SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

«Qualquer palavra é o prolongamento da primeira: escrevemos, gritamos, amamos, destruímos, e tudo são sílabas que se juntam a essa palavra.», é o que diz Rui Nunes em Armadilha.

Muitas vezes os títulos das crônicas sanchianas são ou demasiado rebuscados, como até levam ao engano, porque não alcança por vezes, o leitor, as subtis razões que levam a esse nome. Já em outras ocasiões a coisa é bem explícita, ora pois…

Parece que foi ontem… 19 de abril de 1987… 35 años de Los Simpson (Homero, Marge, Lisa, Bart y Maggie). Matt Groening le puso los nombres de su familia a sus personajes más famosos.

Su padre se llamaba Homero. A su madre le decían Marge.

Las hermanas menores eran Lisa y Maggie. Sólo eludió la tentación de llamar al hijo del matrimonio con su propio nombre, le pareció demasiado petulante. Por lo tanto lo bautizó Bart. Todo e qualquer aplauso é merecido.

Só devem as “boas meninas” irem para a cama com um homem que curte a família amarela ou que está a ler um bom livro ou, ainda, que o acabou de ler.

E a vovozinha de Ciço, Dona Dinda, sapientíssima como poucas, que queria que o neto tivesse o nome de Homer Ciço, sempre dizia: “Nunca fique por trás de um jumento armado. Ele pode lhe dar um coice e arrancar seus trololós a cru”. Les petites choses; dói só de pensar…

Falando em trololós… Li por aí que os abuelos de Sweeney creen que tiene los mejores pechos de todo Hollywood – “Me dijeron que tengo las mejores tetas de Hollywood”, ha asegurado la guapa Sweeney.

Talvez falta a palavra de um especialista sobre o assunto e Sancho não se fará de rogado para analisar os atributos da moça, se convidado for para tal mister, o que não parece provável.

Falando em tetas, eis Berengária (uma beleza de olhos e cabelo escuro como asa de corvos e de graúnas) era a décima filha do Rei Sancho I de Portugal.

Se deixássemos com o Alencar as virtudes da moça, escreveria o gajo que era “a virgem dos lábios de mel”, cujos cabelos eram mais negros que a asa da graúna e o sorriso mais doce que o favo da jati, como descreveu poeticamente à Ceminha, uma índia tabajara.

Meu pinoquiano pai contava que a bela morreu atropelada por um jumento, coisa que não restou comprovado, pois os causos e acausos ficam por conta do “quem conta um conto aumenta um ponto”.

Falando em jumento, nos vem sempre à mente o simpaticíssimo Polodoro, de pênis quilométrico, para inveja de tantos, e eis que sempre é bom lembrar que neste JBF já teve de tudo um pouco e muito mais, não perdendo esta gazeta escrota a chance de “inovar” e agora surge Maurino Junior a passar a papa Berto receita de flatulência (não, você não leu errado, pasmo leitor).

Eis, em texto maurínico, o cabra lá de Paulo Afonso-BA, a receita: “Já falei a voismicê, Papa Berto, o que sua santidade peidorífera deverá fazer: coma ovo cozido, repolho cozido, cebola roxa, alho, batata doce… Aguarde!!! Assim que ela (uma certa vizinha bertiana) aparecer, dê uma sacudida no buxo, agite a tripa gaitêira e solte aquela bufa quente bem na focinheira da vizinha ptralha. Eu garanto que nunca mais ela irá fazer o que anda o perturbando!!!” Fica a dica… misiricruzencredu!!!!!

Com a “receita maurínica” anotada e bem guardada, recordemos o señor Feliz, que disse, “El humor es una herramienta para la vida, es terapia para la gente. El humor es muy bueno porque te salva de amargarte, que es tan fácil, que salvar de amargarte ya es un gran éxito. El humor es un salvavidas.” Leonardo González Feliz.

Alguém duvida que este ano é 22? Nunca pudo «pasar las veintidos horas, los siete días de la semana, con mis hijas y mi familia«. 22 é o ano e 22 o dia. Hoy é aniversário de Mísia, minha tartaruga, que comemora 22 aninhos; terá festa, com direito a 22 velinhas e 22 convidados às 22:22 hs deste 22. Alguém sabe dizer se tartaruga sabe soprar velinhas? Faz minha “tortuga” o 22º aniversário nesta crônica 1000 do pinoquiano Sancho.

Quiero decir una cosa clarísima: Homer Cyrano de Beijolá estava imerso em suas reflexões acerca de “flatulência, decidindo se soltaria no camarote vip de estádio de futebol ou em sala de cinema lotada. Uma peça em cartaz no teatro do Hotel de Burrogogne chama sua atenção. Alguma valia certamente daria à flatulênica receita maurínica.

“Amar? Para quê? Por um tempo, não vale a pena. E, para sempre, é impossível.” Alexander Pushkin.

Beijolá não conhece Pushkin… Está, ainda, o “nosso” Beijolá sem grana e querendo um empréstimo para hospedar-se no Meridiano Hotel, na praia de Pajuçara, com uma holandesa ruiva que estava de férias no Brasil e conhecera em Sampa e queria porque queria conhecer o Nordeste ao lado de Cyrano, pois se apaixonou quando ele lhe mostrou as maravilhas do “beijolá”, por ela desconhecido .

Certa noite, dois homens se juntam à gente que aflui ao teatro. Um deles, Sancho, está lá para ser xavecado por Beijolá, pois o vendedor de cocos é o cara com mais grana que o pobre conhece (“todo dia saem de casa um malandro e um otário; quando os dois se encontram, alguém faz um grande negócio”).

Cyrano, no bar do teatro, abre o coração ao vendedor dos verdinhos, que se enternece com a história do amigo e, vendo a foto que ela mandara ao apaixonado, clicada em uma bicicleta em passeio por Amsterdã, deu razão à paixão que acometera o amigo; a ruivinha era sensacional por qualquer ângulo que se observasse a foto.

Calderon (probablemente no sepas quien fue) dijo que “los sueños, sueños son”. Questões financeiras acertadas, Sancho, que mal sabia ler e escrever, pois desde que o pai morrera, quando o jovem tinha 13 anos e teve que largar os estudos para ganhar o pão, sonhava ser escritor e arrebanhar leitores no maior e melhor jornal do mundo, um tal Jornal da Besta Fubana, mas (limitado mas), tinha muitas ideias, histórias das estradas e um agravante: quase nada entendia de conjugar verbos, tropeçando a cada frase e se esborrachando no chão diante das ferozes morfologia, sintaxe, semântica, entre outros insondáveis mistérios do bem falar e escrever.

Garantia que se esforçaria nas lições do amigo, pois sofria de insônia crônica e teria boa parte da noite e da madrugada para se dedicar ao bem escrever.

Beijolá se enterneceu diante da história do caminhoneiro, que tanto desejava mostrar ao mundo seus rabiscos. Justo muito justo. Assim ficaram combinados: Sancho toda quinta rascunhava o que viesse à cachola, que Beijolá transformaria o rude e semi-letrado homem dos cocos em sucesso.

E fez mais Homer Heitor Seviliano de Cyrano de Beijolá por Sancho, pois como era amicíssimo de Edmond Rostand, que era “unha e carne” com Joaquimfrancisco, amigão de Luiz Berto, tudo arranjou para que o “convite” fosse feito a Sancho, para ter o simpático caminhoneiro suas Bienaventuranzas publicadas no único jornal que fazia sombra ao Times e ao The Guardian.

Tudo devidamente combinado, algumas crônicas “melhoradas”, com Sancho se transformando em engenheiro de obra pronta, lá foi Beijolá para Maceió dar muito “beijolá” na holandesa (l’amour, c’est toi entre mes bras.) e foi Sancho ser cronista do JBF. É tão bom quando tudo acaba bem, não é mesmo?

“A borboleta pousada ou é Deus ou é nada.” Adélia Prado. 1000 crônicas depois (nossa, como o tempo passa rápido, queridos leitores, fieis testemunhas de tal proeza), Sancho recebe, via correio, convite para o casamento entre Cyrano e Margriet Nicoline, a bela flor da Holanda que adorava um “chupá” seguido de beijolá, beijocá e acolá”.

PS000: You’ll never walk alone – Aujourd’hui – “Fragilizar o direito à defesa implica matar a democracia.” Janaína Paschoal, deputada estadual (amo essa moça e terá meu voto mais uma vez). Em um Brasil (Brejil) de péssimos profissionais em todas as áreas de atividade, recordo: “É melhor ser ignorante de alguma coisa do que aprendê-la mal.” Públio Siro. ¡Ha llegado el día! Después de mucho esperar, por fin es sexta-feira – todas las ruedas están funcionando y girando y estoy muy, muy emocionado de que vengan los comentaristas sexta-ferinos o vierninos… (viernes – excelente sexta-feira para os fubânicos que também foram dormir lindos e acordaram maravilhosos!) – Que haja critério no que se lê. Porém, a questão reside justamente no que seja o critério, pois é pessoal e bem diversificado; tanto o é que há até os que leem (gostava mais quando o “e” vinha com chapeuzinho – lêem) o Sancho (onde fomos parar, meu Deus). E lá vai Sancho sentindo-se como Pessoa: “Sinto-me nascido a cada momento / Para a eterna novidade do Mundo.” Machadiemos nós”: (…) cá virei uma vez por semana, com o meu chapéu na mão, e os bons dias na boca. Se lhes disser desde já, que não tenho papas na língua, não me tomem por homem despachado, que vem dizer coisas amargas aos outros. Não, senhor; não tenho papas na língua, e é para vir a tê-las que escrevo. Se as tivesse, engolia-as e estava acabado (…) [Machado de Assis, in Diálogos e Reflexões de um Relojoeiro. Diria o señor Assis, como não o “dizze”, diz Sancho que hoy es viernes, friday, freytag, friga’s day, vendredi, venerdi. L’essentiel de la semaine – “Se alguém furta ou rouba é porque alguém compra o produto furtado ou roubado”; se alguém trafica é porque alguém compra, portanto, a esses deve alcançar o braço forte (???) da Justiça – “Atualmente procura-se divulgar a sabedoria por toda a parte: quem sabe se daqui a poucos séculos não haverá universidades destinadas a restabelecer a antiga ignorância?” Georg Lichtenberg. Encontrarlos en la vida viviendo tan lejos unos de otros y poder compartir tantos ratos buenos juntos es una de esas casualidades afortunadas. Gracias por tanto. We interrupt to bring you a very special message…Indesejáveis? Jamais. Precisamos dos idiotas e dos imbecis, pois mesmo com a debilidade e tibieza da argumentação que vomitam, são agentes provocadores, o que nos obriga à exaustão nos perguntar o que nos leva a estar do lado certo, o que em muito contribui para solidificar em cada um de nós a certeza que estamos do lado certo.« Évidemment qu’on va aller voter » EREÇÕES 2022 ((evitar la sospecha, esa es la cuestión)), não deixe a democracia brochar (broxar)… Thorcísio será o novo governador de São Paulo – Tarcisão 2022 – Vamos eleger agora em 2022, como Governador do Estado de São Paulo “TARCÍSIO DE FREITAS”. “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.” Leonardo da Vinci. O “leonardo dava vinci” e Sancho com sérios problemas para dar uma. E o JBF é um lugar onde uma gente arteira se reúne…Somos todos Capitães! Pesquisa Real Time/Big Data divulgada pela Record TV RS revela os índices de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Sul e tem candidato do Bolsonaro disparado na frente, com petista, candidato do ex-presidente na rabeira. Vejamos: Onyx Lorenzoni (PL): 20%; Romildo Bolzan (PDT): 7%; Beto Albuquerque (PSB): 7%; Ranolfo Vieira Júnior (PSDB): 6%; Edgar Pretto (PT): 5%; Luiz Carlos Heinze (PP): 5%; Roberto Argenta (PSC): 2%; Gabriel Souza (MDB): 2% Já uma vez aqui foi dito e hoje se volta a dizer, por ser verdadeiro e pertinente: MEXAM-SE – Os eleitores que pretendem votar nas eleições gerais de outubro têm pouco tempo para regularizar a situação na Justiça Eleitoral. A partir de 4 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita. Pergunta Sancho: está o leitor/eleitor prontinho para “gozar”, como venezuelanos, cubanos, argentinos, bolivianos, peruanos e chilenos do comunismo (irmão siamês do socialismo) na veia, a partir de 2023?

PS1: El JBF y sus ff (fabulosos fubânicos) – É jair ou já Era – #fechadocomBolsonaro. – Elistrizante: “O Brazil não conhece o Brasil / O Brasil nunca foi ao Brazil” – Les médias de gauche ont pris les armes et sont montés au front. Un seul objectif, parvenir à faire barrage à JMB à tout prix pour l’empêcher de gagner cette élection. – Vá em uma ou invente a sua… Manifestações públicas estão programadas para o primeiro de maio em várias cidades do Brasil, todas de apoio ao presidente Bolsonaro e por eleições limpas. It’s the Economy, Stupid! 1) Assim falou, neste JBF, o Garcia: “A Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários está entusiasmada com a reação do mercado imobiliário. No último trimestre levantado, de novembro/21 a janeiro/22, os lançamentos de imóveis cresceram 42% em relação a igual trimestre do período anterior. Isso é construção civil, a base de emprego, que dá mais emprego e para as pessoas que estão começando no mercado de trabalho”; 2) Privatiza saporra toda, Bolsonaro!!!!!! A meta é vender 11 empresas federais, incluindo os Correios e a Eletrobras, e fechar duas até o final do primeiro mandato do presidente. Privatizar (eliminar cabides de emprego e fechar portas para a corrupção) faz bem para o Brasil atual e para as futuras gerações. Ampliar capital privado na economia nacional significa mais eficiência e melhores produtos e serviços; 3) COMPRE E DISTRIBUA AOS JOVENS – As vendas do Tuttle Twins (Os gêmeos Silva aprendem sobre a Lei · Desbravando O Mundo A Regra De Ouro · Desbravando O Mundo Livre A Busca Por Atlas, ETC…) ultrapassaram a marca de 3,5 milhões de exemplares (https://tuttletwins.com/product-category/portuguese/). O trabalho, que ressalta a obra de pensadores como Frédéric Bastiat, Friedrich Hayek e Ludwig von Mises, está sendo cada vez mais requisitado por pais e jovens (https://tuttletwins.com/). With our books, your children will learn things like: Why a free market economy is the greatest way to lift people out of poverty and allow people to trade with one another; How property rights allows us to decide what’s best for us, and make decisions for our family; Why the world is a better place because of entrepreneurs who create businesses to help serve us and improve our lives. What socialism is and why it is so destructive to our freedoms and well being; How the Golden Rule is so important to people getting along with one another, no matter where we live, what we look like, or what we believe; Why education is so important, and why children should be allowed to learn things they are interested in; What true laws are, and why the government should protect our rights…and so much more!; 4) APLAUSOS – Plenário da Câmara dos Deputados analisou e aprovou a Medida Provisória 1.077/2021 que institui o Programa Internet Brasil, fruto da parceria entre os ministérios das Comunicações (MCom) e da Educação. Agora, a MP segue para o Senado Federal; 5) Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar o extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, como pelo site gov.br/meuinss. O pagamento do décimo terceiro antecipará a injeção de R$ 56,7 bilhões na economia (R$ 28,35 bilhões correspondem à primeira parcela, referente à competência de abril, que será paga entre o fim de abril e o início de maio. O restante corresponde à segunda parcela, da competência de maio, a ser paga no fim de maio e início de junho); 6) O Brasil é a segunda maior democracia do Hemisfério Ocidental e possui a 11ª maior economia do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional. De acordo com o Bureau of Economic Analysis, agência de estatísticas vinculada ao governo norte-americano, o comércio bilateral de bens e serviços entre os EUA e o Brasil movimentou quase US$ 100 bilhões em 2021. Isso representa um aumento de cerca de 30%, em comparação com 2020. Como resultado, o superávit comercial dos EUA aumentou para mais de US$ 26 bilhões; 7) Phodda bagarai o tal Bolsonaro!!!!!! “Inuéquio” Bolsonaro tinha razão? Um estudo de economistas-pesquisadores da Universidade de Chicago publicado pelo National Bureau of Economic Research do governo federal dos Estados Unidos, e citado pelo Wall Street Journal, é o mais recente demonstrativo concreto, com base em números, do desastre universal que foi o “lockdown”; 8) Assim falou, neste JBF, o Garcia: “A Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários está entusiasmada com a reação do mercado imobiliário. No último trimestre levantado, de novembro/21 a janeiro/22, os lançamentos de imóveis cresceram 42% em relação a igual trimestre do período anterior. Isso é construção civil, a base de emprego, que dá mais emprego e para as pessoas que estão começando no mercado de trabalho”; 9) QUER SABER COMO SE FAZ? Visite o site criado com a ideia de disponibilizar de maneira sistematizada e fácil todo o conjunto de ações do governo Bolsonaro. Vale a pena consultar e recomendar. https://www.entregasdogoverno.com/; 10) “Democracy is two wolves and a sheep voting what’s for dinner. Freedom is a well-armed lamb contesting the vote.” Ben Franklin; e, por fim: N’oublions pas qu’un journal doit informer et non former : principe qui semble avoir été oublié par nos confrères de gauche.

PS7: – Ditadura – “só é boa” quando estou a falar de meu pênis (pinto, piroca, cacete cara-de alho, pica, piça, mangalho, broca, pau, vara, rola, quinta perna do burro) – El mensaje ha quedado muy claro. Realmente, o preço da liberdade é a eterna vigilância! Lido por aí… Segundo o jornal britânico Independent, drones voam em frente às varandas dos apartamentos dos chineses apelando à calma de todos os que estão impedidos de sair de suas casas. Pelos seus altifalantes debitam frases como: “Por favor cumpram as restrições Covid. Controlem o desejo da vossa alma por liberdade. Não abram as janelas nem cantem.” (♫ ♬ ♩ amor assim não acontece todo dia ♫ ♬ ♩). Por el bien común dejen de fabricar pobreza… SOS NICARÁGUA – SOS ARGENTINA – SOS VENEZUELA – SOS CUBA – Ditadores enfiam sem dó, piedade ou vaselina – Para quem ama comunismo, hablemos con pajaritos…COMO SÃO maravilhosas as ditaduras – Chupa essa manga e engula o caroço… WAR, qualquer WAR – Não sei se rio, se choro, se arranco os poucos cabelos que me restam… Justiça do Rio anula ação policial que apreendeu 700 kg de drogas na operação ‘Chupa essa Manga’. El futuro está por escribirse – Para quem “curte o universo gay” e vai votar em nossos comunistas, leia com atenção: Warner Bros Pictures ha permitido que la trama gay de Animales Fantásticos 3 sea borrada, eliminada y reducida para facilitar su estreno en los cines chinos.

PS10: ¿E a pipoca, «l’enchanteur» Sancho? Antes da pipoca, música maestro!! E que músicas, maestro! DIVULGUEMOS, mesmo que não haja Blue Eyes, The Voice, Frankie – Hope to see you – Sinatra Forever will be touring the entire country of Brazil from April 26th to May 8th. From the North of Fortaleza to San Paulo, Brazilia and of course Rio de Janeiro. A 12 piece big band will be featured throughout this tour. – “I did it my way…”, os amantes do velho e talentoso Francis Albert Sinatra vão poder matar a saudade do reportório da “voz de ouro” do século XX. Desta vez, além do Rio de Janeiro, o espetáculo Sinatra Forever terá apresentações em Juiz de Fora, Curitiba, São Paulo, Maringá, Brasília, Londrina e Cuiabá (a confirmação dos locais ainda não é definitiva).. O cantor Rick Michel, reconhecido mundialmente como o mais célebre intérprete de Sinatra, está de volta ao Brasil, com o espetáculo Sinatra Forever, que será apresentado no Hell de Janeiro e depois viajará pelo Brasil. Começa no Teatro Multiplan, no shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, no dia 29 de abril, com início às 20h. Sancho e Sinatra: “I’ve lived a life that’s full, I travelled each and every highway and more, much more than this, I did it my way”. Como ser odiado: Conte um spoiler falso na fila do cinema. Seven kings must die, Ciço. Não custa nadica de nada avisar: Marvel Studios’ Thor: Love and Thunder arrives only in theaters July 8. Si eres seriéfilo, tienes que leer esto PS… I do know the release date, but I’m not allowed to tell…¿Cómo llega Natalie Portman a coger el martillo y convertirse en la Diosa del Trueno en Thor: Love and Thunder? Chris Hemsworth como Thor, Natalie Portman como a Poderosa Thor, Tessa Thompson como Valquíria, Taika Waititi como Korg, e Christian Bale como Gorr, o Carniceiro dos Deuses. ¿Cuándo volveremos a ver a Los Cuatro Fantásticos en el cine? ♫ ♬ ♩No escurinho do cinema / Chupando Drops de anis / Longe de qualquer problema / Perto de um final feliz ♫ ♬ ♩ – 1) ‘Hay más grandes sorpresas en Doctor Strange 2 que en Infinity War, Endgame y No Way Home juntas’«, afirmó John Campea. Cê cridita nu João? Sancho “cridita”; 2) Em 17 de abril de 2011, 11 anos atrás, ia ao ar “Winter Is Coming“, o primeiro episódio de ‘Game of Thrones’ (Lena Headey, Emilia Clarke, Natalie Dormer, Gwendoline Christie, Sophie Turner, Carice van Houten, Nathalie Emmanuel, Maisie Williams, Nikolaj Coster Waldau, Pedro Pascal, Charles Dance, Jason Mamoa, Peter Dinklage, Kit Harington), maior vencedora do Emmy Awards de todos os tempos, com 160 indicações em 59 vitórias; de 8 temporadas, a produção venceu como “Melhor Série” no Emmy em 4 delas; 3) “Wednesday”: todo sobre la serie de Merlina, de “Los Locos Addams”, dirigida por Tim Burton. Se trata de Wednesday, la vida durante la adolescencia de Merlina Addams. Los padres de la joven serán representados por Catherine Zeta-Jones como Morticia y Luis Guzmán en el papel de Homero (en esta entrega se llamará Gómez Addams). El elenco de “Wednesday”: Gwendoline Christie, Riki Lindhome, Jamie McShane y Thora Birch. Se suman al elenco Emma Myers como Enid Sinclair, compañera de cuarto de Wednesday; Hunter Doohan como Tyler Galpin , el sheriff de la ciudad. Percy Hynes White será Xavier Thorpe , un niño rico que se fascina con los poderes de la chica Addams. Joy Sunday será Bianca Barclay, que se enfrentará continuamente a Wednesday; 4) ‘Besouro Azul’ está agendado para voar em 18 de agosto de 2023. Susan Sarandon assinou contrato para interpretar Victoria Kord em ‘Besouro Azul‘? 5) Vikingos: Valhalla está producida por MGM Television y sólo en Netflix. Esta nueva serie cuenta con Jeb Stuart como director y productor ejecutivo, también cuenta con la producción ejecutiva de Morgan O’Sullivan, Michael Hirst, Sheila Hockin, Steve Stark, James Flynn, John Weber, Sherry Marsh y Alan Gasmer, Paul Buccieri. Además, entre su reparto también destacan Bradley Freegard (Mantener la fe), Laura Berlin (Un verano inolvidable), David Oakes (Los Borgia), Jóhannes Haukur Jóhannesson (Entre dos mundos) y la cantante Caroline Henderson, Jeb Stuart, Michael Hirst, Morgan O’Sullivan, James Flynn, Sherry Marsh, Alan Gasmer, Sheila Hockin y John Weber son los productores ejecutivos. Además, Jeb Stuart también es el showrunner y guionista. El premiado director Niels Arden Oplev dirige y produce el primer episodio. Otros directores de la primera temporada son Stephen St. Leger y Hannah Quinn. Junto a Stuart, los guionistas son Vanessa Alexander, Declan Croghan y Eoin McNamee; 6) Meet the world’s last defense. Elsa Pataky kicks ass in the action-packed film INTERCEPTOR, on Netflix June 3. Pataky, patati, patali. patacolá deve utilizar seus anos de treinamento tático e experiência militar para salvar a humanidade”. Salvar a humanidade? Ah não! Salva, não, dona! Pelo amor de Deus, deixa acabar esta porra!; 7) La serie de televisión de Percy Jackson en Disney+ confirma a Walker Scobell, quien ha salido recientemente en El proyecto Adam de Netflix. La primera temporada Percy Jackson constará de ocho episodios en total; 8) Ironheart – La actriz Dominique Thorne dará vida a Riri Williams, personaje que será presentado en Black Panther 2. Una brillante inventora adolescente que construye su propia versión del traje de Iron Man. Ironheart llegará a Disney + en algún momento de 2023. Ryan Coogler y su estandarte de producción, Proximity Media, se han unido al equipo creativo de Ironheart. Además han contratado a Samantha Bailey (Queridos blancos) y Angela Barnes (Blindspotting) como directoras; 9) El personaje de Namor en Black Panther 2 estará interpretado por el actor mexicano Tenoch Huerta, que estará acompañado de Danai Gurira como Okoye, Florence Kasumba como Ayo, Angela Bassett como Ramonda, Lupita Nyong’o como Nakia, Letitia Wright como Shuri, Martin Freeman como Everett K. Ross, Daniel Kaluuya como W’Kabi, Winston Duke como M’Baku y Dominique Thorne como Riri Williams. Sabremos todos los detalles cuando se estrene Black Panther: Wakanda Forever el 11 de noviembre de 2022; 10) Welcome to the Continent! We’re thrilled to introduce our new cast of royals, warriors, and outlaws making their debut in #TheWitcher Season 3. Netflix anunciou novos integrantes no elenco principal da terceira temporada de ‘The Witcher‘, que são: Robbie Amell (Upload), Meng’er Zhang (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), Hugh Skinner (Fleabag) e Christelle Elwin (Half Bad); 11) Ciço recomendou West Side Story. Ao todo amor, sublime amor… West Side Story – Amor Sem Barreiras conseguiu 7 indicações incluindo de Melhor Filme Melhor Atriz para Ariana DeBose e Melhor Direção para Steven Spielberg. A produção do filme é de Steven Spielberg com base no roteiro de Tony Kushner, que adapta a peça de 1957 de Arthur Laurentis com música de Leonard Bernstein e letras de Stephen Sondhem. Justin Peck coreografou os números musicais do filme. A atriz Rita Moreno, que participou da primeira versão do filme lançada em 1957, também participa em um novo papel no filme e ainda na produção executiva. O longa é estrelado por Ansel Elgort como Tony, Rachel Zegler como Maria, Ariana DeBose como Anita e David Alvarez como Bernardo.No elenco temos ainda os membros dos Jets Anybodys (Ezra Menas), Mouthpiece (Ben Cook), Action (Sean Harrison Jones); o líder dos Jets Riff (Mike Faist); Baby John (Patrick Higgins); o irmão de Maria e líder dos Sharks Bernardo (David Alvarez); e os membros dos Sharks Quique (Julius Anthony Rubio), Chago (Ricardo Zayas), Chino (Josh Andrés Rivera), Braulio (Sebastian Serra) e Pipo (Carlos Sánchez Falú).Completam o elenco os atores Ana Isabelle (Rosalia), Corey Stoll (Tenente Schrank); Brian d’Arcy James (Oficial Krupke); e Curtiss Cook (Abe). Amor, Sublime Amor está disponível no Disney+; 12) Larson vs Diesel vs Theron vs Momoa vs Cena – Larson en Fast and Furious ¡Todavía nos falta muchísima información sobre el personaje! Brie Larson reacciona así a su fichaje por Fast and Furious 10: «Emocionado ni siquiera comienza a explicar cómo me siento al unirme a la familia Fast and Furious. Gracias por darme la bienvenida con tanta amabilidad y entusiasmo, Vin Diesel. No puedo esperar para compartir más (cuando pueda)» Fast and Furious 10 se estrenará el 19 de mayo de 2023. Para esta décima entrega ya se ha confirmado la participación de Vin Diesel como Dominic Toretto, Nathalie Emmanuel como Ramsey, Eva Mendes como Monica Fuentes, Michelle Rodriguez como Letty Ortiz, Tyrese Gibson como Roman, Sung Kang como Han y Ludacris como Tej. Además se unirán en papeles desconocidos estrellas como Jason Momoa, Brie Larson y Daniela Melchior. Pero también es posible que regresen Charlize Theron como Cipher, John Cena como Jakob y Jason Statham como Deckard Shaw. 13) 6ª temporada de Better Call Saul começou a ser exibida pela Netflix no Brasil no dia 19 de abril. ♫ ♬ ♩ Não vou bancar o santinho / Minha garota é Mae West / Eu sou o Sheik Valentino / Acenderam as luzes, cruzes / Que flagra / Que flagra / Que flagra, uh uh / La la la la la / Uh uh / La la la la la / La la la la la ♫ ♬ ♩. Quem nunca?

PS13: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura) – Um livro que muito recomendo a quem gosta de brincar com as palavras: “Nunca lo hubiera dicho” es el título de este libro publicado por Taurus con algunos de los “secretos mejor guardados, o no tanto, de la lengua española”. Con este volumen se inicia la colección Hablantes, una nueva línea de divulgación lingüística avalada por la Real Academia Española y la Asociación de Academias de la Lengua Española, y que ha sido dirigida por la académica Soledad Puértolas. ALGO IMPERDÍVEL QUE PODE SER COMPRADO POR UMA PECHINCHA (informação não tem preço) – Já está na gráfica a 3a. edição atualizada e impressa do livro do Políbio Braga, “Herança Maldita – Os 16 anos do PT em Porto Alegre”. Diz o autor: São 344 páginas, com fotos devastadoras sobre a herança. “Deletem tudo que estiver nos computadores, inclusive arquivos básicos”, avisaram os petistas quando tiveram que entregar dedos e mãos para o candidato vitorioso, José Fogaça, MDB. O livro será lançado em junho. Reservas podem ser feitas desde agora pelo e-mail polibio@braga.com.br O preço de cada exemplar será de R$ 80,00, o que inclui custo de entrega para qualquer parte do Brasil. O pagamento só será feito quando da confirmação, em junho, quando estiver tudo pronto para a entrega. Feiras literárias… Programe-se: 1) Feria Internacional del Libro de Buenos Aires – La 46.ª Feria Internacional del Libro de Buenos Aires abrirá, para público general, del jueves 28 de abril al lunes 16 de mayo y se realizará en La Rural, Predio Ferial de Buenos Aires – La bestseller argentina Florencia Bonelli vuelve con “El hechizo del agua” y sus lectores esperan ansiosos su presentación en la Feria del Libro de Buenos Aires. Obras: Bodas de odio (1999), Marlene (2003), Indias blancas (2005), Lo que dicen tus ojos (2006), la bilogía “El cuarto Arcano” (2007), la trilogía “Caballo de fuego”, la “Trilogía del perdón”, la serie “Nacidas” y la saga “La historia de La Diana” y “La Tía Cósima”. ; 2) BIENAL MINEIRA DO LIVRO 2022 – realizada na capital, Belzonte, de 13 a 22 de maio de 2022, no BH Shopping e representa a 6ª edição; 3) Hay Festival 26 may – 5 june 2022; 4) Abu Dhabi International Book Fair – De Saturday 14 a Friday 20 May 2022 – Local: Abu Dhabi National Exhibition Centre (ADNEC) – Cidade: Abu Dhabi.Mais informações: adbookfair.com; 5) Taipei Book Exhibition – De Thursday 2 a Tuesday 7 June 2022 – Local: Taipei World Trade Center – Cidade: Taipei – Mais informações: tibe.org.tw; 6) Bienal do Livro SP. Bienal do Livro SP de 02 a 10 Julho de 2022 no Expo Center Norte, na capital paulista; 7) Wigtown Book Festival — Escócia – 23 september – 2 october 2022; 8) Frankfurt Buchmesse 2022 – 19 – 23 october 2022; 9) 42ª edición de la Feria Internacional del Libro de Santiago (FILSA 2022) que se celebra en el Centro Cultural Estación Mapocho de Santiago. Inicio: 27 Octubre 2022 (jueves) Fin: 06 Noviembre 2022 (domingo); 10) Feria Internacional del libro de Guadalajara – 26 noviembre a 4 diciembre 2022; e, por fim, «Terrível é constatar até que ponto deixámos de poder dizer seja o que for… Nietzsche, Schopenhauer e Espinosa não teriam qualquer hipótese hoje em dia. O politicamente correcto, ou aquilo em que se transformou, torna inaceitável a quase totalidade da filosofia ocidental. Há cada vez mais coisas que deixámos de poder pensar. É assustador.» Michel Houellebecq, Intervenções (2009), p. 162.

PS24: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Sancho, Footballeur du Vendredi…Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio também é vida no pulsar corações, é movimento na festa dentro dos estádios, é companheirismo na identificação com mesmas cores, é sonho, é abraço, é alegria e tristeza… não se limita apenas à alienação, ao negócio, ao vil metal ou à cegueira clubística (um maná para quem goste de galhofa e, infelizmente, violenta e gladiadora em algumas ocasiões, não tão raras). “Jamás dudaré de la honestidad de un árbitro” Pinocchio. Football Legends – Santos Futebol Clube – 110 anos (desde 14 de abril de 1912, o Santos acumula histórias e conquistas. O Alvinegro possui 1 Pelé, 1 Dorval, 1 Melgálvio, 1 Coutinho, 1 Pepe, 22 Campeonatos Paulistas, 8 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 3 Libertadores, 2 Mundiais de Clubes, 1 Copa Conmebol, 1 Recopa Sudamericana, 1 Recopa Mundial e 5 Torneios Rio-São Paulo). El fútbol son sentimientos, los que nos acompañan se sienten parte de la historia y se sienten orgullosos de su equipo. Discute-se a bola e o “esporte bretão” em cada vírgula. Profexô (algum outro emprego é mais volátil? – filho chora e a mãe não vê) perdeu o emprego…O Internacional, em péssima temporada, comunicou o desligamento do técnico uruguaio Alexander Medina… Certos torcedores, desejosos de verem títulos neste 2022, devem candidatar-se a mesários nas eleições gerais deste ano, pois será a única oportunidade de verem muitos títulos. El fútbol es maravilloso – Utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê – E vamos para as redes ao som do Skank: ♫ ♬ ♩Bola na trave não altera o placar / Bola na área sem ninguém pra cabecear / Bola na rede pra fazer o gol / Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? ♫ ♬ ♩. A Relógio D’água tem um livro muito interessante sobre futebol – CONTOS DE FUTEBOL – vários autores, entre outros, Miguel Delibes, Julio Llamazares, Rosa Regàs, Augusto Roa Bastos, Alfredo Bryce Echenique, Mário Benedetti, Javier Marias, José Luis Sampedro e Osvaldo Soriano.

PS33: Noi Siamo pronti e voi? Tenemos que demostrar que somos un equipo que aspira a todo. Ligas Nacionais- season 2021-22 – “La cuenta que hacemos es sencilla, simple. No necesito ser un matemático: sumar de tres en tres”. Llega la primavera en el hemisferio norte y los primeros campeones comienzan a aflorar… ¿Se siente campeón? El Športový Klub Slovan Bratislava de Ivan Saponjic conquistó en Eslovaquia, The New Saints of Oswestry Town & Llansantffraid Football Club hizo lo propio en Gales, el Lincoln Red Imps Football Club se proclamó ‘rey’ de Gibraltar y el Futbolen Klub Ludogorets, ‘equipo del bosque salvaje’, volvió a imponer su ley, una vez más, en Bulgaria y ganó su ¡11ª! Liga seguida (2011–12, 2012–13, 2013–14, 2014–15, 2015–16, 2016–17, 2017–18, 2018–19, 2019–20, 2020–21, 2021-22). Pertenece a una diminuta localidad de 35.000 habitantes, fue fundado en 2001, ascendió a Primera por primera vez en su historia en 2011 y, en su debut en la élite, conquistó Liga y Copa. El campeón búlgaro aún está lejos de las 14, récord UEFA, del Skonto Football Club, de Riga en Letonia (1991-2004 – foi à falência em 2016 e desde então não disputou mais qualquer competição) y del Lincoln Red Imps en Gibraltar (2003-2016). El récord absoluto está en poder del Tafea Football Club (Vanuatu), que conquistó 15 entre 1994 y 2009. Napoleón decía que prefería los generales con suerte a los generales de calidad. “I vamu qui vamu” que as retas finais no Velho Continente estão chegando (já temos gigantes campeões, outros com pelo menos uma mão na taça e outros no bolo pela disputa) e o Brasileirão ainda engatinha ¿Por qué he ganado? Porque soy el mejor”: 1) Ligue1 – le PSG sacré champion de France (leur dixième titre de champion de France, autant que les recordmen stéphanois en L1 – Madre mia y luego dicen que el dinero no da la felicidad) – Leaders au classement de Ligue 1 depuis la troisième journée – Plaza Champions – PSG y Marseille – Campeón Paris Saint-Germain Football Club – Journée 34: 23/4 – PSG vs Lens; Journée 33: 20/4 – Angers 0-3 PSG y Olympique Marsella 3-2 Nantes; Journée 32: Le Classique – Paris Saint-Germain Football Club 2-1 Olympique de Marseille (Le PSG champion de France? Mathématiquement, ce n’est pas fait – líder y campeón: Paris Saint Germain Football Club – Kylian Mbappé mène grandement Paris Saint Germain vers son 10e titre de champion de France. – Paris reprend son avance de 12 points en tête – liderato con 74/96). Palmarés – Galeria dos Campeões: Paris Saint-Germain Football Club – 10(1985–86, 1993–94, 2012–13, 2013–14, 2014–15, 2015–16, 2017–18, 2018–19, 2019–20, 2021-22); Saint-Étienne – 10(1956–57, 1963–64, 1966–67, 1967–68, 1968–69, 1969–70, 1973–74, 1974–75, 1975–76, 1980–81);Olympique de Marseille – 9(1936–37, 1947–48, 1970–71, 1971–72, 1988–89, 1989–90, 1990–91, 1991–92, 2009–10); Monaco – 8(1960–61, 1962–63, 1977–78, 1981–82, 1987–88, 1996–97, 1999–00, 2016–17); Nantes – 8(1964–65, 1965–66, 1972–73, 1976–77, 1979–80, 1982–83, 1994-95, 2000–01); Lyon – 7(2001–02, 2002–03, 2003–04, 2004–05, 2005–06, 2006–07, 2007–08); Bordeaux – 6(1949–50, 1983–84, 1984–85, 1986–87, 1998–99, 2008–09); Reims – 6(1948–49, 1952–53, 1954–55, 1957–58, 1959–60, 1961–62); Nice – 4(1950–51, 1951–52, 1955–56, 1958–59); Lille – 4(1945–46, 1953–54, 2010–11 e 2020-21);Sète – 2(1933–34, 1938–39); Sochaux – 2(1934–35, 1937–38); Montpellier – 1(2011–12); Lens – 1(1997–98); Auxerre – 1(1995–96); Strasbourg – 1(1978–79); Roubaix-Tourcoing – 1(1946–47); Racing Paris – 1(1935–36); Olympique Lillois – 1(1932–33).; 2) Premier League – Plaza Champions – Manchester City, Liverpool, Chelsea, Tottenham – Gameweek 25 – complemento: Chelsea 2-4 Arsenal; Gameweek 30 – complemento: 19/4 – North West Derby – Liverpool 4-0 Manchester United (Humillación 0-5 en la ida. Humillación 4-0 en la vuelta), 20/4 – Manchester City 3-0 Brighton; Gameweek 33 – Wolverhampton vs Manchester City, Aston Villa vs Liverpool, Tottenham vs Brighton, M United vs Norwich, Leeds vs Chelsea, 34 – Arsenal vs M Unted, M City vs Watford, Brentord vs Tottensam, chelsea vs est Ham, Liverpool vs Everton, 35 – Newcastle vs Liverpool, Leeds vs M City, Everton vs Chelsea, Tottenham vs Leicester, M United vs Brentford, 36 – Chelsea vs Wolverhampton, Brighton vs M United, Liverpool vs Tottenham, M City vs Newcastle 37 – Tottenham vs Burnley, M United vs Chelsea, Southampon vs Liverpool, West Ham vs M City, 38 – Chelsea vs Watford, Crystal Palace vs M United, Liverpool vs Wolverhampton, M City vs Aston Villa, Norwich vs Tottenham; (El Liverpool (76) está a 1 punto de los citizens (77) ¡Hay Liga! Líder: Manchester City Football Club – 77/99); 3) Bundesliga – Plaza Champions – Bayern Múnich, B Dortmund, RB Leipzig y B Leverkusen – Campeón Fußball-Club Bayern München – Spieltag 31: Samstag, 23/4 – Der Klassiker – Bayern Múnich vs Borussia Dortmund (Sancho viu na borra de café: El Bayern conquistó su décima Bundesliga consecutiva (2012–13, 2013–14, 2014–15, 2015–16, 2016–17, 2017–18, 2018-19, 2019-20, 2020-21, 2021-22) ganando al Borussia Dortmund en ‘Der Klassiker’. Es la primera vez en la historia que entona el alirón en ‘Der Klassiker’); Spieltag 30: 16/4 B Dortmund 6-1 Wolfsburg, 17/4 – Arminia 0-3 Bayern; (líder: Fußball-Club Bayern München 72/90 – ¿Puede perder el Bayern la Liga bávara? El Bayern es inmensamente superior al resto, de ahí la insalvable renta de 9 puntos con el segundo, el Dortmund). Palmarés – Galeria dos Campeões – MEISTERSCHAFT – Fußball-Club Bayern München (32): 1931–32, 1968–69, 1971–72, 1972–73, 1973–74, 1979–80, 1980–81, 1984–85, 1985–86, 1986–87, 1988–89, 1989–90, 1993–94, 1996–97, 1998–99, 1999–2000, 2000–01, 2002–03, 2004–05, 2005–06, 2007–08, 2009–10, 2012–13, 2013–14, 2014–15, 2015–16, 2016–17, 2017–18, 2018-19, 2019-20, 2020-21, 2021-22; Nürnberg 9 (1919–20, 1920–21, 1923–24, 1924–25, 1926–27, 1935–36, 1947–48, 1960–61, 1967–68); Borussia Dortmund 8 (1955–56, 1956–57, 1962–63, 1994–95, 1995–96, 2001–02, 2010–11, 2011–12); SCHALKE 04 – 7 (1933–34, 1934–35, 1936–37, 1938–39, 1939–40, 1941–42, 1957–58); HAMBURGER SPORT-VEREIN – 6 (1922–23, 1927–28, 1959–60, 1978–79, 1981–82, 1982–83); BORUSSIA VEREIN FÜR LEIBESÜBUNGEN 1900 E. V. MÖNCHENGLADBACH – 5 ( 1969–70, 1970–71, 1974–75, 1975–76, 1976–77); Verein für Bewegungsspiele Stuttgart 1893 – 5 (1950, 1952, 1983–84, 1991–92, 2006–07); 1. Fußball-Club Kaiserslautern – 4 ( 1951, 1953, 1990–91, 1997–98); Sportverein Werder Bremen von 1899 – 4 (1964–65, 1987–88, 1992–93, 2003–04); Fußball-Club Köln 01/07 – 3 (1961-62, 1963–64, 1977–78); FC Lokomotive Leipzig – 3 (1903, 1906 e 1913); Spielvereinigung Greuther Fürth – 3 (1914, 1926, 1929); Berliner Fußball-Club Viktoria 1889 – 3 (1893–94, 1907–1908, 1910–1911); Hauptverein Dresdner Sport-Club 1898 – 2 ( 1943, 1944); Hannoverscher Sportverein von 1896 – 2 (1938, 1954); Hertha-Berliner Sport-Club von 1892 – 2 (1930, 1931); Verein für Leibesübungen Wolfsburg – 1 (2008-09); Braunschweiger Turn- und Sportverein Eintracht von 1895 – 1(1967); Eintracht Frankfurt – 1(1959); Düsseldorfer Turn- und Sportverein Fortuna 1895 – 1 (1933); Freiburger Fußball-Club – 1 (1907); Kieler Sportvereinigung Holstein von 1900 – 1 (1912); Karlsruher Sport-Club Mühlburg-Phönix Eingetragener Verein – 1 (1909); Verein für Rasenspiele Mannheim 1896 – 1 (1949); Karlsruher Sport-Club Mühlburg-Phönix Eingetragener Verein – 1 (1909); Sportklub Rapid Wien – 1 (1941); Rot-Weiss Essen – 1 (1955); Turn- und Sportverein München von 1860 – 1 (1965-66).; 4) LaLiga – Plaza Champions – Real Madrid, Atlético, Barcelona y Sevilla – Campeón Real Madrid Club de Fútbol – La victoria (3-2) del Madrid en el Pizjuán cierra LaLiga 2021-22. ¡Así, así, así gana el Madrid! Jornada 34: 30/4 – Real Madrid vs Espanyol; Jornada 33: Osasuna 1-3 Real Madrid; Jornada 32 – Sevilla 2-3 Real Madrid, Barcelona 0-1 Cádiz (victoria blanca que deja la Liga en sus manos); (líder: Los blancos, con 75 puntos en su casillero, aventajan en 15 a los blaugrana, que suman 60. Real Madrid Club de Fútbol – 78/99); 5) Lega Calcio (SerieA) Inter: I traguardi immediati – lo scudetto innanzitutto, oltre la finale di Coppa Italia.- Il Milan si sogna lo scudetto – Plaza Champions – Milan 71, Internazionale 69, Nápoli 67 y Juve 63 – Giornata 33: Spezia 1-3 Internazionale, Milan 2-0 Genoa, Juventus 1-1 Bolonia; Giornata 34: Internazionale vs Roma, Empoli vs Napoli, Lazio vs Milan, Sassuolo vs Juvetus, Giornata 35: Juventus vs Venezia, Milan vs Fiorentina, Nápoli vs Sassuolo, Roma vs Bolonia, Udinese vs Internazionale; Giornata 36: Fiorentina vs Roma, Genoa vs Juventus, Internazionale vs Empoli, Torino vs Napoli, Verona vs Milan; Giornata 37: Cagliari vs Internazionale, Juve vs Lazio, Milan vs Atalanta, Nápoli vs Genoa, Roma vs Venezia; Giornata 38: Spezia vs Napoli, Sassuolo vs Milan, Internazionale vs Sampadoria, Fiorentina vs Juventus, Torino vs Roma; (Giornata 33 – líder: Associazione Calcio Milan – liderato con 71/99 – Società Sportiva Calcio Napoli, Football Club Internazionale Milano (um jogo a menos) y Juventus Football Club estão encostados no líder); 6) Primeira Liga – Plaza Champions – Porto y Sporting – Campeón Futebol Clube do Porto – 31e journée: 25/4 – Braga vs Porto; 30e journée: Sporting 0-2 Benfica, Porto 7-0 Portimonense – ronda 30 do campeonato – a 58ª consecutiva em que se manteve invicto -, o FC Porto marcou sete golos, não sofreu nenhum e dilatou para nove pontos a vantagem sobre o mais direto perseguidor; (líder: Futebol Clube do Porto, com 9 pontos de vantagem sobre o Sporting – liderato con 82/90); 7) BRASILEIRAO – “Na rabeira das tabelas há bastante tempo, na segundona jamais.” Ninguém FC – Série A; Série B; Série C y Série D – Campeonato Brasileiro – Séries A,B,C,D – Tiene que salir un campeón, ¿por qué no ser nosotros? a) Brasileirão – Palmeiras em 2002 rebaixado; em 2012 rebaixado; 10 em 10 anos os verdes muito se preocupam. Iniciou 2022 (10 anos depois) perdendo pro Ceará em casa e empatando com os fracos Goiás e Flamengo. Os supersticiosos colocam as barbas de molho e o campineiro Di “franze a testa”… ¿quién ganará la Serie A? Con tres favoritos y un Bragantino. Son ellos el Palmeiras (bicampeón continental en 2020 y 2021); el Atlético Mineiro de Hulk, que hizo el doblete (Liga y Copa) en 2021, el Flamengo (campeón de la Libertadores 2019) y el Red Bull Bragantino. La magia del Galo está saliendo a la luz… El Mineiro de Hulk, tras un año pletórico con los citados Brasileirao y Copa do Brasil 2021, tiene el plantel más caro del país pentacampeón del mundo… Ojos en el Galo. – Série A – Hay mucho tiempo para recuperar puntos… No topo da tabela 6/6 temos Corinthians y Mineiro (Gambá y Galo) – Marcão, diz aí: quando o agora riquíssimo Fogão vai mostrar poder de fogo? Quem tem mais tem 10. Buongiorno a tutti. Avanti Palestra!!!! – Endrick y Navarro; os 9 tão aí, só não vê quem não quer – Quarta Giornata (jogo antecipado) – 20/4 – Flamengo 0-0 Palmeiras (Tocumedoditu y tucumedo dieu – Um placar indigno da rivalidade entre Flamengo e Palmeiras, pois zero a zero é placar de time medroso, coisa que nenhum dos dois é. Placar justo seria 3-3; zero prusdois. Hugo e Weverton garantiram o zero no placar. Aquele tipo de peleja que a gente nem reclama de ter sido 0x0); Terza Giornata – Sábado, 23 de abril – 16h30 – Red Bull Bragantino x São Paulo (Nabi Abi Chedid), 16h30 – Athletico x Flamengo (Arena da Baixada), 19h – Fluminense x Internacional (Maracanã), 19h – Derby Paulista – Palmeiras x Corinthians (Allianz Parque), 19h – Clássico-Rei – Fortaleza x Ceará (Castelão), 21h – Atlético-MG x Coritiba (Mineirão), Domingo, 24 de abril – 11h – Avaí x Goiás (Ressacada), 16h – Santos x América-MG (Vila Belmiro), 18h – Juventude x Cuiabá (Alfredo Jaconi), 19h – Atlético-GO x Botafogo (Antônio Accioly); Seconda Giornata – Sábado, 16/4 -16h30 – Goiás 1-1 Palmeiras (Hailé Pinheiro – no duelo verde, os de Sampa não iniciam bem a competição) 19h – América-MG 4-1 Juventude (Independência – outro duelo verde e o Coelho massacrou) – Corinthians 3-0 Avaí (Neo Química Arena – ‘hat-trick’ de Guedes em um fraco catarinense) 21h – Cuiabá 0-1 Fluminense (Arena Cuiabá – jogo fraco; valeu apenas ganhar fora de casa); Domingo, 17/4 11h – Santos 2-1 Coritiba (Vila Belmiro – ufa, deu Peixe) 16h – Flamengo 3-1 São Paulo (Maracanã – Urubu pousou na cabeça tricolor), 18h – Red Bull Bragantino 4-0 Atlético-GO (Nabi Abi Chedid – picadinho de Dragão) – Athletico 0-1 Atlético-MG (Arena da Baixada -o Galo venceu onde muitos vão perder nesta temporada) – Internacional 2-1 Fortaleza (Beira-Rio – Despedida de um camisa 10; até gol o craque fez neste jogo onde se despediu definitivamente da Massa Colorada. D’Ale D’Ale D’Ale D’Ale D’Alessandro.) 19h – Ceará 1-3 Botafogo (Castelão – Marcão abriu um sorrisão – Saiu muito queimado o Vozão; e não foi o sol no mar de Iracema o responsável). Série B – Brêmio, BBMP, Basco y Bruzeiro – 4 gigantes apequenados por péssimas administrações, para alegria dos antis – E o “BBMP” lidera a Série B (6/6) – 4 vagas no paraíso e 4 vagas no inferno… – Terza Giornata 21/4 – Grêmio vs Guarani, Londrina vs Novorizontino, 22/4 – CSA vs Bahia, Chapecoense vs Vasco, 23/4 – Criciúma vs Sport, Ponte vs CRB, Sampaio vs Brusque, Tombense vs Cruzeiro, Ituano vs Vila Nova, 24/4 Náutio vs Operário; Seconda Giornata (12/4, 14/4, 15/4 e 16/4) – Vila Nova 0-0 Novorizontino, Cruzeiro 1-0 Brusque, Criciúma 1-0 Londrina, Grêmio 0-1 Chapecoense (e cantam os colorados: ♫ ♬ ♩ arerê o grebbbio vai ficar na serie b, êê ♫ ♬ ♩), Náutico 0-1 Bahia (a liderança lhe cai bem), Operário 2-0 Ponte Preta, Sampaio Corrêa 1-1 Tombense, Ituano 0-0 CSA, Guarani 0-0 Sport, CRB 1-1 Vasco; COMPLEMENTO da 1ª jornada – 4/5 – CSA x Criciúma y Novorizontino x CRB; Série C – pior do que estar na C é cair para a D e pior, ainda, é nem na D estar. E cabe ao torcedor cobrar administração competente e profissional para que seu time esteja em uma das 4 divisões nacionais. Só com competência virão os patrocinadores, responsáveis pela grana que propicia a montagem de grandes elencos capazes de fazer o time galgar degraus até a Série A e lá se manter. – Série C – Prima Giornata – complemento – 20/4 – ABC 1-1 Paysandu; Seconda Giornata: 16, 17, 18/4 – São Jose 3-1 V Redonda, Confiança 0-0 Ypiranga, Ferroviário 1-3 ABC, Manaus 1-0 Remo, Vitória 0-1 Floresta, Botafogo 2-1 Botafogo (não era hora de negar fogo, diria o Marcão; deu fogo em RP, para alegria do João Francisco), Aparecidense 0-1 Mirassol, Campinense 2-0 Brasil, Paysandu 5-0 Atlético, 18/4 – Figueirense 4-1 Altos; Série D – o que faz o Santinha na D, meu Deus? E a Lusinha do Canindé lá em Sampa, que nem na quarta divisão nacional consegue estar – destaque será dado a goleadas, clássicos, zebras e momentos decisivos – 17/4 – Ferroviária 8-0 URT, São Raimundo 2-1 São Raimundo; mundico, doca, mundim, mundinho; um dos dois será o campeão desta temporada, afirmou a vidente MacumMeire, amiga de Raimunda, uma sirigaita feia de cara e boa de…tempero – os estados do Amazonas e de Roraima muito bem representados; ganhou o amazonense; Sancho, bom religioso, acompanhará de perto (irá aos jogos noturnos no ABC paulista, sempre que possível for) o desempenho dos santos André e Bernardo, cá do ABC.

PS51: Copas Tupiniquins – (CH)OREMOS! ¿Qué fútbol es esto? (mata-mata; perder não é uma opção) Una buena temporada aligera los pies – Copa do Brasil 2022 – Terceira Fase – IDA – 19/4 – CSA 0-3 América-MG, Remo 2-1 Cruzeiro, Bahia 0-0 Azuriz (sin gol no hay paraíso), Fluminense 3-2 Vila Nova, 20/4 – Coritiba 1-0 Santos, Portuguesa-RJ 1-1 Corinthians (zebraça; como a Lusinha não conseguiu golear o fraco time paulista? Jogo em Londrina-PR… Em Londrina? Como assim!? Venderam o “mando de campo”. O Brasil é um caso sério), Atlético-MG 3-0 Brasiliense (um cobrão o goleiro Sucuri e Sacha em dia de craque fez três), Fortaleza 3-0 Vitória (o que fizeram com a história do rubro-negro?), Tocantinópolis 2-5 Athlético (Los de Tocantins: “Son de esas noches que todo sale mal y no fluye el fútbol”), Ceilândia 0-3 Botafogo (para os engraçadinhos que dizem que Fogão do Marcão não possui torcida… Foi do Glorioso, contra o Ceilândia, o maior público da rodada na Copa do Brasil até agora: 28.110 torcedores no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.), Juventude 2-2 São Paulo, Tombense 0-2 Ceará (Sem tombos lá foi o centenário Vozão), Goiás 1-2 Bragantino (timaço o Massa Bruta), 21/4 – Atlético-GO vs Cuiabá, 30/4 – Palmeiras vs Juazeirense, 1/5 Altos vs Flamengo.

PS69: Copas en Sudamerica – ¡NOCHE DE EMOCIONES, NOCHE DE LIBERTADORES! A supremacia brasileira na Copa Libertadores, nos últimos anos, está enlouquecendo os “hermanos”, pois argentino não topa perder nem em torneio de escolinha de jardim da infância valendo caixa de alfajor. (CH)OREMOS! Em 1933 Palmeiras 8 x 0 Corinthians; em 2022 Palmeiras 8 x 1 Independiente Petrolero; pelo menos os bolivianos fizeram 1 gol. Colombo descobriu a América e o Palmeiras tomou posse. “La mejor manera de llegar a la final de Copa es tratar de ganar cada partido” – Vuelve la Copa – ¿Llegar lejos en la Libertadores? La formula es… ganar; pero, prepárense para todas las posibilidades. a) Copa Libertadores 2022 (Série A da Conmebol) – No es fácil para NINGUNO, desde luego, pero en el fútbol… ¿quién dijo imposible? – LAS FECHAS DE LA FASE DE GRUPOS: Jornadas – Tercera: del 26 al 28 de abril; Cuarta: del 3 al 5 de mayo; Quinta: del 17 al 19 de mayo; Sexta: del 24 al 26 de mayo. RONDAS FINALES: Octavos de final: del 28 al 30 junio (ida) y del 5 al 7 de julio (vuelta) – Cuartos de final: del 2 al 4 de agosto (ida) y del 9 al 11 de agosto (vuelta) – Semifinales: 30 y 31 de agosto (ida) y 6 y 7 de septiembre (vuelta) – Final: 29 de octubre. – ASÍ QUEDARON LOS GRUPOS: • Grupo A: Palmeiras, Emelec, Deportivo Táchira y Independiente Petrolero; • Grupo B: Athletico Paranaense, Libertad de Paraguay, Caracas y The Strongest; • Grupo C: Nacional de Uruguay, Vélez Sársfield, Red Bull Bragantino y Estudiantes de La Plata; • Grupo D: Atlético Mineiro, Independiente del Valle, Deportes Tolima y América Mineiro; • Grupo E: Boca Juniors, Corinthians, Deportivo Cali y Always Ready; • Grupo F: River Plate, Colo-Colo, Alianza Lima y Fortaleza; • Grupo G: Peñarol, Cerro Porteño, Colón de Santa Fe y Olimpia; • Grupo H: Flamengo, Universidad Católica de Chile, Sporting Cristal y Talleres de Córdoba. Fase de Grupos – Terza Giornata: 26, 27 y 28/4 – Independiente Petrolero vs Táchira, Emelec vs Palmeiras, Libertad vs Athlético,The Strongest vs Caracas, Vélez vs Nacional, Estudiantes vs Bragantino, Del Valle vs Atlético-MG América-MG vs Tolima, Corinthians vs Boca, Always vs Deportivo Cali, Fortaleza vs Alianza Lima, Colo-Colo vs River Plate, Cerro vs Penãrol, Olimpia vs Colón, Talleres vs Sporting Cristal, U Católica vs Flamengo; Seconda Giornata: 14/4 – Athlético 1-0 The Strongest, Vélez 2-2 Bragantino, Emelec 1-1 Táchira; 13/4 – Libertad 2-1 Caracas, Colo-Colo 2-1 Alianza Lima, Corinthians 1-0 Deportivo Cali, Nacional 0-0 Estudiantes, Atlético-MG 1-1 América-MG, River Plate 2-0 Fortaleza, Del Valle 2-2 Tolima; 12/4 – Pameiras 8-1 Independiente Petrolero (Alemanha foi sete? Palmeiras foi oito), Penárol 2-1 Olimpia, Flamengo 3-1 Talleres, Boca 2-0 Always, U Católica 2-1 Sporting Cristal, Cerro 3-1 Colón; b) Copa Sudamericana (Série B da Conmebol): – ASÍ QUEDARON LOS GRUPOS: • Grupo A: Lanús, Montevideo Wanderers, Metropolitanos y Barcelona de Ecuador; • Grupo B: Racing Club, Melgar de Perú, River Plate de Uruguay y Cuiabá; • Grupo C: Santos, Unión La Calera, Banfield y Universidad Católica de Ecuador; • Grupo D: San Pablo, Jorge Wilstermann, Ayacucho de Perú y Everton; • Grupo E: Inter de Porto Alegre, Independiente Medellín, 9 de octubre y Guaireña; • Grupo F: Liga de Quito, Defensa y Justicia, Atlético Goianiense y Antofagasta; • Grupo G: Independiente de Avellaneda, Deportivo La Guaira, Ceará y General Caballero; • Grupo H: Junior de Barranquilla, Oriente Petrolero, Unión de Santa Fe y Fluminense. Fase de Grupos – Terza Giornata: 26, 27 y 28/4 – Barcelona vs Metropolitanos, Wanderers vs Lanús, Cuiabá vs River Plate, Melgar vs Racing, U Catolica vs Banfield, La Calera vs Santos, Everton vs Ayacucho, Jorge vs São Paulo, Medellín vs Internacional, Guareña vs 9 de Octubre, Antofagasta vs Atlético-GO, Defensa y Justicia vs LDU, La Guaíra vs Independiente, General Caballero vs Ceará, Fluminense vs Unión Santa Fé, Oriente Petrolero vs Junior;Seconda Giornata: 14/4 – São Paulo 2-0 Everton, Wanderers 1-1 Metropolitanos, La Calera 1-0 Banfield, Internacional 1-1 Guareña, Medellín 2-1 9 de Octubre, Lanús 3-1 Barcelona; 13/4 – Racing 2-0 Cuiabá, Melgar 2-0 River Plate, Santos 3-2 U Catolica, Jorge 0-2 Ayacucho, Junior 3-0 Fluminense; 12/4 Oriente Petrolero 1-3 Unión Santa Fé, LDU 4-0 Antofagasta, Defensa y Justicia 0-1 Atlético-GO, Independiente 2-0 General Caballero, La guaíra 0-2 Ceará.

PS77: (CH)OREMOS! ¡¡PAR-TI-DA-ZOOOOO!! CLÁSSICOS, GOLEADAS, MERCADO y COISAS MUITO ESTRANHAS (Así se consuela a un perdedor: yo tampoco creo en robos ni conspiraciones, as que los hay, hay.) – Hay veces que perdiendo ganas- el fútbol hace feliz a la gente. El fútbol es barato, es gratis y sólo tienes que conseguir unos zapatos; incluso sin zapatos “si puede jugar” al fútbol. Finish him… El derby no se juega; se gana.”. – Brasileirão – 2/5 – San-São – São Paulo vs Santos; Brasileirão – 23/4 – Clássico-Rei – Fortaleza x Ceará; Derby Paulista – 23/4 – Palmeiras x Corinthians; Bundesliga – 23/4 – Der Klassiker – Bayern Múnich vs Borussia Dortmund; Coupe du Portugal – Taça de Portugal – 21 April 2022 – Futebol Clube do Porto vs Sporting Clube de Portugal; Coppa Italia – 19/4 -Il Derby Di Milano – Derby della Madonnina – Football Club Internazionale Milano 3-0 Associazione Calcio Milan; Premier League – 19/4 – North West Derby – Liverpool 4-0 Manchester United; Scottish Cup – 17 april 2022 – Derby Old Firm – Rangers Football Club 2-1 Celtic Football Club; 17/4 – Primeira Liga – Dérbi Lisboeta -Sporting 0-2 Benfica; Ligue1 – 17/4 – Le Classique – Paris Saint-Germain Football Club 2-1 Olympique de Marseille; 17/4 – Der KNVB-Pokal (Pokal des Königlich-Niederländischen Fußball-Bundes) – Derby De Topper – Ajax 1-2 PSV Eindhoven; FA Cup – 16 April 2022 – Manchester City Football Club 2-3 Liverpool Football Club; ZEBRITAS… Cual es la excusa del día? Césped? Grada? Lesiones? Pensa em uma zebra. Te dou estas: Copa do Brasil – 20/4 – Portuguesa-RJ 1-1 Corinthians (a Lusinha mereceu golear o fraco timão); LaLiga – 18/4 – Barcelona 0-1 Cádiz; Brasileirão – 16/4 – Goiás 1-1 Palmeiras; UEFA Europa League – 14/4 – Barcelona 0-3 Eintracht Frankfurt; Brasileirão – 10/4 – Botafogo 1-3 Corinthians; 9/4 – Palmeiras 2-3 Ceará; – GOLEAR e esmagar é preciso; VIVER, quase sempre…perigoso tomar um “sacode inesquecível” se seu time tem um “elencuzinho”… un récord ‘pluscuamperfecto’… Grandes goleadas ( ♫ ♬ ♩ Fala da naba, fala já… ♫ ♬ ♩ ) – “a partida estava equilibrada, mas aí o juiz teve uma péssima ideia e resolveu começar o jogo”- Copa do Brasil – 20/4 – Tocantinense 2-5 Athlético; Brasileirão – Série C – 17/4 – Paysandu 5-0 Atlético; Brasileirão – Série D – 17/4 – Ferroviária 8-0 URT; Primeira Liga – 17/4 – Porto 7-0 Portimonense; Bundesliga – 16/4 – Borússia Dortmund 6-1 Wolfsburg; Libertadores – 12/4 – Pameiras 8-1 Independiente Petrolero; TEMPORADA 2022/23 – Mercado da Bola: O Botafogo, de meu amigo Marcão, um cabra que não “negafogo”, segue reforçando seu elenco com a contratação do meia-atacante Lucas Fernandes, 24 anos (“Profetinha de Cotia”), que chega por empréstimo junto ao Portimonense, de Portugal. Outro que chega ao Fogão é Tchê Tchê; falando em contratação, sem pompa ou circunstância, o atacante chileno Carlos Palacios chega ao Vasco. El periódico Daily Mail aseguró que el noruego Erling Haaland elegirá pronto su futuro club (Manchester City, Barcelona, Real Madrid y PSG lo quieren). Según publica el portal británico The Athletic, Erling Haaland, el delantero noruego del Borussia Dortmund, habría dado luz verde a la propuesta económica y deportiva del Manchester City Football Club.

PS171: Copas Europeias – “No pensamos en la final.” Pinocchio – ¡Esta batalla se ve increíblemente espectacular!¡¡¡¡ una final !!!! este fútbol es de locos – Si ganar es importante siempre, ahora mucho más – ¿Se siente campeón? a) Campeonato de España – Copa de Su Majestad el Rey de Fútbol – Coupe du Roi – FINAL – sábado 23 de abril de 2022 – estadio de La Cartuja de Sevilla – Valencia Club de Fútbol vs Real Betis Balompié; b) Scottish Cup – Scottish Football Association Challenge Cup – FINAL – 21/5 – Heart of Midlothian Football Club vs Rangers Football Club; Semifinals – 16 april 2022 – Heart of Midlothian Football Club 2-1 Hibernian Football Club; 17 april 2022 – Rangers Football Club 2-1 Celtic Football Club. Rangers will play Hearts in the final of the Scottish Cup on 21 May after coming from behind to beat Celtic in extra time of a relentless and pulsating Old Firm derby; c) Coupe de France – Finale de la Coupe de France. Football Club de Nantes affronte Olympique Gymnaste Club de Nice Côte d’Azur en finale le 28 mai; d) Coupe du Portugal – penúltimo capítulo da Taça 2021-22 com a 2.ª mão das ½ finais. Taça de Portugal 2021/22 – Meias-finais – VOLTA: 21 April 2022 – Estádio do Dragão, Porto – Futebol Clube do Porto vs Sporting Clube de Portugal y 20 April 2022 – Estádio Municipal de Mafra, Mafra – Clube Desportivo de Mafra 1-1 Clube Desportivo de Tondela (Os Beirões confirmaram a primeira presença na final da Taça de Portugal na deslocação ao terreno do Mafra, da II Liga, num encontro em que entrou no relvado com larga vantagem – agregado 4-1); e) Coupe d’Angleterre – Who will be victorious at Wembley? – The Football Association Cup – FA Cup (where 729 clubs compete for the chance to lift one of English football’s most famous trophies) – FINAL 14 May 2022 – Liverpool Football Club vs Chelsea Football Club (Chelsea set up a second Wembley meeting with Liverpool this season ( EFL Cup and FA Cup); Semi-finals – ¿a por el título? Pela primeira vez desde a temporada 1992/93, as finais da Copa da Liga e da Copa da Inglaterra serão as mesmas (Chelsea vs Liverpool – Liverpool won the Carabao Cup final on penalties in February but Chelsea will have the chance for revenge.) – 16 April 2022 – Manchester City Football Club 2-3 Liverpool Football Club y 17 April 2022 – Chelsea Football Club 2-0 Crystal Palace Football Club; f) Coupe d’Italie – Coppa Italia – FINALE – 11/5 – Football Club Internazionale Milano vs Juventus Football Club – Con i 74.508 spettatori di San Siro, l’incasso lordo della semifinale di ritorno è di oltre 4 milioni di euro (4.156.710), record assoluto della manifestazione. – Noi abbiamo già scaldato la voce, e voi? – Demi-finales: VOLTA: 19/4 – Derby decisivo per l’accesso alla finalissima dell’11 maggio. Il Derby Di Milano – Derby della Madonnina – Football Club Internazionale Milano 3-0 Associazione Calcio Milan y 20/4 – Juventus Football Club 2-0 Associazione Calcio Firenze Fiorentina; g) Coupe d’Allemagne – Deutscher Fußball-Bund-Pokal – FINAL – 21 May 2022 – Olympiastadion, Berlin – Sport-Club Freiburg vs RasenBallsport Leipzig; Halbfinale: – 19 April 2022 – Hamburger SV 1-3 SC Freiburg y 20/4 – RB Leipzig 2-1 Union Berlin;. h) Türkiye Kupası: Semifinais – İlk maçlar (jogos de ida) – Nisan 2022: 19/4 – Trabzonspor Kulübü 1-0 Kayserispor Kulübü y 20/4 – Aytemiz Alanyaspor 1-2 Sivasspor Kulübü; İkinci maçlar (jogos de volta) – Mayıs 2022: 10/5 – Kayserispor Kulübü vs Trabzonspor Kulübü y 11/5 – Aytemiz Alanyaspor vs Sivasspor Kulübü. 2022 Türkiye Kupası Finali – 26 Mayıs 2022: Trabzonspor / Kayserispor vs Alanyaspor / Sivasspor; i) Beker van België – Coupe de Belgique – FINAL – AA Gent wint Beker van België na penalty’s; in de penaltyreeks haalde AA Gent het met 4-3 – 18/4: Koninklijke Atletiek Associatie Gent 0-0(4-3) Royal Sporting Club Anderlecht. Club Brugge – 11(1968, 1970, 1977, 1986, 1991, 1995, 1996, 2002, 2004, 2007, 2015); Anderlecht – 9(1965, 1972, 1973, 1975, 1976, 1988, 1989, 1994, 2008); Standard Liège – 8(1954, 1966, 1967, 1981, 1993, 2011, 2016, 2018;Genk – 5(1998, 2000, 2009, 2013, 2021); Gent – 4(1964, 1984, 2010, 2022); Royal Antwerp – 3(1955, 1992, 2020); Cercle Brugge – 2(1927, 1985); Beveren – 2(1978, 1983); Germinal Beerschot – 2(1997, 2005); Lierse – 2(1969, 1999); Beerschot – 2(1971, 1979);Waterschei – 2(1980, 1982); Lokeren – 2(2012, 2014); Zulte-Waregem – 2(2006, 2017); Union St. Gilloise – 2(1913, 1914); KV Mechelen – 2(1987, 2019); Daring de Bruxelles – 1(1935); FC Liégeois – 1(1990); Waregem – 1(1974); Westerlo – 1(2001); Racing de Bruxelles – 1(1912); La Louvière-1(2003); R.R.C. Tournaisien – 1(1956); j) Dier KNVB-Pokal (kurz für: Pokal des Königlich-Niederländischen Fußball-Bundes – Copa KNVB – FINAL – Copa de Países Bajos 17/4 – Ajax 1-2 PSV Eindhoven. De KNVB-beker is na tien jaar weer voor PSV. Groot feest kon vieren vanwege de winst van de tiende KNVB-beker in de clubhistorie en de eerste sinds 2012. Een triomf die vanuit Eindhovens perspectief extra mooi is, omdat in de finale de grote rivaal is verslagen.. Der KNVB-Pokal – Palmarés – Galeria dos Campeões: Amsterdamsche Football Club Ajax – 20(1916–17, 1942–43, 1960–61, 1966–67, 1969–70, 1970–71, 1971–72, 1978–79, 1982–83, 1985–86, 1986–87, 1992–93, 1997–98, 1998–99, 2001–02, 2005–06, 2006–07, 2009–10, 2018–19, 2020–21); Feyenoord Rotterdam – 13(1929–30, 1934–35, 1964–65, 1968–69, 1979-80, 1983-84, 1990-91, 1991-92, 1993-94, 1994-95, 2007-08, 2015–16, 2017–18; Philips Sport Vereniging – 10(1949–50, 1973–74, 1975–76, 1987–88, 1988–89, 1989–90, 1995–96, 2004–05, 2011–12, 2021-22).

PS666: TORNEIOS DA UEFA: «Quand on sent que l’équipe est prête, il n’y a pas besoin de beaucoup de mots…» Estoy centrado en esta temporada… 1) UEFA Champions League – EUFA Champions League – Jugar diez de las doce últimas semifinales es genial, una locura y un sueño del rey de la Champions. Algunos llaman a eso suerte, otros hablan de fe, del peso de la historia o de la camiseta. El quiera ser campeón de Europa ya sabe lo que le espera: le esperas tú en semifinales. Porque esto es la Champions y tú eres el Real Madrid. Karim envoie Madrid en demi-finale à l’issue d’un match fou face à Chelsea. Real Madrid – 31 semifinales y 16 finales; El Real Madrid busca volve a estar a las puertas de la final. En las 16 finales en UEFA Champions League que ha disputado, solo tres veces se fue sin el trofeo: 1962 (Benfica), 1964 (Internazionale) y 1981 (Liverpool). – 67ª edição da Liga dos Campeões da UEFA – Las semifinales se disputarán el 26 y 27 de abril (partido de ida) y el 3 y 4 de mayo (partido de vuelta) y enfrentarán al Real Madrid Club de Fútbol con el Manchester City Football Club, por un lado, y al Villarreal Club de Fútbol con el Liverpool Football Club por el otro lado del cuadro; 2) UEFA Europa League – 51.ª edição da Liga Europa da UEFA – ¡a semifinales! 28/4 – West Ham United Football Club vs Eintracht Frankfurt, RasenBallsport Leipzig vs Rangers Football Club y 5/5 – Eintracht Frankfurt vs West Ham United Football Club, Rangers Football Club vs RasenBallsport Leipzig; Cuartos: VOLTA – 14/4 – Lyon 0-3 West Ham, Barcelona 2-3 Eintracht, Atalanta 0-2 Leipzig y Rangers 3-1 Braga; IDA – West Ham 1-1 Olympique de Lyon – Eintracht Frankfurt 1-1 Barça, Leipzig 1-1 Atalanta – Sporting Braga 1-0 Rangers; 3) UEFA Conference League – 1.ª edição – ¡a semifinales! 28/4 – Leicester City Football Club vs Associazione Sportiva Roma, Feynoord Roterdã vs Olympique Marseille y 5/5 – Associazione Sportiva Roma vs Leicester City Football Club, Olympique Marseille vs Feynoord Roterdã; Cuartos – 7/4 y 14/4 – VOLTA – Roma 4-0 Glimt, Slavia Praha 1-3 Feynoord, PAOK 0-1 Marseille y PSV 1-2 Leicester; IDA – Fotballklubben Bodø/Glimt 2-1 Associazione Sportiva Roma, Feyenoord Rotterdam 3-3 Sportovní Klub Slavia Praha, Olympique de Marseille 2-1 Panthessalonikeios Athlitikos Omilos Konstantinoupoliton y Leicester City Football Club 0-0 Philips Sport Vereniging.

PS999: Campeonatos Tupiniquins – “Vitória é aquela vez em que a gente não perdeu.” Millôr Fernandes. Campeonatos Estaduais 2022 – ainda em andamento – bola rolando nas retas finais – hora de gritar campeão – 1) Campeonato Acreano – segunda fase encerra-se em 20/4; 2) Campeonato Amapaense – Semifinal – 15/6 – 1º vs 4º y 16/6 – 2º vs 3º. FINAL – 23 e 29 de junho de 2022; 3) Campeonato Capixaba – Semifinais – 13/4 – Vitória 1-2 Nova Venécia, 14/4 – Real Noroeste 0-2 Serra y 20/4 – Nova Venécia 1-3 Vitória (Vitória Futebol Clube, o Vitoraço, venceu o Nova Venécia, está na decisão do Capixaba e conquista vaga na Série D/2023), 21/4 – Serra vs Real Noroeste; 4) Campeonato Cearense – Não me perguntem pelo Vozão – Final: – ¡Esta batalla se ve increíblemente espectacular! 22/4 – Caucaia Esporte Clube vs Fortaleza Esporte Clube y 24/4 – Fortaleza vs Caucaia; 5) Campeonato Maranhense – FINAL – 13/4 – Cordino 1-1 Sampaio Correa y 20/4 – Sampaio Correa 0-0(4-3) Cordino; Segundo turno – FINAL – 10/4 – IAPE (Canário da Ilha) 0-3 Cordino. Bolívia Querida campeã… isso a gente já sabia… PALMARÉS – Galeria dos Campeões: Sampaio Corrêa (São Luís) – 36(1933, 1934, 1940, 1942, 1953, 1954, 1956, 1961, 1962, 1964, 1965, 1972, 1975, 1976, 1978, 1980, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 1990, 1991, 1992, 1997, 1998, 2002, 2003, 2010, 2011, 2012, 2014, 2017, 2020, 2021, 2022); Moto Club (São Luís) – 26(1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1955, 1959, 1960, 1966, 1967, 1968, 1974, 1977, 1981, 1982, 1983, 1989, 2000, 2001, 2004, 2006, 2008, 2016, 2018); Maranhão (São Luís) – 14(1937, 1941, 1943, 1951, 1963, 1969, 1970, 1979, 1993, 1994, 1995, 1999, 2007, 2013); Luso Brasileiro (São Luís) – 8(1918, 1919, 1922, 1923, 1924, 1925, 1926, 1927); Ferroviário-MA (São Luís) – 4(1957, 1958, 1971, 1973); Imperatriz (Imperatriz) – 3(2005, 2015, 2019); Tupan (São Luís) – 3(1932, 1935, 1938); Bacabal (Bacabal) – 1(1996); Fênix (São Luís) – 1(1921); Football Athletic (São Luís) – 1(1920); Vasco da Gama-MA (São Luís) – 1(1928); Sírio (São Luís) – 1(1930); Vitória do Mar (São Luís) – 1(1952); JV Lideral (Imperatriz) – 1(2009); 6) Campeonato Sul-matogrossense: Hexagonal Final – Operário (19/27), Costa Rica (17/27) y Naviraiense (16/27) continuam na briga pelo título faltando a derradeira jornada (10ª) para o fim. – 10ª jornada – 24/4 – Costa Rica vs Naviraiense, Aquidauanense vs Operário y Dourados vs Serc; 9ª jornada – 20/4 – Serc 0-1 Costa Rica (O Costa Rica venceu a Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc) por 1 a 0, nesta quarta-feira (20), deixando a decisão do título do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022 para a última rodada, no domingo (24).), 17/4 – Operário 1-0 Dourados y Naviraiense 2-0 Aquidauanense; 8ª jornada – 13/4 – Serc 3-2 Naviraiense, Aquidauanense 2-3 Dourados y Costa Rica 1-1 Operário; Sagra-se campeão o clube que obtiver o maior número de pontos conquistados nesta fase; 7) Paulistão Série A2 – Esporte Clube São Bento e Associação Portuguesa de Desportos conseguiram o sonhado acesso à elite do Paulista no ano de 2023 – FINAL – Lusinha campeã – a Associação Portuguesa de Desportos venceu a Série A2 em três temporadas (2007, 2013 y 2022) – 14/4 São Bento 1-1 Portuguesa y 17/4 – Portuguesa 2-0 São Bento; 21) Campeonato Pernambucano – FINAL – 21/4 – Náutico vs Retrô y 30/4 – Retrô vs Náutico; 8) Campeonato Piauiense – FINAL – 21/4 – Parnahyba Sport Club vs Fluminense Esporte Clube y 27/4 – Fluminense Esporte Clube vs Parnahyba Sport Club; 9) Campeonato Rondoniense – FINAL – 30/4 – União Cacoalense vs Real Ariquemes y 24/4 – Real Ariquemes vs Uniao Cacoalanse; Semifinal – IDA – 9/4 – Genus 0-0 União Cacoalense y 10/4 Porto Velho 2-1 Real Ariquemes; VOLTA – 14/4 – Real Ariquemes Esporte Clube 2-1 Porto Velho Esporte Clube y 16/4 – Sociedade Esportiva União Cacoalense 2-0 Sport Club Genus de Porto Velho; 10) Campeonato Roraimense – FINAL do campeonato – 11/5; Segundo turno – Final – 4/5 – semifinais no dia 27/4 – Primeiro Turno – FINAL – 5/4 – São Raimundo 4-1 Náutico; 11) Copa Verde 2022 – sem previsão de início (algum fubânico sabe alguma notícia?).

PS1000: Finish him… Por Santa Lois Lane, amante do Superpateta e protetora dos viciados em descabelar o palhaço. ¿GRAN FINALE? ¡Empezó el Mundial! L’équipe de France est-elle la grande favorite de la Coupe du monde au Qatar? “Tenemos ganas de comernos el mundo” Luis Enrique, el seleccionador español. Tournament – Mondial de Montaigu – Sub-17 (49e édition du Tournoi de Montaigu – le Brésil sacré champion – Artilheiro do Torneio de Montaigu com cinco gols, o palmeirense Endrick foi eleito o melhor jogador da competição – a lucir dos proyectos de cracks: Endrick (Palmeiras) y Luis Guilherme (Palmeiras). – 12/18 avril 2022). OM – Saint-Etienne, Brésil – Argentine en finale, le programme complet: 12/4 – Inglaterra 1-1 Holanda, Brasil 4-0 México, França 0-1 Portugal, Bélgica 1-2 Argentina, 14/4 – Brasil 2-2 Holanda, México 0-3 Inglaterra, França 2-1 Bélgica, Argentina 3-0 Portugal, 16/4 – Inglaterra 0-3 Brasil, Holanda 1-1 México, França 0-2 Argentina, Bélgica 1-1 Portugal – FINAL (finale du tournoi de Montaigu)- 18 avril 2022 – Brasil (Endrick y Luis Guilherme) 2-1 (Augustin Ruberto) Argentina – ARGENTINE 1-2 BRESIL – LUNDI 18 AVRIL 2022 – Mondial Football Montaigu. «Qualifying for FIFA World Cup – FIFA World Cup – Qatar 2022 – Eis os PALPITES de Sancho: Grupo A – Classificam-se Holanda y Senegal; B – Inglaterra y EEUU; C – Argentina y Polonia; D – França y Dinamarca, E – Alemanha y Japón; F – Bélgica y Croacia; Grupo G – Camarões y Suiza; H- Portugal y Corea del Sur. Fuera (a casita): Brasil, Uruguay y España. Tutte le squadre qualificate al Mondiale 2022 in Qatar – Copa del Mundo FIFA – Qatar 2022 – 32 teams. 1 ball to make their dreams a reality. Al Rihla – official match ball – Al Rihla, o apodo da bola da Copa do Mundo rola em 21 de novembro -Estas son las 27 selecciones con el billete ya en su poder: Alemania, Arabia Saudí, Argentina, Bélgica, Brasil, Camarões, Canadá, Croacia, Corea del Sur, Dinamarca, Ecuador, España, Estados Unidos, Francia, Ghana, Holanda (Países Bajos), Inglaterra, Irán, Japón, Marruecos, México, Polonia, Portogallo, Qatar, Senegal, Serbia, Suiza, Túnez, Uruguay y el camino pendiente para el resto: Repechaje europeo (Escocia vs Ucrania – se jugará el 1 de junio en Hampden Park (Glasgow, Escocia); El ganador se enfrentará a la la Gales de Bale el 5 de junio.) – Repechaje Concacaf vs. Oceanía (Costa Rica vs. Nueva Zelanda) – Repechaje Conmebol vs. Asia (Perú vs. Australia/Emiratos Árabes Unidos) – LA AGENDA DE LOS REPECHAJES: 7 de junio: Australia vs. Emiratos Árabes Unidos (Doha, Qatar); 13/14 de junio: Costa Rica vs. Nueva Zelanda; 13/14 de junio: Perú vs. Emiratos Árabes Unidos/Australia; Junio: Ucrania-Escocia; Junio: Gales vs. Escocia/Ucrania; Foootball Legends – REFEREE – Mejor árbitra de 2022 – Marta Huerta de Aza. QUEM AVISA, INIMIGO NÃO É: Mexa-se, velhote!!!! Para os maratônicos velhinhos fubânicos desejosos de cruzar a linha de chegada aos 100 anos: “Está bastante claro a partir de numerosos estudios epidemiológicos bien realizados a gran escala que 30 minutos de actividad de intensidad moderada la mayoría de los días reduce el riesgo de muerte prematura y muchas enfermedades, como derrames cerebrales, ataques cardíacos, diabetes tipo 2 y muchos tipos de cáncer”, dijo Ulf Ekelund, profesor especializado en epidemiología de la actividad física en la Escuela Noruega de Ciencias del Deporte en Oslo. RANKING DA FIFA – última actualización – 31 de marzo – el ranking ahora es liderado por Brasil. TOP 3: 1. Brasil; 2. Bélgica; 3. Francia; Demais colocações: Argentina (4°), Inglaterra (5°), Italia (6°), España (7°) y Portugal (8°). México subió tres posiciones y se ubica 9°, mientras que el top ten lo completan los Holanda (10)°. Por su parte, Dinamarca (11°) y Alemania (12°) bajaron un puesto en relación a la actualización previa del 10 de febrero, y Uruguay creció tres lugares -pasó del 16° al 13°- tras sus dos últimos victorias y su pase a la Copa del Mundo. Confesso que jamais irei entender a Bélgica, que nunca ganhou nada, estar sempre ou no topo ou próximo do.Tempos difíceis… para dar um refresco, vamos nos exercitar em outro esporte, como, que tal…Séqssú: …para dar um refresco na tensão do “esporte bretão”, vamos nos exercitar em outro esporte, como, que tal…Séqssú; Wir wussten es doch schon immer: ALLE Männer lieben BlowJobs! Os velhinhos fubânicos, além da temerosa brochada, estão a sofrer de erotofobia. ¿Cómo evitar o superar el temor? No querer encontrar el momento íntimo idóneo con la pareja, buscar excusas para evitar las relaciones u obligarse a uno mismo a “hacerlo” para no hacer sentir mal a la pareja son ejemplos de conductas que podrían acabar por desembocar en un problema de erotofobia o miedo al sexo. Pelé siempre aplaudido en cada campo por su aportación al fútbol y ser el mejor de los mejores…el más grande jugador de fútbol de la historia. Basta!!! No vamos a volver a hablar de fútbol, séqçú (5 Gründe, öfter zu masturbieren!), política y religión hasta lunes, pois agora Sancho deseja que você fique totalmente gelassenheit – clap-clap-clap-clap, whoop whoop! Simpatizar com alguém (o tal o “santo” que combina – e aqui neste JBF os que em meu coração moram sempre os estou a elencar) é também um exemplo de alteridade. Mas antes da amizade a ser destinada ao outro, do que lhe queremos ou do que por ele estamos dispostos, está o bem que essa pessoa nos faz (e esse bem querer preço não tem).¡Sí! No esta mal, no está mal. Pero, siempre hay un pero, VAMOS CUIDAR DA SAÚDE? Como não viveremos para sempre, é bom que vivamos com saúde o máximo de tempo possÍvel; por isso, faça um check-up anual, caríssimo fubânico… las enfermedades cardiovasculares causan la mayoría de los cuadros fatales (17,9 millones cada año, incluyendo los accidentes cerebrovasculares), seguidas del cáncer (9 millones) y las enfermedades respiratorias crónicas (3,9 millones). Junto con la enfermedad de Alzheimer y otras demencias, son las enfermedades no transmibles de mayor mortalidad. El 80% de los casos de cáncer de pulmón están asociados al tabaquismo. “No fumar es la conducta más simple para reducir la incidencia” de este tipo de tumores; El 90% de los accidentes cerebrovasculares (ACV) están asociados a factores de riesgo que se pueden prevenir. Entre ellos se encuentran, hipertensión, diabetes, colesterol elevado, tabaquismo, sedentarismo y fibrilación auricular. Ollhando atentamente o panorama mundial e mais atentamente o panorama que se descortina diante de meus olhos neste Brasil, concluo com muito pesar, que, definitivamente a raça humana é um experimento que não deu certo”. ¿Qué más os voy a contar? Ah, sim, falemos de beleza. A bela da sexta: Ashley Harkleroad. ¡Hola! ¿Qué tal?

26 pensou em “HOMER PERDIDO NOS PAÍSES BAIXOS VOANDO COM TANNGRISNIR Y TANNGNJÓSTR

  1. Chegou sexta feira. Dia de azeitar o “coco” com os enigmas sanchianos, rsrsrs. Pelo menos, com o Cícero ele foi claro: “nunca fique na frente de um jumento armado”, rsrsrsrs. Abração fraterno, amigo.

    • Beni, caríssimo

      Seguindo na linha de pensamento cicerino e tavarino, eis que Swift alertava: “Dê um coice no mundo e passará a viver com ele no melhor dos entendimentos” Jonathan Swift.

      E vamos escoiceando enquanto que por estas bandas me reúno neste ensolarado domingo para comemorar dois feitos:
      1) O coicístico tapa com luva de pelica dado pelo nosso amigo Jair; e
      2) Estamos a comemorar com churrasco o resgate feito por meu genro, do Corpo de Bombeiros, que salvou a vida de um símbolo da liberdade, uma Ave de Rapina (um carcará) que, no lixão de Santo André estava enroscado em linhas de pipa, inclusive de nylon, o que levaria a soberba ave à morte ou invalidez.

      Após o salvamento o imponente pássaro alçou voo e ganhou o azul do céu…

      Portanto, ergo um brinde e todo meu aplauso ao maravilhoso Corpo de Bombeiros (super-herois a gente também tem), que salva diariamente, e de forma anônima, considerável número de vidas.

      Recorro a Quintana: “Maravilhas nunca faltaram ao mundo; o que sempre falta é a capacidade de senti-las e admirá-las”.

      E o que é mais importante do que a liberdade e a vida, meu povo?

  2. E, antes que o teor alcoolico impossibiite o cronista de contar lorota… REGISTRO HISTÓRICO – Digno de registro, eis-me aqui reverenciando um idoso que me deu muitas alegrias…Tardes de São Janu – quantas jornadas inesquecíveis ali passou um jovem Sancho quando em Hell de Janeiro morou…Gigante da Colina – Estádio de São Januário, inaugurado em 21 de abril de 1927, completou 95 anos neste 2022, e a data foi comemorada pelo Club de Regatas Vasco da Gama. Construído pela torcida vascaína e inaugurado em 1927, o local é orgulho de todos e já sediou eventos importantes da história do Brasil.
    Com publicação no Twitter, o Gigante da Colina celebrou a data:“E por amor ergui este monumento…Da fachada até o gramado, és a representação do que significa um lar, uma resistência e, acima de tudo, o AMOR. Nosso orgulho. Nossa casa. Nosso CALDEIRÃO.”

  3. Em carruagem de um Deus se embrenha o menino dos cocos em mais uma excepcional coluna.
    Carcará. Agradecida eu, mulher do bichos (principalmente cachorrinhos), ao feito do genro de Sancho e a todos os bombeiros de nosso país. Heróis anônimos.
    “Sentir e admirar” anda faltando no coração de alguém. Falar é fácil, escrever mais ainda. Um teclado e dar asas à imaginação …

    Um excelente final de semana ao colunista.

    • O salvamento da ave ocorreu no dia de ontem e hoje fizemos um churrasco para “nosso” herói …

      I vamu qui vamu que a carne já está no ponto e a cerveja gelada como manda a profecia…

      Aguardemos o domingo para mais uma crônica schirleyana, se Deus assim o desejar…

  4. Mas eu vou dizer uma coisa: ser citado em um texto, pelo meu amigo Sancho, o Pança, não há preço neste mundo de môdeusu que o paga!!! Aquela receita é infalível, meu nobre amigo!!! Não há sugador de ar no fucinho que aguente um vapor saído das entranhas da tripa cantante (bufante ou peidante, como queira), com essa receita nobilíssima!!! Receba as minhas considerações!!!

    • Ter como amigo neste JBF de tanta gente supimpa, um cabra como Maurino, precificado jamais será. Dizem que para todas as outras coisas há um tal de mastercard… kkkk

      E parece que Bolsonaro pegou sua receita e soltou uma bufa na sala da (in)justiça…

      E isto dito, está tudo dito, sem mais nada a dizer. Prego batido e ponta virada.

      I vamu qui vamu, caríssimo…

      Um ótimo final de semana.

  5. Milenar Cronista Sancho,

    Quanta satisfação ler a milésima crônica ! Até o Milenar e Eterno Rei Pelé ( que recebeu alta ontem por mais dois dias internado na luta contra um tumor no colon. Esperamos mais um gol de placa do Rei neste díficil embate ! isso só reforça seu apelo para os FF’s estarem em dia com seus respectivos check-ups ) apareceu nesta crônica. Sem contar o famoso ” Beijolá ” !

    Sinceramente , espero que o enlace de Cyrano com a moça dos países baixos tenha tido tanto sucesso quanto a coluna do Sancho no JBF. E que tudo culmine em muito mais Amor!

    Se a coluna de Sancho fosse os Simpsons , com certeza a duchese das Araucárias seria a Marge sempre a guiar o bom Home ( Sancho ) . Esse lhe dá um trabalho danado !

    Já franzindo a testa , atesto que nosso querido Verdão tenha atingido uma certa crise existencial ! Nada a preocupar ! Nosso histórico recente nos enche de credibilidade ! Avante Palestra !

    Desejo vida longa para Mísia e que ela continue a inspirar o motorista do Quixote Véi de Guerra ,seja pelas rotas do coco ou pelas estradas da Vida !! Já o Gigante da Colina atualmente só tem data de aniversário para comemorar ! Desejo uma SAF que leve a nau na direção certa do caminho das Índias !

    Bom Final de Semana ! Saudações Verdianas !

    P.S.Jair : Xeque-Mate do Mito na urubuzada do stf só faz aumentar nossa motivação para inundarmos nossas ruas no próximo 1º de Maio ! Queremos nosso país trabalhador , livre para expressar suas ideias , rumo a um futuro mais esperançoso para os cidadãos brasileiros !

    • Caro Di,

      Como diria seu amigo José Domizio,
      ‘ Nada Antes , Nada Depois.
      Tudo no tempo de Deus.’

      E o tempo presente é e se faz necessario, como dizes, que inundemos nossas ruas no próximo 1º de Maio !

      Crise existencial verde? Que o diga a maravilhosa defesa do goleiro rubro-negro Hugo, que garantiu o zero no placar… O problema dos verdes é apenas o tédio de dia sim, outro não, levantar caneco (rotina sempre leva a desleixo).

      E a dupla palmeirense Endrick y Luis Guilherme acabou com a graça argentina em solo francês. Quando os dois forem incorporados ao elenco principal vai ser festa de gol, alegria verde, ranger de dentes e chororô dos antis.

      Que jogão no Maraca contra os urubulinos (um vascaíno mais radical chamaria de mulambos), num zero zero de dar gosto; e olha que detesto placares em branco.

      Para tristeza da vascaína, jovencita, aniversariante Mísia, com pelo menos mais uns 100 anos de vida pela frente, o Gigante da Colina atualmente só tem data de aniversário (que triste isso, nénão?) para comemorar. Torce ela que tal cenáro mude consideravelmente no próximo apagar de velinhas.

      Já que citas a Marge das Araucárias, embarco em seu comentário e digo também para a nossa duquesíssima amiga, frase sua:

      Ti aspettiamo sempre ogni domenica !!

      Enquanto o domingo não chega, vamu qui vamu, caríssimo, ofertando às mulheres de nossas vidas muito beijolá, beijocá e acolá”.

      • Ah, seria imperdoável deixar passar “em branco” Edson Arantes do Nascimento, com muitos hereges querendo comparar reles craques da bola com Sua Majestade, sendo esta uma “missão impossível”.

        Sobre ele escreveu o magistral Armando Nogueira: “Pelé já era o melhor muito antes de ser; e continua sendo, mesmo depois de ter sido”.

        Em 21 de novembro de 1969 na página 21 do Jornal do Brasil, Mestre Armando Nogueira escreveu em “Na Grande Área”, sua coluna diária no jornal, esta crônica antológica sobre o gol 1000 no vascaíno e argentino Andrada, o melhor goleiro que Sancho viu jogar.

        “Um amigo me telefona, cedinho, para insistir na reação do primeiro momento: gostara de ver Pelé fazer o milésimo gol, mas preferia que não fosse de pênalti porque, “de pênalti, não teve muita graça”.

        Assim também chegara a pensar o próprio Pelé, antes de ver a bola morrer ( ou nascer ) no fundo da rêde. Tanto que ameaçou refugar, coerente com afirmações anteriores de que se lhe tocasse encerrar o balanço com gol de pênalti, passaria a bola a outro jogador.

        E, no entanto, na hora de fazer o gol-símbolo de sua vida, Pelé não poderia merecer do futebol distinção maior: o estádio imenso, o silêncio musical da multidão, a côrte de parceiros e rivais em tôrno dele, imóveis; a bola, proibida de todos, a seus pés – e uma eternidade para chutá-la, pois só aí a lei do futebol oferece o privilégio de estender indefinidamente o jôgo até que se cumpra de todo o ritual do pênalti.

        O gol de ação, o gol de movimento – esse, Pelé já fêz 999 vêzes, chutando bolas suadas, bolas sangrentas, bolas mortas, bolas vivas, divididas.

        O gol dos deuses, bola no peito, três dribles verticais, um chute mortal – Pelé já fêz tantos.

        O gol dos meninos, quantos Pelé já não fêz?, driblando defesas inteiras?

        O gol dos espertos? Pelé já fêz: um dia, num córner, enlaçou o braço no braço de um beque e gritou em desespero: “Está me agarrando!” O árbitro marcou pênalti, Pelé chutou e fêz o gol.

        O gol dos sonsos, Pelé também já fêz, capengando, de mentira, na meia-lua, e logo surgindo na pequena área, encontro marcado com a bola, antes do córner, antes do jôgo, muito antes de tudo e de todos.

        Faltava-lhe, porém, fazer o gol feito, que é o gol da multidão, o gol de todos os testemunhos, o gol que ninguém no estádio, por descuido ou infortúnio, deixasse de ver, florescendo de seus pés, como já disse, tão amados.

        Era preciso, sim, o cerimonial de um pênalti para nos compensar de tantos gols bonitos que êle fêz nesse milhar e que nos escaparam na vertigem da ação coletiva.

        Abençoado é o pênalti que não castiga, mas gratifica: quando Pelé, no fundo da rêde, beijou mil vezes a bola do seu gol-símbolo, o estádio viveu um instante de libertação – e Pelé, mais um de consagração. Éramos, ali, uma doce multidão de crianças, reencontrando a bola da nossa infância.

        Nunca, que eu saiba, a multidão participou tanto de um gol, pesadelo e sonho de Pelé – e de todos nós.

        Fiquemos, pois, com a graça de uma noite de reecontro.

        Que dêle seja a bola que renasceu com êle, no instante de um gol-sacramentado.”

        Di, o Negão, o Gasolina, o craque do Baquinho, aquele que fez parar uma guerra para o assistir pode morrer em paz, pois já é eternidade.

        Os abutres das redações (como ando a detestar a profissão de jornalista, meu caro) já estão de crônicas prontinhas, esperando apenas o apito final…

        • Pelé…

          Mãe , Pai … únicos … foram reservados 3 letras.

          Pelé … único … 4 letras inigualáveis em toda história do Futebol !

          É preciso lembrar ainda : Pelé , atleta do século XX !

          Ainda tive o privilégio de assistir sua despedida dos gramados , jogando pelo Cosmos de Nova York (que inusitado, logo os americanos que nunca tiveram tradição no futebol ,tiveram o prazer de assistir ao seu último jogo) ,num amistoso contra o Santos em 1977. Imagem colorida ,mas ainda com muitos fantasmas das transmissões analógicas. O espírito do Rei driblava todos eles e fazia chegar a alegria de vê-lo vencer o goleiro e mais uma vez balançar as redes! A diretoria do Santos conta que foi o gol mais feliz que o Santos já sofreu .

          Assisti ,ainda garoto de 10 anos,ao filme “Fuga para Vitória ,filme com Silvester Stalone .Era um cinema coincidentemente em Santos .A família passava as férias naquela cidade , e eu escapava durante a sesta dos meus pais para ver os anúncios das pornochanchadas,mostradas em fotos ladeando os cartazes de tais filmes. Mas naquela tarde , para minha sorte ,estavam reprisando ” Isto é Pelé “. Peguei os trocados reservados para o fliperama para ver o Rei ! Quanta meninice para uma tarde de verão !

          Sobre o milésimo gol , que só vi pelas intermináveis crônicas daquele eterno momento,guardo na memória uma foto com uma luz brilhando na cabeça do Rei , como se fosse uma aura a coroar toda aquela majestosa carreira de lances , dribles e gols a traduzir toda a magia e beleza do futebol !

          Obrigado pela oportunidade de revisitar minha memória com
          Pelé!

          Um abraço !

          • Ah, Di, a vida é louca, pois EU joguei com Dorval.

            Larga de ser mentiroso, Sancho, quem jogava com Dorval era Melgálvio, Coutinho, Pelé e Pepe…

            Explico: Eu era amigo de um comandante de um quartel na Lapa, que em algumas sextas-feiras convidava ex-jogadores para uma “pelada” de veteranos. E lá foi Sancho fazer dupla de meio de campo com Dorval. Momento inesquecível para este véi caminhoneiro poder botar o craque santista, falecido em dezembro último, na cara do gol…

            Ivamu qui vamu…

    • Sra Simpson,

      A aniversariante Mísia manda a você um beijinho à moda tartaruga (sabe-se lá o que isso significa, pois meu diálogo com tal bichinho ainda não avançou muito neste 22 anos que a tenho comigo).

      Querida Marge, pensei em mil coisas para escrever e me lembrei de ter abrigado em minha casa, quando morei no Cambuci, alguém que estava igualmente cuidando de si neste estranho jogo da vida e a essa pessoa eu disse: “a mão de Deus jamais desampara”.

      Desde meus 20 anos lembro sempre de Deus para agradecer, jamais pedir; hoje em minhas orações irei abrir uma exceção e fazer um pedido ao cara lá de cima.

      • Agradecida Homer.

        Estou tranquila (acho). O nosso cara, aquele lá de cima, sabe o que faz.

        E “vamu qui vamu” que a vida não para …

        Hoje ganhei o dia com o “Carcará”.

        Em breve estarei por aqui perturbando Sancho de novo.

        Fique com Deus lindão

        • Fique tranquila. O nosso cara, aquele lá de cima, sabe o que faz e é disso que jamais poderemos duvidar, Marge.

          “Nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa” (Isaías 41, 10).

          “Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (João 16, 33).

          E “vamu qui vamu” que a vida, entre uma freada e outra, não para ou estaciona …

  6. Querido Sancho,

    Vez por outra o Dioguinho ataca o coração do JBF, a gente escreve um comentário lindo e ele apaga por pura perversidade.

    Dirigi-me ao seu texto e o comparei às virtudes de minha avó Materna, Dona Dinda, a ex escrava do bundão mais de bem consigo mesma do mundo.

    Ria até de uma topada de um jumento do jumento Pierre Collier, o filho rejeitado de Polodoro.

    Adoro o seu bom humor. E o otimismo de Schirley. É por isso que amo os dois.

    Abraçaço;

    • Ciço, meu caro,
      O jumento Pierre Collier, o filho bastardo de Polodoro estava na Arena da Baixada tomando caldo de Urubu depenado com a Schirley, enquanto Polodoro estava na Arena Barueri com Di Domizio tomando sopa de galinha preta tropelada.

      Quanto ao amor, como não gostar imensamente dessa gente especial que cruzou nossos caminhos neste JBF que Berto e Aline transformaram em sinfônica e regem a cada um de nós, meros tocadores de zabumba,triângulo e cuíca.

      Também poderíamos ir até o cinema e nos ver como o Incrível Exército de Bertoleone (L’armata Bertoleone), algo similar à L’armata Brancaleone.

      I vamu qui vamu, que o domingo ja escureceu e o sol continua a brilhar no coração de todos nós.

  7. Caldo gostoso !

    Recebi muita coisa hoje sobre a manifestação do dia primeiro de maio.
    Dia da morte do Senna. Assistindo um documentário sobre ele.

    “O domingo já escureceu ?”

  8. Sr. Sancho,

    Meu nome é Ana Paula e sou filha da Schirley.
    Estou com o celular dela cuidando das mensagens.
    Acabei de ler o jornal pra ela e ela me ensinou a vir aqui para dizer que correu tudo bem na cirurgia. O Senhor Luiz Berto avisei pelo whatsapp.
    Agradeceu suas mensagens e o beijo da tartaruga. Não entendi.

    Boa tarde

    • Caríssima Ana Paula (também tenho uma filha de igual nome)

      Você não faz ideia da alegria que me proporcionou sua mensagem.

      Deus, sempre tão meu amigo, me proporcionou mais esta alegria de saber que tudo correu bem.

      Como orar e vigiar são constantes em minha vida, aqui prossigo.

      Quanto à tartaruga trata-se da Mísia, que recentemente completou 22 aninhos.

      Dê um beijão em minha amiga no próximo encontro e diga que estou muito feliz com a notícia.

      Deixo à filha um carinhoso abraço, desejando de todo coração toda a alegria e sorte do mundo à familia depois deste susto (renascemos a cada amanhecer).

      Tenha a jovem uma boa noite, com a graça de Deus,

  9. Obrigada por seu retorno.
    Os médicos acharam melhor ela passar a noite na UTI monitorada pois está muito agitafa achando que esta tudo normal.
    Preocupada com STF. Agora esta proibida de ter celular por perto.
    Prazer em conhecer a Mísia.
    Amanha mostrarei sua mensagem para a mãe. Ela vai gostar.

    Boa noite

  10. Debruçado e se deleitando com a coluna de Sancho (minha pet,,como um fragmentador Fellowes 79-Cl., picotou meu velho e bom dicionário de espanhol), sofrendo sem o imprescindivel apoio…, singrando o texto entre as dicas de Maurino, a excelência do JBF, as peripécias de Beijolá e as dicas de cinema, literatura, música…eis que, do nada, na parte de esportes, Sancho cobra a melhora do Glorioso Fogão.
    Torcida pros garotos de Caio Martins, não vai faltar.

    Parabéns!

Deixe uma resposta