IDEOLOGIA É TUDO

Não quero me aproveitar das manifestações contrárias dos próprios bolsonaristas quanto à atitude de Jair Bolsonaro em indicar seu filho como embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Compreendo como uma divergência pontual de quem o faz e que para eles, bolsonaristas, não constitui uma deserção: estão convictos de que o presidente, que nós outros vemos como obtuso e despreparado, tem a capacidade de resolver os problemas atuais do nosso País.

Acho que essa manifestada esperança em Bolsonaro está mais para justificar o voto em qualquer um que significasse o afastamento do Lula e do PT do poder do que mesmo para demonstrar confiança em um candidato que sempre foi uma figura inexpressiva como parlamentar – tá oquei, deputados não precisam ser assim tão relevantes perante a opinião pública, mas também não precisam ser tão toscos e revelar tantas opiniões grotescas, atrasadas e inadequadas, para não dizer criminosas, como as que o deputado federal expunha.

Mas, Bolsonaro não nos decepciona. Agora, como uma Dilma articulada, ele solta mais uma pérola e garante, rebatendo as críticas pela indicação que pretende fazer:

“SE ESTÁ SENDO CRITICADO, É SINAL DE QUE É A PESSOA INDICADA”

Essa “resposta à sociedade” revela que o presidente está desligado do mundo e da realidade, não se dá conta de que mesmo os que votaram e confiam nele veem com, no mínimo, desconfiança a indicação, seja por uma razão, seja por outra.

Uns, entendem, na bucha, como nepotismo, acreditando ser nepotismo até mesmo face à lei. Mas, embora tal não possa, juridicamente, com segurança e certeza, ser classificado como tal, uma vez que o próprio Supremo Tribunal Federal tenha admitido em mais de uma oportunidade que a ocupação de cargo político não o configura, outros classificam como nepotismo em termos amplos, na medida em que favorecimento com cargos a parentes é sempre uma forma de favorecimento desviado da ética.

Janaína Paschoal pensa que, tendo sido o deputado federal mais votado da história do Brasil, reeleito em 2018, Eduardo deveria manter-se no cargo para levar adiante a missão que seus eleitores lhe confiaram.

Outros acham que há gente na própria estrutura do Itamaraty capacitada e que mesmo fora da carreira diplomática muita gente está mais habilitada do que o filhão.

Olavo de Carvalho não diz que o amigo Eduardo Bolsonaro seja incapaz para o cargo; ele só acha que a aceitação podará a carreira dele, mas, o mais importante, é que ele precisa ficar na Câmara dos Deputados para destruir o Foro de São Paulo.

Caso contrário o comunismo tomará conta do Brasil.

Diz o guru da extrema direita:

– Será que neste país NINGUÉM entende que a CPI do Foro de São Paulo é coisa mais urgente e importante?

E arremata:

– O Foro de São Paulo é mais danoso do que a perda de um trilhão de dólares.

Aí vocês veem em que tipo de ideologia fomos metidos e qual a esperança que podemos alimentar para superar o oposicionismo natural que desenvolvemos pelo Messias. Quem começa só agora a enxergar essas personalidades estranhas que estão comandando os nossos destinos pode já ir se acostumando…

Só para terminar: eu realmente acho que uma pessoa não deve ser prejudicada em sua carreira política ou profissional só por ser filho de uma autoridade pública. O Eduardo Bolsonaro já tem uma carreira de voo próprio e, quem sabe, poderia desempenhar adequadamente a missão, especialmente considerando que a política que ele defenderá não é a dele, mas a do governo, bastando-lhe ser capaz de concretizá-la nas ações de caráter internacional.

A meu ver, há quem faria melhor, se fosse designado no bojo de uma política ideologicamente melhor.

Como a política é a do Olavo de Carvalho, tanto faz quem seja o ministro das relações exteriores e quem seja o embaixador do Brasil nos States.

Vá, Eduardo, e seja feliz. Dessa vez haverá quem lhe frite os hambúrgueres.

39 pensou em “IDEOLOGIA É TUDO

  1. Quanto rancor, quanto ódio. É tudo que eu vejo nas palavras do Goiano.

    Só tem adjetivos pejorativos para se referir às pessoas de quem ele não gosta. Tosco, grotesco, obtuso, Dilma articulado (este é pior que xingar a mãe). Nenhum argumento contra as ideias, só adjetivos contra as pessoas.

    Eduardo Bolsonaro tem qualidades para ser embaixador nos EUA. A principal delas é a proximidade com o genro, a filha e o próprio Trump. Qual embaixador tem o telefone direto do alto escalão da Casa Branca?

    Porém ele deve refletir sua decisão, pois terá que renunciar ao cargo de deputado em que 1,84 milhões de eleitores depositaram a confiança, sendo o D. Federal mais votado de todos os tempos.

    Com esta carga de votos tem que fazer o que seus eleitores espera, e realmente Olavo está certo, pois a CPI do Foro de SP é fundamental para descobrir quem financia este grupo, qual é a sede, o CNPJ, o estatuto, o campo de ação, etc deste grupo que tem como objetivo declarado implantar o comunismo na AL.

    Olavo de Carvalho é hoje considerado no mundo como o maior estudioso do conservadorismo e ideólogo das transformações que estão ocorrendo em todos os cantos do ocidente. Mas ele já estudou astrologia e diz que, por não ter estudado o assunto, não tem opinião formada sobre o terraplanismo. Pronto, o cara é um guru do mal e obtuso. Seus milhares de seguidores e alunos também são cegos.

    Já disse em outras oportunidades aqui neste espaço que, mesmo sabendo que o goiano tem uma psicopatia incurável pelo Lula, ainda acho que tem capacidade para argumentar. Porém o Goiano, enquanto esquerdista não me decepciona nem me surpreende. Uma pena.

    • Cara, tu só podes ser maluco de ver rancor e ódio nas minhas palavras. Qiuando eu digo que Bolsonaro é obtuso e despreparado eu não pretendo xingar nem diminuir, é como uma parte da população, da imprensa, dos políticos e dos eleitores o vêem, isso para não incluir adjetivações menos suaves.
      Eu disse dele ser Dilma articulado porque ele consegue expor idéias malucas sem que elas pareçam tão doidas, como ao declarar que se a nomeação do seu filhão está sendo criticada é por isso mesmo que ela é acertada.
      A Dilma, se fosse dizer a mesma coisa, falaria que como assim a crítica pois sendo ela a crítica o infenso contrário do pensamento oco isso seria, foi ou será sinal ou mesmo um acendo de que então é perfeito embora sim ou não.
      Como Bolsonaro é a Dilma articulada, ele articulou a maluquice clara, objetiva e diretamente, compreendes?
      Não acho um xingamento, tenho mais como um elogio!
      E sobre um filho de presidente, com estatura suficiente, não poder ser indicado pelo pai só por ser seu filho, eu até falei que achava isso por certos aspectos meio errado, muito embora. E até faço isso já para me preparar para quando o Lula voltar ao poder poder botar todos os seus filhos em embaixadas e a coisa já está justificada e ninguém pode vir querer me pôr na parede, tá no ré?
      A respeito do Olavo de Carvalho, eu tenho dúvidas, pois li alguma coisa dele e achei até que ele desenvolve bem as idéias, mas as fixações ideológicas dele são mais do que ridículas, bastando para exemplificar sua atuação para que o Eduardo Bolsonaro não abandone o cargo para ser embaixador, porque precisa dele para combater o mau maior, que, puta que pariu, é o Foro de São Paulo! Para pensar assim o cara tem de ser maluco. Sou condescendente em não dizer que tem de ser burro. Que ele se divirta fazendo astrologia, que acredite nisso, que seja, tanta gente crê, há mais coisas entre o céu e a terra etc. E que se deixe encantar pela lógica interessante que uns doidos desenvolveram para provar que a GTerra é Plana, tudo bem. Mas política não é para aloprados, ideologia não é para obtusos.
      Pois, estamos na mão dessa gente, e tome isso, sim, como muito pejorativo: dessa gente.
      Quanto a mim, meu caro João Francisco, continuarei encetando meus maiores esforços para não decepcionar-te.

          • Joaquimfrancisco, falas em rosca quando a Sociedade Científica da Terra Lisa vem a público apresentar um decálogo que não deixa mais dúvidas de que a Terra é mesmo plana e que esse negócio de redondo é coisa da esquerda amalucada.
            São os seguintes os itens que provam tudo:
            DECÁLOGO DA TERRA PLANA
            1)Se a Terra não fosse plana, mas esférica, você ficaria sempre cansado como se estivesse subindo um morro.
            2) A não ser que estivesse indo para o outro lado, porque aí estaria descendo.
            3)Se a Terra não fosse plana, mas esférica, todo rio seria uma eterna cachoeira.
            4)Se a Terra não fosse plana, mas esférica, as coisas não paravam em cima da mesa.
            5)Se a Terra fosse redonda, e não plana, quando tu caísses tu rolavas.
            6)Se a Terra fosse redonda, e não plana, tinha gente de cabeça pra baixo, gente de cabeça para cima e gente de cabeça para o lado.
            7)Se a Terra fosse redonda, e não plana, não precisava de avião, tu ias escorregando.
            8)Se a Terra não fosse plana, mas redonda, o avião para dar a volta tinha de estar sempre descendo, se não ele saía reto para o espaço.
            9)Se a Terra fosse redonda, e não plana, para acertares um alvo a espingarda tinha de ter o cano curvo.
            10)Se a Terra fosse redonda e não plana a água tinha escorrido toda para a parte de baixo.

  2. Ainda não deu para entender se o Goiano quer o lugar do Cristiano , ou do Eduardo. O Presidente Jair Messias Bolsonaro eleito por 5 7 . 7 9 7 . 8 4 7 milhões de brasileiros aceitou cumprir esta coisa chamada de constituição. Portanto se a constituição permitir não há o que reclamar. Se não permitir fica parecendo estória de boi de piranha. Porém se ele tiver fôrça para não cumpri-la , deverá também ter fôrça para mandar para forca este bando de ladrões que fizeram misérias neste país e ainda apoiados na canalhice de políticos imundos ,continuam a prejudicar a nação. Devido o fato de que o futuro a Deus pertence ( o verdadeiro , não o de estrume hora preso em Curitiba ) estamos pensando em impetrar no supremo um HC preventivo para o Goiano devido a bons serviços prestados ao humorismo.

    • Joaquimfrancisco, a pena de morte no Brasil é uma forma de punição não utilizada desde o século XIX. Seu último uso para crimes civis foi em 1876 e não é utilizada oficialmente desde a Proclamação da República em 1889. Historicamente, o Brasil é o segundo país das Américas a abolir a pena de morte como forma de punição para crimes comuns, precedido pela Costa Rica, que aboliu a prática em 1859. Embora abolida na prática, ainda é prevista para crimes militares cometidos em guerra, de acordo com o artigo 5º, XLVII, “a”, da Constituição Federal, que diz que não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada, o que acho que foi um cochilo dos constituintes nos sentimentos e na filosofia jurídico-humanitária que o Brasil abraçou.
      Também não poderia haver no Brasil penas: perpétua, de trabalhos forçados,
      de banimento e cruéis, de modo que quando o Bolsonaro disse que “a única coisa boa do Maranhão é o presídio de pedrinhas” estava defendendo a prática da pena cruel e, portanto, mais uma vez afrontando a Constituição, que tanto prezas.
      Ele ofendeu a Constituição outras vezes, como quando declarodu que se pudesse fechava o Congresso.
      A família dele está alinhada com os seus pensamentos, pois o filho Eduardo não disse que bastam um cabo e um soldado para fechar o STF?
      E vens me falar de Constituição?!
      Se queres impetrar mandado em meu favor no STF, por favor, faça-o depressa, corra, antes que eles o fechem.

  3. ***
    Ah! O lindo e maravilhoso mundo das falácias.
    Há que ser torcer a lógica ao extremo.
    Então veremos contorcionismos intelectuais que nos possibilitaram rever todas as falácias, tanto formais quanto informais.
    Ótima oportunidade para o estudo da retórica e da (i)lógica.
    Quem sabe, os caras até criem uma nova falácia!
    Seria o máximo da contribuição bananeira para a vergonha eterna do povo banânico.
    Uma nova e impensada falácia criada nestes triste trópicos.
    ***
    O factoide está no ápice.
    O fato de a reforma ter desidratado e flopado vergonhosamente na câmara que a jogou para depois do recesso fez desmoronar a bolsa.
    O investidor estrangeiro que não se ilude com falácias e nem com factoides está retirando dinheiro do nosso mercado.
    Assim o fluxo cambial negativo no ano atinge US$ 5,8 Bi. Os caras retiraram 15,6 bi do financeiro e entrou 9,8 bi do comercial. Para você ter uma ideia o ano passado estávamos com 24 bi positivo nesta época!
    ***
    Os treze ou mais milhões de desempregados estão felizes que, por meritocracia, o filho de Bolsonaro conseguirá um emprego em Washington e o suplente dele um emprego na Câmara dos deputados.
    Dois desempregados a menos.
    Isso é muito bom.
    Incentiva muito quem não tem Q.I..
    ***
    Quem assistiu “A Espera de Um Milagre”, dirigido Frank Darabont, com Tom Hanks e grande elenco poderá se deleitar com a competência do “apaidrinhado” colocado num lugar que exigia muito mais do que ele tinha a oferecer. E olha que o “costas-quentes” pelo menos era do ramo.
    É um bom filme, recomendo.
    ***

  4. Goiano, tua coluna precisa de uma nova apresentação . Troque a foto e poste uma de perfil, mesmo que seja só o negativo ( só tens o lado negativo mesmo ). Ou talvez tu e o teu deus Brahma (da). Já tem 40 advogados assinando assim o pedido para o teu HC (no hospício central).

    • Eu tenho um lado positivo, meu caro Joaquimfrancisco, que é o lado esquerdo da ideologia. De direita, estou fora, pois a direita é burra, despreparada e muitas vezes mal intencionada. Lula é, sim, o símbolo maior, hoje, da lutea contra a miséria e o atraso no Brasil. Lembre-se que dentre outras coisas a própria ONU reconheceu que os programas sociais brasileiros desenvolvidos pelo PT são referência internacional. O resto é blablabla, ou, mais modernamente, mimimi.

      • Lula é o grande símbolo da luta contra a miséria?
        – Dele mesmo!
        – Dos filhos dele!
        – Dos sobrinhos dele!
        – Dos colegas dele no PT!
        – Da multidão de jumentos descerebrados militantes do PT que ele concedeu uma teta gorda no aparato estatal!
        – Dos larápios que ele colocou em postos chave no BNDES, na PETROBRAS, no BANCO DO BRASIL, nos FUNDOS DE PENSÃO, nos CORREIOS, na ELETROBRÁS, etc. etc. etc.

        O resto da nação? ELE FUDEU!

        Agora, taí o rombo para ser pago pelos otários que não tiveram a felicidade de se pendurar nessas mamatas e partiram para um exílio dourado em Paris.

  5. Saniasin, de “À Espera de um Milagre” só me lembro que o condenado reencarnou num ratinho, não foi isso? Tanto tempo que já não me recordo mais de detalhes da história. Vou assistir de novo, só para ver essa coincidência de que falas.
    Pois então, sobre o resto, só me resta lamentar: tiraram a gente do bom caminho ideológico da esquerda para nos pôr nas mãos dessa gente. Lascou-se.

  6. O tal cargo de confiança é complicado. Na política a confiança vive muito ao sabor da cumplicidade. De acordo com a lei, não há nepotismo e a indicação é de livre escolha do presidente. É dele a caneta que nomeia e a que demite.

    Creio que a questão é mérito. Acho que esse cargo deveria ser ocupado por alguém técnico, com conhecimento em política externa, em economia internacional e vai por aí.

    O cara recebeu 1,85 milhões de votos e no meu entender seus eleitores deveriam se posicionar sobre isso. Durante a campanha, ele fez promessas para aprovar leis que benefiaciasse o povo brasileiro, notadamente a população fluminense. Não vejo como um afastamento desse pudesse favorecer isso.

    O que me entristece é que as pessoas ficam discutindo picuinhas. Há um Brasil enorme cheio de problemas que precisamos encaminhar e eu não vejo como fazer isso reduzindo o debate a um nível tão inexpressivo.

    Calígula nomeou Incitatus senador e faltou pouco para fazer dele Consul. Fez isso porque tinha poderes pra fazer. Bolsonaro tem poder de nomear quem ele quiser para ser embaixador no inferno se tiver vaga lá. Se não der certo ele será responsável por isso.

    Que tal a gente voltar para o debate econômico na defesa dos 13 milhões de desempregados para paridos pelo governo do PT?

  7. Repito o que já disse em outro comentário: os arrazoados do comedor de piqui têm tantas voltas e conteúdos quanto um intestino delgado. Fuuuuuummm.

    Se fosse na época em que a política externa era comandada por Marco Aurélio “top top” (mais tosco, rude e obtuso que Lula, Dilma e Bolsonaro somados) e indicassem o catador de bosta de elefante que virou Ronaldinho dos negócios, talvez o ceguinho achasse natural.

    • O se fosse é uma proposta difícil de visualizar, Canindé, porque o se fosse não foi, Lula não indicou filhos para embaixadores nem para porra nenhuma. Por acaso estás querendo dizer que Bolsonaro está indicando um catador de bosta como embaixador?

  8. Recomendo 3 ampôlas EV de plasil)bromoprida não faz efeito) quando encontrarem esta coluna enquanto procuram coisas produtivas no JBF.Aqui é só um conselho.

  9. Goiano . Se nem assim receberes um indulto , ou um HC preventivo , podes parar com o stand up e começar nova coluna.Talvez com contos ou música , mas podes mijar na sugestão .

    • Vou parar não, véi. Enquanto Berto tiver me pagando direitinho eu vou torturar vocês com a verdade – a verdade dói!
      Hoje mesmo eu publiquei uma verdade aí, mas não quero ficar repetindo, porque é chato, enche o saco.
      Se quiseres vai lá ler, na fonte – vou dar só uma pista, um delator premiado deixou escapar que foi forçado pela Lava-Jato a construir um relato falso sobre o Sítio de Atibaia para ter direito ao prêmio:
      https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/07/16/delator-odebrecht-sitio-atibaia-lava-jato.htm

      • Tua fonte está contaminada com água de esgoto. quando deres notícias de fontes dignas , confiáveis e que possam ser periciadas , aí te aplaudiremos ,mesmo a contragosto.

        • Desmente aí, véi. Podes? Ou são apenas palavras vãs? Ou é apenas a imunização cognitiva que te impede de ler uma notícia que te contraria e crer nela? Qual é a fonte que consideras digna: O Globo? O Estadão? a Veja? a Folha de São Paulo? O Correio Braziliense? O New York Times? O Clarin? O Granma? OU NÃO EXISTE FONTE digna e fidedigna a não ser o Jornal da Bestda Fubana?

      • Tu es o cara brilhante que ilustra esta gazeta. Tortura-nos com ilações , divagações , bajulações e babações de ovos do lula. Mas lerei se jornalistas de verdade atestarem os fatos , não fake news de calhordas ligados ao pt e seus asseclas , que levaram um chute na bunda e estão com o c* ardendo.

        • Quem não quer tapar os olhos para não ver, pode assistir ao vídeo. Quem quiser assistir, pode tentar debater. Pode confrontar. Pode esmiuçar. Pode interpretar. Quem não assistir precisa ficar quetim, quetim. Sem palavras vãs.

Deixe uma resposta