SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Mengalvyo era rico, viúvo, homem fiel ao sossego do lar (felicíssimo da vida, morava em Santa Felicidade, Curitiba-PR) e, aos 100, esbanjava saúde de ferro, com direito à charcutaria, queijos e vinhos do Madalosso, de safras antigas e caras, só tendo por grande emoção os jogos do Furacão na Arena da Baixada.

Mas (inquietante mas), sentia faltar alguma coisa. Estaria procurando sarna para se coçar?

Um pedido de coco mudaria completamente sua vida. Como nunca vacila no check-up anual, o cardiologista lhe falara das maravilhas do coco verde, indicando confiável fornecedor (la reputación es “un activo de valor incalculable que debe protegerse cada día”) da “aguinha milagrosa”.

Aí conheceu Sancho (nadie que se ha cruzado en su camino ha vuelto a ser la misma persona), que o levou à água de coco, à água de coco misturada (Coco Loco Colombiano, Coconut Pineapple Rum, Drink de limão com água de coco, Condessa, Caipilé de limão com água de coco, Coco Bongo, Batida de manga com água de coco, Iemanjá, Drink de melancia acrescida água de coco e hortelã) e ao melhor lugar para tomar tais drinks, o cabaré da Phylomena, no Bacacheri, sempre muito sortido em frutinhas rachadas e sem caroço para embalos de sábado à noite.

No Phylomena Drinks iria conhecer e se apaixonar por Simara e Sinara, duas gêmeas maravilhosas, que acrescidas ao “azulzinho” toda semana, quase matavam o centenário amigo de Sancho ao final das noitadas de sábados, apelidadas por ambos de Saturday Night Fever.

Não apenas alegria de pobre dura pouco, pois acomete raras vezes, mas acomete, os endinheirados como Mengalvyo. Retornou ao cardiologista, pois “tanta emoção” estava parecendo uma roleta russa “sabadal” na história do ancião.

Diante do homem que mandava em seu coração, com cara de cachorro que fez travessuras, contou as recentes aventuras e ouviu, na voz do cardiologista, uma espada de Damocles: “As emoções, caro Mengalvyo! Cautela com as emoções e moçoilas namoradeiras! Ah, antes que me esqueça, mude de fornecedor de cocos, pois o tal Sancho o levará à cova.”

Resolveu seguir o sábio doutor e, como é homem de falar tudo “face to face”, olho no olho, foi até o puteiro de quinta, conhecido como Kátima do Zé, onde encontrou o caminhoneiro subindo as escadas com duas ruivas.

Face à idade, quando chegou até o quarto (malditas escadarias), entrando sem cerimônia, encontrou o “artista do sexo” em 69 triplo.

Diante do ruído do abrir porta, saiu a cabeça do cocoleiro do meio das pernas de uma das ruivas e sorriu para o velhote amigo, que, diante do cenário, resolveu esquecer o doutor e entrar na brincadeira numérica, afinal, sempre fora bom de matemática e sabia que com ou sem orgia, com ou sem Sancho, não tardava muito o acerto de contas com o Criador.

Lembrou de Florbela d’Alma da Conceição Espanca, que escreveu: “Eu quero amar, amar perdidamente. Amar só por amar.”

Como iria, a partir de agora, amar perdidamente e amar só por amar, disse a Sancho que decidira trocar de nome, ao se apresentar nas casas de prazer, para Botelho Pinto.

¡Fornicación! –clamaba Botelho Pinto-, ¡y fornica con las putas: en las playas, fornica en las cabañas, fornica en los bosques, fornica en el poblado, fornica en los cabarés!

Depois de muito “amarem” as quengas do lugar, ergueu um brinde à Sancho e declamou trecho de um poema de J. G. de Araújo Jorge: “Sempre que te encontro, é pra sempre. Sempre que me afasto, é pra nunca, e já que nunca mais te encontro… é pra sempre”.

Selavam ali uma amizade que poderia, face à idade do centenário ricaço, durar um minuto, uma hora, um dia, um mês, um ano, quiçá 10 anos. Botelho Pinto deixou tudo para trás e agora trabalha de ajudante de caminhão na venda de cocos sanchianos para drinks em bordeis.

PS000: Sancho, The Man Who Was Friday… Nesta sexta-feira digo o mesmo que Michel Eyquem de Montaigne: “Fica estabelecida a possibilidade de sonhar coisas impossíveis, e de caminhar livremente em direção aos sonhos.” E ainda… “Governos perfeitos jamais encontraremos fora dos sonhos.” Luiz Carlos Sancho de Panza.

PS0,01: Desejo-vos uma happy friday… Para trás, maledicentes de serviço! Aqui exaltamos os feitos do atual governo (los amargaditos que se relajen un poquito)… Ei-los» 1) Voltaram as águas… que bom que está chovendo agora, no Centro e no Centro-Sul, para repor a água dos reservatórios. E que se barateie de novo o custo da eletricidade, Bolsonaro; 2) O fenomenal agronegócio, que não parou com a pandemia, trabalha 24 horas por dia, vai ter mais um recorde: A última safra foi de 151 milhões de toneladas, agora serão 283 milhões de toneladas. Utilizando 8,4% de seu território para esse fim, o Brasil deve produzir 283 milhões de toneladas de grãos na safra 2021/22, um crescimento de aproximadamente 15% sobre a colheita do período anterior; 3) Pedro Guimarães, presidente da Caixa do atual governo, informa que há R$ 250 bilhões disponíveis para financiamento ao trabalhador, a juros baixos, que vão baixar mais ainda, mesmo com aumento da Selic (é um banco social e não precisaria ter lucro. Então vai baixar os juros da casa própria, por exemplo); 4) O lucro de R$ 26,4 bilhões obtido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social nos três primeiros trimestres de 2021 é 93% superior ao mesmo período do ano passado. Todo brasileiro é acionista do BNDES, BB e Caixa? Quando receberemos alguma fatia do lucro? Só somos sócios quando tais bancos estão em dificuldades financeiras?; 5) O Brasil ultrapassou os Estados Unidos no percentual de totalmente vacinados contra o vírus chinês. Os dados são da plataforma Our World in Data, desenvolvida pela Universidade de Oxford; 6) O ministro das Comunicações, Fábio Faria disse que em breve o fundador da SpaceX, Tesla e Starlink, Elon Musk estará no Brasil “para conectarmos as escolas rurais e protegermos a Amazônia utilizando a tecnologia da SpaceX/Starlink”. O encontro ocorreu em Austin, nos Estados Unidos; e, por fim: “Puedo dirigirte hacia la verdad, pero no puedo hacer que te la creas”. Raymond Reddington.

PS0,02: “Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.” George Orwel. Notas antigas atualizadas à situação vigente: Tem gente que estava quase esquecendo o que aconteceu há alguns verões passados. Recordar não custa nada… 1) Sérgio Fernando Moro espinafrando o partido em que votam alguns deste JBF. Escreveu o ex-juiz, no twitter: “A Petrobras foi saqueada durante o governo do PT com bilhões de dólares em prejuízo. A empresa quase quebrou. Transformar bandidos em heróis e atribuir culpa a quem combateu o crime é estratégia para se alçar como herói, coisa que não são de jeito nenhum, já que são ladrões do dinheiro público”. 2) Black Friday 2021 será no dia 26 deste mês e quem avisa, inimigo não é… “Bréqui Fraudei”? Tudo pela metade do dobro do preço? Sai ano, entra ano e golpes e golpistas se multiplicam em finais de ano e “atraentes promoções” transformam-se em verdadeiras iscas para incautos. Cuidado com uma fraude chamada phishing (envio de links falsos para coletar dados sigilosos, como senhas de cartão). Ensina Sancho: “Inocente criatura, sempre verifique a promoção direto no site da loja ou da marca. Não acredite naquilo que recebe por stories, post patrocinado ou grupo. Busque essa promoção em ambientes que você sabe que serão seguros. Larga de sustentar bandido, porra!!!”

PS0,03: PEÇO PERDÃO ao caro leitor por estas mal traçadas linhas. Sei que a úbere Flor do Lácio já produziu pétalas mais cheirosas do que as que ora ofereço a vossas exigentes narinas… «A imposição de censura à imprensa é um instrumento típico do arsenal de recursos usados por regimes de força — ou seja, ditaduras com variados graus de limitações à liberdade de pensamento e ação dos cidadãos. .» SOS CUBA – Liberdade, liberdade, abra as asas sobre ELES… La dictadura cubana recrudece la censura: retiró las credenciales de prensa a los periodistas de EFE en La Habana. Es la primera vez que Cuba retira las credenciales a la Agencia EFE. – SOS NICARAGUA – Joe Phodão. El presidente de Estados Unidos prohibió el ingreso al país norteamericano a Daniel Ortega y al resto de la administración sandinista que gobierna Nicaragua. La decisión llegó con una nueva ronda de sanciones que llegaron después de la farsa electoral que le permitió a Ortega consagrarse en las elecciones. SOS VENEZUELA – “Mesmo o melhor dos governos não é mais que um mal necessário.” Thomas Paine. – SOS ARGENTINA – “Os piores males que a humanidade já teve de suportar foram infligidos por maus governos.” Ludwig von Mises.

PS0,04: CONVITES: 1) Vacina no cabaré… ‘FunPalast’, un conocido burdel (cabaré, puteiro, prostíbulo, casa de luz vermelha, zona, bordel, casa de massagem, lupanar) de Viena ofrece a sus clientes vacunarse contra el coronavirus a cambio de una sesión gratuita de 30 minutos en el “sauna club” con la “dama de su elección”. Resultado? Se esgotaram rapidinho os voos com destino a Viena, na Áustria; 2) Best Friends… Joe and Jair… Bolsonaro foi convidado para a Cúpula da Democracia, convocada pelo americano e presidente da maior nação do planeta, Joe Biden para 9 e 10 de dezembro; 3) Complete seu ciclo vacinal. Governo Federal promoverá a partir deste sábado, campanha nacional de MegaVacinação contra o coronavírus, visando incentivar a população (21 milhões de brasileiros que não tomaram a segunda dose da vacina) a voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose ou a dose de reforço. A campanha tem como slogan “Proteção pela metade não é proteção” e vai até 26 de novembro. Neste período, os postos de vacinação em todo país estarão preparados para intensificar a imunização da população.

PS0,05: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha – 1) GUINNESS WORLD RECORDS – Gracias La Chilindrina por el titulo del récord: la actriz con la carrera profesional más larga interpretando el mismo personaje infantil (quase 49 anos de interpretação). Icônica intérprete de Chiquinha em ‘Chaves‘, María Antonieta de las Nieves entrou para o Guinness Book. Nieves é dona do papel há 48 anos e 260 e muitos dias ou seja, a atriz de carreira profissional mais longa interpretando a mesma personagem infantil. Sua estreia como Chiquinha aconteceu em 1971, quando tinha 21 anos. 2) Harry Potter cumple 20 años. Corría el noviembre de 2001 cuando llegó a los cines ‘Harry Potter y la piedra filosofal’. 3) Nueva York en Navidad – Hawkeye llegará al catálogo de Disney+ el 24 de noviembre. Gavião Arqueiro’ traz Jeremy Renner como Clint Barton, Hailee Steinfeld como Kate Bishop, Vera Farmiga como Eleanor Bishop, Florence Pugh como Yelena Belova, Tony Dalton como Espadachim, e Alaqua Cox como Eco. 4) Na casa do rato mais famoso do mundo: 2022 – Ms. Marvel (fim do primeiro semestre de 2022); 2023 – X-Men 97 (animação); Em breve, em datas ainda não confirmadas: She-Hulk, Echo, Spider-Man: Fresshman Year (animação), What If…? (2ª temporada), Moon Knight, I Am Groot, Coração de Ferro, Agatha: House of Harkness (spin-off de WandaVision), Marvel Zombies, Invasão Secreta; 5) #HomemAranhaSemVoltaParaCasa. Agora que você já viu o trailer, saiba que estreia 16 de dezembro exclusivamente nos cinemas. Pré-venda disponível a partir de 29 de novembro!

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): 1) Salon du Livre de Montreal de 24 a 27 de novembro (Place Bonaventure, Montreal, Quebec, Canadá); 2) Feria Internacional del Libro de Guadalajara (Centro de Exposições de Guadalajara, de 26 de novembro a 4 de dezembro).

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi… Clube Athlético Paranaense – A homenagem de Sancho a Barcímio Sicupira, não apenas um craque, mas (furaconístico mas), o homem que tornou eterna a camisa 8 rubro-negra – Sicupirados seremos sempre. “Por calidad y talento, Brasil es invencible” Pierre Littbaski. Empecemos: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22 – El Fußball-Club Bayern München va camino de su décima Bundesliga consecutiva: 1) Ligue1: Journée 14: PSG vs Nantes, Choc des Olympiques – Lyon vs O.Marseille (líder: Paris Saint Germain Football Club – liderato con 34/39); 2) Premier League: Gameweek 12: Leicester vs Chelsea, Watford vs Manchester United, Liverpool vs Arsenal, City vs Everton. Líder: Chelsea Football Club – 26/33; 3) Bundesliga: Spieltag 12: Augsburgo vs Bayern Múnich, B Dortmund vs Stuttgart (líder: Fußball-Club Bayern München 28/33); 4) LaLiga: Jornada 14: Atlético vs Osasuna, Derbi Catalán – Barcelona vs Espanyol, Granada vs Real Madrid, Real Sociedad vs Valencia. (líder: Real Sociedad de Fútbol – 28/39); 5) Lega Calcio (SerieA): Giornata 13: Lazio vs Juventus, Fiorentina vs Milan, Internazionale vs Napoli. (líder: Società Sportiva Calcio Napoli – liderato con 32/36); 6) Primeira Liga: Jornada 12: Belenenses vs Benfica, Sporting vs Tondela, Porto vs V Guimaraes (líder: Futebol Clube do Porto – liderato con 29/33).

PS10.1: CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO 2021. Recorro a Drummond: “Futebol se joga no estádio? Futebol se joga na praia, futebol se joga na rua, futebol se joga na alma.” Carlos Drummond de Andrade. Rubro-negros em ação…Os sócios do Clube Athletico Paranaense aprovaram a transformação do Furacão em clube-empresa. Quem tem + tem 10. Aquí no hay merecimiento ni justicia, aquí hay que ganar. Punto e basta! São 4 íngremes degraus: A, B, C y D. Flerte, namoro, casamento: Séries A e B são perigosas rodas gigantes para quem pensa ser gigante no futebol e cai na vala comum de péssimas administrações. O perigo reside na C, que uma administração caótica pode tornar viável a queda à temida terceira divisão, o buraco negro que pode “devorar” o time de seu coração…El margen de error es cada vez menor…
Série A – O jogo só termina quando acaba? Resenha? Sancho desenha:
Jogos de rodadas anteriores e ainda não realizados:
2ª rodada – 23/11 – Arena do Grêmio – Grêmio x Flamengo.
30ª Jornada – 23/11 – Antonio Accioly – Atlético vs Juventude.
32ª Jornada – 2/12 – Arena Fonte Nova – Bahia vs Atlético-MG.
31ª Jornada
11/11
Urubu 3-0 Tricolor de Aço
Penalti maroto???? Sancho não marcaria!!!! Gabriel bate pênalti (25ª cobrança; converteu 24) e marca o 100º gol com a camisa rubro-negra, o 30º na temporada. Não à toa o chamam de Gabigol.
32ª Jornada
13/11
Dragão 0-0 Peixe
Muita chuva e nenhum futebol.
Coelho 3-1 Imortal
Um Coelho carnívoro? No Independência, a pergunta: Independência ou morte do Imortal? Teremos GRENAU genérico na Série B/2022?
Saci 2-1 Furacão
Cantam os torcedores do Internacional: Arerê o Grêmio vai jogar a série b.
Massa Bruta 3-0 Leão do Pici
Voltou a encantar quem gosta de bom futebol os garotos linguiceiros.
Gambá 3-2 Cuiabayern
O Cuiabayern não dá vida fácil pra ninguém… Por que faz bem aos olhos vitória do Curica? Porque a Lelê fica mais linda sorrindo.
14/11
Tricolor do MorumTRI 0-4 Urubu
No Mercy…Se vacilar com o Malvadão é sem perdão. A primeira vez ninguém esquece? São Paulo sente o fantasma da inédita Série B rondando o Morumbi. MM (Mortal Michael).
Tricolor das Laranjeiras 2-1 Porco
O pior jogo dos verdes nesta reta final da competição.
Vozão 2-1 Leão da Ilha
Vozão descabelou o rubro-negro. Crítica a situação dos pernambucanos.
Lanterna Verde 0-2 Juve
Deu a lógica.
33ª Jornada
16/11
Furacão 0-1 Galo
Furacão veio apenas com reservas e o Galo veio com mistão. Campeoníssimo Galo. Zaracho silencia o vento. Onze pontos separam o líder do segundo neste momento (“Estamos haciendo una campaña extraordinaria. Estamos en el mejor momento de nuestra historia.” Zé Galo Vesgo).
Imortal 3-0 Massa Bruta
Para alegria gremista, ainda na UTI do Brasileirão, o Bragantino jogou com o time reserva para preservar os titulares visando a final da Sudamericana, no sábado, 20, contra o Furacão, no Uruguai.
17/11
Peixe 2-0 Chape
Antes da bola rolar os verdes contabilizavam 54 gols tomados (agora 56)… Os torcedores alvinegros tinham a certeza de que viria uma goleada. Pelo padrão Carille dois a zero é mais do que goleada.
Coelho 0-0 Dragão
Só transpiração…
Cuiabayern 1-0 Saci
A vitória faz o Dourado sonhar alto, afinal, não custa nada, em busca de campanha histórica em direção ao bloco vitorioso que conquistará vaga nas competições sudamericanas de 2022.
Choque Rei – Palmeiras 0-2 São Paulo
E os verdes entraram com os reservas (levou time quase todo reserva a campo, já preocupado com a final da Libertadores no dia 27)… facilitaram tanto para o tricolor que Luciano encerrou um jejum de 11 partidas sem marcar.
Juve 1-0 Tricolor das Laranjeiras
Fogem os gaúchos da zona da confusão com a terceira vitória seguida.
Urubu 1-0 Gambá
Bruno Henrique e mais dez. E a belíssima Lelê já comemorava o empate quando Bruno Henrique calou a bela; não com um beijo, mas com tiro mortal nos sonhos corintianos.
Clássico-Rei – Leão do Pici 0-4 Vozão
Liga pra puliça, chama o camburão, diz que Vozão matou foi um leão… Um cearense raiz diria: eta preula. 4 cocos na rede e ainda perdeu um caminhão de outros cocos(peia muita)…E o Leão perdeu o apetite, acumulando sequência de cinco jogos sem vitória (quatro derrotas e um empate). E ser goleado (vapo pra cima do leãozinho) em um dos maiores clássicos do Brasil dói demais. Ceará Sporting Club é o nome da fera, ops, do Vozão…
18/11
Leão da Ilha vs BBMP (em virtude do encerramento da postagem para publicação, o resultado será divulgado amanhã, nos comentários).
Classificação – ¿Cuándo deben empezar a preocuparse São Paulo FC y Grêmio? A partir de aquí, toca sacar la calculadora y aguantar la respiración. Quedan 5 fechas para que finalice el torneo que lidera el Clube Atlético Mineiro en solitario – Sonham com a Taça 2021 e/ou vaga na Libertadores 2022: Galo Vingador (71), Urubu Malvadão (63), Porco Imponente (58), Massa Bruta (52), Gambá Fiel (50), Leão do Pici (49), Saci Colorado (47), FluminenC (45), Coelho Carnívoro (45) e Seará pussivi (45). “POXETO XÉRIE BÊ”. Ya solo me faltan 3 candidatos al descenso. Candidatos à degola – ¿Cuánto durará la agonia?: Santos, Cuiabá, Athlético, São Paulo, Juventude, Goianiense, Bahia, Grêmio (teremos “GRENAU genérico” na Série B/2022?), Sport (vice-lanterna). Degolado: o lanterna verde Chapecoense. A PIOR CAMPANHA NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS é do América-RN (2007), quando obteve míseros 17 pontos em temporada difícil de ser superada por uma pior. O time potiguar teve apenas 15% de aproveitamento. O rebaixamento veio na 31ª rodada, em outubro. Foram 29 derrotas na competição, num total de 38 rodadas. Pelos números atuais, a Chape (15 pontos e apenas uma vitória) parece cobiçar a vaga americana como a pior campanha.

PS10.2: Série B-2021 (série biiiiii) – Recordistas: apenas os piores rendimento da Série B. Em 2016 o Sampaio e em 2018 o Boa Esporte ficaram todas as 38 rodadas na zona do rebaixamento. Já em 2021… Quedan dos fechas para que finalice el torneo. Classificação depois de 36 jornadas disputadas: Botafogo (66) e Coritiba (64) se classificaram para a Série A/2022. Duas outras vagas ainda em jogo. Ainda sonham com a elite (pontos entre parênteses): Goiás (61), Guarani (59 – 13 pontos conquistados nos últimos 15 disputados), Avaí (58), CRB (57 – o Cerrebê é a equipe que está há mais temporadas consecutivas na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A atual edição do torneio é a SÉTIMA seguida do time de Alagoas, que subiu da Série C em 2014 e disputando a B desde 2015) e CSA (56). “POXETO XÉRIE XÊ “. Há time que tem queda para cair? Desesperado está quem tem menos de 46: Operário, Vila Nova, Ponte Preta, Brusque, Remo, Londrina, Vitória, Confiança. Degolado: Brasil (afundado na lanterna, o Xavante de Pelotas está rebaixado). El tren Série B/2022 está a punto de llegar y que permanezcáis en vuestros 20 asientos…

PS10.3: Série C-2021 – Classificaram-se para a Série B/2022: Tombense Futebol Clube, Ituano Futebol Clube, Grêmio Novorizontino y Criciúma Esporte Clube. FINAL – Campeão da Série C do Brasileiro em 2003, o Ituano busca o segundo título nacional; o Tombense, campeão da Série D de 2014, busca o primeiro da terceira divisão nacional. Ida – 13/11 – Tombense Futebol Clube 1-1 Ituano Futebol Clube y volta – 20/11 – Ituano Futebol Clube vs Tombense Futebol Clube.

PS10.4: Série D-2021 – Campeón – Associação Atlética Aparecidense, de Aparecida de Goiânia. A conquista faz do Camaleão, quarto time goiano a celebrar um título nacional, repetindo feitos de Goiás (duas Séries B), Atlético Dragão (uma Série B e duas Série C) e Vila Nova (três Séries C). Classificaram-se para a Série C/2022: Associação Atlética Aparecidense, Campinense Clube, Futebol Clube Atlético Cearense e ABC Futebol Clube. FINAL: ida (6 de novembro) – Campinense Clube 0-1 Associação Atlética Aparecidense y volta (13 de novembro) – Associação Atlética Aparecidense 1-1 Campinense Clube. PALMARÉS – GALERIA DOS CAMPEÕES – BRASILEIRÃO SÉRIE D: SÃO RAIMUNDO-PA – 1 (2009); GUARANY DE SOBRAL-CE – 1 (2010); TUPI-MG – 1 (2011); SAMPAIO CORRÊA-MA – 1 (2012); BOTAFOGO-PB – 1 (2013); TOMBENSE-MG – 1 (2014); BOTAFOGO-SP – 1 (2015); VOLTA REDONDA-RJ – 1 (2016); OPERÁRIO-PR – 1 (2017); FERROVIÁRIO-CE (2018); BRUSQUE-SC (2019); MIRASSOL-SP (2020); APARECIDENSE (2021). Um fato interessante: quem ganhou mais ganhou apenas UM. Foi a primeira vez que uma equipe da região Centro-Oeste conquistou o título da 4ª divisão nacional, que foi criada em 2009 e chegou a seu 13º campeão em sua 13ª edição.

PS13: ¿Clássicos – De Klassieker? “Ma quanto è bello vincere?!?!” Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción… 21/11 – Clássico Alvinegro – Corinthians vs Santos; 21/11 – Choc des Olympiques – Olympique Lyonnais vs Olympique de Marseille; 21/11 – Derbi Catalán – Barcelona vs Espanyol; 21/11 – Clássico Alvinegro – Corinthians vs Santos; 17/11 – Choque Rei – Palmeiras 0-2 São Paulo, 17/11 – Clássico-Rei – Fortaleza 0-4 Ceará.

PS24: Grandes goleadas – Quod abundate non nocet – Europa Qualifying for FIFA World Cup – Qatar 2022 – (13/11) França 8-0 Cazaquistão, Gales 5-1 Bielorrusia, Turquia 6-0 Gibraltar (11/11) Inglaterra 5-0 Albânia, Malta 1-7 Croácia, ¡9-0! Alemania 9-0 Liechtenstein, Armênia 0-5 Macedônia, Rússia 6-0 Chipre; Liga de Portugal (07/11) Benfica 5-1 Braga; UEFA Champions League (02/11) Bayern Múnich 5-2 Benfica.

PS51: PS77: «South America Qualifying for FIFA World Cup – Qatar 2022 » Tirem o Adenor, pois “a la Selección la voy a dirigir yo.” Jornadas de novembro – Fecha 13 (jueves 11 de noviembre): Uruguay 0-1 Argentina y Brasil 1-0 Colombia; Fecha 14 (martes 16 de noviembre): Argentina 0-0 Brasil. Lista de Adenor: Porteros – Alisson – Liverpool (ING), Ederson – Manchester City (ING) Gabriel Chapecó – Grêmio (BR); Laterales – Danilo – Juventus (ITA), Emerson – Tottenham (ING), Alex Sandro – Juventus (ITA), Renan Lodi – Atlético de Madri (ESP); Defensas – Thiago Silva – Chelsea (ING), Marquinhos – Paris Saint-Germain (FRA), Éder Militão – Real Madrid (ESP), Lucas Veríssimo – Benfica (POR); Mediocentros – Casemiro – Real Madrid (ESP), Fabinho – Liverpool (ING), Gerson – Olympique Marseille (FRA), Fred – Manchester United (ING), Philippe Coutinho – Barcelona (ESP), Lucas Paquetá – Olympique Lyonnais (FRA); Delanteros – Gabriel Jesus – Manchester City (ING), Antony – Ajax (HOL), Matheus Cunha – Atlético (ESP), Firmino – Liverpool (ING), Neymar – PSG (FRA) y Raphinha – Leeds United (ING). FIFA World Cup – Qatar 2022 – Aun año de que el balón ruede en el Al Bayt Stadium (Al Khor, Catar) inaugurando el Mundial 2022, ya se han dibujado los primeros bocetos de la próxima Copa del Mundo: Alemania, Argentina, Bélgica, Brasil, Croácia, Dinamarca, España, França, Holanda, Inglaterra, Qatar, Sérvia y Suíça.

PS69: Copa Sudamericana 2021
FINAL: 20 de novembro – estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai – Bragantino vs Athlético
Enquanto o Massa Bruta buscará o título inédito, o Athletico-PR quer o bicampeonato, já que levantou o caneco deste torneio da CONMEBOL em 2018 ao vencer o colombiano Junior Barranquilla na final (Atlético-PR vence decisão nos pênaltis por 4×3 e conquista 1º título internacional). Bônus – o vencedor, além de considerável valor monetário (o vice-campeão fica com US$ 2 milhões, cerca de R$ 10 milhões, enquanto o campeão leva para casa US$ 4 milhões, aproximadamente R$ 17 milhões. Dessa forma, a premiação total da Copa Sudamericana para o grande campeão, somando o dinheiro recebido em cada uma das fases do torneio, será de aproximadamente R$ 36 milhões. Outros bônus: o campeão disputará contra o vencedor da Copa Libertadores de 2021 a Recopa Sul-Americana de 2022, onde embolsará mais alguns milhões de dólares e estará classificado automaticamente para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2022.

24 pensou em “IT WAS A JOKE

    • Creio, José Roberto, que mais certa estava Florbela…

      Florbela d’Alma da Conceição Espanca escreveu: “Eu quero amar, amar perdidamente. Amar só por amar.”

      Recorro a Nelson Rodrigues para explicar minha amizade com Mengalvyo (lá se vão 5 anos de camaradagem). Escreveu o mestre: “Qualquer indivíduo é mais importante do que toda a Via Láctea”.

  1. A Curitiba que conheço é bem diferente. Bem mais recatada. Mas ( e lá vem o mas) que bom que o “suicídio social” foi apenas uma estória.

    • Creio Schirley, que o texto apenas reflete a paixão pela Curitiba que conheço e pela obra rodrigueana, em livros que degustei com a avidez de adolescente que era, como “A Vida como ela é”,”Vestido de noiva”, “Beijo no asfalto”, “Meu destino é pecar”, “Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo”.

      E, agora falando de si, não sabendo se és bela, mas (encantador mas), tendo a certeza de que és interessante (esbanjas inteligência, sagacidade, coragem, perspecácia e ótimo humor quando escreves neste JBF), recorro ainda ao mestre Nelson Rodrigues: Na “mulher interessante”, a beleza é secundária, irrelevante e, mesmo, indesejável. A beleza interessa nos primeiros quinze dias; e morre, em seguida, num insuportável tédio visual. Era preciso que alguém fosse, de mulher em mulher, anunciando: – “Ser bonita não interessa. Seja interessante!”.

      Aqui no chuveste as águas despencam das nuvens sem cerimônia. Que este molhado final de semana, onde Deus está a regar os belos parques curitibanos, tenhas ao seu redor os que moram em seu coração.

      • Juro que fiquei de “goela entalada” quando li a coluna. Não me passou pela cabeça nenhuma obra rodrigueana mas, (incógnito mas) ao ler sua resposta não precisarei fazer nenhum esforço pra te perdoar (ou me perdoar).
        “Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo” .
        Tenho dúvidas quanto a isso.
        Já que você é um colecionador de frases e foi um adolescente ávido encontrei na minha adolescência esta frase:
        “Amar é tão comum,
        Sou apenas mais um “.
        E pra você ver o quão “entalada” eu estava já tinha até separado uma música de despedida para nossos “fuxicos”.
        Paulo Diniz cantando “vou me embora”.
        Que seu final de semana seja glorioso.
        Abraços

        PS – “Interessante”. Boa definição.

        • Schirley

          Mas ( e lá vem o mas), como assim!?

          Despedida para nossos “fuxicos”? Taí uma frase que espero jamais venha se tornar realidade, pois para rebatê-la recorro urgentemente a Antoine de Saint Exupéry: “Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé” Le petit prince.

          Tudo bem que a obra sanchiana não é das melhores, tanto é que sou obrigado a pagar propina em cocos ao Beni e ao Marcos André para escreverem algo favorável nos comentários (confesso que são resquícios de como atuavam governos anteriores).

          Mas (voltemos a eles), é tão gostoso ter os nossos “fuxicos” às sextas e nos outros dias da semana, quando você escreve algo neste JBF, que desejo nunca mais ouvir Paulo Diniz cantando “vou me embora”…

          Acho que era Jane & Herondy que cantavam Não Se Vá, música de Alain Barrière (Tu T’en Vas).

          E que seu final de semana seja igualmente glorioso.

        • Schirley,
          Parabéns, campeã…
          Pues yo voy a ser cómplice de esto. FURACÃO BICAMPEÃO – para tristeza das “ervilhas” do Alto da Glória e felicidade de uma nação que se veste em vermelho e preto e da rubro-negra Schirley, o Clube Athlético Paranaense chega pela segunda vez ao topo da AMÉRICA…Enquanto o Massa Bruta buscava o título inédito, o Athlético, com Nikão e o goleiro Santos fazendo grande partida, chegou ao bicampeonato neste 2021, já que levantou o caneco deste torneio da CONMEBOL em 2018 ao vencer o colombiano Junior Barranquilla na final (Athlético vence decisão nos pênaltis por 4×3 e conquista 1º título internacional). Ah, a Gleisi H. também torce pelo Furacão.

          • Olá,

            Algo misterioso (que medo) me puxou para abrir minha caixa de entrada. Vi um email do Berto que sei que são sobre comentários. Que grata surpresa te encontrar.
            Confesso que pensei em como te falar da vitória do Athetico e não me passou pela cabeça que por aqui seria um caminho. Estou feliz. Tanto pela vitória como por você ter lembrado de euzinha.

            Athetico, Athetico,
            conhecemos teu valor
            e a camisa rubro-negra
            só se veste por amor …

            Vou fazer de conta que não li sobre a Gleisi.

            Um ótimo domingo pra você

            Abraços

  2. Para os que estão, por algum motivo, passando por este cantinho sanchiano no gigantesco conglomerado Besta Fubana, uma pergunta, que está a me inquietar: “Onde está Peng Shuai?”

  3. Tudo leva a crer, que, nesta semana o cachê do Sancho será menor, já que o Sr.Berto, primeiro e único dono do JBS, deverá descontar pelo “jabá” referente às qualidades e benefícios cocais. rsrsrs!

    • Vira essa boca pralá, “hômi di Deus”. Está chegando o Natal e Berto um cabra de imenso coração, não faria uma “sacanagi” dessas com Sancho.

      Alô, alô, papa Berto. Favor não levar em consideração as palavra do Beni.

      Beni, como diria Bento Carneiro, “Minha Vingança sará malígrina!”: Ocê vai conquistá uma bela muié, na faixa dos 25 anos, e quando chegar ao quarto dela verá uma fotografia masculina no criado mudo. Perguntará se é o marido ou um irmão e ela dirá: “Que nada, Beni, essa é minha foto quando eu tinha 20 anos. kkkkkkk.

  4. Excellent joke!

    Passando para parabenizar o nobre Sancho pela sua engenhosa piada. Um deleite de leitura com lances mirabolantes e em diversos idiomas.

    O véi…levava consigo o segredo da “sustança” para encarar xarope com mel, guaraná e ginseng? chá de raízes de catuaba ? chá de alecrim, chapéu de couro e catuaba? capsulas de marapuama. A Satiríase em dose dupla (ou tripla), recomenda..

    Ficar meditativo, em pensar que a busca do dar e receber prazer sexual com a boca e a língua na vulva da mulher é denominado de CUNILINGUA, Que se dane a denominação, a vizinhança não se queixará.

    Maravilha, compadre! .

    ..

    • Excellent Marcão,

      O véi, hoje com 105 anos, e firme na boléia do Quixote Véi di Guerra, guarda consigo o segredo da “sustança” e para Sancho jamais o revelou, apesar dos insistentes pedidos.

      Que se dane a denominação, a vizinhança não se queixará, desde que o “furdunço da safadeza” não gere muito barulho, não é mesmo? kkkkk

      Abração, manu véi, e um final de semana maravilhoso juno aos seus…

    • Caríssimo e atento Jairo Juruna,
      Algumas considerações, que julgo pertinentes:

      1) Um prazer enorme receber Sancho, em seu Quixote Véi di Guerra, como carona VIP, um cabra de sua envergadura, leitor das antigas deste JBF de tanta gente espetacular;

      2) Hoje é o aniversário do ídolo maior do Íbis Sport Club, o simpaticíssimo Mauro Shampoo; que se registre o abraço sanchiano a tão espetacular e folclórica figura;

      3) Sancho não esqueceu de publicar o PS70 com o mais bem humor do time do mundo. Deu-se apenas que a matéria sobre tal gigante do futebol iria ser publicada em dezembro, quando escreverei sobre os campeonatos estaduais de 2022.
      Eis o que publicarei sobre o famoso e impagável Pássaro Preto:
      “Pior time do mundo”? O galático Pássaro Preto junta-se à ELITE PERNAMBUCANA (o Campeonato Pernambucano 2022 terá os seguintes clubes: Sport, Santa Cruz, Náutico, Salgueiro, Afogados, Retrô, Sete de Setembro, Vera Cruz, Íbis e Caruaru City). O Íbis Sport Club está de volta à Primeira Divisão do Campeonato Pernambucano. O acesso foi obtido no domingo (14/11) após empate por 2×2 com o Petrolina, no estádio Paulo Coelho, no Sertão. O Pássaro Preto voltará a disputar a Primeira Divisão Estadual após 22 anos – a última vez foi em 2000. Certamente ganhará tudo nos próximos anos e brevemente estará representando o Brasil no Mundial de Clubes da FIFA;

      4) Gigantes do porte do também rubro-negro carioca da Gávea, do verde Palestra, do alvinegro Todo Poderoso Timão e dos gigantes das Gerais, das Araucárias e dos Pampas já se preocupam que a ascenção meteórica do Íbis, pois quem há de o segurar?; e

      4) Esta coluna sanchiana, assim como o Quixote Véi di Guerra, sempre terá as portas abertas para os grandes nomes do JBF, como Jairo Juruna.

  5. Grato pela atenção, caríssimo colunista!

    Desconfiei desde o princípio que a subida de patamar do simpático time do Íbis seria abordada noutro momento nesta arretada coluna.

    Falando nisso, curti também a análise da retumbante goleada aplicada pelo tambem simpático Vozão sobre o Leão do Pici, no Clássico-Rei cearense.

    Fortaleza 0X4 Ceará: Que tiro foi esse, macho véi?

  6. Querido Sancho,

    Desculpe a demora em respondê-lo, mas eu estava tentando entrevista Seu Mengalvyo primeiro para poder responder meu questionamento.

    Procura que procura até por outras paragens senão Curitiba, descobri que a água de coco que Mengalyvo tomou para ter uma vida longeva e cheia de saúdo, foi da água dos cocos do Panza.

    Segundo as más línguas (ou boas?), a água de coco fez mais feito saudável nele do que o Tadalafila, acabando-lhe até com a disfunção erétil, com a ereção voltando a mil.

    Valeu, grande poeta das palavras. Suas crônicas são um roteiro de literatura mundial, assim como as de d;Matt. são um roteiro cinematográfico.

    Braçaço!

    • Boa tarde Ciço
      Que esteja tudo bem consigo.

      Mengalyvo anda rejuvenescido e serelepe, sempre disposto a entregar cocos nos cabarés da vida. Sempre novidadeiro e cheio de “novas namoradas” nas casas onde a luz é vermelha.

      Mengalyvo mete? Nosso amigo D, Matt muito mais… kkkkkk

      Como aprendi contigo que braçaço é mais que abraço, fique com um grande braçaço sanchiano, mani véi.

Deixe uma resposta