CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

FUMAÇA DE SEGUNDA-MÃO

Dizer a um cigarrista que o tabagismo faz mal à saúde é “chover no molhado”. Mais que ninguém, eles são muitíssimos sabedores dos malefícios provenientes dessa prática. Quaisquer arguições que lhes vierem, ainda que por parte de profissionais de saúde, lhes soarão como cantilenas enfadonhas. Destarte, deixemos-lhes sossegados; entregues à malignidade das suas baforadas deliciosas.

A evocação deste tema não exprime o propósito de fazer o cigarrista abjurar da sua prática viciosa, mas, isto sim, por em relevo o fato de que essa prática acomete os cigarristas de uma espécie de ablepsia, a bem dizer uma cegueira, que os impede de enxergar os efeitos da fumaça sobre os arredores. A fumaça, aliás, malcheirosa, é terrivelmente nociva à circunvizinhança pela simples razão de que ela envenena o ar que outras pessoas respiram. O fascínio que os cigarrista nutrem por essa pistola de pulverizar veneno retrata fielmente o oximoro: “lúcida loucura”.

Se não há meios, médicos ou jurídicos, capazes de fazer os tabagistas desapegarem-se do seu penitente e deleitável vício – tão confortante porque afaga, quanto nefasto porque condena -, ao menos que aos circunstantes seja assegurado o direito de não inalar a perniciosa fumaça; de segunda-mão. Mais que “sem noção”, como são habitualmente rotulados, os fumantes são egoístas, desleixados, insensíveis aos direitos de outrem. A insensibilidade do fumante é tanta que ele não se constrange em sujar a água do rio mesmo sabendo que logo abaixo, a jusante, aquela água será bebida por outras criaturas de Deus: uma criança, um idoso, um cordeiro.

Mas se os fumantes negligenciam a própria saúde nada resta aos não fumantes senão velar pelas suas almas. Que Deus os haja!

8 pensou em “JACOB FORTES – BRASÍLIA-DF

  1. Sim, os não fumantes devem velar pelas suas almas, principalmente aos que defendem a liberação da maconha. Por que será que ninguém aborda o cigarro de maconha, mas tão somente o cigarro comum?? Porque o cigarro de maconha faz parte da elite universitária cristã comunista, isso mesmo, cristã comunista. Parece contradição? Não, pois ficam bravejando aos quatro ventos coisas horrendas acerca do cigarro e idolatrando o uso da maconha e do tal do narguile.

  2. Quanta bobagem.

    Enquanto gerar uma enorme quantia de impostos e ser uma “droga” lícita como o é também a bebida não adianta espernear.

    Os não fumantes (ou ex fumantes) não querem respirar a fumaça do cigarro dos outros e os que não bebem deveriam protestar por continuarmos a assistir tantas mortes violentas no trânsito e em outros lugares por causa da “maldita”.

    Se alguém fuma do seu lado, saia de perto pois ele só está causando danos a ele mesmo.
    Já quem bebe e dirige (ou agride inocentes) está causando danos a ele e a outros e muitas vezes não existe a possibilidade de “sair de perto”.

    Preocupem-se em se proteger e proteger seu próximo do comunismo. Isso sim é de extrema importância principalmente este ano.

    Quem está pensando em não votar ou anular seu voto ou votar em branco é muito mais nocivo do que um fumante e tão nocivo quanto um motorista bêbado.

    Nem sei porque estou comentando esta postagem. Talvez esteja “sobrando” tempo neste exato momento.

    • Acrescentando: Nunca li tanta asneira em uma única postagem.

      Cigarristas poluindo a água dos rios ? Li direito ?
      E onde fica “todo o resto” de poluentes ?

      Tem gente que precisa “catar” o que fazer.

      A palavra catar me lembrou o Catar.

      Direto e reto !
      Presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA no Catar, Nasser Al-Khater disse:

      “Quem levantar a bandeira LGBT (e outras letras mais) na copa do mundo vai ficar preso por 7 a 11 anos. Estamos aqui em um país islâmico, você deve respeitar nossa religião, crenças e cultura”.

      ADOREI !!! A Globo “caladinha” senão será proibida de entrar no país.
      Cadê os ativistas ? Cadê os comentaristas indignados ?

      E tem gente se indignando com fumacinha de cigarro !

      Abdullah Ansari, chefe de segurança na Copa do mundo de 2022 no Catar:

      “Se você quiser expressar suas opiniões sobre a causa LGBT. faça-o em uma sociedade onde isso seja aceito. Não venha insultar uma sociedade inteira. Não vamos mudar a religião por 28 dias”

      Eu acho:

      Quer reclamar dos fumantes ? Faça-o onde o cigarro não é uma droga lícita que gera milhões de impostos. Faça-o onde o cigarro é proibido !

      PS – sou ex fumante por opção.

  3. Se o tema fez a moçada abrir a torneira do debate, fazendo jorrar convicções e pontos controvertidos, então a recompensa é régia. Apenas não esqueçam que o texto é puramente literário, sem liames políticos, ideológicos.
    Avante estudantada!

      • O vocábulo estudantada foi propositadamente inscrito pelo autor para imprimir o caráter de jovialidade aos leitores, jamais para aviltar titulações, qualificações, títulos honoríficos, e afins.
        Conclamo arrefecer eventuais exaltações de ânimo.

Deixe uma resposta