RODRIGO CONSTANTINO

Quando Bolsonaro deixou claro que seu candidato para presidente da Câmara seria Arthur Lira, do PP, os antibolsonaristas histéricos partiram para cima. Então era essa a bandeira ética? Então Bolsonaro venceu para pouco mudar? Então ele vai se alinhar a alguém suspeito em esquemas de corrupção? Do centrão fisiológico?

Eram os mesmos que cobravam mais articulação do governo com o Congresso, que afinal foi eleito e de quem depende a tal governabilidade. Ou Bolsonaro era um “déspota esclarecido” que atropelaria o Congresso, validando a acusação de que é autoritário, ou ele era forçado a negociar com essa turma no poder, o que se chama democracia. Seus críticos ferrenhos não queriam saber desses detalhes, pois o lance era demonizar o presidente.

Mas em política o ótimo é inimigo do razoável, e prevalece a arte do possível, não do ideal. Lira era uma escolha ruim em relação a quem? Era essa pergunta que um analista deveria fazer. Mas na mídia não encontramos mais analistas, e sim torcedores, militantes e tucanos ou petistas disfarçados. Salve, salve! A escolha de Bolsonaro foi detonada, enquanto Rodrigo Maia era tratado como um estadista.

Ocorre que Maia, que não tinha plano B ao golpe fracassado no STF para sua reeleição, apontou Baleia Rossi como seu candidato, e este se uniu, sob a articulação do próprio Maia, com a extrema esquerda. PCdoB, Rede e até PT fecharam com o bloco de Maia, mas é para o bem do Brasil, claro, para a agenda reformista virtuosa vencedora nas urnas, que o próprio governo travava, segundo Maia.

Quem está junto com o PT na defesa de uma “democracia viva e forte” é um fanfarrão! Afinal, o PT é o mesmo que tentou destruir nossa democracia, mirando no exemplo venezuelano. O ditador Maduro é até hoje defendido pela quadrilha petista. As máscaras democratas e tucanas não param de cair nessa pandemia. Os que apontam cada mínima falha em Bolsonaro para pinta-lo como a pior coisa que já aconteceu na política nacional são os mesmos que se aliam ao PT. Alguém ainda cai nessa armadilha patética?

7 pensou em “MAIA BALEIA COM PT, E VOCÊ AINDA RECLAMA DE ARTHUR LIRA?

  1. Aqui um alerta para os “isentões” que ocupam este espaço de debates que certamente irão criticar Jair Bolsonaro por dar força à candidatura de Arthur Lira.

    A Opção é Baleia Rossi, que por acaso é de Ribeirão Preto, cidade onde vivo há 32 anos. Eu o conheço e aqui nunca teve grande representatividade por ser herdeiro de Wagner Rossi, um cara que segundo fontes, em 1982 não era nada, depois se uniu ao Quércia e ficou milionário, só vivendo da política.

    – Ah, dirão alguns, mas o Arthur Lira tem não sei quantos processos em andamento.

    Sim, eu respondo, porém é tido como uma pessoa que respeita compromissos. Já se comprometeu que vai tocar a agenda das reformas tributária e administrativa no congresso ainda no 1º semestre deste ano e mais uma prioridade pedida por Bolsonaro: a PEC do voto impresso.

    Baleia está fechado com a esquerda, que não quer reformas e pede retrocessos nas leis trabalhistas e da previdência.

    A escolha é por um dos dois, ou haveria uma terceira via em condições de ganhar?

  2. Prezado, no legislativo, o menos esperto dá nó em pingo d’água.
    É uma guerra, feia e suja.
    Mas mesmo o Lira vencendo, não há a certeza de que as reformas serão tocadas.
    A Câmara é um sistema de 513 variáveis e muitas incógnitas.
    O que vale de manhã, pode não valer à tarde

    • Caro Francisco, com Arthur Lira podemos não ter a certeza de que promessas serão cumpridas. Porém (significativo porém), teremos muito mais certeza do que quando Maia deixava caducar as MP do governo federal, viajava todo dia nas asas da FAB e corria diante das luzes e câmaras da Globo como mosca.

      Arthur Lira é conhecido (são os deputados que dizem isso) por honrar seus compromissos. Também (sou eu que digo) por não querer aparecer diante dos holofotes da TV e trabalhar mais diante de seus pares..

  3. O pt é um partido desesperado. em vias de extinção. A única saida que vê é apontar o seu arpão para a primeira baleia que aparecer.

Deixe uma resposta