ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

Estudos científicos comprovam que ser grato até pelas pequenas ações pode causar grandes mudanças positivas no cérebro, melhoria no sistema cardiorrespiratório e bem-estar.

No momento em que estamos sentindo uma profunda sensação de agradecimento, é praticamente impossível nos sentirmos melancólicos, deprimidos ou apreensivos. Pelo contrário, estaremos irradiando uma energia positiva.

A gratidão é uma das ferramentas essenciais para proporcionar felicidade e dar sentido à vida, porque expressar reconhecimento a alguém gera sentimentos de alegria e satisfação. Do ponto de vista científico, a prática de agradecer promove a formação de substâncias em nosso corpo ligadas ao sentimento de felicidade, tais como, endorfinas, serotoninas e dopaminas. Ao agradecer continuamente, essa sensação de bem-estar faz com que o cérebro esteja sempre produzindo essas substâncias, formando um ciclo.

Um aspecto que merece importância é o benefício vinculado à função social da gratidão, pois garante a aproximação das pessoas e criação de laços mantenedores dos melhores aspectos da humanidade. Enfim, quem é grato, desenvolve uma relação de maior confiança com o mundo. O indivíduo que recebe um ato de gratulação se sente imensamente feliz e ainda mais propenso a ajudar novamente, porque se trata de reconhecimento de um trabalho ou ação executada. Gratidão significa que a energia recebida deve ser devolvida. Quem é grato demonstra possuir a capacidade de amar.

Fonte: Este texto foi encontrada na internet com autoria desconhecida. As pessoas começaram a enviar para os e-mails dos amigos, então pela importância do assunto resolvi publicar no JBF.

Deixe uma resposta