SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

“A maioria dos deuses joga dados, mas o destino joga xadrez, e você não descobre, até que seja tarde demais, que ele estava jogando com duas rainhas o tempo todo.” Terry Pratchett

O Brasil se encontra no JBF: “Por mais Luiz Bertos por perto” Thaís (São Luís-MA). E “num é” que o cabra se lançou candidato neste 2022? Num cridita neu? Clique aqui e confirme. «Não está o erro em desejarem os homens ser, mas está em não desejarem ser o que importa» António Vieira.

Já que o destino joga “ajedrez”…Andava eu aqui numa pesquisa [que nada tem a ver com isto] e acabo por encontrar a dupla ideal para 22. Sancho lançaria Berto, su nónima, su apoyo al presidente en 2022”, como vice de JMB/22 e imbatível cabeça de chapa em 2026, com direito a “jeguiata” ou “polodorociata” no lançamento da campanha. “Su menú ( Mãe que é mãe, pai que é pai votam em seu bebê – BB – Berto y Bolsonaro – es una eleción que te permite meterte de lleno en el mundo de la codicia, donde cualquier decisión, sea positiva o negativa, puede influir directamente sobre tu día a día).

Sancho, fã de Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo, certamente se o mestre tivesse vacilado, teria escrito, antes do argentino: “Yo, que tantos hombres he sido/ no he sido nunca/ aquel en cuyo abrazo desfallecía Matilde Urbach.”

E no JBF de Berto Coração de Mãe, onde aparece de tudo um pouco, até a Artemísia, para alegria do João Francisco, vou ser absolutamente pueril…. Seguindo uma “boqueteira” iluminada pelo Camilo, de Taubate-SP, fui esmiuçar a questão sobre dívida que pode ser paga com sexo oral (solo de clarineta – She asked him if he wanted a blowjob) e que a Justiça espanhola não vê ilegalidade.

Justiça da Espanha considerou válido o acordo, entre uma mulher e o ex-cunhado, para quitação de débito no valor de R$ 96,3 mil na forma de um gostoso “boquete” (ball cat ou bola gato – I just love the way she gives head); uma pena que a matéria não informa quantas chupetinhas foram necessárias para a quitação. kkkkkkkk. O combinado nunca sai caro e o que é de gosto é regalo da vida…

E minha sogra, desejosa de falar difícil e agradar ao padre, foi aos verbos e, sobre sexo oral, tascou sem pestanejar: “nunca o fiz, não faço nem façarei”.

Além do sexo, há várias coisas que, garantem, melhoram muito com a idade; uma, dizem, é o vinho do Porto. Quanto a Sancho, que lástima; a cada sexta piora um pouco mais. Prova disto é o texto a seguir; acompanhemos…

Sancho, aos 13 anos, quando já sinalizava os primeiros sinais de loucura (a morte do pai jamais superada; ninguém deve perder um pai aos 13 anos) iniciou sua caminhada no xadrez (eita estrada esburacada). Aprendi a jogar xadrez com o Lujin, de Vladimir Vladimirovich Nabokov (nem só de “Lolitas” viveram Sancho e Nobokov).

Lujin, como Sancho, precisa antecipar as jogadas da vida e tentando fazer jogadas inesperadas para enganar o destino, porém o xeque mate, na vida de qualquer um de nós, será sempre inevitável.

E ao ler Viktor Korchnoi descobri que estava no caminho certo: “Não há nenhum grande mestre de xadrez que seja normal, diferenciam-se apenas pela magnitude da loucura”.

Na velha vitrola Sancho ouve Rimsky-Korsakov: Scheherazade op.35 – Leif Segerstam – acordes da maravilhosa “Orquestra Sinfónica de Galicia”…E fico pensando na beleza da Anya Josephine Marie Taylor-Joy… que olhos, Beni; que “gambitos” tem tal rainha, meu caro Ciço e que magnífico desempenho na série, como a enxadrista Beth Harmon.

Uma belezura dessas merece até poema de Jesus de Ritinha de Miúdo e crônica de Zé Ramos.

E depois de noitada de bebedeira e briga no bar, Sancho foi parar no xilindró. Amanheceu e foi liberado, pois era amigo dos “puliça”, que apenas o prenderam para não ficar “mal” na fita os homens da lei. Estadia VIP com direito a joguinho de pôquer e papo em dia, que a noite foi longa; pela manhã café da manhã principesco e frutas da região de sobremesa.

Saiamos, inocentes que somos, do xadrez para mergulhar no xadrez… Estava o caminhoneiro cheio de anotações em russo, pois botara na cabeça que aprenderia o idioma para ler os grandes mestres da literatura das geladas estepes no original, pois não confiava nem um pouquinho em tradutores.

Sentia-se tão russo que dera uma folga aos cocos e estava a quebrar o próprio, quando se meteu a participar de torneio internacional de xadrez em Desengano.

Com o início de um novo ano, surgem os grandes torneios e Desengano, quem diria, está na rota dos magníficos torneios de ajedrez, chess, xadrez, schack, satranç, cờ trò chơi, šah, šachy, skak, scacchi, Schachspiel, échecs, schaakspel, sakki.

No segundo dia de partidas, um locutor deveras emocionado revela que o norueguês e campeão mundial de xadrez Magnus Carlsen estava em visita ao povoado e sabedor do torneio, resolvera se inscrever.

A notícia correu como rastilho de pólvora e sabe-se lá vindos de onde, grandes mestres internacionais surgiram do nada e também se inscreveram. Havia mais grandes mestres do que a população atual de Desengano naquele momento (inclusive se colocarmos nas contas os que estão sob as terras dos pés juntos).

Sancho entrou no torneio seguindo a “máxima de Rudolf Spielmann: “Jogar a abertura como um livro, o meio-jogo como um mágico, e o fim do jogo como uma máquina”. Estava dando certo, mas era tremendamente exaustivo. Nem em sexo e bordelianas garotas (seus passatempos favoritos) conseguia pensar o caminhoneiro.

Falando em sexo, «I tend to think that cricket is the greatest thing that God ever created on earth — certainly greater than sex, although sex isn’t too bad either», Harold Pinter… Dmitria Tchochotowa soube, através de Jairo Juruna, que Sancho estava bem cotado nas casas de apostas, e que já o viam na decisão do torneio contra o campeão norueguês Magnus Carlsen.

Las matemáticas nos dicen que si nos atenemos a consideraciones históricas, las opciones del aspirante al título en ajedrez rondan el 5%, un porcentaje muy pequeño ante un gran maestro en plena madurez ajedrecística, mas (roqueano mas), Tchochotowa gostava de apostar nos azarões e apostou grana alta no torneio.

Tchochotowa publicou em suas redes sociais: “Adivina, Sancho, cuánto amo el ajedrez”. Publicó cuatro fotos en “lingerie” y el siguiente texto en mandarim: “Sancho, si ganas, me convertiré en tu reina por toda la noche” (cualquiera es libre de hacer lo que le venga en gana con quien le venga en gana).

E consegue Sancho resistir a 4 fotos de bela mulher vestindo daquelas lingeries capazes de tirar do sacerdócio qualquer cristão? E a promessa de ser minha rainha por toda a noite? Está a luxúria dentro da lista de pecados capitais? Recebo e-mail de Marcão dizendo que sim. Oh, céus, o que será de nós no dia do juízo final, caríssimos Beni e Ciço?

Como o Bertoluci, em uma de suas colunas passadas, deu a dica de que devemos aprender o idioma dos chinesinhos, o dedicado Sancho entendeu o recado da bela Tchochotowa (que nome poético, não é mesmo, D Matt?) e…

Tal incentivo elevou a “moral da tropa”, digo de Sancho, e o caminhoneiro desatou a ganhar; os russos caiam feito moscas, como ocorre em propagandas de inseticida aerossol. Surpreendentemente Sancho estava a fazer cair, um após outro… ¿quién podrá acabar con su aura de invencibilidad?

Aron Nimzovitch disse ali, após ter de apertar a mão de Sancho, a frase que se eternizaria: “Meu Deus, porque tenho justamente eu que perder contra este idiota?”

Chegamos à fase decisiva, com quatro enxadristas ainda na competição: Luiz Carlos Sancho de Panza vs Jose Raúl Capablanca y Graupera e Magnus Carlsen vs Efim Dmitriyevich Bogoljubow.

Luiz Carlos Sancho de Panza y Efim Dmitriyevich Bogoljubow ganharam seus jogos e irão amanhã decidir o torneio.

Hoje foi dia da sessão de fotos, entrevistas e fanfarronice por parte dos oponentes. Eis o que disse o russo quando apertou a mão de Sancho: “Quando jogo com as brancas, ganho porque tenho brancas; quando jogo com pretas, ganho porque sou Bogoljubov”.

Bogoljubov é amplamente favorito na final contra o desenganense, segundo dizem; diziam também que aquele rubro-negro especialista em ficar no “cheirinho” (ginecologistas e flamenguistas sempre ficam apenas no cheirinho) também era favorito contra o Palmeiras, na decisão da Libertadores de 2021.

E Sancho jamais esquecerá o quanto é inútil tais favoritismos de véspera, pois presente estava em 2000, no antigo chiqueirão, conhecido por Parque Antártica, quando da decisão da Copa Mercosul, que terminou seus iniciais 45 minutos com os times indo ao vestiário com o placar de Palmeiras 3×0 no meu Vasquim; aos sem memória ou desconhecedores do mundo da bola que consultem a história do jogo para saberem quem levantou a taça.

Diante de entusiasmados repórteres, disse Sancho: “Cravo, sem medo de ser feliz, que amanhã será um domingo ensolarado em que Sancho, mesmo jogando com a pretas, irá acabar com o fanfarrão russo.”

O sábado, depois do ocaso, deu lugar a uma noite estrelada, enluarada e bela; impossível não pensar em Tchochotowa.

E surgiu radiante e ensolarado o domingo, que chegou ao fim sem qualquer notícia da aguardada final; jornais de segunda-feira estamparam a seguinte manchete: “Onde foi parar Sancho? Perguntem ao Putin”.

Je ne sais quoi… Ah, a verdade (conhecereis a verdade e a verdade vos libertará sempre nos fala o tal Jair, não é mesmo?).

Lamento dizer a todos os leitores do JBF (que sei terem torcido muito por minha vitória), que ao ir ao Recanto dos Desenganados para o jantar, sábado à noite, por volta das 22 horas, fui sequestrado, colocado em uma aeronave e dopado, tendo acordado em um hotel em Paris, com Tchochotowa nua na cama, dez maletas com total em euros de 5 milhões e um bilhete: tudo isso é seu se o señor desistir de participar da final do torneio.

Terminava assim a missiva: Tal tomada de decisão foi única e exclusivamente porque não ficaria bem para a Mãe Rússia um desenganense ganhar de nosso campeão. E no fim ia assinada por um tal Luiz Bertev Polodoroevychy e me foi entregue por uma agente russa conhecida como Chupicleide, a Cleidinha.

Em tempo: Bertev não tem nenhuma relação com o governo russo, sendo apenas um aficcionado por xadrez, milionário e dono do conglomerado midiático Bestev Fubanayev, que não admite qualquer derrota de seus compatriotas em tal esporte.

Quanto ao destino de Sancho, Tchochotowa (she sucked me off at the party) e 5 milhões de Euros, respondo que “sempre teremos Paris”, caríssimos.

A frase, como se sabe, é do inesquecível diálogo entre Rick Blaine e Ilsa Lund, em Casablanca: “E quanto a nós?”, ela pergunta na despedida. “Nós sempre teremos Paris”.

Corram, fubânicos amigos e botem na vitrola “As Time Goes By” . E que as moças não esqueçam de pedir:
-Play it again, “Sam (cho)”…

PS000: Euphoria. Replico aqui texto da fantástica Nacinha neste JBF sobre o tal 22, o JMB: “A direita só fala dele. A esquerda só fala dele. A mídia também só fala dele. Quem, quem, quem? Sucesso total. 2022 chegou!!!”Érase una vez…” No dia 6 de janeiro você cumpriu o ritual? «Descascar uma romã, pegar nove sementes de romã, colocar três na carteira, comer a mesma quantidade e jogar outras três por sobre os ombros para honrar Melquior, Baltazar e Gaspar, pedindo a eles saúde, alegria e riqueza. No ano seguinte repete-se.» minha vovozinha cumpriu, enquanto viva, fielmente tal ritual; morreu pobre, viveu pobre, nasceu pobre. Não vi muita serventia em tal ato anualmente cumprido ao raiar um novo ano». Senhor, DEUS meu, com ou sem romã, arroche aí pra nós uma semana vindoura bem arretada, perto de gente boa e bem longe das almas sebosas! Curta, querido leitor, seu “dolce far niente” e “prestenção” à política, cabras, pois este ano vai ser do “balacobaco”. Sancho, The Man Who Was Friday – E pergunta Sancho: Por que tão poucos comunistas (socialistas) acessam o JBF, minha sogrinha? Simples resposta, meu genro querido: a maioria deles não sabe ler ou interpretar textos… Fantastic Four 2022 – Fantastic???? Cê tá di sacanagi, Sancho…”Podía haber sido mucho peor” – ¡Qué barbaridad!” ¡Caimanes al acecho! – Luis Inacio, João Agripino, Sergio Fernando e Jair Messias. Qual deles você levará para uma urna deserta? Sancho votará no señor Jair (veintidós) ¿Es pretencioso decir que estos son los favoritos? Crava MacumMeire, catimbozeira, vidente e astróloga favorita da sogra de Sancho: “Jair e Moro irão para o segundo turno”. Crava o palpiteiro Sancho: Bolsonaro ganha no primeiro turno (time que está ganhando não se mexe). “Governos perfeitos jamais encontraremos fora dos sonhos.” Luiz Carlos Sancho de Panza. ¿Cuál tenéis más ganas de ver presidente? Dejadnos vuestros comentarios a continuación…

PS0,01: Nietzsche: “Deus está morto”; Sancho: “A democracia morreu”. Triste tempos, pois é gravíssimo, triste, cruel, ignóbil termos chegado a este início de século XXI com um sistema governativo que não representa aqueles que o elegem, e que permite que pelas frestas mal vigiadas de seu telhado roto penetre toda a espécie de sacripantas e aldrabões. (Sancho en su batalla contra los molinos de viento) – “Tudo em nós está em nosso conceito do mundo; modificar o nosso conceito do mundo é modificar o mundo para nós, isto é, modificar o mundo, pois ele nunca será, para nós, senão o que é para nós.” Fernando Pessoa. De Pessoa a Sancho: Direto da ‘brasília amarela” (encontrada no ferro-velho), onde as garotas do Leblon não querem mais entrar, aqui exaltamos os feitos do atual governo, que à oposição conviria ler, se não fosse um exercício inútil! El ‘Doomscrolling’, o la afición por informarse básicamente con malas noticias (las buenas noticias “no venden”). Ei-los» 1) O presidente Jairzim sancionou, nesta sexta-feira , projeto de lei que trata do marco regulatório para a geração distribuída de energia. O texto aborda o uso de fontes renováveis para produção energética, em especial solar e eólica, além de subsídios aos consumidores; 2) A produção de veículos cresceu 11,6% em 2021, segundo o balanço divulgado pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea); 3) Os investidores estrangeiros injetaram R$ 70,76 bilhões na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) em 2021. Esse é o maior valor da série histórica, iniciada em 2004; 4) O presidente Jairzim sancionou o projeto que regulamenta a cobrança do ICMS sobre a venda de produtos e a prestação de serviços a consumidor final que está em um estado diferente de onde a compra foi realizada; 5) Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem – O presidente Jairzim sancionou com vetos o projeto de lei que incentiva a navegação entre os portos brasileiros, o BR do Mar. 6) Duas rodas em ação – O presidente Jairzim sancionou projeto de lei (PL) que estabelece regras emergenciais de proteção a entregadores de serviços de aplicativo durante a emergência em saúde pública causada pela pandemia; a empresa de aplicativo de entrega deverá contratar seguro contra acidentes, sem franquia, em benefício do entregador, para cobrir exclusivamente acidentes ocorridos durante o período de retirada e entrega de produtos; 7) Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento o Brasil vai produzir um volume de 284,4 milhões de toneladas de grãos na safra 2021/22, um aumento de 12,5% (ou 32 milhões de toneladas) em comparação a última safra; 8) Crescimento do setor de serviços: de acordo com dados divulgados ontem, quinta-feira, pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o volume de serviços no país teve alta de 10% (2,4% em novembro, na comparação com outubro); 9) malísimas noticias… Quiero más!; e, por fim: “Puedo dirigirte hacia la verdad, pero no puedo hacer que te la creas”. Raymond Reddington.

PS0,02: Things alter for the worse spontaneously, if they be not altered for the better designedly… Como talvez dissesse o florentino Dante Alighieri, “posiblemente haya que huir del infierno para descubrir que no existe la tierra prometida”. Hablando de esto… Un pueblo pasando necesidades bajo un regimen comunista? No puede ser, debe haber un error. Ditaduras – Dilma matou a charada: “Chavez apostou tudo apenas no Exército”. Perfeita a análise da Dilma, pois com os donos do canhão o apoiando, poder eterno ao regime. Sempre foi assim; sempre assim será- Uma pergunta muito me incomoda: “Por que as ditaduras não caem mais?” – “A pior coisa que pode acontecer a um socialista é ter seu país governado por socialistas que não são seus amigos.” Ludwig von Mises – “As ditaduras fomentam a opressão, as ditaduras fomentam o servilismo, as ditaduras fomentam a crueldade; mas o mais abominável é que elas fomentam a idiotia.” Jorge Luis Borges. – «Ils n’ont pas de pain? Qu’ils mangent de la brioche» – Recorro ao mestre dos mestres: “Mais do que em qualquer outra época, estamos numa encruzilhada. Um dos caminhos leva à catástrofe e ao mais terrível desespero. O outro leva à extinção total. Vamos rezar para que façamos a escolha certa”. Woody Allen – Maravilhosas ditaduras… Tiempo de rojos; hambre y piojos. Liberdade de expressão? Isso a gente não vê em nenhuma ditadura; senão, vejamos: o jornal espanhol ABC junta-se aos outros ibéricos El País e El Confidencial, que estão também bloqueados na Internet chinesa. Na lista chinesa incluem-se órgãos de comunicação internacionais como os norte-americanos The New York Times ou The Washington Post, ou os britânicos The Guardian e BBC, todos bloqueados na China. – SOS CUBA – SOS NICARÁGUA – SOS VENEZUELA – Se um pássaro te diz ‘estás louco’, você deve estar mesmo porque “solamente Maduro habla con los pajaritos”. – SOS ARGENTINA. Rodrigueanas: Nelson Rodrigues – “As cartas de Marx mostram que ele era imperialista, colonialista, racista, genocida, que queria a destruição dos povos miseráveis e “sem história”, os quais chama de “piolhentos”, de “anões”, de “suínos” e que não mereciam existir. Esse é o Marx de verdade, não o da nossa fantasia, não o do nosso delírio, mas o sem retoque, o Marx tragicamente autêntico”….

PS0,03: Desculpem lá, mas apetece-me que falem por mim… “To live is the rarest thing in the world. Most people exist, that is all.” Oscar Wilde. Todo mundo tem que acreditar em algo; Sancho acredita piamente que vai beber outra cerveja estupidamente gelada daqui a um “poucochinho”. “Ah! Não me diga que concorda comigo! Quando as pessoas concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou errado.” Oscar Wilde. ¡Nos creemos cualquier cosa! Ahora bien, si Bolsonaro gana las eleciones 2022, si esto llega a suceder, si se cumple, estaran los de Brasil delante de un momento que sería tan épico como inolvidable. CONVITE – Vamos combinar beleza feminina com maestria ao piano? Khatia Buniatishvili – Recital: Ravel, Mussorgsky. Live HD at Salle Pleyel (impessionante a poderosa alma musical dessa mulher; estremecedora, chocante e intensa Khatia). DITO no programa Good Morning America, da rede ABC: “A maioria das mortes por covid-19, acima de 75%, aconteceram com pessoas que tinham pelo menos 4 comorbidades. Então, para começar, essas pessoas não estavam bem.” doutora Rochelle Walensky, diretora do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América. “VAMOS TRABALHAR? 22, 22, 22… isso te faz lembrar alguma coisa? Veintidós… Preferes esculhambar o governo? Cada um com seu cada um, que o que é de gosto é regalo da vida – “Cada um faz sempre qualquer coisa melhor que os outros.” Erik Geijer: Mais de 7 bilhões… muita gente para um único planeta… hora de ganhar asas e colonizar o espaço… En 1968, el profesor estadounidense Paul Ehrlich causaba sensación con un libro de título shock: La Bomba P (P de población). El miedo a la sobrepoblación iba a suceder de este modo al del apocalipsis nuclear antes de ser reemplazado a su vez por el miedo al cambio climático. Otro libro sobre… “Les Berceaux vides de Marianne” (Las cunas vacías de Marianne, Seuil, 1980.

PS1: “If there’s anything I hate more than being taken seriously, it’s being taken too seriously”, Billy Wilder. E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha – ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa‘ , mesmo com pandemia, acumula US$ 1,53 bilhões (dólares, senhores) globais, passando ‘Vingadores: A Era de Ultron’ e ‘Os Vingadores‘, ficando atrás apenas de ‘Guerra Infinita‘ e ‘Ultimato‘. ¡Eso tiene pintaza! – 1) La extraordinária actriz Sandra Bullock se ha asociado con Netflix en películas como “A ciegas” (Bird Box) e “Imperdonable” (The Unforgivable). En cine su carrera cinematográfica volverá con “Bullet Train” y “The Lost City”. Dijo Bullock: «Si no fuera por Netflix, mucha gente no estaría trabajando. Sus historias no serían contadas. ¿Quién pensaría que yo, como mujer, todavía estaría trabajando en este momento? Habría estado en el pasto de las vacas. Es cierto»; 2) 22…22…22… não, não é dica eleitoral, é cinema… Veintidós películas que no puede perderse en 2022: ‘El callejón de las almas perdidas’, lo nuevo de Guillermo del Toro (28/1); Morbius (28/1); Uncharted (11/2); Competencia oficial (25/2); The Batamn (4/3); Red (11/3); Camera café (18/3); Downton Abbey: Una nueva era (18/3); Animales fantásticos: Los secretos de Dumbledore (8/4); Veneciafrenia (22/4);Doctor Strange en el multiverso de la locura (6/5); Top Gun: Maverick (27/5); Jurassic World: Dominion (10/6); Lightyear (17/6); Thor: Love and Thunder (8/7); Padre no hay más que uno 3 (15/7); Misión imposible 7 (30/9); Los renglones torcidos de Dios (7/10); Black Panther: Wakanda forever (11/11); Spider-Man: Cruzando el multiverso (11/11); Avatar 2 (16/12); The Fabelmans (28/12); Em tempo: em cada país, há variação de datas. exemplifico: no Brasil os cinemas lançam filmes às quintas; 3) SAINDO DO FORNO – La película Los Eternos ya se puede disfrutar en la plataforma de streaming Disney Plus; 4) To Catch a Thief – Remake de Atrapa a un ladrón previsto por Paramount Pictures. Gal Gadot, guaa, guapisima, será la protagonista de la nueva versión de un clásico de Alfred Hitchcock. Se trata del remake de Atrapa a un ladrón (1955)….

PS7: Señor dame paciencia – O Sancho é pré-sexagenário (58 – o pau – haja viagra – já não anda lá essas coisas e as meninas do Leblon já não olham mais pra ele) e diz que encontra todos os dias pessoas maravilhosas neste país de merda. Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): rentrée littéraire: frase de Groucho Marx: «Outside of a dog, a book is man’s best friend. Inside of a dog it’s too dark to read». Oxe, o Groucho é phodda bagarai. “O que é oxe? Oxe é oxe, oxe! Mas, bah tchê, tá bom barbaridade! Vixe, “eita lasqueira”, agora destrambelhou de vez, uai… “Os livros e a mente só funcionam se estiverem abertos” James Dewar. AÍ VC QUER PRESENTEAR COM LIVRO. Eis 22 dicas de Sancho: “Cien años de soledad” de Gabriel García Márquez, “El gran Gatsby” de Francis Scott Fitzgerald, “Lo que el viento se llevó” de Margaret Mitchell, “El cuento de la criada” de Margaret Atwood, “El señor de los anillos: la comunidad del anillo” de J.R.R. Tolkien, “El guardián entre el centeno” de J.D. Salinger, “Beloved” de Toni Morrison, “1984” de George Orwell, “La luz que no puedes ver” de Anthony Doerr, “Trampa 22” de Joseph Heller, “La telaraña” de Charlotte de E.B. White, “La conjura de los necios” de John Kennedy Toole, “Un perfecto equilibrio” de Rohinton Mistry, “Un caballero en Moscú” de Amor Towles, “Las uvas de la ira” de John Steinbeck, “Harry Potter y la piedra filosofal” de JK Rowling, “Un árbol crece en Brooklyn” de Betty Smith, “La broma infinita” de David Foster Wallace, “Matar un ruiseñor” de Harper Lee, “Tan poca vida” de Hanya Yanagihara, “Lolita” de Vladimir Nabokov, “Lonesome Dove” de Larry McMurtry, “El clamor de los bosques” de Richard Powers, “Oración por Owen” de John Irving y “Ulises” de James Joyce. “Las uvas de la ira” de John Steinbeck. Trecho: «¿Cómo se puede asustar a un hombre que carga con el hambre de los vientres estragados de sus hijos además de la que siente en su propio estómago acalambrado? No se le puede atemorizar, porque este hombre ha conocido un miedo superior a cualquier otro», John Steinbeck – Las uvas de la ira. Para quem estava atrás de boas dicas de leitura, diz Sancho que qualquer dos livros citados é um espetáculo aos olhos. Centenário de Saramago (deixemos seu pendor comunista de lado e fiquemos apenas com o maravilhoso escritor) – as celebrações do centenário do escritor se estenderão desde o início de 2022 e culminarão no dia 16 de novembro de 2022. Feiras Literárias – Programe-se: 1) The London Book Fair – De Tuesday 5 a Thursday 7 April 2022 – Local: Olympia London – Cidade: Londres – Mais informações: londonbookfair.co.uk; 2) Feria Internacional del Libro de Buenos Aires – A fundação El Libro, organizadora da Feira do Livro de Buenos Aires, anunciou o cancelamento da 46ª edição do evento literário. Antes adiada para o segundo semestre, a feira acontecerá somente em 2022, nos meses de abril e maio; 3) BIENAL MINEIRA DO LIVRO 2022 – realizada na capital, Belzonte, de 13 a 22 de maio de 2022, no BH Shopping e representa a 6ª edição; 4) Abu Dhabi International Book Fair – De Saturday 14 a Friday 20 May 2022 – Local: Abu Dhabi National Exhibition Centre (ADNEC) – Cidade: Abu Dhabi.Mais informações: adbookfair.com; 5) Taipei Book Exhibition – De Thursday 2 a Tuesday 7 June 2022 – Local: Taipei World Trade Center – Cidade: Taipei – Mais informações: tibe.org.tw; 6) Bienal do Livro SP. Bienal do Livro SP de 02 a 10 Julho de 2022 no Expo Center Norte, na capital paulista; e, por fim, “Aquele que lê muito e anda muito, vê muito e sabe muito.” Miguel de Cervantes Saavedra.

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi… Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – “Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Não explicaria; daria uma bola para que ele jogasse…” Dorothee Sölle (Teóloga alemã).- ¿Quiénes serán las estrellas de 2022?- FIFA ha desvelado los candidatos para los premios The Best 2021 (ceremonia online que se celebrará el 17 de enero de 2022). El argentino Leonel Messi (Barcelona/PSG), el brasileño Neymar Jr (PSG), los francés Karim Benzema (Real Madrid), N’Golo Kanté (Chelsea) y Kylian Mbappé (PSG), el portugués CR7 (Manchester United), el belga Kevin De Bruyne (Manchester City), el polaco Robert Lewandowski (Bayern Múnich), el noruego Erling Haaland (Borussia Dortmund), el italobrasileño Jorginho (Chelsea) y el egipcio Mohamed Salah (Liverpool). “The Best” a mejor guardameta, están nominados el brasileño Alisson Becker (Liverpool), el italiano Gianluigi Donnarumma (PSG), el senegalés Edouard Mendy (Chelsea), el alemán Manuel Neuer (Bayern Múnich) y el danés Kasper Schmeichel (Leicester City). Sancho vota en el polaco Robert Lewandowski (Bayern Múnich) y como guarmetas el danés Kasper Schmeichel (Leicester City). Lewandowski faz gol com a mesma eficiência com que faço amor e Schmeichel pega bolas com a mesma maestria com que pego nas cinturas femininas. Falando em femininas…Alexia Putellas, centrocampista do Fútbol Club Barcelona, ganhou o prémio de Jogadora do Ano da UEFA de 2020/21 e é uma das favoritas ao título de melhor do ano da FIFA (The Best 2021).

PS10.1: Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22: 1) Ligue1: Journée 20: Lyon 1-1 PSG; (líder: Paris Saint Germain Football Club – liderato con 47/50); 2) Premier League: Gameweek 21: Arsenal 1-2 Manchester City; (Líder: Manchester City Football Club sigue en su camino hacia un nuevo título de Premier League – 53/63); 3) Bundesliga – Spieltag 18: Eintracht Frankfurt 2-3 Borussia Dortmund, Bayern München 1-2 Borussia Mönchengladbach; (líder: Fußball-Club Bayern München 43/54); 4) LaLiga: Jornada 20: Granada 1-1 Barcelona, Villarreal 2-2 Atlético, Real Madrid 4-1 Valencia; (líder: Real Madrid Club de Fútbol – 49/60); 5) Lega Calcio (SerieA): Giornata 21: Internazionale 2-1 Lazio, Roma 3-4 Juventus; (líder: Football Club Internazionale Milano – liderato con 49/63); 6) Primeira Liga: Jornada 17: Santa Clara 3-2 Sporting, Benfica 2-0 Paços Ferreira, Estoril 2-3 Porto; (líder: Futebol Clube do Porto – liderato con 47/51).

PS10.2: ¿¿¿ Quién volvió a entrenar ??? ¿la mejor plantilla de Brasil? Palmeiras? Flamengo? Atlético Mineiro? Athlético Huracán? La planificación de la temporada que viene… El camino más corto hacia el éxito es el dinero. ¿Cuál es el equipo de sus sueños? ¡haz tu once! Mercado da Bola 2022 – os laterais Orejuela e Nicolas, o meia Martín Benítez, o atacante Janderson e o zagueiro Bruno Alves acertam com o Grêmio; atacante Wesley Moraes acerta e Medina é o novo treinador do Colorado. El Sport Club Internacional ha anunciado el regreso del centrocampista argentino Andrés D’Alessandro, de 40 años, para disputar los “últimos partidos de su histórica y victoriosa” carrera deportiva; O Juventude de Caxias do Sul oficializou a contratação de Danilo Boza até 2025, do zagueiro Paulo Miranda, do volante Rômulo, do atacante Vitor Gabrie, do lateral-esquerdo Moraes e do atacante Vitor Gabriel; Ronaldo Nazario es el nuevo propietario de Cruzeiro Esporte Clube e contratou o zagueiros Sidnei e Mateus Silva e o atacante Waguininho ; o Galo se reforça e contrata o atacante Fábio Gomes, o zagueiro Diego Godín, o volante Fábio, o atacante Ademir, do rival América, com contrato até dezembro de 2024. Surpresa no Mercado: Cuca comunicou à diretoria do Galo que deixará o comando do time por questões familiares e atacante Diego Costa acertou sua rescisão contratual; o América-MG contratou o meia colombiano Índio Ramírez, o zagueiro Lucas Kal, o zagueiro Gabriel Gomes e o atacante Everaldo; meia Paulinho acerta contrato com o Todo Poderoso, que renovou contrato do goleiro Cássio e do lateral-direito Fagner; Marcelo Lomba, Rafael Navarro, o zagueiro Murilo, o volante Jaílson e Atuesta acertam com o Alviverde Imponente, cuja diretoria atesta que Abel Ferreira permanece como treinador. E há Yuri Alberto (ainda não fechado) na mira do Porco; a Macaca Campineira contratou o volante Moisés Ribeiro e o zagueiro Dedé; o Peixe renova com o goleiro João Paulo até 2026 e contrata o zagueiro Eduardo Bauermann, o meia-atacante Ricardo Goulart e o meia Bruno Oliveira; o Tricolor do MorumTRI acerta com o goleiro Jandrei, o volante Patrick, o meia Alison, o atacante Nikão e o veterano lateral-direito Rafinha; o zagueiro David Duarte, Felipe Melo, atacante Germán Cano e Willian Bigode fecharam com o Fluminense Football Club, que terá como treinador o Abelão; Na Gávea o rubro-negro oficializa Paulo Sousa como novo treinador; o Fogão manterá o técnico Enderson Moreira e trouxe o zagueiro William Klaus, o volante Breno e o atacante Vinícius Lopes; e na Colina Histórica… O time de São Januário anunciou a contratação do atacante Raniel, do lateral-direito Weverton, do volante Yuri Lara, do goleiro Thiago Rodrigues e do lateral Edimar. Habemus “professô”. Zé Ricardo assina com o Expresso da Vitória até o final de 2022; lateral Maguinho fecha com o Goiás; volante Hugo Moura no Furacão; zagueiro Guilhermo, meia Régis e lateral Egídio assinam com o Coritiba; o Baêa renovou o contrato do goleiro Danilo Fernandes; a Chape, de péssima campanha em 2021, anunciou baciada de contratações; levou para Chapecó o goleiro Matheus Cabral, os volantes Marcelo Santos e Sousa, o meia Marcelo Freitas e o atacante Caio Rangel; o Dragão rubro-negro se reforça com o volante Edson, o meia Wellington Rato e o atacante Dellatorre; o Vozão trouxe o volante Richard, o atacante Zé Roberto e o lateral Victor Luiz. Uma dica para os clubes que estarão brigando por algo em 2022: Ou o clube tem muita grana para investir, como nos casos de Palmeiras, Flamengo, Bragantino e Atlético Mineiro, é muito bem administrado, como o é o Athlético Huracán ou serão 38 jornadas dançando à beira do abismo ano após ano, pois, afinal, o INFERNO sempre está de portas abertas para ingênuos, distraídos e incompetentes.

PS13: «En su vida, un hombre puede cambiar de mujer, de partido político o de religión, pero no puede cambiar de equipo de futbol» – Eduardo Galeano. ¿Clássicos – De Klassieker? “Ma quanto è bello vincere?!?!” Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción… 13/2 – Liga de Portugal – Dragões vs Leões – Porto vs Sporting; 12/1 – Supercoppa Frecciarossa – Derby D’Italia – Internazionale 2-1 Juventus y Supercopa de España – El Clásico – Real Madrid 3-2 Barcelona; Liga de Portugal (30/12) Porto 3-1 Benfica; Taça de Portugal (23/12) Porto 3-0 Benfica.

PS24: Grandes goleadas – ¡Menuda sorpresa nos acabamos de llevar! – Lega Calcio (9/1) – Udinese 2-6 Atalanta, Roma 3-4 Juventus, Empoli 1-5 Sassuolo; FA Cup (8/1) Chelsea 5-1 Chesterfield; LaLiga (3/1) Villarreal 5-0 Levante.

PS51: Taça de Portugal – Meias-finais – Sporting vs Porto y Tondela vs ????. Quarter-finals – 11–12-13 January 2022 – Portimonense vs Mafra; Vizela 1-3 Porto; Rio Ave 0-1 Tondela; y Leça 0-4 Sporting.

PS69: Campeonato de España – Copa de Su Majestad el Rey de Fútbol sorteo de los octavos de final – 7/1/2022 – Los partidos se jugarán los días 15 y 16 de enero salvo los de los equipos que juegan la Supercopa (Madrid, Atlético, Barça y Athletic) que lo harán los días 19 y 20. Ya sólo quedan 16. Octavos de final – esta ronda seguirá siendo a partido único: Atlético Baleares vs Valencia; Girona vs Rayo Vallecano; Sporting vs Cádiz; Elche vs Real Madrid; Real Sociedad vs aAtlético de Madrid; Betis vs Sevilla; Athletic vs Barcelona; y Mallorca vs Espanyol…

PS77: Copa da Liga Inglesa (English Football League Cup ou League Cup) – EFL Cup ou Carabao Cup – meias-finais: 20/1 – Arsenal vs Liverpool; 13/1 – Liverpool vs Arsenal y 12/1 – Tottenham 0-1 Chelsea; 5/1 – Chelsea 2-0 Tottenham – Let’s go blues, pride of London.

PS171: Supercopa de España – King Fahd International Stadium – Riyadh (Arabia Saudí) – 12 de enero – Real Madrid 3-2 Barça y 13 de enero – Atlético-Athletic. La final se disputará el domingo, 16 de enero.

PS666: Coppa Italia – Octavos: 12/1 – Atalanta 2-0 Venezia; 13/1 – Napoli vs Fiorentina, Milan vs Genoa; 18/1 – Lazio vs Udinese, Juventus vs Sampadoria; 19/1 – Sassuolo vs Cagliari, Internazionale vs Empoli; 20/1 Roma vs Lecce.

PS1000: Supercoppa di Lega – 34ª edizione – (Supercoppa italiana y Supercoppa Frecciarossa) – Stadio Giuseppe Meazza – 12/1- Football Club Internazionale Milano 2-1 Juventus Football Club. Palmarés – Galeria dos Campeões: Juventus – 9 (1995, 1997, 2002, 2003, 2012, 2013, 2015, 2018 e 2020); Milan – 7 (1988, 1992, 1993, 1994, 2004, 2011 e 2016); Internazionale – 6 (1989, 2005, 2006, 2008, 2010, 2022); Lazio – 5 (1998, 2000, 2009, 2017 e 2019); Roma – 2 (2001 e 2007); Napoli – 2 (1990 e 2014); Parma – 1 (1999); Sampdoria – 1 (1991); Fiorentina – 1 (1996).

PS1001: Copa São Paulo de Futebol Júnior/2022 – 52ª edição da “Copinha” – 128 times divididos em 32 grupos de quatro cada – os dois melhores por chave avançam – 2 a 25 de janeiro – Copinha 2022 – Não me venham com zero a zero, faz favor…SEGUNDA FASE – jogos eliminatórios – 12 e 13/1: Votuporanguense 2-2(5-3) Guarani, Vila Nova 0-2 Bahia, Mirassol 3-1 Atlético-MG, Linense 0-2 Sport, Jacuipense 0-1 Ponte Preta, Fluminense 3-1 Francana, Nova Iguaçu 1-1(5-3) Ferroviária, Santos 3-0 Chapadinha, Novorizontino 2-1 Castanhal, Grêmio 2-0 Santa Cruz, Falcon 3-1 Velo Clube, Athlético 1-1(1-3) América-MG, XV de Piracicaba 1-3 Taubaté, Botafogo 0-0(9-8) São José-RS, Corinthians 5-0 Ituano, Fortaleza 1-1(3-4) Resende, Desportivo Brasil vs Ceará, São Bernardo 0-2 Iape, ABC vs Retrô, Cruzeiro vs Bragantino, São Paulo vs AC São Bernardo , Londrina 0-1 São Caetano, Audax vs Ska Brasil, Vasco 4-0 Joinville, Internacional vs Flamengo-SP, Avaí vs Portuguesa, Atlético-GO 2-1 Água Santa, Palmeiras vs vs Mauá, Flamengo vs Náutico, Ibrachina vs Oeste, Canaã vs Real Brasília, Coritiba vs Juventus-SP. Publiquei resultados em que a rede balance com 4 ou mais gols nesta primeira fase, porque Sancho gosta é de bola na rede: 11/1 Assu 1-5 Real Ariquemes; 10/1 Manthiqueira 0-5 Vitória, Confiança-PB 1-5 Ponte Preta,Volta Redonda 6-1 Mauaense, Jacuipense 6-0 Fast; 9/1 União ABC 0-5 Novorizontino, Mixto 1-3 Castanhal, Taquarussú 0-7 Velo Clube; 8/1 Mirassol 3-2 Sport, Aparecidense 3-2 Petrolina, Perilima 0-5 São Paulo, Rio Claro 0-12 Vasco ( “erga sua cabeça, mete o pé e vai na fé; manda a tristeza embora…”), Oeste 6-1 Forte Rio Bananal, Floresta 0-4 Flamengo; 7/1 Votuporanguense 3-1 Atlético-MT, Monte Azul 1-4 Bahia, Guarani 3-2 Vila Nova-GO, Matonense 0-4 Jacuipense, XV de Piracicaba 3-1 Vitória, União Suzano 3-2 Concórdia, Jaguariúna 0-4 Fluminense-PI, Mauaense 1-4 Atlético-GO, Juventus 3-1 Canaã, Portuguesa Santista 3-2 CRB. PRIMEIRA FASE – Classificados: Grupo 1: Votuporanguense y Baêa; Grupo 2: Vila Nova y Guarani; Grupo 3: Mirassol y Sport; Grupo 4: Atlético-MG y Linense; Grupo 5: Francana y Ponte Preta; Grupo 6: Fluminense y Jacuipense; Grupo 7: Nova Iguaçu y Chapadinha; Grupo 8: Santos y Ferroviária; Grupo 9: Novorizontino y Santa Cruz; Grupo 10: Grêmio y Castanhal; Grupo 11: Falcon y América-MG; Grupo 12: Athletico y Velo Clube; Grupo 13: XV de Piracicaba y São Jose-RS; Grupo 14: Taubaté y Botafogo; Grupo 15: Corinthians y Resende; Grupo 16: Fortaleza y Ituano; Grupo 17: Desportivo Brasil y Iape; Grupo 18: São Bernardo y Ceará; Grupo 19: ABC y Bragantino; Grupo 20: Cruzeiro y Retrô; Grupo 21: São Paulo y São Caetano; Grupo 22: EC São Bernardo y Londrina; Grupo 23: Audax y Joinville; Grupo 24: Vasco y Ska Brasil; Grupo 25: Internacional y Portuguesa; Grupo 26: Avaí y Flamengo-SP ; Grupo 27: Atlético-GO y Mauá; Grupo 28: Palmeiras y Água Santa; Grupo 29: Flamengo y Oeste; Grupo 30: Ibrachina y Náutico; Grupo 31: Juventus y Canaã; Grupo 32: Coritiba y Real Brasília.

PS1002: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Season 2022: CAN – Coupe d’Afrique des nations de football. Esta 33ª edição é em Camarões (Cameroun), a partir de 9 de janeiro, com final marcada para 6 de fevereiro… Groupe A:Cameroun, Éthiopie, Burkina Faso et Cap-Vert; Groupe B:Sénégal, Zimbabwe, Guinée et Malawi; Groupe C: Maroc, Ghana, Comores et Gabon; Groupe D: Nigeria, Égypte, Soudan et Guinée-Bissau; Groupe E:Algérie, Sierra Leone, Guinée équatoriale et Côte d’Ivoire; Groupe F:Tunisie, Mali, Mauritanie et Gambie. Primeira Fase: 13/1 – Camerún vs Etiopía, Cabo Verde vs Burkina Faso; Senegal vs Guinea, Marruecos vs Comoros; Malawi vs Zimbabue, Gabon vs Ghana; 12/1 – ¡Insólito en Copa Africa! El arbitro zambiano Janny Sikazwe decretó el final del partido en el 85′ y en el 89′- pita dos finales de partido en el Túnez-Mali… y no acierta ninguno -Túnez 0-1 Mali, Mauritania 0-1 Gambia, Guinea Ecuatorial 0-1 Costa de Marfil; 11/1 – Argelia 0-0 Sierra Leone, Nigeria 1-0 Egipto, Sudán 0-0 Guinea-Bissau; 10/1 – Senegal 1-0 Zimbabwe, Guinea 1-0 Malawi, Marruecos 1-0 Ghana, Comoros 0-1 Gabon; 9/1 – Camerún 2-1 Burkina Faso y Etiopía 0-1 Cabo Verde.

PS1003: FIFA Club World Cup 2021 – Mundial de Clubes, (ya se encuentran clasificados a la competencia que se desarrollará en febrero en Emiratos Árabes Unidos, Chelsea, campeão da Liga dos Campeões da Europa; Monterrey, campeão da Champions League da Concacaf; Al-Hilal, campeão da Liga dos Campeões da Ásia; Al-Ahly, campeão da Champions League da África; Palmeiras, campeão da Libertadores; Auckland City, indicado pelo Comitê Executivo da OFC (não houve o respectivo torneio continental devido à pandemia) y Al-Jazira, vencedor da UAE Pro League). Mundial de Clubes 2021 que se celebrará en Emiratos Árabes Unidos del 3 al 12 de febrero de 2022. FIFA Club World Cup 2021 – PRIMERA RONDA: Al Jazira vs Auckland City; SEGUNDA RONDA: Semifinal 1: Al Ahly vs Monterrey y Semifinal 2: Al Hilal vs (Ganador Primera Ronda); SEMIFINALES: Palmeiras vs (Ganador Semifinal 1) y Chelsea vs (Ganador Semifinal 2).

PS1004: Copa Libertadores 2022 – Primeira fase (terá início em 8 de fevereiro): E1 – Montevideo City Torque x Barcelona de Guayaquil; E2 – Deportivo Lara x Bolívar; E3 – Universidad César Vallejo x Olimpia. Segunda fase: C1 – Millionarios x Fluminense; C2 – Audax Italiano x Estudiantes; C3 – E2 x Universidad Católica; C4 – América-MG x Guaraní; C5 – E1 x Universitario; C6 – Plaza Colonia x The Strongest;C7 – Everton x Monagas; C8 – E3 x Atlético Nacional. Terceira fase: C1 x C8; C2 x C7; C3 x C6 y C4 x C5.

PS10000005: Você não vale nada, mas eu gosto de você…Campeonatos Estaduais 2022 – bola rolando – Rio Grande do Norte – Campeonato Potiguar – ABC 4-2 Globo, Potyguar de Currais Novos 3-2 América.

68 pensou em “GAMBITO DA RAINHA

  1. Caro Sancho, não sei o que me deu esta semana que eu lembrei da saudosa Artemísia, a Artê, para os íntimos. Longos e acalorados debates que eu tive com ela. Mas havia alguma coisa errada, que quando se revelou já era tarde, a paixão já havia lhe arrebatado. Ó desilusão.

    Um abração, meu caro amigo.

    • Bom dia, João,
      Cheguei agorinha de Iguape e está chovendo por demais aqui no Chuveste.

      Lázaro ressuscitou ao terceiro dia e a Artê jaz enterrada debaixo da sede do JBF, vindo vez por outra assombrar a gazeta. Discordo mas (estranho mas), concordo. Voltou a Artê a te cutucar com a “varinha” curta… Esquenta não; diz minha amiga Neyde Dando Mole que o segredo está na mágica e não no tamanho da “varinha”. kkkkkk.

      Uma pergunta: o C Eduardo é o conjunto formado por fantastic four(Hipólito, Artemísia, Sonia Regina e John Doe)?

      Um chuvoso final de semana para todos nós, pois as águas que caem são nossas saudosas lágrimas dirigidas à Artemisia, de saudosa memória.

      • Caro Sancho, C. Eduardo anda sumido ultimamente. Pode ser que daqui a algum tempo ele apareça com outro nome. Isso é típico destas figuras.

        Ah, eu juro que não vou mais mexer em feridas ainda não bem cicatrizadas. Fique em paz.

        • Cuidado com juramentos !
          Feridas não cicatrizadas podem infectar outras partes saudáveis.
          Enfermeiras competentes tratam cicatrizes com todo cuidado.
          E não permitirão que voltem a ser remexidas.

          Meu pai pra tudo tinha um ditado.
          Um deles:
          “Cada macaco no seu galho”.

          Abraços

          • Cara Schirley, como eu disse mais abaixo, eu me permito alguma ironia com meu amigo Sancho, foi só isso, nada mais que uma ironia. acho que Sancho entendeu.

        • O que você quer dizer com “estas figuras”? Você fica todo ofendido com o que Marcelo Bertolucci escreveu, mas gosta desse tipo de maledicência. É típico de bolsonaristas?
          Só tenho um nome, sempre digo aquilo que penso, não tenho bandido de estimação, não estou preso a nenhuma ideologia imbecil. Não me escondo atrás de falsas classificações de conservador nos costumes e liberal na economia, uma definição bem conveniente para quem não sabe o que é uma coisa nem outra.

          • C. Eduardo, eu acho v. uma “figura”, pois some a aparece feito um pisca-pisca aqui na área de comentários. Pois saiba que para mim, v. é sempre vem vindo.

            Minha questão com o Marcelo é com o Marcelo, não creio que ele passou procuração para v. o defender.

            Quanto a não ser preso a uma ideologia imbecil, v. não precisa de ideologia para ser um.

            Qual é o problema em ter uma convicção conservadora (não é ima ideologia, estude mais) e ao mesmo tempo defender liberdade econômica? Dizem que Bolsonaro é estatizante, porém ontem ele fez a primeira de muitas desestatizações na área de portos.

            C. Eduardo, quanto a não ter um bandido de estimação, v. já deixou de apoiar o Moro / Álvaro Dias? Muito bom isso.

            Moro diz que não faz rachadinhas, mas seu salário em parte é pago por rachadinhas (5% do salário de todos os filiados do partido com cargo público) do Podemos. Não é bacana isso? Ter uma rachadinha institucionalizada no Partido?

      • Um final de semana chuvoso nos recolhe e acolhe.
        Nos desperta. Aproxima. Aconchega.

        Sempre sabemos do que realmente vale a pela sentir saudades.

        https:liuzberto.com/artemisia-petropolis-rj/

        Por curiosidade solicitei e recebi a informação.
        Quem sabe nutra as saudades de Sancho ( os comentários ).

        • Caríssima Schirley,

          Fui até a postagem e relembrei que o irmão da Mercedita matou a charada.

          Ou seja, se juntarmos tudo em um tacho faremos a rapadura misturando C Edurdo, Goiano, Artemísia, Hipólito e John Doe, sendo todos alter-egos do nosso inesquecível parisino Goiano.

          Volta Goiano!!!!! Nós t amamos e há muito debate esquerda-direita neste 2022!!!!!!!!

          Como escrevi no comentário da época: Senão, vejamos… cara de gato, bigode de gato, pelo de gato, mia como gato… Hummmmmmmmm, podes cravar! É gato.

          Rodrigo de Léon
          em 14 de julho de 2020 às 13:31 disse:
          Por último me ocorreu algo. A tal Dona artemísia é da área do Goiano, escreve e pensa parecido com ele.
          E, observem, que ele já se manifestou nos comentários.
          Dona Artemísia é alter ego do Goiano.
          Ou como dizia o Analista de Bagé é a “Noemi”dele (para quem não leu, segundo o analista de Bagé o gaúcho tem quatro componentes de personalidade: a Id, o Ego, o Superego e a Noemi. A Noemi é o lado carioca do gaúcho, trata-se da porção viado do gaúcho).
          Mas raciocinem se a Artemísia não é o Goiano disfarçado.
          O Sponholz poderia até fazer um desenho do Goiano Artemísia.

          Comentar ↓

          Sancho Pança
          em 14 de julho de 2020 às 17:28 disse:
          Pô, Sponholz, vê se capricha, heinnnn!!!!!
          Senão, vejamos… cara de gato, bigode de gato, pelo de gato, mia como gato… Hummmmmmmmm, podes cravar! É gato.

          Se você pegar outros comentários da época da Artê verás que “ela” era muito bem “tratada” por todos.

          Que tenhas uma tarde ensolarada,pois aqui há um dilúvio sobre o ABC e ainda tennho expediente da tarde. Fiz pela manhã as bananas e à tarde vou ao litoral paulista para os cocos.

          Vamu qui vamu, que o Quixote Véi fi Guerra daqui a poucochinho vai pegar estrada litorânea…

    • Desculpe a sinceridade João. Faz parte.
      Eu sei o que te deu. Quando você entra no modo “antipático” ou de “erros” você se torna um espírito de porco.

      Cuide com as palavras, sempre.
      Você nunca sabe quem estará atingindo.
      E pode ser mortal.

      Suavidade …
      Inteligência você tem.

  2. Sexta feira é dia do nosso querido SuperSancho esbanjar genialidade e animação. Não tem como não elogiar. Espero não provocar nenhuma peleja, rsrsrs. Brincadeira, rsrsrs.

    • Beni, desculpe a intromissão.
      As pelejas quando combatidas com galhardia sempre nos trazem aprendizados. Nada deve ser desperdiçado quando se confia (em si mesmo e no que acreditamos).

      Abraços sempre gentil Beni.

    • Beni,meu caro,

      “Leer es como besar, quien no lo hace con frecuencia, se le nota en la lengua”

      E como Beni e Sancho estão sempre beijando bocas e lendo muito, eis que a felicidade das sextas-feiras sempre é plena e suas línguas a leno de afiadas. kkkk.

  3. NÃO. Definitivamente não. Um menino não deveria perder o pai aos 13 anos.
    “Guerreiro menino com a marca de seu tempo por sobre seus ombros” (até hoje).

    Ser sucinta. Como diante diante de tudo que “não está escrito” fora o que está escrito.
    O xadrez e o destino. Duas rainhas. Uma no tabuleiro e outra (reserva) para defender com toda a garra o direito ao jogo. Nunca é tarde demais.

    Quem imaginou que eu não estaria aqui não me conhece. Nem Artês, nem Joãos, nem Franciscos que “não sabem e jamais saberão da missa a metade, terão sucesso nas tentativas.

    Depois de dias de chuva hoje o Sol. A luz. Ontem, escuridão na alma.

    O xadrez, jogo de infinitas possibilidades. Quem conhece a história de como surgiu o xadrez sabe do que falo.

    “Ah, a verdade. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

    “E quanto a nós ? Nós sempre teremos Paris quando (se acontecer) necessária e absolutamente irreversível seja a despedida. (Ate que a morte …)

    As moças colocaram na vitrola “As time goes by”. E pediram e pediram “play it again Sam (cho).

    A ressurreição se dá ao terceiro dia.

    O que vem dos Deuses não pode ser recusado.

    O verdadeiro mágico, aquele que arrebata incondicionalmente, não precisa de varinhas.

    d. Matt (dias atrás): “Fico imaginando e com muita expectativa, pois um … (SS) juntando duas mentes inteligentes e pródigas de citações e recomendações literárias, será realmente um grande acontecimento e podemos classificar como uma bela gestação e depois de nove meses, de um belíssimo parto intelectual”.
    Obrigada d.Matt.

    Se errei ou pequei no comentário peço humildemente desculpas.
    Mas (resgatado) …

    Sempre, até sempre

    • Cara Schirley, quanto ao parágrafo que me diz respeito, v. pode não acreditar, mas jamais eu jogaria na divisão fubânica, ao contrário, minha intenção é a união, pois este ano de 2022 não será fácil para atingirmos nossos objetivos primordiais..

      De vez em quando eu me permito trocar algumas ironias com meu amigo Sancho, acho saudável. Como eu já disse, é coisa binária, simples, sem nenhuma 2ª,3ª ou 4ª intenção. Eu não enxergo 50 tons na cor cinza. Ou é, ou não é.

      Cordial Abraço

    • Schirley, queridíssima,

      Um anjo de cultura múltipla e sensibilidade angelical albergue em você todas as sextas-feiras, quando a genial coluna do Sancho, esse menino entregador de coco e palhaço nas horas de descanso, nos contempla com sua crônica alegórica.

      Percebo que você fica uma dama desrecatada; e eu, o vassalo abobalhado com tanta cultura.

      Quanta alegria!

      Abraçação,

      • Ah … as alegrias !

        “desrecatada” kkk

        Goooollllllll de Ciço. Vivo com “salto 15” desfilando por aí mas se preciso for, desço e junto minhas havaianas e “pernas pra quem te quero” !

        Por quantas já passou Sancho que do alto de seus 58 anos parece ter mais de 1000.

        “Existem pessoas que mais parecem anjos.
        Que ajudam a cicatrizar as feridas da gente.
        De um jeito tão especial, tão doce … tão Panza
        Que nossa alma renasce e até sorri”

        “Quanto riso, oh quanta alegria, mais de mil palhaços (nós todos) no salão …”

        Abraçaçaçaçaçãoçãoção

    • Queridíssima Schirley,

      O d.Matt., é outro sábio que está sempre nos trazendo cultura e sabedoria.

      Em algum recanto de uma seção de camarote da belíssima e genial Sarah Lois Vaughan encontramos o homem apreciando o belo.

    • Caríssima,

      Eis a dor jamais superada… Um menino não deveria perder o pai aos 13 anos.

      Vida que segue,mesmo havendo feridas que jamais cicatrizam.

      Hoje recordar o “velho portuga” apenas faz virem as lembranças submersas e maravilhosas de minha infância na “megalópole” chamada Desengano.

      “Vamu qui vamu”…

      • Eu sei.
        E como sei.

        Mas (sempre) “vamu qui vamu”.

        Sanchi sabe que nas lágrimas e nos sorrisos estarei aqui.

        Lembre:

        “Um homem também chora …
        Também precisa colo …
        Palavras amenas … ”
        Fagner

        Inté sempre

  4. A coluna do Sancho é um desinfetante literário, igual a luz do sol.

    A água do coco se encarrega de dar o grau.

    Abraçaçação Sanchão.

    • Caro Ciço,

      Hoje, no tarde/noite (saio do ABC às 13 hs) estarei no litoral paulista. Primeiro a trabalho e na sequência por pura diversão. Entre uma cerveja e outra erguerei um brinde ao amigo; entre uma puta e outra no Ninfas Night Club, em Santos, pensarei em Maria Bago Mole, nossa maravilhosa cafetina.

      Um abraçação ao amigo de muitos momentos nesta jornada fubânica…

    • Como diria minha filha ana Paula,

      “agradecido”.

      Sancho também detesta por o caminhão em estrada chuvosa e o tempo começou a abrir por estas bandas. Saio às 13 hs e retorno ao amanhecer de sábado (hoje vou me permitir uma noite de gandaia e beberagem)… kkkkkkkkk

      Um ótimo final de semana à amiga querida.

      • Bom que o tempo começou a abrir.

        Gandaia é especialidade de Sancho. Beberagem antes de pegar a estrada requer cuidado. Portanto, CUIDADO. Bom retorno.
        A minha Ana Paula diria: Valeu ! kkk

        Sempre querido amigo.

        • Ah, querida amiga,

          Se Sancho fosse, cantaria ssim o Gonçalves, tão nelson quanto meu pai…

          Boemia, aqui me tens de regresso
          E suplicante te peço a minha nova inscrição.
          Voltei pra rever os amigos que um dia
          Eu deixei a chorar de alegria; me acompanha o meu “caminhão”.

          Volante e beberagem não combinam e Sancho não ousa fazer tal mistura, para o bem de todos e felicidade geral da nação… kkkkk

          Abraçação e beijão sanchiano para a curitibana querida.

  5. Grande Sanchistra ,denominação para Sancho , o enxadrista
    Seus textos são um verdadeiro jogo de Xadrez ! Faz pensar muito , refletir até exaurir antes de escolher a melhor jogada para desafiar o oponente! Meus peões , cavalos e torres entram numa verdadeira harmonia ! Toda sexta uma grande Jogada !
    Mas os louros não vão só para vc ! Os comentários de Shirley e cia abrilhantam ainda mais sua coluna .
    No assunto da romã , tenho a dizer que não só cumpri a tradição ,como também a propaguei ,haja visto que a cada novo 6 de janeiro , familiares e amigos se juntam a este para celebrar mais um ano de vida ! Gaspar , Baltazar e Melchior tem mais sementes de romã que a safra de soja !
    Bom Final de Semana com chuva !
    ” As lágrimas dos outros são apenas água.” ( Provérbio Russo)

    • Marcelo (que lindo o Di Dionísio)

      Grata por suas palavras.

      Sancho (que está em viagem) provavelmente só responda amanhã mas (acolhedor) vai adorar o provérbio russo pois ele agora anda encafifado com o idioma. Breve receberemos colunas escritas em russo.
      O “ingreis” e o espanhol já fazem parte das “alegorias” sanchianas.

      Um ótimo final de semana.

      Até breve

    • Marcelo,
      Subi agora do litoral, onde passei a noite com umas cabrochas, fui aos cocos e retorno ao lar ara o descanso do guerreiro,pois à noite irei para Guarapari-ES.

      Vamos aos romãs…Como discordar, meu caro? Os comentários de Schirley & Cia (Beni, D Matt, João, Marcelo, Ciço, Marcão) abrilhantam ainda mais esta coluna. Isso aqui tá parecendo uma sinfônica, parecida com a Royal Concertgebouw Orchestra, tal a maestria dos comentaristas que me dão o ar de suas graças às sextas sanchianas.
      Está sancho a brigar com o alfabeto cirílico, mas (idiomístico mas), apesar do escasso tempo e das “coças” que ando levando, já estou começando a engatinhar à moda Fiódor. kkkkk

      Um excepcional final de semana ao amigo.

  6. Esta Besta Fubana é demais. tem muita farinha para o meu pobre pirão, que fica
    aguado e sem graça, em comparação com tanta genialidade, tanta cultura,
    tanta personalidade , que nos joga para debaixo do tapete, onde jazz a nossa
    pretensa sapiência e amor próprio.
    Só uma mente supra iluminada poderia criar tal equipe de escritores. e convida-los a apoiar
    com a sua genial sapiência este bloco de personas que não perdem um
    convite e se jogam de braços abertos nos textos supra geniais ( olha você ahi Sancho ) de informação, debates, ensinamentos, filosophia ( yes, c/ PH)
    sabedoria e muita honestidade cultural, pois apesar de longa e pesada,
    as crônicas não têm uma linha , uma palavra que não possa a ser aproveitada
    como ensinamento, e gratificação aos felizardos leitores.
    E quanto aos comentaristas ? Volto a citar o padre Quevedo, o qual sempre
    que defrontava uma ocorrrência paranormal, dizia : Esso non ecziste ”
    Duvido que vasculhando toda internet, alguém possa encontrar um Jornal, ou mesmo um pequeno site , que transborde uma legião de comentaristas
    com um centésimo das inteligências que frequentam esta Gazeta supimpa (?)
    Bem amada, e impossivel de não ser lida com muita expectativa.

    Sancho meu Caro, eu começei este comentário para agradecer todas as
    citações que recebemos, informações, sentimentos pessoais que o amigo
    joga à nossa mente e que nos derruba com tanta genialidade. Em consequência
    os comentários são brindados por leitores com inteligência e cultura acima do normal, pois não é para qualquer um, ser brindado com citações de amigos
    como Schirley, Ciço , Beni, J.Franncisco, Brito e outros intelectuais. da qual
    esta gazeta é pródiga e já se tornou famosa.

    Diante de tanta grandeza, que fica acima do nível comum, me recolho, grato
    por ter tido a oportunidade de fazer parte deste grupo que considero muito importante no conjunto de boas leituras e citações inteligentes.

    • Caríssimo d.Matt

      A D O R O ler tudo que você escreve.

      “os comentários são blindados por leitores com inteligência e cultura acima do normal …!

      O que dizer de você então com seus comentários ?

      Estava sentindo muito sua falta e de suas palavras.

      Com imenso carinho

      Schirley, sua fã.

  7. Carissima colega comentarista Schirley .

    Ser citado por você minha Cara, é para mim uma comenda de grande valor,
    haja vista que nem todos os comentaristas desta Besta Fubana tiveram a sorte de encontrar entre seus alfarrábios, uma citação sua tão valiosa, desde que partindo
    de uma mulher sábia e intelectualmente muito privilegiada é uma nobre comenda como afirmo acima.
    Mas ( como diz sempre o Sancho, tudo é relativo ) a sabedoria e grau
    cultural de qualquer pessoa, sempre eleva a sua aparência a niveis antes
    jamais conhecidos, porem ( agora vem a chave do enigma ), partindo de uma mulher
    que com a sua presença, não só dignifica como gratifica este Jornal e seus eleitores,
    certamente a sua pessoa, eu sinto , é de uma grande beleza, beleza esta que ressalta nos seus ditos, palavreados, opiniões e comentários, sendo uma figura
    indispensável, principalmente na coluna do Sancho, pois os seus ditos e
    rabiscos complementam toda a genialidade Sanchiana.
    Como disse um comentarista algum tempo atrás, os comentários são imprescindíveis, pois os mesmos completam, e exatificam o pensamento do redator do texto. \Em poucas palavras, nós os comentaristas damos nosso suporte de
    reconhecimento à obra publicada, o que é bastante fácil, pois na grande maioria
    tudo que o Berto publica é de qualidade comprovada,.
    moral e intelectual aos grandes redatores deste magnífico Jornal. .Quanto a mencionada figura que o amigo me apresenta com o nome de Tchochotona, achei o nome
    um tanto esquisito, mas como o Sancho está estudando russo para ler Dostoyevski
    no original, deve saber o que está falando. Para mim , que de russo sou analfabético, eu traduzo a tal Tchchochotona como Xoxota e estamos falados.
    Abraços miles……

    • Daqui de Paris, a bela Dmitria Tchochotowa manda um beijo para Dirceu e diz que culpa não tem pelo sobrenome, que é herança paterna. E manda ela, para conhecimento do amigo, outros nomes que soarão estranhos aos ouvidos e olhos de DMatt, como o do goleiro polonês Lukasz Merda, da joalheria Fudeus, em Berlim, da joalheria australiana Bunda, do banco holandês Rabobank.

      Há, ainda, o político argentino Walter Buceta, o fotógrafo canadense Paul Buceta, o jogador francês de rúgbi Louis Picamoles, a banda espanhola Picadura.

      Isso tudo sem falar da Pintudos, empresa boliviana, da montadora chinesa Chana Motors, da loja japonesa Furico, da loja japonesa Suvaco.

      E o amigo, cansado de tanto nome, pode ir curtir férias no Boquete Country Club, no Panamá. kkkkkk.

      Ao mestre com carinho…Que fique o amigo com um final de semana que lhe traga doces sonhos com muita “Tchochotowas”.

      Abração, Dirceu, tamu junto, caríssimo mestre.

  8. Esqueci.
    Pura coincidência estarmos a mesma hora no “Bat” canal.
    Estava lendo os comentários de seus “fãs”.
    Não culpa minha a quantidade de comentários. Já falamos sobre isso.
    E não tem como negar que SS já está no coração de todos.
    Por pura conexão, o que me deixa profundamente feliz. Lisonjeada.

    Aqui nublado e muito, muito abafado.

    Sempre

    • Olá, querida amiga,

      Jamais reclamarei do comentário e comentarista (mesmo se entrar alguém para espinafrar o esforçado juntador de letras), pois sou super-fã de trocar ideias com quem perde (ganha) tempo lendo Sancho. E a amiga já é sócia da coluna.

      Quanto à jogatina, noitada de pôquer, ela ocorrerá, pois já é tradição do sábados possíveis; coisa de longa data, SÓ que (lamentável só) desta feita, sem a presença de Sancho, que botará pneus na estrada, pois surgiu proposta para comercializar cocos no litoral capixaba através de meu amigo Zé da Zana, que ficará encarregado do negócio. Mas (olhístico mas), o que engorda o boi é o olho do dono (provérbio desenganense), lá estarei para as tratativas iniciais.

      E a véia rata sogra aproveitará minha ausência para fazer tudo que é falcatrua no pano verde. kkkkkk

      Aqui também nublado e muito, muito abafado.

      Sempre

  9. AH! Os nomes próprios apropriadfos.

    Na patota da minha adolescência, sempre teve um concurso para
    escrever nomes próprios apropriados, com muiTa criatividade.
    Houve uma vez uma pequena dispuTa para ver quem era o mestre escrevedor e
    ao final tivemos grandes surpresas;
    ALguns dos concorrentes nos apresentaram pequenas obras primas,
    cito algumas : TEKUSPO NAKARA , MIJA NO MURO , KAGOU NAKAMA,
    KAGADA FUGIDA, TIKERO FUDIDO e o vencedor FURADOR NO KUKIDOI .
    SUVAKO DIKOBRA.

    ah! AS CRIANÇAS SÃO TÃO INOCENTES……,
    Tá ! Eu também acredito em Papai noel.

    • Caro Dirceu,

      Se o amigo fizer uma busa na internet verá que os nomes citados são verídicos e não invenções… por exemplo a jogadora campeoníssima em honrarias dadas neste biênio 2020/2021, cujos prêmiso estão sendo distribuídos neste 2022 é a Alexia Putellas, que levou a Bola de Ouro como a melhor jogadora do mundo na temporada. Outra futebolista famosa na españa é Verónica Boquete Giadans.

      Ou seja, os nossos “palavrões” em outros recantos do mundo são apenas NOMES simples e comuns.

      Abração, D Matt!!!!!!!!

  10. Eita! A lampadinha de Sancho não descansa nem quando ele dorme. É uma máquina de criatividade. Haja côco(cuca)!

    O gambito da rainha é uma lição de determinação e obstinação. Não confundir com os cambitos.

    Cá pra nós, ter duas rainhas para jogar é phoda! É uma sorte cavalar, daquelas abençoadas por três bispos das Torres da ICAS. Capriche?

    Você não leu nem meu e-mail de 2016: O SFC havia acertado a contratação do jogador Milton Caraglio(tradução/locução, livre), e depois, pra tristeza da torcida organizada TRIbambi, desistiu.
    Foi uma grande frustração. Pelo nome, cara tinha até torcida organizada.

    Xeque mate.
    Parabéns, grande enxadrista das crônicas.

    • Marcão,
      Viu que safadinho o tal destino? Sempre a jogar com rainha dobrada. Cá pra nós, ter duas rainhas para jogar é phoda BAGARAI!

      Parece que o tal Milton foi pra casa do “caraglio”. kkkkkkkkkkk

      Mas (atento mas), que a Joy tem uns “gambitos” cambitíssimos, isso tem, não é mesmo? E no final ela fica na Rússia tomando vodka e jogando nas praças de Moscou.

      Três bispos das Torres da ICAS me faz lembrar que Berto dasativou a nossa igreja e eu acabei ficando na função de sacristão. Foi só colocarem o cabra palmarense como Papa que a coisa relaxou. Que volte às atividades urgentemente a ICAS, que Sancho seja promovido a padre para ouvir a confissão das beatas e “papar” na sacristia as mais belas e taradas. kkkkkkkkkkkk

      Abraçação, Marcão. Vamu qui vamu que à tarde vou aos cocos, se os dilúvios sudestinos assim permitir.

  11. Na subida do morro me contaram: “que Sancho estava bem cotado nas casas de apostas, e que já o viam na decisão do torneio contra o campeão norueguês Magnus Carlsen.”

    Só fiz espalhar o boato.

    P. S.: A crônica da vez também ficou felomenal.

  12. Escreve o colunista: “Além do sexo, há várias coisas que, garantem, melhoram muito com a idade; uma, dizem, é o vinho do Porto.”

    Atesto e dou fé:

    O vinho melhora com o tempo. E eu melhoro com o vinho.

    Com o sexo, é a mesma coisa.

    • O vinho melhora com o tempo. E JJ melhora com o vinho e com o passar do tempo.

      Quanto ao sexo… Hoje, 99% das criaturas multicelulares – os grandes organismos que conseguimos ver – se reproduzem sexualmente. Todos possuem seus mecanismos específicos, mas por que esse processo evoluiu é um tema cheio de mistério. E os HOMENS são pouco confiáveis, pois tendem a aumentar muito suas performances no quesito sexo… kkkkkk

      Abraçação Jairo Juruna (JJ).

  13. “sexta-feira é dia do nosso querido SuperSancho esbanjar genialidade e animação” alguém escreveu.

    Ansiosa para conferir a “genialidade e a animação” (que todos compram sem questionar) do Pancinha que costumava chamar alguém de “querida amiga”.

    Pouco importa o porque da mudança. Já aconteceu.

    Madeira nobre pode vergar mas ( ? ) não quebra jamais.

    Até amanhã.

  14. Parabéns, querido Sancho, pelo sucesso de suas crônicas e pela capacidade de arregimentar assuntos variados, com um arremate genial.

    Esta agora me comoveu. Fui casada com Eros Caldas de Araújo Pereira, funcionário do Banco do Brasil em Natal, enxadrista de mão cheia, que levou CHEQUE-MATE da vida, aos 40 anos. É uma história muito triste.

    Ele chegou a participar de diversos torneios de Xadrez, defendendo a AABB/RN, em diversos Estados, inclusive Pernambuco e Ceará.

    Grande abraço e sucesso cada vez maior para você, em todos os sentidos!.

    • Caríssima Vivi,

      Frequentei por muito tempo torneios amadores no Sul Fluminense (Vassouras, Valença, Resende, Rio das Flores, Paty do Alferes, Desengano, Volta Redonda, Paraty e Angra dos Reis). Quando entrei na vida de caminhoneiro não tive mais tempo para tal prazer, ficando as brincadeiras no tabuleiro restritas a familiares e amigos mais próximos.

      CHEQUE-MATE da vida aos 40 anos. Como diz o primeiro parágrafo desta crônica… “o destino joga xadrez, e você não descobre, até que seja tarde demais, que ele estava jogando com duas rainhas o tempo todo.” Terry Pratchett.

      Taí, Vivi, estamos sempre reféns do dia de amanhã; essas reviravoltas do destino nos fazem perder o rumo e quase despencar em abismos. Ninguém deveria passar por tais intercorrências na viagem terrena. Digo sempre que morremos a cada adormecer e ressuscitamos a cada despertar, até o encontro final com “dona morte”, uma enxadrista sem igual e que sempre está a jogar com as brancos e com duas ou mais rainhas.

      Sempre me intrigou se há um “após”, tanto é que fui quando jovem, atrás de toda casa que diziam ser “mal-assombrada” em busca de encontrar fantasmas (seria a confirmação – Quo timoris minus est, eo minus ferme periculi est); dormi em cemitérios e nada. Nunca tive nenhum vislumbre de nada que me confirmasse haver um outro mundo. Certa feita conversei com MacumMeire, que frequenta terreiros de macumba, e disse que, se é verdade que ela tem contato com além, ela é uma felizarda.

      Infelizmente encontrei pelo caminho, no terreno espiritual, apenas charlatães, entre os quais incluo minha amiga MacumMeire, hoje completando 99 anos (parabéns, Macum, querida!!!).

      Beijão, Vivi.

      • Querido amigo

        Não pude deixar de ler.
        Você já tinha me falado das suas peregrinações na busca do “além” vida.
        Mas (companheiro) toda vez que você toca no assunto eu me emociono.
        Creio saber os anseios de Sancho quais são. São trazidos desde os 13 anos.
        Muitas coisas não ditas, não vividas, não aprendidas entre pai e filho.
        Hoje, apesar de tudo, você é um homem de bem e do bem.
        Quando perdi uma filha um pouco antes do nascimento ouvi de um médico (pois caí em depressão profunda) o seguinte:
        “Deixe seus mortos em paz”.
        Desde então, mesmo sem provas, procuro acreditar que os mortos estão em paz. Que nossos olhos só enxergam em 3 dimensões. Que eles conseguem nos ver e que estão sempre junto de nós.
        Enfim, aceitação e busca de consolo é o que temos.
        Saberemos qdo chegar nossa hora do encontro com a morte o que virá, ou não, no depois dela.
        Que seu coração esteja sempre em paz !!!

        Sempre, até sempre

        • Querida amiga,

          Cheguei agora da bananas; ao ler seu comentário afirmo que a amiga se equivoca. Minha busca nenhuma relação possui com o menino órfão aos 13.

          Minha busca faz parte de minhas inquietações pessoais e filosóficas; sempre que a insônia está a me incomodar percorro locais onde se reúnem pessoas que dizem ter acesso a espíritos, pois vivo em busca incessante pelo que há (ou não) no porvir.

          Li tudo que chegou a minhas mãos sobre o assunto; vi todo tipo de filme que retrata a realidade do desconhecido; observei cada filme de suspense e ou terror em busca de alguma luz.

          E fui a centenas de encruzilhadas,conversei com pessoas que tinham retornado da morte e só encontrei charlatães ou gente que se enganou a si mesma para conforto da tristeza pelas perdas. Nada, absolutamente nada encontrei.

          Vamu qui vamu, que a tarde promete tempestades no Chuveste e tenho compromisso com os cocos marcado às 14, devendo o expediente alongar-se até ás 21.

          Ah, e hoje sinto-me inspirado para o carteado marcado para 22 horas; e a véia megera disse que quer ganhar é muita gana do trouxa que sou eu… a noitada promete. kkkkkk

          • Alívio. Inquietações pessoais e filosóficas. Bom.

            Como Sancho, acho que te falei, tenho as mesmas inquietações. Também andei buscando respostas em muitos “cantos”. Nada.
            Apenas um detalhe quer me roubar a esperança de que exista realmente algo depois da morte.
            Minha mãe e eu tínhamos um acordo. Que quem partisse antes (ela ficava muito braba comigo quando eu falava isso) voltaria pra dizer como era o lado de lá.
            Com 82 anos, já pedindo a morte por ter cansado da vida, ela faleceu tranquila.
            Junho, 22 (que estranho) completará 4 anos de sua morte e até hoje nada. Nenhuma aparição ou qualquer outro tipo de manifestação.
            Então …

            Ôpa. boa sorte no jogo.
            Mandarei daqui um Royal Fhush para Sancho “rapar” a sogra (tadinha).

            Inté

  15. Obrigada pelo carinho do comentário, querido Sancho!

    Em inglês, a expressão xeque- mate é traduzida por “checkmate”..
    Desculpe a confusão e o equívoco, Sancho.
    Na verdade, o que Eros sofreu, aos 40 anos, foi “Xeque-mate” da vida. Morreu afogado na praia, , tentando salvar uma pessoa. Uma luta inglória.
    Xeque mate é uma jogada do xadrez que representa o final da partida. Nesta situação, o rei não pode ser coberto por nenhuma outra peça nem se mover para nenhuma outra casa sem ser tomado por uma peça do adversário.

    No xadrez, quando acontece apenas o “xeque”, o rei está ameaçado, mas ainda pode escapar. No entanto, quando ocorre o xeque- mate, o rei está encurralado e por isso o jogo chegou ao fim.

    Os mortos estão dormindo, à espera da Ressurreição.

    Beijão, querido amigo!

Deixe uma resposta