SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

¿Pensabas que sus problemas se habían acabado? E estamos aqui, no departamento médico do JBF, atendendo aos que se aventuraram como “bom velhinho” neste dezembro. ¿Qué se sabe hasta el momento? A maioria são coisas ligeiras, como sangramento no rosto, ocasionado por menininhas que agarram nas barbas dos velhinhos para saberem se são verdadeiras; alguns tapas na cara, com sangramento no nariz, vindas das mãos de algumas mulheres que resolveram sentar no colo do “bom velhinho” e se incomodaram com a inesperada e festejada ereção; fraturas de dedos e braços por queda e entorses de tornozelos e joelhos ao descer do trenó; nenhum caso de maior gravidade, graças a Deus, foi registrado. Deixemos o Natal, o ambulatório do JBF e partamos céleres e sem trenós para a virada (roda, roda e vira, solta a roda e vem / Neste raio de suruba, já me passaram a mão na bunda / E ainda não comi ninguém!). Ciço Tavares fez excelente texto sobre os Mamonas, mas também Ciço ainda não comeu ninguém.

¿Eres feliz? Amanhã, para alegria de Çiço, é dia de Jerome David Salinger (Nova Iorque, 1 de janeiro de 1919); imortalizou-se ao nos ofertar Holden Caulfield (qual menino de minha geração não foi um pouco Holden? “Grow UP”, Sancho). Em breve Sancho trará crônica sobre tão misteriosa figura.

Deixemos colheita em “campos de centeio” para outra hora e partamos para “as matemágicas”… Vamos multiplicar por 365? Como assim, Sancho?

“Em cada manhã te são entregues vinte e quatro horas de ouro e são uma das poucas coisas neste mundo que estão livres de impostos. Se tivesses todo o dinheiro do mundo, não poderias comprar nem mais uma hora. Que farás com tão valioso tesouro? Lembra-te, tens de o usar, pois só te é oferecido uma vez. Se o desperdiçares, não o poderás recuperar.” Billy Mills e Nicholas Sparks, Uma viagem espiritual.

Aproveitemos para nos livrar de maus políticos em 2022…Ah, os maus políticos… Quieren siempre tener la suciedad debajo de las uñas.

La carta del Sancho a los Reyes y Reinas Magos de JBF:

Bom 2022 a TODOS… Desde el respeto a todo el “Universo JBF”, yo no estoy dispuesto a empezar una cronica diciendo ‘todas’, ‘todos’ y ‘todes’, porque no lo he hecho en mi vida y porque creo que no tiene ningún sentido”.

O tempo, o tempo é versátil, o tempo faz diabruras, o tempo brincava comigo, o tempo se espreguiçava provocadoramente, era um tempo só de esperas, me guardando na casa velha por dias inteiros (…) (Lavoura Arcaica, Raduan Nassar, 1989, p. 95).

Nunca lhe ocorreu desejar ardentemente que o tempo se esquecesse de si para sempre num determinado instante? Sempre que estou a ler “alguém” deste JBF sou tomado por esta quimera.

Zé da Zana esqueceu na boleia do Quixote Véi di Guerra um livro de João Pereira Coutinho intitulado “As ideias conservadoras explicadas a revolucionários e reacionários”. Li, gostei e devolvi ao Zé.

Passo em revista o ano de 2021. Um ano de muita provação para os conservadores, atacados com fúria durante estes 12 meses que estão a findar. Inventariemos e nos programemos, pois 2022 vai ser mais feroz para os que se vestem em verde-amarelo.

Guten Rutsch… Mais um ano chegou ao fim, o 13º ano da Saga Fubânica (Una de las apuestas más potentes de Berto – o JBF é como se fosse um monstro; tem horas que vai ter questionamento do porque ele é tão grande, se é isso mesmo que dizem, enfim. Aí o cara dá uma entrada e confirma: o JBF é phodda bagarai, porra!!!!!)…

Perguntaram a Nelson Rodrigues, e certamente DMatt, Di Domizio, Zé Ramos, Marcelo e Beni concordarão, “que recado ele daria aos jovens”. Nelson jogou este paralelepípedo: “Envelheçam!”. E foi o que fizemos, nós os “jovencitos” fubânicos, que estendemos na areia e na relva, mulheres de todas as cores (“Estendi na areia e na relva, mulheres de todas as cores!” Poema da Malta das Naus, de António Gedeão).

Assim escreveu Vania Maria sobre esta gazeta de quinta: “Melhor jornal dessa terra varonil.” Não será Sancho a voz discordante.

Diz Jairo Juruna que o Paris Saint Germain, de Messi, Kylian Mbappé e Neymar é um timaço. Sim, o é, mas (galáctico mas), o Jornal da Besta Fubana é muito mais.

Mick Jagger explica os fubânicos: “Éramos jovens, bonitos e estúpidos. Agora somos só estúpidos”. Falo de Marcão e Sancho… Sim, “estupidamente geniais”. E lá vão os fubânicos lapidando frases, como aquela moça de Curitiba tão bem o faz, pois pensam, logo insistem, como Cavalcanti; dando pitacos, como Bertoluci; ordenando que parem, olhem, escutem o que tem a dizer Assuero; alguns são livres pensadores, como León e Mercedita.

Escreveu Schirley, citando Fiódor: “Mas é isso que temos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.” Dostoiévski, em “Os Irmãos Karamazov.

A JBF le sobran razones para atraer tu atención, pois esses são os outros que sempre estão nos comentários trazendo mais “saber” a uma gazeta já tão cultural. JBF en el que se agolpan nombres propios, luminares como Schiley, os imensos Beni, D Matt, Paulo Terracota, Adail, João Francisco, Joaquimfrancisco, Arthur, Welington, Marcelo. Por aqui paro, pois gastaria dias digitando para dar nome a todos que nos brindam com suas presenças, pois diariamente quase 50 mil pessoas entram nesta casa bertiana, cujas portas sempre estão escancaradas (uma pena que tão poucos comentem).

E surge no horizonte fubânico Welington Alencar, saudando o retorno de Marco di Aurélio: “Sodade da ICAS, da madre Glorinha Horta, dos Cardeais Huytamar e Ciço Cavalcante, que se encantaram e estão fazendo presepadas no Oriente Eterno”. Sim, senhores, este é o JBF, por vezes com PITADAS DE NOSTALGIA eclesiástica e muita saudade.

E, como Vivi Pimentel, nossos fubânicos mostram cenas dos caminhos. Caminhos? Dados & traçados estão por Marcão. Ciço sempre agarrado com Maria Bago Mole e Bitônio Coelho, um triângulo amoroso à moda JBF, que vira quarteto quando surge D Matt (surubão da melhor qualidade)…

E temos os professores: “los hermanos” Rodrigo e Mercedita de León, Assuero, Maurino e Rômulo. Dirá DuduSantos que são crônicas cheias de graça. Com Bertoluci, o Marcelo, dando Pitacos, quem discordará? Enquanto isso, tem o memorável memorial do Brito, que memória, meus caros, não é mesmo!? Dirá você: Eu acho é pouco! Dalinha sorrirá e concordará. Então, que venham Adônis e Carlito.

E o “sem miolos” Sancho busca no miolo do pote do Sabugueiro o “Centro dos Doidos” – dizem que “só doido tem coragem de morar e ter alguma coisa ali”. Taí. Eis um lugar para Sancho considerar fazer morada. Mas (poético mas), há outros doidos a serem considerados; tem espaço para poesia e fotografia, conforme nos confirmam Jesus (sim, até Ele frequenta esta casa), Malta, Jessier, Xico e Severino.

Para os que curtem um vídeo temos Bernardo. Seu negócio é música? Hélio Crisanto, nos oferta uma lua e um café, mesmo quando estamos no “batente”; que visites também, aqui mesmo o Balaio do Rey, algum vídeo do Boaventura Bonfim ou do Mairton. Sem esquecer de buscar um pouco de tudo que seja boa música com o Peninha, ora pois!

Sim, lá vão eles, escrevendo, cantando, filmando por pura vaidade, orgulhosos de seu nome no topo da página e suas caras feias (com exceção da Schirley, Anita, Dalinha, Nacinha e Violante, que são lindas – un pintalabios rojo es capaz de remontar hasta el peor día) a emoldurar (espantar as moscas fubânicas) colunas e comentários.

E tem uma gente maravilhosa que virou fumaça e Gone with the Wind…. Pego com Aristeu Bezerra frase emprestada: “Um dia a saudade deixa de ser dor e vira história para contar e guardar para sempre. Algumas pessoas são sim eternas dentro da gente”. Aproveito a frase e relembro essa “gente eterna”, pois tínhamos a brilhar nesta gazeta uma linda poetisa ruiva de assombroso talento, de nome Constância, o Ivan, o Narcélio, o Fred Monteiro, o Itaerço, o Mascena, o Saniasin e até um comunista de plantão, mas o Goiano (irmão da Glorinha – eita família Braga Horta de gente tão genial) foi abduzido e jamais voltou (dizem que votará Bolsonaro em 2022). Uma pena que as ervas e os espinheiros cresçam nos caminhos onde ninguém passa. Vá em busca daquele amigo que ficou distante, aquele que por algum motivo a vida separou. Seria tão bom se esses maravilhosos citados voltassem ao nosso JBF…

Permanecem por cá «os nossos LUÍZES (Luiz Berto, Luiz Carlos Freitas y Luiz Carlos Sancho de Panza – haja luz…) estão sempre a palpitar e pitacar neste JBF de tanta gente.».

Todos somos alguém para alguém? Se vão à rua o fazem tentando ficar o mais parecido possível com a foto estampada no JBF. “Olha lá, “mainha”, aquele é o “famoso” Sancho Pança, aquele engraçadinho, que faz aqueles textos que tanto te fazem rir.

¿Quién es Zé? Quem é o simpático velhote enxugando gelo, mesmo durante as férias, que solicitou a Berto? Volta logo, Zé Ramos, a gente precisa de você (Gracias Zé. Te deseo lo mejor, por siempre” – so long, buddy!). E aquele outro, ao lado da Renata, é o Ai que Preguiça, Roque Nunes. Lembra dele, pai?” É verdade, verdadinha! Até na ABL você os encontra agora. E ao andar pelas ruas do Recife ou Palmares, fique atento, pois você corre o risco de esbarrar em um cabra sensacional que uns chamam de Berto, outros de Papa e até de “Seo Luiz”, sempre a fazer a fezinha na roleta de Cu Trancado.

Ahora “la pregunta del millón”: ¿por qué empieza todo? El secreto es Chupicleide (una de las secretarias más aclamadas del mundo)… Y tenemos aún el bien dotado Polodoro (de ya tú sabes dónde) y las miradas perdidas de amigas, compañeras de oficina y transeúntes en general, siempre estarán a la orden del día en una sociedad falocéntrica. Sí, Chupicleide y Polodoro se han confirmado como dos de los mayores éxitos de JBF.

Assoviando Elis…♫ ♬ ♩ “nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar”… ♫ ♬ ♩Gilbert Keith Chesterton disse que “os romanos não amavam Roma porque ela era uma grande cidade; se tornou uma grande cidade porque eles a amaram”. É o que pensa Sancho ao falar do Jornal da Besta Fubana…

Sancho pega uma “palavrita” simplória e mistura a outra e vai complicando o texto. Quando ela está dando nó no cérebro do leitor, Sancho a afoga no oceano mais próximo e ela vem à tona simplificada e bela. Talvez dissesse o sumido Nikolai Hel, o siberiano fubânico, que não à toa de bem-intencionados o inferno está cheio – e o atual governo também. Que raios, o que foi feito do jovem Nikolai que sempre dava o ar da graça neste JBF e vivia sempre coberto de razão?

Orgulho danado dessa gente fantástica que Berto reuniu (JBF é todo um exercício de criatividade, uma quantidade de gostos e de ideias embrulhadas em doses maciças de ótimo humor). Que timaço! Até o “anjo” Miguel veio lá de Ubatuba com uma belíssima “diabinha” para a sessão colírio. Em tal time Sancho é gandula. Mas (benedicto mas), não um gandula qualquer, Sancho é “O GANDULA”.

Rascunho um abraço apertado a todos os que aceitei como inquilinos em meu coração: os amigos de infância de quem a vida nos separou as rotas, a família, os amigos da faculdade, os do tempo que andei em fardas na Caserna, essa gente fubânica da lida diária neste JBF, os irmãos caminhoneiros dos encontros estrada afora e as quengas estradeiras que jamais me juraram amor, mas (orgásmico mas), sempre foram generosas no prazer.

Repito o provérbio árabe para te fazer pensar neste 2022 que está à porta: “Se tens um amigo, visita-o amiúde, porque as ervas e os espinheiros invadem o caminho por onde ninguém passa.”

PS000: Sancho? Puede contar con él para brindar una gran broma… Hebdomadário de Sancho, The Man Who Was Friday – continuar a embarcar com Sancho neste tsunami de palavras misturadas pela tempestade, implica a aceitação da minha maneira de ser, politicamente desalinhada com os ventos vigentes, que teimam em soprar à esquerda por estas terras de gente conservadora e, portanto, mais alinhada na margem direita. “Felicidad: Una buena cuenta bancaria, un buen cocinero y una buena digestión” Jean-Jacques Rousseau. Esqueceu das mulheres o bom Jean. E esquecer das mulheres é imperdoável. (it’s a journey)…Como presente de ANO NOVO, deixo graciosamente para alguns fubânicos queridos uma DICA: Send a raven… Aí os abastados, endinheirados, riquíssimos fubânicos, como é o caso de Bertoluci, Berto, Schirley, Miúdo, Di Domicio, Nunes (o Roque), Tavares (todos os 4: Beni, Handersu, Arthur e Ciço), Jairo Juruna, Vivi, Adail, Terracota e DMatt estão entediados em terras tupiniquins, sem programação para fevereiro de 2022. Daí surge Sancho dando uma SUPER DICA: Vá para a ebulição, a efervescência da deliciosa vida noturna de Vegas. Send a raven. The #GameofThrones Official Fan Convention is coming to Las Vegas, February 18-20, 2022.

PS0,01: Desejo-vos uma happy friday… “¡Qué barbaridad!” 22, 22, 22… isso te faz lembrar alguma coisa? Veintidós…E recorro a um caminhoneiro cocoleiro: “Governos perfeitos jamais encontraremos fora dos sonhos.” Luiz Carlos Sancho de Panza. Informo aos valiosos e generosos leitores mais assíduos, aos visitantes alegres e descontraídos, e também aos tristes, que vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e o JBF vos aliviará, pois aqui ainda é um dos poucos lugares disponíveis para podermos falar abertamente, sem obrigação de cortesias ou receio de pisar os calos seja de quem for. Aqui exaltamos os feitos do atual governo, que à oposição conviria ler, se não fosse um exercício inútil! Ei-los» 1) Time Bolsonaro em altos voos para 2022 – Estes são os ministros que provavelmente serão candidatos no ano que vem: O vice-presidente Hamilton Mourão poderá ser candidato à reeleição, mas também é cogitado para senador do Rio ou RS; Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira – governador do PI; Justiça, Anderson Torres – governador ou senador pelo DF; Infra, Tarcísio de Freitas – governador ou senador por SP; Agricultura, Tereza Cristina – senadora pelo MS; Cidadania, João Roma – governador da BA; Saúde, Marcelo Queiroga – governador ou senador pela PB; Comunicações, Fábio Faria – senador pelo RN; Turismo, Gilson Machado – senador por PE; Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho – senador pelo RN; Mulher, Damares Alves – senadora por SE; Trabalho, Onyx Lorenzoni – governador do RS; Secretaria do governo, Flávia Arruda, senadora ou governadora do DF; 2) Em novembro, foram criados 324,1 mil postos de trabalho com carteira assinada no país, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência. “Já batemos 3 milhões de empregos desde quando assumimos o governo”, destacou Bolsonaro. Disse JMB: “O presidente está aqui. Lula e Dilma vocês já sabem quem foram. A responsabilidade é sua”, disse Bolsonaro, dirigindo-se aos eleitores. “Veja o que está acontecendo na América do Sul e você terá um diagnóstico. Nós seremos, lá na frente, produto das nossas escolhas”; 3) Vaca sagrada e apetitosa – De janeiro a novembro deste ano, o Brasil exportou quase um 1,7 milhão de toneladas de carne bovina, o que acarretou, em receita, um ganho de 9,4%, passando de USS 7,7 bilhões para US$ 8,4 bilhões… 4) A safra de grãos 2021/2022 deve chegar a 291 milhões de toneladas, impulsionada pelos preços e pelo bom desempenho da agricultura. A avaliação é da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. O que disse a fantástica ministra : – Por enquanto, temos boas perspectivas. Temos um pouquinho de seca, muito pontual, no Rio Grande do Sul, no Paraná e no meu estado, Mato Grosso do Sul. No resto do país, vem acontecendo muito bem; 5) La tasa de desempleo en Brasil bajó al 12,1 % en el trimestre terminado en octubre, 2,5 puntos porcentuales menos que en el mismo mes de 2020 y medio punto por debajo del periodo trimestral finalizado en julio (12,6 %), informó el Gobierno Bolsonaro; 6) Trabalhando nas férias, Bolsonaro? Jairzão estuda instalar placas solares ao longo dos canais de integração do Rio São Francisco para que a energia solar possa ser utilizada no bombeamento da água. A instalação de placas sobre espelho d’água também reduz a evaporação. A informação é do presidente Jair Bolsonaro, em postagem na sua conta no Twitter; 7) LIDO NO JBF: Sem direito a manchetes, o Brasil atingiu o segundo maior superávit da balança comercial desde a redemocratização. Exportações superaram importações em mais de US$ 60 bilhões, diz o Ministério da Economia; 8) O Governo Central, formado por Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, registrou superávit de R$ 3,9 bilhões, em novembro. O resultado é o melhor para o mês desde 2013. A informação foi divulgada dia 29 pela Secretaria do Tesouro Nacional; e, por fim: “Puedo dirigirte hacia la verdad, pero no puedo hacer que te la creas”. Raymond Reddington.

PS0,02: Dijo Sancho, lo del Cervantes: “No tengo caudal alguno, sino refranes y más refranes” (DQ II, XLII) – “To live is the rarest thing in the world. Most people exist, that is all.” Oscar Wilde. Notas antigas atualizadas à situação vigente: “Vizinho: indivíduo que, segundo os mandamentos devemos amar como a nós próprios, embora ele faça tudo o que sabe para nos levar à desobediência.” Ambrose Bierce. Não esqueça: um dia você irá precisar de seu vizinho, portanto, aprenda com os árabes: “Antes de examinar a casa (para comprar), examina os vizinhos.” Provérbio Árabe.

PS0,03:”‘ipsa scientia potestas est’ Francis Bacon en su obra ‘Meditationes sacrae’ (1597) – 22, 22, 22… isso te faz lembrar alguma coisa? Veintidós… Para alguma coisa há-de servir lermos Sancho neste JBF. Quando descobrir a serventia eu me pronuncio…Recorro ao mestre dos mestres: “Mais do que em qualquer outra época, estamos numa encruzilhada. Um dos caminhos leva à catástrofe e ao mais terrível desespero. O outro leva à extinção total. Vamos rezar para que façamos a escolha certa”. Woody Allen – SOS CUBA – Vamos bien, diria Fidel. Diria Carlos aos ditadores do agora: “A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras.” Carlos Drummond de Andrade. – SOS NICARÁGUA – SOS VENEZUELA – Uma beleza as ditaduras – la economía venezolana perdió cuatro quintos de su tamaño en ocho años – son más de seis millones (de venezolanos) que hoy están fuera de su tierra. SOS ARGENTINA.

PS0,04: CONVITE – Vamos combinar beleza feminina com maestria ao piano? Khatia Buniatishvili – Recital: Ravel, Mussorgsky. Live HD at Salle Pleyel (March 4th 2014).VAMOS TRABALHAR? 22, 22, 22… isso te faz lembrar alguma coisa? Veintidós… Preferes esculhambar o governo? Cada um com seu cada um, que o que é de gosto é regalo da vida – “Cada um faz sempre qualquer coisa melhor que os outros.” Erik Geijer: Zenaide era puta; trocava orgasmos por dinheiro; um dia resolveu sair da vida e andar nos trilhos; o trem a matou… Nesse feriado de Natal, o presidente Jair Messias Bolsonaro, que terá meu voto em 22, sancionou a lei do marco legal das ferrovias. E, para alegria de todos que querem o Brasil dando certo, já existem 64 pedidos de autorização (a iniciativa privada assume todos os riscos através de uma simples autorização. Não tem leilão e não é concessão. A empresa simplesmente manifesta o desejo de construir uma ferrovia e o governo diz “ok, vá em frente”) que revelam um investimento total de R$ 180 bilhões para fazer 15 mil quilômetros de ferrovias. Ora, isso já vai provocar um senhor aumento no número de ferrovias. Além disso, o Brasil vai ter também navegação de cabotagem facilitada, estimulada e financiada, com mais navios que podem ser afretados do exterior, e maiores facilidades. Terminais, portos, Manaus ligada a Porto Alegre… é uma aquavia de mais de 7 mil quilômetros. Como alguém pode não gostar deste governo?

PS1: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha – Toda la responsabilidad recae, cómo no, en el poder del Hombre Araña y en el jovencito Parker – 1) 22…22…22… não, não é dica eleitoral, é cinema. Senão, vejamos: Para os que ainda temem ir aos cinemas, uma boa notícia: confirmado está que ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa‘ e ‘Morbius‘ vão chegar com exclusividade na HBO Max em algum momento de 2022, em decorrência da parceria entre Warner Bros. e Sony Pictures. E não para por aí, pois ‘Matrix Resurrections‘, ‘King Richard: Criando Campeãs‘, ‘Kimi‘, e ‘Venom‘ completam a lista de grandes lançamentos; 2) – Spider-Man: No Way Home – ¿Habéis visto? ¿Os ha gustado tanto como a Sancho? Dejadnos vuestros comentarios – Trepamuros con el Oscar a la mejor película ¿Lo conseguirá? El equipo responsable de la película se han marcado el objetivo de convertirse en la primera película de superhéroes en obtener el Oscar a la Mejor película. Onze dias após sua estreia oficial, ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa‘ acaba de superar (26/12) US$ 1 bilhão em bilheteria mundial (dólares,meus caros, doletas – En tan solo 11 días, la película Spider-Man: No Way Home ha recaudado más de 1.054 millones de dólares…), se igualando a ‘Vingadores: Guerra Infinita‘ como segundo filme que mais rápido alcançou tal marca na história. ‘Vingadores: Ultimato‘ se mantém soberano no primeiro lugar, visto que fez US$ 1 bilhão em apenas cinco dias; 3) 22, 22, 22… isso te faz lembrar alguma coisa? Veintidós películas que no puede perderse en 2022: ‘El callejón de las almas perdidas’, lo nuevo de Guillermo del Toro (28/1); Morbius (28/1); Uncharted (11/2); Competencia oficial (25/2); The Batamn (4/3); Red (11/3); Camera café (18/3); Downton Abbey: Una nueva era (18/3); Animales fantásticos: Los secretos de Dumbledore (8/4); Veneciafrenia (22/4);Doctor Strange en el multiverso de la locura (6/5); Top Gun: Maverick (27/5); Jurassic World: Dominion (10/6); Lightyear (17/6); Thor: Love and Thunder (8/7); Padre no hay más que uno 3 (15/7); Misión imposible 7 (30/9); Los renglones torcidos de Dios (7/10); Black Panther: Wakanda forever (11/11); Spider-Man: Cruzando el multiverso (11/11); Avatar 2 (16/12); The Fabelmans (28/12); Em tempo: em cada país, há variação de datas. exemplifico: no Brasil os cinemas lançam filmes às quintas; 4) NIGHTMARE ALLEY – ‘O Beco do Pesadelo’ é baseado no romance de 1946 de William Lindsay Gresham (O Beco das Almas Perdidas), que foi previamente adaptado para as telonas por Edmund Goulding em 1947. Am I dreaming? The cast is phenomenal: Bradley Cooper, Cate Blanchett, Toni Collette, Willem Dafoe, Rooney Mara, e Ron Perlman. O filme chega aos cinemas brasileiros em janeiro de 2022…‎.

PS7: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): Centenário de Saramago (deixemos seu pendor comunista de lado e fiquemos apenas com o maravilhoso escritor) – as celebrações do centenário do escritor se estenderão desde o início de 2022 e culminarão no dia 16 de novembro de 2022. Para quem pouco conhece Saramago INDICO: A «Viagem a Portugal», editada pelo Círculo de Leitores em Março de 1981, Um livro notável. Teria dito Saramago que «Viagem a Portugal é provavelmente o último livro sobre um Portugal que já não existe, que estava a deixar de existir naquele momento.».El consejo de Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo: «Si un libro les aburre, déjenlo. Llegará un día en que el autor sea digno de ustedes y ustedes serán dignos de ese autor..» Feiras Literárias – Programe-se: 1) The London Book Fair – De Tuesday 5 a Thursday 7 April 2022 – Local: Olympia London – Cidade: Londres – Mais informações: londonbookfair.co.uk; 2) Feria Internacional del Libro de Buenos Aires – A fundação El Libro, organizadora da Feira do Livro de Buenos Aires, anunciou o cancelamento da 46ª edição do evento literário. Antes adiada para o segundo semestre, a feira acontecerá somente em 2022, nos meses de abril e maio; 3) BIENAL MINEIRA DO LIVRO 2022 – realizada na capital, Belzonte, de 13 a 22 de maio de 2022, no BH Shopping e representa a 6ª edição; 4) Abu Dhabi International Book Fair – De Saturday 14 a Friday 20 May 2022 – Local: Abu Dhabi National Exhibition Centre (ADNEC) – Cidade: Abu Dhabi.Mais informações: adbookfair.com; 5) Taipei Book Exhibition – De Thursday 2 a Tuesday 7 June 2022 – Local: Taipei World Trade Center – Cidade: Taipei – Mais informações: tibe.org.tw; 6) Bienal do Livro SP. Bienal do Livro SP de 02 a 10 Julho de 2022 no Expo Center Norte, na capital paulista; e, por fim, “Aquele que lê muito e anda muito, vê muito e sabe muito.” Miguel de Cervantes Saavedra

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi…Tu pasión es la nuestra… Es importante ahora invertir bien… Sem grana seu time não vai a lugar nenhum em 2022. Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – “El Benfica informa que, de común acuerdo, Jorge Jesus ya no es entrenador del primer equipo”. Qual o destino do JJ? Galo? – Globe Soccer Awards 2021 – Los premios ‘Globe Soccer Awards’: Mbappé y Alexia Putellas, los mejores del mundo; Otros galardonados: Mejor equipo femenino: FC Barcelona; Mejor jugador del año: Kylian Mbappé (Sancho daria o prêmio para Robert Lewandowski); Mejor jugadora femenina: Alexia Putellas; Premio ‘Maradona’ al goleador del año: Robert Lewandowski; Premio a la trayectoria deportiva: Ronaldinho; Mejor entrenador del año: Roberto Mancini; Mejor selección: Italia; Mejor defensor del año: Leonardo Bonnucci; Mejor director deportivo: Txiki Begiristain; Mejor representante: Federico Pastorello; Premio al mejor jugador del año elegido por usuarios de ‘Tik Tok’: Robert Lewandowski. Empecemos: Ligas Nacionais, Regionais e Estaduais…

PS10.1: Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22: 1) Ligue1: Journée 19: Lorient 1-1 PSG; (líder: Paris Saint Germain Football Club – liderato con 46/57); 2) Premier League: Gameweek 20: Brentford 0-1 M City, Leicester 1-0 Liverpool, Chelsea 1-1 Brighton; Gameweek 19: Manchester City 6-3 Leicester, Norwich 0-5 Arsenal, Aston Villa 1-3 Chelsea; (Líder: Manchester City Football Club – 50/60 – ocho puntos más que el Chelsea); 3) Bundesliga: Spieltag 17: Hertha Berlín 3-2 B Dortmund y Bayern Múnich 4-0 Wolfsburgo (la Décima del Bayern, más cerca… mais uma vez as mãos de luvas vermelhas segurarão a taça… eleva a nueve puntos la diferencia del Bayern Múnich con respecto al segundo clasificado, el B. Dortmund); (líder: Fußball-Club Bayern München 43/51); 4) LaLiga: Jornada 18: Barcelona 3-2 Elche, Sevilla 2-1 Atlético, Real Madrid 0-0 Cádiz; Jornada 17: Osasuna 2-2 Barcelona, Dérbi Madrileño ou Derbi de Madrid -Real Madrid 2-0 Atlético; (líder: Real Madrid Club de Fútbol – 43/54); 5) Lega Calcio (SerieA): Giornata 19: Internazionale 1-0 Torino; (líder: Football Club Internazionale Milano – liderato con 46/57); 6) Primeira Liga: Jornada 16: Porto vs Benfica – Oporto y Benfica (El Oporto es líder con 41 puntos -los mismos que Sporting) protagonizarán este jueves, día 30 de diciembre, el último ‘Clásico’ del año en la liga portuguesa., Sporting 3-2 Portiminense; (líder: Futebol Clube do Porto – liderato con 41/45).

PS10.2: ¿Qué nota le pones a tu equipo en esto 2021? ¿Qué jugadores te han decepcionado más?¿Cuál es el equipo de sus sueños? ¡haz tu once! Mercado da Bola 2022 – La piedra angular de un proyecto… Seu time do coração está abastado, abonado, abundante, apatacado, capitalista, casacudo, endinheirado, facultoso, lordaço, milionário, opulento, ourudo, patacudo, pecunioso e tem “muita” bala na agulha? Bala na agulha, também conhecida como dinheiro ( tutu, arame, dindim, mangos, barão, cobre, cacau, erva, pila, tostão, bufunfa), pois muchos futbolistas son libres a partir de enero para negociar con otros clubes. Eis a lista: Mbappé, Rüdiger, Pogba, Bale, Súarez, Felipe, Dembélé, Dybala, Di María, Kessie, Marcelo, Isco, Thiago Silva, Christensen, Azpilicueta. Los delanteros italianos Insigne y Belotti, el capitán del Tottenham, Lloris; Sule, los croatas del Inter, Brozovic y Perisic; los jugadores del Milan, Kessié y Kjaer; Witsel, Cuadrado, Denayer, Lacazette, Lingard o el codiciado Boubacar Kamara del Marsella…: Dizem que “O Fenômeno” possui mão de Midas (Ronaldo disse: “O futebol é rentável. Uma base de dados como a que o Cruzeiro tem é uma máquina de fazer dinheiro. Fazendo minimamente bem, não precisa ser um gênio; vai dar certo.”). Os cruzeirenses torcem e muito para que seja verdade. Ronaldo es el nuevo propietario de Cruzeiro Esporte Clube. Luxa fora do Cruzeiro: “Acabei de ser comunicado que não fico para a próxima temporada”; a Chape, de péssima campanha em 2021, anunciou baciada de contratações; levou para Chapecó o goleiro Matheus Cabral, os volantes Marcelo Santos e Sousa, o meia Marcelo Freitas e o atacante Caio Rangel; os laterais Orejuela e Nicolas, o atacante Janderson e o zagueiro Bruno Alves acertam com o Grêmio; o Dragão rubro-negro se reforça com o volante Edson, o meia Wellington Rato e o atacante Dellatorre; Felipe Melo e Willian Bigode fecharam com o Fluminense Football Club, que terá como treinador o Abelão; Paulinho está em Itaquera e acerta com o Todo Poderoso; se cogita a vinda do Cavani; Marcelo Lomba, Rafael Navarro e Atuesta acertam com o Alviverde Imponente, cuja diretoria atesta que Abel Ferreira permanece como treinador. E há Yuri Alberto (ainda não fechado) na mira do Porco; Na Gávea o rubro-negro oficializa Paulo Sousa como novo treinador; o Tricolor do MorumTRI acerta com o goleiro Jandrei, o meia Alison e o veterano lateral-direito Rafinha; o Vozão trouxe o volante Richard; a Macaca Campineira contratou o volante Moisés Ribeiro; o Peixe renova com o goleiro João Paulo até 2026; Medina é o novo treinador do Colorado; o Galo se reforça com Ademir, atacante de 26 anos, que estava no Coelho. Surpresa no Mercado: Cuca comunicou à diretoria do Galo que deixará o comando do time por questões familiares. ¿le sustituirá Jorge Jesus?; e na Colina Histórica… O time de São Januário anunciou a contratação do volante Yuri Lara e do goleiro Thiago Rodrigues, ambos do CSA. Do Bragantino veio o lateral Edimar. Habemus “professô”. Zé Ricardo assina com o Expresso da Vitória até o final de 2022. Uma dica para os clubes que estarão brigando por algo em 2022: Ou o clube tem muita grana para investir, como nos casos de Palmeiras, Flamengo, Bragantino e Atlético Mineiro, é muito bem administrado, como o é o Athlético Huracán ou serão 38 jornadas dançando à beira do abismo ano após ano, pois, afinal, o INFERNO sempre está de portas abertas para ingênuos, distraídos e incompetentes.

PS13: ¿Clássicos – De Klassieker? “Ma quanto è bello vincere?!?!” Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción… Liga de Portugal (30/12) Porto vs Benfica; Taça de Portugal (23/12) Porto 3-0 Benfica; Eredivisie (19/12) – ‘De klassieker’ – Ajax 2-0 Feyenoord.

PS24: Grandes goleadas – Quod abundate non nocet – Premier League (26/12) Manchester City 6-3 Leicester; LaLiga (21/12) Villarreal 5-2 Alavés.

PS51: Taça de Portugal – Taça de Portugal – Quarter-finals – 11–13 January 2022 – Portimonense vs Mafra; Vizela vs Porto; Rio Ave vs Tondela; y Leça vs Sporting. O Futebol Clube do Porto, time de Sancho em Portugal (toda a família de Sancho em terras lusitanas torce pelo Dragão), Porto 3-0 Benfica, no Estádio do Dragão, nos oitavos de final (23 de dezembro). E o Clube Desportivo de Mafra, de propriedade do Marcelo, está fazendo história. Lembram-se do Marcelo, lateral esquerdo do Real Madrid? Anda a fazer muito dinheiro, dividindo-se entre a carreira de atleta profissional e empresário do futebol. Marcelo ya posee dos clubes. En 2017 fundó el Azuriz Futebol Clube, un club brasileño de carácter formador que en 2020 ascendió a la Primera división del Campeonato Paranaense: La gran novedad es que el capitán del Real Madrid ha comprado ahora uno de los clubes ‘revelación’ de Portugal: el CD Mafra. El equipo ‘verdeamarelo’ se ha metido en cuartos de la Taça (Copa) -le espera el Portimonense- y tiene opciones de subir a Primera: es octavo a cuatro puntos de la promoción y del ascenso directo.Tendremos al Azuriz formando jugadores y al Mafra como escaparate para estos jugadores en Europa”, ha detallado Marcelo en una entrevista con ‘TNT Brasil’.

PS69: Campeões 2021 – Relajémonos y disfrutemos del nuevo título – Mundial de Clubes (torneio será em fevereiro) – O Palmeiras, favoritíssimo, qualificou-se para a disputa em busca de título inédito e com excelentes chances de levar a taça para sua cheia sala de troféus. Libertadores 2021 – Sociedade Esportiva Palmeiras (3° título); Copa Sudamericana 2021 – Clube Athético Paranaense (2° título); Copa do Brasil 2021 – Clube Atlético Mineiro (2° título); Campeonato Brasileiro 2021: Série A – Clube Atlético Mineiro (2° título), Série B – Botafogo de Futebol e Regatas (2° título), Série C – Ituano Futebol Clube (2° título) y Série D – Associação Atlética Aparecidense (1° título); Campeonatos Regionais – Copa do Nordeste 2021 – Esporte Clube Bahia (4º título); Copa Verde 2021 – Clube do Remo; Campeonatos Estaduais 2021 – Palmarés – Galeria dos Campeões Estaduais 2021: – Acre – Campeón – Rio Branco – (47° título); – Alagoas – Campeón – CSA – (40° título); Amapá – Campeón – TREM – (6° título);- Através de decisão do Conselho Técnico da Federação de Futebol, foi descartada nova final e declarado Trem campeão do Amapazão 2021 (Trem quebra um jejum de 10 anos, o último título estadual foi em 2011 E CONQUISTA seu 6º título estadual (1952, 1984, 2007, 2010, 2011 e 2021)). Foi homologado confronto final contra o Santos-AP, vencido pela Locomotiva, em setembro (Santos 0-0 Trem y Trem 2-2 Santos. Vitória de 5-3 nas epnalidades máximas).; – Amazonas – Campeón – Manaus – (4º título); – Bahia – Campeón – Atlético – (1º título); – Brasília – Campeón – Brasiliense – (10° título); – Ceará – Campeón – Fortaleza – (44° título); – Espírito Santo – Campeón – Real Noroeste (1º título); – Goiás – Campeón – Grêmio Anápolis (1º título); – Maranhão – Campeón – Sampaio Correa – (35° título – 2º consec.); – Mato Grosso – Campeón – Cuiabá (10º título); – Mato Grosso do Sul – Campeón – Costa Rica (1º título); – Minas Gerais – Campeón – Atlético – (46° título – 2º consec.); – Pará – Campeón – Paysandu – (49° título – 2º consec.); – Paraíba – Campeón – Campinense – (21° título); – Paraná – Campeón – Londrina – (5° título); – Pernambuco – Campeón – Náutico – (23° título); – Piauí – Campeón – Altos – (3° título); – Rio de Janeiro – Campeón – Flamengo – (37° título – 3º consec.); – Rio Grande do Norte – Campeón – Globo – (1° título); – Rio Grande do Sul – Campeón – Grêmio – (40° título – 4º consec.); – Rondônia – Campeón – Porto Velho – (2° título – 2º consec.); – Roraima – Campeón – São Raimundo – (12° título – 6º consec.); – Santa Catarina – Campeón – Avaí – (18° título); – São Paulo – Campeón – São Paulo – (22° título); – Sergipe – Campeón – Sergipe – (36° título);- Tocantins – Campeón – título em aberto – o campeonato foi suspenso em agosto e a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) confirmou a volta do Tocantinense para o dia 12 de dezembro, com o encerramento da 6ª jornada e disputa da 7ª e derradeira jornada – complemento da 6ª rodada – 12/12:Gurupi 0-4 Interporto, às 16h, no Rezendão, em Gurupi e Palmas 1-0 Capital, às 16h, Nilton Santos, em Palmas. Jogos da 7ª rodada – dia 18 de dezembro: Tocantinópolis 4-1 Palmas, às 16h, estádio Ribeirão, Capital 1-3 Araguacema, às 16h, no estádio Nilton Santos, em Palmas, Interporto 2-1 NC/Paraíso, às 16h, estádio General Sampaio, em Porto Nacional. Classificando 4 clubes para a semifinal (jogos de ida e volta) – Fase Semifinal: 21/12 – Araguacema 1-1 Interporto y Pamas 1-2 Tocantinópolis; 24/12 – Interporto 0-0 (9-10) Araguacema y Tocantinópolis 3-1 Palmas. FINAL: 27/12 – Araguacema 0-1 Tocantinópolis (Os verdes fizeram um gol, tiveram um gol mal anulado e não foi dado um penalti claro a seu favor) y 30/12 – Tocantinópolis vs Araguacema.

PS77: Copa São Paulo de Futebol Júnior/2022 – 52ª edição da “Copinha” – 2 a 25 de janeiro. GRUPO 1 – VOTUPORANGA – Votuporanguense, Bahia, Monte Azul-SP, Atlético Matogrossense. GRUPO 2 – TANABI – Tanabi, Vila Nova-GO, Guarani, Aquidauanense-MS. GRUPO 3 – BÁLSAMO – Mirassol-SP, Sport, Taguatinga-DF, Confiança-SE. GRUPO 4 – LINS – Linense, Atlético-MG, Andirá-AC, Desportivo Aliança-AL. GRUPO 5 – FRANCA – Francana, Juventude, Ponte Preta, Confiança-PB. GRUPO 6 – MATÃO – Matonense, Fluminense, Fast Clube-AM, Jacuipense-BA. GRUPO 7 – CRAVINHOS – Comercial-SP, Criciúma, Nova Iguaçu, Chapadinha-MA. GRUPO 8 – ARARAQUARA – Ferroviária-SP, Santos, Rondoniense-RO, Operário-PR. GRUPO 9 – IACANGA – União Iacanga, Santa Cruz-PE, Novorizontino-SP, União ABC-MS. GRUPO 10 – JAÚ – XV de Jaú, Grêmio, Castanhal-PA, Mixto-MT. GRUPO 11 – SÃO CARLOS – São Carlense, América-MG, São Carlos, Falcon-SE. GRUPO 12 – ARARAS – União São João-SP, Athletico-PR, Velo Clube-SP, Taquarussú-TO. GRUPO 13 – GUARATINGUETÁ – Manthiqueira-SP, Vitória-BA, XV de Piracicaba-SP, São José-RS. GRUPO 14 – TAUBATÉ – Taubaté, Botafogo-RJ, Petrolina-PE, Aparecidense-GO. GRUPO 15 – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – São José-SP, Corinthians, River-PI, Resende-RJ. GRUPO 16 – SUZANO – União Suzano, Fortaleza, Ituano, Concórdia-SC. GRUPO 17 – PORTO FELIZ – Desportivo Brasil-SP, Goiás, Botafogo-SP, Iape-MA. GRUPO 18 – JUNDIAÍ – Paulista, Ceará, São Bernardo FC-SP, Bragantino-PA.GRUPO 19 – JAGUARIÚNA – Jaguariúna, ABC-RN, Red Bull Bragantino, Fluminense-PI. GRUPO 20 – ITAPIRA – Itapirense, Cruzeiro, Retrô-PE, Palmas-TO. GRUPO 21 – SÃO CAETANO DO SUL – São Caetano, São Paulo, Desportiva Perilima-PB, CSE-AL.GRUPO 22 – SÃO BERNARDO DO CAMPO – EC São Bernardo, Londrina, São Bento-SP, Aster Brasil-ES.GRUPO 23 – OSASCO – Osasco Audax, Joinville, Santo André, Camaçariense-BA. GRUPO 24 – SANTANA DE PARNAÍBA – Ska Brasil-SP, Vasco, Rio Claro-SP, Lagarto-SE. GRUPO 25 – MOGI DAS CRUZES – União Mogi, Internacional, Portuguesa, São Raimundo-RR. GRUPO 26 – GUARULHOS – Flamengo-SP, Avaí, Guarulhos, Santana-AP. GRUPO 27 – MAUÁ – Mauá Futebol, Atlético-GO, Mauaense-SP, Volta Redonda. GRUPO 28 – DIADEMA – Água Santa-SP, Palmeiras, Real Ariquemes-RO, Assu-RN. GRUPO 29 – BARUERI – Oeste-SP, Flamengo-RJ, Floresta-CE, Forte-ES. GRUPO 30 – SÃO PAULO (IBRACHINA) – Ibrachina, Náutico, Inter de Limeira-SP, Serranense-MG. GRUPO 31 – SÃO PAULO (JUVENTUS) – Juventus, CRB-AL, Portuguesa Santista-SP, Canaã-BA. GRUPO 32 – SÃO PAULO (NACIONAL) – Nacional, Coritiba, Capivariano-SP, Real Brasília-DF.

PS171: Supunhetamos e vaginemos… Que siririca de nós? Cês imaginararam o SCCP pegar na Liberta/2022 um grupo com Palmeiras, Guarani do Paraguai e Tolima? E os torcedores de Grêmio, Chape, Sport, Vasco, Cruzeiro, Santos e São Paulo diante das pífias campanhas no Brasileirão erguem os olhos aos céus e perguntam: “Dios mío, ¿Qué ha pasado?”E em solo soteropolitano os rivais se degladiam a cantar e a chorar: Arêrê Jahia vai jogar a Serie B, hêêê…. Arêrê Vicetória vai jogar a Série C, hêêê.

PS666: Jejum – Encerrada está a temporada 2021 – Well, well… Papo só para gigantes… Na temporada que se encerrou 6 gigantes conquistaram títulos; foram eles: Palmeiras (Copa Libertadores, a terceira da saga alviverde); Athlético Huracán (Copa Sudamericana), Atlético Galo Mineiro (Copa do Brasil, a segunda de sua vitoriosa trajetória); Atlético Galo Mineiro (Série A do Brasileirão, a segunda de sua vitoriosa história); São Paulo (Paulistão 2021); Atlético (Mineiro 2021); Flamengo (Carioca 2021; e Grêmio (Gaúcho 2021). SANTOS, CORINTHIANS, BOTAFOGO, VASCO, FLUMINENSE, INTERNACIONAL, CORITIBA E CRUZEIRO PASSARAM EM BRANCO NO ANO, SEM TÍTULOS. E como anda a turma que está a jejuar, sem levar nem um mísero caneco para sua Galeria de Troféus? Senão, vejamos: JEJUM DE TÍTULOS BRASILEIROS (DESDE 1971): 42 anos – Internacional; 36 anos – Coritiba; 26 anos – Botafogo; 25 anos – Grêmio; 21 anos – Vasco; 20 anos – Athlético; 17 anos – Santos; 13 anos – São Paulo; 9 anos – Fluminense; 7 anos – Cruzeiro; 4 anos – Corinthians; 3 anos Palmeiras (2018); 1 ano – Flamengo (2019/2020); e zero ano – Atlético-MG (2021). JEJUM DE TÍTULOS DA COPA DO BRASIL (DESDE 1989 ATÉ 2021): CORITIBA, BOTAFOGO E SÃO PAULO NUNCA A CONQUISTARAM – 29 anos – Internacional; 14 anos – Fluminense; 12 anos – Corinthians; 11 anos – Santos; 10 anos – Vasco; 8 anos – Flamengo; 5 anos – Grêmio; 3 anos – Cruzeiro; 2 anos – Athlético; 1 ano – Palmeiras; e zero ano – Atlético-MG. JEJUM DE TÍTULOS ESTADUAIS (ATÉ 2021): 9 anos – Fluminense; 5 anos – Santos, Internacional, Vasco; 4 anos – Coritiba; 3 anos – Botafogo; 2 anos – Corinthians, Cruzeiro; 1 ano – Athlético, Palmeiras; e zero ano – Grêmio, Flamengo, São Paulo e Atlético-MG. JEJUM DE TÍTULOS DA LIBERTADORES: ATHLETICO, CORITIBA, BOTAFOGO E FLUMINENSE NUNCA A CONQUISTARAM. 24 anos – Cruzeiro; 21 anos – Vasco; 16 anos – São Paulo; 11 anos Internacional; 10 anos – Santos; 9 anos – Corinthians; 8 anos – Atlético-MG; 3 anos – Grêmio; 2 anos – Flamengo; e zero ano – (2020 y 2021) Palmeiras. WELL… VIRGINDADE INCOMODA… ATHLETICO, CORITIBA, BOTAFOGO E FLUMINENSE NUNCA SENTIRAM O GOSTINHO DE UMA LIBERTADORES; JAMAIS SUBIRAM O TOPO DA MONTANHA MAIS ALTA DAS AMÉRICAS; VIRGINDADE INCOMODA…

PS1000: CAMPEONATOS ESTADUAIS 2022 ¿Qué se sabe hasta el momento? – “¿Confianza en pelear por el título? Na temporada 2022 que times podem ter tal certeza? Certamente estarão no topo das classificações os ricos e/ou os bem administrados como Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Bragantino e Athlético Huracán; aos demais restará o consolo de almejar algo nos estaduais. Cada sexta-feira focaremos em alguns estaduais; empecemos, pois: CAMPEONATO PAULISTA 2022 – Grupo A – Sport Club Corinthians Paulista, Água Santa, Guarani Futebol Clube, Internacional de Limeira; Grupo B – São Paulo Futebol Clube, São Bernardo, Novorizontino, Ferroviária; Grupo C – Sociedade Esportiva Palmeiras, Botafogo, Ituano, Mirassol; Grupo D – Santos Futebol Clube, Santo André, Ponte Preta, Red Bull Bragantino. Em virtude da Libertadores espera-se Palmeiras e Corinthians com times alternativos para tal disputa; com cofres vazios teremos em Santos e São Paulo duas grandes incógnitas nesta temporada; olho no Bragantino. E Sancho, que tem carinho especial por Campinas, muito deseja de bom futebol para a dupla que faz o Derby Campineiro. CAMPEONATO CARIOCA 2022 – Doze equipes estão classificadas para disputar o Campeonato Carioca em TURNO ÚNICO: Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco da Gama e Volta Redonda. Os quatro melhores jogam a semifinal, de onde saem dois vencedores habilitados à final; como sempre os quatro grandes são os favoritos para as 4 vagas. Se disputar os jogos de real importância com os titulares, a taça mais uma vez irá para a Gávea, APESAR de que o Tricolor das Laranjeiras ter ido ao mercado da bola para tentar dificultar a vida rubro-negra. CAMPEONATO MINEIRO 2022 – “Chiiii, o zeriinn” vai ter que suar muito nesta temporada…O Coelhão Bravo e Malvadão virá com apetite; que se cuidam o Galo para não virar canja e a Raposa para não ser atropelada. Torneio em turno único com confronto entre os 12 clubes. Semifinais com os quatro melhores (jogos de ida e volta), estão programadas para os dias 23 e 27 de março. A final em jogo único, no primeiro domingo de abril, no Mineirão. Clássicos – que honra que deve ser para o time do Ronaldo Fenômeno poder enfrentar 2 times de primeira divisão: terceira rodada, prevista para os dias 02 e 03 de fevereiro, o Cruzeiro recebe o América, no Mineirão. Na sexta rodada, é a vez do Coelho receber o Galo, no Independência, em datas que podem ser 12 ou 13 de fevereiro e o clássico Atlético vs Cruzeiro será na nona rodada. O Coelho estreia fora de casa, contra a Caldense; atual campeão e favorito a qualquer título nesta temporada, o Galo visita o Villa Nova (campeão do Módulo II) na estreia, em nova Lima, enquanto o Cruzeiro estreia no Mineirão, diante da URT. CAMPEONATO GAÚCHO 2022 – Os 12 clubes se enfrentam entre si na primeira fase, e os quatro melhores colocados se classificam para as semifinais. Tanto as semi quanto a final terão jogos de ida e volta e sem o critério de gol qualificado. As finais ocorrem dia 30 de março e 3 de abril. Com GRENAL na nona jornada, o atual campeão, Imortal, estreia contra o Caxias na Arena, enquanto o Colorado visita o Juventude, no Alfredo Jaconi. CAMPEONATO PARANAENSE 2022 -O paranaense terá turno único, com oito melhores avançando para as quartas de final, e os dois últimos caem. Esta edição do Paranaense começa em 22 de janeiro, com dois clássicos: Athletico vs Paraná e Londrina vs Maringá; o Coxa estreia contra o Cianorte e Operário-PR pega o União-PR. Dizem os rubro-negros que o estadual é a única competição com chance de sucesso para os rivais verdes. Para felicidade da Schirley e do Bertoluci teremos ATHLETIBA na oitava jornada.

39 pensou em ““JBF AND THE LINE OF KINGS”

  1. Meu Deus, meu Deus, meu Deus !

    Um homem menino (dos cocos) com os pés plantados no chão e alma expandida no universo.

    “Isis disse outro dia que essa alma foi escolhida mesmo antes de nascer”. E foi.

    Ficaria, neste último dia do ano, escrevendo, escrevendo, escrevendo e depois de todas as palavras escritas ainda faltariam muitas. Infinitas palavras.

    Envolvo você em um abraço dos abraços ao som de “Somewhere in Time” (original)
    no mais absoluto silêncio em total sintonia com “sempre, até sempre, pra sempre”.

    Luiz Carlos Sancho Panza. Decifre-me.

    Entre voos inimagináveis,

    Sempre, pra sempre, até sempre.

    PS – Quando estiveres encantado com as explosões dos fogos no Hell de Janeiro tenha certeza de que o mais colorido e belo de todos serei eu a desejar a Sancho:

    FELIZ NOVO ANO !

    • Schirley,

      Querida amiga,

      Poderia iniciar pegando de ZéRamos, por empréstimo, a frase: “Vem aqui, macho rei, dá aqui um abraço”. Mas (melífero mas), isso não ficaria bem se endereçado a uma dama, ou melhor, a uma “abelha rainha” de tal magnitude, como você.

      Então, desejo que seu 2022 seja como os campos floridos de Holambra, aqui em Sampa, e que sua família e amigos busquem nos campos floridos o néctar do amor em cada um de seus dias.

      E, já que Deus me ofertou sua amizade (ah, os desígnios do Criador), é a ele que elevo minha prece para que o 2022 dessa gente fubânica, tão bem representada na amiga, seja glorioso.

      Por fim, beijo vosso coração com a devoção cabível apenas nas relações de verdadeiras amizades.

      E termino copiando descaradamente o texto da amiga: “ficaria, neste último dia do ano, escrevendo, escrevendo, escrevendo e depois de todas as palavras escritas ainda faltariam muitas. Infinitas palavras”.

      Beijão, bella…

      Sempre, até sempre

  2. Schirley, querida, estou passando para lhe dar um beijo e abraçaçação no amado Sancho, que hoje está por demais de luminoso!

    FELIZ 2022 para Sancho!

    FELIZ 2022 para minhas queríssimas Schirley e Vivi!

    Beijos nos três!

    Abraçaço do editor Luiz Berto e toda família!

    Abraçaço em todos os colunistas, comentaristas e leitores queridos

    O JBF é a nossa tenda! É a tenda da fraternidade! A tenda do Paz e Amor universal!

    LUIZ BERTO FILHO é o nosso GURU!

    A um passo eu comento mais!

    • Ciço, que agora deve estar chupando suculentas uvas nos braços de Maria Bago Mole,
      Tiro o amigo dos carinhos de Maria unicamente para dizer o quanto moras em minha estima e o quanto aprendo em seus textos, sejam crônicas ou comentários.

      Como é bom ter um lugar repleto de amigos como o JBF, não é mesmo!?

      Soube que enquanto estás nos braços da amada do quarteto, a dupla DMatt e Coelho está discutindo a política nordestina e carioca neste 2022 que já está a chutar violentamente a porta pedindo passagem.

      Que 2022 seja pródigo em Maria, seja apaixonante como Maria e que tenha muitas “mujeres guapas” a nosso dispor, pois sempre é uma delícia saborear frutinhas rachadas e sem caroços.

      Beijão em vosso coração, Ciço querido.

      E mande seu garoto aproveitar os momentos de “ócio criativo” para escrever e muito neste JBF de tanta gente fantástica.

      Abraçação, manu véi!!!!!!!!

    • Cícero,

      Repito que somos suspeitos para falar de Sancho.

      “A um passo eu comento mais !”

      Demora ?

      FELIZ 2022 pra você também. Que venha sereno … estamos todos precisando.

      “Abraçação”

  3. Querido Sancho, muita alegria, paz e vendas de cocos neste 2022!

    Mas o principal é que em 22, o nosso 22 saia vitorioso. Esta é a minha grande esperança para o ano que virá, pois definirá o futuro deste país e talvez, do planeta também.

    Abraço, do amigo João Francisco.

    • João, caríssimo,

      Como é bom ter no JBF um cabra de sua envergadura, que abarca os valores dessa maravilhosa gente conservadora, liberal na economia e consciente que “só o trabalho enobrece o homem”, principalmente se vier no pacote a educação vinda do seio da família.
      Leio sua luta e seus argumentos neste JBF e me vejo representado na maioria de suas colocações (99,9%).

      Recorto de meu próprio texto: Aproveitemos para nos livrar de maus políticos em 2022…Ah, os maus políticos… Quieren siempre tener la suciedad debajo de las uñas.

      É João, desde que se lançou candidato à faixa presidencial o tal Jair, observamos e vivemos anos de muita provação para os conservadores, atacados com fúria durante estes 3 anos que estão a findar. Inventariemos e nos programemos, pois 2022 vai ser mais feroz para os que se vestem em verde-amarelo.

      Termino pegando de ZéRamos, por empréstimo, a frase: “Vem aqui, macho rei, dá aqui um abraço”.

  4. Arrebentou. Só um maestro das palavras seria capaz de reger uma crônica com tantos sentimentos. Aproveitou a experiência com a atividade “cocal” para aplicar um golpe baixo nos nossos sentidos, rsrsrs. Que venha Sancho2022 e toda a turma genial do JBF, no ano que está nascendo, nos presentear com emoções diversas. Um novo ano abençoado para todos.

    • Arre égua, Sancho!

      Neste momento parece que tô nim São Paulo, pois a chuva que ontem era forte, agora é apenas uma garoa que faz o convite para o olhar desde a janela – o vento é forte, mas a esperança é muito mais, e não se deixa levar.
      São os primeiros dias de umas férias exigidas pelo corpo que não se enverga, mas está envelhecido e cansado.
      Seria a volta para o barro do oleiro divino?
      Como saber, se a esperança continua forte, e o desejo de cumprir a missão é maior ainda?
      Entretanto, entre os voos dos milhares de besouros e mariposas (e, provavelmente, algumas formigas, se prevenindo para o abastecimento familiar), a poucos metros dali, de onde permaneço na janela, a vida.
      A vida se manifesta, enquanto as águas torrenciais formadas desde a madrugada, arrastam uns casebres.
      É hora de esquecer o cansaço. Sair da poesia da janela, e enfrentar a vida carregando pedras – ajudando os atingidos a salvar o que podem.
      Ali, mais de uma andorinha está fazendo o verão!

      Que venha 2022, enquanto me despeço de 2021 chorando com Elis:

      Quando olhaste bem nos olhos meus
      E o teu olhar era de adeus
      Juro que não acreditei
      Eu te estranhei, me debrucei
      Sobre o teu corpo e duvidei
      E me arrastei e te arranhei
      E me agarrei nos teus cabelos
      No teu peito, teu pijama
      Nos teus pés, ao pé da cama
      Sem carinho, sem coberta
      No tapete atrás da porta
      Reclamei baixinho
      Dei pra maldizer o nosso lar
      Pra sujar teu nome, te humilhar
      E me vingar a qualquer preço
      Te adorando pelo avesso

      • Meu amado Zé,

        Estou em Hell de Janeiro, no Leblon, no apartamento de minha irmã, a comunista Marya Yelena, que deixo na cozinha discutindo com minha sogra bolsonarista. Eles que são velhas, que se entendam… kkk

        E essa turma do JBF sempre te adorando até pelo avesso, muito deseja seu retorno à lida fubânica.

        E ao recorrer à pimentinha Elis (Quando olhaste bem nos olhos meus
        E o teu olhar era de adeus) torço para que não vás deste JBF que tanto te ama, meu caro.

        Seria terrível perder suas palavras, sua poesia, sua prosa, seus casos e “acausos”, pois é tudo que temos de ti.

        Por fim, que seu 2022 tenha a mesma luz que seus textos.

        Sempre que a saudade bater forte, rascunhes meia dúzia de palavras e entregue a Berto, para que possamos nos encantar com sua lavra.

        Até sempre, gigante Zé, de tantas jonadas neste JBF de gente tão especial.

        Vem aqui, macho rei, dá aqui um abraço.

    • Beni, amado amigo,

      Como diria ZéRamos, “Vem aqui, macho rei, dá aqui um abraço”.

      Se engana o amigo… São vossas palavras as regentes da obra sanchiana. É a certeza que gente especial como você perde (ganha) seu precioso tempo com as “palavritas” que ouso rascunhar para o generoso Berto publicar é que me anima a mais e mais.

      Sempre que algum texto está em fase de rascunho é em amigos especiais como você que penso, pois teimo em gostar de quem gosta de mim.

      Muita luz para o amigo no 2022 que está à porta, chutando a madeira e pedindo para entrar em nossas vidas. Se a noite estiver escura, acendamos estrelas.

      Abraçação, Beni e até sempre…

  5. Caro Sancho,

    Meus augúrios são que meu guru, na genialidade e na loucura, tenha um ano repleto de felicidades e de realizações. Muitas mais.

    P.S. Não sabia que eras também admirador do Gedeão (Os meus olhos são uns olhos…), sinal indelével de grandeza de alma.

    • Ah, meu mestre Adônis, o quanto aprendo aos domingos visitando sua coluna.

      Sobre Gedeão, como poderia Sancho não acompanhar um cabra de tal calibre e, que ainda por cima tem Vasco da Gama no nome (Rómulo Vasco da Gama de Carvalho). kkkkkkk

      Assim como o amigo, boa literatura, boa música e “boas” mulheres (eita frutinhas rachadas s sem caroços, que tanto nos enfeitiçam) fazem parte de meu viver.

      Ter o amigo na área de comentários sempre é honra e prazer. Ficou melhor meu finalzinho de 2021, com toda a certeza.

      Hoje ando a pegar emprestado com ZéRamos o encerramento: Como diria ZéRamos, “Vem aqui, macho rei, dá aqui um abraço”.

      Que seu 2022 seja tão maravilhoso como suas crônicas e seu saber.

      Abraçação, Adônis.

      • MOVIMENTO PERPÉTUO (1956) ANTÓNIO GEDEÃO (Rómulo Vasco da Gama de Carvalho)

        Homem
        Inútil definir este animal aflito.
        Nem palavras,
        nem cinzéis,
        nem acordes,
        nem pincéis
        são gargantas deste grito.
        Universo em expansão.
        Pincelada de zarcão
        desde mais infinito a menos infinito.

  6. Dicionários alienígenas em mãos, drinks também ao alcance…e lá vamos nós, abrir o presente de Natal e Ano Novo que é a bem aventurada página. Tive que adicionar um dicionário de ironia.
    E, como o bom velhinho, o Sancho se desmancha em presentear com solidariedade e massageio de ego para com os “pareias” da gazeta escrota..

    Transitando entre hollyhood, Palmares e Recife, encurtou caminho, com seu caminhão (trenó) de generosidades, distribuindo bem-quereres a colunistas e leitores, pelas esclarecedoras estradas do JBF.

    Deus te ilumine e conceda sempre as boas aventuranças do ano vindouro.

    Dado & Traçado neste desfecho de 2021

    Forte abraço!

    • Marcão, de generosidade sem igual,

      Um dado bem traçado é “mais mió di baum”, Marcão, principalmente se no meio do caminho formos “traçando” as “gostosas” frutinhas que se ofertam no caminho.

      E “vamu qui vamu”, cabra de minha estima e de prosa sempre prazenteira.

      Que fêmeas maravilhosas sejam generosas a nós dois num abrir incessante de braços e pernas, que luxuriar é preciso. kkkkkkk

      E hoje anda Sancho a finalizar homenageando a ZéRamos… Como diria ZéRamos, “Vem aqui, macho rei, dá aqui um abraço” e embarquemos neste tal 2022 que chuta vigorosamente a porta de toda essa gente fubânica.

      Até sempre, Marcão

  7. Caro amigo Sancho

    Que texto grandioso !!! É de humilhar com toda pompa os nossos modestos rabiscos.
    É também, segundo creio, um Prefácio para os vindouros textos de 2022
    .
    Ser citado em seu grandioso texto, eu recebo como um presente.
    Para agradecer reafirmo que dedicarei à seus próximos textos , minha melhor
    atenção e vou procurar tirar o melhor proveito possivel de todos os ensinamentos
    ali postados e de todas as dicas do bom e certo viver.

    Gratos pela dica de Las Vegas, mas não vou aceitar, pois eu que nasci e vivi
    dezenas de anos no Hell de Janeiro, estou blindado por cidades sem
    amor e sem pudor, com violencia camuflada de luzes, belas mulheres e muita
    exploração sexual e pornográfica.

    Concordo com o amigo sobre os livros do ótimo escritor Saramago, e se não
    fosse com capa e conteudo vermelho, seria uma glória internacional para
    a lingua portuguesa, tardiamente reconhecida pelo Nobel.

    Se esse prefácio é uma amostra do que está para vir no ano vindouro, fico
    feliz, pois teremos muitos ensinamentos e informações importantes para
    o nosso melhor aproveitamento.

    Desejo ao amigo muitas felicidades e creia, nós os leitores do JBF somos muito gratos pelo seus belíssimos textos e somos gratos também ao Berto, pela
    oportunidade que nos concedeu, de contatarmos com pessoas tão inteligentes.

    Feliz ano novo para todos os meus colegas e amigos deste Jornal.

    • Dirceu, meu caro

      Já dá para ouvir 2022 a chutar violentamente a porta. ♫ ♬ ♩ O que será o amanhã, responda quem puder; o que irá NOS acontecer… ♫ ♬ ♩ O nosso destino sera como Deus assim o desejar.

      E, falando em desejos… Desejo ao amigo (mestre dos magos deste JBF) um 2022 repleto de realizações e que traga sua luz, sempre que possível, às crônicas que merecerem sua atenção dentre os diversos cronistas que pululam nessas águas bertianas.

      Repito para ti o fecho deste dia, que dedico ao imenso ZéRamos… Como diria ZéRamos, “Vem aqui, macho rei, dá aqui um abraço” e embarquemos neste tal 2022 que chuta vigorosamente a barriga que o abriga, ansioso por nascer

      Até sempre, D.Matt (seu nome me remete a uma diligência guiada por dois cocheiros destemidos; um deles certamente é o amigo).

  8. Sanchão, o aumentativo fica melhor em você com esse coração maior do que o universo.

    Suas crônicas são um bálsamo nas páginas sextas-feirianas do JBF, essa sigla que é sinônimo absoluto de liberdade.

    Um mestre que tem a coragem de grafar um titulo “JBF AND THE LINE OF KINGS” na sua crônica para o deleite dos seus leitores, comentaristas, cronistas, poetas, repentistas, compositores, tem de ter o aplauso de todos.

    Sanchão não esconde seus sentimentos, nem a sua alegria, nem joga suas emoções por baixo do tapete como o fizera ex ministro Rubens Ricupero; ao contrário, distribui-as com todos nós para nossa alegria.

    Às sextas-feiras o JBF tem vida: um time que tem o Sancho como goleiro, Violante Pimentel (a queridíssima Vivi, como goleadora, Carlito Lima, como centro avante, Magnovaldo Santos, como meia esquerda, e Padre José Paulo como goleador; a Schirley como bandeirinha e observadora do VAR – Ábitro de vídeo, só pode ser o melhor!!!!

    FELIZ 2022 A TODOS OS FUBÂNICOS.

    • Parabéns, querido Sancho, pela inteligência privilegiada que Deus lhe deu e por ser graduado na arte de fazer amigos.

      Seu impecável texto, onde você elogia todos os seus colegas do JBF, massageia o nosso ego e incentiva a vontade de escrever..
      Essencialmente eclético, você consegue discorrer , ao mesmo tempo, sobre diversos assuntos, de maneira perfeita.

      Você é a Águia do JBF; a ave que voa mais alto.

      Obrigada por me citar no seu texto, mais de uma vez. Isso me deixa feliz, honrada e com a alma “lavada e enxaguada”!.

      Um grande abraço e votos de um 2022 pleno de realizações, Saúde, Alegria e Paz, para você e sua família!,

      • Querida Vivi,

        Que sempre ilumina as sextas-feiras bertianas…

        Você é quem merece todos os elogios, pois sua elegância no trato, sua gentileza para com todos é algo comum apenas às almas cuja luz sempre ilumina e aquece quem está a sua volta.

        Pela suavidade de seu fecho, a copio: um grande abraço (acresço um beijo, pois a uma dama sempre faz bem) e votos de um 2022 pleno de realizações, Saúde, Alegria e Paz, para você e sua família!,

        PS: desculpe ao amigo por só ter respondido hoje. A explicação para não ter respondido antes está bem explicadinha na resposta ao comentário do Marcelo, logo abaixo. Não o repito aqui, pois ficaria muito extenso.

    • Ciço, amigo de fé, irmão camarada nas jornadas bagomoleanas…

      Espero que tenhas dado, na noite de ontem, todos os orgamos que a nossas Bago Mole merece, pois se tu vacilar ela volta correndo para D Matt ou Bitônio.

      Saiba que não é qualquer um que tem o privilégio de passar a virada virando a Maria… kkkk

      PS: desculpe ao amigo por só ter respondido hoje. A explicação para não ter respondido antes está bem explicadinha na resposta ao comentário do Marcelo, logo abaixo. Não o repito aqui, pois ficaria muito extenso.

    • Oi Cícero,

      Quanta honra ser escalada por você como observadora do VAR.
      Bandeirinhas não entram em campo.
      O VAR pode em um lance mudar a história do jogo. Muita responsabilidade como observadora.

      O goleiro Sancho trás ao time toda confiança de que ele necessita.

      Jogam o jogo tranquilos, soltos, brilhantes.

      Em ataques dos adversários a serenidade. O goleiro está lá para garantir a defesa. Sempre.

      Se, em algum jogo, Sancho ou Schirley não puderem entrar em campo tenha certeza de que forças externas interferiram de alguma forma.

      Aos amigos,

      Abraçação

    • Feliz, feliz, feliz, feliz, feliz, feliz … 2022 para Schirley !!!

      Com imensa e intensa amizade pelo carinho especialíssimo de nossas mensagens.

      Já nasceu 22. Vivamos intensamente cada volta do ponteiro do relógio da vida…

      PS: desculpe ao amigo por só ter respondido hoje. A explicação para não ter respondido antes está bem explicadinha na resposta ao comentário do Marcelo, logo abaixo. Não o repito aqui, pois ficaria muito extenso.

      • “Sabendo que um apreciador de vinhos deve ser sempre perdoado … ”

        “se perdoar pelos excessos” diria eu.

        2022 chegou em silêncio.
        Oposto das fotos e vídeos que recebi das “crianças” que estão em Camboriú. Muita gente, muita sujeira deixada pela praia. Humanos.

        Acordar tarde. Nadar muito. Almoçar. Descansar lendo “As memórias do livro” (Geraldine Brooks). Jantar (sem vinho). Deitar cedo. Dormir e sonhar …

        Como agora as mensagens de Sancho estão vindo sem o “até sempre” fico perdida sem saber como me despedir então,

        Boa noite

        • Schirley,

          Para ver se alguém perceberia que aquilo que nos une é muito maior do que qualquer coisa que nos divida…

          “Claro que um livro é mais do que a soma de seus materiais. Ele é um artefato da mente e da mão humana. “As memórias do livro” (Geraldine Brooks).

          Bela escolha literária…

          … a Hagadá veio a Saravejo por um motivo. Ela estava aqui para nos testar, para ver se alguém perceberia que aquilo que nos une é muito maior do que qualquer coisa que nos divida. “As memórias do livro” (Geraldine Brooks).

          Uma ótima noite de excelente leitura…

          • God !

            Acordei assustada Sancho.

            “… para ver se alguém perceberia que aquilo que nos une é muito maior do que qualquer coisa que nos divida. “As memórias do livro” “.

            Nada, nunca nem ninguém poderá nos “desunir”.

            Sempre, até sempre

  9. Nobre Sancho !
    Em virtude do acentuado grau de desmantelo dos meus neurônios provocado pelo excesso de misturas etílicas , só restou de desejar que vc continue envelhecendo em 2022 com a mente inspirada e iluminada que vc construiu ao longo do tempo !
    Um abraço !

    • Nobilíssimo Marcelo,

      Acordei agorinha e…

      Ontem, às 23:25 visualizei sua mensagem e não a respondi, pois um nobre motivo assim o motivou. Explico: estava euzinho e família reunidos no apartamento da milionária irmã de Sancho, a comunista e anti-bolsonarista Marya Yelena, apreciando, aqui no Leblon, onde reside a “fina flor da burguesia” a maravilhosa orla marítima carioca, quando, por volta das 20:00 consegui a senha do cofre da maninha e fui lá tirar a goela da miséria; na verdade tal senha era da adega da querida irmã e diante daqueles vinhos antigos e caríssimos a me desafiar, não me fiz de rogado; rolhas não foram obstáculo e cheguei às 23:25 sem qualquer condição de responder a qualquer mensagem.

      Sabedor que um bom apreciador de vinhos deve sempre ser perdoado, aqui estou, já em condições de desejar ao amigo, neste 2022 que já arrombou todas as portas, penetrando em nossas vidas, que TUDO DE BOM aconteça ao amigo a e a todos que moram em seu coração.

      Quanto aos vinhos, minha querida irmã já avaliou o prejuízo e acordamos que será ressarcida em suaves prestações, pois o valor ficou um tanto quanto ALTO, para um pobre comerciante de cocos. Como ela chamou a polícia para verificar o “furto”, acordamos tambem que seria “interessante” que entregássemos aos “tiras” a minha sogra, bolsonarista fanática, que ficou a noite toda discutindo com minha maninha.

      Ah, não se preocupe, os carissimos advogados da comunista já estão orientados para amanhã irem lá pagar fiança e soltar a velha, pois tenho que voltar ao ABC Paulista e a velha consta como pertencente à bagagem.

  10. Bom dia

    Minha sensatez grita para ficar calada como Sancho.

    Minha estupidez não admite o silêncio.

    Sabedora de que Sancho retornaria ontem do Leblon (onde as garotas já nem olham pra ele) fiquei apreensiva.

    1 – se retornou bem e já voltou a lida cocoleira;

    2 – se os advogados conseguiram pagar a fiança da sogra;

    3 – se houve alguma intercorrência que possa, direta ou indiretamente, prejudicar nossa amizade.

    Sabemos que temos direito às escolhas. Respeitamos isso.
    Só não sei se teríamos o direito de magoar a quem queremos bem.

    A palavra “indispensável” citada por ambos creio ter significado real.

    Como citou Sancho certa vez:

    “Tu te tornas responsável por tudo aquilo que tu cativas”.

    Sempre, até sempre.

  11. Schirley,

    E retornou ontem do Leblon (onde, realmente nenhuma das garotas do Leblon dignou-se a olhar para o caminhoneiro). Mas (dadivoso mas), continuam belas as moças daquele lugar. Benza-as Deus…

    Retornou otimamente e já fez o primeiro expediente dos cocos nesta segundona; e

    sim,os advogados da irmã comunista conseguiram pagar a fiança da sogra, que constava como bagagem e retornou com Sancho ao ABC.

    Que a amiga não se incomode por meus silêncios, pois a semana sanchiana é por demais corrida, e, por vezes nem as refeições dá para fazer com tempo.

    Já que citas frases del principito, aqui vai uma: “quando mires al cielo, por la noche, como yo habitaré en una de ellas, como yo reiré en una de ellas, será para ti como si rieran todas las estrellas. ¡Tú y solo tú tendrás estrellas que saben reír!” “El Principito” de Antoine de Saint Exupéry.

    “Vamu qui vamu’, que tá na hora de pegar estrada, pois estou indo para o Vale do Ribeira, mais precisamente Iguape para me inteirar sobre o comércio das bananas…

    Diria o fortão Shuarzinégga: “Hasta la vista, baby”…

    • TITICA, TITICA, TITICA, MERDA DE GALINHA !

      Acabei de olhar aqui e nada tinha.

      Aí, claro, indignada fui ao e-mail de trabalho de Sancho e desci o sarrafo portanto, ignore.

      Não sou de me calar diante de “injustiças” e vez ou outra “rodo a baiana”.

      Ser ignorada por Sancho não é uma coisa boa. Não mesmo.

      Comércio de bananas ? E os cocos ?

      “Vamu qui vamu”. Senti felicidade aqui por assumir de novo a boléia.

      Faça uma boa viagem, bons negócios e cuide-se por essas estradas.

      Não posso ficar “viúva” de amigo tão querido, tão especial.

      Hasta la vista

      Sempre

        • Colérica e bravíssima amiga,

          “Cuando” mires al cielo … Ah, os tradutores (“Traduttore, Traditore”)… No caso é o corretor ortográfico que pegou o “cuando” e tentou corrigir… é que escrevo praticamente sem olhar para a tela e depois que a mensagem é enviada, “babau”, já era, foi-se…Quanto aos sumiços deste amigo de jornada literária, INSISTO: Que a amiga não se incomode por meus silêncios, pois a semana sanchiana é por demais corrida, e, por vezes nem as refeições dá para fazer com tempo.
          Andei por fora e o trabalho que me esperava era muito. Senão, vejamos:acabei de chegar de Iguape e amanhã cedo estarei em Barueri, devendo retornar ao ABC só com noite alta. Quanto aos cocos e bananas, o embananado, empipinado e abacaxizado caminhoneiro está iniciando tratativas para diversificar os negócios, sem deixar jamais de transportar os verdinhos “contenedor” de águas suculentas pelo Chuveste brasileiro.

          Hasta la vista

          Sempre

          • Corretores. De Nacinha virou maconha para delírio de Sancho.

            Que todas as tratativas de diversificar os negócios surtam efeito e que Sancho se cuide pelas estradas e cuide da saúde.
            Menos café. Se alimentar com calma. A vida (que você tanto exalta) é preciosa.

            Sinto falta de nossas mensagens trocadas.
            Do encantamento.

            Não quero acordar de madrugada aos pulos achando que nos perdemos um do outro pelos caminhos …

            “Colérica e bravíssima amiga” (aprendendo a conhecer um dos mistérios).

            Durma bem. A estrada pede corpo e mente descansados (falo sério).

            Sempre, até sempre

  12. “Ciço Tavares fez excelente texto sobre os Mamonas, mas também Ciço ainda não comeu ninguém.”

    Isso é a chamada piada pronta, querido Sancho.

    • Apesar que andam a dizer boas e más línguas que a surubística relação Ciço-Maria Bago Mole-Bitônio-DMatt vai de vento em popa (Dona Maria e seus 3 garanhões)… kkkkkkkkk

Deixe uma resposta