ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

“Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.”

“Temos dois ouvidos. Com um, escutamos os ruídos do tempo, passageiros, que desaparecem. Com o outro ouvimos a música da alma, eterna, que permanece.”

“Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.”

“Os antigos filósofos pensavam muito mais que liam. A invenção da imprensa modificou as coisas. Lê-se mais do que pensa.”

“Minha alma é um quarto onde os objetos mais estranhos estão colocados, um ao lado do outro, sem ordem, sem nenhuma intenção de fazer sentido.”

“Quantas vezes não reencontramos alguém por acaso, em uma tarde qualquer, e aquela pessoa nos traz tantas lembranças boas ou uma palavra que nos faz ver tudo de outra maneira.”

“Cartas de amor são escritas não para dar notícias, não para contar nada, mas para que mãos separadas se toquem ao tocarem a mesma folha de papel.”

“Toda alma é música que se toca… descobri que posso fazer música com palavras. Assim, toco a minha música.”

“A verdade mora no silêncio que existe em volta das palavras. Prestar atenção ao que não foi dito, ler as entrelinhas. A atenção flutua, toca as palavras sem ser por elas enfeitiçada. Cuidado com a sedução da clareza! Cuidado com o engano do óbvio!”

“A alma é uma borboleta… há um instante que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose…”

“O caminho da verdade exige um esquecimento: é preciso esquecer-se do aprendido, a fim de se poder lembrar daquilo que o conhecimento enterrou.”

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…”

“Somos como os moluscos. Frágeis diante de um mundo imenso e assustador. Tratamos, então, de nos defender: constuímos conchas duras de palavras.”

“Já é mais tarde do que você imagina. Não perca os momentos bons que a vida está lhe oferecendo enquanto você se encontra sobre o abismo.”

“Ódio produz casamentos duradouros. O ódio não suporta a ideia de ver o outro voando livre, para longe… O ódio segura, para que o outro não seja feliz. O ódio gruda mais que amor. Porque o amor deixa o outro voar…”

“Os olhos são pintores: eles pintam o mundo de fora com as cores que moram dentro deles. Olho luminoso vê mundo colorido; olho trevoso vê mundo escuro.”

“Pássaros engaiolados pensam em gaiolas. Pássaros livres pensam no azul infinito. Eu e os pássaros temos sonhos comuns. Sonhamos com voo e com a imensidão do céu azul.”

“O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Os homens querem voar, mas temem o vazio. Não podem viver sem certezas. Por isso trocam o voo por gaiolas. As gaiolas são lugares onde as certezas moram.”

“Os animais sobrevivem pela adaptação física ao mundo. Os homens, ao contrário parece ser constitucionalmente desadaptados ao mundo, tal como ele lhes é dado.”

“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.”

Rubem Azevedo Alves (1933-2014) foi psicanalista, educador, teólogo, escritor e ex-pastor presbiteriano brasileiro. Foi autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiro de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais do Brasil. Foi professor da Universidade de Campinas (UNICAMP).

11 pensou em “FRASES SÁBIAS DE RUBEM ALVES

  1. Sou uma leitora dos livros de Rubem Alves.Fiquei emocionada lendo esta seleção de frases do meu autor preferido. Rubem Alves possui uma habilidade única de expressar sentimentos complexos através das palavras, criando obras que atravessam gerações e tocam profundamente o coração dos leitores. Sua ampla experiência como psicanalista infantil e teólogo agrega ainda mais autoridade às suas reflexões, tornando seus livros fontes confiáveis para explorar os mistérios da existência humana. Todas as frases são muito bonitas, entretando destaco a seguinte: “A verdade mora no silêncio que existe em volta das palavras. Prestar atenção ao que não foi dito, ler as entrelinhas. A atenção flutua, toca as palavras sem ser por elas enfeitiçada. Cuidado com a sedução da clareza! Cuidado com o engano do óbvio!”

    • Daisy,

      Grato por seu notável comentário com uma belíssima descrição sobre o dom de escrever de Rubem Alves (1933-2014). Desejo acrescentar que ele Adotou por toda a vida uma postura contrária ao sistema educativo do Brasil, Rubem Alves era defensor de uma forma de educação mais inspiracional e livre, e suas ideias sobre o educar, o pensar e como dispor o tempo da criança e do adulto inspiraram gerações de outros educadores.
      Compartilho com a prezada amiga três frases de Rubem Alves:

      1) “Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno.”

      2) “Os olhos são as lâmpadas do corpo. Quando a luz dos olhos é colorida, o mundo vira um arco-íris.”

      3) “Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente.”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  2. Tive uma agradável surpresa de ler este artigo com frases sábias de Rubem Alves. Quem é amante da literatura brasileira, certamente já ouviu falar desse psicanalista, educador, escritor e teólogo. Considerado um dos grandes escritores e filósofos do país, seus livros encantam leitores há décadas com suas delicadas reflexões sobre a vida, o amor, a educação e a espiritualidade. Faço questão de reproduzir uma das frases selecionadas que achei plena de sabedoria: “Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.”

    • Fernando,

      Muito obrigado por seu ilustre comentário com observações importantes sobre a obra de Rubem Alves (1933-2014). “Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno.” A expressão pertence a imaginação fértil de Rubem Alves, escritor, psicanalista, teólogo e educador. Quando o assunto é Educação, impossível não se lembrar dele, que foi um dos maiores pensadores brasileiros. Rubem deixou para a Literatura e para a Educação brasileira uma contribuição inestimável, encontrada em mais de uma centena de livros.

      Aproveito a ocasião para compartilhar três frases de Rubem Alves com o prezado amigo:

      1) “Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem… O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido!”

      2) “Orações e poemas são a mesma coisa: palavras que pronunciamos a partir do silêncio, pedindo que o silêncio nos fale.”

      3) “O que faço é tentar pintar com palavras as minhas fantasias diante do assombro que é a vida.”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  3. Rubem Alves deixou para a Literatura e para a Educação brasileira uma contribuição inestimável, encontrada em mais de uma centena de livros. O livro “Ostra feliz não faz pérola” me encantou e a partir dessa obra adquiri outros livros desse fabuloso escritor. Estas frases bem selecionadas faz uma homenagem a Rubem Alves. A frase mais bonita desse artigo é esta: “O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Os homens querem voar, mas temem o vazio. Não podem viver sem certezas. Por isso trocam o voo por gaiolas. As gaiolas são lugares onde as certezas moram.”

    • Dione,

      Agradeço seu interessante comentário, principalmente, as informações sobre a obra de Rubem Alves (1933-2014). Ele é um dos grandes nomes brasileiros quando se trata de educação. Está ao lado de Paulo Freire como um dos principais pedagogos do Brasil. Rubens Alves era também psicanalista, educador, teólogo e escritor. Suas falas e escritos têm muito a ensinar. Aproveito esse espaço democrático do Jornal da Besta Fubana para compartilhar três frases desse genial escritor:

      1) Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade…

      2) Aprenda a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que deve fazer e das pessoas que o cercam. Em pouco tempo descobrirá que a vida é muito boa e que você é uma pessoa querida por todos.

      3) “A celebração de mais um ano de vida é a celebração de um desfazer, um tempo que deixou de ser, não mais existe. Fósforo que foi riscado. Nunca mais acenderá. Daí a profunda sabedoria do ritual de soprar as velas em festa de aniversário. Se uma vela acesa é símbolo de vida, uma vez apagada ela se torna símbolo de morte.”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  4. A minha atividade profissional é lecionar língua portuguesa, portanto fiquei muito satisfeito com esse artigo sobre esse grande nome da nossa literatura. Rubem Alves foi um dos nomes mais importantes e multifacetados da intelectualidade contemporânea. Além de educador, foi teólogo, escritor, filósofo, psicanalista e pastor presbiteriano. Era um crítico da escola tradicional e defendia uma educação que levasse o estudante a pensar. Ele tornou-se um dos grandes nomes da educação brasileira nos anos 2000, quando sua produção literária (crônicas sobre o cotidiano e a educação, sobretudo) também tornou-se mais intensa. Em 2009, seu livro Ostra feliz não produz pérola conquistou o 2º lugar do Prêmio Jabuti (a maior premiação da literatura brasileira) na categoria “Contos e Crônicas”. As frases selecionadas são todas de qualidade, e seria uma injustiça escolher apenas uma citação.

  5. Parabéns, Aristeu, pela excelente postagem FRASES SÁBIAS DE RUBEM ALVES!
    A partida do grande escritor Rubem Azevedo Alves (1933-2014), deixou uma imensa lacuna no cenário literário brasileira. Ele continua sendo cultuado como se estivesse vivo. Suas célebres frases estão sempre na mídia.
    Como você disse, ele “foi autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiro de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais do Brasil. Foi professor da Universidade de Campinas (UNICAMP).”
    Das suas frases, destaco:

    “O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Os homens querem voar, mas temem o vazio. Não podem viver sem certezas. Por isso trocam o voo por gaiolas. As gaiolas são lugares onde as certezas moram.”
    Desejo a você uma Semana Santa com muita saúde, inspiração e Paz!

    • Violante,

      Muito obrigado por seu excelente comentário. Confesso que aprendi bastante com as frases pesquisadas. A sua análise é um estímulo porque possui sensibilidade, domínio da escrita e bom senso constituindo um farol iluminando meu prazeroso trabalho de pesquisar assuntos para o Jornal da Besta Fubana.

      Rubem Alves (1933-2014) nasceu em Boa Esperança (naquela época, Dores da Boa Esperança), Minas Gerais, no dia 15 de Setembro de 1933. Em 1945 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde sofria com o deboche de seus colegas de colégio a respeito de seu sotaque mineiro. Por não ter amigos, buscou refúgio na religião.

      Sobre a função dos professores, Rubem Alves definiu como o processo não de ensinar, mas de provocar: “a inteligência é preguiçosa, quieta, mas provocada, pode trazer excelentes resultados. O professor hoje precisa ensinar o que sabe, o que não sabe e com sapiência, sabedoria”

      Compartilho três frases de Rubem Alves com a prezada amiga:

      1) “A saudade é o bolso onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou. Aprovadas foram as experiências que deram alegria. O que valeu a pena está destinado à eternidade. A saudade é o rosto da eternidade refletido no rio do tempo.”

      2) “A vida tem sua própria sabedoria. Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar o broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que têm que acontecer de dentro para fora.”

      3) “Deus tem de existir.
      Tem beleza demais no universo,
      e beleza não pode ser perdida.
      E Deus, é esse Vazio sem fim,
      gamela infinita,
      que pelo universo vai colhendo
      e ajuntando toda a beleza que há,
      garantindo que nada se perderá,
      dizendo que tudo o que se amou
      e se perdeu haverá de voltar,
      se repetirá de novo.
      Deus existe para tranqüilizar a saudade.”

      Desejo uma Semana Santa com muita saúde, paz e a inspiração de sempre!

      Aristeu

      • Obrigada, Aristeu, por compartilhar comigo esta três maravilhosas frases do inesquecível Escritor Rubem Alves!
        Todas são bonitas e verdadeiras.

        Destaco a que mais me tocou:

        2) “A vida tem sua própria sabedoria. Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar o broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que têm que acontecer de dentro para fora.”

        Feliz Semana Santa! Muita saúde, inspiração e Paz!

  6. Antônio,

    Gostei demais da conta de suas informações sobre o escritor, psicanalista, teólogo e educador Rubem Alves (1933-2014). Esse grande escritor tem sua obra dividida entre livros infantis, livros de crônicas, livros sobre educação, religião e teologia, nasceu na pacata cidade de Dores da Boa Esperança (hoje apenas “Boa Esperança”), em Minas Gerais, no dia 15 de setembro de 1933. Ainda na adolescência, transferiu-se com sua família para a cidade do Rio de Janeiro e, ao final do ginásio, ingressou no Seminário Presbiteriano do Sul. Formou-se pastor e decidiu então regressar para seu estado natal, onde atuou em comunidades carentes.

    No convívio com os menos favorecidos, Rubem encontrou subsídios para forjar aquela que ficaria conhecida mais tarde como a “Teologia da Libertação”, corrente teológica que prioriza a evangelização e a promoção humana integral dos mais pobres sob os princípios de amor e liberdade, desvinculando-se da noção de pecado que permeia o discurso religioso.

    Compartilho três frases de Rubem Alves com o prezado amigo:

    1) “Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade. No fundo, somos os mais bonitos…”

    2) “Quero viver enquanto estiver acesa, em mim, a capacidade de me comover diante da beleza. Essa capacidade de sentir alegria é a essência da vida.”

    3) “Todo conhecimento começa com o sonho.
    O sonho nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina, brota das profundezas do corpo, como a alegria brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa. Contem-me os seus sonhos para que sonhemos juntos.”

    Saudações fraternas,

    Aristeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *