SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Me recuerda que lo que más impresionó de “novinhoque” (NYC-EEUU) fue el tamaño del cementerio ¿cuántas almas y desde hace cuánto, Dios mio? Era verdadeiramente colossal… Digo o mesmo que Augusto Matraga -Sagarana, de Guimarães Rosa-: “Pro Céu eu vou, nem que seja a porrete!…” E, ainda… “As sepulturas da família Clutter, quatro campas sob a mesma lousa cinzenta e lisa, achavam-se num canto do cemitério. Para lá das árvores, em pleno sol, quase no extremo dos campos de trigo cintilantes.” Truman Capote – A Sangue Frio.

Dia 29 de outubro. Cemitério de Desengano, um pouco maior do que o de New York City. Estava eu a acompanhar o cortejo fúnebre. O padre José Paulo partira desta para uma melhor, apesar de que, pelo número de deliciosas “viuvinhas” que surgiram do nada, creio ser difícil pensar que chegará sua alma “em uma melhor”.

Cinco verdadeiros pitéus choraram copiosamente sobre o caixão durante o velório. Morte matada; cinco tiros na cara do “garanhão” («Fim – o que resta é sempre o princípio feliz de alguma coisa», Agustina Bessa-Luís).

Como diria Adam Driver en ‘los muertos no mueren’, esto no puede acabar bien. Marido corno reage de mil jeitos; este reagiu a tiros… “Matar padre dá um azar danado. Sobretudo para o padre.” Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida.

Aproveitei a ida e, visando evitar aglomeração do dia de Finados (pessoas que chegaram ao fim da estrada, porque a miserável vida era a única coisa que ostentavam; outras morreram sem nunca terem por vida algo que prestasse; apenas um ínfima parte findou deixando muita vida estacionada à beira do caminho).

Belos crisântemos, pagos a peso de ouro, agora jazem em mármores cinzas. Fui até onde “repousa” meu pai e levei um “papo reto” com Nelson Pança (Dijo Al Pacino en El Padrino III: ” … con los años me vuelvo más listo. Cuando esté muerto seré más listo que nunca”), que ali se instalara há 45 anos e que não parecia nem um pouco disposto a sair para ver o velho em que se transformara o menino Luiz Carlos (como era gostoso estar com você, querido pai) .

Nadie sale vivo de vivir. Passei boa parte da manhã “revivendo” mentalmente os poucos anos que passamos juntos: 13. Freud talvez explique… Deve ser por isto que jamais gostei de tal número (nunca votei no PT). “When there’s no more room in Hell, the dead will walk the Earth.” George A. Romero

“Venid a sentaros a mi lado, queridos lectores, que os voy a contar un cuento”… Sol de meio-dia a queimar a careca, resolvi partir. Aí a vi. Era belíssima e luzia em branco no ensolarado dia, com flores, certamente brancas, nas mãos, junto ao túmulo do filho. Sua cabelereira ruiva brilhando ao sol agiu como imã para meu olhar.

Sancho observou que seus olhos, mesmo marejados, eram lindos, eram verdes. Como se apaixona rápido e tão fácilmente nosso caminhoneiro, principalmente por lindas mulheres em curtos vestidos brancos (“Sei que darei ao meu corpo os prazeres que ele me exigir. Vou usá-lo, desgastá-lo até ao limite suportável, para que a morte nada encontre de mim quando vier.” Al Berto).

Chegou mais perto (vai que rola uma rapidinha entre os túmulos. Eis Sancho, sempre a pensar em sacanagem) e ofereceu o lenço. Ela levantou os olhos, agradeceu a gentileza, sorriu (si quiero seducirte ya sé que debo empezar a practicar una sonrisa), enxugou as lágrimas e contava-me com tristeza o que levara a vida da criança, seu único filho (se está muriendo gente que antes no se moría).

Disse chamar-se Blanca (una novela de aventuras y amor puede atravesar los desiertos del alma). Convidei-a para irmos a um barzinho e ela declinou, pois tinha compromisso agendado com familiares, mas que passaria o final de semana em Desengano revendo amigos e que no dia 3 estaria de serviço em um prédio de escritórios no centro de Sampa (trabalhava como ascensorista – alguns prédios ainda utilizam tais profissionais) e, como Sancho havia dito morar no ABC Paulista, poderia ir buscá-la ao final do expediente, às 22 horas, para sairem.

Uma deusa daquelas trancafiada dentro de um elevador por oito horas diárias. como é injusta a vida “(No se puede escapar al Destino, y siempre he pensado que el Destino no se halla en el futuro, sino en el pasado” – La muerte de Virginia, autobiografía de Leonard Woolf).

Retornei no sábado a São Paulo e, como o que é combinado não sai caro e o que é de gosto (um belo corpo feminino) é regalo da vida, vinte e duas horas em ponto, no dia combinado, cheguei ao endereço e, ainda distante, a vi de pé dentro do elevador (impossível esquecer o cabelo ruivo e a postura de rainha, que serviram de chamariz para minha aproximação no cemitério), com a porta se fechando lentamente.

Je voudrais que quelqu’un m’attende quelque part… Corri e conseguí chegar a tempo para apertar o botão de abertura. As portas estavam quase que totalmente fechadas, tanto é que já não se via o interior da caixa gigante, que sobe e desce ao sabor de botões apertados milhares de vezes, nas 24 horas de um dia.

Estancando o movimento de fechar, as portas se movimentaram em lenta, exasperante abertura; por uma destas coisas que não se explica, o elevador estava totalmente e inexplicavelmente vazio.

Quantas interrogações seriam necessárias para explicar meu espanto? Deriva do latim vulgar “expaventare” (assombro, admiração, surpresa).

Como poderia desaparecer alguém de um elevador em menos de três segundos, possivelente o tempo em que levam as portas a abrir-se após fechadas?

“Eu sou uma pergunta”, dizia Lispector, a Clarice. Sancho era um caminhão lotado de interrogações.

E a resposta a sua pergunta, fiel leitor (Onde foi parar a mulher?) terá que esperar um pouco, até Sancho ter tempo de retornar a Desengano, visitar o cemitério, ir até o túmulo, verificar a quem pertence e se informar no povoado sobre a bela mulher.

Elementar, meu caro leitor; em breve “matamos” a charada (cazafantasmas: más allá) . Não fique ansioso, pois coisas boas não nascem rápido (reza el refrán “las prisas son malas consejeras”). E você é a prova maior disso, pois demorou 9 meses para que o mundo pudesse conhecer pessoa tão especial, não é mesmo? Segure firme as rédeas da ansiedade e um ótimo final de semana, extensivo a todos que lhe são caros.

PS000: Sancho, The Man Who Was Friday…Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra» Roland Bartes. “Governos perfeitos jamais encontraremos fora dos sonhos.” Luiz Carlos Sancho de Panza.

PS0,01: Desejo-vos uma happy friday… O tema agora é apropriado a esta sexta-feira pois o que aqui se defende é coisa das boas. Mas é coisa séria e para levar a sério… The Economist: “Isabel Díaz Ayuso, a nova realidade da DIREITA espanhola”. A revista britânica The Economist deu destaque na sua última edição à belíssima presidente da região metropolitana de Madri, Isabel Díaz Ayuso, que resistiu à onda de lockdown durante a pandemia de covid, mantendo o comércio e os serviços em funcionamento. Com sua coragem virou uma heroína entre comerciantes e donos de restaurantes da região da capital espanhola. Seu rosto está presente nas vitrines com os dizeres “Nós somos todos Ayuso”. O slogan político da bela é muito simples: “Liberdade ou comunismo”. Suas propostas incluem uma liberalização cada vez maior da economia. “Madri é liberdade, ou não é Madri”, resumiu a encantadora mulhar da política para a revista.

PS0,02: CONVITES: 1º Congresso NAÇÃO CONSERVADORA – 19, 20 e 21 de novembro em Belo Horizonte (será presencial). Para os jovens que desejarem conhecer gratuitamente as maravilhas de Recife, uma das capitais mais charmosas do Brasil…O Alto Comando do Exército definiu a escolha de Recife como o local para a sede da nova Escola de Sargento das Armas da Força. BASTA prestar um concurso público para ter direito a casa, comida, novos amigos, atividades esportivas, acampamento, estudo (muito estudo), uns caraminguás mensais, convivência harmoniosa no ritmo “braço forte e mão amiga” e, nos momentos de folga (que não serão muitos), conhecer as maravilhas que oferece a nossa “Veneza Brasileira” “Mauriceia” “Florença dos Trópicos” “Capital dos Naufrágios” “Manguetown”.

PS0,03: Deixemos a democracia de lado e vamos dar um pulinho em alguns maravilhosos paraísos terrestres a seguir… «Em tempos de ditaduras várias, estejam atentos, porque às vezes os sinais não estão longe e moram ao pé de nós, ingênuos distraídos.» SOS CUBA – Vamos bién… Paraíso comunista: La hermosa dictadura cubana advirtió a los promotores de la marcha cívica opositora del 15 de noviembre que, de llevar a cabo su plan, incurrirán en delitos como desobediencia, manifestaciones ilícitas e instigación a delinquir. SOS NICARAGUA – ¿es un dictador o no es un dictador? Hace cosas de dictadores, ¿no? – Nicaragua: un país de pobres en manos de un gobierno de ricos. SOS VENEZUELA – ¿es un dictador o no es un dictador? Hace cosas de dictadores, ¿no? O povo passa fome ou foge da miséria… FUGINDO DA DITADURA – En Colombia hay 1.842.390 migrantes venezolanos registrados. Maduro e o cavalo: “Estoy viéndote, y tú viéndome. Vamos adelante, ¿sí? ¿Caminamos juntos? Vamos adelante, ve”, le dijo al joven caballo. Maduro deixou os passarinhos (compartió silbidos con un “pajarito chiquitico”) de lado e agora fala com cavalos… “Nosotros los revolucionarios y las revolucionarias vamos siempre hacia adelante, por el camino de nuestro Comandante Hugo Chávez, construyendo la Patria Socialista y Poder Popular. ¡Andamos con Dios, Cristo, con el pueblo y con Chávez!”. – SOS ARGENTINA.

PS0,04: VOCÊ TEM QUE OUVIR “Downtown (Downtempo)” performed by Anya Taylor-Joy – Official Music Video – Last Night in Soho. Eres arte, magnífica con todo lo que haces, Anya, eres mi sueño. GALERIA DOS SUPER-HEROIS – HERGÉ, o Walt Disney Europeu. Para os fubânicos que moram em Portugal ou pretendam o visitar neste final de ano, sugiro uma exposição que irá encerrar-se apenas no dia 10 de janeiro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Chama-se HERGÉ (onde irás maravilhar-se com As Aventuras de Tintim, que ele escreveu e ilustrou a partir de 1929 até à sua morte, em 1983) e leva o nome do autor que “deu vida” a uma das personagens mais fantásticas de sempre: Tintim – o jovem repórter sem idade, de calças à golfe, cabelo louro com remoinho e cão, que fez as delícias de uma multidão de terráqueos. A exposição (imperdível) mostra-nos também o Hergé (Georges Prosper Remi) que existiu antes e depois de Tintim: o pintor talentoso, o coleccionador de arte contemporânea, o designer e publicitário – enfim, que o tornaram, inegavelmente, um dos mais importantes artistas do século XX.

PS0,05: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: Ghostbusters: Afterlife – Ghostbusters: Mais Além – Cazafantasmas: Más allá se estrenará en… O filme chegará aos cinemas brasileiros em 18/19 de novembro de 2021. Paul Rudd (Homem-Formiga), Carrie Coon (Kin), Finn Wolfhard (Stranger Things) e Mckenna Grace (Capitã Marvel), além dos retornos de Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Ernie Hudson e Annie Potts. Além deles, Celeste O’Connor e Logan Kim também estarão no filme. Sigourney Weaver reprisará o papel Dana Barrett. Aproveitando a proximidade do halloween, informo que durante o evento TUDUM, a Netflix anunciou que a série The Witcher terá uma terceira temporada. Já a segunda temporada estreia daqui a pouco, em 17 de dezembro de 2021.

PS0,06: Já sei, já sei … a culpa, obviamente, é de JMB! Si no cuidamos la gallina, no habrá huevos. Estamos no mesmo barco… então, rema a favor, porra! Esto es para fuertes… “Politik ist die Kunst des Möglichen,” Otto von Bismarck, chanceler alemão. Pede Sancho desculpa aos da turma do contra, aos arautos da desgraça e do apocalipse, por vir destruir vossas manhãs de tempestade com uma boa notícia, ou melhor, ótimas notícias. Ei-las» 1) Foi publicada no Diário Oficial da União (21/10) a Lei nº 14.228/2021 que proíbe o sacrifício de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e outros estabelecimentos oficiais similares. A medida foi sancionada pelo presidente JMB e entra em vigor em 120 dias após a publicação. O objetivo, que merece aplausos, é proteger os animais que são recolhidos da rua por essas entidades e estimular a adoção e resgate por entidade de proteção dos animais; 2) O novo Auxílio Brasil começará a ser pago no mês que vem; 3) Brasil cria mais de 313 mil novos empregos (313.902) com carreira assinada em setembro, informa o CAGED; nestes 9 meses de 2021, já são 2,5 milhões de novas vagas. É o 9º mês seguido de alta e acumula 2,5 milhões de vagas com carteira assinada no ano; 4) COFRÃO CHEIO – A arrecadação federal bateu recorde para o mês de setembro. Segundo dados divulgados pela Receita Federal, o governo arrecadou R$ 149,102 bilhões no mês passado, com aumento de 12,87% acima da inflação em valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O valor é o maior da história para meses de setembro desde o início da série histórica da Receita Federal, em 1995, em valores corrigidos pela inflação; 5) Número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado somou 31 milhões de pessoas no trimestre móvel encerrado em agosto, uma alta de 4,2% na comparação com o trimestre encerrado em maio e de 6,8% em relação ao mesmo trimestre de 2020; 6) 5 G – Quinze empresas inscreveram-se para disputar a venda de diferentes faixas. A Anatel deu início em 27/10 ao leilão de venda de frequências de 708-718 MHz e 763-773 MHz de faixa de 2.300-2.390 MHz e 3.300-3.700 MHz e das frequências de 24,3 GHz e 27,56 GHz. “Cinco são empresas que já são prestadoras de serviços móveis. Outras 10 são entrantes. Isso é inédito na história da Anatel, um leilão com 10 novos pretendentes, o que é a prova que o modelo desenvolvido pela agência foi bem-sucedido em relação ao estímulo e à competição”, avaliou para a Agência Brasil o superintendente de Competição e presidente da Comissão Especial de Licitação da Anatel, Abraão Balbino e Silva.; 7) JMB, para alegria dos caminhoneiros, manda Tarcisio concluir obras da BR-285 (RS e SC). A rodovia, atrativo natural de belas paisagens da Serra da Rocinha, irá desafogar um pouco a Rota do Sol e é mais uma opção pra vir para o litoral norte do RS e todo litoral catarinense. Também outras cidades, até então anônimas, com este novo asfalto serão conhecidas e possuem enorme potencial turístico; e, por fim: “Puedo dirigirte hacia la verdad, pero no puedo hacer que te la creas”. Raymond Reddington.

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): 1) Hoje, 29, começa a Feira do Livro de Porto Alegre. É o maior evento do gênero no Brasil, já que é a céu aberto. A 67ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, com o tema “Para ler um novo mundo” será realizada em formato híbrido, de 29 de outubro a 15 de novembro de 2021. 2) Prêmio Camões 2021 – A moçambicana Paulina Chiziane, pela obra Niketche: Uma História de Poligamia, venceu a 33.ª edição do Prêmio Camões, prêmio literário de língua portuguesa, no valor de 100 mil euros. Tenho por mim que o prêmio atualmente é meramente político, com viés esquerdista, o que tira o real valor de qualquer premiação ao misturar política com literatura.

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi…Tu sabes de futbol lo mismo que yo de física cuántica. Empecemos: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – 81 anos de Pelé (Edson Arantes do Nascimento -Três Corações, 23 de outubro de 1940). “Somos el fútbol del mañana” Red Bull de Salzburgo. Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22: 1) Ligue1: Journée 11: Le Classique – Olympique de Marseille 0-0 Paris Saint Germain. (líder: Paris Saint Germain Football Club – liderato con 28/33); 2)Premier League: Gameweek 10: Liverpool vs Brighton, M City vs Crystal Palace, Newcastle vs Chelsea, Tottenham vs M United; Gameweek 9: Chelsea 7-0 Norwich City, Brighton 1-4 City, Manchester United 0-5 Liverpool (Desastre en Old Trafford. Partido para la historia del fútbol). Líder: Chelsea Football Club – 22/27; 3) Bundesliga: Spieltag 10: Union Berlin vs Bayern; Spieltag 9: Bayern 4-0 Hoffenheim. 33 goles en 9 partidos de Bundesliga y 12 goles en 3 partidos de UEFA Champions League. (líder: Fußball-Club Bayern München 22/27); 4) LaLiga: Jornada 11: Rayo Vallecano 1-0 Barcelona, Real Madrid 0-0 Osasuna, Levante vs Atlético, Celta vs Real Sociedad; Jornada 10: El Clasico – Barcelona 1-2 Real Madrid, Sevilla 5-3 Levante, Atlético 2-2 Real Sociedad. (líder: Real Sociedad de Fútbol – 21/30); 5) Lega Calcio (SerieA): Nápoli: el primer ‘Scudetto’ post-Maradona y reconquistar el Scudetto 22 años después? Giornata 10: Juventus 1-2 Sassuolo, Milan 1-0 Torino, Empoli 0-2 Internazionale, Napoli – Bolonia; Giornata 9: Bolonia 2-4 Milan, Verona 4-1 Lazio, Derby del Sole – Roma 0-0 Napoli, Derby D’Italia – Internazionale 1-1 Juventus. (líder: Società Sportiva Calcio Napoli – liderato con 25/27); 6) Primeira Liga: Jornada 10: Porto vs Boavista, Estoril vs Benfica, Sporting vs V Guimaraes; Jornada 9: Tondela 1-3 Porto, Sporting 1-0 Moreirense, Vizela 0-1 Benfica. (líder: Sport Lisboa e Benfica – liderato con 24/27).

PS10.1:CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO 2021. Errar é humano (dirigentes, técnicos e jogadores), mas joga seu time no abismo. Times grandes que estão à beira do brejo encontram abrigo e desconforto na “B”, em infernais jornadas sem nenhuma glória. São 4 íngremes degraus: A, B, C y D. El margen de error es cada vez menor… Meu irmão Paulim Gibi ligou e garantiu que seu Flamengo vencerá a Libertadores, o Brasileiro e o Mundial de Clubes desta temporada. E o duelo deste dia 30 entre Flamengo e Atlético Mineiro é um dos mais aguardados da temporada.
Série A – O jogo só termina quando acaba? Resenha? Sancho desenha: El Clube Atlético Mineiro camina con paso firme hacia el título del Campeonato Brasileño de 2021. PINTA O CAMPEÃO, que chega ao BI (1971-2021) 50 anos depois da primeira glória nacional. Ficará em muito boas mãos a taça de 2021, se for para a sala de troféus do GALO FORTE E VINGADOR.
Programação do bagunçado calendário da CBF:
JOGO DA 19ª jornada: 21/10 – Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional 1-1 RB Bragantino.
Após acumular cinco vitórias consecutivas como mandante, o Colorado bateu de frente com Massa Bruta… Adeus vida fácil… Não é fácil ganhar do Massa Bruta.
Jogos adiados da 23ª rodada, realizados esta semana:
27/10/2021 – Vila Belmiro (Santos) – Santos 2-0 Fluminense
Arê rê, o Santos NÃO vai jogar a série B, êêê! Incaível Peixe.
27/10/2021 – Fonte Nova (Salvador) – Bahia 1-1 Ceará
O Ceará está sem vencer há 7 jogos. Já o BBMPO… Tricolor está invicto desde a chegada do técnico Guto Ferreira. São 5 jogos realizados, com duas vitórias e 3 empates.
Jogo antecipado da 34ª rodada, marcado para esta semana:
28/10/2021 – Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista) – RB Bragantino x Sport
Jogos programados para a 29ª rodada:
30/10/2021 – Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x Santos
30/10/2021 – Maracanã (Rio de Janeiro) – Urubu x Galo (o jogo do campeonato?)
30/10/2021 – Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Juventude x Bahia
30/10/2021 – Independência (Belo Horizonte) – América x Fortaleza
31/10/2021 – Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Palmeiras
31/10/2021 – Castelão (Fortaleza) – Ceará x Fluminense
31/10/2021 – Morumbi (São Paulo) – São Paulo x Internacional
31/10/2021 – Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata) – Sport x Goianiense
01/11/2021 – Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá x RB Bragantino
01/11/2021 – Itaquerão (São Paulo) – Corinthians x Chapecoense
Outros jogos adiados e ainda não realizados:
2ª rodada: (sem data definida) Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Flamengo
4ª rodada: 02/11/2021 – Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x Flamengo
19ª rodada: 03/11/2021 – Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético x Grêmio
19ª rodada: 05/11/2021 – Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo x Goianiense
Resultados da 28ª jornada:
23/10/2021
– Vila Belmiro (Santos) – Santos 0-2 América
“Cai”rille? E o Peixe (cayó el SFC a los puestos de descenso) parece ter encomendado alianças para seu primeiro casamento com a feiosa Série B neste final de ano. O Santos vai cruzeirar?
– Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Juventude 0-0 Ceará
P reocupate…Juventude e Ceará chegaram ao sexto jogo sem vitória no Brasileirão.
– Maracanã (Rio de Janeiro) – Fluminense 3-1 Flamengo
Renight não contava com a astúcia tricolor. A metade das GERAIS, aquela que se veste em preto e branco está rindo de orelha a orelha. A outra metade, a que veste azul, prestes a passar 3 anos na “B”, está sem motivo algum para comemorar o que quer que seja.
– Castelão (Fortaleza) – Fortaleza 3-0 Athletico
Massacre. Não se incomoda Leão com “ventinho” de ventilador.
24/10/2021
– Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético 2-1 Cuiabá
A piadinha de TIME SEM BI ou MONOTÍTULO está com os dias contados, nos garante a metade em preto e branco das GERAIS… E o Cuiabayern não dá vida fácil para ninguém.
– Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional 2-2 Corinthians
Péssimo resultado para ambos.
– Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista) – RB Bragantino 1-0 São Paulo
Joga bonito o eficiente Red Bull (só 4 derrotas em 28 jornadas, estando igualado ao Galo como os times que menos perderam até agora). Possui todos os requisitos para terminar o torneio no TOP4.
– Fonte Nova (Salvador) – Bahia 3-0 Chapecoense
BBMP não tomou conhecimento do péssimo e frágil time catarinense.
25/10/2021
– Antônio Accioly (Goiânia) – Atlético 2-0 Grêmio
Não seria na Caverna do Dragão que o fraco time gremista desta temporada iria fazer graça.
– Allianz Parque (São Paulo) – Palmeiras 2-1 Sport
Copa Rio não é Mundial, mas se vocês acham que é, então tá bom…Quando o goleiro adversário é o grande nome do jogo é sinal que o torcedor verde saiu feliz do estádio.
Classificação – Sonham com a Taça 2021 e/ou vaga na Libertadores 2022: Galo (59), Porco (49), Leão do Pici (48), Urubu (46), Massa Bruta (46), Gambá (41) e Saci (41). Há time que tem queda para cair? Los puestos de descenso… Ya solo me faltan 3 candidatos al descenso. Desesperam-se à beira do abismo (necesitamos mejorar a pasos acelerados, no tenemos mucho tiempo…”): Ceará, Bahia, Santos, Juventude, Sport, Grêmio (vice-lanterna) e o rebaixado lanterna verde Chapecoense. A PIOR CAMPANHA NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS é do América-RN (2007), quando obteve míseros 17 pontos em temporada difícil de ser superada por uma pior. O time potiguar teve apenas 15% de aproveitamento. O rebaixamento veio na 31ª rodada, em outubro. Foram 29 derrotas na competição, num total de 38 rodadas. Pelos números atuais, a Chape (13 pontos e apenas uma vitória) parece cobiçar a vaga americana como a pior campanha.

PS10.2: Série B-2021 (série biiiiii) – …e chegamos à trigésima-segunda jornada… O que mais se faz nesta reta final da “B” é recorrer à… (conte comigo, zoa a sacaninha calculadora). Alguns times deveriam ter como mascote o GOLFINHO, pois sobem para a Série A, fazem uma graça e depois afundam de novo…
26/10 – CRB 1-1 Coritiba y Goiás 1-1 Botafogo. Duas partidas que foram acompanhadas (torcida, reza, promessas, mandinga, sal grosso e tudo que “pode” ajudar em momentos de desespero) por TODOS os clubes que ambicionam a Série A/2022. E o empate da turma de cima da tabela (todos com mais de 50) foi comemorado por muitos.
Classificação depois de 31 jornadas disputadas e com a jornada 32 já em andamento- Aquí no hay merecimiento ni justicia, aquí hay que ganar. Punto e basta! Se o time de seu coração possuir menos de 50 pontos neste momento de definições, é sinal que a coisa está muito complicada para seus sonhos de voltar à elite… Coxa e Fogão possuem ótimas chances de voltarem para a primeira divisão, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minais Gerais. Sonham com a elite (pontos entre parênteses): Coritiba (58 Coxa na liderança e sete pontos à frente do quinto colocado), Botafogo (56) , Avaí (53), Goiás (53), CRB (51), Vasco (47), Guarani (46), CSA (45) e Náutico (45) – Que pare de sonhar quem tiver menos de 50 e apenas respira sonhos por aparelhos. “La situación no es grave sino terrible…” ” POXETO XÉRIE XÊ ” – Há time que tem queda para cair? Desesperados: Ponte Preta, Brusque, Londrina, Vitória, Confiança e Brasil (afundado na lanterna, o Xavante vê o abismo da Série C abrir-se debaixo de suas chuteiras). Vitória e Confiança? Os antis já os estão apelidando de Derrota e Desconfiança. Série B de 22 com os campeoníssimos Basco, Bruzeiro, Bantos e GrêBBBio? IMPOSSÍVEL NÃO É…

PS10.3: Série C-2021 – SEGUNDA FASE – Paysandu (PA) e Ypiranga (RS), com apenas 2 pontos, dão adeus ao torneio? Tudo combinado e ainda nada decidido – Classificação com 4 jornadas disputadas: Grupo C: Ituano (9/12), Criciúma (5/12), Botafogo (5/12) e Paisandu (2/12); Grupo D: Tombense (7/12), Novorizontino (6/12), Manaus (6/12), e Ypiranga (2/12).
5ª rodada – GRUPO D – 30/10 Manaus vs Tombense y Ypiranga vs Novorizontino – CRUPO C – 31/10 – Criciuma vs Ituano y Botafogo vs Paysandu; GRUPO D – 4ª rodada – 24/10 – GRUPO D – Novorizontino 0-1 Tombense y Ypiranga 1-1 Manaus. 23/10 – GRUPO C – Paysandu 1-4 Ituano y Botafogo 1-0 Criciúma.

PS10.4: CAMPEONATO BRASILEIRO – Série D-2021 – ¿Sólo son 22 tipos pegándole a una pelota?
Semifinais: VOLTA:
30/10 – ABC Futebol Clube vs Associação Atlética Aparecidense
31/10 – Campinense Clube vs Futebol Clube Atlético Cearense
Semifinais: IDA:
23/10 – Futebol Clube Atlético Cearense 1-1 Campinense Clube.
24/10 – Associação Atlética Aparecidense 4-2 ABC Futebol Clube.
Final: ida (7 de novembro) e volta (14 de novembro).
Classificaram-se para a Série C/2022: Associação Atlética Aparecidense, Campinense Clube, Futebol Clube Atlético Cearense e ABC Futebol Clube.

PS13: ¿Clássicos – De Klassieker? “Ma quanto è bello vincere?!?!” Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción… GRENAL – Internacional vs Grêmio (6/11), Santos vs Palmeiras (7/11), Clássico das Multidões – Atlético vs América (7/11), Ajax 5-0 PSV (24/10), Derby del Sole – Roma 0-0 Napoli (24/10), Derby D’Italia – Internazionale 1-1 Juventus (24/10), El Clasico – Barcelona 1-2 Real Madrid (24/10), North West Derby – Manchester United 0-5 Liverpool (24/10), Le Classique – Olympique de Marseille 0-0 Paris Saint Germain (24/10), FLA-FLU – Fluminense 3-1 Flamengo (23/10).

PS24: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Concachampions – CONCACAF Champions League 2021
56ª Edição: – FINAL: 28/10/2021 – Club de Fútbol América vs Club de Fútbol Monterrey.
PALMARÉS – Galeria dos Campeões:
América – 7 (1977, 1987, 1990, 1992, 2006, 2015, 2016);
Cruz Azul – 6 (1969, 1970, 1971, 1996, 1997, 2014);
Pachuca – 5 (2002, 2007, 2008, 2010, 2016-17);
Monterrey – 4 (2011, 2012, 2013, 2019);
Saprissa – 3 (1993, 1995, 2005);
UNAM – 3 (1980, 1982, 1989);
Transvaal – 2 (1973, 1981);
Toluca – 2 (1968, 2003);
Alajuelense – 2 (1986, 2004);
Guadalajara – 2 (1962, 2018);
Defence Force – 2 (1978, 1985);
Olimpia – 2 (1972, 1988);
Atlante – 2 (1983, 2009);
Tigres – 1 (2020);
Comunicaciones – 1 (1978);
Municipal – 1 (1974);
Necaxa – 1 (1999);
LA Galaxy – 1 (2000);
RC Haiten – 1 (1963);
Alianza – 1 (1967);
Atlético Español – 1 (1975);
Aguila – 1 (1976);
Universidad de Guadalajara – 1 (1978);
Club Deportivo FAS – 1 (1979);
Violette AC – 1 (1984);
Puebla – 1 (1991);
Cartaginés – 1 (1994);
DC United – 1 (1998).

PS51: UEFA Conference League (tercera jornada de la Conference League) – A noruega, além de loirinhas lindas de olhos verdes/azuis e sorrisos encantadores também possui o FK Bodø/Glimt. Bodo/Glimt 6-1 Roma (¡por eso amo el fútbol!). Isso é uma zebra do tamanho de um iceberg. UEFA Champions League – Season 2021-22:
Grupo A: Manchester City, PSG, RB Leipzig, Brujas
PSG lidera.
Giornata 3: Club Brugge 1-5 Manchester City y PSG 3-2 RB Leipzig
Grupo B: Atlético, Liverpool, Porto, Milan.
O time dos Beatles lidera.
Giornata 3:Porto 1-0 Milan y Atlético Madrid 2-3 Liverpool
Grupo C: Sporting, B.Dortmund, Ajax, Besiktas.
O time que trouxe o mundo Hendrik Johannes Cruijff lidera.
Giornata 3: Ajax 4-0 Borussia Dortmund y Besiktas 1-4 Sporting
Grupo D: Internazionale, Real Madrid, Shakthar, Sheriff.
Fotbal Club Sheriff é o LÍDER.
Giornata 3: Shakhtar Donetsk 0-5 Real Madrid y Internazionale 3-1 Sheriff
Grupo E: Bayern Múnich, Barcelona, Benfica, Dinamo de Kiev.
Giornata 3: Benfica 0-4 Bayern Múnich y Barcelona 1-0 Dinamo Kiev. El Bayern Múnich sigue su paseo… Bayern Múnich y la teoría de la evolución: Solo los más fuertes sobreviven).
Grupo F: Villarreal, Manchester United, Atalanta, Young Boys.
Giornata 3: M.United 3-2 Atalanta y Young Boys 1-4 Villarreal. O time do portugal CR7 lidera.
Grupo G: Lille, Sevilla, RB Salzburgo, Wolfsburgo. RB Salzburgo não vê ninguém no retrovisor.
Giornata 3: RB Salzburgo 3-1 Wolfsburgo y Lille 0-0 Sevilla
Grupo H: Chelsea, Juventus, Zenit, Malmoe. La Vecchia Signora lidera.
Giornata 3: Chelsea 4-0 Malmoe y Zenit 0-1 Juventus
La gran final será en Gazprom Arena, São Petersburgo del 28 de mayo de 2022.

PS69: Grandes goleadas – Quem com goleada fere, com goleada será ferido? – “Pode avisar que hoje eu não vou “dar”, eu vou é distribuir.” Bruna Surfistinha. DITADO ROMANO: quod abundate non nocet – Festtagsstimmung in Mönchengladbach: DFB Pokal (27/10) Borussia Mönchengladbach 5-0 Bayern Múnich; Eredivisie (24/10): Ajax 5-0 PSV; Premier League (24/10): Manchester United 0-5 Liverpool; LaLiga (24/10): Sevilla 5-3 Levante; Premier League (21/10): Chelsea 7-0 Norwich City; UEFA Conference League (21/10): Bodo/Glimt 6-1 Roma; UEFA Champions League (20/10): Benfica 0-4 Bayern Múnich.

PS77: Copa do Brasil – Para echarse a temblar: temible el CAM, Galo Forte e Vingador.
FINAL – Athletico vs Atlético. Ué, mas o Flamídia não ia ganhar tudo em 2021? FINAL completamente aberta, acabou o favoritismo, quem errar menos leva o caneco para sua sala de troféus… PARABÉNS, ATLETICOS!!! PELA GLÓRIA E PELA GRANA: Campeão: R$ 56 milhões.
Goleado no Maracana, atropelado por um Furacão. Oi Urubu….. Cê tá bem? Estou muito preocupado. Alma copeira (que porra é essa?). Furacão tem seis títulos em quatro anos e agora chega às decisões de Copa do Brasil e Sul-Americana. Athletico bate o Flamengo, finalista da Libertadores, no Maracanã. Parabéns, Fortaleza Esporte Clube… chegaram onde muitos queriam estar. Fase Semifinal (quem passar desta fase receberá os seguintes prêmios: Vice-campeão: R$ 23 milhões; Campeão: R$ 56 milhões).
27/10 Flamengo 0-3 Athletico y Fortaleza 1-2 Atlético-MG.
Estava ligando o caminhão, quando olhei; gol do Nikão; desliguei o caminhão e de novo olhei; segundo gol do Nikão. Só os fortes sobrevivem. E o fantasma de Santo André (Copa do Brasil – FINAL – 30 de junho de 2004 – Maracanã – Flamengo 0 x 2 Santo André) atormentou o Flamídia.
20/10 Atlético-MG 4-0 Fortaleza y Athletico 2-2 Flamengo
Con este Clube Atlético Mineiro, el GALO, ya ni te preguntas si van a ganar, si no, cuantos goles encajará el contrario.

5 pensou em “LOS FINALES FELICES SON HISTORIAS INACABADAS

  1. ATUALIZAÇÃO: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Concachampions – CONCACAF Champions League 2021
    56ª Edição: – FINAL: 28/10/2021 – Club de Fútbol América 0-1 Club de Fútbol Monterrey.
    Monterrey bate América na final da Concachampions e garante vaga no Mundial de Clubes 2021.
    PALMARÉS – Galeria dos Campeões:
    América – 7 (1977, 1987, 1990, 1992, 2006, 2015, 2016);
    Cruz Azul – 6 (1969, 1970, 1971, 1996, 1997, 2014);
    Pachuca – 5 (2002, 2007, 2008, 2010, 2016-17);
    Monterrey – 5 (2011, 2012, 2013, 2019, 2021);
    Saprissa – 3 (1993, 1995, 2005);
    UNAM – 3 (1980, 1982, 1989);
    Transvaal – 2 (1973, 1981);
    Toluca – 2 (1968, 2003);
    Alajuelense – 2 (1986, 2004);
    Guadalajara – 2 (1962, 2018);
    Defence Force – 2 (1978, 1985);
    Olimpia – 2 (1972, 1988);
    Atlante – 2 (1983, 2009);
    Tigres – 1 (2020);
    Comunicaciones – 1 (1978);
    Municipal – 1 (1974);
    Necaxa – 1 (1999);
    LA Galaxy – 1 (2000);
    RC Haiten – 1 (1963);
    Alianza – 1 (1967);
    Atlético Español – 1 (1975);
    Aguila – 1 (1976);
    Universidad de Guadalajara – 1 (1978);
    Club Deportivo FAS – 1 (1979);
    Violette AC – 1 (1984);
    Puebla – 1 (1991);
    Cartaginés – 1 (1994);
    DC United – 1 (1998).

  2. A importância da leitura dos textos de Sancho Pansa, são as sábias frases
    de sabedoria.
    ….os finais felizes são estorias inacabadas. ( perfeito )
    …. matar um padre dá uma azar danado, sobretudo para o padre ( Ariano Suassuna ,
    perfeito )
    …..Meu neto, desconfie sempre de mulher bonita, muito boazinha e sensata, que
    parece concordar com tudo, pois tem gente que se faz de morta para entrar no cu dos vivos . ( Minha avó, sábia de nascença )

    Sancho Pansa, aquele que tenta despertar para a realidade os mortos vivos,
    “os zombies ” da atualidade.
    Pergunto ao Sancho : Você acha que vai conseguir ?
    Piece of Cake , ele responde eufórico.

    Amém, Mestre.

    • Caríssimo D.Matt,

      “A literatura me pegou pela mão e me salvou da loucura”, ponderava a poeta americana Anne Sexton. A Sancho a literatura o fez colocar a loucura encarcerada dentro das crônicas, fazendo-me prisioneiro da palavra em cela cheia de ganchos em forma de pontos de interrogação (“If all you have is a hammer, everything looks like a nail.” Abraham Maslow).

      Para bons entendedores, pingo é letra?
      Ah, as traduções, os tradutores…Traduttore, traditore, dizia Pasquim, um italiano comunista e muito amigo de Sancho, que vendia jornais na Lapa do Rio, quando jovem e depois na Lapa em Sampa, já idoso.

      When you know what you’re doing, it’s a piece of cake.

      Alguns não entenderão…

      Para “certos” alguns, o texto sanchiano será de valia igual a de quando porcos se deparam com alguém lhes ofertando pérolas às refeições…

      Para mestres e sábios, como o amigo, a coisa é bem mais interessante…

      Enquanto isso, continuamos, sempre ás sextas, a brincar com as palavras, com os idiomas, com o bem escrever…

      As avós sempre sábias e as sogras sempre voando em vassouras por este mundão de meu Deus, “nénão”?…

      Abração, mestre. E que as palavras continuem a soar, mágicas e belas,bailando diante de nossos olhos. Um final de semana grandioso ao amigo e ATÉ SEMPRE…

  3. Querido Sancho Panza:

    Essa frase define sábia beleza de sua crônica: “os finais felizes são estorias inacabadas.”

    Como bem observou d.Matt. (perfeita).

    Vou mais além:

    (“Sei que darei ao meu corpo os prazeres que ele me exigir. Vou usá-lo, desgastá-lo até ao limite suportável, para que a morte nada encontre de mim quando vier.” Al Berto).

    Para que ler um romance inteiro se tudo que desejo de sabedoria encontro nessa frase?

    Parabéns mais uma vez genial cronista da alegria.

    As sextas-feiras eu ganho sempre com suas belíssimas crônicas cheias de sabedoria.

    • As sextas-feiras eu ganho sempre, escreves. Ledo engano, caríssimo, quem ganha é Sancho, que às sextas, com o comentário dos AMIGOS DE FÉ, IRMÃOS CAMARADAS, os sente pertinho, como se estivessem na casa ao lado, nos convidando para um gostoso bate-papo. Que fique o amigo com um feriadão prolongado repleto de momentos felizes, nestas nosssas estórias inacabadas.

      Abração, Ciço!!!!!!

Deixe uma resposta