa – 28000 vereadora/ Canoas RS. A campanha não para de crescer! Rumo a vitória!!!!! O povo de Canoas está #FechadoComPaulaMarisa

PS 69: El reboot de Resident Evil – elenco: Kaya Scodelario (El Corredor del Laberinto), Hannah John-Kamen (Ant-Man y la Avispa) y Robbie Amell (The Flash) serán las estrellas de la nueva versión de Resident Evil. Para completar la producción, también se suman Tom Hopper (The Umbrella Academy ), Avan Jogia (Zombieland: Mata y remata) y Neal McDonough (Hermanos de sangre). ¿Cuándo? La nueva adaptación de Resident Evil llegará en principio en algún momento de 2021.

PS 171: Wonder Woman 1984 ¿Cuándo llegará a cines? Patricia Lea Jenkins agregó que tiene “muchas esperanzas” de que Wonder Woman 1984 se estrene el día de Navidad como estaba planeado y dijo: “Es increíblemente surrealista. La mayor surrealidad al respecto es que se supone que es una aventura, ¿verdad? Te registras en la película, escribes la película, diriges la película, haces la película y la película sale“En lugar de eso, pasé tres años haciendo una cosa, siete días a la semana, y luego me quedé sin nada”, concluyó Jenkins. “No hay evidencia de ese trabajo”.

PS 666: La temporada 2 de The Witcher – The Witcher de Netflix destacan Henry Cavill (Geralt de Rivia), Anya Chalotra (Yennefer), Freya Allan (Ciri), Jodhi May (Calanthe), Björn Hlynur Haraldsson (Eist), Adam Levy (Mousesack), MyAnna Buring (Tissaia), Mimi Ndiweni (Fringilla) , Therica Wilson-Read (Sabrina), Emma Appleton (Renfri), Eamon Farren (Cahir), Joey Batey (Jaskier), Lars Mikkelsen (Stregobor), Royce Pierreson (Istredd), Maciej Musiał (Sir Lazlo), Wilson Radjou-Pujalte (Dara) y Anna Shaffer como Triss.

PS 1000: Tanti Auguri… ♫ ♬ ♩ Happy birthday to you / Happy birthday to you♫ ♬ ♩ Sancho deseja Feliz Cumpleaños à Emilia Isobel Euphemia Rose Clarke (Londres, 23 de outubro de 1986), mas (íntimo mas), pode chamar de Rainha Daenerys Targaryen e a um craque apelidado Gasolina ¿es el mejor de la historia? Cumple hoy, viernes, 23 de octubre, 80 años redondos. A sus 80, sigue siendo comparado con Di Stéfano, Cruyff, Maradona, Messi y Cristiano. No hubo otro como el… Edson Arantes do Nascimento (Três Corações, 23 de outubro de 1940), mas (plebeu mas), pode chamar de Gasolina ou Dico. Ah, Rei do Futebol também está de bom tamanho.

PS 1313: “Sco Pa Tu Manaa” – Enquanto isto, na Argentina de Messi, Berto glio (ops, Bergoglio) e Maradona…El dólar libre sube a un nuevo récord de $188.

32 pensou em “MARIAS BONITAS

  1. Go Bolsonaro, go!!!!! O governo federal vai lançar a terceira fase do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (O ministério da Economia deve destinar mais de R$ 10 bilhões para a 3ª fase do Pronampe.). A informação foi divulgada pelo secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, em live com entidades representativas das micro e pequenas empresas.

  2. A demanda aquecida por motocicletas é mais um fator que sustenta alta da produção industrial. As vendas de motos no atacado somaram 100,7 mil unidades no mês passado, conforme divulgado pela Abraciclo. Diante da alta demanda, a produção seguiu crescendo, com expansão de 7,6% em relação a agosto. Para os próximos meses, o setor deve manter a trajetória de crescimento.

  3. Disse Bolsonaro: “Há poucos dias, representantes do Brasil e dos EUA concluíram, em tempo recorde, negociação de três acordos há muito demandados pelos setores privados em nossos países”, um acordo de facilitação de comércio, um acordo de boas práticas regulatórias e um acordo anti-corrupção”, disse Bolsonaro , acrescentando: “Esse pacote triplo será capaz de reduzir burocracias e trazer ainda mais crescimento ao nosso comercio bilateral, com efeitos benéficos também para o fluxo de investimentos”.

  4. Pronunciou-se o excelente deputado federal gaúcho Marcel Van Hattem: “É óbvio que se o cidadão não estiver seguro sobre a eficácia de uma vacina contra o covid nem de seus efeitos colaterais, é direito não tomá-la.”

  5. Governo Bolsonaro – Dança das cadeiras – O ministro Jorge Oliveira (Secretaria Geral da Presidência), recém-aprovado para compor o TCU (Tribunal de Contas da União), será substituído por Pedro Marques de Sousa, que era chefe do Gabinete Pessoal do presidente. No novo posto, Sousa terá a incumbência de prestar assessoria jurídica à Presidência e à Vice-Presidência. Com a saída de Pedro Marques de Sousa de seu cargo anterior, o presidente nomeou Célio Faria Júnior, antes assessor-chefe presidencial, como novo chefe do Gabinete Pessoal. Já para o cargo de assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, o escolhido foi o embaixador Carlos Alberto Franco França, até então chefe do cerimonial no Palácio do Planalto.

  6. Para foguetório do Goiano… O que é de gosto é regalo da vida… Parabéns do direitista Sancho ao povo de POA – A comunista Manuela D’Ávila, apoiada em Porto Alegre pelo PT venceria qualquer candidato em Porto Alegre no caso de disputa de segundo turno, segundo pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Methodus e publicada hoje pelo Correio do Povo. Clap. clap, clap…

  7. MEO DEOSSS! Que coluna chata. E ainda mais em espanhol, ingles… e citando nomes de pessoas, porra! Acha pouco e ainda vem comentar o próprio texto kkkkkkk

    • MEO DEOSSS! Que leitor simpático à lavra sanchiana!!!!

      Pego emprestado frase do fubânico Nikolai Hel: Joel vai morrer de calor por estar tão coberto de razão.

      Mas (benedicto mas), o melhor é o final, quando Joel ri (kkkkkkkk). Deixou Sancho feliz, pois fez alguém sorrir nesta ensolarada sexta-feira .

      Tenhamos um ótimo final de semana, Joel (simpaticíssima figura). Virei fã.

  8. Em tempos de covid… Os cientistas deste mundão de meu Deus teriam economizado dinheiro e tempo se receitassem aos de péssimo humor doses cavalares de JBF “via olhal”. Nada de injetar na veia, faz favor!

    • Caríssima Cris,
      Doses de JBF (visitas e comentários em todas as colunas de nossos maravilhosos colunistas) podem e devem ser administradas em doses maiores a cada dia, sem contra indicação ou efeitos colaterais.

      Isso sem contar os “encontros quengais” no Cabaré do Tio Berto (infelizmente só funciona às quintas). Ontem foi noite de Renata (belíssima por sinal), que deu show de “língua” em português e outros idiomas).
      Um ótimo final de semana e um beijo sanchiano em vosso coração.

  9. Eleições 2020 – Enquanto isso, em Curitiba… O quase impossível segundo turno. Só comemoração no comitê eleitoral de Rafael Greca ao contabilizar os números que interessam: Votos válidos. Greca contabiliza 57%, Francischini, 10% e Goura, 9%. Para o clima de “já ganhou” ainda ser maior, comemoram a rejeição do segundo colocado, que pulou de 21% para 33%.

  10. Sancho, como todo lo que sale de tu pluma…bonita historia….aunque esta tiene mucho de especial…

    Também gosto muito dos cordéis da Dalinha e faço de seu texto um motivo para agradecer à cordelista por tanto que seus “poemas de cordel” fazem bem a meu coração.

    Abração, Sancho. Beijão, Dalinha.

  11. Sancho, seus pêésses me deixaram cabreiro. Quer dizer que Roliúdi agora vai fazer “reboot” de Resident Evil? Por que não admitem de vez que acabaram as idéias e fecham aquela bodega? Já rebootaram, e conspurcaram, Ben-Hur, Sansão, O Destino do Poseidon, tantos outros. Que falta?

    Refazer “Casablanca” com final feliz, para não deixar os frágeis adolescentes de hoje tristinhos? Refilmar “Cidadão Kane” acrescentando umas explosões, tiroteios, robôs e uma perseguição de carro, com bastante CGI? Talvez um “Os Dez Mandamentos” com zumbis e vampiros? Ou um “A Noviça Rebelde” onde a noviça Maria é negra, trans, empoderada e canta funk?

    (obviamente, parabéns e muitos anos de vida para nossa Dalinha)

    • Marcelo,
      Ouso discordar só um pouquinho: primeiro irei concordar com a conspurcação de Ben-Hur, Sansão, O Destino do Poseidon, tantos outros. Mas (cinéfilo mas), adoro ver um “novo olhar” sobre grandes obras. Veja outra novidade: lembra-se de Cleópatra, com a Liz Taylor? Farão nova Cleópatra com a israelense Gal Gadot. Me fascina novos olhares sobre o passado, principalmente agora, com todos os recursos técnicos que a Sétima Arte com toda a tecnologia disponível pode ofertar a nossos olhos.

      Quanto a Dalinha Catunda, creio que qualquer homenagem é mera tentativa de realçar tanto talento que existe na bela mulher de Ipueiras, de trajetória belíssima pelas páginas do Cordel.

      Agora o melhor: ter seu comentário em uma coluna minha é algo que enche meu coração daquela ternura que cabe apenas no coração do fã que sou desde há muito de sua lavra. Será sempre muito prazeroso tê-lo neste espaço.

      Finalizo: O Jornal da Besta Fubana parece um hospício diz a mãe de minhas filhas; retruco: mas são só meus amigos reunidos!

      Abraço gigantesco mereçe alguém de sua estatura. Ótimo final de semana para todos nós.

      • Impossível não rir do: Ou um “A Noviça Rebelde” onde a noviça Maria é negra, trans, empoderada e canta funk? Imagine você se a primeira fala da noviça fosse um sonoro Fora Bolsonaro? O Goiano iria todo dia ao cinema. kkkkkkkkk

        • Em tempo: Aí na sua bela Curitiba… Só comemoração no comitê eleitoral de Rafael Greca.

          Eleições 2020 – Enquanto isso, em Curitiba… O quase impossível segundo turno. Só comemoração no comitê eleitoral de Rafael Greca ao contabilizar os números que interessam: Votos válidos. Greca contabiliza 57%, Francischini, 10% e Goura, 9%. Para o clima de “já ganhou” ainda ser maior, comemoram a rejeição do segundo colocado, que pulou de 21% para 33%.

          É o melhor nome?

      • Curvo-me à sua sabedoria: Cléopatra foi uma personagem histórica, e sempre se pode descobrir um novo ângulo para recontar a história.

        Por outro lado, refazer Resident Evil é falta de criatividade combinada com excesso de cara-de-pau. Parece o Stallone, quase empatando em idade com Matusalém e filmando um Rambo depois do outro. Será falta de dinheiro?

        • Concordo plenamente com o desnecessário reboot de Resident Evil por agora (quem sabe daqui a uns 20 anos…) E concordo ainda mais com a tal “falta de criatividade combinada com excesso de cara-de-pau”. E há outro componente: a ganância sem fim nas fábricas de fazer dinheiro da indústria do cinema.

          Confesso gostar de releituras dos épicos, pois os cenários são estonteantes…

          Quanto aos clássicos tenho minhas dúvidas se essa juventude que temos iria curtir Casablanca, Cidadão Kane e outros de igual perfil…

  12. Empresas que abandonaram ou desejam abandonar negócios na Argentina. Empresas fugindo da Argentina – Sigue el éxodo: Estas son las compañías que abandonaron la Argentina o que tienen planes de desinvertir en el mercado local:Falabella, Latam, Walmart, Brighstar, Danone, Glovo, Uber Eats, Curtiembre CBR (ex Yoma), Air New Zealand, Emirates, Qatar Airways, Norwegian, BASF, Axalta, Saint Gobain Sekurit, Pierre Fabré, Nike, Gerresheimer.

    Torce Sancho para que tais empresas repensem suas decisões e continuem seus projetos na belíssima Argentina que aprendi a amar através dos amigos caminhoneiros argentinos que conheci nas estradas da vida.

      • A luz já estará apagada por falta de pagamento.

        Mas falando sério, a Argentina desafia minha credulidade. Se pensar no brasileiro médio me deixa triste, pensar no argentino médio me deixa perplexo. Algo como um sujeito bêbado assistindo um film noir francês sem legendas e tendo perdido o começo: nada faz sentido.

        Para meus antepassados da Serra Gaúcha, Buenos Aires empatava com Nova Iorque e Paris como capitais do mundo. Tudo que era bom e “chique” vinha de lá (o primeiro rádio do meu bisavô, por exemplo). Tinham até petróleo para exportar, luxo que o Brasil nunca conseguiu. E se prendem em um círculo de auto-destruição que não acaba nunca.

        • É de doer o coração ver o naufrágio de um país com o potencial argentino. E o que me dói mais são os amigos que lá fiz e que narram situações que me deixam assustado no grau máximo.

          Há um dito español que bem retrata a situação: ¡¡Disfruten lo votado!!

  13. Agora uma daquelas notícias em que a gente abre largo sorriso.

    Belíssima notícia: Un estudio comprobó que la vacuna de Oxford funciona como se esperaba y genera una respuesta inmune fuerte.

    “La vacuna está haciendo todo lo que esperábamos y eso solo puede ser una buena noticia en nuestra lucha contra la enfermedad”, dijo David Matthews, experto en virología de la Universidad de Bristol (Inglaterra), que dirigió la investigación.

  14. Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a nenhum governo…

    Da série QUEM AVISA INIMIGO NÃO É: Que o Bolsonaro providencie uma fiscalização geral, preventiva e IRRESTRITA em todas as áreas do governo e estatais, que com certeza absoluta, alguém caiu em tentação (como resistir?), pois aqueles cofrões escancarados são uma tentação e tanto, pois não!?

  15. A miscelânea de Sancho, não tem pra ninguém! Num tem pareia!

    Todos os ingredientes temperam a salada de bestafubanenses nominados por Sancho.

    Com maestria e muita criatividade, ele vai tecendo sua teia cheia de teorias conspiratórias (Berto chamaria de presepada) em que todos são ardilosamente envolvidos. Dá nome e função. E todos são conclamados para o mítico e carinhoso dever de homenagear e prestigiar a grande poetisa pra lá de arretada, D. Dalinha Catunda. Vai ser feriado em Ipueiras.

    É o tabloide do Sancho em vários idiomas, mas (linguístico mas) sua língua é universal.(concorre com Mercedita?)

    Siga bem caminhoneiro, Sancho!
    Ao escritor e poeta, que tudo pode, 28 de outubro é quando você quiser. É aqui e agora.

    • Concorre com Mercedita? Claro que não!!! Mercedita morou em vários países da Europa onde incorporou a figura de Rodrigo de León, um cidadão do mundo, uma mente brilhante e um sujeito amigo de todos nós.

      Quanto a Sancho… Apenas um caminhoneiro escrevinhador de textos que possuem como único objetivo prestar homenagem às personas que admira nesta gazeta de Berto.

      O mérito de Sancho? Ir na jornada da vida tecendo fortes teias de amizade por onde passa, fazendo com isso que um colunista de seu porte, caríssimo Marcos, frequente minha coluna e às 23:38 escreva primoroso comentário.
      Ótimo final de semana a todos nós, que somos essa maravilhosa gente fubânica.
      Abraço forte e beijo em vosso coração. Até sempre

  16. Um filme de arrepiar, que roteiro! que pesquisa… E eu aqui feito besta curtindo a reprise, pois perdi a primeira sessão. Quanta gente querida envolvida nessa saga. Sancho Panza, gratidão é pouco, pelo carinho, pelo texto pela homenagem. Gostaria de participar do JBF, como antes, parece desculpas, mas aqui no sitio tudo é limitado, além do inferno astral que venho passando de uns tempos para cá, sei que a hora da bonança chegará. Quero agradecer ao Berto filho, meus amigos colunistas e a você Sancho Panza.

    • Dalinha,

      Cabe esclarecer que Margot e Mercedita, as “meninas” com que inicio o texto é fruto de brincadeira com os geniais colunistas Goiano (Margot) e Rodrigo de León (Mercedita), que nas reuniões das quintas-feiras assim se proclamam.

      Quanto ao restante do texto, foi meu singelo presente antecipado pelo seu aniversário, pois sou fã de carteirinha e crachá de longa data.

      Um beijo em vosso coração e espero que o tal momento difícil logo seja superado. Até sempre

  17. Cabe esclarecer que Margot e Mercedita, as “meninas” com que inicio o texto é fruto de brincadeira com os geniais colunistas Goiano (Margot) e Rodrigo de León (Mercedita), que nas reuniões das quintas-feiras assim se proclamam.

    Quanto ao restante do texto, foi meu singelo presente antecipado pelo seu aniversário, pois sou fã de carteirinha e crachá de longa data.

    Um beijo em vosso coração e espero que o tal momento difícil logo seja superado. Até sempre

Deixe uma resposta